PDA

Ver Versão Completa : Sportage - Sistema de Freios



Wender
22/10/2007, 11:53
Saudações....

Galera preciso de informações sobre o sistema de freios da Sportage 1996..

o freio da minha simplesmente foi pro brejo, fiquei sem freio algum, vazou todo o fluído de uma vez só...

segundo o mecânico é preciso trocar os reparos das pinças (nas rodas dianteiras), que é onde está vazando e os cilindros (nas rodas traseiras), montar e ver se é só isso, ou se tem mais alguma coisa, o problema é que não conseguimos achar os reparos em nenhum lugar aqui em Uberlândia, será que existe algum outro modelo de carro que dá certo? alguém já passou por esse problema? como resolveu ??

Valeu galera...

Wender A Paderes
Uberlândia-MG

Chacal
24/10/2007, 12:53
Caro Amigo,
tenho um amigo e irmão camarada que por sinal e meu mecânico, ele só trabalha com a marca Kia ligue pra ele, fone 62-3255-2086 falar com Manoel. Goiânia-Go ou cell. 62-9236-4055.

um grande abraço.

Maverickturbo
24/10/2007, 15:27
Wender,

Vc procurou nas lojas de auto peças aqui de São Paulo?

Abraços

mega
25/10/2007, 19:21
Saudações....

Galera preciso de informações sobre o sistema de freios da Sportage 1996..

o freio da minha simplesmente foi pro brejo, fiquei sem freio algum, vazou todo o fluído de uma vez só...

segundo o mecânico é preciso trocar os reparos das pinças (nas rodas dianteiras), que é onde está vazando e os cilindros (nas rodas traseiras), montar e ver se é só isso, ou se tem mais alguma coisa, o problema é que não conseguimos achar os reparos em nenhum lugar aqui em Uberlândia, será que existe algum outro modelo de carro que dá certo? alguém já passou por esse problema? como resolveu ??

Valeu galera...

Wender A Paderes
Uberlândia-MG

hoje eu passando na oficina, onde faço manutenção na caranga, vi sua SPORTAGE lá, com as rodas desmontadas, falei com o wiliam que estava querendo uma, ele me falou assim

"sai fora disso, não tem peça, tudo muito caro"

mas mesmo assim ainda continuo procurando uma SPTG pra mim, quando solucionar o problema poderiamos tomar uma, pra conversamos a respeito, se puder te ajudar estamos ai.

abraços

osmar

Robinho da Jaguatirica
12/06/2008, 17:13
:shock: Meu freio anda falhando :shock:


Olha a caca, vez ou outra o pedal fica duro e o freio deficiente, o sintoma é igual quando aciona os freios com a viatura desligada, dá algum freio, porém com o pedal duro, imediatamente volta ao normal.
regulei o freio de mão a uns 2 meses e as pastilhas foram trocadas a mais de 6, devem estar meia-vida.
Alguém já passou por isso? :?:


Boa lama!


Robson

Nava
12/06/2008, 23:13
Trojao pedal duro é hidrovacuo...
Wender, olhe com cuidado o sistema de embreagem que compartilha fluido e veja se nao tem vazamento tb.

Robinho da Jaguatirica
19/06/2008, 12:17
Trojao pedal duro é hidrovacuo...
Wender, olhe com cuidado o sistema de embreagem que compartilha fluido e veja se nao tem vazamento tb.

Nava,

De fato os sintomas são do hidrovácuo mesmo, mas Papai-do-céu tá olhando para este seu pobre e coitado filho, parece que o que está acontecendo com a minha viatura é perda de vácuo nas mangueiras próximo ao compressor, este final de semana vou dar uma olhada e porto o resultado.

Boa lama!



Robinho da Jaguatirica.

Adolfo.Almeida
10/10/2008, 18:54
Nava,

De fato os sintomas são do hidrovácuo mesmo, mas Papai-do-céu tá olhando para este seu pobre e coitado filho, parece que o que está acontecendo com a minha viatura é perda de vácuo nas mangueiras próximo ao compressor, este final de semana vou dar uma olhada e porto o resultado.

Boa lama!



Robinho da Jaguatirica.



A minha sptg esta com o pedal do freio muito baixo, ja troquei as pastilhas e lona traseira, mas continua baixa, o que pode ser?

grato,

Robinho da Jaguatirica
11/10/2008, 08:57
Adolfo,

Qual o sintoma, pedal muchibento ou curso grande?
Se for pedal muchibento, tendo que bombar para dar freios é fatal, calo no cilindro mestre defreios:parede:, mas se for curso grande, pode ser apenas uma regulagem :pensativo:.

O meu problema era a :evil: FDP da solenóide de acionamento das RL's, ela tem 3 bicos, 1 é meio tampado, tem um tampão com um anel bem fraquinho, deve ser para deixar escapar vácuo mesmo, tipo algo de segurança, dei uma entupidinha de leve nele e meus freios voltaram ao normal. :dance:

Forte abraço a todos!


Robinho da Jaguatirica.

rafarub
21/11/2008, 13:37
Boa tarde, pessoal,

estou com problema nos freios e a solução, segundo o mecânico, é troca dos tambores, sapatas e cilindros das rodas traseiras. O tambor levou um passe e as lonas são mais grossas que as originais por causa da perda de espessura do tambor. Gambiarra para não trocar os tambores que o último dono deve ter feito.

Pois bem, preciso dos tambores e não encontro em lugar nenhum. O mecânico (é uma loja especializada em freios aqui de Porto Alegre) encontrou por R$ 600,00 o par (só os tambores). Mais barato que isso, só acho no e-bay, mas nunca comprei de lá e o frete leva para uns R$ 500,00 o kit tambores + sapatas.

Alguém sabe onde consigo esses tambores por um preço razoável aqui no Brasil? Mandei e-mail pra vários autopeças "google", mas nenhum tem esses tambores... Bom, se alguém que já tiver trocado souber indicar onde consigo ou algum compatível...

Abraço.

Gleison BH
21/11/2008, 14:36
DIFÍCIL HEIN!?!?!? :parede: VC JÁ LEVOU EM OUTRO MECÂNICO PARA ANALISAR????

TALVEZ O PASSE NÃO SEJA UMA GAMBIARRA, MAS UMA GAMBITECH BEM FEITA... :pensativo::pensativo::pensativo:


Boa tarde, pessoal,

estou com problema nos freios e a solução, segundo o mecânico, é troca dos tambores, sapatas e cilindros das rodas traseiras. O tambor levou um passe e as lonas são mais grossas que as originais por causa da perda de espessura do tambor. Gambiarra para não trocar os tambores que o último dono deve ter feito.

Pois bem, preciso dos tambores e não encontro em lugar nenhum. O mecânico (é uma loja especializada em freios aqui de Porto Alegre) encontrou por R$ 600,00 o par (só os tambores). Mais barato que isso, só acho no e-bay, mas nunca comprei de lá e o frete leva para uns R$ 500,00 o kit tambores + sapatas.

Alguém sabe onde consigo esses tambores por um preço razoável aqui no Brasil? Mandei e-mail pra vários autopeças "google", mas nenhum tem esses tambores... Bom, se alguém que já tiver trocado souber indicar onde consigo ou algum compatível...

Abraço.

Júlio C. A. Santos
07/12/2008, 16:24
Olá Pessoal!

Estou com um problema, não sei ainda se é grave, mas me custou um fim de semana aqui na praia. :cry: Às vezes quando eu piso no freio, a roda traseira direita trava totalmente derrapando o veículo perigosamente na pista. Imagine isso acontecendo a 80, 100 Km/h, extremamente perigoso. Quando a roda trava, o veículo não sai do lugar de jeito nenhum, só se forçar muito na primeira marcha, andei alguns metros forçando a roda, chegou a queimar a tinta do tambor de freio, :shock: então descobri que dando uma ré de meio metro, a roda destrava. E tem um detalhe curioso, quando trava a roda, a alavanca de freio de mão fica totalmente dura, impossível de acionar. O que será? Coloquei a mão na massa, abri o tambor de freio e descobri que uma lona se soltou. E agora como posso fixá-la novamente? Não vão me dizer que preciso trocar as lonas? Putz!

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
08/12/2008, 11:30
Olá Pessoal!

Estou com um problema, não sei ainda se é grave, mas me custou um fim de semana aqui na praia. :cry: Às vezes quando eu piso no freio, a roda traseira direita trava totalmente derrapando o veículo perigosamente na pista. Imagine isso acontecendo a 80, 100 Km/h, extremamente perigoso. Quando a roda trava, o veículo não sai do lugar de jeito nenhum, só se forçar muito na primeira marcha, andei alguns metros forçando a roda, chegou a queimar a tinta do tambor de freio, :shock: então descobri que dando uma ré de meio metro, a roda destrava. E tem um detalhe curioso, quando trava a roda, a alavanca de freio de mão fica totalmente dura, impossível de acionar. O que será? Coloquei a mão na massa, abri o tambor de freio e descobri que uma lona se soltou. E agora como posso fixá-la novamente? Não vão me dizer que preciso trocar as lonas? Putz!

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96


Oi Júlio,

A lona deve estar travando todo o sistema,:shock: dá seu jeito e troca as lonas por novas, ganhará de brinde a tranquilidade e alguns finais de semana na praia.:concordo:

Boa lama!


Robinho

EDuarte
08/12/2008, 12:29
Olá Pessoal!

Estou com um problema, não sei ainda se é grave, mas me custou um fim de semana aqui na praia. :cry: Às vezes quando eu piso no freio, a roda traseira direita trava totalmente derrapando o veículo perigosamente na pista. Imagine isso acontecendo a 80, 100 Km/h, extremamente perigoso. Quando a roda trava, o veículo não sai do lugar de jeito nenhum, só se forçar muito na primeira marcha, andei alguns metros forçando a roda, chegou a queimar a tinta do tambor de freio, :shock: então descobri que dando uma ré de meio metro, a roda destrava. E tem um detalhe curioso, quando trava a roda, a alavanca de freio de mão fica totalmente dura, impossível de acionar. O que será? Coloquei a mão na massa, abri o tambor de freio e descobri que uma lona se soltou. E agora como posso fixá-la novamente? Não vão me dizer que preciso trocar as lonas? Putz!

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
O Trojão esta certo Julio, o correto é trocar mesmo, mas se as lonas estiverem boas, muuuuuito boas vc pode mandar colar denovo, mas como descolou uma, as chances de descolar outra é grande.
Não vale o risco, não custam caras.
[]s
(DU)

Nava
08/12/2008, 18:41
Julio, preciso fazer um alimpeza nas minhas. E dificil soltar o tambor?

Júlio C. A. Santos
12/12/2008, 00:49
Ok Nava, vamos lá.

