PDA

Ver Versão Completa : Cardãs e Homocinéticas



Guto
07/05/2003, 17:04
Olá Galera! :)

Bom, desculpem a igno......, mas vou retornar o assunto:

E se eu utilizar homocinéticas no lugar dos cardãs em meu SPOA?
Isto não iria eliminar aquele trabalho de acertar os angulos com os diferenciais? :roll: :?:

Valeu.

walter.andreis
08/05/2003, 01:49
Guto,
Com homocinéticas o ângulo de trabalho pode ser maior sim, porém ainda tenho dúvidas quanto a durabilidade deste sistema, bem como acredito ser mais crítico para manutenção...
Resumindo, menos robusto...
*Obs.: Nunca usei este sistema, soh estou dizendo isto pelos relatos que já ouvi falar, mas fico no aguardo de alguém que já usou ou usa, ou sabe melhor do q eu...

[]´s

ramiro_eli
08/05/2003, 09:54
A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....
A homocinética é lubrificada com uma graxa e esta graxa é protegida por uma coifa de borracha. Esta coifa não resiste a elevadas rotações, pois a graxa (sob força centrífuga, devido as rotações do cardã) a presiona e a rompe.
Mas por que nos carros ela funciona?
- Por que nos carros ela trabalha em rotações muito menores, pois ela fica depois do câmbio e diferencial, que desmultiplicam as rotações.

E se eu colocar menos graxa?
- Voce corre o risco de danificar a homocinética, alem de não adiantar nada, pois a coifa rompe do mesmo jeito.

Mas algum tempo atrás, eu li na Jipenet, um maluco de um Niva que colocou as homocinéticas nos cardans e colocou várias abraçadeiras de plástico nas cavidades da coifa, e segundo ele funciona...
(homocinéticas de Kombi)

Guto
08/05/2003, 11:59
Então tá, vou verificar com o mecanico e conto para vcs! :?

billj
08/05/2003, 12:43
Nem tenta. Exatamente pelos motivos que o Ramiro citou.........

Guto
08/05/2003, 13:14
OK,

sem maiores teimosias, desisti da idéia.

Obrigado Bill :wink:

walter.andreis
08/05/2003, 15:51
Ahhhhh,
Fala sério galera...
Se ninguém tentar achar uma solução, esse tipo de coisa será "impossível"? Ou todo mundo pode gastar um $$FARDO$$ em peças vindas dos gringos, só porque veio de lá, sendo que aqui pode-se dar um jeito???
Homocinéticas da Kombi!? Vou tentar sim... nem que eu faça uma coifa de outro material, ou utilize 2 coifas, ou sei lah...
Se é mais resistente e permite maiores angulações, eu vou tentar sim, afinal, homocinéticas de Kombi não são tão caras assim... e se não der certo, partimos para outra... mas se o colega da Jipenet deu a dica, não custa confiar nele e tentar...

[]´s

walter.andreis
08/05/2003, 16:12
A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....


Ramirão,
Engraçado neh!? A cruzeta parece ser tão mais robusta, sem aquelas pecinhas de ferro fininhas q seguram os "rolamentos" da homocinética...
Eh muito mais resistente mesmo!?
Porque, se a homocinética tem RESISTENCIA e ANGULAÇÂO, e tem apenas o ponto negativo da coifa que estoura, acredito que compensa estudar uma solução pra danada da coifa e começar a utilizar este sistema, o que acha? Por exemplo, uma coifa maior por fora da original, ou então as presilhas de plastico, ou ambas........ !? Você tem alguma foto deste esquema ? Eu tinha umas fotos, que se não me engano postaram na Jipenet, mas a muuuito tempo, e como perdi meu HD a pouco tempo, foi-se junto as fotos.. :( :( :(
Qqer coisa dah 1 alow...

[]´s

[]´s

Guto
08/05/2003, 21:54
Pô Walter!! Calma aí! :lol:

Eu não tenho grana para gastar com as peças dos gringos e também não tenho grana para ficar fazendo testes.

Não sei quanto custa esta adaptação! Apenas não quero ficar brincando com meu dinheiro.

Mesmo assim, em conversa com meu mecanico agora a noite, ele falou que vai tentar!

Sobre as coifas: Ele disse que há como fazer o tal reforço utilizando as abraçadeiras. Espere mais alguns dias...... :idea:

walter.andreis
08/05/2003, 22:05
Pô Walter!! Calma aí! :lol:

Eu não tenho grana para gastar com as peças dos gringos e também não tenho grana para ficar fazendo testes.
Então dê uma solução.... Você pediu uma opnião e eu estou te mostrando as alternativas... não estou obrigando você a comprar nada... :? Ou você gasta um monte com os gringos, ou então gasta pouquinho fazendo os "testes" que tem gente já rodando muito bem com os tais "testes" e sem gastar $$$$$$$$$$$$$$$$!
Eh que tem gente que deve pensar assim: "Ahh, nem vo tentah faze nada disso não..." dae pega, entra no www.loja4x4doseua.com e manda vim tudo prontinho, bunitinho e pintadinho... fico feliz por eles que tem essa conta bancária Extra-Large... mas tem pessoas (eu por ex) que não podem disfrutar deste privilégio (quem sabe um dia) e tem que se virar com o que você chamou de "testes"...
É a tal da coisa... se correr o bixo pega se ficar o bixo come...


