PDA

Ver Versão Completa : freio a disco



caipirinha
22/07/2004, 11:16
Comprei uma band 85 aco curta e ando assustada con os freios....
sera q disco melhora??? :oops:
caipirinha a caloura :D

Chacal do Pantanal
22/07/2004, 11:50
Olá Caipirinha,

Bem vinda ao 4x4 Brasil, também sou novo de Toyota e ainda estou aprendendo os segredos da viatura, mas tentando ajudá-la transcrevo abaixo comentários do colega Fábio Rivetti sobre freios para toyota.


"A melhor combinação de freio que existe para Bandeirante é o freio original a disco na dianteira, com o hidrovacuo original, e o Super Brake Disk na traseira com valvula limitadora da Saveiro para evitar travamento e "cavalos de pau" indesejaveis.

Abraço
Fabio Rivetti"

LucasPW
27/07/2004, 17:51
"A melhor combinação de freio que existe para Bandeirante é o freio original a disco na dianteira, com o hidrovacuo original, e o Super Brake Disk na traseira com valvula limitadora da Saveiro para evitar travamento e "cavalos de pau" indesejaveis.

Olá Chacal,
Por acaso você já orçou o super brake disk com a valvula limitadora da saveiro?

abraço!!

Chacal do Pantanal
28/07/2004, 09:05
Essa é a configuração que indicaram como ideal, porém no meu caso específico colocarei inicialmente os dianteiros, os traseiros serão numa etapa posterior portanto ainda não os cotei, a informação ainda a a confirmar é que os dianteiros ficariam em torno de R$ 850,00 originais.

[]´s

caipirinha
28/07/2004, 12:54
Quando adquiri a Beduína (Band/85) cotei o preço em SP e saía em torno de R$ 1.500,00 (colocados) só os dianteiros.

Em conversa informal aqui no Rio, estao falando em torno de R$ 1.000 / 1.200,00.

Estou fazendo uma revisao nas lonas da minha ... nao sei como se portara. :?:

Chacal do Pantanal
28/07/2004, 14:15
Esse preço é sem instalação!!

[]´s

Nando
30/07/2004, 18:35
Como fica o freio de mão no caso citado pelo Rivetti?

( )s

LucasPW
31/07/2004, 17:45
Alguém tem o freio a disco original varga instalado? Como ele se porta? Há quanto tempo está em uso?
Eu andei conversando com um amigo que teve toyota muito tempo e ele me botou medo em relação a freios paralelos a disco.
Segundo ele em toyota tudo se adapta (o que eu concordo parcialmente), mas nenhuma adaptação dura muito (o que eu não posso responder porque tenho a toyota a relativamente pouco tempo).
Gostaria de maiores detalhes sobre o sistema de freio a disco varga, já que consegui uma cotação razoável.
R$800 reais no kit completo e a instalação eu consigo por R$100 a R$150

Abraços!

Elmer_Jeep
16/09/2005, 11:07
Alguém sabe onde encontrar pinça de freio nova Varga original da band 97 em diante :?: :?:

obrigado 8)

Nando
16/09/2005, 14:39
www.toyomax.com.br
www.trilhaetracao.com.br

Se não tiver em nenhum desses escreve que sei mais uns lugares mas não tenho agora o contato.

Elmer_Jeep
16/09/2005, 16:59
:evil:

Elmer_Jeep
16/09/2005, 17:00
Nando, liguei pras duas.

A resposta dos vendedores foi igual:

A varga não está fabricando essa pinça de freio e ninguém tem em estoque... :(

E pensar que ano passado eu comprei 4 novas pro Prateado na DPK de Campinas por 100 real cada :parede:

[]'s

Luca
16/09/2005, 17:02
Toyoplanet e Trilha&Tração, também.
[]´s

iNsAnE
17/09/2005, 19:20
E pra adaptar uma de alguma outra Pick Up de peso +- igual (d20 por exemplo) tem vantagem? :pensativo:

Abraços valeu :D

Luca
17/09/2005, 21:05
E pra adaptar uma de alguma outra Pick Up de peso +- igual (d20 por exemplo) tem vantagem? Nem perca seu tempo. Não compensa, vai por mim. Fale com o Mauro da Super Break Disk. Japa super gente fina. http://www.superbreakdisk.com.br/ . É plug-and-play.
[]´s

iNsAnE
17/09/2005, 21:44
Valeu Luca mas ainda nao possuo um 4x4 :cry: no entanto vo vendo os topicos discutindo ideias pra aumentar o conhecimento sobre estas belas maquinas :D

Abraços Valeu :D

humberto rodriguez
25/09/2005, 11:02
All:
lá no site dos toyoteiros, o pessoal está falando em adaptação de pinças da s10. Parece que a furação é diferente, porém o desempenho é satisfatório. No meu caso também tenho uma Band 86 curta com freio a disco original na dianteira e tambor na traseira. Já cheguei a travar as rodas para não destruir um chevete kamicase e não passei nehum susto.
Abraços:

Humberto Rodriguez
Band Poderosa

A propósito, quem vai no encontro de tuoyoteiros em Jacutinga? :dance:

Elmer_Jeep
25/09/2005, 23:47
Humberto, a pinça de S10 é praticamente a mesma da toyota band, até as pastilhas são as mesmas. :wink:

A diferença como vc disse agora e Eu confirmei lá no toyoteiros está nos furos do cavalete da pinça, esse é o problema, tenho 4 suportes de pinça originais da band e os furos não coincidem com os do cavalete da pinça de S10... :evil: :(

Barba Ruiva
19/10/2005, 13:19
Cambada,

Peças originais para TOYOTA BANDEIRANTE é TOYOAGRO!
Vai na fé que não tem erro.
Essa semana mesmo eu passei por lá, e vi um "KIT" de freio a disco dianteiro original no chão aguardando pelo feliz TOYOTEIRO! Hehehehe...
Dependendo da peça o preço é meio "sargadinho" mas da pra montar uma TOYOTA BANDEIRANTE ORIGINAL com o estoque de peças dos caras!

TOYOAGRO (11)3209-4088

Abraços,

André Cestari

Elmer_Jeep
19/10/2005, 16:15
Barba Ruiva,
Acabei de ligar, tudo bem q a loja tem mas bota "sargadinho" nisso.

Os caras tão aproveitando pq ninguém tem no Brasil.

850 reais cada :shock:

Liguei pra uma concessionária, se eu for encomendar da fábrica demora uns 3 meses e fica 380 cada...

[]'s

Barba Ruiva
19/10/2005, 17:11
CARACA!

"Sargadinho" fatal pra quem tem problema de pressão! Hahahahaha...

Abraços,

André Cestari

Flavioc
01/11/2005, 00:07
aTOUYOMAX SÓ TEM POUR ATACADO. ,AS FALTA A PINÇA ORIOGINAL, QUE PARECCE QUE A BVARGAPAROU DE FABRICAR HÁ AGUND MESES.

Flavioc
02/11/2005, 01:28
Postar com uma mão ocupada com uma cerveja dá nisso aí ... :roll: :roll:

Resumindo: tenho uma Band 84, com freio a tambor nas quatro, e estou com um cilindro entupido em cada roda. Assim, fiquei sabendo que são dois por roda, e de tamanhos diferentes.

Segundo o mecânico, é necessário trocar os dois, ou seja, oito cilindros. Então decidi analisar a conveniência (financeira, porque mecânica já está analisada!) de trocar por freio a disco.

Aqui em Brasília, só achei uma loja que tem o jogo completo, original, por $ 1.750,00, o que é meio demais para o momento. Meio não, inteiro.

Procurando mais, descobri que a Toyoagro tem discos, suportes, etc, originais, mas não tem as pinças, e me disse que é muito difícil de achar, porque a Varga parou de fabricar.

Quando alguem souber onde tem as pinças, por um preço civilizado, favor avisar, porque as demais peças tem à vontade, pelo menos por enquanto.

[]'s

Luca
02/11/2005, 18:01
Flávio,
Procure o Mauro, na Super Break Disc. Japa muito gente fina. O kit é dele. Comprei um para para instalar no eixo traseiro de meu Engesa (eixo de Band).

http://www.superbreakdisk.com.br/

[]´s

Flavioc
02/11/2005, 22:51
Luca:

Valeu a dica.
Vou entrar em contato com a Super Break Disk amanhã.
Parece que o site deles hoje está meio tumultuado.

[]'s

elvis
25/12/2007, 02:57
Olá Pessoal! estou cotando um kit de freio a disco para dianteira achei o original por 1050 e o SBD por 440 (sem pinças) pelo que estou vendo muita gente não aconselha o SBD na dianteira, alguém usa ou sabe me dizer se presta!

Horacio Balero
26/12/2007, 09:38
Estimados amigos, en mi Bandei adapte frenos de disco delanteros, con pinzas de S10 y discos ventilados de 295 mm de diametro y 33 mm de espesor de la linea 4x4 de GMC de la marca Fremax fabricados ahi en Brasil, la daptacion la hicimos con mi padre y ya poste fotos no recuerdo el titulo del topico tanto aca como en el foro www.toyoteiros.com.br (http://www.toyoteiros.com.br).
Si recuerdo el topico despues lo agrego pero creo que se llamaba Adaptacion frenos de discos delanteros
Un abrazo para todos y espero poder contribuir en algo.

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

RogerBand76
26/12/2007, 17:48
Olha, a minha band longa está com o freio a disco nas 4 rodas sendo:
Dianteiro disco e cavalate original com pinça da S10
Traseiro SBdisk
Sem hidrovácuo
Nada a reclamar. só atenção quanto ás folgas de diferencial qqr. oscilação se não for flutuante quem flutua é o pedal.

abs

rogerio

RogerBand76
26/12/2007, 17:52
Horacio, feliz 2008, habla por favor, los discos ventilados são tambien da S10?

