PDA

Ver Versão Completa : DUVIDA NO TANQUE DO JEEP

Fabiano-SL
28/05/2004, 12:38
Olá amigos!

Pq o tanque original do jeep (cj3b 1954) tem duas saídas em baixo? Uma é menor que a outra...

qual a tampa que cabe neste tanque, pois o bocal é LARGO. No bocal estreito eu sei que a do fiat 147 serve...

[]'s

fugger
28/05/2004, 15:29
...
Pq o tanque original do jeep (cj3b 1954) tem duas saídas em baixo? Uma é menor que a outra...[]'s

Pq uma é saida e outra é o dreno.
:wink:
[]'s

Fabiano-SL
28/05/2004, 17:49
valeu fugger!!

Dei mais uma pesquisada... olha aí na foto...

[]´s

Flavio Miranda
28/05/2004, 18:00
Cabras,

E por que as duas vão para a Bomba ?!!? :? :shock: :?: :?:

fugger
28/05/2004, 18:03
Cabras,

E por que as duas vão para a Bomba ?!!? :? :shock: :?: :?:

Olá Flávio

Uma vai pra bomba, nº10.

A outra é só um dreno nº9, e não vai pra bomba.

Em motores com IE, tem o retorno, mas não é o caso do CJ 54 original. :wink:

[]'s

Flavio Miranda
28/05/2004, 18:22
Desculpa, escrevi pela metade....

No JeepEgg, 81, 4 cc original, as 2 mangueiras saem do tanque e entram na bomba !!!

É isso mesmo ?!?!

Abraço.

Fabiano-SL
28/05/2004, 20:37
Flavio:

Tu deves ter ligado o retorno da bomba no tanque.... tem gente que só tampa o retorno da bomba (o meu estava assim). Eu coloquei um desborbulhador e uni o retorno da bomba c/ o retorno do desborbulhador, tudo isso chega no tanque...fiz um furo na tampa da bóia e coloquei um caninho de gasolina...

Achei estranho aquelas duas saídas, pois apenas hoje, quando comprei um tanque novo percebi as duas saidas... acredito que não dá para utilizar o dreno como retorno, acho que tem que chegar por cima a gasolina...

[]'s

Giovani
28/05/2004, 20:38
Desculpa, escrevi pela metade....

No JeepEgg, 81, 4 cc original, as 2 mangueiras saem do tanque e entram na bomba !!!

É isso mesmo ?!?!

Abraço.

:D Olá Flávio!

:D É isso mesmo. É um retorno da bomba. :wink:
:D Não só os carros com IE tem retorno. Os carburados também. Pode ser na bomba, no carburador ou no filtro desborbulhador. :wink:
[]'s

Fabiano-SL
29/05/2004, 19:13
Pessoal:

Como está difícil encontrar as junções da saída de meu tanque novo...

O tanque veio com duas saídas (dreno e saída p/ bomba).

Na saída eu tenho uma peça (não sei como se chama) mas esta peça aperta a tubulação contra a rosca que tem no tanque... o problema é que não encontro tubulação no diametro desta peça´...um mecanico disse pra eu fazer um nipel em um tubo... como faço isso? posso usar tubulação de cobre onde irá passar gasolina?

No dreno vou colocar um parafuso... tem algum problema? Alguma outra coisa pode ser usada...

obs: ainda não encontrei uma tampa p/ meu novo tanque... comprei o tanque original do cj3b 1954 bocal largo ( o do fiat 147 não serve...) sugestôes?

[]'s

Giovani
29/05/2004, 21:59
Pessoal:

Como está difícil encontrar as junções da saída de meu tanque novo...

O tanque veio com duas saídas (dreno e saída p/ bomba).

Na saída eu tenho uma peça (não sei como se chama) mas esta peça aperta a tubulação contra a rosca que tem no tanque... o problema é que não encontro tubulação no diametro desta peça´...um mecanico disse pra eu fazer um nipel em um tubo... como faço isso? posso usar tubulação de cobre onde irá passar gasolina?

No dreno vou colocar um parafuso... tem algum problema? Alguma outra coisa pode ser usada...

obs: ainda não encontrei uma tampa p/ meu novo tanque... comprei o tanque original do cj3b 1954 bocal largo ( o do fiat 147 não serve...) sugestôes?

:D Olá Fabiano!