Após tirar a roda, vc deve soltar os quatro parafusos do centro do eixo, são apenas eles que seguram o tambor (primeira foto da esquerda pra direita). Em seguida note que há dois furos afunilados próximo aos quatro parafusos que vc tirou, e também há dois parafusos tipo “philips” próximo aos parafusos de fixação das rodas. Esses parafusos são fornecidos para usar como “sacador do tambor”. Vc precisa tirar eles do tambor e colocar nesses dois furos afunilados perto dos quatro parafusos. Mas no meu caso, com tanta ferrugem, não foi possível usar esses parafusos “philips”, pois o tambor nem se mexeu, tive que usar parafuros mais resistentes de aço 8.8 de chave alen para dar mais alavanca, um pouco de graxa nesses parafusos ajuda. E mesmo com os parafusos mais resistentes, não arrisquei forçar demais, tive que usar a força bruta com uma marreta e um pedaço de madeira. Agora que o tambor está quase solto, aperte gradativamente esses dois parafusos para empurrar o tambor para fora. Levei um susto quando abri esse tambor, pois tudo estava enferrujado e muito sujo. Lavei todo o sistema, depois passei um conversor de ferrugem (vendido em lojas de ferragens). E o principal: Vou pra oficina trocar as lonas, encontrei por R$ 160,00 sem mão-de-obra aqui em Santa Catarina.

Abraço

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
12/12/2008, 10:02
Ok Nava, vamos lá.

Após tirar a roda, vc deve soltar os quatro parafusos do centro do eixo, são apenas eles que seguram o tambor (primeira foto da esquerda pra direita). Em seguida note que há dois furos afunilados próximo aos quatro parafusos que vc tirou, e também há dois parafusos tipo “philips” próximo aos parafusos de fixação das rodas. Esses parafusos são fornecidos para usar como “sacador do tambor”. Vc precisa tirar eles do tambor e colocar nesses dois furos afunilados perto dos quatro parafusos. Mas no meu caso, com tanta ferrugem, não foi possível usar esses parafusos “philips”, pois o tambor nem se mexeu, tive que usar parafuros mais resistentes de aço 8.8 de chave alen para dar mais alavanca, um pouco de graxa nesses parafusos ajuda. E mesmo com os parafusos mais resistentes, não arrisquei forçar demais, tive que usar a força bruta com uma marreta e um pedaço de madeira. Agora que o tambor está quase solto, aperte gradativamente esses dois parafusos para empurrar o tambor para fora. Levei um susto quando abri esse tambor, pois tudo estava enferrujado e muito sujo. Lavei todo o sistema, depois passei um conversor de ferrugem (vendido em lojas de ferragens). E o principal: Vou pra oficina trocar as lonas, encontrei por R$ 160,00 sem mão-de-obra aqui em Santa Catarina.

Abraço

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Este forum deveria se chamar "maravilhoso 4x4brasil", ótima explicação :palmas::palmas::palmas:Júlio, melhor ainda é saber que vc descartou as lonas velhas.:dance:


Boa lama!

Robinho

mbm4x4
12/12/2008, 12:18
Parabéns Julio pela ótima explicação!!!:palmas::palmas:
Com certeza vai ajudar a todos que quiserem fazer a inspeção/manutenção "by yourself".
Com fotos ainda, ficou dez.:concordo:
[]s
Mateus.


Ok Nava, vamos lá.

Após tirar a roda, vc deve soltar os quatro parafusos do centro do eixo, são apenas eles que seguram o tambor (primeira foto da esquerda pra direita). Em seguida note que há dois furos afunilados próximo aos quatro parafusos que vc tirou, e também há dois parafusos tipo “philips” próximo aos parafusos de fixação das rodas. Esses parafusos são fornecidos para usar como “sacador do tambor”. Vc precisa tirar eles do tambor e colocar nesses dois furos afunilados perto dos quatro parafusos. Mas no meu caso, com tanta ferrugem, não foi possível usar esses parafusos “philips”, pois o tambor nem se mexeu, tive que usar parafuros mais resistentes de aço 8.8 de chave alen para dar mais alavanca, um pouco de graxa nesses parafusos ajuda. E mesmo com os parafusos mais resistentes, não arrisquei forçar demais, tive que usar a força bruta com uma marreta e um pedaço de madeira. Agora que o tambor está quase solto, aperte gradativamente esses dois parafusos para empurrar o tambor para fora. Levei um susto quando abri esse tambor, pois tudo estava enferrujado e muito sujo. Lavei todo o sistema, depois passei um conversor de ferrugem (vendido em lojas de ferragens). E o principal: Vou pra oficina trocar as lonas, encontrei por R$ 160,00 sem mão-de-obra aqui em Santa Catarina.

Abraço

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Gleison BH
12/12/2008, 17:48
Este forum deveria se chamar "maravilhoso 4x4brasil", ...
Robinho


QUE É ISSO FIOTE!?!? "MARAVILHOSO"!?!?!? :putz::putz:

ENTÃO QUER DIZER QUE O FÓRUM É MARA!!! QUE COISA MAIS MEIGA HEIN... SÓ FALTA VC QUERER QUE O SITE SEJA ROSA :lol::):):) :lol::D

BRINCADEIRA.:mrgreen::mrgreen: NÃO PERCO A PIADA, MAS TAMBÉM NÃO QUERO PERDER O AMIGO.:concordo:

ABRAÇOS E SE FOR PARA O FECHA PORTEIRA TE LIGO.

Nava
12/12/2008, 21:13
Julio,

Encontrei as lonas originais aqui em Ctba na Fasa por 80 reais e as pastilhas por 90. Ta caro isso dae...pesquisa mais!

Nava
12/12/2008, 21:17
Cara, quase tombei a sportage ontem pois ela caiu do macaco de tanta força que fiz pra tirar um dos parafusos...torci duas chave cruz de roda e nada. do outro lado consegui tirar os parafusos e um ombro do lugar, menos uma unha do dedão na escapada da chave, mas depois o tambor nao saiu. A dica dos parafusos é boa, vou tentar isso na proxima.

Agora faltou o passo-a-passo da troca das pastilhas, pois as minhas ja estão no osso.

mbm4x4
12/12/2008, 22:39
Nava
Também não consegui me conter e fui dar uma olhada nos tambores traseiros.
Realmente é impossivel sacar os tambores com aqueles miseros parafusos tipo phillips.
Corri então atras de dois parafusos para chave combinada com a mesma bitola e rosca dos "phillips"(levei um deles como modelo).
Achei em uma oficina perto de minha casa. Expliquei o que queria e o mecanico de lá me deu dois parafusos usados para este propósito.
Bastante desingripante no local e ai foi moleza sacar os tambores.
Estava tudo certo, tenho lonas em meia vida ainda, dei uma limpeza com ar, botei um pouco de lubrificante nas molas e partes moveis e fechei novamente.
Ratifico o que nosso amigo Julio falou. Concordo 100% com o sentimento exprimentado pelo NAVA.
A dica de ouro é: Qdo for fazer o serviço, já venha com os parafusos(sacadores de tambor) certos que ai metade do trabalho já era.
[]s



Cara, quase tombei a sportage ontem pois ela caiu do macaco de tanta força que fiz pra tirar um dos parafusos...torci duas chave cruz de roda e nada. do outro lado consegui tirar os parafusos e um ombro do lugar, menos uma unha do dedão na escapada da chave, mas depois o tambor nao saiu. A dica dos parafusos é boa, vou tentar isso na proxima.

Agora faltou o passo-a-passo da troca das pastilhas, pois as minhas ja estão no osso.

Júlio C. A. Santos
12/12/2008, 22:39
Opa! Cuidado Nava. Quando levanto a Sportage, sempre coloco três tocos quadrados de madeira maciça debaixo do eixo que estou levantando. Também uso esses mesmos tocos de madeira para calçar as rodas. Quanto ao parafuso “teimoso”, vc deve usar óleo desengripante. Não se preocupe em encharcar o sistema com óleo, após retirar o tambor vc vai perceber tudo precisa mesmo é de uma boa lavada. Hoje troquei as lonas, mas não fiz eu mesmo, preferi levar para um profissional. Pesquisei muito aqui em SC, mas não encontrei as lonas por menos de R$ 108,00 (cento e oito reais). Bom, o que importa é que o sistema ficou 10, o pedal ficou mais auto, o freio está muito mais potente.

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Nava
14/12/2008, 14:04
Não sei se vcs já perceberam, mas a manutenção da kia é 40% no minimo mais barato que suzuki e tão robusto qto!!!

Comparem na proxima ida em uma autopeças.

Costa Junior
04/01/2009, 23:15
Alguem ja trocou as pastilhas de freio? tenho uma sportage 2001 e estrou precisando trocar. Tem alguma dificuldade? Alguem tem o caminho das pedras?

Júlio C. A. Santos
04/01/2009, 23:56
As pastilhas são fáceis de desmontar e substituir. Às vezes desmonto o sistema pra regular as presilhas das pastilhas, mas percebi que as Sportage mais novas têm freios diferentes das antigas. :pensativo:

Baudenbacher
12/01/2009, 14:24
Olá Pessoal!

Estou com um problema, não sei ainda se é grave, mas me custou um fim de semana aqui na praia. :cry: Às vezes quando eu piso no freio, a roda traseira direita trava totalmente derrapando o veículo perigosamente na pista. Imagine isso acontecendo a 80, 100 Km/h, extremamente perigoso. Quando a roda trava, o veículo não sai do lugar de jeito nenhum, só se forçar muito na primeira marcha, andei alguns metros forçando a roda, chegou a queimar a tinta do tambor de freio, :shock: então descobri que dando uma ré de meio metro, a roda destrava. E tem um detalhe curioso, quando trava a roda, a alavanca de freio de mão fica totalmente dura, impossível de acionar. O que será? Coloquei a mão na massa, abri o tambor de freio e descobri que uma lona se soltou. E agora como posso fixá-la novamente? Não vão me dizer que preciso trocar as lonas? Putz!

Abraço

Júlio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Boa tarde, Pessoal,

Este é meu primeiro contato com 4x4. Comprei uma Sportage Grand 99 gasolina e já no começo tive problemas com o sistema de freio. O cilindro de roda vazou e com isto descolou a lona de freio o que ocasionou o travamento das rodas trazeiras.
Sugestão é verificar se não há vazamento nos cilindros de roda para não acontecer a infelicidade de ter que encher o cunhado (que é mecânico) em pleno domingão com as rodas do carro travada.
Há lona de freio com sistema de rebites que possam substituir as coladas?
Um forte abraço!!

Claudio Baudenbacher
Sorocaba - SP

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 15:01
Claudio,

Quando a lona da minha viatura soltou, fiquei interessado em instalar lonas com sistema de rebites, mas os mecânicos confirmaram que não da certo esse sistema na Sportage. Os patins que seguram as lonas teriam que ser específicos para uso com rebites. Às vezes as lonas de alguns veículos coincidem as medidas, mas os patins tem encaixes específicos para cada carro, fica difícil adaptar outro na Sportage.

Baudenbacher
12/01/2009, 15:26
Valeu Julio,

Obrigado.

Nava
13/01/2009, 18:46
Correção, paguei 115 nas lonas e 70 nas pastilhas. Vou mexer nesta semana e dai conto o que deu.