Gracias por atencion

Rogerio IDT

FIDELIS
26/12/2007, 21:47
Instalei numa Toyota curta-aço-91, que vendi recentemente os kits da SBD do Mauro, ficaram ótimos, rodei por +/- 100.000km, a manutenção era merreca, pinças da kombi, R$30,00, por ano, dois jogos de pastilhas, fáceis de serem substituídos, sem necessidade de ajustes, tem que instalar uma válvula equalizadora do marajó (sugestão do Mauro), no cano de freio traseiro antes de distribuir para as rodas antes do "T" sobre o diferencial traseiro, para evitar que as rodas traseiras lixem com qualquer freiada leve.

Horacio Balero
27/12/2007, 08:46
Estimado Roger, los discos son de GMC linea 4x4, por ejemplo los modelos Yukon, Suburban, Gimy, aca Z71 o Sierra, y para europa se denominan serie K, todos los modelos de pikup grandes y van equipan con estos discos, yo hace poco los instale cerca de 2 meses, la frenada mejoro notoriamente, ahora si se puede decir que mi Bandei para, tengo pensado colocarle discos atras todavia no se que tipo pero supongo que unos simples con alguna pinza que me sirva para el freno de manos,la verdad que el sistema de campanas original me resulta bastante ruin, mas despues de cruzar por agua no solo te quedas sin frenos, sino que ademas se engripan los pistones con oxido y tenes que desarmar todo para limpiar.
Por cualquier consulta a las ordenes y el deseo de un feliz 2008 para usted tambien asi como para los demas integrantes de este hermoso foro.
En mi caso tampoco cuento con servo pero como el tacto del pedal con las campanas casi siempre en mal estado era muy duro, la verdad que ahora me parece muy agradable, en una etapa posterior pienso colocarle el servo con un alternador que ya consegui pero creo lo voy a hacer cuando adapte los discos traseros, el diferencial del mio no es flotante y para evitar la trepidacion en el pedal estoy pensando hacer un sistema de sujeccion para la pinza trasera que sea flotante y permita que la misma acompanie el movimiento lateral de las puntas de eje cuanto la tenga diseniada y probada coloco algunas fotos como ejemplo para ver si les es de utilidad.

Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

PD. las demas fotos estan en un topico que abrio mi hermano hace tiempo con el titulo de "Adaptacion discos delanteros" ahi estan todas las fotos, con los discos las mordazas y la platina de agarre.

FIDELIS
27/12/2007, 21:04
Em tempo:


A válvula equalizadora não é do Marajó-GM e sim do Ipanema-GM

guilhermeabreu
28/12/2007, 21:56
ELVIS

O FIDÉLIS é da mesma cidade minha , é meu AMIGO , IRMÃO , CAMARADA , mas não serve de referencia ( ele vai ficar brabo comigo ) , pq ele não passa de 80Km/h se estivesse andando na ROD. CARVALHO PINTO . Logo a BAND que ele teve , era uma das mais bonitas que eu já vi , parava bem com estes feios da SBD pq não passava de 80tinha .

Eu tb tinha uma BAND na época com OM 314 , a dele era OM 364 , e eu coloquei os SBD pq ele recomendou , rodei 5.000 km e não aguentei , ELES NÃO PARAVAM A BAND , vEndi para um outro AMIGO que tinha BAND , e disse o PORQUE , que era por causa da ineficiencia , e mesmo assim ele comprou e ficou satisfeito , pq ele andava igual ou mais lento do que e AMIGO FIDÉLIS . Eu coloquei o FREIO A DISCO ORIGINAL VARGA DAS BANDS MAIS NOVAS na dianteira que ficou show .

CONCLUSÃO : Se vc anda bem devagarzinho o SBD irá te satisfazer , mas se vc anda NORMAL , ele não para as 2 toneladas de nossas queridas TOYOTAS BANDEIRANTES .

elvis
29/12/2007, 00:32
Valeu Velhinho! Queria Ouvir Uma Opinião, Pois Estou Com Lona Nas 4 E Tá Um Perigo! Não Para Mesmo!

Como O Sbd é Quase Metade Do Preço Eu Quis Saber Mais Sobre Ele.
Me Fala Uma Coisa, Essa Válvula Equalizadora De Saveiro Que O Pessoal Coloca Na Traseira Também é Necessária Se A Traseira Continuar A Tambor E A Frente Disco. Ou Somente No Caso Disco X Disco.

Valeu!

Guiga Tostes
29/12/2007, 11:00
Amigos,

a receita basica de freio bom e eficiente para para Band eh:

discos originais ventilados com pinças Varga e tambores-lonas bem regulados e com manutenção em dia na traseira.

Uso esta configuração na minha Band ha 7 anos, inclusive logo que comprei instalei os freios a disco originais na dianteira como premissa de segurança para rodar.

Desejo bastante freios a disco na traseira, não por ser mais eficiente que os tambores e sim pela praticidade de apos trilhas com muita lama e alagados não ter q substituir as lonas, basta lavar e esta ok...no entanto na traseira lonas bem reguladas freiam sim!

Desde seu surgimento o SBD com pinças de Kombi nunca foi freio ideal para Bands...os relatos são inumeros neste forum.

Em Bands SBD soh se for na traseira, na dianteira não adianta, soh se for original!

abr

guilhermeabreu
29/12/2007, 12:41
CARO GUIGA TOSTES

Faço de suas palavras , as minhas , como relatei acima exatamente esta sua experiencia , tb foi a minha , DIANTEIRA com disco duplo ventilado ORIGINAL das TOY com pinças VARGA tb ORIGINAIS das TOY , e na TRASEIRA , os originais de tambor , FREAVAM BARBARIDADE TCHE .

Como disse : 2 TONELADAS , NÃO PARAM COM AS MINÚSCULAS PASTILHAS DE KOMBI .

Allan Nielsen
29/12/2007, 15:49
Valeu Velhinho! Queria Ouvir Uma Opinião, Pois Estou Com Lona Nas 4 E Tá Um Perigo! Não Para Mesmo!

Como O Sbd é Quase Metade Do Preço Eu Quis Saber Mais Sobre Ele.
Me Fala Uma Coisa, Essa Válvula Equalizadora De Saveiro Que O Pessoal Coloca Na Traseira Também é Necessária Se A Traseira Continuar A Tambor E A Frente Disco. Ou Somente No Caso Disco X Disco.

Valeu!

Elvis,
O sitema com freio a tambor quando esta funcionando corretamente freia a Band com eficiencia. Tenho uma pickup na fazenda, e mesmo carregada ela freia bem. O problema é o sistema estar funcionando corretamente. Os burrinhos das rodas vivem grimpando, e principalmente se pegar agua enferruja e grimpa; alem é claro do estado das lonas, tambor e regulagem.

As vezes uma simples limpeza resolve, mas se tiver que trocar os burrinhos é melhor trocar por disco, pois vais gastar praticamente a mesma coisa.

O que vc tem que ficar atento e que normalmente colocamos disco so na dianteira, e o problema do grimpamento dos burrinhos continuara nas rodas traseiras e em condições normais vc não vai perceber, e numa situação de emergencia pode fazer falta.

boa sorte

guilhermeabreu
29/12/2007, 18:21
ALLAN NIELSEN

Esta sua ida do RIO para ITAMONTE , é o verdadeiro colírio para os olhos , parabens por vc poder desfrutar esta maravilhosa NATUREZA , vc deve viver mais de 200 anos por vivenciar este cartão postal . No alto da serra , aquele friosinho , nossa senhora , que saudade .

FELIZ 2008

Allan Nielsen
30/12/2007, 18:43
ALLAN NIELSEN

Esta sua ida do RIO para ITAMONTE , é o verdadeiro colírio para os olhos , parabens por vc poder desfrutar esta maravilhosa NATUREZA , vc deve viver mais de 200 anos por vivenciar este cartão postal . No alto da serra , aquele friosinho , nossa senhora , que saudade .

FELIZ 2008
Guilherme,
realmente a Mantiqueira é uma região belissima, e o entorno das Agulhas Negras mais ainda; é dificil encontrar alguem que não goste. Neste entorno nos temos Itatiaia, Penedo, Visc de Maua e Itamonte, sendo Itamonte a maior area. O Sul de Minas é uma região muito agradavel.

Para quem gosta de passeios em locais de dificil acesso a região é otima. Eu particularmente prefiro o inverno, com ceu azul e um friozinho muito agradavel, mas no verão tem a vantagem de curtir os diversos rios e cachoeiras que descem a serra, sempre com agua cristalina e fria.

Minha casa em Itamonte (na roça) fica a 1.600m de altitude, e mesmo no verão é necessario um bom cobertor a noite. Quando quiser dar um passeio pela região é so avisar.

abs

onduty
06/01/2008, 08:38
Bem , eu estava querendo colocar freios a disco na minha band 76 ( que o freio a tambor ta uma merda ).

E vi que só presta os freios a disco originais .

MAs pelo preço fica meio "sargado" , então queria colocar aqueles com piças de kombi .

SErá que ficaria melhor , eu so ando em trecho de pista de 70km/h a 90k/h carregado e vazio tb.

POis minha band como eu disse acima , ela é freio a tambor e nessa velocidade num tem quem pare .

Qanto custa essas pinças de kombi ? e da S10 ?

Tb vi que melhoraria o freio se colocar pinças da S10, so que teria de fazer uma adaptação.


ALguem teria umas fotos dessa adaptação, pois o nosso amigo horacio postou umas fotos pra min ( muchas gracias ) ,mas eu num entendi como ele fez o suporte das pinças .

Agora a pergunta mais leiga:

SEra que mesmo sem o hidrovacuo mas com freio a disco melhoraria o desempenho dos freios?

