PDA

Ver Versão Completa : Uso de bloquei de diferencial e reduzida no Niva



Nivagauderio
29/07/2004, 10:25
Buenas amigos, sei que bloqueio de diferencial serve para que todas as rodas tenham uma mesma tração no caso de um niva ficar com rodapra cima, etc, e a reduzida para dar mais força ao carro para rebocar, sair de atoleiro, enfim...Só gostaria que me confirmassem uma coisa: e aqule negocio de neutra, direita, das alavancas dos nivas, como devem ser uzadas pra rodar normal, ou ativá-las?Pergunto pois no manual do meu niva diz uma coisa e alguns colegas dizem outra...

Pode esclarecer?

Grato!

Wallace
29/07/2004, 11:23
Não, o bloqueio do diferencial central do Niva (e de outros) serve somente para enviar tração para ambos os eixos mesmo com uma roda sem tração.
Pois se não bloquear o diferencial central basta uma única roda patinar para ficar sem tração nenhuma.
Mesmo com o bloqueio de diferencial central ligado pode ficar sem tração nenhuma se ficar com duas rodas patinando, uma em cada eixo.
Para não parar “nunca” somente tendo também bloqueios nos dois eixos também.

A reduzida também serve para poupar todo o veiculo e também para permitir uma condução mais segura e fácil.

Neutro da caixa de transferência é para quando o veiculo for rebocado.

Cuidado com opiniões... o que mais tem é quem dá opiniões erradas.

Eduardo Velo
29/07/2004, 16:39
Na cx de transferência do Niva tem um cap (tampão) que cobre um eixo pra tomada de força , qdo colocado em Neutro gira esse eixo que seria pra um guincho mecânico ou implemento agrícola ...

O pessoal usa o Neutro tbm pra fazer a cx girar e balancear o acoplamento elástico , outros colocam a trava multi-lock nessa marcha ...

[]s...

NeRo
29/07/2004, 16:49
Na cx de transferência do Niva tem um cap (tampão) que cobre um eixo pra tomada de força , qdo colocado em Neutro gira esse eixo que seria pra um guincho mecânico ou implemento agrícola.
:shock: Cada dia que passa fico mais surpreso com o Niva :shock:
[]s

LEEP
29/07/2004, 17:36
implemento agricola? :shock: :shock: :shock: :shock:
esse jeep é baum mesmo heim? :D

tform
29/07/2004, 20:28
Poxa, valeu a dica sobre bloqueio de diferencial e o neutro da redução, tb não sabia qual a lógica dos 2!!!

MariusJr.
18/05/2008, 20:34
Buenas turma!
Estou ressuscitando esse tópico pq ontem fiz uma grande m....:parede:
Depois de um lual com uma turma de jipeiros daqui de Belô - após ter mamado um pouco demais:parede:- esqueci de desengatar a reduzida e andei uns 7 Km como se tivesse normal:parede:.
Além do combustível que deve ter evaporado, será que causei algum problema maior? Andei com ele hj e ele não reclamou...
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

BACALHAU
18/05/2008, 22:22
Ainda bem que foi a reduzida. Já pensou se fosse o bloqueio?...
Ralaxa Marius, mas da próxima vez não beba ou então vá de Zequinha. :mrgreen:

Zabumbas

Girti
18/05/2008, 23:25
Buenas turma!
Estou ressuscitando esse tópico pq ontem fiz uma grande m....:parede:
Depois de um lual com uma turma de jipeiros daqui de Belô - após ter mamado um pouco demais:parede:- esqueci de desengatar a reduzida e andei uns 7 Km como se tivesse normal:parede:.
Além do combustível que deve ter evaporado, será que causei algum problema maior? Andei com ele hj e ele não reclamou...
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

Estando reduzido, o seu Niva não deve ter passado dos 60 Km/h, o que, pelo seu estado etílico, foi muito conveniente! Fora isso, nada de ruim deveria acontecer!

Siga o slogan: "Se beber, não dirija, se estiver dirigindo, não beba"!

Depois que o estrago (que pode ser grande e, não raramente, fatal) for feito, não adianta se lamentar!!!

MariusJr.
18/05/2008, 23:51
Valeu Bacalhau e Girti!
Seguinte: concordo plenamente com vcs em relação ao uso de bebida e direção. Ficar como fiquei ontem foi uma eventualidade, não faz parte do meu show! Ainda assim fui prudente em não sair dirigindo alterado: como disse estava num lual de jipeiros e quando percebi meu estado, forcei o "Juca" ou "Migué", entrei na viatura, fechei as janelas, peguei um cobertor - tava um frio da p#&*# -, e dormi bem demais. Quando acordei, o álcool tinha "evaporado" só ficando aquela lomba...só aí resolvi assumir a direção e, por um descuido, voltei com a reduzida na ativa...:parede:
Tenho uma filha de 9 anos e ainda quero curti-la muito, por isso concordo com vcs em gênero, número e grau!:concordo:
Mais uma vez agradeço a colaboração de vcs - um dos motivos pelos quais me tornei um niveiro, ou seja, fazer parte de uma turma prestativa e solidária!:palmas:
E se um dia vierem prás bandas de cá, mandem um sinal que serão bem recebidos, falou?
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

aguiar-albuquerque@ig.com
19/05/2008, 01:36
Na cx de transferência do Niva tem um cap (tampão) que cobre um eixo pra tomada de força , qdo colocado em Neutro gira esse eixo que seria pra um guincho mecânico ou implemento agrícola ...

O pessoal usa o Neutro tbm pra fazer a cx girar e balancear o acoplamento elástico , outros colocam a trava multi-lock nessa marcha ...

[]s...


Camarada essa observação sobre este implento camuflado do niva é uma verdadeira arma stalinista. Quem diria que esse brotinho do niva fosse cheios de supresas. valeu a dica, mas vou verificar tal feito.

