PDA

Ver Versão Completa : Agência de expedições ???



jmarcinho
14/04/2008, 11:30
Olá pessoal,

Pretendo adquirir um Chevrolet Tracker e estou planejando uma viagem pela Argentina e Chile até o final do ano (para Ushuaia ou pelo Noroeste da Argentina), porém sou novato (será meu primeiro 4x4) e nunca viajei de carro para outros países, não sei se vou encontrar alguém também disposto a fazer a viagem e que possua um veículo apropriado para tal e ir sozinho eu acho muito arriscado.
Navegando pela internet vi que algumas agências organizam expedições para vários destinos na América do Sul, então pergunto :

1. Alguém aqui já viajou nesse tipo de expedição ? Qual seu relato ? Qual agência, recomenda ou não ?

2. Um Tracker, com as devidas proteções inferiores, está apto para acompanhar uma expedição dessas ?

3. Quais as dicas e sugestões ?

Obrigado aos que puderem contribuir, pois nessa fase de coletar informações e fazer o planejamento da viagem a ajuda dos mais experientes é imprescindível.

Abraço

ramalho-vitoria
14/04/2008, 16:33
Prezado Jmarcinho,

Tenho pesquisado na Internet e realmente as agências que se propõem a fazer esse tipo de serviço parecem ser bastante confiáveis e profissionais. Entretanto, como não existe "almoço de graça", existe um custo para tal serviço, como não poderia deixar de ser.

Já fiz duas viagens, na época em um Siena 1.8, uma até Santiago e outra para o sul do Chile (lagos andinos, Bariloche indo até Esquel) e nunca tive problemas pois o planejamento foi mais que o suficiente, principalmente com dicas dos parceiros do próprio forum.

Também sou novo em 4x4. Tenho agora uma nissan frontier e minha próxima viagem, digo expedição, visto que irei trilhar estradas mais "brabas", será em setembro, e irei fazer Noroeste da Argentina, Salar de Uyuni, Atacama, Lapaz, Titicaca, Estrada da Morte, Costa do Pacífico, Sul do Perú, etc.

Em fevereiro irei a Ushuaia e ai já tenho um parceiro (meu filho em outro carro). Estradas ruins só no Brasil.

Voltando ao assunto das agências, por questões de segurança e sendo sua primeira viagem eu até contrataria. Depois, quando o "virus do viajante" entrar em sua veias não se fará mais necessário, até mesmo porque quando você planeja fica muito mais em conta.

Finalizando: É muito gostoso montar um roteiro, pois você se preocupa em mínimos detalhes tais como em alugar um cilindro de oxigênio e saber que tipo de calibragem será usada nos pneus dependendo da estrada a ser trilhada.

Se você quizer uma cópia dessa minha viagem de setembro posso te enviar por E. mail.

Um abraço e vamos nos falando.

jmarcinho
14/04/2008, 18:29
Obrigado Ramalho,

Bom, pedi a cotação em uma dessas agências para uma expedição para Ushuaia e só de honorários sai USD2.500,00 por casal e, segundo o organizador, mais uns USD5.000,00 com os demais gastos como hospedagem, combustível, etc. Já dá para perceber que organizar e planejar por conta própria pode ser bem mais barato, pois já se elimina o gasto com os honorários, não estou dizendo que não sejam devidos.

Mas penso que o ideal é viajar em pelo menos dois carros 4x4 e não sei se isso será possivel para mim.

Com relação a seu roteiro com certeza quero uma cópia, se puder mande para jmarcim@yahoo.com.br

Abraço

ArthurPaladini
14/04/2008, 19:05
Obrigado Ramalho,

Bom, pedi a cotação em uma dessas agências para uma expedição para Ushuaia e só de honorários sai USD2.500,00 por casal e, segundo o organizador, mais uns USD5.000,00 com os demais gastos como hospedagem, combustível, etc. Já dá para perceber que organizar e planejar por conta própria pode ser bem mais barato, pois já se elimina o gasto com os honorários, não estou dizendo que não sejam devidos.

Mas penso que o ideal é viajar em pelo menos dois carros 4x4 e não sei se isso será possivel para mim.

Com relação a seu roteiro com certeza quero uma cópia, se puder mande para jmarcim@yahoo.com.br

Abraço


Opa, www.americasul4x4.com.br (http://www.americasul4x4.com.br) . Empresa dum grande amigo nosso o Eduardo Casagrande, na agenda dele tem algumas viagens até o fim do ano e normalmente no começo de cada ano ele vai ao Atacama! Já fizemos todos tipos de expedição com ele! O cara é de Porto Alegre se te interessar saber.

E tipo, é mais caro que ir por conta, mas nem se compara ir numa turma de 10 viaturas, é muito bacana, a amizade, os lugares que tu conhece, é bom pacas! :concordo:

ramalho-vitoria
14/04/2008, 20:27
Enviei o roteiro para seu E. mail. Entretanto existem procedimentos que através de uma agência ou por conta própria você deverá tomar.

