PDA

Ver Versão Completa : DH na Band



Chacal do Pantanal
19/07/2004, 10:25
Ola amigos,

Sei que é um assunto que já foi discutido (fiz a pesquisa), mas a discussão não era específica para a Toyota Band, portanto, pergunto aos caros que porventura fizeram adaptação de direção hidraulica nas BANDS, qual a direção utilizada, qual a mais fácil (fora a original) e se possível quais as modificações necessárias.

Desculpem-me por chegar pedindo tanto, mas estou pesquisando, para fazer o upgrade no Band nova. :oops:


[]´s

LucasPW
27/07/2004, 14:03
Pelo que andei lendo por aqui a da Silverado é uma boa opção, mas eu mesmo não tenho DH na minha band 86 e até o momento tenho dúvidas se realmente é fundamental.
No uso do dia-a-dia já me acostumei com a musculação nas horas de estacionar.
Eu gostaria de saber é se, nas trilhas, que é o que realmente importa, um bom amortecedor de direção não seria suficiente. Seria? Hoje o meu é o original, e eu acabo levando uns trancos no braço na trilha, já até aprendi a dirigir sem colocar o dedão dando a volta no volante para não acabar sem ele.
Se alguém souber aí me responder isso... fico no aguardo!

Abração!

Chacal do Pantanal
27/07/2004, 15:27
Lucas,

Na minha opinião, é uma questão de conforto, colocar um DH e (como farei no futuro) até um ar condicionado, pois pretendo fazer com que minha toyota seja o carro do dia a dia e nas trilhas é muito mais comodo curti-la com a DH.

[]´s

Wallace
27/07/2004, 17:21
Direção com assistencia hidraulica é um item de segurança como já foi descrito

Aurélio
27/07/2004, 17:24
Chacal,

Mais do que o indiscutível conforto, a direção hidráulica acarreta segurança na trilha, haja vista que numa erosão ou facão, quando as rodas viram bruscamente, o volante fica mais na mão, permitindo o controle da viatura o tempo todo.
Existem muitos casos de fratura nos dedos, problemas de entorse no pulso e contusão nas mãos por conta de situações como essa em que a viatura não tinha DH. Tá certo que há também a falta de observação da maneira correta de segurar o volante. Mas com a direção hidráulica, fica bem mais fácil segurar o volante quando ele tende a girar. :wink:

[]'s sempre TOYTEIROS

LucasPW
27/07/2004, 17:41
Entendi a importância da direção hidráulica e, inclusive, já coloquei na minha "pequena" lista de alterações futuras da viatura.
Só não ficou claro pra mim o seguinte:
Um bom amortecedor de direção não pode ser uma solução para os trancos das trilhas?

Abraço!

pedrogjr
25/01/2005, 18:45
Um amortecedor de direção não segura uma virada de pneu brusca, e não facilita colocar o pneu bem em cima daquela pedra em uma erosão filha da mãe de apertada.

Carrilo
12/02/2005, 10:46
Bom, já tô ligado aí que DH é fundamental, mas também gostaria de saber qual a mais facil para a adaptação?
Outra coisa que queria perguntar e se algúem puder me ajudar, é que eu fiz recentemente o balanceamento e alinhamento das rodas, melhorou muito a vibração no volante, aliás não existe mais vibração, porém uma coisa ainda continua, a roda direita dianteira (lado passageiro) custuma trepidar do nada e logo para, verifiquei os feixes de mola e percebi uma minima folga no jumelo, pode ser isso?

pedrogjr
12/02/2005, 13:22
Na minha opinião, a mais fácil é a original, mas custa + de R$ 1000,00 usada.
Depois a melhor vem a do opala, o braço pitman é bem em baixo, vc terá só que aumentar o comprimento dele. Para fixar, elimine a árvore de comando perto do para-chóque, coloque uma viga "U" no chassis e fáça um suporte para o parafuso superior. Assim vc terá DH sem o incômodo das eventuais folgas da árvore de comando.