BACALHAU
19/05/2008, 07:52
É isso aí, Marius. Que você e sua filhinha possam curtir muiiiiitas trilhas, luaus e tudo de bom que essa vida puder dar, juntos. Felicidades para vocês. :dance::dance::dance:
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Girti
19/05/2008, 12:16
Valeu Bacalhau e Girti!
Seguinte: concordo plenamente com vcs em relação ao uso de bebida e direção. Ficar como fiquei ontem foi uma eventualidade, não faz parte do meu show! Ainda assim fui prudente em não sair dirigindo alterado: como disse estava num lual de jipeiros e quando percebi meu estado, forcei o "Juca" ou "Migué", entrei na viatura, fechei as janelas, peguei um cobertor - tava um frio da p#&*# -, e dormi bem demais. Quando acordei, o álcool tinha "evaporado" só ficando aquela lomba...só aí resolvi assumir a direção e, por um descuido, voltei com a reduzida na ativa...:parede:
Tenho uma filha de 9 anos e ainda quero curti-la muito, por isso concordo com vcs em gênero, número e grau!:concordo:
Mais uma vez agradeço a colaboração de vcs - um dos motivos pelos quais me tornei um niveiro, ou seja, fazer parte de uma turma prestativa e solidária!:palmas:
E se um dia vierem prás bandas de cá, mandem um sinal que serão bem recebidos, falou?
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:


Estive "nas bandas" de BH em 2006, durante minha viagem pela Estrada Real. Tive o grande prazer de me encontrar com o super-camarada Marcos "Tatudoporco" Faria, que você deve conhecer. O Marcos já esteve algumas vezes aqui em São Paulo, e também participou de um encontro em Iguape, há alguns anos.

Espero voltar, logo que possível, a percorrer a linda ER!

MariusJr.
19/05/2008, 16:41
Estive "nas bandas" de BH em 2006, durante minha viagem pela Estrada Real. Tive o grande prazer de me encontrar com o super-camarada Marcos "Tatudoporco" Faria, que você deve conhecer. O Marcos já esteve algumas vezes aqui em São Paulo, e também participou de um encontro em Iguape, há alguns anos.

Espero voltar, logo que possível, a percorrer a linda ER!

O Marcão agora é o nosso presidente do NivaGerais! Tá importante o moço!
Quando voltar por aqui, o convite está feito!
Abçs e inté.

Marius- aquele...
Nivampiro - BH

Prieto 4x4
19/05/2008, 17:38
Estando reduzido, o seu Niva não deve ter passado dos 60 Km/h, o que, pelo seu estado etílico, foi muito conveniente! Fora isso, nada de ruim deveria acontecer!

Siga o slogan: "Se beber, não dirija, se estiver dirigindo, não beba"!

Depois que o estrago (que pode ser grande e, não raramente, fatal) for feito, não adianta se lamentar!!!


:discordo::discordo::discordo:

Se for dirigir, não beba.

Se for beber, nos chame....

:concordo::concordo::concordo:

GARCIA/SP
19/05/2008, 17:59
:discordo::discordo::discordo:

Se for dirigir, não beba.

Se for beber, nos chame....

:concordo::concordo::concordo:

Tem que se tomar cuidado...:mrgreen::dance::dance:

Girti
19/05/2008, 18:09
O Marcão agora é o nosso presidente do NivaGerais! Tá importante o moço!
Quando voltar por aqui, o convite está feito!
Abçs e inté.

Marius- aquele...
Nivampiro - BH

Estou sabendo da presidência! Ele merece! :palmas::palmas::palmas: Aliás, já posso dizer que sou amigo do Presidente!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

dejair
19/05/2008, 19:44
qual a diferença da luz amarela e vermelha, visto que a luz vermelha do meu niva fica ligada direto é normal.

Gustavo Niva
19/05/2008, 19:49
Dejair,
uma é do bloqueio do diferencial... a outra é do nível de fluido de freio... provavelmente teu sensor tá em "curto"... dá uma olhada na tampa do reservatório...

[]s

shuther4x4
19/05/2008, 21:46
qual a diferença da luz amarela e vermelha, visto que a luz vermelha do meu niva fica ligada direto é normal.

Pode ser sensor em curto como disse gustavo. Mas pode ser também: fluído baixo, ou o nível travado (bóia) ou chicote.

Soldier
20/05/2008, 11:18
qual a diferença da luz amarela e vermelha, visto que a luz vermelha do meu niva fica ligada direto é normal.

:smile: Procuro sempre partir do mais simples... a luz amarela indica o acionamento do bloqueio (usar somente em piso com baixa tração como barro).

:pensativo: A luz vermelha indica baixo nível do fluido de freio, portanto verifique o nível do fluido, se não estiver acima da cinta que segura o reservatório, complete-o ou troque, caso contrário, pode ser que simplesmente o pininho da bóia na tampa do reservatório esteja travado ou obstruído... verifique se a bóia está "flutuando" corretamente no fluido, se não, basta destravar... verifique os contatos e se estiver tudo "ok" e a luz continuar acesa, certamente trata-se de uma das opções elétricas que os camaradas citaram.

[]s e boa sorte!:concordo:

Prieto 4x4
20/05/2008, 13:46
Pessoal.

Aproveitando o tema do tópico, bloqueio de diferencial, Gostaria de lhes fazer duas perguntas:

1 - É possível substituir os diferenciais do Niva por outros mais "robustos"? Quais adaptações seriam necessárias ( esta é parte integrante ainda da primeira pergunta :mrgreen:)?

2- Com diferenciais originais e/ou com diferenciais adaptados ( caso isso seja possível ), é possível a intalação de bloqueio de diferenciais ( não o central já existente )?

Abraços

Cesar

BACALHAU
20/05/2008, 22:12
Pessoal.

Aproveitando o tema do tópico, bloqueio de diferencial, Gostaria de lhes fazer duas perguntas:

1 - É possível substituir os diferenciais do Niva por outros mais "robustos"? Quais adaptações seriam necessárias ( esta é parte integrante ainda da primeira pergunta :mrgreen:)?

2- Com diferenciais originais e/ou com diferenciais adaptados ( caso isso seja possível ), é possível a intalação de bloqueio de diferenciais ( não o central já existente )?