Valeu a todos que me ajudaram.

tavio_g
21/10/2008, 17:01
pessoar, eu tenho uma 91 curta com freio dianteiro original e lona regulada atras.
nao tenho nada do que reclamar... freia que é uma beleza!!!
eu nao mudaria nao.
falo pq eu tenho um willys que tinha freio a disco na dianteira e lona atras.
freiava muito bem. foi colocar disco atras, diminuiu o poder do freio. agora ele nao arrasta mais...
parece que tenho ABS... :)
e fazer gambiarra em freio e sistema de direção... to fora!

[]s

veterinario
24/10/2008, 15:57
Tenho há 4 anos freios a disco originais na frente e na traseira. No eixo de trás não precisa de nehuma adaptação para montar o kit original. Suportes, discos ventilados, pinças e pastilhas encaixam perfeitamente e fica freiando muito. Com pneus bf 33" trava só se forçar pra valer. Mas a sensação de segurança é show.

Glauco mendes
24/10/2008, 19:02
Pessoal támbém tive problemas com os freios da minha band logo que comprei eram terriveis, ñ teve jeito optei por um kit de freio a disco para as 04 rodas que comprei no JC CHIARELLO , mudou d'agua para o vinho, ficou muito bom , a minha ñ tinha hidrocacuo, logo instalei um servo freio e cilindro mestre do Kadett que tem o mesmo diametro do original da band, optei por este pois este já tem valvulas reguladoras que evitam o travamento das rodas traseiras.

Abs: Glauco

Elmer_Jeep
25/10/2008, 10:55
O cilindro mestre original da band já vem com válvula reguladora na saída pro freio trazeiro

[]'s

RICARDO LOBÃO
26/10/2008, 16:09
Talvez ajude, eu troquei todo o meu freio da SW4-93 com mao de obra saiu 1.100 reais. Substitui lonas e cubos traseiros, cilindros tambem, quatros pivos dianteiros, discos e pastilhas.
Se alguem se aventurar por Riveira, é na revenda Toyota e a oficina é do Daniel, eu tenho o telefone.




RICARDO LOBÃO
CIDREIRA-RS
BLOGLOBAO.BLOGSPOT.COM.BR

cesarzubek
28/10/2008, 20:26
Amigos,

Alguém possui a seguinte configuração:

- Cilindro mestre sem hidrovácuo;
- Freios a disco original da Band na dianteira;
- Kit Super Break na traseira.

Minha viatura está com o SBD na dianteira, mas estou vendo um kit original para colocar na dianteira e jogar o SBD na traseira.

Será que preciso colocar alguma válvula equalizadora na traseira?

Abraços,

elmestizo
29/10/2008, 08:26
Amigos,

Alguém possui a seguinte configuração:

- Cilindro mestre sem hidrovácuo;
- Freios a disco original da Band na dianteira;
- Kit Super Break na traseira.

Minha viatura está com o SBD na dianteira, mas estou vendo um kit original para colocar na dianteira e jogar o SBD na traseira.

Será que preciso colocar alguma válvula equalizadora na traseira?

Abraços,

AMigo,

Em minha opnião, essa é a melhor configuração.

Por experiencia, já usei:

- só lona
- só SBD
- Original disco + lona
- Original disco nas 4
- Original + SBD

A ultima opção é a melhor!

abrass

Torezan
30/10/2008, 15:12
O sitema com freio a tambor quando esta funcionando corretamente freia a Band com eficiencia. Tenho uma pickup na fazenda, e mesmo carregada ela freia bem. O problema é o sistema estar funcionando corretamente. Os burrinhos das rodas vivem grimpando, e principalmente se pegar agua enferruja e grimpa; alem é claro do estado das lonas, tambor e regulagem.

As vezes uma simples limpeza resolve, mas se tiver que trocar os burrinhos é melhor trocar por disco, pois vais gastar praticamente a mesma coisa.

O que vc tem que ficar atento e que normalmente colocamos disco so na dianteira, e o problema do grimpamento dos burrinhos continuara nas rodas traseiras e em condições normais vc não vai perceber, e numa situação de emergencia pode fazer falta.

boa sorte

Caro colega, quando comprei minha picape 1992 (com hidrovácuo Varga e tambor nas 4 rodas) o freio funcionava melhor que o sistema de meu carro de passeio mesmo carregada, mas de uns tempos pra cá, o pedal ficou muito pesado e a eficiência diminuiu exageradamente a ponto de só confiar nela carregada com o uso do freio-motor. Como faço pra melhorar? Serão os burrinhos com problema? Este modelo já vinha com válvula reguladora de pressão na traseira ou só as mais novas têm esse acessório?
Abraços a todos,

Allan Nielsen
30/10/2008, 15:42
Caro colega, quando comprei minha picape 1992 (com hidrovácuo Varga e tambor nas 4 rodas) o freio funcionava melhor que o sistema de meu carro de passeio mesmo carregada, mas de uns tempos pra cá, o pedal ficou muito pesado e a eficiência diminuiu exageradamente a ponto de só confiar nela carregada com o uso do freio-motor. Como faço pra melhorar? Serão os burrinhos com problema? Este modelo já vinha com válvula reguladora de pressão na traseira ou só as mais novas têm esse acessório?
Abraços a todos,

Eu começaria por revisar as rodas (burrinhos, lonas, regulagem etc), e este é um dos problemas de freio a tambor em relação ao disco, pois o disco raramente necessita de manutenção (apenas troca de pastilha e o disco).

Com relação ao hidrovacuo, ele não melhora a frenagem, apenas traz conforto, ou seja fica mais leve o pedal. Se o pedal esta pesado vc pode estar com problema na cuica ou na bomba de vacuo. Eu já tive que trocar uma cuica por estar furada.

Eu não conheço valvula equalizadora (pra peso) na Band. As mais novas ou menos velhas (acho que de 88 em diante) tem uma valvula reguladora que fica na saida do burrinho mestre.

abs

onduty
30/10/2008, 19:11
Amigos,

Alguém possui a seguinte configuração:

- Cilindro mestre sem hidrovácuo;
- Freios a disco original da Band na dianteira;
- Kit Super Break na traseira.

Minha viatura está com o SBD na dianteira, mas estou vendo um kit original para colocar na dianteira e jogar o SBD na traseira.

Será que preciso colocar alguma válvula equalizadora na traseira?

Abraços,


Olha amigo


MInha configuração é a seguinte :


Cilindro mestre sem o hidrovacuo
kit freio a disco (original Varga) na dianteira e tambor na traseira


E freia muito , muito melhor q os tambores nas quatro rodas.



Valeu

Bernardo Hoelz
30/10/2008, 20:49
AMigo,

Em minha opnião, essa é a melhor configuração.

Por experiencia, já usei:

- só lona
- só SBD
- Original disco + lona
- Original disco nas 4
- Original + SBD

A ultima opção é a melhor!

abrass


LM, o que segnifica SBD?


[]´s

maxdelta
30/10/2008, 21:24
LM, o que segnifica SBD?
[]´s

Super Break Disk: http://www.superbreakdisk.com.br/

Mas o certo deveria ser Super Brake Disk!

Será que eles estão confessando que o disco quebra? Super quebra disco?

cesarzubek
12/05/2009, 08:32
Toyoteiros de plantão,

Pretendo colocar disco nas 4 rodas e tenho duvidas de qual vávula reguladora usar para os freio traseiro.
Vou colocar kit original na dianteira e SBD na traseira, uso cilindro mestre sem hidrovácuo.
Vi neste tópico falando da saveiro e da ipanema, queria ver com quem já fez esta adaptação qual foi usado? Qual o custo?
Qual dificuldade em fazer essa adaptação? Alguma dica?
O suporte da pinça traseiro, monto virado para a traseira ou dianteira?
Qual a diferença em montar de um jeito ou de outro?

Abraços,

Fe_jipeiro
12/05/2009, 09:38
Opa Cesar,

Tudo blza?

Entao cara, o freio a disco na traseira, vc tem que montar igualzinho como se fosse montar na dianteira .... desde suporte, pinça, e tudo mais...

Na minha, eu uso pneus 33" e nao optei por colocar valvula nenhuma..... entao fica estupido o freio, mas eh somente questao de costume.... no comeco nada q uns sustos de travar o freio nao resolva.. eheheheh ... se nao tiver comprado ainda, compra os 2 kits originais varga... vale o investimento.....

Quanto a instalação nao eh muito complicado nao..... 1 dia é o suficiente para cada diferencial.... valendo lembrar q eu mesmo que instalei nas minhas duas band.... uma tem nas 4 rodas e a outra tem na dianteira...instalei nesta sabado agora...

Espero ter ajudado....

Quem tiver a valvula instalada e puder ajudar... fique a vontade....

Abs,

cesarzubek
12/05/2009, 11:24
Obrigado pelas dicas Fe_Jipeiro, a sua band q tem disco nas 4 tem hidrovácuo?
Já tenho na dianteira da Band o Super Breake, vou comprar o original.

Abraços

Fe_jipeiro
12/05/2009, 14:19
Opa Cesar,

De nada cara !! Tamos ai pra isso.... Ela tem hidrovacuo sim.... ela eh 91.....

Abs,

Francisco Bicalho
12/05/2009, 15:58
Super Break Disk: http://www.superbreakdisk.com.br/

Mas o certo deveria ser Super Brake Disk!

Será que eles estão confessando que o disco quebra? Super quebra disco?
Max o pobrema é com o ingrês.

Eles foram no Break Dance, e confundiram com Samba de Breque.

O bom é que o freio freia. Pode confiar

Abraço;
Chico

maxdelta
12/05/2009, 20:44
Max o pobrema é com o ingrês.

Eles foram no Break Dance, e confundiram com Samba de Breque.

O bom é que o freio freia. Pode confiar

Abraço;
Chico
Francisco vc colocou mais alguma valvula equalizadora na tua viatura?

Francisco Bicalho
17/06/2009, 11:52
Postado originalmente por elmestizo
Amigo,

Em minha opnião, essa é a melhor configuração.

