PDA

Ver Versão Completa : duvidas na ventoinha



mbm4x4
16/11/2007, 13:02
Caros foristas e Sportagers de PLANTÃO.:mrgreen:
Sou novato no site e no mundo off road, adquiri minha sportage a cerca de 1 ano . Tenho uma 99/oo a gasolina .
Semana passada no final do meu passeio pela areias da praia, notei que havia vapor saindo do reservatorio de expanção e o nivel havia subido para quase o meio.Depois com o motor frio verifiquei novamente o nivel e estava normal e a agua do radiador tambem estava ok...:putz:
Sera que a minha ventoinha esta indo pro beleléo??? como posso verificar se ela esta ok??? existe algum teste que posso fazer???É normal a agua ir para o reservatorio de expanção???
Desde ja agradeço possiveis dicas e boa trilha para todos:mrgreen:
aloha!!

Ricardo Bambhoo
17/11/2007, 16:12
Caros foristas e Sportagers de PLANTÃO.:mrgreen:
Sou novato no site e no mundo off road, adquiri minha sportage a cerca de 1 ano . Tenho uma 99/oo a gasolina .
Semana passada no final do meu passeio pela areias da praia, notei que havia vapor saindo do reservatorio de expanção e o nivel havia subido para quase o meio.Depois com o motor frio verifiquei novamente o nivel e estava normal e a agua do radiador tambem estava ok...:putz:
Sera que a minha ventoinha esta indo pro beleléo??? como posso verificar se ela esta ok??? existe algum teste que posso fazer???É normal a agua ir para o reservatorio de expanção???
Desde ja agradeço possiveis dicas e boa trilha para todos:mrgreen:
aloha!!
se a ventoinha tivesse ido pro beleleu seu motor tinha ido junto rapidinho.
Vaso de expansão é pra isto mesmo, receber agua fervendo do radiador.
se a ventoinha gira com motor quente é sinal de que está boa.
No meu entendimento está correto.
[]'s

mbm4x4
17/11/2007, 18:20
Obrigado pela contribuição Bambhoo.:concordo:
Li tanto no forum de problemas de aquecimento que acabei enxergando "cabelo em ovo" ...:putz:
Agora com a chegada do verão, aqui na ilha começa ter muitos congestionamentos e ai o bicho pega....:neutral:
Sem querer abusar do seu conhecimento de mecanica, como posso saber se existe ar dentro do sistema de refrigeração do motor. estou com essa dúvida porque esses dias troquei a mangueira superior do radiador, (eu mesmo ) .:oops:
Grande abraço e fé na trilha.:dance:

EDuarte
17/11/2007, 21:04
... como posso saber se existe ar dentro do sistema de refrigeração do motor. estou com essa dúvida porque esses dias troquei a mangueira superior do radiador, (eu mesmo ) .:oops:
Grande abraço e fé na trilha.:dance:

Essa é uma boa pergunta, eu tambem gostaria de saber com posso verificar isso e caso esteja com ar, como deve ser feito para a retirada desse ar?
[ ]'s
(DU)

mbm4x4
17/11/2007, 22:00
Delculpa as perguntas bestas, como sou "verde" ainda no site nao tinha notado que se voce ler todas as mensagens do Tópico SPORTAGE- MOTOR E TRANSMISSÃO... Já esta quase tudo respondido pelos grandes foristas.
Ainda nao li tudo, li apenas ate a pag 20 de um total de + ou - 118 pags.
Um dia eu chego lá...:oops:
De qualquer maneira, se alguem souber na ponta da lingua, como saber se há ar no sistema de refrigeração, por favor não hesite...
Acredito que breve terei problema de catalizador e abafador indo pro vinagre.. Alguem sabe se posso retirar o catalizador sem maiores problemas?? E o abafador existe algum similar mais em conta???
Desde ja agradeço.
Boa trilha a todos.:concordo:


SPORTAGE 99/00 GAS
pneus 225/75/15 firestone FSR

gutoxj98
18/11/2007, 17:02
Obrigado pela contribuição Bambhoo.:concordo:
Li tanto no forum de problemas de aquecimento que acabei enxergando "cabelo em ovo" ...:putz:
Agora com a chegada do verão, aqui na ilha começa ter muitos congestionamentos e ai o bicho pega....:neutral:
Sem querer abusar do seu conhecimento de mecanica, como posso saber se existe ar dentro do sistema de refrigeração do motor. estou com essa dúvida porque esses dias troquei a mangueira superior do radiador, (eu mesmo ) .:oops:
Grande abraço e fé na trilha.:dance:

Acho que o melhor a fazer é levar pra trocar toda a agua do sistema, fazer uma limpeza, e colocar o fluido de arrefecimento, na proporcao 3 para 1.......sempre faço isso quando esta chegando o verao.......assim fica sempre limpo e com fluido para preservar bomba d´água e todo o sistema. ....nestes centros automotivos eles colocam em uma maquina e eliminam qquer possibilidade de ar no sistema.