Abraços

Cesar

Tem uns "doidos" em Goiania que usaram o diferencial do Opala. Parece que foi aprovado. Para maiores informações, "disque": beto.kbcao@gmail.com

Otávio Luiz
21/05/2008, 08:50
Já li em algum lugar sobre o uso dos diferenciais do Ômega...:pensativo:
Tem também os diferenciais Carraro do JPX, pois quando os Joteiros trocam o motor acabam trocando os diferencias também, pois os Carraros são muito reduzidos, o que ficaria bom num Niva trilheiro. E como acaba sobrando talvez ache um com preço bom. Esses eu nunca ouvi ninguém falar que instalou no Niva, mas já ouvi papo de instalar nos Samucas. Já que vais partir p/ a monstrificação do Kursk acho que terás que fazer alguma coisa meio inédita, fica aí a idéia...
O problema é o diferencial dianteiro, vais ter que quebrar a cabeça pra colocar um eixo rígido ali...:?
Sobre os bloqueios, que eu saiba tem pra eixo de Troller, Suzuki, Jeep, CJ (Dana) e Toyota. Aqui no fórum tem gente vendendo todos eles, é só dar uma fuçada.

Nivaléria
31/05/2008, 10:16
Pessoal, lendo as mensagens fiquei na dúvida se andando numa estada de terra com a reduzida acionada, o Niva consome mais ou menos combustível.

Prieto 4x4
31/05/2008, 10:58
Pessoal, lendo as mensagens fiquei na dúvida se andando numa estada de terra com a reduzida acionada, o Niva consome mais ou menos combustível.

Flávio

Vou responder meio no "achometro".

Se for uma estrada de terra em que você rodaria normalmente sem a reduzida, acredito que vai gastar mais sim, pois o carro reduzido anda mais "amarrado".

Já em uma estrada de terra em "não tão boas condições"como uma subida íngreme por exemplo,reduzido sem forçar o carro, acho que vai gastar menos, pois vai exigir menos do pedal do acelerador.

Deixo a bola para quem tem mais experiência...

abs

Cesar

Soldier
31/05/2008, 15:38
Flávio

Vou responder meio no "achometro".

Se for uma estrada de terra em que você rodaria normalmente sem a reduzida, acredito que vai gastar mais sim, pois o carro reduzido anda mais "amarrado".

Já em uma estrada de terra em "não tão boas condições"como uma subida íngreme por exemplo,reduzido sem forçar o carro, acho que vai gastar menos, pois vai exigir menos do pedal do acelerador.

Deixo a bola para quem tem mais experiência...

abs

Cesar

César, segundo a minha experiência, pois uso muito a reduzida em Atibaia, vc está certíssimo... o Niva até sobe a montanha pra chegar em casa sem a reduzida, mas pra exigir menos do motor e consequentemente gastar menos combustível, eu aciono a reduzida bem no início do ladeirão... e como tem muita terra e pedra solta, além de buracos, eu ligo tb o bloqueio, pra ter mais "pegada"... com chuva então... é diversão na porta de casa :mrgreen:

Com o tempo, notei que, aparentemente, consome menos assim, mas acho que a diferença não é significante :pensativo:

BobJipe
01/06/2008, 12:45
qual a diferença da luz amarela e vermelha, visto que a luz vermelha do meu niva fica ligada direto é normal.

Derrepente a luz vermelha ficava ligada, eu completava o fluído e apagava.
Depois de uma semana ligava novamente, intrigado:idea::?: eu resolvi retirar o reservatório de fluído, e para minha surpresa:!: ele tinha uma rachadura pequeníssima atrás da braçadeira, colei a rachadura e a luz nunca mais acendeu.

Um abraço

Girti
01/06/2008, 19:02
César, segundo a minha experiência, pois uso muito a reduzida em Atibaia, vc está certíssimo... o Niva até sobe a montanha pra chegar em casa sem a reduzida, mas pra exigir menos do motor e consequentemente gastar menos combustível, eu aciono a reduzida bem no início do ladeirão... e como tem muita terra e pedra solta, além de buracos, eu ligo tb o bloqueio, pra ter mais "pegada"... com chuva então... é diversão na porta de casa :mrgreen:

Com o tempo, notei que, aparentemente, consome menos assim, mas acho que a diferença não é significante :pensativo:

Concordo com o Soldier, a diferença de consumo é irrelevante, mas, em subidas longas e ingremes, o uso da reduzida, além de poupar o motor, por fazê-lo trabalhar mais "tranqüilo", faz com que a direção seja mais confortável para o motorista, além de deixar uma sobrinha de força, caso esta seja necessária.

Soldier
01/06/2008, 19:08
Derrepente a luz vermelha ficava ligada, eu completava o fluído e apagava.
Depois de uma semana ligava novamente, intrigado:idea::?: eu resolvi retirar o reservatório de fluído, e para minha surpresa:!: ele tinha uma rachadura pequeníssima atrás da braçadeira, colei a rachadura e a luz nunca mais acendeu.

Um abraço

Bob, que cola vc usou? Coincidentemente, isso aconteceu comigo essa semana mesmo... como eu havia marcado de ir até o "seu" Wilson, pedi pra ele dar uma olhada... ele tirou o reservatório de fluido, encheu de água, identificou a pequena rachadura e com um ferro quente, soldou a rachadura... pra reforçar ele colocou uma coisa mínima de massa plástica e acabou o problema... a primeira coisa que pensei, assim como vc, foi colocar uma cola... aí é que está a questão... o fluido de freio, corroi até a pintura do carro, imagina a cola... ou seja, pode durar pouco, atenção :wink:

[]s :concordo:

BobJipe
01/06/2008, 19:59
Bob, que cola vc usou? Coincidentemente, isso aconteceu comigo essa semana mesmo... como eu havia marcado de ir até o "seu" Wilson, pedi pra ele dar uma olhada... ele tirou o reservatório de fluido, encheu de água, identificou a pequena rachadura e com um ferro quente, soldou a rachadura... pra reforçar ele colocou uma coisa mínima de massa plástica e acabou o problema... a primeira coisa que pensei, assim como vc, foi colocar uma cola... aí é que está a questão... o fluido de freio, corroi até a pintura do carro, imagina a cola... ou seja, pode durar pouco, atenção :wink:

[]s :concordo:
Soldier, boa noite!, pois bem eu usei a "DUREPOXI" aquelas duas massas que se misturadas diz virar : solda, molda, fixa e veda, porém agora que você me falou não sei vou ficar observando e qualquer coisa faço novo reparo com ferro de soldar.