Por experiencia, já usei:

- só lona
- só SBD
- Original disco + lona
- Original disco nas 4
- Original + SBD

A ultima opção é a melhor!

abrass


LM

Comprei o kit da SBD para o eixo traseiro, e quando liguei para o meu mecânico aqui no Rio ele me disse que não instala esse kit porque considera ele perigoso, mesmo para o eixo traseiro. Ele alega que as pinças tem que ser limadas demais e ficam finas, portanto perigosas. Procede? Você pode descrever qual é o processo de instalação do kit SBD nas rodas traseiras?

Obrigado;
Chico

Francisco Bicalho
17/06/2009, 12:14
Olha, a minha band longa está com o freio a disco nas 4 rodas sendo:
Dianteiro disco e cavalate original com pinça da S10
Traseiro SBdisk
Sem hidrovácuo
Nada a reclamar. só atenção quanto ás folgas de diferencial qqr. oscilação se não for flutuante quem flutua é o pedal.

abs

rogerio
Roger

Conta aí, como foi a instalação do seu kit SBD no eixo traseiro?

Grato;
Chico

Sergioporto
17/06/2009, 13:21
Tinha na minha Toy 91 freios disco do paralelo, nao lembro quais eram pinças mas acredito que era da kombi pois pastilhas eram da kombi e freio era duro.Coloquei h'a seis anos original varga, ficou excelente.Faz tres meses coloquei eixo traz. flutuante e discos, facilitar sai pelo vidro, passei trabalho p/ evitar o travamento das trazeiras antes, consegui, nao total, c/ equalizadora da Toy 93, deve ser da de carroceria, nao me arrependo, a danada nao atravessa mais e é macio.

Francisco Bicalho
17/06/2009, 13:51
Obrigado Sergio

A dúvida aqui é colocar o Super Break Disk no eixo traseiro, porque dizem que a combinação Vargas/F e SBD/T fica bem equilibrada. Acho que é um consenso geral que para o eixo dianteiro só o freio ventilado original Vargas vale.

Abraço;
Chico

valeriano
17/06/2009, 14:38
Obrigado Sergio

A dúvida aqui é colocar o Super Break Disk no eixo traseiro, porque dizem que a combinação Vargas/F e SBD/T fica bem equilibrada. Acho que é um consenso geral que para o eixo dianteiro só o freio ventilado original Vargas vale.

Abraço;
Chico

Chico,

qual a diferença de preço do Vargas pro SBD? Pretendo botar freio a disco nas rodas traseiras da minha Band ainda esse ano. Pensei a principio botar o Vargas, mas nem pesquisei preço ainda...

maxdelta
17/06/2009, 15:30
Eu uso atualmente SBD na frente e original tambor atrás! Mas como o tambor é um acumulo de sujeira, não sei parece até um aspirador de pó, vou colocar disco, minha intenção inicial era colocar o SBD atrás e colocar o Vargas na frente!

Porém como meu amigo Marcão com quem faço minhas gambiarras disse que não iria instalar temendo pela minha segurança vou usar de consenço e colocar de kadett, ou de tempra(mais provavel) ou de gol gti; e tb irei colocar mais uma pinça de freio no cardã! E depois deixarei guardado o kit sbd, até consegui adquirir outra band! Pela qual tenho intenção de colocá-la só pra trilha!(vou vê se consigo uma bem velha, pode até ser aquela a gasolina, esse ano quero pegar um motor de landau pra isso).

Valeriano o kit SBD custa na faixa de 890 reais no Gama4x4 onde adquiri o meu!

A única coisa que eu sei, é que o freio traseiro não pode travar! E se o SBD conseguiu ser superior ao freio a tambor original da band com certeza lá trás ele irá travar!

Quem mora em Friburgo, teresópolis, petrópolis, Campos e niterói tem que tê um freio que não surpreenda!

Boa sorte!

Sergioporto
17/06/2009, 15:58
Maxdelta, eu acredito que kit sbd vá resolver na traseira pois nao "agarra" tanto como o original Varga porque achar válvula equalizadora é um parada,mas já tirando tambor c/ lonas é um alivio pois toda hora é regulagem travada, cilindro travado e o artista que fez aquela passagem p/ regulagem inferior tinha a mae lá voces sabem onde.Freio traseiro é somente p/ manter a trajetória nao p/ travar rodas sem necessidade.Outra, já tentei colocar freio de mao c/ disco do kadett no cardan e nao deu certo.Se voce tiver conjunto original,cola e rebita lonas nos patins, tira pinos que prendem sapatas ao espelho e coloca parafusos c/ contraporcas, alarme sonoro juntamente c/ lampada e acabou-se problema!

Fe_jipeiro
17/06/2009, 16:28
Pessoal,

Quando comprei a band, ela veio com original varga na frente e kit kadett atras ... Uma M.e.r.d..... comparado ao kit original varga.... Na minha opiniao, o varga nas 4 é a melhor opcao, eu utilizo sem valvula na traseira. Tive q aprender a frenar novamente a band, pois realmente fica estupido, mas em contra-partida, ja reboquei 2 jipes(1 band e 1 cj) atras da minha band e ela parou o trio sem problemas nenhum. Para mim freio tem q parar ! Nada de deslizar, principalmente se o carro é turbo ... e sem contar que fica um "servico padrao" ... sendo mais facil a manutencao..... no meu ver vale o investimento. Freio é coisa séria, não tem preço para "garantir" a segurança sua e da familia......

Nada contra, quem pensa diferente. Mas é que já vi todas essas configuracoes e na hora do vamo ver, as "gambis" sempre saem perdendo.....

Abs....

Sergioporto
17/06/2009, 16:51
Tudo bem Fe Jipeiro, original nao tem o que comentar, a Toy para mesmo mas sem a valvula fica um perigo pois arrasta a traseira primeiro.Estou tentando achar uma válvula adequada, se alguem souber qual dá o grito.Está c/ equqlizadora da Toy 93 mas nao tá legal ainda, freio todo sangrado, pastilhas já assentados e pedal fica ao meio, nao é chocho é firme mesmo mas nao tá do jeito que quero, já sai de lado p/ causa de freada brusca p/ nao partir um filha da mae no meio.
Abraços

Francisco Bicalho
17/06/2009, 16:59
Allan

Aqui no Rio, o melhor preço que achei para o kit original Vargas foi na ToyoRio (Caxias) por R$ 1.250

Toyo-Rio Peças (Mario) Rua General Dionisio 547 loja A (Caxias): 2671-1488

Porém, dizem que em SP encontra-se o mesmo kit por R$ 900. Resta saber se esse dado é fato ou ficção, mas certamente é mais barato que no Rio. Bom, tem que incluir o frete na equação...

O meu kit SBD preparado para o eixo traseiro (parafusos diferentes) eu comprei por R$ 860, mais um frete obsceno da Braspress de R$ 137 (40 kg de ferro de SP pro RJ). Por conta do meu mecânico não 'aprovar' o kit SBD, é possível que eu venda ele por R$ 860 (faço por 850 pra quem chorar mais) e engula o prejú da Braspress, e depois ou compre 4 burrinhos novos ou instale o Vargas, mas não sem antes ter certeza da parada.

Abraço;
Chico

Fe_jipeiro
17/06/2009, 17:10
Fala Sergio,

Nao recomendo para quem usa pneu abaixo de 33, ai sim somente com valvula.....caso contrario, nao vejo necessidade... desde saiba frenar a band e nao pisar com tudo no freio, uma vez q esta super dimensionado.

Chico,

Não é ficção...Não teria o pq baixar o preço do q paguei, ja q o forum é para ajudar os colegas !!!! O Guiga, o Daniel Gomes e eu compramos os 3 juntos ... e Ainda te digo mais... no comeco de 2008 cheguei a pagar 800 no original varga !!!!!!

Abs...

Elmer_Jeep
17/06/2009, 17:21
Outra, já tentei colocar freio de mao c/ disco do kadett no cardan e nao deu certo.

Já instalei em duas viaturas aqui e funciona perfeitamente desde 2005.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=80348#post80348

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=453275#post453275

[]'s

Sergioporto
17/06/2009, 17:34
Grande Elmer
Nao disse que nao funcionava, só que eu mesmo instalei e nao sei qual burrada que fiz, entao p/ falta de tempo e como usava conjunto de freio de mao do paralelo, comprei original e tchau incomodaçao ,agora se esquecer ele puxado arranca as lonas fora porisso coloquei alarme sonoro bem nos ouvidos p/ nao esquecer eheheh.

maxdelta
17/06/2009, 17:41
Maxdelta, eu acredito que kit sbd vá resolver na traseira pois nao "agarra" tanto como o original Varga porque achar válvula equalizadora é um parada,mas já tirando tambor c/ lonas é um alivio pois toda hora é regulagem travada, cilindro travado e o artista que fez aquela passagem p/ regulagem inferior tinha a mae lá voces sabem onde.Freio traseiro é somente p/ manter a trajetória nao p/ travar rodas sem necessidade.Outra, já tentei colocar freio de mao c/ disco do kadett no cardan e nao deu certo.Se voce tiver conjunto original,cola e rebita lonas nos patins, tira pinos que prendem sapatas ao espelho e coloca parafusos c/ contraporcas, alarme sonoro juntamente c/ lampada e acabou-se problema!

Hehe vou falar pro freio, por favor não trave! O problema é o seguinte a valvula vai diminuir a frenagem? Vai! Vai impedir que o freio trave? Provavelmente não! PQ? o peso da band atrás é extremamente inferior a dianteira! Mesmo que o deslocamento force a band pra trás o peso continuará a ser inferior, consequencia que o freio irá travar, e quando trava vai rodar, e se rodar não será muito diferente quando era original lona! Imagina a roda traseira travando antes que a dianteira tendo de freiar numa curva! Existe essa chance? Existe, pq? Por causa da diferença de peso entre a frente e a traseira. Acredito que a band tenha o peso de 1300 quilos na frente, 500 no meio, e 300 atrás, num freio que foi projetado pra travar, ele irá travar! No meu caso pode se dizer que a band tenha 1300 kg na frente 500 no meio e 350 atrás, pq o tanque trocou de lugar e tem mais capacidade! E o caso do 500 ter ficado no meio é devido ao meu peso:mrgreen:

Gambiarra, acho que não seria a palavra certa, seria atualização! Por isso vejo a necessidade de um freio que tem como projeto não travar com facilidade, ou então colocar um freio bem menor tipo das primeiras fiorinos!