Ainda mais pq as sportage tem esse probleminha de super aquecimento, ai se acontecer é so chorar, pq vai junta, cabeçote......e um dinheiro bom para endireitar as coisas !!!!

faça isso logo se puder !!!!....boa sorte

abs

mbm4x4
18/11/2007, 22:35
Valeu irmão, acho que o melhor a fazer e levar em algum centro automotivo...:parede:
Sabe como é que é, as vezes a gente tem vontade de meter a mão tipo "faça voce mesmo".:idea:
Grande abraço e
boa trilha;)

gutoxj98
19/11/2007, 03:52
Valeu irmão, acho que o melhor a fazer e levar em algum centro automotivo...:parede:
Sabe como é que é, as vezes a gente tem vontade de meter a mão tipo "faça voce mesmo".:idea:
Grande abraço e
boa trilha;)

Na verdade essa maquina segura a pressao e vai soltando o ar........e custa barato, aqui em sampa se vc compra o fluido eles fazen de graça......e tem lugares que cobram uns 20 a 30 reais.........vale a pena !!!!!!

coloquei um concentrado da STP muito bom........!!!!!

ahhh..e tem o lance tbem do gel na ventoinha da sportage.....se secar ela nao aciona.....uma coisa assim !!!! ve isso tbem....pode ajudar a nao esquentar !!!!!

abs

Ricardo Bambhoo
19/11/2007, 12:47
acho que se tiver ar ele acaba saindo sozinho...
[]'s

mbm4x4
20/11/2007, 12:28
acho que se tiver ar ele acaba saindo sozinho...
[]'s
Valeu Bambhoo, tomara que sai sozinho mesmo, pq. senão provavelmente a minha deve ter ar dentro.:???:
De qualquer maneira não vale arriscar, ja estou cotando o preço da "mardita" ventoinha pra trocar e na mesma ocasião vou tbem trocar o aditivo do radiador.(Dica do Guto XJ).:concordo:
Qdo estiver pra esses lados vamos fazer umas trilhas que conheço por aqui.8)
Grande abraço.

Amostardeiro
20/11/2007, 13:06
Valeu Bambhoo, tomara que sai sozinho mesmo, pq. senão provavelmente a minha deve ter ar dentro.:???:
De qualquer maneira não vale arriscar, ja estou cotando o preço da "mardita" ventoinha pra trocar e na mesma ocasião vou tbem trocar o aditivo do radiador.(Dica do Guto XJ).:concordo:
Qdo estiver pra esses lados vamos fazer umas trilhas que conheço por aqui.8)
Grande abraço.

1- Ventoinha: um teste rápido para ver se a ventoinha esta boa é o seguinte com o motor quente e desligado, tenta gira- la se oferecer resistência esta boa se gira bem livre troca logo;

2- Ar no sistema: drena o sistema, lava com água corrente depois troca a mistura água + anti fervura/ congelante, há uma torneira para drenagem na parte de baixo do radiador, deixa o motor funcionando com a tampa aberta até aquecer, completa o recipiente de expansão, coloca a tampa do radiador, verifica depois com o motor frio se água baixou se necessário completa direto no radiador;

3- Mistura água + aditivo: a proporção é de 40 % de aditivo + 60 % água, na Sportage 2.0 TDi são +- 3 L de aditivo, uso o Radiex, para completar o sistema ( total de 7,9L diesel e, 7,5 L gasolina ), é muito importante que a tampa do radiador esteja boa.

Com estes procedimentos nunca + tive problemas de aquecimento, a água não baixa nada, o sitema esta trabalhando perfeito.

Neste tópico tem partes do manual da Sportage para baixar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27118

Abraço

mbm4x4
21/11/2007, 19:52
Valeu Antonio!!
Com sua dica de ouro vou conseguir resolver o problema.
Se vir por estas bandas vamos combinar uma trilha.
Grande abraço .