Não sei quanto custa esta adaptação! Apenas não quero ficar brincando com meu dinheiro.
Mesmo assim, em conversa com meu mecanico agora a noite, ele falou que vai tentar!
Sobre as coifas: Ele disse que há como fazer o tal reforço utilizando as abraçadeiras.
Tah ae... falow falow mas acabou pensando q nem eu... :twisted: :twisted: :twisted:
Faz os "TESTES" e diga pra nós como ficou, ok!? Também vou começar a mexer o doce aki...

[]´s

billj
09/05/2003, 08:04
Então fazem o que quiserem. :roll:


Apenas respondi a pergunta com base em minha experiência e também nas experiências de outras pessoas. Homocinéticas e alta velocidade não combinam. No cardan dianteiro até que vai, desde que a viatura nunca passa de 40 km/hr em 4x4.

Digo mais...... Se você conseguir achar uma solução boa e que tenha um custo / benefício melhor que o cardan duplo, então você vai poder comprar qualquer coisa "gringa" que quiser, pois vai ficar muito, muito rico. Mas teria que patentear a invenção, pois até as montadoras vão querer comprar........

Fred Wirtz
01/05/2004, 18:08
Aí vai um link sobre funcionamento, manutenção e substituição de homocinéticas:

http://www.monzaclube.com/fafacil/fafacil_MC_12_homocineticas.shtml

To mandando também um link sobre cardãs e homocinéticas de uma revista espanhola:

http://www.parque4x4.com.ar/mecanica/homocineticas.html

Espero que ajude alguém... :D

E afinal:
- As homocinéticas SÃO ou NÃO SÃO mais resistentes que os cardãs :?:
- O ÚNICO problema da homocinética é a coifa que se rompe em altas rotações :?:

Fabiano-SL
01/05/2004, 19:36
Olá amigos!

Tem um jeep que andam fabricando (www.quatrax.com.br) que usa homocinéticas ao inves de cardan... além de motora AP, freio a disco, etc..

Alguém aí já viu este jepinho? é bom? pode ser que sirva de exemplo p/ os convivas que querem fazer tal modificação em suas homocineticas...


[]´s
[/url]

Paulo Eduardo
01/05/2004, 21:07
Daê Pessoal....

esse assunto me interessa....

mas, se o problema é a alta rotação.... imaginem um carro turbo ou qualquer outro carro forte, original mesmo. Ele vem de fábrica com homocinéticas, e passando dos 200 ou 250 km/h, mesmo que a homo. esteja desmultiplicada em rotações, por ser depois de caixa e diferencial, ela vai girar na mesma frequencia das rodas.... que a 200 por hora não é nada pequena... e não arrebenta.... deve ter um jeito de aguentar as rotações do cardã do jeep.... mesmo o traseiro....
sei lá, usar duas coifas, ou uma mangueira de alta pressão por fora da coifa com graxa dentro dela tb.....
confesso que ja vi estourar coifa de gol turbo andando no pau, mas e um golf vr6????

ei, isso é só uma idéia... não precisa apavorar não viu Bill :D

[]´s

Wallace
01/05/2004, 21:33
Oi Paulo,

Sabe fazer contas!
250 km/h nas rodas, ok.
Uma relação normal de diferencial é 3 para 1.
Então 250 km/h nas rodas é algo como uns 80 km/h no cardan, ou menos.
E não esqueça que o esforço normalmente vai ser o dobro, pois nas rodas teria duas homocineticas e no cardan vai ter uma só. Então poderia dividir velocidade por dois... chegando a 40km/h...
Por coincidência o mesmo número que o Bill sugeriu...;-)
Juntas CV são a solução, mais que testada.

Ränsensbläns
01/05/2004, 21:42
O Famoso projeto do Engesa que estavam (ou estão) pensando em retornar à fabricação, o Marruá, tem homocinética. Eu não entendo nada disso, só tô botando lenha na fogueira :lol: ....

http://www.newmotorage.com/4x4/4x4/marrua.html

abraços...

Wallace
01/05/2004, 22:12
Tem Mirirm que é fogo...
Não estamos falando de homocineticas nos eixos, mas nos cardans... é outra coisa com outras implicações

Paulo Eduardo
02/05/2004, 02:55
Olá Wallace,

sei sei,
é lógico que mesmo assim, ainda vai ser muita rotação, mas a questão é:
eu disse que me interesso pelo assunto pelo seguinte, meu cardã traseiro é muito curto, 29cm, não que eu tenha muita vibração, na verdade só tenho num momento, em uma certa frequencia de giro do cardã. Logo no comecinho da 2ª, fora esse intervalo, roda lizinho até cortar giro em todas as marchas. E a junta CV é uma exelente opção, não fosse tão comprida, até tenho espaço pra ela, mas a homocinética cabe melhor. Nem penso realmente em mudar isso tão logo, só vou partir pra uma mudança no dia que estourar uma cruzeta ou uma flange sei lá(até ando com um kit reserva). Mas acho interessante a idéia da homo. Se não houvesse este problema.
Já que estamos falando em números, olha a situação:

Com uma relação de 4.89, uma 5ªmarcha de 0.73, e o motor a 4000rpm, com pneus 33" o jipe deve estar a uns 160 e poucos km/h :shock: a rotação do cardã seria de quase 5.500rpm contra 1.120rpm da roda mais ou menos.... haja coifa :D

Fazer a coifa aguentar 5 vezes mais, vai ser complicado, mas de qualquer maneira... se alguém resolver o problema, conta antes de vender a idéia e ficar rico... :D :D

[]´s com vibração quase zero...