:D Sem ver fica difícil, mas vamos tentar... Nipel é um anel que é prensado em cima de um tubo, na ponta, de forma à segurar uma porca e fazer a vedação. Não use tubos de cobre para gasolina, ele reage com a gasolina, criando uma borra. Para o dreno, basta o parafuso. Se vc não montou o tanque ainda, vc pode optar por soldar um pedaço de tubo, de uns 5 cm direto no tanque. Depois use mangueira de silicone e abraçadeiras. É melhor do que qualquer outra tubulação. :wink:
:D Procure uma tampa na linha de pick-ups e caminhões. Não tem muito o que fazer, vá numa loja de auto-peças e revire o estoque deles... :wink:
[]'s

Fabiano-SL
29/05/2004, 23:02
Fala Giovani!

Cara esse era o meu plano "B" soldar uma tubulação ali no tanque mesmo... sabe, acontece que no meu antigo tanque era soldada a tubulação, com o passar do tempo (tira, poe, troca mangueiras) quebrou a solda. Pior é que o meu foi remendado com estanho, pois ninguem quer soldar tanque de gasolina (mesmo enchendo ele de água).

Não pretendo colocar tubulação de ferro (como é o riginal) até a bomba, quero apenas os 5cm que vc citou, depois colocarei mangueira... vou tentar as conexões pois não quebram, caso não encontre vou para a solda mesmo, pois o tanque está novo (sem gasolina) sem perigo. ah! desisti do cobre, eu logo pensei mesmo que não ia dar certo... atubulação deve ser de ferro..isso?

outra coisa, revirei as auto peças (com o tanque de gasolina em baixo do braço). Não gosto do atendimento de auto peças, eles nao compreendem o verbo "adaptar", quando vc usa isso eles logo dissem que não tem... acho que os atendentes tem preguiça...

mas valeu as dicas e esclarecimentos!!

[]'s

Giovani
29/05/2004, 23:32
outra coisa, revirei as auto peças (com o tanque de gasolina em baixo do braço). Não gosto do atendimento de auto peças, eles nao compreendem o verbo "adaptar", quando vc usa isso eles logo dissem que não tem... acho que os atendentes tem preguiça...

:D Grande Fabiano!!!

:D Que pena... Aqui os donos de auto-peças compreendem bem esse termo, "adaptação", traduzindo quer dizer "lucro certo"!!! :wink: Alguns são jipeiros também. E tem uma empresa aqui especializada em tubos e conexões, eu trabalhava lá... :wink: Pra nossa fecilidade tem mais 30 metalúrgicas, trabalhando em todas as áreas, podemos "criar" qualquer coisa por aqui... :wink:
[]'s

Flavio Miranda
31/05/2004, 10:43
Cabra Fabiano,

Talvez não funcione, mas ligue para o pessoal da Josewal (Sr. Anisio, Vanessa, Gustavo....) www.josewal4x4.com.br.
E-mail tb funciona. Eles respondem rápido...
Todos atendem bem e costumam ter soluções para estes problemas...

[]´s

Fabiano-SL
31/05/2004, 19:54
Faleu a força pessoal...

Já consegui as conexões..

Mas ainda estou a procura de uma tampa do tanque c/ o bocal LARGO (original 1954). alguém sabe de alguma adaptação? é diferente da do 147...é maior!

[]'s

LuizCabral
31/05/2004, 23:45
Faleu a força pessoal...

Já consegui as conexões..

Mas ainda estou a procura de uma tampa do tanque c/ o bocal LARGO (original 1954). alguém sabe de alguma adaptação? é diferente da do 147...é maior!

[]'s

cara a melhor adaptação que eu conheço eh colocar a boca do tanque do caminhão mercedes. A tampa eh bem larga e veda muito bem (e a tampa eh muito facil de achar).

Fabiano-SL
02/06/2004, 22:00
Mais problemas (ou oportunidade p/ aprendizado...)

Comprei a bóia original para o tanque de combustivel do meu jeep, a bóia marca FEM e o Tanque marca Igasa... Tudo instalado, encaixes perfeitos (tudo original), beleza... teste :) o ponteiro do marcador de combustivel (original também - modelo jeep antigo... marcadores separados...), o ponteiro foi direto no full (cheio), mas o tanque estava vazio!? dismonta tudo, e faz o teste com a bóia :cry: : o marcador estava invertido, bóia p/ cima (tanque vazio, e vive-versa.... defeito de fábrica? algué já usou boia da FEM, é boa?

