PDA

Ver Versão Completa : Relatorio de Viagem SORTAGE Tdi 2001



Tarcisio Pinheiro
14/06/2008, 11:40
Relato de viagem:

Origem: Cuiaba-MT
Destino: Maceió-AL

20 dias de viagem

Total de 8.150 Km rodados

Carro: Sportage Tdi 2001 prata com 125.000 rodados
Pneus: Michelin 205/75 - 15 com 34 Psi
Carga: dois Adultos + uma criança e muitas malas ( total de +/- 300Kg)
Consumo: Com Ar ligado 10.7 por litro // Sem ar 13.2 por litro
Oléo do motor: Baixou 500 ml para o total de km rodados
Agua do radiador: não baixou nada, continua no mesmo nivel
Motor: rodou a maioria da viagem a 3000rpm

Opinião: Otimo carro, conforto exlente:palmas::palmas:

Abraços a todos, e até!!!!:concordo:

Nava
14/06/2008, 21:16
A sportage diesel tdi é sem sobra de dúvidas a melhor das sportages, mas o preço ainda é salgado das diesel...

Tarcisio Pinheiro
15/06/2008, 18:00
A sportage diesel tdi é sem sobra de dúvidas a melhor das sportages, mas o preço ainda é salgado das diesel...

E ai BLZZ!!:concordo:

Sim, concordo, mas viajar de carro turbo e com essa economia é muito bom.

Foream $ 32.000,00 bem pagos.


Até!!!!

Nava
16/06/2008, 21:49
Tarcisio e ela puxa bem em viagem ou é lerdona igual a gasolina nas retomadas?

Tarcisio Pinheiro
17/06/2008, 13:04
Tarcisio e ela puxa bem em viagem ou é lerdona igual a gasolina nas retomadas?


E ai BLZZ!!

E o seguinte:

Em 5º marcha e de 90 a 130km/h sobe e desce e não cai nada, o turbo e muito bom.

Em ultrapassagens é muito boa, e mesmo em serras para arrancadas de 30 até 90km/h os carros 1.6 ficaram para tráz os 1.8 que me passaram estavam sem carga.

Todas as longas subidas consegui atingir os 100km/h numa boa, isso se no começo da subida estivesse em baixa vel.

Se fosse de pista vazia do jeito que desce sobe.

Mas acho que é um para se andar até 120km/h e fazer a viajem tranquilo.


Até!!!:concordo:

Nava
18/06/2008, 19:17
Po Tacisio, fica ae fazendo vontade para os menos favorecidos...risos. Esse é o carro pra ficar um bom tempo sem esquentar a cabeça ne...mas eu chego la ainda...
Abraço.

Tarcisio Pinheiro
19/06/2008, 11:50
Po Tacisio, fica ae fazendo vontade para os menos favorecidos...risos. Esse é o carro pra ficar um bom tempo sem esquentar a cabeça ne...mas eu chego la ainda...
Abraço.


E ai Blzzz!!


Amanhã vou postar umas fotos do carro aqui.

Atée!!:concordo:

Gleison BH
30/06/2008, 09:34
Tarcísio: ??? cade as fotos ???


E ai Blzzz!!


Amanhã vou postar umas fotos do carro aqui.

Atée!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
05/07/2008, 17:11
Tarcísio: ??? cade as fotos ???



E aí gente BLZZ!!

Desculpa da demora, ai vai as fotos !!!


Até!!!!:concordo::concordo::mrgreen:

mbm4x4
05/07/2008, 20:28
E aí Tarcisio?
Tá filé mesmo a viatura. Parabéns!!
Agora só falta as fotos com ela em ação. hehehe
Grande abraço
Mateus

Tarcisio Pinheiro
08/07/2008, 23:54
E aí amigos, BLZZ!!:mrgreen:

Assim que eu arrumar as RLs vou pro barro e tiro fotos, me esqueci de dizer, mas se alguem quizer dicas de pontos turisticos do roteiro que eu fiz, é só falar que eu passo fotos e comentarios,OK!!


Atée!!!:concordo:

Gleison BH
09/07/2008, 17:16
E aí amigos, BLZZ!!:mrgreen:

Assim que eu arrumar as RLs vou pro barro e tiro fotos, me esqueci de dizer, mas se alguem quizer dicas de pontos turisticos do roteiro que eu fiz, é só falar que eu passo fotos e comentarios,OK!!