Marcos ET
02/05/2004, 13:40
Oi Paulo,

Sabe fazer contas!
250 km/h nas rodas, ok.
Uma relação normal de diferencial é 3 para 1.
Então 250 km/h nas rodas é algo como uns 80 km/h no cardan, ou menos.
E não esqueça que o esforço normalmente vai ser o dobro, pois nas rodas teria duas homocineticas e no cardan vai ter uma só. Então poderia dividir velocidade por dois... chegando a 40km/h...

.

Wallace, blz? nao querendo colocar mais lenha na fogueira, só tirando uma dúvida:

Se divirir-mos 250 km/h do Golf VR6 ou outro super carro... vica algo em torno de 80 km/h SE o pneu do Jeep fosse do mesmo diametro que o Pneu deste carro... MAS o Pneus destes carros têm medidas em torno de uns 20% (no chutômetro) menores que os do Jeep nao eh (tipo pneus 750x16" do jeep versus 195x60x15")? então mais estes 20% fica algo em torno de 100 Km/h correto? (ainda no chutômetro, que nem tá muito calibrado ultimamente)... mais ou menos a velocidade máxima que costumo andar com meu jeep (é que sou meio "roda presa" :oops: no asfalto...) que ném é SPOA (tem mais um pouco de estabilidade) então acho que dá nao eh?

Quanto ao esforço, acho que nao vai ser em dobro, na verdade, será menor ainda, visto que cada homocinética transmite 1/2 do torque do diferencial para a roda, este torque já foi multiplicado pelo câmbio e diferencial, sendo o "produto" final transmitido para a roda (50% do torque máximo obtido em uma multiplicação da 1ª marcha - usada para arrancadas onde a solicitação é maior - VEZES a relação do diferencial... deve ser um número bem grande). No jeep, cada conjunto de homocinéticas (duas pra frente e duas para trás) transmitirá, no máximo, 50% do torque q sai do cambio em 1ª, vezes a multiplicação da reduzida MAS será aliviado pela relação do diferencial que, quanto mais reduzido, menor o torque (em uma relação 3:1, fica 1/3 do torque) nao é isso??

esperando ser fuzilado por estas colocações, espero matar mais esta curiosidade...

Wallace
02/05/2004, 14:45
Oi Marcos,

Não sei a que velocidade que o Guto chega, mas não acho que ele ande em 4x4 na estrada.
Então em 4x2 toda a força vai passar somente para o cardan traseiro.
A resistência da homocinetica é função de um binômio força x velocidade.
Então para ser mais técnico você tem que pegar a curva deste binômio em questão.
Mas as considerações são as mesmas.
Sendo mais técnico:
A velocidade não é o que se deve levar em conta para resistência, mas a aceleração.
A aceleração é função da rotação e do angulo de trabalho da homocinetica.
E quando temos aceleração o problema deixa de ser linear para ser geométrico.
Assim o aumento de rotação linear gera um aumento de aceleração geométrico para a mesma angulação.
Assim a diminuição de força também tem que ser geométrico ou vai quebrar!

E voltando aos veículos de rua... acho que a 250 km/h o ângulo de trabalho deve ser pequeno né, pois normalmente não se tem um grande ângulo de virada do volante nem um grande ângulo de trabalho devido ao movimento da suspensão... não é mesmo?

Paulo Eduardo
02/05/2004, 15:17
Daês pessoal...

pois é, mas mesmo que a homocinética seja bem dimensionada, (caminhão mercedes :shock: ) e aguente o torque e esforço de aceleração de um jeep forte, ainda tem o problema da coifa né...
que segundo o Bill é insolucionável a baixo custo... :?

vou entrar em contato com a NASA e ver oque eles dizem à respeito de resistência a forças centrífugas.... :D :D

[]´s descontraídos e de ressacão dominical....

alan4x4
27/10/2004, 21:52
Olá amigos, to cansado de sair com meu jeep e quebrar o raio da tão falada cruzeta e por fim consegui rebentar o raio do cardam em subidinha merreca de nada, vou colocar a homocinética e vou ver o bicho que vai dar, pois não vou tirar o SPOA e nem os amortecedores já colocados, já vi com meu mexânico é isso mesmo mexânico :shock: e vou colocar o mito pra rodar se akela f*&¨&¨%$$#@¨))&%¨$%4 da homocinética quebrar conto pra vcs !!! :twisted: :twisted: :twisted: valewwwwwwwwwww inté !!!!