Baudenbacher
13/01/2009, 20:40
Boa noite, pessoal.

Depois de ficar horas a fio na internete e telefone para as cotações nas revendas e importadores de SP consegui uma média de preço de R$120,00 pelo cilindro de roda da Sportage + R$ 240,00 nas sapatas de freio traseiro lado direito, sem contar com o prazo de 3 a 5 dias para receber o material em casa:-? + despesas de envio:stop:.

Achei aqui em Sorocaba um distribuidor que me vendeu o cilindro de roda da Besta (R$30,00) e o jogo de lonas da Kombi (R$16,00).

Depois das sapatas limpas, as lonas coladas e rebitadas na sapata e trocado o cilindro de roda (da Besta R$ 30,00:-D) + R$ 50,00 de mão-de-obra no meu cunhado;-), a viatura freiou como se estivesse nova.:palmas:

A lona da Kombi tem 1mm a menos de espessura (25mm) contra 26mm da Sportage e em comprimento é cerca de 5mm maior.

Aí vai uma sugestão muuuuuuuiiiiitooooo barata para as lonas e cilindros de roda das viaturas.

Um forte abraço a todos!!!

Nava
13/01/2009, 22:14
Nao entendi amigo. Vc comprou só as lonas da kombi, colou nas sapatas kia, adaptando?

O cilindro de roda de qual modelo da besta? Lona de qual kombi? Qq uma?

Abraço.

Baudenbacher
14/01/2009, 08:21
Bom dia, Nava,

Eu levei o cilindro de roda danificado na revenda de peças e achamos um da Besta que era idêntico ao da Sportage (vou ligar para o fornecedor e pedir a referência de ano e se possível o código e marca).

Com relação às lonas de freio, também levei a sapata na revenda, verificamos em catálogo as dimesões da sapata, como ele não tinha em estoque pedi que ele verificasse se tinha as lonas da S-10 que me disseram que dava para fazer o "acerto técnico", bonito nome para gambiarra. Então o vendedor veio com as lonas da Kombi que tem praticamente as mesmas medidas da lona que vem nas sapatas originais e bem mais baratas:grin:.

Levei para meu cunhado que colou as lonas com Araudite e depois furou as sapatas nos buraquinhos dos rebites e rebitou com os rebites que acompanham as lonas.

Ficou 10!

Abraço!!

Robinho da Jaguatirica
14/01/2009, 08:28
Bom dia, Nava,

Eu levei o cilindro de roda danificado na revenda de peças e achamos um da Besta que era idêntico ao da Sportage (vou ligar para o fornecedor e pedir a referência de ano e se possível o código e marca).

Com relação às lonas de freio, também levei a sapata na revenda, verificamos em catálogo as dimesões da sapata, como ele não tinha em estoque pedi que ele verificasse se tinha as lonas da S-10 que me disseram que dava para fazer o "acerto técnico", bonito nome para gambiarra. Então o vendedor veio com as lonas da Kombi que tem praticamente as mesmas medidas da lona que vem nas sapatas originais e bem mais baratas:grin:.

Levei para meu cunhado que colou as lonas com Araudite e depois furou as sapatas nos buraquinhos dos rebites e rebitou com os rebites que acompanham as lonas.

Ficou 10!

Abraço!!

Taí uma bela e barata gambitek:mrgreen:, vou colocar nos meus arquivos de adaptações...


Boa lama!


Robinho

Baudenbacher
14/01/2009, 08:34
Nava,

Só para completar as informações:

Cilindro de roda:
Marca: Amker
Código: CR 312
Utilização: todos os anos da Besta.

Lona de freio:
Marca: Fras-le
Código: VE 271.

Nava
18/01/2009, 15:05
Legal, valeu as dicas.
Troquei as pastilhas e regulei as lonas (as que comprei nao deram certo pois a minha é 98 e a lona 97) e o freio ficou muito bom, só o de estacionamento que melhorou um pouco, mas ainda nao freia bem.

Abraço

Baudenbacher
18/01/2009, 16:59
Nava,

Não seria o caso de dar um "passe" no tambor de freio para corrigir imperfeições e ovalizações?

Abraço a todos...

Nava
18/01/2009, 21:38
Acho que é mais regulagem do que desgaste...
Pelo site da kia vc solta o freio e vai apertando o ajuste até travar. Dai vc vai soltando e qdo ficar livre é o ponto. Mas isso deixa o freio com um ou dois dentes no maximo alem de ficar duro o acionamento.

Agora ele está com 3/4 dentes e freia bem se estiver parado, mas andando freia muito pouco. Acho que é a lona no fim da vida, ja ressecada e tal...

ricardobarata17
20/03/2009, 23:15
Amigos, estou com um problema e sou marinheiro de primeira viagem...tenho minha sportage a uns 6 meses, e estou com um problema nos freios que e bem parecida com a do trojão(se eu naum me engano).
quando freio a primeira vez ele finciona normal, quando pisa de novo o pedal fica duro e fica com difuculdade de brecar...como posso solucionar meu problema???o que pode ser???hidrovacuo???por favor me ajudem...
Obrigado.

Ricardo Barata.

Costa Junior
21/03/2009, 17:41
Boa Tarde, amigos.
Fui na concessionaria comprar as pastilhas de freio da Sport e me surpeendi com o preço. O balconista mae cobrou R$ 50,00. Comprei e vou experimentar. A marca é Speed Brake. Alguem conhece esta marca? Vale a pena? Lembro que foi vendida na concessionária.
Abraços
Costa Junior

Gleison BH
23/03/2009, 14:04
Amigo, No Caso Do Trojão O Problema Era No Sistema De Vácuo Da Roda Livre.

é O Seguinte: A Roda Livre A Vácuo Da Sportage Usa O Mesmo Vácuo Usado Pelo Freio. Como A Válvula Solenóide Do Trojão Tava Liberando O Ar Direto, As Vezes Não Tinha O Suficiente Para A Primeira Freiada.

Ele Então Isolou O Sistema De Vácuo E Testou. Não Deu Mais O Problema.

Primeira Coisa Que Vc Tem Que Ver é Se A Sua Roda Livre é Automática Ou A Vácuo. Se For A Vácuo, Pode Ter O Mesmo Problema.

Inté+


amigos, Estou Com Um Problema E Sou Marinheiro De Primeira Viagem...tenho Minha Sportage A Uns 6 Meses, E Estou Com Um Problema Nos Freios Que E Bem Parecida Com A Do Trojão(se Eu Naum Me Engano).
Quando Freio A Primeira Vez Ele Finciona Normal, Quando Pisa De Novo O Pedal Fica Duro E Fica Com Difuculdade De Brecar...como Posso Solucionar Meu Problema???o Que Pode Ser???hidrovacuo???por Favor Me Ajudem...
Obrigado.

Ricardo Barata.

Robinho da Jaguatirica
25/03/2009, 11:03
É isso mesmo Seu Creissssooooonnnnn, só pra melhorar, ou piorar se for o caso, a minha perdia o freio, o pedal afundava, era só eu dar um toque no acelerador que voltava ao normal, ou seja, falta de vácuo mesmo.

Boa lama!


Robinho

HCosta
12/05/2009, 21:47
Olá, boa noite pessoal
Minha primeira vez por aqui, sou de Sorocaba -SP.
Também estou com problema de freio na minha sportage 97 transmissão automática, quando piso no freio ouço um chiado, e noto que o pedal quase dá batente (muito baixo) com um curso muito grande, porém o freio de estacionamento segura firme. Seria problema com o hidrovácuo?
Se for é possivel recondicioná-lo?

Grato

Baudenbacher
14/05/2009, 08:35
Olá HCosta,

Também sou de Sorocaba, procure o pessoal da Sorobreck na Av. Ipanema próximo à Cruz de Ferro que eles possam resolver teu problema.
[ ]

mbm4x4
14/05/2009, 16:01
E ae pessoALL???:D
Estou precisando trocar as pastilhas de freio e lonas traseiras do freio da minha Sportage.
Por acaso alguém já realizou este serviço recentemente para me dar uma "dica" aonde posso achar esses componentes com preços mais amistosos?
Já que vou ter que mexer no freio, quero aproveitar para tentar acabar com aquele barulho de escola de samba que as patilhas de freio fazem qdo entra em ruas de paralelepípedo.
Alguém tem alguma indicação de um bom mecanico em Florianopolis que possa fazer o serviço?
Valew desde já.:concordo:
Abs
Mateus

Robinho da Jaguatirica
14/05/2009, 17:04
E ae pessoALL???:D
Estou precisando trocar as pastilhas de freio e lonas traseiras do freio da minha Sportage.
Por acaso alguém já realizou este serviço recentemente para me dar uma "dica" aonde posso achar esses componentes com preços mais amistosos?
Já que vou ter que mexer no freio, quero aproveitar para tentar acabar com aquele barulho de escola de samba que as patilhas de freio fazem qdo entra em ruas de paralelepípedo.
Alguém tem alguma indicação de um bom mecanico em Florianopolis que possa fazer o serviço?
Valew desde já.:concordo:
Abs
Mateus


Alohaaa Mateus,

As pastilhas são fáceis e razoavelmente baratas, a Frasle fabrica, comprei por 80 latas semanas atrás, o caso da barulheira é só vc pingar silicone de alta temperatura nos locais onde as pastilhas encostam nas pinças, tá resolvido.


Boa lama!


Robinho

Nava
14/05/2009, 22:27
Lifes, pastilha é 80 conto mesmo...fácil de achar.

Agora as lonas o esquema é usar a dica do camarada que colocou as da kombi. O unico inconveninete é a viatura passar o dia na oficina, fora isso vai economizar uns 100 conto por baixo.

Qdo comprei as minha slonas paguei 125 conto.

mbm4x4
15/05/2009, 16:02
Valeww Trojão:concordo:
Vou dar uma olhada nas pastilhas da Fras-le.
Desde que comprei minha Sportage já havia notado que ela esta com esse silicone de alta temperatura.
No inicio não fazia muito barulho, mas agora....
Parabéns pelo CJ Amarelão. Vi as fotos dele, tá muito bonito(o jeep).hehehe:-D
grande abraço
Mateus



Alohaaa Mateus,

As pastilhas são fáceis e razoavelmente baratas, a Frasle fabrica, comprei por 80 latas semanas atrás, o caso da barulheira é só vc pingar silicone de alta temperatura nos locais onde as pastilhas encostam nas pinças, tá resolvido.


Boa lama!


Robinho

mbm4x4
15/05/2009, 16:06
Boa Nava:concordo:
Valeu pela lembrança das dicas das lonas da Kombi, mas primeiro vou tentar ver se consigo as lonas da Sportage. Se for inviável, aí então parto para a adaptação.
Obrigado pela atenção.
Forte abraço
Mateus:cool:


Lifes, pastilha é 80 conto mesmo...fácil de achar.

Agora as lonas o esquema é usar a dica do camarada que colocou as da kombi. O unico inconveninete é a viatura passar o dia na oficina, fora isso vai economizar uns 100 conto por baixo.