Atée!!!:concordo:

PODE MANDAR PRA MIM, POIS VC FEZ UMA BOA PARTE PELO INTERIOR. EU FIZ UMA VIAGEM DE 105 DIAS DE CARRO PELO LITORAL BRASILEIRO (DE GUARAPARI - SOU MINEIRO E TINHA QUE PASSAR POR LÁ - ATÉ BELÉM). NÃO FORAM 105 DIAS DIRETO, MAS TRÊS ETAPAS DE 35 DIAS CADA (JANEIRO DE 2005, JANEIRO DE 2006 E JANEIRO DE 2007).

ENTÃO MANDA DETALHES DA SUA VIAGEM PARA:

gleisonadv@click21.com.br

Valew:concordo:

leoventura
24/10/2008, 05:11
E ai BLZZ!!

E o seguinte:

Em 5º marcha e de 90 a 130km/h sobe e desce e não cai nada, o turbo e muito bom.

Em ultrapassagens é muito boa, e mesmo em serras para arrancadas de 30 até 90km/h os carros 1.6 ficaram para tráz os 1.8 que me passaram estavam sem carga.

Todas as longas subidas consegui atingir os 100km/h numa boa, isso se no começo da subida estivesse em baixa vel.

Se fosse de pista vazia do jeito que desce sobe.

Mas acho que é um para se andar até 120km/h e fazer a viajem tranquilo.


Até!!!:concordo:


Olá Tarcísio.

Tenho um Palio Adventure 07 e fiquei bastante interessado no Sportage TDi por me parecer um carro com certo conforto e, o principal, aguenta o trampo de trilhas mais pesadas. Faço viagens longas 1 vez por ano e umas 3 ou 4 curtas ao longo do ano, mas procurando sempre uma poeira a mais. A única coisa que me deixa com o pé um pouco atrás é ter que saber um pouco de mecânica relativa aos 4x4 (não sei lhufas) e o preço do seguro (aqui no Rio seguro é uma coisa bem absurda... fui obrigado a deixar R$4000,00 na seguradora por causa do CEP que resido e minha idade... A questão do CEP estou melhorando. Me mudo no final do ano).
Mas vcs acham uma boa troca? :parede:
Obs.: Seria uma troca pau a pau. Orçamento apertado...
Abs.

Tarcisio Pinheiro
25/10/2008, 05:24
Olá Tarcísio.

Tenho um Palio Adventure 07 e fiquei bastante interessado no Sportage TDi por me parecer um carro com certo conforto e, o principal, aguenta o trampo de trilhas mais pesadas. Faço viagens longas 1 vez por ano e umas 3 ou 4 curtas ao longo do ano, mas procurando sempre uma poeira a mais. A única coisa que me deixa com o pé um pouco atrás é ter que saber um pouco de mecânica relativa aos 4x4 (não sei lhufas) e o preço do seguro (aqui no Rio seguro é uma coisa bem absurda... fui obrigado a deixar R$4000,00 na seguradora por causa do CEP que resido e minha idade... A questão do CEP estou melhorando. Me mudo no final do ano).
Mas vcs acham uma boa troca? :parede:
Obs.: Seria uma troca pau a pau. Orçamento apertado...
Abs.

Olá Leo, BLZZ!!

O conforto é muito bom tanto para viagem quanto para cidade.

A mecanica dos 4x4 e bem simples, basta algumas explicações e você pega logo, o mais importante e a mecanica do motor e principalmente com relação a parte de refrigeração do motor, essa mecanica é de muita importacia que o condutor saiba, tanto para eventual emergencia quanto para não ser enganado em oficinas, pois o mais comum é o mecanico não saber o que esta fazendo e falar besteira para o cliente, dai se o dono do carro não saber nada é obrigado a engolir besteira de mecanico.

Vejo muito isso aqui no forum!

Se voçê se quizer na terça a noite te passo alguns links para você comecar a ler sobre motores diesel, turbo, bomba, bicos, arrefecimento e tudo mais que consta num motor, Ok!!

O preço do carro vai de 32 a 36 mil para uma Sportage 2001 TDI em bom estado.:concordo::concordo:

Até mais!!

