PDA

Ver Versão Completa : Gaiola simples.



N3to
27/05/2004, 22:40
E a e galera , sou novo por aqui , portanto um salve a todos.
Estou enteressado em montar um gaiola com motor de moto (Rd 135 , estou aberto a sugestões). Minha maior duvida eh a seguinte: Eu ja tenho a estrutura , para passar a forca do motor para as rodas , eh soh adaptar um pinhão?
Para colocar as marchas eh soh adaptar um dispositivo , uma alavanca que va poara traz e para frente?
Se alguem tiver fotos ou sites relacionados , agradeco.
Julio N3to.
:D :D :D

Ed
28/05/2004, 10:51
tenho essa mesma vontade!!!!
a estrutura que vc tem é de kart croos???
para transmitir a força do motor pras rodas, é mais fácil usar o sistema de Pinhão e coroa, com possibilidades de alteração de relações mais curtas e mais longas!!

a troca de marchas pode ser feita por meio de cabos de aço, tbm possibilitando adaptação no volante tipo de formula 1!!!!

onde vc conseguiu a estrutura??

já pensou na possibilidade de um motor 4 tempos??
tem baixa manutenção e pode usar até partida elétrica!!
tipo Strada 200cc, e etc!!

Ed
28/05/2004, 10:53
Procure no google por kartcroos ou mini baja que vc vai encontrar muitas coisas!!!

kmoretto
28/05/2004, 12:36
tenho essa mesma vontade!!!!

onde vc conseguiu a estrutura??


Também tenho interesse em construir um, mas do zero é meio difícil... :cry: :cry:

N3to, diz aí onde vc conseguiu a estrutura ( só reforçando o pedido do Nived ) :D

[]´s

N3to
29/05/2004, 12:02
Ae nived valew pela resposta , minha estrutura eh a de um Mini Buggy banheirinha , e se der certo , pelo fato de meu pei ter uma metalurgica vou fazer outro.
Andei vendo motor na General ozorio , me indicaram o rd 135 (Preco em media de 300,00 a 450,00) , tbm vi o de estrada 200cc (preco em media 800,00 a 900,00) , mas o que ouve interesse foi no de Rd 135 , o pessoal me falo que os caras compram muito para fazer cart , mas minha duvida ta nessa parte de passasr a forca , que realmento to para usar coroa e pinhao e na adaptacao das marchas , (como eh curto e longo?).
Quem quiser tenho fotos da estrutura , soh naum sei postar pelo fato de ser novo aqui , mande o e-mail ou me ensine :D .
Abraços N3to.

N3to
29/05/2004, 17:43
Alguem tem mais alguma informacao sobre este tipo de gaiola?

du
29/05/2004, 19:37
N3to,

Primeiro fale um pouco do uso da gaiola. Este 135 da yamaha, é 2 tempos, embora sejá ótimo, só tem torque em giro alto.

Outro motor que é bem bravo é da DT200 Yamaha, refrigerado a água, mas tem o mesmo problema de torque.

Motores de torque em giro baixo são os 4 tempos, o da XLX250 ou XLX350, se bem que são mais dificeis de dar a partida e 'so alguns mais novos é que tem partida elétrica.

Não lembro qual ou quais. Mas uma vez passou na TV uns univesitários de engenharia mecânica que faziam uma corrida em gaiolinhas como prova final. Talvez isto esteja documentado na Universidade. As vezes um amigo de um amigo, ou um conhecido distante consiga uma cópia.

Abraços Du.

monge
31/05/2004, 08:07
Fala Gente.... :D

Como gaioleiro e palpiteiro, vou dar meus pitacos. :D

Já vi uma mini-gaiola com motor da cbx 200. :D

O trenzinho que anda... tá louco. :shock: :D

O cara fez uma espécie de trambulhador de marchas pra ela, ele colocou o cambio na altura do volante mais ou menos, e era uma alavanquinha sequencial. :D

A transmissão era feira por coroa, pinhão e corrente, igual nas motos mesmo. :D

Tinha um garoto andando nela, de uns 16, 17 anos... mas fazia miséria na gaiolinha. O ruim dela é que não acompanha as outras gaiolas nos terrenos mais acidentados, pois a altura livre dela era muito baixa. Mas pra andar em pista e em lugares planos era o bicho. :shock: :D

