PDA

Ver Versão Completa : dica: um pedaço de pau salva



lucio biscaia
06/11/2007, 14:08
Me julgando assiduo leitor de livros de condução off road....., encostei o peito da land ficando com as rodas no ar:putz:. Qdo me preparava para por terra debaixo dos pneus...aparece um sujeito a cavalo (putz... oque este cara quer?) e sugere que amarre um pedaço de pau em uma roda passando pela frente do pneu, e toque devagar. Pronto em segundos tava livre do facão. A land subiu no pau de atravessado no buraco...a tração tocou o solo do outro lado. Nunca tinha visto em livro nenhum. :palmas:

LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 17:32
Se eu entendi direito, a idéia é genial.Vc amarrou com o que e depois que subiu vc escorou ou o que fez...:?:

Dieselboy
06/11/2007, 17:40
"Um pedaço de PAU salva" :shock: esse título ficou no mínimo meio :pensativo: .....






..... estranho :mrgreen:

Se não me engano o nome dado `a esta técnica é "péia", muito conhecida entre os caminhoneiros e, já foi discutida aqui no fórum.

Abs e até mais :concordo:

lucio biscaia
06/11/2007, 18:25
Amigo Luiz,
1º. eu achei a ideia genial por vir de alguém que não deve ter carteira de motorista (para mim já foi uma lição).
2º. é assim peguei um toco de corda e amarrei um pedaço de pau atravessado no pneu, bem pertado (agora levo comigo um pedaço de tabua), mas achar na hora não foi fácil. Não maior que 50 cm. Fui acelerando o pneu para frente até o pneu subir no pedaço de madeira, escorado na laterais do facão. Coloquei tdo entulho que encontrei debaixo do lado alto, mas nem era necessário, pois os pneus do lado esquerdo já haviam encostados no chão. Desamarei.....e arranquei valendo, foi um tapa e o carro tava livre.

Amigo Diesel boy, pelo menos não precisou um pau inteiro para salvar....rsrsrrs, abraços

JOSE CANDIDO
07/11/2007, 12:02
po ... fina a dica ...

acho que saquei ..... a tabua, como é mais larga que a erosao, "sobe" na erosao, certo ???

bacana ...

abs ...

lucio biscaia
07/11/2007, 15:11
È isso mesmo caro Jose.....é batata...num tapa vc ta livre.....e como disse, o mais interessante que quem me ensinou isto estava a cavalo, e olha que já li alguns livros de condução e nunca tinha visto (nem no curso da Dpaschoal) .....é o conhecimento se esconde em cada lugar...................

MARCELO VITARA SUBMARINO
07/11/2007, 18:07
È isso mesmo caro Jose.....é batata...num tapa vc ta livre.....e como disse, o mais interessante que quem me ensinou isto estava a cavalo, e olha que já li alguns livros de condução e nunca tinha visto (nem no curso da Dpaschoal) .....é o conhecimento se esconde em cada lugar...................


Gostei mesmo da dica, vou arranjar um pedaço de madeira e colocar dentro da viatura.

Abs

Edintruder
16/11/2007, 01:37
Xii... essa história de subir no pau ou passar por cima do pau está ficando meu coisa de Pelotas...

Luciano SHAKALL
17/11/2007, 19:59
"... encostei o peito da land ficando com as rodas no ar ... amarre um pedaço de pau em uma roda passando pela frente do pneu, e toque devagar ...
... A land subiu no pau de atravessado no buraco ... a tração tocou o solo do outro lado ..."Lúcio... não to conseguindo visualizar "a coisa"... :oops:
Pode "desenhar"? :mrgreen:

[]'s

Kim
17/11/2007, 21:43
Oooo Luciano SHAKALL...

Ainda bem que não quiz visualizar o "pau"!!!!!!:mrgreen:

Desculpa, num guentei!!!!

Abraços.

Kim.

Maurício Fernandes
18/11/2007, 02:51
tem algo diferente, mas que se refere a ganbiarras com "paus"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30151

Luciano SHAKALL
18/11/2007, 06:10
"... encostei o peito da land ficando com as rodas no ar ... amarre um pedaço de pau em uma roda passando pela frente do pneu, e toque devagar ...
... A land subiu no pau de atravessado no buraco ... a tração tocou o solo do outro lado ..."


Lúcio... não to conseguindo visualizar "a coisa"... :oops:
Pode "desenhar"? :mrgreen:
[]'s
Oooo Luciano SHAKALL...
Ainda bem que não quiz visualizar o "pau"!!!!!!:mrgreen:
Desculpa, num guentei!!!!
Abraços.
Kim.Na boa, Kim... :lol:
Mas eu queria mesmo era ver a roda... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas... falando sério:
Esse tal "pau", ficou como na roda? :shock: (eu tento amenizar, mas só faz piorar... :rolleyes: :putz: :mrgreen: )
"Tipo assim"... Transversal (pra passar por cima do pau :rolleyes: ), ou longitudinal (pra subir no pau :shock: )?