DouglasMac
05/11/2008, 03:05
Tarcísio, a sua aventura comprova que Sportage não é o que alguns dizem.
A minha Gran TDi 2001 pretinha faz tudo isso aí aos 115.000Km sem NUNCA der dado defeito em nada. A água com aditivo tem mais de 30.000KM, rolamento roda, buchas, terminais, pivot, e etc são de fábrica.
Só bateria, pneu, filtros e DIESEL pra rodar mmmuuuuuiiiito.
Só alegria há 3 anos e antigo revendedor Kia aqui na cidade.
OBS: Correia dentada trocada aos 50.000KM e tá lá até hoje!!!

Tarcisio Pinheiro
09/11/2008, 22:31
Olá Douglas,


É isso ai mesmo, Sportage é carro bom demais.

No começo de dezembro vou verificar a correia dentada, fazer rodizio de pneus e trocar a bucha do acompanhador de barra de direção.

Em janeiro troco o óleo e já coloco um bardal pois vou viajar novamente.

Desta vez o roteiro é:

Cuiabá, Brasilia, lençois-BA, Natal-RN, Maceió-AL,São José do Rio Preto-SP e Cuiabá.

Vou visitar as lindas praias do nosso país.:concordo::concordo:


Até!!!

Fernando Costa
09/11/2008, 23:32
Olá amigos,

Vai aqui uma dica de quem já tem Sportage uma TD 2000 desde 2005: é um carro excelente, não quebra nada, basta seguir as recomendações do manaul, como a troca de correia dentada e, a cada 80.000Km , trocar a ventoinha, pois o gel resseca e ela poderá ressecar deixar de funcionar.

E o principal: instalar um medidor de temperatura do óleo, de preferência mecânico (bulbo de mercúrio), pois o termostato do painel é falho. Caso algum dia sua Sportage TD esquente, percebe-se a tempo de corrigir a causa, evitando perder o motor.

Abraço.

jgneves
10/11/2008, 13:42
:palmas:Tarcisio, realmente é isso mesmo. Tenho também uma 2001, e como vc disse: do jeito que desce ela sobe. Fica até monótono não trocar marcha. Viajei na faixa dos 3000 rpm, a + 110 km/h e na subida não tinha pra ninguém. O consumo ficou na faixa dos 12,4 km/l. Só precisaria de uma 6ª marcha pra ficar legal.

Tarcisio Pinheiro
11/11/2008, 20:24
Olá amigos,

Falando em temperatura, também devo trocar a mistura de agua e aditivo.

Vou ver a possibilidade desse termometro a mercurio, é uma dica interessante; alguem tem ideia do preço?:pensativo:


Obrigado a todas as dicas e comentarios!!:concordo::palmas:

Até mais!!!

Tarcisio Pinheiro
27/12/2008, 13:38
:mrgreen:Olá Amigos!!

As correias estão todas OK!!

Na seg-feira troco o oleo+os dois filtros e coloco um bardhal e faço o rodizio de pneu.

Troquei tambem a tampa do radiador.

Os dois filtros de oleo + o filtro de ar, na conssecionaria $145,00 no posto de gas 170,00.

Depois é festa de ano novo, e esperar o dia de viajem!!


Um feliz ano novo a todos!!!:concordo::concordo::concordo::mrgreen:

Até!!!

dcgomes_bh
27/12/2008, 15:28
Eu to com uma Sportage 2000/2001 TDi Grand, com rodas livres manuais AVM 460 0 km (as originais a vácuo tão guardadas), o carro tá com 117 mil km rodados originais (carro da família, nunca pôs pneu diferente nem voltou o velô).

Farois de milha amarelos novinhos. Pra uma SPTG 2000/01, ela tá ZERO BALA. Só uns detalhes na pintura, coisa de cidade (taxistas e motoboys FDPs...)

INCLUSIVE, as fotos são de 1 mês atrás e não aparece nem as AVMs novas e nem os farois de milha novos que eu coloquei. Se alguem quiser mando fotos recentes.

Aceito propostas indecentes. Mas já vou avisando, gosto muito dela, então é melhor fazer uma proposta indecente & tentadora. Seguem umas fotos.

Tarcisio Pinheiro
04/01/2009, 04:56
E aí, BLZZ!!


muito bonito o carro, qual o preço?

Tarcisio Pinheiro
04/01/2009, 05:03
O cambio já tá arrumado, agora só falta o coxim da cx de transferencia.

E pé na estrada!!!!!!!

Mas confesso que fique assustado com o cambio.