Qdo comprei as minha slonas paguei 125 conto.

HCosta
15/05/2009, 21:03
Valeu Claudio vou procurar a Sorobrek.

Quanto ao barulho no freio dianteiro, tive o mesmo problema, no meu caso percebí folga nos parafusos e ou buchas o que causava o barulho, levei em um torneiro e ele não fez questão de pegar o serviço, como não podia ficar sem a viatura, eu mesmo coloquei um calço na cabeça do pistão do freio e coloquei duas presilhas ( Kia R$22,00 cada), que estavam faltando. Enfim fiquei livre do barulho.

Até mais

mbm4x4
27/05/2009, 14:49
Na continuação da istória dos freios, resolvi dar uma ligada na Kia aqui de Floripa para saber em qto sairia o serviço:
Pastilhas de freio-r$ 137,
Lonas de Freio- r$ 227,
Atuador da embreagem(estou precisando trocar)- r$ 250,
Mão de Obra por tudo- r$ 80,
Estou com dificuldade de achar estes itens no paralelo(originais).
O que o pessoal acha, da pra fazer estes serviços gastando menos??
Aonde posso conseguir estes itens para comprar, liguei para tres autopeças aqui da redondeza e ninguem tinha as peças.
aguardo indicações:concordo:
abs
Mateus

Marcos Vaz
27/05/2009, 15:03
Na continuação da istória dos freios, resolvi dar uma ligada na Kia aqui de Floripa para saber em qto sairia o serviço:
Pastilhas de freio-r$ 137,
Lonas de Freio- r$ 227,
Atuador da embreagem(estou precisando trocar)- r$ 250,
Mão de Obra por tudo- r$ 80,
Estou com dificuldade de achar estes itens no paralelo(originais).
O que o pessoal acha, da pra fazer estes serviços gastando menos??
Aonde posso conseguir estes itens para comprar, liguei para tres autopeças aqui da redondeza e ninguem tinha as peças.
aguardo indicações:concordo:
abs
Mateus

Mateus,
Troquei o meu atuador a pouco tempo, um amigo meu que é mecânico comprou em uma loja que só vende peças para Besta. Procure ver se a da Besta 16 lugares não é a mesma.
As pastilhas de freio, ´se você não achar nada parecido procure estas oficinas que recondicionam embreagem, geralmente eles recondicionam também pastilhas de freio.
Quanto às lonas de freio, o aconselhavel seria você tirar uma das sapatas com a lona ainda presa nela e levar em uma autopeças e procurar alguma igual. Disem que a da Kombi serve, mas nunca tirei esta dúvida.

Grande abraço

EDuarte
27/05/2009, 15:25
Comprei a um tempinho atras na powerparts ( www.powerparts.com.br ) e paguei bem menos, so não sei o atuador da embreagem, mas da uma perguntada quem sabe, paguei 90,00 nas pastilhas e 120,00 nas lonas, mas ja faz um tempinho. Eles enviam pelo correio.
[]s
(DU)

Gleison BH
27/05/2009, 16:23
Comprei pastilhas FRAS-LE por cerca de R$90.00

Não esquece de colocar o silicone nas pastilhas para evitar que elas fiquem trepidando.


Comprei a um tempinho atras na powerparts ( www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br) ) e paguei bem menos, so não sei o atuador da embreagem, mas da uma perguntada quem sabe, paguei 90,00 nas pastilhas e 120,00 nas lonas, mas ja faz um tempinho. Eles enviam pelo correio.
[]s
(DU)

mbm4x4
27/05/2009, 18:59
Oi Marcos
obrigado pela dica, se não conseguir as peças originais vou partir para as adaptações.
Mas acredito que vou na dica do EDUARTE e cotar na powerparts.
vlw:concordo:



Mateus,
Troquei o meu atuador a pouco tempo, um amigo meu que é mecânico comprou em uma loja que só vende peças para Besta. Procure ver se a da Besta 16 lugares não é a mesma.
As pastilhas de freio, ´se você não achar nada parecido procure estas oficinas que recondicionam embreagem, geralmente eles recondicionam também pastilhas de freio.
Quanto às lonas de freio, o aconselhavel seria você tirar uma das sapatas com a lona ainda presa nela e levar em uma autopeças e procurar alguma igual. Disem que a da Kombi serve, mas nunca tirei esta dúvida.

Grande abraço

mbm4x4
27/05/2009, 19:07
Vlw DU
Amanha vou cotar na powerparts.
Dou preferencia pelas peças de sportage na sportage pois se o preço for esse que voce mencionou, está bem justo.
Qto ao atuador da embreagem, não tenho bem certeza quais os sintomas que devo observar para saber se ele esta ruim ou não.
Depois que troquei o fluido de freio, uns 3 meses atrás, sangrei também a embreagem, mas fiquei desde então com o curso muito pequeno(a embreagem so pega com o pé bem no fundo e também esta mais pesada do que o normal.
Abs:concordo:
Mateus


Comprei a um tempinho atras na powerparts ( www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br) ) e paguei bem menos, so não sei o atuador da embreagem, mas da uma perguntada quem sabe, paguei 90,00 nas pastilhas e 120,00 nas lonas, mas ja faz um tempinho. Eles enviam pelo correio.
[]s
(DU)

mbm4x4
27/05/2009, 19:13
Dá-lhe Gleison
Obrigado pela resposta
Vou cotar as peças mas desta vez quero colocar os grampos originais, pois a minha já está com silicone e qdo chega no final de vida das pastilhas, o silicone não completa o espaço da pastilha gasta e começa a fazer barulho(eu acho).
Agora se não achar os grampos, aí sim encho de silicone.
Vlw sô.
abs
mateus


Comprei pastilhas FRAS-LE por cerca de R$90.00

Não esquece de colocar o silicone nas pastilhas para evitar que elas fiquem trepidando.

EDuarte
27/05/2009, 20:53
Vlw DU
Amanha vou cotar na powerparts.
Dou preferencia pelas peças de sportage na sportage pois se o preço for esse que voce mencionou, está bem justo.
Qto ao atuador da embreagem, não tenho bem certeza quais os sintomas que devo observar para saber se ele esta ruim ou não.
Depois que troquei o fluido de freio, uns 3 meses atrás, sangrei também a embreagem, mas fiquei desde então com o curso muito pequeno(a embreagem so pega com o pé bem no fundo e também esta mais pesada do que o normal.
Abs:concordo:
Mateus
Oi mateus
Quando comprei eram originais na caixa, acho que vale apena cotar.
Quanto a embreagem, a minha ta igual a sua, só que so fica dura depois de usar por uma meia hora, a forma segura de sangrar tanto os freios quanto a embreagem é injetando o fluido pelo sangrador, assim manda o fluido para o reservatório empurrando as bolhas.
[]s
(DU)

Costa Junior
27/05/2009, 22:54
Na continuação da istória dos freios, resolvi dar uma ligada na Kia aqui de Floripa para saber em qto sairia o serviço:
Pastilhas de freio-r$ 137,
Lonas de Freio- r$ 227,
Atuador da embreagem(estou precisando trocar)- r$ 250,
Mão de Obra por tudo- r$ 80,
Estou com dificuldade de achar estes itens no paralelo(originais).
O que o pessoal acha, da pra fazer estes serviços gastando menos??
Aonde posso conseguir estes itens para comprar, liguei para tres autopeças aqui da redondeza e ninguem tinha as peças.
aguardo indicações:concordo:
abs
Mateus



oI, Mateus.
Coprei na concessionaria Kia aki em Natal, uma pastilha de marca Speed Brake, a R$ 50,00. Ainda não consegui trocar, pq as pinças estaõ travadas.
Abraços
Costa Junior

mbm4x4
28/05/2009, 11:44
oi Costa Junior
Esse preço aí de Natal está campeão:concordo:.
Como se sabe qdo as pinças estão travadas?
Vou ter aprender mais sobre os freios e embreagem afim de não ser enrolado(tentar) por mecanicos que só querem trocar(vender)peças pensando apenas no lucro da oficina.Como dizem por aí:"cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça":-D
Abs
Mateus


oI, Mateus.
Coprei na concessionaria Kia aki em Natal, uma pastilha de marca Speed Brake, a R$ 50,00. Ainda não consegui trocar, pq as pinças estaõ travadas.
Abraços
Costa Junior

Nava
29/05/2009, 22:24
Life, to com um atuador de embreagem zero bala na caixa que comprei para a minha e no final nao precisei trocar. Vc pode comprar a minha ou ligar na Fasa aqui de Ctba e comprar deles. Só não vai na onda deles de pegar da diesel ou da besta pq não dão certo a furação...só a original mesmo.

Costa Junior
29/05/2009, 23:25
oi Costa Junior
Esse preço aí de Natal está campeão:concordo:.
Como se sabe qdo as pinças estão travadas?
Vou ter aprender mais sobre os freios e embreagem afim de não ser enrolado(tentar) por mecanicos que só querem trocar(vender)peças pensando apenas no lucro da oficina.Como dizem por aí:"cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça":-D
Abs
Mateus



As pinças não abrem e por isso, nao dão espaço suficiente para instalar as pastilhas novas Ja tentei abrir com chave de fenda e não consegui. Compreui uma ferramenta nova e neste sabado vou tentar acho que vai dar certo. Essa é bronca pequena, safada, como diz meu mecanico. Eu é que sou ainda, marinheio de primeira viagem e por isso to penando.
Abraços
Costa Junior

mbm4x4
30/05/2009, 19:54
E ai Nava
Recebi a cotação da Power parts :
Prezado (a ) cliente,

Seguem os valores das peças que temos em estoque :


- Jogo de pastilhas de freio dianteiras = R$ 120,00
- Presilhas ou grampos que seguram as pastilhas no lugar e que evitam que elas vibrem e façam barulho. =NT
- Jogo de lonas de freio traseiras = R$ 155,00
- Atuador de embreagem(aquele aonde sangra a embreagem) = R$ 100,00


Atenciosamente,

Josemar

Power Parts Brasil
www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br/)
Tel.0-xx-11-5183-7583


Tenho apenas dúvida qto ao atuador...tenho medo de comprar e não precisar. Os sintomas da minha é curso pequeno e pesada. Será que é o atuador ruim?:pensativo:
Vou aguardar o pessoal se manifestar.
Vlw pela oferta, qualquer coisa dou o grito.:concordo:
abs
mateus

Life, to com um atuador de embreagem zero bala na caixa que comprei para a minha e no final nao precisei trocar. Vc pode comprar a minha ou ligar na Fasa aqui de Ctba e comprar deles. Só não vai na onda deles de pegar da diesel ou da besta pq não dão certo a furação...só a original mesmo.

mbm4x4
30/05/2009, 19:57
Boa sorte na empreitada:pipoca:
Dpois comenta aí com a rapaziada.
Só cuidado para não se machucar, veja o exemplo do nosso amigo Carlin .
[]s
Mateus


As pinças não abrem e por isso, nao dão espaço suficiente para instalar as pastilhas novas Ja tentei abrir com chave de fenda e não consegui. Compreui uma ferramenta nova e neste sabado vou tentar acho que vai dar certo. Essa é bronca pequena, safada, como diz meu mecanico. Eu é que sou ainda, marinheio de primeira viagem e por isso to penando.
Abraços
Costa Junior

CarlinBC
30/05/2009, 21:32
As pinças não abrem e por isso, nao dão espaço suficiente para instalar as pastilhas novas Ja tentei abrir com chave de fenda e não consegui. Compreui uma ferramenta nova e neste sabado vou tentar acho que vai dar certo. Essa é bronca pequena, safada, como diz meu mecanico. Eu é que sou ainda, marinheio de primeira viagem e por isso to penando.AbraçosCosta Junior

Olá Costa Junior...
As pinças têm que abrir sim. Se estivessem travadas, não daria freio.
Esbocei algo parecido com o sistema e tente fazer desta forma.O ideal é que seja usado uma chave tipo pé de cabra.Facilita muito.Solte o freio carneiro se tiver e tire o pé do freio.hehehe...
Abçs...Cuidado com as mãos.Use luvas...