Valeu pela dica!

Maicon Fernando Flores
04/06/2008, 14:52
Soldier, boa noite!, pois bem eu usei a "DUREPOXI" aquelas duas massas que se misturadas diz virar : solda, molda, fixa e veda, porém agora que você me falou não sei vou ficar observando e qualquer coisa faço novo reparo com ferro de soldar.

Valeu pela dica!
Boa tarde!!!!
Gostaria de tirar uma duvida sobre o bloqueio,acabei de comprar um Niva e noto que quando arranco com ele a alavancas tremem bastante,e tambem quando engato o bloqueio é muito dificil desengata-lo,as vezes nem desengata.....Estou pesquisando para comprar uma caixa de redução usada,se alguem souber me passar algumas dicas ficarem agradecido.......

Att. Maicon

Jfranck
04/06/2008, 15:10
Maicon,

Acho que vi uma á venda no mercado livre.

Um abraço,

Jfranck:concordo:

Soldier
04/06/2008, 15:32
Boa tarde!!!!
Gostaria de tirar uma duvida sobre o bloqueio,acabei de comprar um Niva e noto que quando arranco com ele a alavancas tremem bastante,e tambem quando engato o bloqueio é muito dificil desengata-lo,as vezes nem desengata.....Estou pesquisando para comprar uma caixa de redução usada,se alguem souber me passar algumas dicas ficarem agradecido.......

Att. Maicon

Maicon, normalmente as alavancas tremem mesmo, é normal... mas tem que ver o quanto está tremendo... em relação ao bloqueio, utilize-o somente em piso de baixa aderência (barro, pedras soltas ou areia, por exemplo) nunca no asfalto principalmente em velocidade... e pra desligar o bloqueio, com o volante alinhado, dê uma rezinha de uns dois ou três metros e empurre a alavanca... vai ficar bem fácil.

Boa sorte!:concordo:

BobJipe
04/06/2008, 16:15
Boa tarde!!!!
Gostaria de tirar uma duvida sobre o bloqueio,acabei de comprar um Niva e noto que quando arranco com ele a alavancas tremem bastante,e tambem quando engato o bloqueio é muito dificil desengata-lo,as vezes nem desengata.....Estou pesquisando para comprar uma caixa de redução usada,se alguem souber me passar algumas dicas ficarem agradecido.......

Att. Maicon
No meu Niva treme também creio que é devido ao número de alavancas e a trepidação do motor. Maicon veja a imagem anexa que extrai do manual do Niva, e o link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4222&highlight=reduzida+Niva

Abraço

Soldier
04/06/2008, 16:36
No meu Niva treme também creio que é devido ao número de alavancas e a trepidação do motor. Maicon veja a imagem anexa que extrai do manual do Niva, e o link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4222&highlight=reduzida+Niva

Abraço

Que fique claro que uma vibração é normal... mas tremer em demasia (difícil definir o limite escrevendo), não é normal... pode indicar problemas como folgas no sistema ou até a famosa junta elástica (bolachão ou borrachão) deteriorada.

Os experts com anos de experiência podem ser mais específicos... :concordo:

BACALHAU
04/06/2008, 16:42
A imagem posta por Bob Jipe aí em cima, responde à pergunta da página anteriror sobre a diferença de consumo com a reduzida "ligada".

BobJipe
05/06/2008, 12:37
Boa tarde!!!!
Gostaria de tirar uma duvida sobre o bloqueio,acabei de comprar um Niva e noto que quando arranco com ele a alavancas tremem bastante,e tambem quando engato o bloqueio é muito dificil desengata-lo,as vezes nem desengata.....Estou pesquisando para comprar uma caixa de redução usada,se alguem souber me passar algumas dicas ficarem agradecido.......

Att. Maicon
Ler também:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=622911&postcount=62

abraço

"GRAUÇÁ 4x4"
05/06/2008, 13:41
Como sou leigo em tração 4x4 e ou OFF ROAD, gostaria de entender e aprender ainda sobre o momento certo de usar as alavancas de BLOQUEIO e REDUÇÃO.

Gostaria que algum CAMARADA que entendesse muito bem de tração 4x4 montasse um passo-a-passo sobre o assunto.

Exemplo do passo-a-passo:
1. A posição correta de usar as alavancas de bloqueio e redução na cidade é...
2. À alavanca de bloqueio só deverá ser usada quando... ...engrenada para frente(normal), porque...
3. À alavanca de bloqueio deverá permanecer sempre na posição... porque...
4. À alavanca de redução só deverá ser usada quando... deixando à alavanca sempre na posição de... quando estiver rodando na cidade... , porque...
5. À alavanca de redução só deverá ser usada em neutro quando... , porque...
6. À alavanca de redução só deverá ser usada em neutro quando... , porque...
Tenham certeza que ajudarão muita gente leiga igual a mim, que usa inadequadamente os bloqueios e as reduções.

Peter
05/06/2008, 15:24
Como sou leigo em tração 4x4 e ou OFF ROAD, gostaria de entender e aprender ainda sobre o momento certo de usar as alavancas de BLOQUEIO e REDUÇÃO.

Gostaria que algum CAMARADA que entendesse muito bem de tração 4x4 montasse um passo-a-passo sobre o assunto.

Exemplo do passo-a-passo:
1. A posição correta de usar as alavancas de bloqueio e redução na cidade é...
2. À alavanca de bloqueio só deverá ser usada quando... ...engrenada para frente(normal), porque...
3. À alavanca de bloqueio deverá permanecer sempre na posição... porque...
4. À alavanca de redução só deverá ser usada quando... deixando à alavanca sempre na posição de... quando estiver rodando na cidade... , porque...
5. À alavanca de redução só deverá ser usada em neutro quando... , porque...
6. À alavanca de redução só deverá ser usada em neutro quando... , porque...
Tenham certeza que ajudarão muita gente leiga igual a mim, que usa inadequadamente os bloqueios e as reduções.


Grauça 4x4
Voce esqueceu de alguma coisa nesta sua escrita!!!!!!!!!!!