Robinho da Jaguatirica
22/11/2007, 10:03
:palmas: Como sempre, nosso ilustre Amostardeiro dando aulas!!!! :palmas:

Amostardeiro
22/11/2007, 19:24
:palmas: Como sempre, nosso ilustre Amostardeiro dando aulas!!!! :palmas:

Pô meu assim eu vou ficar envergonhado, só quero ajudar.

Abraço

Amostardeiro
22/11/2007, 19:31
Valeu Antonio!!
Com sua dica de ouro vou conseguir resolver o problema.
Se vir por estas bandas vamos combinar uma trilha.
Grande abraço .

Em fevereiro vou para a Pinheira passar uns dias :concordo:.

Abraço

mbm4x4
22/11/2007, 19:46
Em fevereiro vou para a Pinheira passar uns dias :concordo:.

Abraço
Ótimo!:mrgreen:
A Pinheira é bem perto de Floripa, com certeza vamos combinar um passeio e um bom churrasco.:roll:
Grande abraço
:concordo:

Fravio_GO
25/08/2012, 09:02
Alguem poderia me ajudar.. preciso saber qual radiador e ventoinha eletrica servem na sportage 2000 a diesel. Obrigado

jrousso
23/09/2012, 01:02
Alguem poderia me ajudar.. preciso saber qual radiador e ventoinha eletrica servem na sportage 2000 a diesel. Obrigado

Ver neste forum o tópico "Motor da Sportage uma Joia de Mecânica". Lá é mencionado por alguém ( não me lembro quem) que instalou nesse motor a ventoinha elétrica da Meriva.Acesse o tópico pois lá tem outras dicas

cegandrade
24/09/2012, 07:23
Na minha esta com o radiador original e com ventuinha do monza.

Valmir Cruz
18/11/2012, 23:01
Pessoal, tenho uma Sportage Turbo Diesel 2001 e reparei que a mesma esta com a Hélice da Ventoinha travada, sem o sistema de gel, com isso a mesma faz mais barulho que o normal (já tive outra Sportage antes), queria saber dos colegas se vale a pena manter a ventoinha travada ou seria melhor manter a ventoinha original com Gel? Uma ventoinha original sai por 120,00 mais 50,00 de mão-de-obra. O que acham? Ela não esta aquecendo, ventila bem com a ventoinha fixa, só tem o quesito barulho da mesma que é bem forte em marchas mais baixas (1º e 2º marcha)

Djalma colombo
19/11/2012, 18:11
Valmir, ventoinha travada significa aumento de consumo e barulhão, se vc conseguiu a 120 reais, ta barato, eu troquei a minha a dois anos e já paguei na época 200 e a troca eu mesmo fiz. É bem facil e vc memso pode trocar e economizar os 50 conto pra outra coisa!

CarlAlberto
20/11/2012, 16:37
Pessoal, tenho uma Sportage Turbo Diesel 2001 e reparei que a mesma esta com a Hélice da Ventoinha travada, sem o sistema de gel, com isso a mesma faz mais barulho que o normal (já tive outra Sportage antes), queria saber dos colegas se vale a pena manter a ventoinha travada ou seria melhor manter a ventoinha original com Gel? Uma ventoinha original sai por 120,00 mais 50,00 de mão-de-obra. O que acham? Ela não esta aquecendo, ventila bem com a ventoinha fixa, só tem o quesito barulho da mesma que é bem forte em marchas mais baixas (1º e 2º marcha)
Caro Valmir,

Tenho Sportage também Turbo Diesel 2001, também está com a hélice travada, sem o sistema de gel, porém não faz nenhum barulho anormal. Li aqui no fórum que parece que colocam uma espécie de borracha no miolo e elimina este barulhão todo, não sei bem ao certo como é. Outra coisa, o consumo do meu jipe é entre 13 e 14 KM/L diesel, portanto não entendo a razão de falarem que fica barulhento e bebedor. Comprei semana passada uma hélice do radiador completa (hélice+o miolo viscoso - gel) Paguei R$ 319,00. O sistema atual com a hélice travada tem um inconveniente: O motor não fica com a temperatura ideal recomendada (90º), ocasionando desgaste precoce do motor, como o motor do meu carro está novo, vou instalar o sistema original. Outra coisa que me recordo que o mecânico deixou a válvula termostática com uma pequena abertura, o que também não é recomendável, pois ventoinha travada+termo semi aberta = motor permanentemente com a temperatura abaixo da ideal. Outra, da hélice travada é que se precisar passar por um local alagado pode quebrar, e ai já viu né? A temperatura do jeito que está não passa dos 75º, muito abaixo dos 90º recomendado, a água verifico toda semana e há meses que não há a necessidade de completar o nível. Li tanto sobre isso que estou ficando PHD no assunto, rsrs...