Costa Junior
30/05/2009, 22:05
Olá Costa Junior...
As pinças têm que abrir sim. Se estivessem travadas, não daria freio.
Esbocei algo parecido com o sistema e tente fazer desta forma.O ideal é que seja usado uma chave tipo pé de cabra.Facilita muito.Solte o freio carneiro se tiver e tire o pé do freio.hehehe...
Abçs...Cuidado com as mãos.Use luvas...




VAleu, Carlinc.Suas informações foram importantes. E me deram uma ideia. Depois de tentar fazer a alavanca com uma chave de fenda grande, sem sucesso, tentei com uma peça que aki chamamos ´´sargento´´ e consegui. Depois de partir o sargento, é claro. Mas a viatura está de pastilhas novas.
Próxima missão: tentar instalar os calços de 30mm na suspensão.
A braços
Costa JUnior

Nava
31/05/2009, 13:30
Nao esqueçam da dica das lonas de kombi que sao bem mais baratas....foi postado a receita aqui.

Estou comp roblemas de freio tb. Nao sei bem ao certo o que é. Desconfio que as pastilhas estão vitrificadas...mas tb o pedal está baixo, indicando regulagem de lonas...vou abrir para ver.

Nava
06/06/2009, 14:11
O freio traseiro ta bom, na verdade está freiando sozinho, pois as pastilhas marca dunha estão vitrificdas...vou trocar de novo e dar passe no disco...vou trocar o fluido tb. Espero que o cilindro mestre esteja bom.

Baudenbacher
09/06/2009, 13:26
Nao esqueçam da dica das lonas de kombi que sao bem mais baratas....foi postado a receita aqui.

Estou comp roblemas de freio tb. Nao sei bem ao certo o que é. Desconfio que as pastilhas estão vitrificadas...mas tb o pedal está baixo, indicando regulagem de lonas...vou abrir para ver.

A propósito, Nava, as lonas da Kombi que instalei ainda estão boas e eficientes após +/- 10.000km rodados:concordo:, vamos ver até quando elas aguentam:pipoca:.

Nava
10/06/2009, 01:40
Então...fiz todo freio dianteiro. Foi disco e pastilha (Syl) fluido e verificação de rolamentos, troca de graxa, etc. Troquei tb o retentor dopinhao do diferenial dianteiro, lubrifiquei e a perto geral. Foi 220 de peça e MO 130,00.

No freio traseiro as lonas da frente estão bem gastas, faltam un 2,5 mm ou menos. As de trás estão bem novas...
Assim, qdo tiver dinheiro, vou mexer colocando as da kombi...aqui o jogo de sapata só acha da larga 55 mm e a minha tem 45 mm.

mbm4x4
11/06/2009, 12:29
E ae Nava
Muito bom esses valores que voce comentou.
Discos, pastilhas, fluido, graxa e retentor por R$ 220 reais...Passa aí o contato deste fornecedor.
O valor da MO também esta bom.
[]s
mateus


Então...fiz todo freio dianteiro. Foi disco e pastilha (Syl) fluido e verificação de rolamentos, troca de graxa, etc. Troquei tb o retentor dopinhao do diferenial dianteiro, lubrifiquei e a perto geral. Foi 220 de peça e MO 130,00.

No freio traseiro as lonas da frente estão bem gastas, faltam un 2,5 mm ou menos. As de trás estão bem novas...
Assim, qdo tiver dinheiro, vou mexer colocando as da kombi...aqui o jogo de sapata só acha da larga 55 mm e a minha tem 45 mm.

thasc
11/07/2009, 18:58
Pessoal,

Estou procurando cabos do freio de mão para minha GRAND sportage 99/00. Alguem pode indicar uma auto peça? Agradeceria

ALEXANDRE MIETTI
11/07/2009, 19:59
Se vc não conseguir adaptar nada, e quiser tentar a Power Parts - fone: (11) 5183-7583, aqui em SP, eles tem bastante coisa e acho que mandam por SEDEX.
Devem ter site na internet, pesquise no Google.


Até.

CarlinBC
11/07/2009, 22:40
Pessoal,Estou procurando cabos do freio de mão para minha GRAND sportage 99/00. Alguem pode indicar uma auto peça? Agradeceria

Olá tasch...
Seja bem vindo. O que aconteceu com o cabo de freio/mão do seu carro? Se tiver, emperrado, é só prende-lo na vertical, em uma morsa (sem amassar o conduíte), usar um lubrificante tipo spray ou óleo de máquina de costura que é bem fininho, forçar levemente prá cima e prá baixo, lubrificar contínuamente que com certeza funcionará novamente.
Abçs...

thasc
12/07/2009, 22:58
Caro CarlinBC,

Levei no mecânico o cabo estava emperrado, inclusive segurando a bichinha, ai fizemos realmente isto com o cabo, tiramos tentamos lubrificar e coisa e tal, mas o mesmo não cedeu e acabou estourando, o do lado esquerdo ficou blz, mas o direito, foi-se :(, então me cobraram 250 reais na autorizada, achei um absurdo e agora estou na procura por este cabo.

Abraços

jgneves
13/07/2009, 11:35
Carlin,

Se o Thasc tivesse em BH era na Continental freios na Av. N. Sra. de Fatima, se nao tiver eles fabricam.

Marcos Vaz
14/07/2009, 11:44
Amigos, algué poderima me informar se existe alguma pastilha de freio nacional, que substitua a da Sporte 96/97 ?

Robinho da Jaguatirica
17/07/2009, 12:51
Por favor me desculpem por não pesquisar, tô garrado sem tempo nem pra cag%$%^$, onde é a regulagem do freio de mão, salve o engano é na alavanca, se alguém sabe por favor ajuda nóis pois tenho que dar uma voada e o freio de mão tá molinho molinho... tô sem tempo até de levar no meca pra regular pra mim...


Brigadim de antemão!


Robinho

EDuarte
17/07/2009, 14:51
Por favor me desculpem por não pesquisar, tô garrado sem tempo nem pra cag%$%^$, onde é a regulagem do freio de mão, salve o engano é na alavanca, se alguém sabe por favor ajuda nóis pois tenho que dar uma voada e o freio de mão tá molinho molinho... tô sem tempo até de levar no meca pra regular pra mim...


Brigadim de antemão!


Robinho

É na alavanca mesmo Robinho.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
17/07/2009, 15:45
É na alavanca mesmo Robinho.
[]s
(DU)


Valeu Du!:concordo:

[]s

jinblack
11/08/2009, 11:52
Dae Galera
Tenho um SPTG 97/98
Os freios tão no ferro tá feio pacas.
Se eu andar "cidade" e tiver de usar o freio muito, o pedal fica duro e a viatura fica meio travada como se estivese freiada direto.
Levei no Mec. Para fazer sangria e troca do fluido de freio e pedi pra ele dar uma olhada.
Ele disse que tem de trocar todas as pastilhas pois tá todas detonadas no ferro.
Ele me falou que o serviço vai ficar em torno de 400 reais.

Esse 400 reais incluiriam o jogo de pastilhas e o jogo de lonas.

O que me dizem ...barato. caro facada...??

imoveisbranco
11/08/2009, 12:09
Dae Galera
Tenho um SPTG 97/98
Os freios tão no ferro tá feio pacas.
Se eu andar "cidade" e tiver de usar o freio muito, o pedal fica duro e a viatura fica meio travada como se estivese freiada direto.
Levei no Mec. Para fazer sangria e troca do fluido de freio e pedi pra ele dar uma olhada.
Ele disse que tem de trocar todas as pastilhas pois tá todas detonadas no ferro.
Ele me falou que o serviço vai ficar em torno de 400 reais.

Esse 400 reais incluiriam o jogo de pastilhas e o jogo de lonas.

O que me dizem ...barato. caro facada...??

facada :concordo:

100 reais com a mao-de-obra esta bem pago

claro,não na concessionaria

jinblack
11/08/2009, 12:57
facada :concordo:

100 reais com a mao-de-obra esta bem pago

claro,não na concessionaria
Valew pela informação muito bom saber isso.

Na autorizada me passaram este valor
jogo de pastilhas - R$ 185,00
JOGO DE LONAS: - R$ 256,00
Fora a mão de obra que é uma facada.

Vou no mecanico e pedir o orçamento detalhado so para saber onde em que ele está metando a faca.

Depois posto aqui para tirar as duvida valew:-P

CarlinBC
11/08/2009, 13:09
tiver de usar o freio muito, o pedal fica duro e a viatura fica meio travada como se estivese freiada direto.
Levei no Mec. Para fazer sangria e troca do fluido de freio e pedi pra ele dar uma olhada.Ele disse que tem de trocar todas as pastilhas pois tá todas detonadas no ferro.Ele me falou que o serviço vai ficar em torno de 400 reais.Esse 400 reais incluiriam o jogo de pastilhas e o jogo de lonas.O que me dizem ...barato. caro facada...??

Olá Jinblack...
Um jg. de pastilhas e um jg. de lonas, custam aprox. R$170,00. O valor da MO depende de vários fatores: Autorizada ou não, centro ou periferia, honesto ou não? Particularmente, vejo o serviço como um momento de lazer no FDS de tão fácil que é. Não requer ferramenta e nem conhecimento especial. Existem vários comentários sobre estas trocas por aí, perdidos neste mar de tópicos. Ou seria oceano?

imoveisbranco
11/08/2009, 15:02
Valew pela informação muito bom saber isso.

Na autorizada me passaram este valor
jogo de pastilhas - R$ 185,00
JOGO DE LONAS: - R$ 256,00
Fora a mão de obra que é uma facada.

Vou no mecanico e pedir o orçamento detalhado so para saber onde em que ele está metando a faca.