Dizem que que não é necessário passaporte para o Mercosul. Vai você explicar isso para um guardinha numa estrada do interior da Argentina ... Desta forma sugiro que o quanto antes, caso não tenhas, providencie o passaporte 8).

Dizem também que não é necessário ter a carteira internacional de habilitação. Antes de viajar tire uma até para mostrar para o seu vizinho que você é um motorista diferenciado :lol::lol::lol:.

Seu carro vai precisar de alguns requisitos: Seguro Carta Verde para a época da viagem (qualquer boa seguradora faz), cambão para reboque, estojo de primeiros socorros, um segundo triângulo, lençol branco (não me pergunte para que ???), caixa de fósforos, vela, etc.

No mais fique a vontade. Monte o roteiro e vamos trocando idéias com o pessoal do forum.

Em tempo: Estou partindo dia 05 de setembro e dia 07 estarei passando por Foz do Iguaçu. Reconheço que minha viagem será por um período longo, entretanto, se quizeres dar uma acoplada no trecho entre Foz e Atacama e retornando depois ao Brasil, agora já mais experiente, é só entrar no comboio.

Este trecho é de dificuldade equivalente ao proporcionado por uma agência sem os 2500 dólares de despesas. Com esse dinheiro, dá para abastececer 2000 litros de diesel. Dá para fazer a viagem até Ushuaia e voltar até Fortaleza.

Um abraço e vamos nos falando.

iwakura
15/04/2008, 07:36
Marcinho,

Já tive tive os teus medos à alguns anos atrás quando comecei a viajar por essa nuestra América do Sul. A última pelo NOA (noroeste argentino) foi com uma Tracker igual a que você quer comprar, tinha somente 2.000km antes da viagem e estava original. Não tive maiores problemas. Somente um furo no silenciador, causado por uma pedra mais saliente. O companheiro de viagem (o Newton de SP) viajou com uma GV levantada, com as proteçoes da RC4x4 e com pneus AT. É claro que é bem mais cômodo, porque você se preocupa bem menos. Então, hoje a minha Tracker já está modificada...

Veja o relato e fotos aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36098

Mas já viajei sozinho (em 1 carro com a esposa) várias vezes e não vejo problema nenhum nisso. Só para alguns roteiros muito específicos (NOA principalmente e algumas estradas para o Ushuaia) é bom ir em pelo menos duas viaturas.

Viajar sozinho ou em grupo, cada uma têm as suas vantagens e desvantagens. Eu acho que a maioria escolhe ir sozinho, pelo espírito aventureiro e liberdade de poder escolher o TEU roteiro e ir aonde tua cabeça te levar.

[]

lhneves
15/04/2008, 15:24
Tambem estava pesquisando por Agencias de expedição pois estou pensando em uma viagem de carro (4x4) a Argentina. Pesquisei algumas agencias e achei tambem esta cotação de $2500 dolares de luva para participar muito salgada visto que irei sozinho e ela não inclui nada. O restante você é quem paga (previsão de $200 por dia). É claro que ir em grupo é bem melhor. Eles tem regulamento e carro de apoio para as possíveis quebras. Se eles dividissem esta luva por carro e colocasse 3 pessoas até que não ficaria muito ($2500 divido por 3 = 840 doletas).

jmarcinho
16/04/2008, 09:19
Marcinho,

Já tive tive os teus medos à alguns anos atrás quando comecei a viajar por essa nuestra América do Sul. A última pelo NOA (noroeste argentino) foi com uma Tracker igual a que você quer comprar, tinha somente 2.000km antes da viagem e estava original. Não tive maiores problemas. Somente um furo no silenciador, causado por uma pedra mais saliente. O companheiro de viagem (o Newton de SP) viajou com uma GV levantada, com as proteçoes da RC4x4 e com pneus AT. É claro que é bem mais cômodo, porque você se preocupa bem menos. Então, hoje a minha Tracker já está modificada...

Veja o relato e fotos aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36098

Mas já viajei sozinho (em 1 carro com a esposa) várias vezes e não vejo problema nenhum nisso. Só para alguns roteiros muito específicos (NOA principalmente e algumas estradas para o Ushuaia) é bom ir em pelo menos duas viaturas.

Viajar sozinho ou em grupo, cada uma têm as suas vantagens e desvantagens. Eu acho que a maioria escolhe ir sozinho, pelo espírito aventureiro e liberdade de poder escolher o TEU roteiro e ir aonde tua cabeça te levar.

[]

Grande Iwakura,

Obrigado pela atenção.
Com certeza viajar sozinho tem suas vantagens e eu sempre tive espírito aventureiro e independente, até gosto de viajar sozinho, mas acho que para o NOA argentino é meio arriscado demais.
Já tinha visto seu tópico e é simplesmente um show, alias foi o seu tópico que me fez querer visitar o NOA argentino, pois até então não tinha lido nada a respeito daquela região.
Provavelmente pego meu Tracker até agosto e então vou lhe incomodar um pouco com as perguntas sobre as modificações. :)

Abraço

jmarcinho
16/04/2008, 09:29
Enviei o roteiro para seu E. mail. Entretanto existem procedimentos que através de uma agência ou por conta própria você deverá tomar.