Carrilo
12/02/2005, 22:15
Valeu pedrogjr! E qto ao problema da roda vibrar, vc tem conhecimento?

cristiano
12/02/2005, 23:12
eu acho que o amortecedor de direção é um conforto a mais para quem não tem direção hidráulica... vale a pena, porque a adaptação não é cara...

vai no botão de pesquisa e bota amortecedor de direção que tem um tópico falando disso...

joaquim
12/02/2005, 23:37
Desculpem pela intromissão no asunto, mas quero ponderar algumas coisas:
Direção de Opala é para Opala.
Direção de Silverado é para Silverado.
A Band tem uma direção que é só instalar e usar - a ZF original para Band.
Direção é item de segurança, então se já teve um japonês fazendo os cálculos prá que inventar?
Umas das vantagens do Bandeirante é que ele não precisa de nenhuma adaptação, existe tudo disponível: Freio a disco, direção hidráulica, ar condicionado, eixo flutuante, câmbio de 5 marchas...
Eu era da opinião que direção hidráulica era luxo e mudei de idéia depois que instalei.
O carro fica "mais na mão" em todas as situações.

[ ]'s
Joaquim/SP
Band89

Carrilo
13/02/2005, 12:27
Valeu Joaquim !!
Mas é facil encontrar e o custo, ouvi dizer que uma Dh original Toyota não sai por menos de R$3.000,00.

joaquim
13/02/2005, 21:34
O valor da direção condiz com o valor do carro, então pode ser que esteja nesse preço.
Quando instalei a minha paguei $ 2.300,00 na Pomgar, autorizada ZF, mas isso tem uns três anos.

Joaquim/SP
Band89

elmestizo
14/02/2005, 09:54
Ops...

Em campinas, tem por 1900...recondicionada e com garantia de um ano.

sds
LM

Carrilo
14/02/2005, 10:01
Bom dia a todos !

Elmestizo, vc pome me pasr o endereço de onde encontrar a DH em Campinas.
Valeu pessoal!
Mas e sobre a trepidação, alguém sabe alguma coisa?

pedrogjr
14/02/2005, 12:22
Se eu colocar tudo original, não teria dinheiro para mais nada, a Toyota judia nos preços.
Como mensionei, tudo é uma questão de poder aquisitivo, a do opala dá conta do recado, eu uso a da S10, mas a do opala é mais fácil de encontrar.
CUSTO: caixa usada R$300,00, bomba uasada R$ 100,00, mangueiras R$ 80,00, adaptação em oficina de confiança R$ 300,00, correia R$20,00. TOTAL: R$800,00(compare).
Quanto ao "chimi", isto é, a trepidação, os principais vilões são: folga nos terminais de direção, nos grampos da mola, coxins de mola gastos,caixa de direção solta, pneu mal acentado na roda,roda torta, rolamentos do cubo gastos ou precisando de ajuste, *braço de direção dos cubos solto (cuidado). A folga no jumelo pode ser a causa sim, coxim estourado causa chimi (bate palma).

Carrilo
14/02/2005, 22:35
Boa noite galera!
Bom em primeiro lugar não preciso dizer que sou novato com 4X4.
Qto a trepidação que mencionei acima, tenho algumas novas suspeitas; - o jumelo dianteiro direito está um pouco inclinado para fora, isso poderia ocasionar a trepidação? Pois o traseiro direito também está, porém a roda de trás não trepida!

Carrilo
14/02/2005, 22:46
Boa noite pedrogjr !

Não tinha visto sua resposta, mas obrigado mais uma vez, acho que de tudo que vc falou uma coisa com certeza estará certa, pois também suspeito de rolamento e das buxas, mas gostaria que me explicasse melhor sobre: *braço de direção dos cubos solto (CUIDADO).

Ah, e achei uma caixa de opala por R$ 150,00, porém me disseram para colocar a de ômega, mas eu te pergunto: não é a mesma? A resposta foi que a do ômega é mais facil pra encontrar os reparos !! Tem haver ??