Outra coisa, comprei ela pq é original p/ o tanque do meu jeep, mas esta com o mesmo problema da bóia amnterior...qaundo marca vazio ( "E" no relógio) tem 15 ou 10, 5, 0... já fiquei sem gasolina devido a isto...só marca certo quando tem mais que 1/2 tanque...

Que bóia usar??? O tanque é IGASA - 40 litros - 160mm de altura furação do bocar da bóia - 5 furos.

[]'s

Flavio Miranda
03/06/2004, 15:48
Cabras,

Não sei se tem algo a ver, mas no final de semana passado o Gustavo da Josewal me disse que o marcador original do CJ3a não era compativel com a boia para tanque de 6 furos, aquela maior...
Como o tanque do BoaIdeia tem 6 furos, resolvi trocar o marcador do painel tb. pois o preço da boia 5 furos era igual a boia 6 furos + novo marcador da Wiltec !!!

Enfim, pode ser incompatibilidade elétrica....

[]´s.

Fabiano-SL
03/06/2004, 19:29
Fala Flavio!

Cara, eu estou com o marcador de comb. original do cj3b , igual ao do jeep cja... comprei a bóia (veja foto1) 5 furos... mas não funciona direito...

Tenho as duas bóias 5 e 6 furos, a de 6 furos (pelo menos) o percursso da bóia é igual a altura do tanque... Mas a de 5 furos o percurso é maior....

Quanto tu pagou no marcador e boia 6 furos? quanto é a de 5 furos?

Alguém sabe qual bóia pode ser usada, se existe algum ajuste.... etc...

Fico no aguardo...

[]'s

Fabiano-SL
07/06/2004, 16:21
Pessoal:

Neste final de semana "estudei a fundo" o funcionamento da bóia x tanque x marcador. Gostaria de uma ajuda de vcs....

Caracteristicas da alimentação de comb. do meu cj3:

1) Tanque (IGASA - 40litros - 16 cm de altura) - original p/ cj3 - 5 furos p/ prender a bóia;
2) Marcador de comb. original jeep willys (Mesmo do jeep mb 1942, cj2a, cj3)
3) Bóia marca FEM (segundo o fabricante original p/ cj3...)

Conclusões:

meu jeep estava marcando errado a quant. de gasolina...20 litros marcava vazio.... motivo: bóia não é original...inclusive já enviei e-mail p/ o fabricante lhe questionando...

O marcador original do cj3 pede em homs:

vazio (38 homs)
1/4 (27 homs)
1/2 (19 homs)
3/4 (13,5 homs)
cheio (9,5 homs)

A bóia que nada mais é que um potenciometro, deve trabalhar com estas especificações de homs, respeitando a altura do tanque: vazio 0 cm, 1/4 4cm; 1/2 8cm; 3/4 12cm e cheio 16cm.

Preciso uma bóia que tenha estas relações ou aproximadas... será que tem alguém que fabrique boias? alguém tem catálogo de bóias? quem poderia me ajudar?

Quero manter a originalidade de meu jeep, logo, sei que terei que adaptar um tipo de bóia já que as vendidas por aí não estão em conformidade c/ o marcador original....gastei $45,00 em uma bóia "original" que não funciona...

[]'s

Alessandro Henrique
07/06/2004, 17:02
Pelo sintoma, parece que a bóia não é original ou você possui algum problema no instrumento indicador de combustível.
Você até pode utilizar esta bóia, mas necessitará fazer uma compensação de modo que o instrumento indique corretamente o nível de combustível.
Para tanto, será necessário adicionar uma resistência elétrica (resistor).

Fabiano-SL
07/06/2004, 17:10
O indicador não é... eu mesmo fiz todos os testes nele... está perfeito!

o problema é a bóia vendida no mercado como sendo p/ jeep antigo (cj2, cj3) que não é original....

quero ver se arranjo um catálogo de bóia, para adaptar uma que funcione com os valores em homs que me referi aí acima... sabes onde encontro? algum link?

aguardo mais dicas!!

[]'s

Alessandro Henrique
07/06/2004, 17:19
Tchê, catálogo informando valores de resistência elétrica x curso da bóia é meio difícil de se encontrar. Da uma olha no link do josewal e veja se ele tem algo.