E a band já vem com valvula equalizadora, mas se vc for ver o burrinho dos tambores verá que o freio dianteiro original possui um burrinho bem maior! Sinal que o tambor traseiro mesmo com a valvula equalizadora poderia ter a chance de travar, então o freio traseiro tem de possuir menos capacidade! Quem tem moto, freia a traseira com a mesma intensidade e depois que sair do hospital fala como foi a experiência!:twisted:

Só opnião! Mas se eu tivesse pneu 33" pensaria tb em colocar freio pneumático!

Elmer a sua modificação no freio no cardã, eu até tinha imprimido as fotos! É do mesmo jeito que eu vou usar! No caso vc usou a pinça do kadett?

[]'s

elmestizo
17/06/2009, 17:48
Allan

Aqui no Rio, o melhor preço que achei para o kit original Vargas foi na ToyoRio (Caxias) por R$ 1.250

Toyo-Rio Peças (Mario) Rua General Dionisio 547 loja A (Caxias): 2671-1488

Porém, dizem que em SP encontra-se o mesmo kit por R$ 900. Resta saber se esse dado é fato ou ficção, mas certamente é mais barato que no Rio. Bom, tem que incluir o frete na equação...




Chico,

é fato, tanto que comprei um lote de pinças a um bom preço. Vendo o kit completo anunciado no forum por R$1.000,00 se conseguirmos fechar um grupo dá pra melhorar o preço.

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57971

Abrass

Francisco Bicalho
17/06/2009, 18:34
Oi LM

Mas você não postou que a combinação Vargas/F + SBD/T é a melhor? Queria um depoimento seu sobre a instalação do kit da SBD no eixo traseiro. Tem que esmerilhar as pinças?

Ja tenho Vargas na frente, e o kit da SBD pronto para o eixo traseiro, mas meu mecânico botou uma pulga atrás da minha orelha, e fiquei na dúvida.

Obrigado;
Chico

elmestizo
17/06/2009, 19:25
Ops...

Em questões de frenagem, sim eu acho a melhor.

O que me assusta no SBD é a questão da pecas de reposiçao.. já vi nego ficar com a viatura parada quase 1 mes por conta de um disco de freio.

Na minha atual, disco nas 4 original.

Qto a qualidade do sbd, sim é questionavel, depende do lote.. ja peças bem feitas e outras bem ruins... qto a esmirilhas pinça, ACHO que depende da roda.

Sds,
LM

maxdelta
17/06/2009, 19:53
Ops...

Em questões de frenagem, sim eu acho a melhor.

O que me assusta no SBD é a questão da pecas de reposiçao.. já vi nego ficar com a viatura parada quase 1 mes por conta de um disco de freio.

Na minha atual, disco nas 4 original.

Qto a qualidade do sbd, sim é questionavel, depende do lote.. ja peças bem feitas e outras bem ruins... qto a esmirilhas pinça, ACHO que depende da roda.

Sds,
LM

Quanto ao suporte de disco parece que não quebra é ferro fundido! Talvez com impacto direto de frente, acho que nem o suporte original iria aguentar, quanto a pinça tem em qualquer ferro-velho, depois que eu comprei me ofereceram 2! E quanto ao disco, não é o duplo ventilado de toyota, mas tb achei numa loja que nem especializada em toyota era, não sei se a vargas fabricou esse disco pra toyota, mas fabricou o disco pra gm, então quando eu precisar do disco de freio que entre na pinça da kombi, com a furação da toyota, vou comprar o disco da GM, que é da D-20, que é o q veio junto com meu kit sbd que entra perfeitamente na band!

Mas se houve algum kit com problema antes eu não sei, ou então é falta de informação! Pois a pessoa podia procurar o disco ventilado da toyota que não cabe, porém agora que sabe é só pedi o disco solido da d-20!

Mas nada como ter tudo original! Mas na falta de recurso! Não tenho do que reclamar do sbd freia melhor que o tambor, então tá bom! Agora só falta eu achar a pinça do kadett barata, já achei a pinça, mas por $240 cada, pelo menos quero achar por 240 as três! A pinça do kadett entra no disco sólido do sbd, essa semana se eu conseguir um tempinho de tarde vou num ferro velho vê se a do Tipo tem a mesma espessura, pq acho q o cara vende esta pinça barata! Sabem me dizer se a pinça do Tipo que eu acho que é mesma do Tempra vem com freio estacionário? Quero fazer um freio seletivo tipo gurgel, até eu consegui recursos pra colocar um eixo flutuante com bloqueio total!

elmestizo boa sorte na venda! Pra eu colocar Vargas agora só falta o disco e o suporte da pinça! Que eu já consegui só falta pegar e pagar!

Valeu!

guilhermeabreu
17/06/2009, 20:41
AÊ PESSOAL ATENÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em matéria de freio deixando a modestia de lado sou catedrático , gosto de MUITA SEGURANÇA nossa vida não tem preço , sou pé pesado e sou médico e trabalho em PU , vejo como as pessoas chegam em acidentes , ISOLA . Mas vamos lá :

Tive uma BAND que tinha freio a lona na dianteira e traseira , coloquei na frente o SBD ( uma bosta , não parava a BAND ) aí coloquei o freio a disco duplo ventilado VARGA na frente e lona na traseira ficou bom , mas melhorei mais ainda colocando disco na traseira , já tem bastante tempo que não me lembro qual foi , mas não travava as rodas traseiras . Se bobeasse vasava pelo vidro , arrastava as 4 rodas juntas sem mudar a trajetória .

OBS : O FREIO TRASEIRO DE QQUER CARRO TEM QUE TER UMA EFICIENCIA MENOR DO QUE O DIANTEIRO PELOS MOTIVOS JÁ EXPOSTOS AQUI , SENÃO IRÁ SEMPRE TRAVAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO SE OS FREIOS FOREM IGUAIS .

HOJE TENHO UM ENGESA que veio original com freio de KOMBI na frente e lona na traseira , coloquei um motor MWM 2.8 turbo/intercooler , DAÍ TENHO QUE TER FREIO BOM e não tinha , COLOQUEI FREIO A DISCO VENTILADO VARGA DA BAND NA FRENTE , e lona na traseira , ficava igual a BAND co m lona na traseira : QDO FREAVA MUDAVA A TRAJETÓRIA ALEATORIAMENTE .

Coloquei disco sólido do ENGESA na traseira com pinças do TEMPRA=KADETT=GOLF com freio de mão a cabo , RESULTADO : qdo fiz uma trilha com bastante lama no sabado foi beleza , no domingo e na 2ªf ouvia um chiado na traseira , achava que era lama na pinça , na semana seguinte fui verificar , as pastilhas haviam acabado e acabou com o disco tb , PUTSGRILA , que merda , prejú na certa , pensei o que poderia ter acontecido de errado , mas não decobri , recoloquei disco novo e pastilhas novas , no PRÓXIMO FIM DE SEMANA fiz outra trilha e na 2ªf fui verificar o estado das pastilhas , AS PASTILHAS HAVIAM ACABADO EM UMA ÚNICA TRILHA , aí comprei pastilhas novas e troquei e não fiz trilhas mais e andando só em asfalto fui ver qto duravam , RESULTADO : com 3.000 km rodados , apenas 3.000 km rodados as pastilhas acabaram .

RESUMINDO A ESTÓRIA :

NÃO RECOMENDO A COLOCAR PINÇAS DE TEMPRA=KADETT=GOLF NA TRASEIRA DE BAND E QQUER OUTRO 4X4 .

O QUE FIZ :

COLOQUEI DISCOS VENTILADOS , CAVALETES DE PINÇAS E PINÇAS VARGA DA BAND NA TRASEIRA DO MEU ENGESA IGUAIS AS DIANTEIRAS , E FIQUEI SÓ COM UM PROBLEMA .

Por serem pinças iguais de mesma dimensão , LÓGICO que ficou travando as rodas traseiras primeiro PELOS MOTIVOS JÁ EXPOSTOS , mas foi resolvido , como ?

Foi resolvido da seguinte maneira :

O ENGESA vem com uma válvula equalizadora de fábrica como as BANDS , só que o do ENGESA é de zero bar QUE É A VÁLVULA EQUALIZADORA NACIONAL COM MAIOR PODER DE DIMINUIR O FLUXO DE ÓLEO PARA A TRASEIRA , a da BAND , não sei de qtos bar são , talvez seja de zero bar tb , as da paratí e outros carros são de 15 bar , 40 bar 45 bar qto maior o número , MENOR É O PODER de diminuir o fluxo de óleo .

O QUE FIZ ?

Ví aqui no forum que existe uma VALVULA EQUALIZADORA americana da marca SUMMIT que tem regulagem da passagem do óleo , e comprei e instalei , RESULTADO : ela com toda a abertura para diminuír o máximo o fluxo de óleo , AINDA TRAVAVA AS RODAS TRASEIRAS .

PUTS , o que vou fazer ?