Dizem que que não é necessário passaporte para o Mercosul. Vai você explicar isso para um guardinha numa estrada do interior da Argentina ... Desta forma sugiro que o quanto antes, caso não tenhas, providencie o passaporte 8).

Dizem também que não é necessário ter a carteira internacional de habilitação. Antes de viajar tire uma até para mostrar para o seu vizinho que você é um motorista diferenciado :lol::lol::lol:.

Seu carro vai precisar de alguns requisitos: Seguro Carta Verde para a época da viagem (qualquer boa seguradora faz), cambão para reboque, estojo de primeiros socorros, um segundo triângulo, lençol branco (não me pergunte para que ???), caixa de fósforos, vela, etc.

No mais fique a vontade. Monte o roteiro e vamos trocando idéias com o pessoal do forum.

Em tempo: Estou partindo dia 05 de setembro e dia 07 estarei passando por Foz do Iguaçu. Reconheço que minha viagem será por um período longo, entretanto, se quizeres dar uma acoplada no trecho entre Foz e Atacama e retornando depois ao Brasil, agora já mais experiente, é só entrar no comboio.

Este trecho é de dificuldade equivalente ao proporcionado por uma agência sem os 2500 dólares de despesas. Com esse dinheiro, dá para abastececer 2000 litros de diesel. Dá para fazer a viagem até Ushuaia e voltar até Fortaleza.

Um abraço e vamos nos falando.


Valeu Ramalho,

Recebi seu roteiro por e-mail e fiquei impressionado com a organização, assim dá gosto. :)
Muito valiosas suas dicas, é muito bom contar com a experiência de vocês.
Com relação aos itens obrigatórios, o cambão é aquele eixo rígido para reboque ? Se sim, qual o tamanho dele ?
Com relação aos documentos acho que vai ser tranquilo, tenho fazer o seguro, estive no Peru (fui de avião mesmo :( ) o ano passado e tirei inclusive a carteira internacional, mas acho que já venceu.
Quanto ao seu convite vou analisar a possibilidade, pois realmente seria muito bom poder acompanhá-lo por aquele trecho, me sentiria mais seguro, mas vamos conversando e tomara que dê certo.

Abraços

jmarcinho
16/04/2008, 09:41
Tambem estava pesquisando por Agencias de expedição pois estou pensando em uma viagem de carro (4x4) a Argentina. Pesquisei algumas agencias e achei tambem esta cotação de $2500 dolares de luva para participar muito salgada visto que irei sozinho e ela não inclui nada. O restante você é quem paga (previsão de $200 por dia). É claro que ir em grupo é bem melhor. Eles tem regulamento e carro de apoio para as possíveis quebras. Se eles dividissem esta luva por carro e colocasse 3 pessoas até que não ficaria muito ($2500 divido por 3 = 840 doletas).

Esse foi o mesmo pensamento que eu tive. Lógico que deve ser demais viajar com um comboio de 12 viaturas, com apoio, etc... Mas acho que o preço podia ser cobrado por carro, então daria para ir 2 casais em um carro e o preço já não seria tão salgado.
Acho que nas cidades maiores, estou morando no interior do Paraná, fica mais fácil organizar essas viagens, já que sempre há os grupos dos amantes da estrada e do 4x4 e conseguir companhia não é difícil, mas vamos que vamos.

Abraço

ramalho-vitoria
16/04/2008, 12:37
Prezado Jpmarcinho,

Apenas, "por amor ao debate", deixe-me colocar agora uma última consideração subjetiva , de cunho pessoal somente (não é que eu esteje certo) com relação a viajar solitário. Não obstante ser recomendável viajar no máximo com mais um ou dois veículos.

Uma viagem dessa natureza é excelente para consolidar o relacionamento entre duas pessoas, seja ela esposa, parceira, ou até mesmo uma namorada.

Vocês estarão em um ambiente diferente onde a todo momento um estará numa dependência muito direta do outro. Durante a viagem, você heroi anônimo para todos não o será para ela e vice versa.

Na amplidão das retas desertas da Argentina, pare o carro e começe a rir e fazer coisas engraçadas que você não faria em uma situação normal. Isso é ótimo para melhorar o astral da viagem e diminue o stress.

As dificuldades superadas juntas ficarão marcadas para o resto das vidas. É bem diferente de uma viagem para a praia ou um final de semana nas montanhas. As fotos tiradas, agora possíveis de serem gravadas em um computador não "amarelarão" com o tempo.

Evoluindo no mesmo aspecto, se seus filhos fizerem parte na equipe, a figura do Pai Herói será fortalecida e jamais esquecida e quem lucra é a família.

Uma outra coisa, se o lugar é agradável fique mais um dia ou dois fugindo do roteiro. Gloriete, minha esposa, até hoje sonha com os dias (3) que ficamos em uma pequena cabana na beira de um lago próximo de Pucon no sul do Chile onde no nosso roteiro tal cidade seria apenas uma passagem.