Flavio Miranda
07/06/2004, 17:42
O Josewal tem 2 tipos de boia... mas acho que não tem especificações, pois comprei há 2 semanas e não sabiam...

Fabiano-SL
07/06/2004, 18:16
Olá amigos!

Que eu saiba (por favor me corrijam!!) existem dois tipos de bóias p/ jeep no mercado:

p/ cj5 - 6 furos p/ fixação - a marca eu não sei?

p/ cj2;cj3 - 5 furos de fixação - a marca é FEM-INSTRUMENTOS

A bóia do cj5 NÃO funciona direito no marcador do cj3....a credito que só funcione no marcador de combustivel do cj5 (marcadores todos juntos no velocímetro)

A bóia do cj2;cj3 Também não marca certo, devido ao curso da bóia ser maior que a altura do tanque... outra coisa desta bóia é os valores hômicos que não estão deacordo c/ o marcador original...

Em relação ao catálogo homs x altura trabalho da bóia, já me serve, homs x litros (capac. do tanque).

Tem que haver algo que dê p/ adaptar... preciso de uma bóia que trabalhe com +/- 9homs (cheio) à +/- 40homs (vazio) p/ tanque c/ capac. de +/- 40 litros.

aguardando mais sugestões...

[]'s

Sergio Rocha
07/06/2004, 21:05
Coloquei em downloads uma tabela que copiei do site da cronomac, espero q te ajude.

Fabiano-SL
07/06/2004, 21:46
opa! vou lá pegar p/ dar uma olhada..

valeu Sérgio...

Quem tiver mas dicas vai mandando...

EDU LIMA
08/06/2004, 19:00
ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA, E AI DESCOBRI QUE NÃO ERA A BÓIA E SIM O FIO QUE ESTAVA DESCASCADO E ESTAVA DANDO "OSMARCONTATO" E ENCONSTAVA NA CARROCERIA E MARCAVA CHEIO, ALIÁS, NO FINAL DAS CONTAS NEM PRECISEI TROCAR A BÓIA, SÓ REFIZ A FIAÇÃO E SOBROU A BÓIA NOVA, SE ALGUÉM TIVER INTERESSE, ESTOU COM ELA!
UM ABRAÇO,
EDU

Fabiano-SL
08/06/2004, 20:22
Pessoal:

Entrei em contato c/ o Sr. Anisio da Josewal, e ele confirmou minhas suspeitas: as bóias de jeep que vendem por aí não marcam 100% correto, devemos nos "adaptar" a elas....

Visto isso mandei e-mail p/ os fabricantes, reclamando sobre seus produtos... acho que se TODOS´que estão insatisfeitos c/ a qualidade reclamarem, os fabricantes atenderão e melhorarão a qualidade....

Josewal - ÓTIMO ATENDIMENTO, apesar de não ser fabricante, se propos a ajudar...

A CRONOMAC, foi o PIOR ATENDIMENTO, coloquei todo um texto explicando o que estava acontecendo, motivos, ohms, etc... e eles respondem: Temos a bóia original do cj-5, verifique na loja xxxxx.

FEM - Instrumentos aida não respondeu...

Vamos reclamar pessoal!! Essa Cronomac quer fazer "venda casada" (bóia tubular só funciona c/ marcador cronomac), NÃO COMPRO, NEM UM NEM OUTRO!! Pessoal eu acho que esta bóia tubular da Cronomac, é a bóia da Kombi, adaptada com um flange....vejam na foto o que eu peguei no site simens VDO, o que vcs acham???

Desisti da bóia FEM (p/ cj3, mas não funciona), pois não permite ajuste de ohms....

Acabei desmontando a bóia de um cj-5 (seis furos - segunda foto abaixo) e estou montando minha propria bóia.... já regulei os ohms conforme meu marcador de comb. e fiz uma NOVA haste de bóia para marcar corretamente o limite da bóia (vazio e cheio), o que me falta é um novo flange, já que meu tanque é 5 furos (cj3). Nos teste no gabarito que eu fiz, ficou "Tri-bom", irei fazer novos testes assim que conseguir um novo flange.... neste novo flange terá um respiro e um retorno (coisa q não tem nessas que eles vendem...).

EDU LIMA: Com certeza não é fios desengatados o meu problema. A bóia que vc tem é 6 furos, igual a da primeira figura aí abaixo? Qunato vc quer? me passa uma MP.

[]'s