"GRAUÇÁ 4x4"
05/06/2008, 16:06
Oxente, não entendi a lingua RUSSA !!!
Então vou traduzir pra você:


"Como sou leigo em tração 4x4 e ou OFF ROAD, gostaria de entender e aprender sobre o momento certo de usar as alavancas de BLOQUEIO e REDUÇÃO.
Gostaria que algum CAMARADA que entendesse muito bem de tração 4x4 montasse um passo-a-passo sobre o assunto.

Exemplo do passo-a-passo:
1) A posição correta de usar as alavancas de bloqueio e redução na cidade é...

2) À alavanca de bloqueio só deverá ser usada quando... ...engrenada para frente (normal), porque...

3) À alavanca de bloqueio deverá permanecer sempre na posição X... porque...

4) À alavanca de redução só deverá ser usada quando... deixando à alavanca sempre na posição de... quando estiver rodando na cidade... , porque...

5) À alavanca de redução só deverá ser usada em neutro quando... , porque...

6) À alavanca de redução só deverá ser usada em direta quando... , porque...

7) À alavanca de redução só deverá ser usada em reduzido quando... , porque...

Tenham certeza que ajudarão muita gente leiga igual a mim, que usa inadequadamente os bloqueios e as reduções."

Soldier
05/06/2008, 17:17
Betão, vc já tem "respostaS" em sua cx postal de e-mail... para facilitar ;), permita-me sugerir, que concentre suas perguntas em apenas um tópico, evitando criar outros tópicos sobre o mesmo assunto.

Pergunte e aguarde que com certeza (como já é o caso) vc será respondido... isso facilitará para quem futuramente for pesquisar sobre o mesmo assunto e evitará que vc mesmo fique confuso com a diversidade de respostas e interpretações.

Gde abraço! :concordo:

"GRAUÇÁ 4x4"
05/06/2008, 17:33
Obrigadão amigo pela dica.

Ricardo Goes
07/06/2008, 00:11
Buenas turma!
Estou ressuscitando esse tópico pq ontem fiz uma grande m....:parede:
Depois de um lual com uma turma de jipeiros daqui de Belô - após ter mamado um pouco demais:parede:- esqueci de desengatar a reduzida e andei uns 7 Km como se tivesse normal:parede:.
Além do combustível que deve ter evaporado, será que causei algum problema maior? Andei com ele hj e ele não reclamou...
Abçs e inté.

Marius - BH
Nivampiro:twisted:

Vc pode andra com o Niva na reduzida sem problema, alias tem problema de consumo pois ele bebe mais...

Soldier
07/06/2008, 09:50
Vc pode andra com o Niva na reduzida sem problema, alias tem problema de consumo pois ele bebe mais...

:pensativo: Já ouvi "entendidos" e mecânicos especialistas dizerem que andar direto na reduzida sem necessidade pode danificar/quebrar o prisioneiro do diferencial... aliás, tb li no manual que não se deve passar dos 60 km/h com ela acionada.

Se é lenda eu não sei, mas por via das dúvidas, eu não faço e não recomendo. :discordo:

[]s:concordo:

H. Reis
08/06/2008, 22:37
Amigos!! C/ faço p/ testar o bloqueio do meu Niva?? Comprei a pouco o carro e estou c/ duvida em relação ao seu funcionamento!!! A redução ja testei e sei que funciona, mas o bloqueio tenho duvidas!!! Abraço

Prieto 4x4
11/06/2008, 12:27
Pessoal.

Aproveitando o tema do tópico, bloqueio de diferencial, Gostaria de lhes fazer duas perguntas:

1 - É possível substituir os diferenciais do Niva por outros mais "robustos"? Quais adaptações seriam necessárias ( esta é parte integrante ainda da primeira pergunta :mrgreen:)?

2- Com diferenciais originais e/ou com diferenciais adaptados ( caso isso seja possível ), é possível a intalação de bloqueio de diferenciais ( não o central já existente )?

Abraços

Cesar

Ninguém instalou ou conhece alguém que tenha instalado bloqueios de diferenciais no Niva????

:pensativo::pensativo::pensativo:

Luciano SHAKALL
11/06/2008, 13:48
" ... Ninguém instalou ou conhece alguém que tenha instalado bloqueios de diferenciais no Niva???? ... "Pietro, o CAmaRAda Cassiano instalou no eixo traseiro do "X-Niva" um bloqueio que ele mesmo produziu,
mas não é 100%, e sim do tipo LSD... veja no link: http://www.natal4x4.com.br/limitador.htm .

[]'s

Luciano SHAKALL
11/06/2008, 16:01
"... C/ faço p/ testar o bloqueio do meu Niva?? ... A redução ja testei e sei que funciona, mas o bloqueio tenho duvidas!!! ... "CAmaRAda Reis, primeiramente, bem-vindo ao fórum.
Se você é "marinheiro de 1ª viagem" com o Niva, aqui você vai encontrar muuuuuuuuita coisa sobre o russinho.
Uma dica que eu dou a todos os novos membros, é em relação à PRINCIPAL ferramenta do Forum: O botão Pesquisar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)!
Com ele, você pode achar (quase) tudo o que se procura, pois certamente,
alguém já padeceu das mesmas dúvidas que você, ok :concordo: ?

Bom, quanto ao teste do bloqueio, o meu eu testei na areia mesmo :mrgreen:,
mas nesse link você encontra um sugestão de teste :wink: http://nivaclubecuritiba.v10.com.br/dicas_niva.htm .
Ver a 4ª dica (contando "de baixo pra cima")....

Outra coisa que você pode fazer, é encostar o Niva em um "canteiro" que seja de areia,
ou outro piso de baixa aderência, e subir as rodas da frente no canteiro, de preferência, o mais perpendicular ao canteiro possível.
Tente sair de ré com o carro. Se ele "ameaçar sair", acelere mais forte, de forma que as rodas dianteiras fiquem "atoladas".
(O diferencial central vai jogar a tração para o eixo com menor resistência - no caso, o dianteiro - e ele não vai sair).
Ao acionar o bloqueio, o Niva deve sair normalmente, pois as rodas de trás estarão tracionando no asfalto, e vão tirá-lo de lá.