Depois posto aqui para tirar as duvida valew:-P

Quero esclarecer que estou falando só das pastilhas dianteiras

Para as lonas no tópico da mecânica se falava que da para adaptar as lonas da combi

CarlinBC
11/08/2009, 17:32
Olá Jinblack, estamos tentando te ajudar por este tópico, mas com certeza aparecerá alguém lá naquele tópico que voce abriu e postará também, sobre o mesmo tema que já é debatido aquí. Só voce pode pedir ao moderador para apaga-lo. Ajude-nos, a te ajudar.

jinblack
12/08/2009, 07:44
Olá Jinblack, estamos tentando te ajudar por este tópico, mas com certeza aparecerá alguém lá naquele tópico que voce abriu e postará também, sobre o mesmo tema que já é debatido aquí. Só voce pode pedir ao moderador para apaga-lo. Ajude-nos, a te ajudar.

Com certeza irei fazer isto...
Peço desculpas novamente por criar o topico lá.

1 Duvida a Lona da Kombi citada nos post anteriores ela serve em qualquer modelo/ano de SPTG na minha 97/98 por exemplo ela se enquadra?

E esta lona da Kombi tem algum código ou ano/modelo especifico que se enquadre nas SPTG ou todas da kombi são o mesmo tamanho?

@Ontem quase mordi o volante de raiva... andei mais de 10 kilometros com a sptg praticamente freiada, coloquei na gasolina e tive que forçar a a e 2 para ela sair do lugar, os freios tão realmente horriveis, tenho que fazer algo urgente...minha carteira já está com depressão.

CarlinBC
12/08/2009, 08:21
...1 Duvida a Lona da Kombi citada nos post anteriores ela serve em qualquer modelo/ano de SPTG na minha 97/98 por exemplo ela se enquadra?E esta lona da Kombi tem algum código ou ano/modelo especifico que se enquadre nas SPTG ou todas da kombi são o mesmo tamanho?@Ontem .

Aí é que mora o problema da quantidade enorme de assuntos iguais, em lugares diferentes. Ontem, tentei encontrar este comentário sobre exatamente o que fazer. Se não me falha a memória, parece que as lonas da Kombi, devem ser coladas nas sapatas da SPTG. Se voce levar a sapata da SPTG, na loja, eles te dirão qual que servirá. Agora, quanto a colar, tem que pesquisar direitinho e com paciencia por aí para ver como se faz. A sua lona tras.deve ter descolado e está travando, igual aconteceu com o Júlio...tem até fotos.

CarlinBC
12/08/2009, 14:27
...andei mais de 10 kilometros com a sptg praticamente freiada, coloquei na gasolina e tive que forçar a a e 2 para ela sair do lugar...

Não é bom ficar forçando desta maneira, pois, pode provocar superaquecimento ao ponto de incendiar as lonas e destemperar os tambores de freio ou os discos diant. Depende de onde esteja travado.

Baudenbacher
12/08/2009, 14:38
Aí é que mora o problema da quantidade enorme de assuntos iguais, em lugares diferentes. Ontem, tentei encontrar este comentário sobre exatamente o que fazer. Se não me falha a memória, parece que as lonas da Kombi, devem ser coladas nas sapatas da SPTG. Se voce levar a sapata da SPTG, na loja, eles te dirão qual que servirá. Agora, quanto a colar, tem que pesquisar direitinho e com paciencia por aí para ver como se faz. A sua lona tras.deve ter descolado e está travando, igual aconteceu com o Júlio...tem até fotos.

Bom pessoal,

Quando fiz a gambitech de colocar as lonas da Kombi nas sapatas da Sportage, eu medi a largura e comprimento da lona da kombi e comparei com as sapatas da Sportage e a diferença é de apenas 1mm tanto no comprimento como largura.
A receita é colar a lona da Kombi na sapata original da Sportage já limpa e após fazer furos nos locais dos rebites da lona e rebitar. Ficaram perfeitas.
Ah, segundo o vendedor todas as lonas das Kombis são do mesmo tamanho mudando apenas as marcas (paguei R$16,00 no conjunto das lonas para duas rodas).
Abraço e boa sorte...:-D

CarlinBC
12/08/2009, 14:58
Claudio, poste aquí, a receita desta cola, qual tipo, marca, quanto tempo de secagem, se tem que prensar, etc...
O pessoal interessado pelo menos, já fica com a faca e o queijo na mão. Na minha, é a disco e a pastilha custa R$8,00 prontinha pro uso.

Baudenbacher
12/08/2009, 15:21
Claudio, poste aquí, a receita desta cola, qual tipo, marca, quanto tempo de secagem, se tem que prensar, etc...
O pessoal interessado pelo menos, já fica com a faca e o queijo na mão. Na minha, é a disco e a pastilha custa R$8,00 prontinha pro uso.

CarlinBC,
A cola é a Araldite, segundo o mecânico, cola em +/- 5 minutos. É interessante prensar por excesso de precaução, mas o que vai segurar mesmo são os rebites que devem ser colocados.
Quando deu pau no cilindro de roda da minha, com 2 dias de uso, e descolou as lonas da sapata fiquei P. da vida, mas pesquisando com a cabeça mais fresca descobri esta solução bem econômica.
A propósito, qual pastilha você usa (R$8,00)? É gambitech ou é similar? Tenho que trocar agoa as pastilhas da frente.
Abraço...

CarlinBC
12/08/2009, 15:48
Claudio, a minha é disco de Uno na traseira e uso TRW a R$8,00.

Baudenbacher
13/08/2009, 15:04
Claudio, a minha é disco de Uno na traseira e uso TRW a R$8,00.

CarlinBC,
Se não me falha a memória ninguém lhe perguntou sobre o desempenho desse sistema de freio a disco na trazeira. Como ele se comporta?

Abraço...

Gleison BH
13/08/2009, 16:00
CarlinBC,
Se não me falha a memória ninguém lhe perguntou sobre o desempenho desse sistema de freio a disco na trazeira. Como ele se comporta?

Abraço...

Se não me engano, em terrenos alagados freio a tambor funciona melhor que a disco. Por isso que em jipes, que as vezes atravessam "rios" em trilhas, é bom ter freio a tambor na traseira.

Mas no asfalto deve ficar bão dimais... fala aí Carlin...

Robinho da Jaguatirica
13/08/2009, 16:14
Se não me engano, em terrenos alagados freio a tambor funciona melhor que a disco. Por isso que em jipes, que as vezes atravessam "rios" em trilhas, é bom ter freio a tambor na traseira.

Mas no asfalto deve ficar bão dimais... fala aí Carlin...






Seu Creissssoooonnnn.


O freio a tambor na água é uma fria:stop:, depois que a lona enxarca costuma não dar nadica de nada de freio:parede:, inclusive costuma até quebar dentro do tambor:shock:, é por isso que a maioria dos willys tem pelo menos freios a disco nas dianteiras:dance:, pois se for a tambor na frenteira e trazeira a caca é certa.:putz:


Boa lama!


Robinho

CarlinBC
13/08/2009, 16:33
Se não me engano, em terrenos alagados freio a tambor funciona melhor que a disco. Por isso que em jipes, que as vezes atravessam "rios" em trilhas, é bom ter freio a tambor na traseira. Mas no asfalto deve ficar bão dimais... fala aí Carlin...

Aquí,neste tópico,não há lugar para besteirol sr.CleisomBH... (a vingança será em doses homeopáticas) O Robinho já te respondeu...

CarlinBC
13/08/2009, 16:35
CarlinBC,Se não me falha a memória ninguém lhe perguntou sobre o desempenho desse sistema de freio a disco na trazeira. Como ele se comporta?Abraço...

Claudio, o comportamento é normal.

jgneves
13/08/2009, 17:37
Claudio, o comportamento é normal.


Carlin,

Aogra fanaldo sério, sem betsierol. Ralnemnte ela se cmorpota bem? não sai da lihna?:putz:Por ser de uno ela pode pensar que é e não parar devido a diferença de peso. Não adianta mandar:odedo:.

CarlinBC
14/08/2009, 09:09
Carlin,Por ser de uno... e não parar devido a diferença de peso.
A questão é exatamente esta: Foi projetada para ser dianteira no Uno e segurar o peso maior. Na traseira do SPTG, há um peso menor, portanto, compensa.

Baudenbacher
14/08/2009, 14:58
A questão é exatamente esta: Foi projetada para ser dianteira no Uno e segurar o peso maior. Na traseira do SPTG, há um peso menor, portanto, compensa.

Foi legal saber Carlin.

Obrigado.:concordo:

Topgun
31/08/2009, 16:39
Alohaaa Mateus,

As pastilhas são fáceis e razoavelmente baratas, a Frasle fabrica, comprei por 80 latas semanas atrás, o caso da barulheira é só vc pingar silicone de alta temperatura nos locais onde as pastilhas encostam nas pinças, tá resolvido.


Boa lama!


Robinho

Saudações,

Eu estou com um barulho nas rodas que pelos relatos parecem ser das pastilhas, comprei o silicone high temp, tirei as rodas e... DÃÃÃHHH!!!!

Simplesmente fiquei olhando o conjunto de freios sem saber onde colocava o silicone. rsrsrs

Procurei uma foto, uma explicação mais detalhada, mas não consegui entender, então... exponho minha ignorância e peço ajuda aos companheiros.

Alguém pode fazer um desenhinho, uma fotinho?

Antecipadamente agradecido,

TopGun

Robinho da Jaguatirica
31/08/2009, 17:39
Saudações,

Eu estou com um barulho nas rodas que pelos relatos parecem ser das pastilhas, comprei o silicone high temp, tirei as rodas e... DÃÃÃHHH!!!!

Simplesmente fiquei olhando o conjunto de freios sem saber onde colocava o silicone. rsrsrs

Procurei uma foto, uma explicação mais detalhada, mas não consegui entender, então... exponho minha ignorância e peço ajuda aos companheiros.

Alguém pode fazer um desenhinho, uma fotinho?

Antecipadamente agradecido,

TopGun

Oi TpoGun,

Tô sem fotos e muito menos desenhos, mas vou tentar explicar, qualquer coisa pergunta que tamos aí...:concordo:
O silicone tem que ser pingado onde a pastilha entra em contato com a pinça, nas laterais, mas numa boa, se vc ficou olhando a coiseira toda, melhor mesmo é pagar 10 latinhas pra qualquer meca que eles fazem a coisa rapidim, nem tem que desmontar nada, só arredar as pastilhas e pingar o silicone nas laterais.

Pra saber se são as pastilhas mesmo é só dar uma leve pisada nos freios quando estiver fazendo o barulho, se parar sào elas mesmo, e o silicone resolve.

Mais dúvidas fique à vontade, ninguém aqui nasceu sabendo...


Gostei do DÃÃÃÃHHHH:mrgreen:

Boa Lama!


Robinho

Júlio C. A. Santos
31/08/2009, 19:28
Não se esqueçam que as Sportages mais antigas tem os freios dianteiros diferentes das mais novas...

Abraço :concordo:

Topgun
01/09/2009, 16:01
Senhores,

Muito obrigado pela orientações, minha sport é uma TDI 2001.

Irei fazer o check das pastilhas, até havia pensado nisto mas não havia feito, irei fazer!