De outra feita também no Chile, após fazer a rota do vinho, fomos parar numa pequena vila a beira do pacífico chamada Pichilemu (que nem estava no roteiro) e também numa cabana, vimos o por do sol no pacífico tomando um bom vinho (14,5º) comendo um file de salmão de 6cm comprado no supermercado e preparado na cozinha.

Finalizando sem querer nos extender, é claro que viajando só não terás a oportunidade de conhecer novos parceiros de off-road, mas, isso é possível de ser contornado em um encontro como por exemplo ocorreu no encontro da Semana Santa em Visconde de Mauá ou raids de clubs de jeep.

Fico por aqui e vamos nos falando. O convite do trecho continua de pé. Um abraço.

Hum
17/04/2008, 04:03
Pelo debate: Eu tenho que concordar com o RAMALHO. Uma viagem solo é muito mais interessante, pois quem quer horário programado? Não é férias? Que o vento o leve a uma aventura.
Uma expedição solo é um momento de superação, planejamento, teimosia, e uma grande satisfação pessoal, não há dinheiro que pague você quebrar a viatura a 4000 mts de altitude, ficar 24 horas até conseguir ajuda, e estar aqui contando isso.
O grau de extress de ir em grupo ou só é o mesmo. Em um caso você pode fazer o seu roteiro, no outro você tem de cumprir um roteiro.
A meu ver, qualquer motorista que já tenha feito uma viagem em que teve de procurar um hotel ou uma auto-elétrica no meio do caminho, já esta apto a fazer uma expedição solo.

Para a Argentina é obrigatório:

- Carta Verde,
- Cambão,
- Dois Triangulos ou cones,
- Botequin de emergencia (Tem de ser o deles, você compra no primeiro posto de gasolina da fronteira).
- Viatura em nome de um dos ocupantes ou liberação pelo consulado.

Quase obrigatório:

- Passaporte.
- Licensa de motorista internacional.

Considerações:
- A gendameria é nota 10, se precisar de auxílio recorra a eles.
- Os Argentinos são muito solidários, se você tiver problemas, eles tem a maior boa vontade em auxiliar.
- A mortalha, fósforos, velas esta abolido, se o guarda pedir você vai ser "mordido", é 10 pesos, tendo ou não.
- Devido a muitas reclamações, alguns guardinhas estão "vendendo" uns livretos de primeiros socorros ou algo do tipo, de 5 a 20 pesos. Normalmente eles gostam de colocar no painel do carros para que "todos" possam ver. Vale sómente na provincia. Outros pedem uma ajuda para consertar o "posto". No Chaco tem um "posto" da provincia de Santiago de Estero, que é muito isolada, e nem um estrageiro passa impune.
- Sempre entregue primeiro o seu passaporte, é uma indicação que você não vai cair no golpe. Se insistirem na "multa" negocie, peça para ver a LEY 24.449 (Ley de Tránsito).
eles tentam mostrar uma lei antiga estadual ou municipal.
"LEY 24.449.
ARTICULO 2.-COMPETENCIA. Son autoridades de aplicación y comprobación de las normas contenidas en esta ley los organismos nacionales provinciales y municipales que determinen las respectivas jurisdicciones que adhieran a ésta.

El Poder Ejecutivo nacional concertará y coordinará con las respectivas jurisdicciones las medidas tendientes al efectivo cumplimiento del presente régimen. Asimismo, podrá asignar las funciones de prevención y control del tránsito en las rutas nacionales y otros espacios del dominio público nacional a Gendarmería Nacional y otros organismos existentes, sin que el ejercicio de tales funciones desconozcan o alteren las jurisdicciones locales.

La autoridad correspondiente podrá disponer por vía de excepción, exigencias distintas a las de esta ley y su reglamentación, cuando así lo impongan fundadamente, específicas circunstancias locales.

Podrá dictar también normas exclusivas, siempre que sean accesorias a las de esta ley y se refieran al tránsito y estacionamiento urbano, al ordenamiento de la circulación de vehículos de transporte, de tracción a sangre y a otros aspectos fijados legalmente.

Cualquier disposición enmarcada en el párrafo precedente, no debe alterar el espíritu de esta ley, preservando su unicidad y garantizando la seguridad jurídica del ciudadano. A tal fin, estas normas sobre uso de la vía pública deben estar claramente enunciadas en el lugar de su imperio, como requisito para su validez.