Ah, um detalhe:
Talvez, quando você tente desengatar o bloqueio, a alavanca esteja um pouco dura e você não consiga :shock: .... Normal :roll: !
Como seu último trajeto "foi de ré", ande um pouco pra frente (2 ou 3 metros tá bom) e tente desengatar novamente o bloqueio:
Agora deverá ser beeeem mais fácil :dance: .... - importante NÃO FAZER CURVAS, uma vez que estará no asfalto :roll: ... -
O "contrário" também procede: Se você andou "bloqueado" pra frente, antes de desengatar, rode alguns metros pra trás e verás a diferença :concordo: !

No mais, aproveite o "carrinho" e tudo que ele tem a lhe oferecer: Não irás se arrepender ;-) !

[]'s

Pinaudmaster
12/06/2008, 07:59
Moçada,

O imbecil aqui, por ter um Painel não-original no Niva, onde não há luz de indicação de Bloqueio ligado, SE ESQUECEU de desligar o bloqueio após seu uso (só tirei a reduzida :oops::oops::oops:) e andou uns 3 km em estrada de terra muito ruim (no máx 30 km/h) e também uns 2 km no asfalto, indo até uns 90 km/h, muito embora sem fazer curvas, era uma reta longa.

Senti o Niva "preso", me toquei da merda feita, encostei de imediato e desliguei o bloqueio.

Continuei andando normalmente, embora sentisse que a vibração tenha aumentado um pouco.

O Niva já está na oficina, devendo ficar pronto na data de hoje (12/06). Aparentemente, apenas alguns rolamentos foram pro saco, bem como o alinhamento dos eixos cardãs. Já que pelo visto eu virei cobaia, assim que eu tiver um diagnóstico mais preciso, volto aqui e posto o que reamente aconteceu nesse caso, de forma a contribuir para a Comunidade aqui entender melhor esse tema.

Pinaudmaster
12/06/2008, 08:12
:pensativo: Já ouvi "entendidos" e mecânicos especialistas dizerem que andar direto na reduzida sem necessidade pode danificar/quebrar o prisioneiro do diferencial... aliás, tb li no manual que não se deve passar dos 60 km/h com ela acionada.

Se é lenda eu não sei, mas por via das dúvidas, eu não faço e não recomendo. :discordo:

[]s:concordo:


Eu tb não ! Até porque é muito difícil passar de 60 km/h em um Niva reduzido, a não ser que o proprietário esteja a fim de fazer um "stress test" no aperto de todos os parafusos do Jipe.

Prieto 4x4
12/06/2008, 10:20
Pietro, o CAmaRAda Cassiano instalou no eixo traseiro do "X-Niva" um bloqueio que ele mesmo produziu,
mas não é 100%, e sim do tipo LSD... veja no link: http://www.natal4x4.com.br/limitador.htm .

[]'s

Valeu Shakall.

O X-Niva do Cassiano realmente emprega soluções muito engenhosas.

Vou manter contato com ele à este respeito.

Obrigado.

Cesar

Prieto 4x4
12/06/2008, 10:27
Moçada,

O imbecil aqui, por ter um Painel não-original no Niva, onde não há luz de indicação de Bloqueio ligado, SE ESQUECEU de desligar o bloqueio após seu uso (só tirei a reduzida :oops::oops::oops:) e andou uns 3 km em estrada de terra muito ruim (no máx 30 km/h) e também uns 2 km no asfalto, indo até uns 90 km/h, muito embora sem fazer curvas, era uma reta longa.

Senti o Niva "preso", me toquei da merda feita, encostei de imediato e desliguei o bloqueio.

Continuei andando normalmente, embora sentisse que a vibração tenha aumentado um pouco.

O Niva já está na oficina, devendo ficar pronto na data de hoje (12/06). Aparentemente, apenas alguns rolamentos foram pro saco, bem como o alinhamento dos eixos cardãs. Já que pelo visto eu virei cobaia, assim que eu tiver um diagnóstico mais preciso, volto aqui e posto o que reamente aconteceu nesse caso, de forma a contribuir para a Comunidade aqui entender melhor esse tema.


Pessoal, perguntas de um inexperiente:

Ao se trafegar em pisos firmes com o diferencial central "bloqueado", o que normalmente pode ser danificado? O próprio diferencial central? Os diferenciais traseiros ou dianteiros? Outras peças?

É tão frágil assim, ou seja, rodou um pouco nesta situação é pronto......"foi pro saco".......????


abs

Cesar

Girti
12/06/2008, 11:38
Pessoal, perguntas de um inexperiente:

Ao se trafegar em pisos firmes com o diferencial central "bloqueado", o que normalmente pode ser danificado? O próprio diferencial central? Os diferenciais traseiros ou dianteiros? Outras peças?

É tão frágil assim, ou seja, rodou um pouco nesta situação é pronto......"foi pro saco".......????


abs

Cesar

Não se preocupe, César, a coisa não é tããão radical assim! :-) Se você rodar com o carro bloqueado por algum tempo, em condições normais, tudo bem, o que não se pode fazer é forçar o sistema. Exemplo: várias curvas fechadas em alta velocidade, ou várias arrancadas fortes em piso de boa aderência. São situações pouco prováveis, e o ruído das engrenagens irá alertá-lo de que algo está errado, permitindo a correção do erro. Isto me aconteceu uma vez em um posto de gasolina próximo a Lima Duarte. Eu estava em viagem, com meu Niva 98, seguindo de Ibitipóca para Visconde de Mauá, quando o carro começou a fazer um ruído muito forte de engrenagens. Fiquei preocupadíssimo (estava a mais de 400 Km de casa!), liguei para o Wilson, e ele, após ouvir a dewscrição do problema, me perguntou se o bloqueio não estava engatado. Eu respondi que não, pois a luz de aviso não estava acesa, mas, logo em seguida, constatei que o boloqueio estava engatado, mas a luz não estava acesa (mau contato, descobrimos depois). Desengatei o bloqueio e segui viagem, chegando são e salvo em Visconde de Mauá. Neste dia, rodei os vários Km entre Ibitipóca e o posto de gasolina com o bloqueio engatado, sem perceber, pois as curvas eram abertas e a estrada era de terra, mas nada de mal aconteceu com as engrenagens.