Caso se confirme, coloco o silicone e se parar o barulho tiro umas fotos para a avaliação dos senhores.

Me recuso a levar no mecânico antes da tentativa, mas se não der certo(rsrsrs) aí gasto 10 latas!

Grato!

Nava
01/09/2009, 21:15
Pra quem faz trilha...que acho que só eu mesmo....

Hoje fiz um visula nos meus freios dianteiros e um dos lados estava todo comido...disco é zero bala, me doeu o coaração.

Desmontei e tinha ums 3 pedrinhas minusculas grudadas na pastilha e arregassaram o disco.

Bem, depois da trilha, façam uma geral ali...vale a dica.

Gleison BH
02/09/2009, 13:41
Boa dica Nava. Mesmo quem não faz trilha mas roda muito em terra, é bom verificar...


Pra quem faz trilha...que acho que só eu mesmo....

Hoje fiz um visula nos meus freios dianteiros e um dos lados estava todo comido...disco é zero bala, me doeu o coaração.

Desmontei e tinha ums 3 pedrinhas minusculas grudadas na pastilha e arregassaram o disco.

Bem, depois da trilha, façam uma geral ali...vale a dica.

Topgun
04/09/2009, 13:23
Saudações senhores,

Esta manhã fui trocar as rodas livres e aproveitei colocar silicone nos freios, e conforme prometido tirei umas fotos, para os que não sabem, como eu, existe a necessidade de sacar o suporte das pastilhas para se colocar o silicone para que fique bem firme.

Seguem as fotos.

Abç a todos.

André Slaski
04/09/2009, 15:04
Saudações senhores,

Esta manhã fui trocar as rodas livres e aproveitei colocar silicone nos freios, e conforme prometido tirei umas fotos, para os que não sabem, como eu, existe a necessidade de sacar o suporte das pastilhas para se colocar o silicone para que fique bem firme.

Seguem as fotos.

Abç a todos.

Valeu pelo retorno;;

As fotos ficaram 10... Agora no final de semana vou colar as pastilhas da minha SPTG.

Aproveito para agradecer a colaboração de todos com as dicas diárias que todos acrescentam no fórum... Apenas acompanhando as msgs tenho conseguido ajustar e acertar vários detalhes na minha viatura.

Queria participar mais, porem sou sincero em dizer que conheço pouco de mecânica e por isso não consigo colaborar tanto.

Abraço á todos

André Slaski

Glaicon
10/09/2009, 10:57
Na continuação da istória dos freios, resolvi dar uma ligada na Kia aqui de Floripa para saber em qto sairia o serviço:
Pastilhas de freio-r$ 137,
Lonas de Freio- r$ 227,
Atuador da embreagem(estou precisando trocar)- r$ 250,
Mão de Obra por tudo- r$ 80,
Estou com dificuldade de achar estes itens no paralelo(originais).
O que o pessoal acha, da pra fazer estes serviços gastando menos??
Aonde posso conseguir estes itens para comprar, liguei para tres autopeças aqui da redondeza e ninguem tinha as peças.
aguardo indicações:concordo:
abs
Mateus

Viram como foi bom eu não gastar com com o braço auxiliar da suspensão e o pivô da roda?:discordo:
Vou ter que gastar com o freio...:putz:
Mateus, fizestes o serviço? Onde?
A roda traseira esquerda da SPT está relativamente presa.
Dá para sentir o carro amarrado.
Ontem cheguei em casa em coloquei a mão no aro: quente; coloquei a mão no tambor: pelando!!
Amanhã tirarei o dia para ir a oficina.
Liguei para o mecânico, que tem uma sportage, e disse que "é simples".
Oremos irmãos:mrgreen:.
Pretendo acompanhar o serviço e bater umas fotos.
Vou nas dicas da lona de kombi, mas também ligarei na concessionária para cotar o preço. Vai que não é caro:-D
Eu digo que essa economia com o diesel tá ficando cara...

mbm4x4
10/09/2009, 19:27
Oi Glaicon.
Não fiz o serviço ainda.
Amanha vou trocar as molas traseiras.
Voce conhece alguma oficina boa, bonita e barata para indicar?
Quero fazer outro orçamento sobre os freios dianteiro e traseiro.
Podemos combinar de levar as Sportage juntos e fazer uma pressão para conseguir um preço melhor. que voce acha.?
[]s
mateus



Viram como foi bom eu não gastar com com o braço auxiliar da suspensão e o pivô da roda?:discordo:
Vou ter que gastar com o freio...:putz:
Mateus, fizestes o serviço? Onde?
A roda traseira esquerda da SPT está relativamente presa.
Dá para sentir o carro amarrado.
Ontem cheguei em casa em coloquei a mão no aro: quente; coloquei a mão no tambor: pelando!!
Amanhã tirarei o dia para ir a oficina.
Liguei para o mecânico, que tem uma sportage, e disse que "é simples".
Oremos irmãos:mrgreen:.
Pretendo acompanhar o serviço e bater umas fotos.
Vou nas dicas da lona de kombi, mas também ligarei na concessionária para cotar o preço. Vai que não é caro:-D
Eu digo que essa economia com o diesel tá ficando cara...

Glaicon
10/09/2009, 21:59
Oi Glaicon.
Não fiz o serviço ainda.
Amanha vou trocar as molas traseiras.
Voce conhece alguma oficina boa, bonita e barata para indicar?
Quero fazer outro orçamento sobre os freios dianteiro e traseiro.
Podemos combinar de levar as Sportage juntos e fazer uma pressão para conseguir um preço melhor. que voce acha.?
[]s
mateus

Oficina boa e bonita conheço umas quatro.:mrgreen:
Já barata... é ruim, hein?:grin:
Esse mecânico que eu vou mexe muito com jipe. Fica ali no Estreito.
As peças você pode levar as suas e só paga mão de obra ou ele manda buscar.
Como ele tem sportage deve conhecer e fuçar bastante o carro.
Quanto à suspensão, como não vou trocar o pivô nem o braço auxiliar, vou deixar assim mesmo, sem mexer na altura.
Mas vou perguntar para ele sobre opções.
Por que não trocas lá as molas?
Qualquer dúvida liga pra ele. É o Neri. 99654644.
Se fores para o Estreito amanhã, pela manhã, me liga, 9982-2025.:concordo:
Um abraço.

mbm4x4
11/09/2009, 11:27
Valeu Glaicon:concordo:
Anotei os telefones, vou entrar em contato.
Não vou conseguir ir hoje na oficina.
Estou tentando programar para fazer isso semana que vem.
[]s
mateus


Oficina boa e bonita conheço umas quatro.:mrgreen:
Já barata... é ruim, hein?:grin:
Esse mecânico que eu vou mexe muito com jipe. Fica ali no Estreito.
As peças você pode levar as suas e só paga mão de obra ou ele manda buscar.
Como ele tem sportage deve conhecer e fuçar bastante o carro.
Quanto à suspensão, como não vou trocar o pivô nem o braço auxiliar, vou deixar assim mesmo, sem mexer na altura.
Mas vou perguntar para ele sobre opções.
Por que não trocas lá as molas?
Qualquer dúvida liga pra ele. É o Neri. 99654644.
Se fores para o Estreito amanhã, pela manhã, me liga, 9982-2025.:concordo:
Um abraço.

Glaicon
11/09/2009, 12:54
Valeu Glaicon:concordo:
Anotei os telefones, vou entrar em contato.
Não vou conseguir ir hoje na oficina.
Estou tentando programar para fazer isso semana que vem.
[]s
mateus

Valeu a reza!!:dance::dance::dance:
Era só o regulador de pressão das lonas que estava forçando um pouco o freio.
Desmontar, limpar e montar tudo. R$ 20,00 de mão de obra e duas horas de bate-papo sobre jipe, sportage e praias.:concordo:
Segue uma foto só de bobo, pois nada foi trocado.
Abraços.

Nava
13/09/2009, 21:56
Para quem pediu fotos das pastilhas coladas...

Se quiserem usem o silicone cinza, é muito bom, cola pacas e da maior estética, mas eu na primeira poça ja resolvo esse problema.

Glaicon
14/09/2009, 07:28
Para quem pediu fotos das pastilhas coladas...

Se quiserem usem o silicone cinza, é muito bom, cola pacas e da maior estética, mas eu na primeira poça ja resolvo esse problema.

Ô Nava, aqueles sulcos no disco parecem drenos d`água:mrgreen:
O que fazem as tais pedrinhas, hein?:shock:

Nava
14/09/2009, 14:23
Olhe só...nem tinha reparado...foi esse lado do disco que ferrou tudo no atoleiro. Foiu feia a coisa mesmo.

Glaicon
15/09/2009, 17:50
Olhe só...nem tinha reparado...foi esse lado do disco que ferrou tudo no atoleiro. Foiu feia a coisa mesmo.

Faz assim: completa a tua assinatura com "SPORTAGE com freios à disco HIDRO-NEGATIVOS"
Chique, né?:mrgreen:

Topgun
19/09/2009, 00:37
Para quem pediu fotos das pastilhas coladas...

Se quiserem usem o silicone cinza, é muito bom, cola pacas e da maior estética, mas eu na primeira poça ja resolvo esse problema.

Grato pela foto Nava, a sua pastilha ficou com muito mais silicone que a minha, creio que com o desgaste devo chegar na mesma quantidade. Grato!

TopGun

Lucena04
19/09/2009, 14:06
Para quem pediu fotos das pastilhas coladas...

Se quiserem usem o silicone cinza, é muito bom, cola pacas e da maior estética, mas eu na primeira poça ja resolvo esse problema.
As minhas estão com silicone cinza, só dá pra perceber olhando bem de perto.

ALEXANDRE MIETTI
04/11/2009, 18:37
Pessoal, tive problema com o freio traseiro da viatura.
Foi trocado o cilindro da roda pelo da besta, metade do preço da sportage, não sei o modelo pq o meca não pegou, só a marca : Fortek.
As lonas foram rebitadas as da kombi, para não escaparem mais.

Assim como o cláudio me passou as dicas.

Valeu.

Nava
04/11/2009, 18:45
Coloquei da kombi tb...ficou 100%
Paguei tudo 80 conto.

André Slaski
05/11/2009, 12:00
Pessoal;

Notei que depois da trilha do FDS passado meu freio de mão ficou baixo e ontem de manhã o pedal do freio ficou baixo também...
Bom, mais no periodo da tarde de ontem voltou ao normal... :pensativo:

Mais estou preocupado... será que vem surpresa .. aiiii...:putz::putz:

Notem que não esta vasando fluido no Burrinho mestre e nem na roda..

será que teve algum choque termico que posa ter danificado as lonas ou outra coisa quando saida da estrada e fiquei navegando no rio??? pensando que eu tava de barco,,,kkkk8-)

Abraço

André Slaski

Nava
05/11/2009, 14:44
Pode ter descolado sim...