É sério, gente... :oops:

[]'s

Kim
18/11/2007, 10:14
Caro Luciano!

Pelo relato, parece que foi feito uma "havainas de pau".

Então a madeira funciona como um cravo de pneu grande.

Eu acho que é isso!

Abraços.

Kim.

lucio biscaia
18/11/2007, 20:37
Amigo Luciano, vamos ver se consigo me expressar melhor. É uma pena que realmente não tenho os dotes de desenhar no pc, mas vamos lá. Imagine um jeep com as quatro rodas na erosão, no ar, e o diferencial no chão -comum em esradas antigas. Vc pega um pedaço e amarra no pneu, pela frente do pneu - como se colocasse a corrente. Passando um toco de corda por dentro da roda, da para amarrar facilmente. Toca devagar, na momento em que o pau tocar o solo ( nas bordas da erosão) o pau trava e o pneu sobe sobre ele, livrando o diferencial do solo. E ainda fazendo com que a tração tbem toque o outro lado da erosão. Desamarra e acelera.....geralmente ta livre. É bom(não muito seguro), encher de entulho debaixo da parte alta. Consegui ser mais claro....qq coisa da um grito vamos tentando....vou desenhar e escanear....abarçs

Caro Kim vc é de Paranavaí?...estive ai recentemente trabalhando no JOJUPS...e vi uma land antiga abandonada até com os emblemas....

Luciano SHAKALL
19/11/2007, 03:28
Valeu galera... Acho que agooooooora eu entendi... :mrgreen:

[]'s

valdir rainer
19/11/2007, 21:40
Na boa, Kim... :lol:
Mas eu queria mesmo era ver a roda... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas... falando sério:
Esse tal "pau", ficou como na roda? :shock: (eu tento amenizar, mas só faz piorar... :rolleyes: :putz: :mrgreen: )
"Tipo assim"... Transversal (pra passar por cima do pau :rolleyes: ), ou longitudinal (pra subir no pau :shock: )?

É sério, gente... :oops:

[]'s


Olá Luciano,como vai?

Num outro topico eu ja falei sobre isso,e tb prescizei usar a peia.

veja como é feita a peia na foto .

um abraço.

Luciano SHAKALL
21/11/2007, 04:27
"... Olá Luciano,como vai?
Num outro topico eu ja falei sobre isso,e tb prescizei usar a peia.
veja como é feita a peia na foto .
um abraço..."Pode crê, Valdir...
"matou a Cobra e Mostrou o Pau"... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

Marlus
22/11/2007, 19:02
Muito boa a dica, pena que tb não entendí, mas o que vale mesmo e que resolveu o seu problema heheh!

Augusto mattos
22/11/2007, 19:31
ja usei este sistema e funciona muito bem, tira a viatura do buraco, só q tem q andar bem devagar,e não pode dar a volta completa

Edintruder
23/11/2007, 01:11
Em relação ao nome do tópico, normalmente um pau salva na maioria das vezes as mulheres de ficarem encalhadas também...
ahahahhahaha!!!
Taí a paixão dos homes por jipes e similares!!! Ahahahah!

Herbert Lima
26/11/2007, 02:58
Caro Luciano!

Pelo relato, parece que foi feito uma "havainas de pau".

Então a madeira funciona como um cravo de pneu grande.

Eu acho que é isso!

Abraços.

Kim.
Muito boa!!
Havaina de pau!!! :-) :-) :-) :-) :-)

Também imaginei dessa forma.. :-)

Herbert Lima
26/11/2007, 03:01
Em relação ao nome do tópico, normalmente um pau salva na maioria das vezes as mulheres de ficarem encalhadas também...
ahahahhahaha!!!
Taí a paixão dos homes por jipes e similares!!! Ahahahah!
Pois é ..
Tem realmente dupla conotação!!
:-) :-) :-)

pmarc
29/04/2009, 08:34
Me julgando assiduo leitor de livros de condução off road....., encostei o peito da land ficando com as rodas no ar:putz:. Qdo me preparava para por terra debaixo dos pneus...aparece um sujeito a cavalo (putz... oque este cara quer?) e sugere que amarre um pedaço de pau em uma roda passando pela frente do pneu, e toque devagar. Pronto em segundos tava livre do facão. A land subiu no pau de atravessado no buraco...a tração tocou o solo do outro lado. Nunca tinha visto em livro nenhum. :palmas:

Se alguém aí conhecer alguém que fez CPOR na arma de engenharia, peća a ele o VADE-MECUM da Engenharia.