ARTICULO 3.-GARANTIA DE TRANSITO. Queda prohibida la retención o demora del conductor, de su vehículo, de la documentación de ambos y/o licencia habilitante por cualquier motivo, salvo los casos expresamente contemplados por esta ley u ordenados por juez competente. "
- A íntegra da lei pode ser consultada no: http://www.portaldeabogados.com.ar/codigos/leytransito00.htm

- Há muitas barreiras sanitárias mais para o sul, não leve frutas ou carne em natura. O mesmo vale para o Chile com mais cuidado, os chilenos multam.
- Com a globalização e mercosul, não há problemas com peças de reposição na Argentina, e os mecânicos deles são bons.
- Compre um mapa Argentino são bem completos. Também ha guias de hoteis. Você encontra nos Postos.
- Não atravesse o Chaco, Atacama ou Patagônia sem um galão extra de combustível, nunca precisei mais cheguei quase, não vale o extresse. Não deixe o tanque abaixar da metade.
- Para quem vai para o Atacama, cuidado com o entroncamento depois de Avia Terrai, TODOS os mapas informam que a estrada é em frente, mas para Salta é a direita.
- Os pedágios são bem baratos, não há por que ir por estradas não pedagiadas.
- Verifique com o operador do seu cartão de crédito se ele está "liberado" para alguma despesa mais alta, eles as vezes "bloqueiam" para gastos acima do normal.
- Verifique se o seu celular está liberado ou se ele funciona na Argentina, se não, compre um ou dois (para o casal). O pré-pago pode ser comprado por extrangeiros com passaporte. É barato e pode ser útil. É mais econômico que um brasileiro em roaming, só lembre de liberar para receber ligações do exterior.

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição.

jmarcinho
17/04/2008, 14:52
Prezado Jpmarcinho,

Apenas, "por amor ao debate", deixe-me colocar agora uma última consideração subjetiva , de cunho pessoal somente (não é que eu esteje certo) com relação a viajar solitário. Não obstante ser recomendável viajar no máximo com mais um ou dois veículos.

Uma viagem dessa natureza é excelente para consolidar o relacionamento entre duas pessoas, seja ela esposa, parceira, ou até mesmo uma namorada.

Vocês estarão em um ambiente diferente onde a todo momento um estará numa dependência muito direta do outro. Durante a viagem, você heroi anônimo para todos não o será para ela e vice versa.

Na amplidão das retas desertas da Argentina, pare o carro e começe a rir e fazer coisas engraçadas que você não faria em uma situação normal. Isso é ótimo para melhorar o astral da viagem e diminue o stress.

As dificuldades superadas juntas ficarão marcadas para o resto das vidas. É bem diferente de uma viagem para a praia ou um final de semana nas montanhas. As fotos tiradas, agora possíveis de serem gravadas em um computador não "amarelarão" com o tempo.

Evoluindo no mesmo aspecto, se seus filhos fizerem parte na equipe, a figura do Pai Herói será fortalecida e jamais esquecida e quem lucra é a família.

Uma outra coisa, se o lugar é agradável fique mais um dia ou dois fugindo do roteiro. Gloriete, minha esposa, até hoje sonha com os dias (3) que ficamos em uma pequena cabana na beira de um lago próximo de Pucon no sul do Chile onde no nosso roteiro tal cidade seria apenas uma passagem.

De outra feita também no Chile, após fazer a rota do vinho, fomos parar numa pequena vila a beira do pacífico chamada Pichilemu (que nem estava no roteiro) e também numa cabana, vimos o por do sol no pacífico tomando um bom vinho (14,5º) comendo um file de salmão de 6cm comprado no supermercado e preparado na cozinha.

Finalizando sem querer nos extender, é claro que viajando só não terás a oportunidade de conhecer novos parceiros de off-road, mas, isso é possível de ser contornado em um encontro como por exemplo ocorreu no encontro da Semana Santa em Visconde de Mauá ou raids de clubs de jeep.

Fico por aqui e vamos nos falando. O convite do trecho continua de pé. Um abraço.

Grande Ramalho,

Concordo com cada palavra sua, aliás, quando me referi a viajar sozinho, quis dizer com um carro só, mas com a companheira ao lado.
Também lembro de uma vez em Bath, Inglaterra, ainda era estudante e, portanto, com a grana curta (não que agora esteja sobrando :) )... Perguntando acabamos encontrando um camping um pouco afastado do centro, com banheiro aquecido, etc, tudo de primeira, estava praticamente vazio, havia só mais dois motor homes e nossa barraquinha. Montei a barraca ao lado de um riachinho, o tempo estava ótimo, e todo dia acordava com aquele solzinho (sabe aquele bem amarelo da manhã inglesa?) com o barulho da água e dos pássaros.
Sempre que começamos a conversar das viagens, logo lembramos desse camping e dos planos de fazer a mochila e voltar para lá qualquer dia.

São essas e outras que fazem valer cada viagem, pois no final você não vai lembrar do luxo do hotel, etc, e sim desses momentos que não têm preço.

Abraço

jmarcinho
17/04/2008, 14:58
Pelo debate: Eu tenho que concordar com o RAMALHO. Uma viagem solo é muito mais interessante, pois quem quer horário programado? Não é férias? Que o vento o leve a uma aventura.
Uma expedição solo é um momento de superação, planejamento, teimosia, e uma grande satisfação pessoal, não há dinheiro que pague você quebrar a viatura a 4000 mts de altitude, ficar 24 horas até conseguir ajuda, e estar aqui contando isso.
O grau de extress de ir em grupo ou só é o mesmo. Em um caso você pode fazer o seu roteiro, no outro você tem de cumprir um roteiro.
A meu ver, qualquer motorista que já tenha feito uma viagem em que teve de procurar um hotel ou uma auto-elétrica no meio do caminho, já esta apto a fazer uma expedição solo.