Só com o giro láááááááááá em cima. Não rodava em baixa hora nenhuma. :D

Infelizmente não tenho fotos, mas esta gaiola está numa cidade vizinha aqui. Qualquer dia que eu estiver por lá dou uma sondada. :D

[]'s

Eugênio

N3to
31/05/2004, 11:29
Ae galera valeu pelas respostas...
Agora pra quem entende , entao para eu montar minha gaiola sobra a estrutura que possuo , terei que fazer o seguinte:
-colocar o motor de modo que a coroa fique em frente ao pinha (igual de moto)
-puxar um cabo de aco ate o volante para a troca de marchas
E de resto eh facil...
Acertei ou errei em alguma coisa?

du
01/06/2004, 15:04
Mas pessoal,

Motos, não tem diferencial, portanto, correntes ou correias dentadas são bastante usadas, mas como vão fazer na gaiolinha ? Vai ficar bloqueado direto ? Não vai ter o mesmo problema de quebrar ?

Abraços Du.

N3to
01/06/2004, 18:45
Ae galera eu sou extremamente novato no assunto , por isso queria dicas como essas, que no caso estao na pergunta do du...

Ed
02/06/2004, 10:12
a idéia é soldar o suporte da coroa no eixo, e com certeza ficará bloqueado!
não influi muito na dirigibilidade da gaiola!!
a não ser que ao invés de tracionar o eixo e assim as duas rodas, pode-se fazer uma adaptação e tracionar apenas uma roda, mas eu acho que fica uma bosta!!

na minha opnião não tem problemas de quebra frequente da relação!!!

N3to, quanto falei de opções de relações mais curtas e mais longas, estava dizendo que se soldar apenas um suporte da coroa no eixo, vc pode optar por relações mais curtas com coroas maiores ou mais longas com coroas menores, aí depende do que vc quer fazer com a gaiola e quanta força exerce o motor nas rodas, tome cuidado, pois se não calcular a relação corretamente a gaiola pode sair empinando ou perder força na saída!

Marcelo Fuka
03/06/2004, 03:01
Olá galera...

Como um tempo atrás andei pensando em montar uma gaiola destas, creio ter algumas respostas:

- A corrida de gaioolinhas é em pista de terra batida, (achoa que é da SAE). Não propriamente trilhas. Então, definam suas propostas de utilização para seu brinquedo!!!

- A montagem é realmente simples. Suporte de coroa preso em eixo rígido. Fica bloqueado 100% mas não quebra facilmente devido a alguns fatores: baixo peso e utilização predominante em terrenos de baixa aderencia. Além do mais, a bitola deve ser mais ou menos estreita, o que diminui a diferença de curso entre a roda do lado interno da curva da que está de fora. A transmissão não quebra assim fácil não. Pelo menos, não por este motivo.

- Tem tópico aqui até com planta de gaiolinha. Só que não me lembro...sorry, terão que procurar, hehehe...


[ ] ´s engaiolados!!!

Flávio Cadore
05/06/2004, 20:29
Eaí galera, beleza?????

Então vcs querem construir uma gaiolinha, heinn, muito legal!!!! Eu tenho uma, ela não é das simples como vcs querem mas é das boas e hoje deve estar custando uns 7 pilas mais ou menos.
Ela é das caras porque eu sou "cheio" , tem retentor nas buchas das balanças, rolamento nos amortecedores, suspensão independente nas quatro e por aí vai...e tem também suspensão de Fórmula-1.
Eu tenho um site com fotos para quem quer construir uma, www.baja_autocross.ubbi.com.br.
O motor de RD é meio fraco para uma gaiola, só se ela for bem leve. Eu uso um motor de Agrale, de primeira até quarta no fundo e te segura...Ela agora depois de uma reforma que eu fiz, ficou pesada, agora estou procurando um motor de RD 350...vai virar o demo...
Se vcs quezerem algumas dicas eu posso ajudar, no possível.
Flávio...

danielmedeiros
04/03/2010, 13:37
flavio nao consegui acessar o link

danielmedeiros
04/03/2010, 13:39
esse motor rd equipa que tipo de moto?