Vinicius Hauagge
28/10/2004, 10:47
Pessoal, tava falando com meu mecanico sobre isso e ele mencionou que as pajerinho V6 usa um sistema de hemocinética no cardã... será que a informacao procede? E se for verdadeira, como que nesse caso nao estoura a coifa?

leovalle
28/10/2004, 11:22
A homocinética é muito mais resistente que a cruzeta, além de aceitar maiores angulos de trebalho, mas....
A homocinética é lubrificada com uma graxa e esta graxa é protegida por uma coifa de borracha. Esta coifa não resiste a elevadas rotações, pois a graxa (sob força centrífuga, devido as rotações do cardã) a presiona e a rompe.
Mas por que nos carros ela funciona?
- Por que nos carros ela trabalha em rotações muito menores, pois ela fica depois do câmbio e diferencial, que desmultiplicam as rotações.

E se eu colocar menos graxa?
- Voce corre o risco de danificar a homocinética, alem de não adiantar nada, pois a coifa rompe do mesmo jeito.

Mas algum tempo atrás, eu li na Jipenet, um maluco de um Niva que colocou as homocinéticas nos cardans e colocou várias abraçadeiras de plástico nas cavidades da coifa, e segundo ele funciona...
(homocinéticas de Kombi)

Ramiro,

Concordo com tudo com excessão das homocinéticas serem mais fortes que cruzetas. Cito o exemplo do Monster do Gilvan, que só se livrou da quebradeira das homocinéticas quando trocou o sistema para o de cruzetas dos 1º trollers a gasolina. Segundo confirmado agora por telefone pelo Gilvan, o sistema ficou 2,5 vezes mais forte (não me pergunte o método de cálculo) do que quando com homocinéticas. O grande teste foram as 3 galopeiras ( a trilha mais radical de BH) seguidas que ele fez com o o Monster, sem falar na subida do "Buraco do Monster", local onde o Velociraptor acabou per ter toda a caixa satélite moida.

Lembrando que antes da adoção das cruzetas, a cada trilha realizada o Gilvan perdia uma homocinética e eram R$ 1.200,00 só a peça a cada vez.

[]'s

Pavani
10/02/2005, 18:26
Galera...
Quando comprava a 4x4&Cia, vi em uma das edições uma matéria do Jipe do Leitor em que era um jeep de Brasília, que o cara mexeu bem nele...
Não tenha a revista na mão, mas o cara trocou o cardan por uma homocinética de Kombi... Pelo o que me lembro, o cara tava com SPOA... Disse até que as homocinéticas, a melhor para adaptar é a da Kombi mesmo...
O que vcs acham disso?!?
Fiquei meio curioso para saber esse esquema...
De qualquer maneira, vou ver melhor o que realmente é a matéria...
É isso aí....
Abraço...
Pavani

Elmer_Jeep
10/02/2005, 19:17
Ae, isso já foi bastante falado aqui, resumindo: É SEM FUTURO!


Essa matéria da 4x4ecia sobre esse Jeep de brasília tem lá na área de donwloads aqui do 4x4Brasil.

Scacca
10/02/2005, 22:17
Entra em pesquisa e digita "Dragão Federal" ta na parte de Downloads.

Sinceramente nao curto. Se quiser eu tenho a revista aqui, passa em casa pra pegar.

[]'s

Bomba
11/02/2005, 01:22
A coifa da baitolacinética não aguenta a rotação alta. A força centrífuga faz a graxa acumular na coifa ao invés de onde deveria. Resultado: coifa rasgada.
Pode-se montá-la com menos graxa, arriscando a lubrificação.
Cruzetas duram até hoje por alguma razões: são robustas, trabalham sujas sem problemas, e são pequenas e leves, dá pra levar várias peças de reposição na viatura. Além de a instalação/substituição ser bem mais fácil do que a baitolacinética.
Adaptações só valem a pena quando trazem mais benefícios do que problemas... acho que não esse o caso, aqui... :)

Pavani
11/02/2005, 17:51
Valeu galera, tava por fora do site durante um tempo por causa do trabalho...
Por isso não tinha visto o tópico sobre...
Valeu..
Abraço..
Pavani

Barba Ruiva
16/06/2005, 20:38
Pra quem se inspira enxergando alguma coisa como eu...

http://www.4xshaft.com/

Abraços,

leopoldo
17/06/2005, 00:40
não entendí as contas que vocês fizeram, então vejam isso, só para ter uma ideia de comparação -

carro a 250 km/h :

rotação de cada eixo com uma roda aro 15" pneu de perfil baixo : 2 500 rpm

com a relação de 3:1, o cardan vira a : 7 500 rpm


Isso é delírio. Voltemos ao planeta terra e vejamos se fosse um jeep a 100 km/h:


rotação de cada eixo com um pneu 35": 596 rpm

com a relação de 4,89:1 o cardan vira a : 2 915 rpm ........ pouco mais que a rotação da roda daquele esportivo.