Prieto 4x4
12/06/2008, 12:13
Não se preocupe, César, a coisa não é tããão radical assim! :-) Se você rodar com o carro bloqueado por algum tempo, em condições normais, tudo bem, o que não se pode fazer é forçar o sistema. Exemplo: várias curvas fechadas em alta velocidade, ou várias arrancadas fortes em piso de boa aderência. São situações pouco prováveis, e o ruído das engrenagens irá alertá-lo de que algo está errado, permitindo a correção do erro. Isto me aconteceu uma vez em um posto de gasolina próximo a Lima Duarte. Eu estava em viagem, com meu Niva 98, seguindo de Ibitipóca para Visconde de Mauá, quando o carro começou a fazer um ruído muito forte de engrenagens. Fiquei preocupadíssimo (estava a mais de 400 Km de casa!), liguei para o Wilson, e ele, após ouvir a dewscrição do problema, me perguntou se o bloqueio não estava engatado. Eu respondi que não, pois a luz de aviso não estava acesa, mas, logo em seguida, constatei que o boloqueio estava engatado, mas a luz não estava acesa (mau contato, descobrimos depois). Desengatei o bloqueio e segui viagem, chegando são e salvo em Visconde de Mauá. Neste dia, rodei os vários Km entre Ibitipóca e o posto de gasolina com o bloqueio engatado, sem perceber, pois as curvas eram abertas e a estrada era de terra, mas nada de mal aconteceu com as engrenagens.


Obrigado pelas informações, Gil.

Realmente eu imaginava que não poderia ( ao menos não deveria ) ser tão frágil assim.

abs

Cesar

Pinaudmaster
13/06/2008, 06:29
Moçada, saiu o diagnóstico: NENHUM PROBLEMA. Apenas foi necessário o realinhamento do conjunto e a vibração desapareceu. Aliás, já quase não vibrava antes e agora vibra ainda menos :) .

Aproveitando, consegui instalar no painel a luz vermelha original LADA de indicação do bloqueio ligado, pra evitar mais cagadas.

Abraços !




Moçada,

O imbecil aqui, por ter um Painel não-original no Niva, onde não há luz de indicação de Bloqueio ligado, SE ESQUECEU de desligar o bloqueio após seu uso (só tirei a reduzida :oops::oops::oops:) e andou uns 3 km em estrada de terra muito ruim (no máx 30 km/h) e também uns 2 km no asfalto, indo até uns 90 km/h, muito embora sem fazer curvas, era uma reta longa.

Senti o Niva "preso", me toquei da merda feita, encostei de imediato e desliguei o bloqueio.

Continuei andando normalmente, embora sentisse que a vibração tenha aumentado um pouco.

O Niva já está na oficina, devendo ficar pronto na data de hoje (12/06). Aparentemente, apenas alguns rolamentos foram pro saco, bem como o alinhamento dos eixos cardãs. Já que pelo visto eu virei cobaia, assim que eu tiver um diagnóstico mais preciso, volto aqui e posto o que reamente aconteceu nesse caso, de forma a contribuir para a Comunidade aqui entender melhor esse tema.

Prieto 4x4
13/06/2008, 08:23
Moçada, saiu o diagnóstico: NENHUM PROBLEMA. Apenas foi necessário o realinhamento do conjunto e a vibração desapareceu. Aliás, já quase não vibrava antes e agora vibra ainda menos :) .

Aproveitando, consegui instalar no painel a luz vermelha original LADA de indicação do bloqueio ligado, pra evitar mais cagadas.

Abraços !


:pensativo::pensativo::pensativo: No meu é Amarela.....

Pinaudmaster
13/06/2008, 09:39
Opa, falha nossa !
É a luz vermelha de indicação do nível baixo de óleo de freio, que na realidade é vizinha da luz amarela original ! Preferi a vermelha pois chama ainda mais atenção quando acesa.
Obrigado pela ajuda !

Luciano SHAKALL
13/06/2008, 14:38
:pensativo::pensativo::pensativo: No meu é Amarela.....No meu é LARANJA :mrgreen: !

Prieto 4x4
13/06/2008, 19:30
No meu é LARANJA :mrgreen: !


Agora, danou-se.....qual será a original???

Seria, verde??? :-?:-?:-?

Soldier
13/06/2008, 20:06
Agora, danou-se.....qual será a original???

Seria, verde??? :-?:-?:-?

É laranja (ou amarelo "sujo") :mrgreen:

[]s:concordo:

Pinaudmaster
13/06/2008, 21:16
Por acaso o cara tinha essa lâmpada original vermelha :)


Uma outra opção seria usar lâmpadas de amplificadores, como essa azul que eu até cheguei a pensar em colocar. E tem de tudo que é cor

.http://nevolutions.com/products/parts/jewelblu.GIF

BACALHAU
13/06/2008, 21:34
Por acaso o cara tinha essa lâmpada original vermelha :)


Uma outra opção seria usar lâmpadas de amplificadores, como essa azul que eu até cheguei a pensar em colocar. E tem de tudo que é cor

.http://nevolutions.com/products/parts/jewelblu.GIF

Bonitas, muito bonitas e devem ser mais fortes do que as originais já esmaecidas pelo tempo. Onde tem para vender? Sabe o preço? LED ou lâmpada? 12 V?
Desculpe tanta pergunta, mas é que eu sou chato mesmo.

Zabumbas

Pinaudmaster
19/06/2008, 10:48
Bacalhau, tais tipo de lâmpadas são utilizadas em amplificadores de guitarra e/ou pedais de efeito. Normalmente são encontradas em lojas especializadas em eletrônica.
Na Mult em SP (a maior loja do ramo no Brasil) tem: www.multcomercial.com.br


Mas ...agora não ando mais com bloqueio ligado inadvertidamente (foto desfocada em anexo).

Dorscheid
17/07/2011, 20:07
Olá

Bem Estou Reutilizando o tópico por que semana passada adquiri um lada niva, e como sou novato nao faço a menor ideia de como usar a reduzida, após ler e reler o tópico, continuo com dúvidas:

Quanto a Posição da Reduzida, foi citado Normal - Neutro - Reduzida , quando na plaqueta de instruções consta Direta - Neutro - Reduzida, ou seja, Normal Corresponde a Direta, e Direta Correspondendo a Normal Indica que seu uso se dá em Situações "Normais" , ou seja , Dirijir pela cidade e Rodovias, Então Pelo que Pude Entender Deverei usar a Reduzida Em Posição DIRETA ao Trafegar Pela Cidade. Estou Certo?