Bolei em colocar , ou melhor RECOLOCAR A VÁLVULA ORIGINAL NO LUGAR E COLOCAR A SUMMIT LOGO A SEGUIR EM SÉRIE , BIMBA : melhorou muito , MAS AINDA ASSIM TRAVAVA AS RODAS TRASEIRAS , mas aí eu já tinha MATADO A CHARADA , fui numa autopeças e comprei outra válvula que eles chamaram de PROPORCIONADORA , aquela que vai lá em baixo no chassi imediatamente antes da divisão do caninho de óleo para as duas rodas traseiras e coloquei lá , NOSSA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ESTOU USANDO ASSIM : COM UMA VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE QUE VAI PARA A TRASEIRA + A VÁLVULA SUMMIT LOGO A SEGUIR + A VALVULA PROPORCIONADORA LÁ EM BAIXO FIXADA NO EIXO TRASEIRO IMEDIATAMENTE ANTES DA BIFURCA~ÇÃO DO CANINHO PARA CADA RODA .

RESULTADO :

Ainda no limite máximo de pisar no freio com muitíssima violencia , AINDA ARRASTA MUITO POUCO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO SEM MUDAR A TRAJETÓRIA DO CARRO QDO O ENGESA ESTA VAZIO , QDO TEM 3 PESSOAS NÃO ARRASTA A TRASEIRA PRIMEIRO NÃO , LOGO ESTA FALTANDO MUITO POUCO PARA EU CHEGAR AO IDEAL .

PARA QUE DEIXE DE ARRASTAR COMPLETAMENTE AS RODAS TRASEIRAS TENHO CERTEZA QUE SE EU COLOCAR MAIS UMA VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL EM SÉRIE IRÁ RESOLVER DEFINITIVAMENTE ESTE PROBLEMA DE ARRASTAR AS RODAS TRAASEIRAS PRIMEIRO .

RESUMINDO TUDO :

ACONSELHO A TODOS OS TOYOTEIROS , ENGESEIROS E CAMPEIROS , A COLOCAREM FREIO A DISCO VENTILADO VARGA DA BAND NAS 4 RODAS DAS SUAS VIATURAS , E COLOCAR VÁLVULAS EQUALIZADORAS ORIGINAIS O NÚMERO QUE FOR SUFICIENTE PARA QUE NÃO HAJA TRAVAMENTO DAS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , não precisa de comprar esta americana SUMMIT NÃO , coloca só várias originais em série , aí é só ír pro abraço , depois que fiz ísto não tive e não mexí mais em freio , nem parece que meu ENGESA tem freio , só em pensar ele já esta parando , CONCORDANDO plenamente com o FE JIPEIRO que tem este conjunto na dele tb , MUITA SEGURANÇA NAS FRENAGENS E BAIXÍSSIMA MANUTENÇÃO .

As vávulas equalizadoras originais de ZERO BAR são da marca ATE que custam em torno de R$40,00 cada .

Espero em ter ajudado , e qquer coisa estou aqui a disposição para algumas dúvidas .

ABRAÇÃO A TODOS

estyvybeykr
17/06/2009, 21:36
Guilherme falou tudo , não preciso falar mais nada e ainda assino em baixo e pronto.

maxdelta
17/06/2009, 23:42
Guilherme vc colocou qual afinal? Do tempra? do kadett? ou do golf?

Provavelmente o desgaste prematuro das pastilhas foi devido ao disco ser mais largo que o buraco destinado a passagem do disco, então o seu carro andava "freiando". Normalmente a gente tenta abrir um pouco mais ou tenta dar um passe no disco! No meu SBD teve que dá um passe, senão a toyota viveria freiando o disco dianteiro. Isso é um procedimento normal afinal o disco não foi projetado pra pinça em questão! Com o SBD o freio melhorou 50%, acho que a porcentagem de melhora só não foi maior pq já dirigi bands com freio original vargas ventilados, então a idéia que o freio poderia ficar perfeito foi logo anulada, se nunca tivesse dirigido uma band assim, provavelmente eu ficaria super satisfeito só com o sbd!

Se a instalação de todos os seus freios foi no mesmo mecânico, provavelmente esse tb pode ser a idéia do freio SBD ter sido tão ruim na tua band, ele ficava superaquecido por andar "freiando", quando vc precisava o disco estava superaquecido e então pedia a eficiência da frenagem! Não é todos os meca que gostam de dar um passe num disco novo!

Me fala ae qual foi a pinça traseira q vc usou pq aí eu tiro a conclusão da pinça que o "buraco é pequeno demais".

Um amigo instalou no willys dele a de kadett e colocou o sistema do gurgel! Em relação ao freio original do willys melhorou 1000%! Mas band é band! Então tem que ser algo mais planejado! E como vc disse o seu sistema ainda não está 100%, mesmo com 3 valvulas, tenho medo de que meu freio fique parecido com certo projeto de jipe nacional que vinha várias válvulas equalizadoras e o freio era uma merda. Eu já quero deixar minha band 100%, e como raramente carrego alguém atrás, não posso dar o luxo do freio traseiro travar!

Já notaram que band só possuem 3 problemas: Freio, direção e embreagem! Incrível!

Valeu!

guilhermeabreu
18/06/2009, 01:04
AMIGO MAXDELTA


PUTS!@#$%¨&*()GRILA , vc viu o tamanho da minha explicação , ficou enorme , não deu para descrever totdos os detalhes , mas eu sou MUITO CHATO E GOSTO DAS COISAS MUITÍSSIMO BEM FEITAS , NÃO FAÇO GAMBIARRA A DOIDADO , FAÇO SEMPRE COM CONHECIMENTO TÉCNICO . LOGO :

Qdo citei que coloquei o disco do ENGESA na traseira com pinças do TEMPRA QUE É IGUAL ( = ) AO DO KADETT QUE É IGUAL ( = ) AO DO GOLF , EU DEI PASSE NO DISCO PARA FICAR COM A MESMA ESPESSURA DO DISCO DO TEMPRA , LOGO O FREIO TRASEIRO NÃO FICOU FREANDO SOZINHO NÃO , E A CONCLUSÃO QUE CHEGUEI É QUE AS PINÇAS DESTES CARROS CITADOS SÃO " SUBDIMENCIONADAS PARA A FINALIDADE NOSSA QUE É FREIO A DISCO TRASEIRO EM BAND , ENGESA E CAMPER , E AS PASTILHAS ACABARAM RÁPIDO POR CAUSA DO TAMANHO " ÍNFIMO DELA " QUE PARA O TEMPRA ESTA BOM , MAS PARA A BAND/ENGESA/CAMPER FICOU PARECENDO PINÇAS DE CARRINHO DE BRINQUEDO , POR ÍSTO QUE ACABARAM RÁPIDO , NÃO FOI PQ FOI MAL INSTALADO .

E com relação ao freio a disco dianteiro que inicialmente eu coloquei na BAND qdo tive foi o SBD que com as pinças de KOMBI , TB FICARAM SUBDIMENCIONADA PARA A BAND E A MINHA BAND NÃO PARAVA QDO EU PRECISAVA DE FREAR MAIS BRUSCAMENTE , POR ÍSTO QUE EU TROQUEI PELOS DISCOS E PINÇAS ORIGINAIS BAND QUE SÃO DA MARCA VARGA .

E NO MEU CASO ATUAL QUE TENHO UM ENGESA , ELE ESTA COM FREIOS A DISCO ORIGINAIS DA BAND NAS 4 RODAS , E É O QUE RECOMENDO A TODOS , E O PROBLEMA DE ARRSATAR AS RODAS TRASEIRAS " É MUITO SIMPLES DE RESOLVER , E RESOLVE APENAS COLOCANDO VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , QUE NO MEU CASO ESTOU COM 3 EM SÉRIE , E DISSEAINDA QUE ATUALMENTE ESTA 99% DO QUE DEVERIA FALTANDO APENAS COLOCAR MAIS UMA VÁLVULA EQUALIZADORA EM SÉRIE PARA QUE ELE FREIE AS 4 RODAS JUNTAS , mas estou com preguiça pq do jeito que esta funciona tranquilo dentro de um padrão de segurança muito grande , 1.000.000 de vezes melhor do que era e do que se fosse um SBD . o freio do seu amigo , melhorou 1.000 vezes , o meu melhorou 1.000.000 de vezes mais , sendo melhor 1.000 vezes mais do que a do seu amigo .

O freio SBD na frente da BAND/ENGESA/CAMPER e o do KADETT na traseira , eles perdem eficiencia por superaquecimento como vc falou SIMPLESMENTE PQ SÃO PEQUENOS DEMAIS PARA O ESFORÇO FEITO PELOS MESMOS , LOGO : NÃO DÃO CONTA DO RECADO . Eu já passei por estes dissabores e não gostaria que vcs passassem pelo mesmo que passei e GASTEI GRANA A TOA achando que estava fazendo o melhor , mas NÃO ERA O MELHOR , mas se tem alguem aqui que quer fazer estas adaptações que eu fiz E QUE NÃO DEU CERTO e achar que esta bom eu vou respeitar , VÃO EM FRENTE . Só estou aqui para ajudar e não criar polemica , FRISANDO SEMPRE QUE : EU SEMPRE GOSTO DO MELHOR E MAIS SEGURO , MESMO QUE SEJA UM POUCO MAIS CARO , POIS NOSSAS VIDAS NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE POR ELAS .

FINALIZANDO É POR ÍSTO QUE RECOMENDO EM :

COLOCAR FREIO A DISCO VENTILADO ORIGINAIS VARGA DAS BANDS NAS 4 RODAS DAS TOYOTAS BANDEIRANTES/ENGESAS/CAMPER .

Qquer coisa diferente disto pra mim não ficaria tão bom qto este conjunto que tem no meu ENGESA hoje , que poderia ser numa BAND ou numa CAMPER ou em outro 4x4 deste porte .

Não concordo com vc que as 3 coisas ruins da BAND são os freios , a direção e a embreagem . Qdo tive a BAND como falei a minha era da geração que tinha freio a lona , as mais novas vieram com feioa disco ventilado na frente , ( EXCELENTES ) , a direção da minha era hidráulica de fábrica ( EXCELENTE ) e a embreagem , nunca troquei nada dela e usei por 4 anos .