Agora sobre a comparação cruzeta-homocinética, vamos entender o que está em jogo:

cruzeta do cardan do jeep :
limite de resistência elástica: 221 kgf.m - 1 600 lb.ft - 2 170 Nm
valor de ruptura: 351 kgf.m - 2 542 lb.ft - 3 446 N.m

guenta de sobra o torque despejado pelo cambio de 80 a 150 kgf.m da reduzida high/low pois a Spicer recomenda uma aplicação que normalmente use metade do valor elástico.
Agora:

cruzeta do semi-eixo do jeep, como não é muito diferente, porém temos a redução do diferencial e então o torque varia de 200 a 300 kgf.m, mas isso com a tração nas 4 ligada e com as rodas-livres acionadas.

quem esquecer de ligar a roda livre dianteira ou traseira (para quem tem flutuante), na reduzida, saiba que a cruzeta do semi-eixo sofrerá algo em torno de 350 a 600 kgf.m e se tiver blocante e uma roda ficar no ar a outra leva de 700 a 1 200 kgf.m

De qualquer forma, vai quebrar o semi eixo ou a cruzeta......o semi eixo é mais fraco.....vai ele primeiro, mas se esterçar, a cruzeta vai antes.

o jeep não tem essa opção (homo), mas um produto um pouco melhor é a homo da BAND:

limite de resistência: 398 kgf.m


NOTA: Ambos os projetos tem um semi-eixo de diâmetro aproximados.


O que quer dizer que a homo da band é rázoavelmente melhor que a cruzeta do jeep, para o caso do semi-eixo. E dentro do munhão não precisa de coifa. Nesse caso é uma boa solução para alguns problemas. Cria outros........

Agora, homocinéticas em cardan .......... só ligando para a albarus e vendo quem aguenta virar acima de 2 000 rpm.

Wallace
17/06/2005, 13:44
150 de torque... no meu caso é muito mais...
30 do motor x 2 do converosor de torque x 2,77 da redução... já estou nos 166,2 e nem consideramos a reduçõo da primeira marcha... ou seja umas 3 vezes o que voce calculou

leopoldo
17/06/2005, 16:02
Esquece o conversor pois assim que voce tira o pé do freio e acelera, esse x2 desaparece em poucos segundos. Se fosse assim a sua ponta de eixo seria mais de 3".

Multiplique por 0,98 para compensar o escorregamento.

fica assim (estimativa):

torque do motor x 0,98 (escorregamento) x 0,99 para CADA par engrenado do cambio x relação da 1º marcha x 0,99 por cada par engrenado da transferencia e finalmente:

x 1 em high
x 0,99 se houver mais algum par engrenado na redução

Aqui você tem o torque máximo na cruzeta.

para o semi-eixo:

multiplique pela redução e depois por 0,99 (par coroa-pinhão) / 2

Assim voce tem o torque em cada semi-eixo.


ou faça /4 se for em tração e reduzido.

Não serão valores tão diferentes, apesar da estimativa que eu fiz ser sobre um V8 e com automático.


Levemos em consideração um fator de escorregamento entre pneu e lama ou alfalto ....... é por isso que a situação real é conservativa pois no calculo supõe-se o pneu travado no chão, o que não é verídico na vida real.

Mas isto também quer dizer que ao aumentar o agarramento do pneu no terreno como na areia ou sobrecarregando o peso do jeep a coisa piora para o cardan e o semi-eixo. Óbvio também.

Essa descrição que dispuz é para as pessoas terem uma noção da ordem de grandeza das forças envolvidas e porque de um jeito quebra mas de outro não, no mesmo jeep.

E mencionei (mas não calculei)com as rodas esterçadas, que fazem a resistencia das cruzetas/homo cairem pela metade.........é por isso que estora esterçado mais fácil ainda.

leopoldo
17/06/2005, 21:25
Ah! Wallace !

Parece que a ficha não caiu. Veja que eu disse limite de resistência da cruzeta e homocinética. :wink:

Veja que em projeto você não usa esse valor. Usa o elástico, que é beeeem menor para dimensionar os componentes, afinal entre o limite elástico e o de resistencia à fratura, há a zona plástica, que é a de deformação permanente. :shock:

Essa é a região onde por exemplo ocorre o cardan saca-rolha. Passou do elástico mas não fraturou. O cardan só enrola. :oops:

Veja que o limite elástico da cruzeta do jeep é por volta de 110 kgf.m - 1 078 N.m - 795 lb.ft

e da homocinética da band é por volta de 295 kgf.m - 2 900 Nm - 2 134 lb.ft

e por exemplo eu despejo em cima da cruzeta 95 kgf.m e na homocinética da ponta de eixo 230 4x2 e 277 no 4x4.

Compare com os valores acima no tópico.

Ou seja, num jeep V8 como o meu, anda-se beeem no limite. A sua Cherokee não deve trabalhar tão perto assim dos limites, mas faça os cálculos. Você vai chorar com os resultados.

Entende agora porque a cruzeta dianteira do semi-eixo do jeep quebra com facilidade com motores maiores que o BF ?????

Veja como bloqueado é pior ainda !