Carrilo
15/02/2005, 19:36
Consultei a Pomgar e fica em R$ 3600,00 DH com as peças todas novas, tá aí pra quem quiser, eu vou adaptar mesmo uma de opala.

pedrogjr
15/02/2005, 19:52
A barra de direção possui os terminais de direção, e estes são conectados ao cubo pelos braços que possuem 4 parafusos com arroelas cônicas nas bands mais novas e só pelos prisioneiros nas muito antigas, como é o caso da minha.
Neste "braço" se aloja o rolamento superior do cubo, se o braço se solta o rolamento também se solta, vc pode ficar sem direção. Já aconteceu comigo, sorte que eu estava parando, perdi 3 prisioneiros, hoje coloco contra porca em todos, e uso uma cola especial para travar os prisioneiros; mas isto é um defeito das toy muito antigas, a roela de pressão cônica dá conta do recado.
Quanto a caixa do ômega, se não me engano é a mesma dos opalas mais novos, deve servir.
Como disse, o preço da caixa original realmente é um disparate.

Carrilo
21/02/2005, 23:55
Olá Pessoal !!

Bom, aquele problema de trepidação na roda dianteira era mesmo a tal SHIMMY, alguém tem algo a dizer sobre a resolução deste problema.

Pelo que parece é só trocar os rolamentos e retentores (reparos), mas fiquei sabendo que existe um mancal, parece ser um tipo de rolamento mais reforçado próprio para uso em off-road.

cristiano
03/06/2005, 08:21
3600 ? :shock: :shock: :shock:

havoc
08/06/2005, 00:05
Pessoal achei a caixa do landau e da S10 pra botar na minha band. qual é a mais indicada das duas? qual é a mais reforçada e qual é a mais facil de adaptar?

obrigado

joaquim
08/06/2005, 02:39
Pelo que sei a caixa do Landau não é progressiva e quanto mais se acelera mais mole fica a direção, portanto precisa de mais cuidado nas manobras em velocidade.

cristiano
08/06/2005, 07:34
joaquim, mas conhece alguém que já fez com a do Landau ? porque eu conheço um senhor que mexe só com Landau e Maverick e essa caixa é mais fácil para mim.

joaquim
08/06/2005, 09:10
Não conheço...

Sabe, não gosto muito de adaptações quando se tem a peça original :D
Entretanto optaria pela caixa da S10, em razão dela ser progressiva e os carros terem peso semelhante.

Diego Durigon
08/06/2005, 13:01
Costumam adaptar a de Silverado também... fica bom?

[]'s com DH original 8)

havoc
09/06/2005, 05:33
bah pessoal realmente não é facil achar caixas e outras peças de DH... achei apenas no Mercado livre até agora e sempre quem tinha era alguém novo com nenhum ponto e que não aceita mercadopago ou sedex a cobrar, ou seja... não tem como...

se alguém souber onde talvez eu possa encontrar uma caixa usada e boa que possa ser adaptada na band me manda mp ou um email: havoc@mitsumania.com

PS. faz um bom tempo que eu botei anuncio no "compra-se" e nada de efetivo até agora

havoc
21/06/2005, 19:24
novamente venho a perguntar: e a caixa de A-20? alguém já adaptou e sabe como fica?

havoc
22/06/2005, 17:12
bom dizem que uma imagm vale mais que mil palavras...
procurei e achei uma foto dasa caixas que eu estava pensando em botar na BAND e de longe a que mais me agradou e que acho que é a mais facil de adaptar é a da S10...

fui atrás e achei recondicionada na Dinamar por 801 reais a nova importada e por 470 a recondicionada.
Claro que se tem a opção ainda de comprar usada e pagar mais barato ainda, mas daí corre o risco de pegar uma caixa já meia boca...

cristiano
25/06/2005, 23:31
Procurei em alguns lugares sobre DH na Band e mesmo instalando a caixa de outro veiculo, eles sempre aconselham instalar a bomba da propria Toyota, mas nao senti confianca.

Mas eu encontrei uma loja que instala a original, nova, por $3000, dividido em 3 vezes, estou meio sem $$tempo$$ agora... mas o muque esta crescendo tentando manobrar com os 33"...