Abraço

Carlos Alberto

gil9001
22/11/2012, 08:58
Pessoal, tenho uma Sportage Turbo Diesel 2001 e reparei que a mesma esta com a Hélice da Ventoinha travada, sem o sistema de gel, com isso a mesma faz mais barulho que o normal (já tive outra Sportage antes), queria saber dos colegas se vale a pena manter a ventoinha travada ou seria melhor manter a ventoinha original com Gel? Uma ventoinha original sai por 120,00 mais 50,00 de mão-de-obra. O que acham? Ela não esta aquecendo, ventila bem com a ventoinha fixa, só tem o quesito barulho da mesma que é bem forte em marchas mais baixas (1º e 2º marcha)


Ola amigo , estou com a minha tbm travada, muito barulho mesmo, tbm perde potencia, e tbm há um aumento do consumo de combustivel.
Onde vc achou essa com esse valor???? Vou comprar uma tbm, passe o contato ai por favor?

gil9001
22/11/2012, 09:01
Caro Valmir,

Tenho Sportage também Turbo Diesel 2001, também está com a hélice travada, sem o sistema de gel, porém não faz nenhum barulho anormal. Li aqui no fórum que parece que colocam uma espécie de borracha no miolo e elimina este barulhão todo, não sei bem ao certo como é. Outra coisa, o consumo do meu jipe é entre 13 e 14 KM/L diesel, portanto não entendo a razão de falarem que fica barulhento e bebedor. Comprei semana passada uma hélice do radiador completa (hélice+o miolo viscoso - gel) Paguei R$ 319,00. O sistema atual com a hélice travada tem um inconveniente: O motor não fica com a temperatura ideal recomendada (90º), ocasionando desgaste precoce do motor, como o motor do meu carro está novo, vou instalar o sistema original. Outra coisa que me recordo que o mecânico deixou a válvula termostática com uma pequena abertura, o que também não é recomendável, pois ventoinha travada+termo semi aberta = motor permanentemente com a temperatura abaixo da ideal. Outra, da hélice travada é que se precisar passar por um local alagado pode quebrar, e ai já viu né? A temperatura do jeito que está não passa dos 75º, muito abaixo dos 90º recomendado, a água verifico toda semana e há meses que não há a necessidade de completar o nível. Li tanto sobre isso que estou ficando PHD no assunto, rsrs...

Abraço

Carlos Alberto
Carlos, onde vc comprou a Helice? vou comprar tbm para trocar a minha.
Djalma, vc mesmo trocou. Como faço para eu mesmo trocar?
Grato.

CarlAlberto
22/11/2012, 12:45
Caro Gil9001 segue o link: www.cicpecas.com.br (http://www.cicpecas.com.br) Produto: "Hélice radiador completa besta 2.7/Sportage 2.0 td" ela possui 08 pás, comprei semana passado por R$ 302,00 mais frete de R$ 25,00. Hoje no site já está por R$ 353,22. Boa sorte

Carlos

Djalma colombo
22/11/2012, 14:12
Gil é bem simples, ela é presa por 4 porquinhas 10 mm junto com a polia , não tem segredo, observe como esta colocada, solte as porcas e coloque a nova, a unica posição que tem que observar é o sentido das pás!

gil9001
23/11/2012, 08:41
Caro Gil9001 segue o link: www.cicpecas.com.br (http://www.cicpecas.com.br) Produto: "Hélice radiador completa besta 2.7/Sportage 2.0 td" ela possui 08 pás, comprei semana passado por R$ 302,00 mais frete de R$ 25,00. Hoje no site já está por R$ 353,22. Boa sorte

Carlos
Blz, valeu Carlos.

gil9001
23/11/2012, 08:43
Gil é bem simples, ela é presa por 4 porquinhas 10 mm junto com a polia , não tem segredo, observe como esta colocada, solte as porcas e coloque a nova, a unica posição que tem que observar é o sentido das pás!

Djalma, vou comprar e vou trocar eu mesmo então, valeu pela dica.

Djalma colombo
23/11/2012, 19:03
Blza Gil, qualquer coisa tamos aí!