E veja que eu falei também dos semi-eixos. Os meus foram fabricados com aço de 1º, temperado e revenido e mesmo assim, o diâmetro mínimo calculado para esse aço deveria ser de 32 mm mas a planetária do DANA 44 é 31 mm. :evil:

Ou seja, se abusar o eixo vai voar em pedaços.

E é isso que falta em algumas adaptações - uma avaliação da resistência mecanica do conjunto. 8)

NAs montagens não dá para fazer milages. Ou muda-se o aço ou o tratamento térmico ou ambos e de repente nem assim......sobra aumentar as espessuras.

É o que está sendo discutido no topico levantado pelo SANDRO no geral, mas ninguém falou em fazer contas e avaliar o que está acontecendo. :wink:

O MAURO vai adorar ler isso ! :lol:

Wallace
19/06/2005, 01:58
Vou chorar nada... Já tem os dana 44 lá na garagem.
E os meus são cruzetas, mas aceitam cruzetas reforçadas do mesmo tamanho ou atá maiores se trocar os semi-eixos que tem disponiveis nos EUA.
Acho que o pessoal aqui não sabe é comprar os eixos certos.
Que tiver um dana 44 dianteiro de troller a gasolina por um bom preço eu compro, pois acho que vou usar um destes como eixo traseiro.

Paulo Martins
23/06/2008, 21:25
Alguém já viu essa adaptação: homocinetica da kombi no cardã.
Segundo o entrevistado da revista 4X4&Cia edição 109 a homocinetica da Kombi oferece uma maior angulação.
Com essa adaptação se consegue um angulo melhor do que usando junta CV da Hilux?
Como se faz a junção da homocinetica ao tubo do cardã?
Tem-se a mesma resistência da cruzeta convencional?
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Vou fazer SPOA no meu Jeep e estava pensando se seria uma alternativa para a Junta CV.

Segue a matéria da 4X4&Cia....

JCJ
24/06/2008, 09:01
Olá Paulo !

Tem alguma coisa aqui !

Homocinética no lugar do cardan (http://http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6993&highlight=drag%E3o+federal)


Abraços
JCJ

Renato Fraga
08/09/2009, 13:21
Ressuscitando o tópico;


Venho quebrando a cabeça pra resolver um problema que está me incomodando muito.

Vibração do cardã dianteiro da minha viatura. Já foi conferido o balanceamento e o alinhamento da peça, mas o bicho vibra que dá gosto e eu temo maiores problemas nos componentes envolvidos, tal como rolamentos do pinhão e até mesmo a Tcase.

Sei que essa vibração é oriunda dos ângulos em que as cruzetas estão trabalhando e entendo a necessidade de uma Junta CV, porém após muita pesquisa no mercado encontrei quem pudesse me fornecer a tal "cruzeta dupla" vendida pela Spicer ao preço de R$990,00.

Em vista do alto custo, me veio a necessidade de pesquisar a possibilidade de instalar um dispositivo alternativo e Homocinéticas são a opção mais viável pelo fato de custar 10 veses menos que a tal Junta CV da Spicer.

Finalizada minha pesquisa, observei que o maior impecílio seria a resistência das coifas, e pela arguição apresentada pelo "falecido" Wallace (apesar de equivocada nos valores) resume o motivo de tal problema.

Em outros tópicos, observei pessoas sugerindo a confecção de coifas de couro, defletores de metal etc etc etc.

Usando as palavras do Bill, quem desenvolver um dispositivo eficiente para essa utilidade vai trazer muitas vantagens ao usuários reabro a discussão e tenho algumas idéias:

http://image.4wdandsportutility.com/f/9085205/0702_4wd_07_z+driveshaft_basics+rzeppa_cv_joint.jp g
De acordo com essa imagem, penso que confeccionar um defletor como esse, metálico, por fora da coifa de borracha, disciplinaria a mesma evitando sua expansão nas rotações mais altas

http://image.jpmagazine.com/f/9601636+w750+st0/154_0801_08_z+1999_2004_wj_jeep_grand_cherokee_lux ury+front_driveshaft.jpg
...e uma coifa simples por fora só pra servir de guarda pó.

http://i91.photobucket.com/albums/k285/Jeepster3/PIC-0079.jpg
mais uma idéia....

http://www.driveshaftparts.com/images/uploads/Driveshafts/DSJ910new.jpg
E esse é o cardã vendido nos USA para o Wrangler e XJ.

Vamos discutir isso

Pro meu problema, ou quebro a cabeça com isso ou terei que gastar os R$990,00 na CV do Troller, ou R$3000,00 num kit de cubos e rodas livre AVM que não sei se aguentaria o esforço.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=84922951_5532.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=92844174_3773.jpg&v=O
no caso os garfos de cruzetas são pro modelo RF
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=92844174_5821.jpg&v=O

Abraços

Elmer_Jeep
08/09/2009, 16:36
Renato, já cogitaram o cv da hilux ?

Geralmente estão pedindo 500k pelo conjunto e a flange de adaptação(sye) o Afonso faz ai.

[]'s

Renato Fraga
08/09/2009, 23:09
Pois é, na verdade a CV da Hilux é mais cara que a do Troller (spicer).