:concordo:

Marlo
04/01/2009, 05:16
Tarcisio e ela puxa bem em viagem ou é lerdona igual a gasolina nas retomadas?

Já tive Pálio 1.0 gas , Uno 1.0 gas, 1.5R alc (grandes coisas né?) Tipo 1.6 gas(2), gol 1.8 gas e um Mazda Mx3 gas. Hoje tenho uma Sportage gas 2.0 97. Realmente não a acho lerdona . Nem lerdona nem um fogete. Um carro normal qua acompanha. Igual a qualquer carro 16v. Ou você deixa na rotação ideal dele ou vai demorar. Depende do que se compara, acho...:neutral:

Nava
04/01/2009, 14:35
Outro dia eu tava na Régis, uma reta de uns 10km....pisei no bucho pra ver o que acontecia e o ponteiro caiu fácil abaixo dos 140km/h e ainda ta em 4 mil rpm e ela queria mais...eu assustei pq ela é um onibus de pesada e andava tudo aquilo!!!

Se souber tocar ela anda bem, mas o cambio longo e motr 16V não sao uma boa combinação. Ou deveriam ter colocado motor 8V ou cambio mais curto e uma 5 machar overdrive. Dai sim seria outro carro!

Tarcisio Pinheiro
13/02/2009, 19:37
Relato de viagem:

Origem: Cuiaba-MT
Destino: Recife-PE----S.J.Rio Preto- SP----Adamantina-SP-----Cuiabá-MT

30 dias de viagem

Total de 9.280 Km rodados

Carro: Sportage Tdi 2001 prata com 150.000 rodados
Pneus: Michelin 205/75 - 15 com 35 Psi
Carga: dois Adultos + duas crianças e muitas malas ( total de +/- 400Kg)
Consumo: Com Ar ligado 10.4 por litro a 3000rpm
Á 3750 rpm fez 9.6 por litro
Oléo do motor: Baixou 500 ml para 7.000 de km rodados, depois troquei o oleo
Agua do radiador: não baixou nada, continua no mesmo nivel
Motor: rodou a maioria da viagem a 3500rpm

Média para o total de Km ficou em 10.6/litro

Opinião: Otimo carro, conforto exlente:palmas::palmas:

Abraços a todos, e até!!!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
14/02/2009, 08:41
E ai Pessoal,

Beleza!!!!

Nessa viajem tive alguns contratempos com o carro.

Na estrada, já na chegada de Maceió, apareceu um barulho na roda diant do lado do motorista, e quando pisava no freio o barulho sumia;

Como o carro tava bem suju por baixo, então quando olhei em baixo do carro percebi que o eixo dianteiro estava girando, pois aquela borracha sonfonada estava com marcas de que estava girando, então cheguei a conclusão de que a roda livre estava acoplando sozinha;:putz:

Tirei a mangueira de entrada de vácuo da valvula e tampei com um graveto.:lol:

Defeito resolvido, segui viagem!!!!

Até!!!

Tarcisio Pinheiro
14/02/2009, 18:07
Outro defeito


Quando cheguei em S.J. do Rio Preto-SP, depois de uns tres dias, ao tentar ligar o carro, advinha ### sem bateria ###

O carro pegou no tranco em 3ª, moleza, ai então coloquei um voltimetro na bateria e só tinha 12v, mesmo acelerando o motor, dai conclui que o defeito era alternador.

Fui até uma auto-elétrica, expliquei o defeito e o cara disse:

#tem que trocar o regulador de tensão R$ 130,00 + R$ 60,00 de M.O.#:odedo:

Fui em outra auto-elétrica e ouvi a mesma coisa.:odedo:

Voltei pra casa onde eu estava e fui tomar cerveja e pensar no defeito.:pensativo:

No dia seguinte peguei todas as ferramentas e fui retirar o alternador, trabalhoso mesmo, +/- 1 hora de serviço bem trabalhado.:parede:

Abri o alternador e adivinha só, ## escovinhas gastas ###


Fui a pé em outra auto-eletrica e pedi para trocar as escovas e perguntei quanto custava; o cara disse R$ 5,00(cinco) kkkkkkk:lol::lol::lol:


Trocou, montou e testou por cinco reais, ai levei o alternador montado e instalei no carro, fiz o teste do voltimetro e está com 13,6v##zero bala##


Se por o carro na oficina e madar resolver, é só dinheiro que vai!!


Té mais!!!!