NEUTRO - Poderiam Explicar em que situações deve ser Aplicado?

Outra Questão, Quanto A "Rigidez" das Alavancas Reduzida e Bloqueio, no meu carro Sao Muito Duras , Isto é Normal?, mas pelo que observei funcionam, pois ao engatar reduzida e bloqueio em uma decida íngreme o carro Permaneceu a 20 Km/h Sem Acionar o Freio.

xexelo
18/07/2011, 13:10
Olá
Bem Estou Reutilizando o tópico por que semana passada adquiri um lada niva, e como sou novato nao faço a menor ideia de como usar a reduzida, após ler e reler o tópico, continuo com dúvidas:
Quanto a Posição da Reduzida, foi citado Normal - Neutro - Reduzida , quando na plaqueta de instruções consta Direta - Neutro - Reduzida, ou seja, Normal Corresponde a Direta, e Direta Correspondendo a Normal Indica que seu uso se dá em Situações "Normais" , ou seja , Dirijir pela cidade e Rodovias, Então Pelo que Pude Entender Deverei usar a Reduzida Em Posição DIRETA ao Trafegar Pela Cidade. Estou Certo?
NEUTRO - Poderiam Explicar em que situações deve ser Aplicado?
Outra Questão, Quanto A "Rigidez" das Alavancas Reduzida e Bloqueio, no meu carro Sao Muito Duras , Isto é Normal?, mas pelo que observei funcionam, pois ao engatar reduzida e bloqueio em uma decida íngreme o carro Permaneceu a 20 Km/h Sem Acionar o Freio.

Dorscheid,

É o seguinte:

Direta (ou normal): Uso no dia a dia em asfalto ou estradas de terra bem paviumentadas.

Neutro: não sei se tem algum uso off road, mas serve de antifurto, pois ao deixar em neutro as marchas engatam mas o carro não sai do lugar, coisa que poucos sabem.

Reduzida: uso em estradas de terra ou asfalto quando necessário uma força maior, como por exemplo, rebocar um automovel grande.

Bloqueio do diferencial central: NUNCA use no asfalto (vc pode moer o diferencial), somente use em casos de pouca aderencia com lama, muitas pedras soltas ou areia.

A alavanca de reduzida não costuma ser muito difícil de engatar/desengatar, já a de bloqueio geralmente é muito dura. Caso vc não consiga desengatar o bloqueio vc deve dar uma pequena ré no Niva e depois parado tentar desengatar o bloqueio.

Abraços

Leonardo Atanes
20/07/2011, 11:30
Meu camarada, acho que não tem problema nenhum, pois o mecanico me disse que não teria problemas, só o carro não desenvolve, de resto não tem mais problemas, VLW....

Freitas
21/07/2011, 09:14
Meu camarada, acho que não tem problema nenhum, pois o mecanico me disse que não teria problemas, só o carro não desenvolve, de resto não tem mais problemas, VLW....

Coloca na reduzida e bloquea e anda no asfalto em uma velocidade alta
que seu mecanico sem duvida vai garantir o dinheiro do churrasco do fim de semana

Freitas
Niva CD Figurinha
90/91 GNV
Campinas SP

xexelo
21/07/2011, 10:58
Meu camarada, acho que não tem problema nenhum, pois o mecanico me disse que não teria problemas, só o carro não desenvolve, de resto não tem mais problemas, VLW....

Com o bloqueio em asfalto só em linha reta e olhe lá. Mas se quiser moer o diferencial e gastar uma grana pode experimentar.

Boa sorte com seu Niva, com mecânicos como esse seu vc vai precisar.

Até.

baseggiov
21/07/2011, 12:16
com o bloqueio em asfalto só em linha reta e olhe lá. Mas se quiser moer o diferencial e gastar uma grana pode experimentar.

Boa sorte com seu niva, com mecânicos como esse seu vc vai precisar.

Até.

reduzida não tem problema.

Bloqueio, só em terreno "mole" areia, lama etc ou no asfalto, em linha reta, pra testar se está funcionando.

Dorscheid
23/07/2011, 11:50
ola

mais uma duvida em relação a tração, o diferencial traseiro do meu niva parece estar frouxo, entre o bojo traseiro e o braco metalico que vem da dianteira existe uma outra peca, esta peca pode ser girada manualmente 180 graus para cada lado ( me deitei debaixo do carro e girei ela com a mao)
isto eh normal ou ela esta frouxa?

existe o risco de ela se quebrar devido a algum solavanco por estar aparentemente frouxa?

Julliano
23/07/2011, 12:33
ola

mais uma duvida em relação a tração, o diferencial traseiro do meu niva parece estar frouxo, entre o bojo traseiro e o braco metalico que vem da dianteira existe uma outra peca, esta peca pode ser girada manualmente 180 graus para cada lado ( me deitei debaixo do carro e girei ela com a mao)
isto eh normal ou ela esta frouxa?

existe o risco de ela se quebrar devido a algum solavanco por estar aparentemente frouxa?


Se a cruzeta estiver muito gasta pode gerar essa folga no eixo do cardan. E sim, pode haver o risco de quebrar se você der um solavanco muito forte.

Dorscheid
23/07/2011, 14:14
Ola

Fui checar novamente a "Folga" , pois foi meu tio quem havia me dito que estava frouxo, o que se move manualmente é o braco metalico inteiro, nao só parte dele, e nao 180 graus, talvez não chegue a 90 o Giro do Eixo.

Outra questao que talvez nao caiba ao Tópico, mas já que estou aqui, A luz indicadora de consumo da Bateria nao acende no Painel quando se gira a chave, e quando se Bate Arranque nao Acende Também, Me disseram que esta Luz quando inoperante torna o Alternador Inoperante também, pois segundo o que me disseram ela é que manda o Sinal para o Alternador ligar. sem ela só se consume Energia da Bateria.

Isto Relamente está correto?

Obrigado