A vantagem da CV da Hilux é que encontra-se uma quantidade maior dessas peças usadas em bom estado por aí.

Eu não me conforto com a idéia de colocar uma peça dessas usada, até mesmo pela necessidade de reposição futuramente.

Meu cardã vira o tempo todo e prefiro investir em algo que traga reais benefícios e contribuições aos demais usuários.

Estou firme na idéia de fazer uma peça em Tecnil que envolve a coifa, limitando sua expanção a exemplo do que é urilizado nas homocinéticas originais das Rangers.

Só tá me faltando tempo, hehhe, mas já tô tratando com um pessoal da minha cidade sobre esse assunto.

Infelizmente tô bem longe da TT4......


Abraços

fabiano carraro
09/09/2009, 18:46
pessoas eu ia colocar as homo da KOMBI na SNOOP e na "pesquisa" acusou este topico aq, mas nem me passava pelo vacuo das ideias este problema da rotaçao expelir a graxa pra fora.........mais ai me veio a duvida aq de que carros muitissimos mais rapidos como os de RALLY de VELOCIDADE, CROSS COUNTRY,SERTOES,DAKAR etc usam homocineticas e nunca vi nenhum deles cuspir graxa desta forma que foi comentado,inclusive conversei por telefone com o EDU PIANO da TERRITORIO4X4 e ele me informou que só ocorre isto se a coifa romper e no caso elas rompem por varios outros motivos mas nao por causa da pressao da graxa dentro dela,até por que o volume maior de graxa fica dentro da homo e nao nas borrachas.... mas é bastante valida as informaçoes :palmas:

Mas ai me veio a ideia de derepente usar algo parecido com isto por dentro ou fora das borrachas caso isto ocorra:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:


Malha de aço inox 304 (não enferruja, não perde brilho, longa vida útil)
*
Acabamento terminais em alumínio com pintura anodizada (prata, azul e vermelho)

ÍTENS INCLUSOS:

* 1,37 metros de malha de aço inox p/ revestimento de mangueira de radiador + 4 acabamentos terminais
* 1,22 metros de malha de aço inox p/ revestimento de linha de combustível + 4 acabamentos terminais
*
3,66 metros de malha de aço inox p/ revestimento de mangueira de aquecimento + 4 acabamentos terminais
*
1,52 metros de malha de aço inox p/ revestimento de linha de vácuo
*
Acessórios - 6 capas para cabeça de parafuso + capas plásticas para acabamento em linha de vácuo)

DIÂMETRO EXTERNO MÉDIO DAS MANGUEIRAS A SEREM REVESTIDAS:

*
Radiador: 45mm
*
Aquecimento em geral: 21mm
*
Linha de combustível: 16mm
*
Linha de vácuo :8mm

OBS: As medidas informadas acima servem apenas como referência, pois as malhas de aço são muito flexíveis. O fabricante do produto não informa o diâmetro máx. das mangueiras a serem revestidas. Em geral com apenas 1 kit é possível revestir todas ou a maioria das mangueiras dos veículos nacionais e importados.


ps:RENATO EXPERIMENTE BAIXAR SEU CARRO UNS CM TALVES A VIBRAÇAO DESAPAREÇA E NAO SEJA PRECISO MEXER EM MAIS NADA :concordo:

Renato Fraga
09/09/2009, 21:44
Bom, pela angulação existente, não adianta eu mexer na altura pois ainda não é suficiente para resolver meu problema. Já testei isso aliás, logo que acabei o serviço da adaptação do eixo eu rodei com ela com molas provisórias (menores) e rodas e pneus de tamanho original. A vibração já era perceptível.

Em relação às malhas de aço inox, pode esquecer. Imagina o atrito disso se deformando constantemente??? A borracha já esquenta bastante, essa malha então nem se fala.

O que vai resolver mesmo o problema é colocar um "copo" ao redor da coifa de borracha simplesmente para ela não se deformar além do seu limite.

Tô idealizando usar a homocinética da Kombi com uma pequena porção do semi eixo aproveitando o entalhado e soldando-o no cardã. Mas isso eu verei com o mecânico que mexe com cardãs.


Abraços

gutoxj98
09/02/2010, 00:29
Bom, pela angulação existente, não adianta eu mexer na altura pois ainda não é suficiente para resolver meu problema. Já testei isso aliás, logo que acabei o serviço da adaptação do eixo eu rodei com ela com molas provisórias (menores) e rodas e pneus de tamanho original. A vibração já era perceptível.

Em relação às malhas de aço inox, pode esquecer. Imagina o atrito disso se deformando constantemente??? A borracha já esquenta bastante, essa malha então nem se fala.

O que vai resolver mesmo o problema é colocar um "copo" ao redor da coifa de borracha simplesmente para ela não se deformar além do seu limite.

Tô idealizando usar a homocinética da Kombi com uma pequena porção do semi eixo aproveitando o entalhado e soldando-o no cardã. Mas isso eu verei com o mecânico que mexe com cardãs.


Abraços

Bom reativando a discussão ja discutida pra kct !!!!