Para a Argentina é obrigatório:

- Carta Verde,
- Cambão,
- Dois Triangulos ou cones,
- Botequin de emergencia (Tem de ser o deles, você compra no primeiro posto de gasolina da fronteira).
- Viatura em nome de um dos ocupantes ou liberação pelo consulado.

Quase obrigatório:

- Passaporte.
- Licensa de motorista internacional.

Considerações:
- A gendameria é nota 10, se precisar de auxílio recorra a eles.
- Os Argentinos são muito solidários, se você tiver problemas, eles tem a maior boa vontade em auxiliar.
- A mortalha, fósforos, velas esta abolido, se o guarda pedir você vai ser "mordido", é 10 pesos, tendo ou não.
- Devido a muitas reclamações, alguns guardinhas estão "vendendo" uns livretos de primeiros socorros ou algo do tipo, de 5 a 20 pesos. Normalmente eles gostam de colocar no painel do carros para que "todos" possam ver. Vale sómente na provincia. Outros pedem uma ajuda para consertar o "posto". No Chaco tem um "posto" da provincia de Santiago de Estero, que é muito isolada, e nem um estrageiro passa impune.
- Sempre entregue primeiro o seu passaporte, é uma indicação que você não vai cair no golpe. Se insistirem na "multa" negocie, peça para ver a LEY 24.449 (Ley de Tránsito).
eles tentam mostrar uma lei antiga estadual ou municipal.
"LEY 24.449.
ARTICULO 2.-COMPETENCIA. Son autoridades de aplicación y comprobación de las normas contenidas en esta ley los organismos nacionales provinciales y municipales que determinen las respectivas jurisdicciones que adhieran a ésta.

El Poder Ejecutivo nacional concertará y coordinará con las respectivas jurisdicciones las medidas tendientes al efectivo cumplimiento del presente régimen. Asimismo, podrá asignar las funciones de prevención y control del tránsito en las rutas nacionales y otros espacios del dominio público nacional a Gendarmería Nacional y otros organismos existentes, sin que el ejercicio de tales funciones desconozcan o alteren las jurisdicciones locales.

La autoridad correspondiente podrá disponer por vía de excepción, exigencias distintas a las de esta ley y su reglamentación, cuando así lo impongan fundadamente, específicas circunstancias locales.

Podrá dictar también normas exclusivas, siempre que sean accesorias a las de esta ley y se refieran al tránsito y estacionamiento urbano, al ordenamiento de la circulación de vehículos de transporte, de tracción a sangre y a otros aspectos fijados legalmente.

Cualquier disposición enmarcada en el párrafo precedente, no debe alterar el espíritu de esta ley, preservando su unicidad y garantizando la seguridad jurídica del ciudadano. A tal fin, estas normas sobre uso de la vía pública deben estar claramente enunciadas en el lugar de su imperio, como requisito para su validez.

ARTICULO 3.-GARANTIA DE TRANSITO. Queda prohibida la retención o demora del conductor, de su vehículo, de la documentación de ambos y/o licencia habilitante por cualquier motivo, salvo los casos expresamente contemplados por esta ley u ordenados por juez competente. "
- A íntegra da lei pode ser consultada no: http://www.portaldeabogados.com.ar/codigos/leytransito00.htm

- Há muitas barreiras sanitárias mais para o sul, não leve frutas ou carne em natura. O mesmo vale para o Chile com mais cuidado, os chilenos multam.
- Com a globalização e mercosul, não há problemas com peças de reposição na Argentina, e os mecânicos deles são bons.
- Compre um mapa Argentino são bem completos. Também ha guias de hoteis. Você encontra nos Postos.
- Não atravesse o Chaco, Atacama ou Patagônia sem um galão extra de combustível, nunca precisei mais cheguei quase, não vale o extresse. Não deixe o tanque abaixar da metade.
- Para quem vai para o Atacama, cuidado com o entroncamento depois de Avia Terrai, TODOS os mapas informam que a estrada é em frente, mas para Salta é a direita.
- Os pedágios são bem baratos, não há por que ir por estradas não pedagiadas.
- Verifique com o operador do seu cartão de crédito se ele está "liberado" para alguma despesa mais alta, eles as vezes "bloqueiam" para gastos acima do normal.
- Verifique se o seu celular está liberado ou se ele funciona na Argentina, se não, compre um ou dois (para o casal). O pré-pago pode ser comprado por extrangeiros com passaporte. É barato e pode ser útil. É mais econômico que um brasileiro em roaming, só lembre de liberar para receber ligações do exterior.

Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição.