Lá tem essa e outras técnicas de destaolagem.

Me lembro de ter visto isso no VADE-MECUM de um conhecido

Zuriel
13/05/2009, 11:06
aqui no sul do Brasil isso é conhecido como "vai-ou-racha"
Consiste em amarrarum corda num pau e atravassá-lo na frente do pneu e a outra ponta da corda amarrar bem justo na roda, a roda tem que ter furo, (aquelas originais de jeep, rural e f-75 não dá) pra passar a corda por dentro. aí é so dá uma tocadinha bem devagar que o Pneu sobe em cima do pau ou afunda ele e dá um passo pra frente. Como quando o carro atola, em 99% dos casos basta dá um pulinho pra a frente que resolve, o "vai-ou-racha" éum ótimo remédio.
Certa vez atolamos um jeep (estávamos acampando e só tinha ele) num banhadão horrível. O dono do jeep me apresentou esse sistema e foi aí que eu fiquei sabendo (ainda não tinha nenhum 4x4).
Como era a minha terra mesmo, arranquei 4 palanques de cerca e cortei 4 pedaços de uma corda e fizemos o "vai-ou-racha".O jeep subiu nos palanques e caiu fora do buraco que ele mesmo tinha feito.
É um santo remédio.

Ronin bh
14/07/2009, 06:15
Ja arrumei um pau e joguei dentro da bagaça !


PS: SEM DUPLO SENTIDO AI HEIN !!

Du-Mato
20/08/2009, 12:27
Boa dica, porém também depende da consistência do lameiro a ser enfrentado, pois estes dias minha caminhonete ficou de lama até o assoalho.. e a lama era bem argilosa e mole, realmente essa técnica não ia me salvar heheh... mas o esquema é carregar um pedaço de tábua, dependendo da situação será muito bem utilizada!!!

doiidooo
22/09/2009, 20:37
Ja arrumei um pau e joguei dentro da bagaça !


PS: SEM DUPLO SENTIDO AI HEIN !!




toma cuidado para não pilotar encima dele k k k :concordo:

lobo_offroad
22/12/2010, 12:08
Vivendo e aprendendo... e eu me esgarçando com o tal de "levanta e calça, levanta e calça"....

K2000
08/04/2011, 22:42
Se tiver guincho e uma "estaca" e um martelo, pegue uma pesoa "gordinha" da trilha, pessa para ela fazer contra-peso na traseira do veículo, então enfincando a estaca no solo, prendendo a ponta do guincho na estaca, abaixando a frente do jipe e para não tombar, a pessoa gordinha fará contra-peso na traseira do jipe.

Abs.


K2000.

Edgar Caldeira
09/04/2011, 03:42
Se tiver guincho e uma "estaca" e um martelo, pegue uma pesoa "gordinha" da trilha, pessa para ela fazer contra-peso na traseira do veículo, então enfincando a estaca no solo, prendendo a ponta do guincho na estaca, abaixando a frente do jipe e para não tombar, a pessoa gordinha fará contra-peso na traseira do jipe.

Abs.


K2000.

HAHHAHAHAH tadinha da pessoa gordinha

ajhahahahahah :mrgreen:

Salviano
10/04/2011, 10:41
Minha contribuição...

http://www.youtube.com/watch?v=YnRRGW6z3UQ&feature=player_embedded#at=31

Um abraço.

andretomasi
11/04/2011, 16:09
Minha contribuição...

http://www.youtube.com/watch?v=YnRRGW6z3UQ&feature=player_embedded#at=31

Um abraço.

Salviano, aqui chamam isso de "muleta" de roda, vi essa gambi no campo do exército em Cruz Alta

[ ]'s

Cotrim
12/04/2011, 23:47
Me julgando assiduo leitor de livros de condução off road....., encostei o peito da land ficando com as rodas no ar:putz:. Qdo me preparava para por terra debaixo dos pneus...aparece um sujeito a cavalo (putz... oque este cara quer?) e sugere que amarre um pedaço de pau em uma roda passando pela frente do pneu, e toque devagar. Pronto em segundos tava livre do facão. A land subiu no pau de atravessado no buraco...a tração tocou o solo do outro lado. Nunca tinha visto em livro nenhum. :palmas:

Não entendi direito, mas seria isso?????

http://www.youtube.com/watch?v=YnRRGW6z3UQ&feature=related

andretomasi
13/04/2011, 00:08
Cotrim, isso aí no vídeo é a "muleta", a péia que foi mencionada antes é mais ou menos assim:

http://oi52.tinypic.com/300b70z.jpg

Ps: Pela descrição do Lucio, "ficou com as rodas no ar", acho que fez uma muleta na land

[ ]'s