As WJ Grand Cherokee tbem tem essa maldita coifa, coloquei uma nova e na primeira saida na estrada ja espatifou inteira !!!

achei isso pesquisando aqui na net

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?VISuperSize&item=130316163793

neste link : http://cgi.ebay.com/ebaymotors/moto-4-4wheeler-80-cc-parts-driveshaft-boot_W0QQitemZ130316163793QQcmdZViewItemQQptZMotor cycles_Parts_Accessories?hash=item1e5772dad1


nao sei as dimensões, mas me pareceu um plastico bem mais resistente que as borrachas das coifas.......to tentando verificar as dimensoes e postar aqui......

abs

gutoxj98
26/02/2010, 23:24
Olá pessoal............

Para quem tem Ranger , Grand Cherokee etc e outro que usam o sistema de homocinetica estilo BOLACHA no cardã dianteiro.

Achei uma loja na Rua Guaipá, Vila Leopoldina ( ao lado da minha casa por sinal ) que recondiciona somente a bolacha já com a coifa, no meu caso eles trocaram a bolacha já com COIFA - Custo no meu caso R$ 380,00 .....em 2x !!!

Bem melhor que R$ 1.500,00 em um cardã usado !!! ou importar um cardã com cruzetas por U$$ 350,00 + impostos !!!

Sei que rangeiros tbem sofrem com isso.......!!!!

fica ai a dica então :

http://www.homoparts.com.br


abraço e espero ter ajudado !!!!!

icojavali2009
21/03/2010, 10:08
olá galera! :)

bom, desculpem a igno......, mas vou retornar o assunto:

E se eu utilizar homocinéticas no lugar dos cardãs em meu spoa?
Isto não iria eliminar aquele trabalho de acertar os angulos com os diferenciais? :roll: :?:

Valeu.
homocinetica no lugar das cruzetas dos cardans dos jipes deve ficar muito bom também. Alguma vez já recebi a noticia que um jipeiro montou esse sistema no jipe com bons resultados. A homocinética é muito mais confiavel que a cruzeta....
Essa ideia sua deve ser testada. Muito bom.

Roberto Moura
16/07/2010, 10:05
Ola a todos...

Já acompanhava a algum tempo este forum mas somente agora estou efetivamente participando do mesmo.

Em algumas pesquisas a sites encontrei este anuncio que dá uma boa solução técnica para este problema. O site é o www.ebay.com (http://www.ebay.com).

NEW JEEP CV DRIVELINE TJ CJ XJ YJ WRANGLER CHEROKEE

FREE CV BOLT KIT STICKERS SPICER UJOINTS CUSTOM LENGTHS

Pesquise por este numero do anuncio:330447704157



O valor é de US$ 225.00 mas tem que solicitar ao vendedor o valor do frete para envio para o Basil.

O preço final será: (225.00 + valor do frete) x 1,6 (60% impostos).

Segue fotos do anuncio.

http://i4.ebayimg.com/06/i/001/1e/fb/0af8_3.JPG
http://i.ebayimg.com/22/!BfKE0bw!Wk~$(KGrHqIOKioErySVJ2J!BL!H2u1+rg~~_3.JP G
http://i13.ebayimg.com/06/i/001/1e/fc/0b93_3.JPG
http://i11.ebayimg.com/08/i/001/1e/fa/9b18_3.JPG

HenriqueRS
01/12/2010, 22:02
E ae galera do fórum. Se é pra deixar um palpite, eu colocaria uns 2 ou 3 anéis de tecnil ao redor da coifa de borracha para reforçar. Assim, a coifa ainda se torce quando o cardã angula mas não rompe nem esquenta. ACHO que resolveria :concordo: O único problema é fazer os anéis ficarem no lugar certo, de repente se usar uma coifa tipo a da foto :pensativo:

junin
30/01/2017, 22:37
Ola a todos...

Já acompanhava a algum tempo este forum mas somente agora estou efetivamente participando do mesmo.

Em algumas pesquisas a sites encontrei este anuncio que dá uma boa solução técnica para este problema. O site é o www.ebay.com (http://www.ebay.com).

NEW JEEP CV DRIVELINE TJ CJ XJ YJ WRANGLER CHEROKEE

FREE CV BOLT KIT STICKERS SPICER UJOINTS CUSTOM LENGTHS

Pesquise por este numero do anuncio:330447704157



O valor é de US$ 225.00 mas tem que solicitar ao vendedor o valor do frete para envio para o Basil.

O preço final será: (225.00 + valor do frete) x 1,6 (60% impostos).

Segue fotos do anuncio.

http://i4.ebayimg.com/06/i/001/1e/fb/0af8_3.JPG
http://i.ebayimg.com/22/!BfKE0bw!Wk~$(KGrHqIOKioErySVJ2J!BL!H2u1+rg~~_3.JP G
http://i13.ebayimg.com/06/i/001/1e/fc/0b93_3.JPG
http://i11.ebayimg.com/08/i/001/1e/fa/9b18_3.JPG

Alguém já conseguiu comprar isso por aqui?

Elmer_Jeep
31/01/2017, 16:08
Alguém já conseguiu comprar isso por aqui?

quem tem usa a que vem na dianteira do troller e hilux antiga.