Hoje meu ENGESA tem freio a disco nas 4 rodas da BAND , embreagem hidráulica da BAND , cilindro mestre do freio da BAND , hidrovácuo da BAND .

Para vc ver , o FE JIPEIRO tem este conjunto no carro dele e tem mais outro respaldo do ESTYVYBEYKR desta configuração de freio neste 4x4 citados por mim que são as BANDS/ENGESAS/CAMPERS

Para mim a BAND só tem 2 defeitos para o uso que eu faço que são :

1 - Motor muito pesado o OM314 e o OM364 já o 14B sou fã

2 - Feixe molas , que fazem ela ser muito dura , se fosse de molas helicoidais , não teria outro 4x4 melhor

ESTA É MINHA OPINIÃO E PARA MEU USO . MAS A BAND FOI FEITA NA REALIDADE PARA TRABALHOS PESADOS OU MELHOR PESADÍSSIMOS E NÃO QUEBRAR . POR ÍSTO ELA É TÃO BRUTA COMO É DE FÁBRICA .

ABRAÇÃO

Sergioporto
18/06/2009, 09:02
Guillherme voce lembra de qual veículo é a valvula proporcionadora que voce colocou? Deve ser isto que esta faltando na minha toy, pois tenho a equalizadora na saida do cilindro, por pedal estar um pouco baixo coloquei aquela que vem original na toy que é uma espécie de válvula de retençao, nao sei nome correto que serve p/ manter uma certa pressao no circuito sem muito retorno p/ cilindro mas notei que estava segurando um pouco do freio traseiro, entao retirei e pedal volta 'a ficar baixo. To ficando invocado mas c/ ajuda do pessoal deste forum eu acerto minha branquela!!

Fe_jipeiro
18/06/2009, 10:00
Fala Dr. Guilherme !!

Falou tudo !! Muito bem explicado !! :concordo:

Abs...

Elmer_Jeep
18/06/2009, 11:02
Bom, vou falar o que ja falei em outro topico sobre o assunto:

Meu ex CJ5 e a F75 do meu pai ambos com motor 14B e cambio 5m possuem sistema à disco da band-varga nas 4 rodas, o cilindro mestre e o servo são varga também das bands 97 em diante(servo de maior diametro). Nunca tive problemas de frenagem e o cilindro mestre tem uma valvula original onde conecta o tubo que vai pro freio trazeiro.

As viaturas não tem nada mais alem disso e o freio funciona muitíssimo bem. O freio de estacionamento originalmente no cardan foi transformado p/ sistema à disco também, utilizando uma pinça do kadett somente com o acionamento mecanico (via cabo).


Sem desmerecer as explicações da pagina anterior dadas pelo vovô Guilherme que pelo jeito fez vários testes de campo até chegar ao resultado desejado. Mas pra mim, quanto mais simplicidade na montagem do sistema, melhor.

[]'s

Sergioporto
18/06/2009, 11:33
Olá Elmer
Como experiencia de varios aqui no forum é grande,conheço muito da mecanica diesel pesada, tratores esteiras etc..., nao caminhoes ou veículos menores, quem faz serviço na minha Toy sou eu, só uma pequena pergunta:Alem do servo freio maior haverá alguuma diferença no cilindro mestre de 92 em diante?

Elmer_Jeep
18/06/2009, 14:53
Olá Elmer
Como experiencia de varios aqui no forum é grande,conheço muito da mecanica diesel pesada, tratores esteiras etc..., nao caminhoes ou veículos menores, quem faz serviço na minha Toy sou eu, só uma pequena pergunta:Alem do servo freio maior haverá alguuma diferença no cilindro mestre de 92 em diante?

Sergio, quanto ao cilindro mestre não sei informar.

[]'s

maxdelta
18/06/2009, 15:15
Obrigado! Vou aceitar sua sujestão! O melhor é quando é bem explicado! :mrgreen: Ficou quanto tempo escrevendo? 1 da manhã, o post, apesar que médico não dorme mesmo! Outro motivo é pq eu não achei ainda as pinças baratas. Vou tentar com o que eu tenho! Vargas e SBD! Minha intenção inicial, pois peguei o sbd quando tava ruim de $$$ e depois comprei as pinças com um amigo forista!

Mas a do cardã com certeza!

Uma dúvida: Guilherme vc disse que a valvula regularizadora de pressão da band é a melhor? Se for então é melhor colocar 2 valvulas de band consecutivas! Ou 3? Isso deve ser dificil de conseguir! Mas eu consigo nem que eu ...!

Mas de qualquer forma só pra setembro mesmo! Vou instalar tudo de uma vez, freios; guincho; ar condicionado; vou trocar a bateria de lugar, achei um lugazinho bom pra ela e não vai atrapalhar e vai ser mais fácil de tirar tb se for preciso!

E no meu caso a band só dá problema nesses 3: Freio, embreagem e direção, direção parou um pouco, e eu tb não to ligando! Embreagem só os cilindros, mas descobri que o mecanico antigo trocava o reparo e cobrava como peça, e o freio, que até ano passado era lona! Na traseira mesmo sendo lona não afeta muito pois só representa 25% da frenagem! Tive que isolar um dos freios, e to sem saco desde do inicio do ano de trocar o burrinho do freio, então tá lá isolado, quando eu colocar o disco vai resolver por enquanto!

Motor pesado fazer oq né! Mas não largo o MB, que só abriu uma vez pra trocas as juntas! O feixe de molas é algo a calcular to pensando em colocar ou mola pneumática ou mola espiral, até setembro eu vejo!

Bem Francisco pra nós acho que foi solucionado né, é só encher de valvula equalizadora!

Valeu!

guilhermeabreu
19/06/2009, 16:18
ELMER JEEP

Sem desmerecer as explicações da pagina anterior dadas pelo vovô Guilherme que pelo jeito fez vários testes de campo até chegar ao resultado desejado. Mas pra mim, quanto mais simplicidade na montagem do sistema, melhor.

Caro amigo ELMER , o RODRIGO CAMPER já me chama de vovô e eu já o adpotei como neto , agora vem vc tb me chamando de vovô , o RODRIGO CAMPER conhecí em IBITIPOCA , é um baita de um homem mais alto do que eu 1,80m , agora vou ter outro neto aqui ? Vou ter que ír aí te batizar tb ?

Mas qdo vc citou as palavras acima , concordo plenamente , e no meu caso : O MEU FOI MONTADO DA MANEIRA MAIS SIMPLES E ORIGINAL POSSÍVEL , não tem gambiarra não , só que ao usar ví que as coisas que havia colocado sem CÁLCULO DE ENGENHARIA , foi por ACERTO/ERRO mesmo e cheguei a este consenso final de EXCELENCIA NO FREIO DE MEU ENGESA QUE PODERIA SER DE UMA BAND , CAMPER OU OUTRO 4X4 DESTE PORTE QQUER , mas a montagem foi da forma mais simples possível .

Outra coisa ELMER : física é física e não tem como as leis físicas mudarem , sinceramente e com todo o respeito , não tem como os jipes de vcs que tem freio a disco da BAND nas 4 rodas e ter apenas 1 válvula equalidadora original colocada e o freio não travar as rodas traseiras primeiro pq TODOS OS CARROS FABRICADOS NO MUNDO INTEIRO TEM OS FREIOS TRASEIROS MENOS DIMENSIONADOS DO QUE OS DIANTEIROS PELOS MOTIVOS DOS FENOMENOS FÍSICOS JÁ EXPOSTOS EXAUSTIVAMENTE NESTE TÓPICO , 2+ 2 SERÁ = A 4 ATÉ OS FINS DESTE MUNDO , ESTA LEI NUNCA SERÁ ALTERADA , assim como os fenomenos físicos da frenagem de um carro , me desculpe por reafirmar esta discordia de sua fala .

MAXDELTA

Realmente médico dorme pouco , por ísto envelhece rápido , mas vamos lá :
Aqui em Campos tem uma loja TOYOMAR tem fone no início do tópico que tem preços bons , a pinça esta por R$460,00 o par , o disco por R$120,00 o par , O cubo dianteiro R$168,00 o par , O suporte da pinça R$270,00 o par a manga de eixo R$ 216,00 o par .

Disse que coloquei a válvula equalizadora do ENGESA que é de zero bar QUE É A QUE TEM MAIOR PODER DE DIMINUIR A PASSAGEM DE ÓLEO E ACHAVA QUE A DA BAND DEVE SER IGUAL , mas é fácil de encontrar em qquer loja de autopeças , esta válvula é do fabricante ATE , é só pedir VÁLVULA EQUALIZADORA DE FREIO DE ZERO BAR e pronto , se eles perguntarem de qual carro é , é só falar que é para BAND OU ENGESA , custa em torno de R$40,00 cada , E A QUANTIDADE DE VÁVULAS EM SÉRIE NESCESSÁRIA PARA QUE O FREIO FIQUE BOM É VC QUE VERÁ A MEDIDA QUE FOR COLOCANDO , como disse , o meu esta com 3 em série . Não existe válvula equalizadora melhor ou pior , existe sim válvula equalizadora que bloqueia mais ou menos óleo , e depende de qual aerá o uso dela , por exemplo a do ENGESA original tem um poder de bloquear a passagem do óleo maior do que uma da PARATÍ , e assim vai , como a nescessidade é de bloquear o máximo que pode , por ísto usei a do ENGESA pq no MEU CASO USEI FREIO A DISCO IGUAIS DA BAND NA FRENTE E ATRAS , e na traseira teria que ter um feio MENOS EFICIENTE , aMAS EU OPTEI POR ESTES PQ ELES SÃO BEM BRUTOS E RESISTENTES , E ESTE FOI O ÚNICO RECURSO POSSÍVEL PARA CORRIGIR ESTE PROBLEMA DE ARRSATAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , GASTEI UM POUCO MAIS , MAS EM COMPENSAÇÃO ESTOU MUITÍSSIMO SATISFEITO E TÃO CADO NÃO GASTAREI MAIS DINHEIRO EM CONSERTAR FREIO E/OU TER FREIO QUE NÃO FREIA E/OU FREIO QUE DESGOVERNA O JIPE , O MEU ENGESA " NÃO MUDA MAIS A TRAJETÓRIA QDO FREIO MESMO FREANDO COM MUITA VIOLENCIA .