Enio,

Opa! Ajudou e muito, obrigado pelas informações e por compartilhar sua experiência. Dicas preciosas.
Pelo jeito o negócio é já ir preparado para as propinas dos policiais argentinos, né ?
Esse cambão é aquele eixo rígido de metal usado para reboque ? Qual o comprimento disso ?

Abraço

iwakura
17/04/2008, 15:44
Enio,

Opa! Ajudou e muito, obrigado pelas informações e por compartilhar sua experiência. Dicas preciosas.
Pelo jeito o negócio é já ir preparado para as propinas dos policiais argentinos, né ?
Esse cambão é aquele eixo rígido de metal usado para reboque ? Qual o comprimento disso ?

Abraço

A lenda diz que é obrigatório na Argentina. Mas, sim, cambão é aquela barra rígida de metal usada para reboque. Embora não seja obrigatório, é muito útil ter um na viatura. Um dos melhores (mas não exatamente "inintortável") é o retrátil Ki-puxe (fabricado pela www.ratec.com.br/kipuxe.htm (http://www.ratec.com.br/kipuxe.htm)). Fechado têm uns 80cm e aberto 1.80m.

[]

ramalho-vitoria
17/04/2008, 16:20
A Home page certa do cambão é http://www.rattec.com.br/kipuxe.htm ou seja faltou um t no RATTEC na informação dada pelo Iwakura.

Com relação a famigerada Polícia Caminera, nunca tive problemas e acredito por duas razões:

Primeiro talvez porque sou advogado e estou acostumado a lidar com policial corrupto e vou logo juntando a carteira da OAB junto com o passaporte. Junto o passaporte da Gloriete, mais a carteira internacional de habilitação, Seguro Carta Verde, Cópia da apólice de seguro normal, documentação do carro, etc, ou seja, faço um maço de documentos e encho o cara de coisas para ver. Como a maioria dos documentos é em portugues e eles não dominam tão bem nossa língua, isso deve gerar uma confusão mental. Faço com que ele perceba que não sou um simples turista. Olho com meus dois olhos diretamente para o seu olho direito (técnica neurolinguistica) e mantenho uma atitude proativa sem ser agressivo (obvio).
Segunda razão e acredito que mais importante, desculpem-me os Evangélicos, mais no início de cada viagem passo por Aparecida e peço a benção da virgem. Na última viagem que fiz, parecia até brincadeira e só começamos a reparar o seguinte fato já na volta. Ao chegar próximo dos postos onde havia algum controle os guardas chegavam a se virar como que o Siena na época fosse invisivel.Com relação a fronteira, como já falado, a Chile é a mais controlada. Certa feita em Mendoza, tinhamos ganho 1 caixa das grandes (parecida com caixa de tomate) de uva parecida com uva italia. Comemos, comemos mas como já sabiamos que não poderia passar, quando passamos pela última polícia na Argentina demos para os guardas.

Ao chegar na Aduana Chilena o cachorro farejador ficou louco pois muito embora não perceptível para os humanos, o cheiro de uva deve ter ficado no carpete. Nunca tivemos um interior de carro tão revistado. Até explicar a história da uva, por pouco não tivemos as partes do carro e bancos arrancados. Fechando tóxico pode passar - fruta não.

Finalizando: Meu roteiro original era um. Depois de ver a descrição do Iwakura inclui oi NOA no roteiro.

Um abraço.

Hum
18/04/2008, 18:22
Não é todo o guardinha ou a toda hora que eles mordem, é como mosquito, tem hora, é mais perto das fronteiras norte, (Brasileiros, chilenos, peruanos, bolivianos e paraguaios passando, é um prato cheio), mas está melhorando.
É extressante, mas faz parte. Para lidar com eles é uma questão de atitude, já bati o pé, já disse que não tinha dinheiro, e já paguei por estar cansado, mas nada mais que 20 pesetas.
O melhor é dizer que você é ABOGADO, isto vale até no Brasil (Bacharel em direito, se você não tem a carteira da OAB, ou como faz o meu pai, viaja sempre com um boné com um OAB bem chamativo).
Policial quando vai multar não pergunta, saca a multa, se a caneta tá brincando no papel, o que ele quer é uma cerveja, ou como me pediu um argentino, uma "catchassa", na cara dura.
Outra coisa, quando o guardinha pedir da onde você vem e para a onde vai, sempre informe cidades dentro da provincia que está.
Separe o dinheiro "grosso" e deixe só uns trocados na carteira, se você não tem, não pode pagar, com o advento do cartão, não é mais nescessário ter "dinheiro", não é?????
Não caia na estória do recibo, eles dão recibo para a "coima".
Sengundo a lei de transito argentina, você pode pagar a multa a vista e com 25% de desconto, ou pode solicitar que ela seja enviada para pagar em seu domicílio. Qualquer problema mais sério, chame a gendameria.
Quanto ao cambão, eu comprei um genérico de três estágios com engates rápidos, mas muito resistente.

felix
24/04/2008, 23:07
a/c
ramalho,poderia me eviar o roteiro que vc fez,tambem.
vou ver se consigo uns 2 dias de folga em setembro,quem sabe acompanho um pouco sua expedição para ganhar experiencia,mesmo que minima.
com certeza farei algo semelhante em janeiro/09,com uma bandeirante curta 99

ramalho-vitoria
25/04/2008, 13:01
Prezado Felix,

Como trata-se de um arquivo que não caberia no espaço destinado do fórum, me envie um E. mail para ramalholc@uol.com.br que eu replico com o texto anexado.