Agora vc colocar molas helocoidais na sua BAND , NOSSA SENHORA vai virar um automóvel da tão confortável que ficará .

SERGIOPORTO

A válvula equalidadora que coloquei foi a mesma que vem nos ENGESAS que é a ATE de zero bar , que tb cabe na BAND , pq o meu cilindro mestre do freio eu coloquei o da BAND , juntamente com o hidrovácuo da BAND . Fácil de achar e barato tb .

ABRAÇÃO A TODOS

rcandiago
22/06/2009, 10:40
Senhores
Na minha ex-band coloquei a valvula do opala 6cil com freio a disco na traseira. Não sei a especificação, mas meu mecanico se informou e disse que das ATE (marca) era a que mais restringia a frenagem atrás. Usava varga na dianteira e sbd na traseira.
Abraços, Rafael
Ex-band 88 longa (vendida em 14/06)
Hilux sr5 2000

Sergioporto
22/06/2009, 14:59
consegui acertar o freio, o artista aqui tinha colocado a válvula equalizadora na saída do cilindro e não lá atras nas divisoes dos canos p/ cada roda.Coloquei válvula que acompanha cilindro original e beleza!! Freia sem arrastar rodas, freio que se pisar p/ valer sai p/ parabrisa, pedal numa altura boa sem estar enforcado.Valeu pelas dicas pessoal.Abraços

igorpatrao
24/06/2009, 14:19
Pessoal,

Gostaria de uma ajuda de vocês, pois estou precisando(faz tempo :-|) colocar freio a disco na dianteira da Band, porém agora decidi colocar, gostaria de saber onde posso encontrar para comprar pela net, o kit seria com a pinça Varga, ou seja, um kit de freio a disco original toyota bandeirante.

Agradeço a atenção de todos!!:concordo:

Abraços,

Guiga Tostes
24/06/2009, 15:00
Pessoal,

Gostaria de uma ajuda de vocês, pois estou precisando(faz tempo :-|) colocar freio a disco na dianteira da Band, porém agora decidi colocar, gostaria de saber onde posso encontrar para comprar pela net, o kit seria com a pinça Varga, ou seja, um kit de freio a disco original toyota bandeirante.

Agradeço a atenção de todos!!:concordo:

Abraços,

Igor, o freio original das Band usam pinça Varga.

Para cotaçoes entre em contato com:

www.planetoffroad.com.br (http://www.planetoffroad.com.br) (aqui se vc pechinchar consegue por menos de R$1mil o kit completo Varga)

www.toyomax.com.br (http://www.toyomax.com.br)

ou se preferir alguma do Rio existem boas lojas em Friburgo.

Abrs

maxdelta
24/06/2009, 16:28
Igor já q vc tá em Campos procure a Toyomar, loja que o companheiro forista Guilherme Abreu recomendou no forum em outro tópico falando justamente sobre isso freio a disco. Apesar dele ter um engesa, tal engesa possui a mecânica da toyband!

Se quiser informações do tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4126&page=9

onduty
24/06/2009, 20:22
Tbm no site www.tracaomania.com.br

Bom atendimento e bom preço, eu recomendo...


Valeu

igorpatrao
25/06/2009, 06:43
Guiga e Onduty,

Obrigado pelas informações.

Max,

Conheço o Marquinho da Toyomar aqui em Campos e sempre compro lá também, na realidade eu abri esse tópico, para ver se alguem de vocês conheciam alguma outra loja que vendesse o kit original e que batesse o preço da Toyomar, visto que se não estou enganado está a R$920,00 o kit completo, ou seja, o preço já está muito bom, portanto estou vendo que vou comprar com Marquinho mesmo, lá pelo menos eu consigo ver o kit ao vivo para comprovar.

Agradeço a todos,

Abraços,

veterinario
25/06/2009, 12:45
Dá para colocar duas pinças de cada lado na frente, com sistema original, bastando adaptar o suporte. fica freiando muito. Vi isso numa band cabine dupla, que por ser bem mais pesada e longa sofria com os freios. O colega pôs disco a trás também, com 1 pinça de cada lado e válvula equalizadora.

Francisco Bicalho
25/06/2009, 15:26
O Rodrigo Moraes do grupo Toyoteiros tem um Bandeirante muito interessante, com um sistema com pinças duplas nas rodas dianteiras.

Deve parar até A 380

Elmer_Jeep
25/06/2009, 16:10
Fiz um sistema assim com todas as peças do kit varga mas não cheguei à utilizar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72083&d=1169951614

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72084&d=1169951708

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72706&d=1170506481

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72707&d=1170506589

[]'s devidamente freiados

maxdelta
25/06/2009, 16:37
Guiga e Onduty,

Obrigado pelas informações.

Max,

Conheço o Marquinho da Toyomar aqui em Campos e sempre compro lá também, na realidade eu abri esse tópico, para ver se alguem de vocês conheciam alguma outra loja que vendesse o kit original e que batesse o preço da Toyomar, visto que se não estou enganado está a R$920,00 o kit completo, ou seja, o preço já está muito bom, portanto estou vendo que vou comprar com Marquinho mesmo, lá pelo menos eu consigo ver o kit ao vivo para comprovar.

Agradeço a todos,

Abraços,
Se for o kit vargas está excelente o preço, se eu soubesse que em campos tinha um preço do kit vargas neste preço nunca tinha comprado o sbd!

Aqui o kit vargas estava em torno de R$1200, cotado exatamente quando comprei o sbd, que ficou por R$900, veja vc vai pegar o kit vargas, com o preço do sbd em São Paulo! Depois o preço diminuiu, mas aí eu já tinha comprado o sbd!

O preço tá ótimo! Acho que deve ter diferença tb no disco, tem o disco original vargas e o paralelo, a diferença acho que é 30 reais cada disco!

Pra eu instalar o freio vargas na frente, agora só falta o suporte da pinça, os parafusos e o disco ventilado. Acredito que esta brincadeira fique em R$400 no máximo!

Boa sorte Igor!

veterinario
25/06/2009, 17:39
Fiz um sistema assim com todas as peças do kit varga mas não cheguei à utilizar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72083&d=1169951614

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72084&d=1169951708

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72706&d=1170506481

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=72707&d=1170506589

[]'s devidamente freiados

Elmer, esse sistema era com pinças duplas na frente e atrás? deve ter ficado show!

Porque vc não usou?

igorpatrao
26/06/2009, 07:26
Se for o kit vargas está excelente o preço, se eu soubesse que em campos tinha um preço do kit vargas neste preço nunca tinha comprado o sbd!

Aqui o kit vargas estava em torno de R$1200, cotado exatamente quando comprei o sbd, que ficou por R$900, veja vc vai pegar o kit vargas, com o preço do sbd em São Paulo! Depois o preço diminuiu, mas aí eu já tinha comprado o sbd!

O preço tá ótimo! Acho que deve ter diferença tb no disco, tem o disco original vargas e o paralelo, a diferença acho que é 30 reais cada disco!

Pra eu instalar o freio vargas na frente, agora só falta o suporte da pinça, os parafusos e o disco ventilado. Acredito que esta brincadeira fique em R$400 no máximo!

Boa sorte Igor!

Max,

Obrigado mais uma vez pela ajuda! Assim que tiver instalado o kit, posto umas fotos aqui!:concordo:

Abração,

Elmer_Jeep
26/06/2009, 09:26
Elmer, esse sistema era com pinças duplas na frente e atrás? deve ter ficado show!

Porque vc não usou?

Sim, as fotos são dos freios no eixo dianteiro e trazeiro band.

Reforçamos as carcaças(axle truss), fiz os high-steer, meu pai adaptou as duas pinças por roda, instalei espaçadores de 5cm, roda-livre da hilux, etc:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=130395&d=1217341815
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=81231&d=1178973865

mas o projeto foi arquivado pois consegui comprar um Dana 60 dianteiro e 70 trazeiro da F250 4x4 :twisted:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=146536&d=1228063557
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=145531&d=1227474863

Um amigo está construindo um CJ6 e disse que vai me comprar os eixos band, to pedindo 8mil pelos dois completos, com todas as modificações descritas acima.

[]'s

marceloosd
30/06/2009, 12:33
boa tarde amigo precisando eu tenho as pinças originais do fabricante varga um abraço.

BANDFILÉ-86 * C. FRIO-RJ
10/08/2009, 14:15
all:
Lá no site dos toyoteiros, o pessoal está falando em adaptação de pinças da s10. Parece que a furação é diferente, porém o desempenho é satisfatório. No meu caso também tenho uma band 86 curta com freio a disco original na dianteira e tambor na traseira. Já cheguei a travar as rodas para não destruir um chevete kamicase e não passei nehum susto.
Abraços:

Humberto rodriguez
band poderosa

a propósito, quem vai no encontro de tuoyoteiros em jacutinga? :dance:

fala meu xara de toyota, tambem tenho uma 86 curta, estou pra botar freio a disco na dianteira mas estou estudando, ja achei o kit por 860,00 mas tem uma loja aqui perto que o cara tem muitas peças tipo disco, pinça, etc ai queria saber de vc se é jogo comprar as peças separadas se vc souber tipo a s pinças é do... O disco é do carro tal ai eu iria ver se o cara tem sacou ele comprou esta loja com estoque grande de peças ai pensei nesta situaçao, ve o que podes me ajudar, valeu humberto !!!:d
ass. Paulinho bandfile