Este arquivo poderá tambéms ser disponibilizado para qualquer participante do forum. Que sabe não encontro um parceiro !!!:cool::cool:

Pato jipeiro
03/06/2008, 00:15
Muito interessantes as dicas. Ja viajei bastante pela Agrentina, mas sempre de onibus, avião ou algumas raras vezes em carro alugado.

Hum
30/06/2008, 12:54
Esqqueci de comentar, mas há mais uma Obrigatoriedade na lei de transito Argentina.
É obrigatório ter o número do chassis da viatura estapada nos vidros.
É algo corriqueiro hoje, mas para quem não tem, pode ser um motivo de tormento com os guardinhas.

gilferro
30/06/2008, 17:17
Procure o Dalmo, da Ecoexpedições.
O cara é 10.

marcelo.conrado
23/11/2008, 22:31
Enviei o roteiro para seu E. mail. Entretanto existem procedimentos que através de uma agência ou por conta própria você deverá tomar.

Dizem que que não é necessário passaporte para o Mercosul. Vai você explicar isso para um guardinha numa estrada do interior da Argentina ... Desta forma sugiro que o quanto antes, caso não tenhas, providencie o passaporte 8).

Dizem também que não é necessário ter a carteira internacional de habilitação. Antes de viajar tire uma até para mostrar para o seu vizinho que você é um motorista diferenciado :lol::lol::lol:.

Seu carro vai precisar de alguns requisitos: Seguro Carta Verde para a época da viagem (qualquer boa seguradora faz), cambão para reboque, estojo de primeiros socorros, um segundo triângulo, lençol branco (não me pergunte para que ???), caixa de fósforos, vela, etc.

No mais fique a vontade. Monte o roteiro e vamos trocando idéias com o pessoal do forum.

Em tempo: Estou partindo dia 05 de setembro e dia 07 estarei passando por Foz do Iguaçu. Reconheço que minha viagem será por um período longo, entretanto, se quizeres dar uma acoplada no trecho entre Foz e Atacama e retornando depois ao Brasil, agora já mais experiente, é só entrar no comboio.

Este trecho é de dificuldade equivalente ao proporcionado por uma agência sem os 2500 dólares de despesas. Com esse dinheiro, dá para abastececer 2000 litros de diesel. Dá para fazer a viagem até Ushuaia e voltar até Fortaleza.

Um abraço e vamos nos falando.
No final de dezembro, penso em sair de SP rumo a Buenos Aires.
Pretendo ir pelo litoral, passando por Floripa e Rio Grande de Sul, na volta, tentarei a rota que passa por Foz do Iguaçu.
Estive pesquisando nestes fóruns e vi muitas exigências, no que diz respeito a legislação de trânsito na Argentina.
Farei esta viagem a bordo de uma L200 Savana e me preocupei com o seguinte:

1. Dizem que não posso rodar com a bola do engate para cima, ou seja, na posição normal, quando não estou rebocando nada? O meu engate é do tipo militar (original da Savana), ou seja, não existe meio de mexer nele, ele está lá e pronto???

2. dizem que os faróis auxiliares tem que ser amarelos??? Os meus, como os de todas as L200, fazem parte do bloco dos faróis e são brancos???

3. Dizem que implicam com para-choques especiais, imagino que tb. implicarão com o towbar e com o guincho que carrego na frente da picape???

4. Parece que exigem um tal de cambão??? acho que seria o meu towbar, para eventual reboque em caso de pane???

Ou seja, vejo constantemente expedições para Ushuaia, picapes e jipes equipadissímos, com guinchos, engates, monte de faróis, bagageiros com barracas, etc...rodando por toda América do Sul e nunca tinha ouvido falar nestas exigências dos argentinos, isto procede ou posso viajar com minha Savana sem problemas???

Também ouvi muita coisa sobre a fantástica gasolina dos hermanos, existe também grande diferença no diesel?

Resumindo, pretendo comprar o outro triângulo obrigatório, conseguir a tal carta verde e a picape esta quitada e no meu nome, será que isso é o suficiente? Ou terei que desmontar os equipamentos da Savana antes da viagem?

Obrigado,

Marcelo

lpfm
01/12/2008, 18:43
Srs, planejo uma ida a Ushuaia com a familha. Digo, minha mulher e meus dois filhos 8 e 6 anos. Incialmente havia pensado em ir com expedicoes,mas apos relatos fiquei na duvida. Alguma opiniao? Eh roubada ir sozinho(no meu caso)?(num carro so?)