ALEXANDRE MIETTI
05/11/2009, 19:57
Pessoal;

Notei que depois da trilha do FDS passado meu freio de mão ficou baixo e ontem de manhã o pedal do freio ficou baixo também...
Bom, mais no periodo da tarde de ontem voltou ao normal... :pensativo:

Mais estou preocupado... será que vem surpresa .. aiiii...:putz::putz:

Notem que não esta vasando fluido no Burrinho mestre e nem na roda..

será que teve algum choque termico que posa ter danificado as lonas ou outra coisa quando saida da estrada e fiquei navegando no rio??? pensando que eu tava de barco,,,kkkk8-)

Abraço

André Slaski

Fala André, beleza, o meu freio de mão, quando chegamos da ultima trilha, tava bem baixo, uns 3 dentes, quando fui embora, ao sair da serrinha fui freiar após a ponte fez um barulho e o pedal baixou de vez, depois voltou e tb o freio de mão subiu novamente, dei uma ré e baixou novamente, fora o cheiro de lona queimada.
Pode ser tb algum dos cilindros vazando.
Se precisar trocar, pede pelo da besta que é metade do preço, conforme acima.

Até mais.:pipoca:

André Slaski
06/11/2009, 13:20
Alexandre,

Já marquei com mec pra ver isso.
Voltou ao normal... mais agora com seu relato que tem grande semelhança com ocorrido comigo...Vou mexer na SPTG sem falta...

Lá vai o Sabadão só pro carro.:parede::parede:

Abraço

André Slaski

André Slaski
08/11/2009, 14:11
Pessoal,

Apos verificação junto com meu Mec nesse sabadão... descolou uma das lonas do lado esquerdo.. e o pior.. ambos borrinhos estavam comprometidos... com vazamento pequeno mais era questão curto tempo.:parede::parede::parede::parede:

Bom, revisão completa.. com lona nova de Perua(inclusa) como indicada nos poster anteriores...(ficou Show) custou $50latas

Os Burrinhos foram os da Besta msm, como Alexandre indicou... $26lata cada....

Bom.. agora ficou blz...

Mais no momento de sangria do fluido de freio, vimos que está com um pouco de ferrugem no fluido... vamos fazer a limpeza em todo sistema de freio daqui ha duas semanas + $30latas.

Não posso deixar de Parabenizar há todos participantes do Forum pela persistência em buscar uma maneira perfeita e de baixo custo para manter nossas viaturas 100%.

Parabéns á todos!!!!:palmas::palmas:

Abraço

André Slaski

Nava
08/11/2009, 22:42
é nois!
hehehehe

Glaicon
14/11/2009, 08:29
Quero esclarecer que estou falando só das pastilhas dianteiras

Para as lonas no tópico da mecânica se falava que da para adaptar as lonas da combi

Troquei as pastilhas ontem.
R$ 100,00, mais R$ 30,00 de mão de obra.
Tinha um tanto de silicone colado nas 4 pastilhas.
O mecânico raspou tudo e colocou as novas.
Não está fazendo barulho algum.
Perguntei se seria útil colocar silicone, e ele disse que isto pode dificultar o retorno das pastilhas ao soltar o pedal.
Será?:pensativo:

Robinho da Jaguatirica
14/11/2009, 11:04
Troquei as pastilhas ontem.
R$ 100,00, mais R$ 30,00 de mão de obra.
Tinha um tanto de silicone colado nas 4 pastilhas.
O mecânico raspou tudo e colocou as novas.
Não está fazendo barulho algum.
Perguntei se seria útil colocar silicone, e ele disse que isto pode dificultar o retorno das pastilhas ao soltar o pedal.
Será?:pensativo:


Oi Glaicon,


mais cedo ou mais tarde elas vão bater, daí vc mesmo coloca o silicone.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

mbm4x4
14/11/2009, 11:55
Oi Glaicon
Voce fez a troca das pastilhas no mecanico que voce indicou no Estreito?
Fez uma pesquisa de preço antes???
[]s
Mateus


Troquei as pastilhas ontem.
R$ 100,00, mais R$ 30,00 de mão de obra.
Tinha um tanto de silicone colado nas 4 pastilhas.
O mecânico raspou tudo e colocou as novas.
Não está fazendo barulho algum.
Perguntei se seria útil colocar silicone, e ele disse que isto pode dificultar o retorno das pastilhas ao soltar o pedal.
Será?:pensativo:

Glaicon
15/11/2009, 09:10
Oi Glaicon
Voce fez a troca das pastilhas no mecanico que voce indicou no Estreito?
Fez uma pesquisa de preço antes???
[]s
Mateus

Troquei em oficina especializada só em freios. (Mecânica de Freios Catarinense. r Camilo Silveira Souza, 459 - Capoeiras - Florianópolis / SC. Tel.: (48) 3244-9388).
Fiz a cotação nas postagens do tópico:mrgreen:.
Não iria achar algo muito mais baixo que isso.

mbm4x4
15/11/2009, 10:52
valeu pela dica.
[]s
mateus

Betors4
15/11/2009, 13:25
Olá pessoal, vou prescisar torcar os discos de freio dianteiro da minha spt. Achei esses discos no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117410794-disco-de-freio-dianteiro-kia-sportage-hf-325-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117410794-disco-de-freio-dianteiro-kia-sportage-hf-325-_JM) Queria uma opinião de vcs. Será que vale a pena, são bons ? Valeu

Glaicon
15/11/2009, 20:42
Olá pessoal, vou prescisar torcar os discos de freio dianteiro da minha spt. Achei esses discos no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117410794-disco-de-freio-dianteiro-kia-sportage-hf-325-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117410794-disco-de-freio-dianteiro-kia-sportage-hf-325-_JM) Queria uma opinião de vcs. Será que vale a pena, são bons ? Valeu

Beto, pelo seu avatar você está em Passo Fundo e, os discos anunciados em SP.
Pagarás um bom preço com o frete, mais mão de obra, e ainda não terás garantia, certo?
Na oficina onde troquei as pastilhas, os discos estavam por R$ 160,00, com desconto de 10% à vista (R$ 144,00).
Não troquei porque não precisava.
Aí em Passo Fundo não deverá ter uma diferença grande de preço.
Por isso, sendo um valor relativamente baixo, acho que não vale à pena comprar no Mercado Livre.
Vá numa oficina na sua cidade que será mais tranqüilo.
Um abraço:concordo:

MATEUS, agora que li a tua postagem é que percebi que a minha mensagem colocou automaticamente um smile ao invés do último número do telefone.
Parece pegadinha.:mrgreen: Desculpe. Já havia percebido isto em outras mensagens. Segue o telefone:3244-9388

Betors4
15/11/2009, 21:39
Opa, valeu Glaicon. É que eu não tinha noção de preço desses discos, pensava que estariam bem mais caros, mas agora vc me disse o preço daí de Florianópolis, começo a achar que será melhor eu comprar por aqui mesmo. Valeu a dica.

Nava
15/11/2009, 23:23
Paguei 90 aqui em ctba...no par.

jinblack
25/11/2009, 14:11
Mais 1 abacaxi pra descascar.
Fiz uma geral nos freios da viatura.
Porem 1 problema surgiu meu mecanico não encontra nem com importador
o Cilindro Mestre (oleo) (está vazando essa naba).
Onde vou encontrar isto ?
Existe algum cilindro mestre que possa ser adaptado ?
Sportage 97/98 gasolina

Nava
25/11/2009, 14:22
Tinha uma autopeças de ctba que tava vendendo por 190 conto esse cilindro. Eu acho que por uns 150 vc compra cilindro e hidrovacuo de uma mais nova no desmanche...

Lucena04
25/11/2009, 14:23
Mais 1 abacaxi pra descascar.
Fiz uma geral nos freios da viatura.
Porem 1 problema surgiu meu mecanico não encontra nem com importador
o Cilindro Mestre (oleo) (está vazando essa naba).
Onde vou encontrar isto ?
Existe algum cilindro mestre que possa ser adaptado ?
Sportage 97/98 gasolina
Linblack,
Dá uma procurada em concessionárias, por incrível que pareça às vezes é mais barato que em loja de auto peças. Procure cotar em mais de uma porque o preço custuma variar bastante.
De qualquer forma o pessoal de SC pode te indicar uma loja por aí.
:concordo:

EDuarte
25/11/2009, 15:10
Mais 1 abacaxi pra descascar.
Fiz uma geral nos freios da viatura.
Porem 1 problema surgiu meu mecanico não encontra nem com importador
o Cilindro Mestre (oleo) (está vazando essa naba).
Onde vou encontrar isto ?
Existe algum cilindro mestre que possa ser adaptado ?
Sportage 97/98 gasolina
Troquei o cilindro mestre no ano passado e não tive nenhuma dificuldade pra encontrar, na epoca comprei na superimport ( www.superimport.com.br (http://www.superimport.com.br) ) por 250,00 original completo (cilindro + reservatorio), na powerparts tambem tinha e tava mais barato, mas como estava com pressa comprei na superimport mesmo.
[]s
(DU)

Geisler®
26/11/2009, 03:33
Mais 1 abacaxi pra descascar.
Fiz uma geral nos freios da viatura.
Porem 1 problema surgiu meu mecanico não encontra nem com importador
o Cilindro Mestre (oleo) (está vazando essa naba).
Onde vou encontrar isto ?
Existe algum cilindro mestre que possa ser adaptado ?
Sportage 97/98 gasolina


Jinblack, tambem tive este problema com cilindro mestre, moro em Joinville e possuo uma Sportage TDI 2001.
Aqui na autorizada da KIA, a peça me custaria R$580,00, :putz:fora a instalação...:parede:
Mas ai me recomendaram uma auto-peças que só trabalha com importados, e lá consegui a mesma peça, made in Korea, por R$275,00 :dance:

O nome é auto peças DEVIGILI
Site: www.devigili.com.br (http://www.devigili.com.br)
e-mail: pecas@devigili.com.br (pecas@devigili.com.br)
Fone: (47)3027-3300
Amarildo é o nome do cara que me vendeu a peça:concordo:.

Relaxa que pensei o mesmo que você quando estragou o meu :pensativo:,
e não é bixo de sete cabeças achar as peças.

Abraço e LAMA!!! :odedo:

jinblack
26/11/2009, 10:51
Valew ai galera da lama.
Ajudaram muito o fdp fp mecanico me deixou assustado quando
me falou que erra praticamente impossivel achar esta peça.
Acho que ta na hr de procurar outro mecanico.
Blumenau é foda de mecanicas especializadas em Caminhonetes não encontro 1 que valha a pena.

Vou seguir as sugestões de vc´s vou postar quando achar ^^.
@off vou ter que trocar os cabeçotes tambem.
Até agora o custo do conserto dos freios R$ 600 minha carteira ja entro em depresão.

gvirtuoso
26/11/2009, 14:17
PessoALL,

ressolvi coloar a trava carneiro na Spto, e depois disso notei que os freios que já nao eram tudo aquilo... estao piores ainda quando tento freiar no ponto morto....

Pedal duro .. .e nao freia.

Alem de que depois q instalaram a trava .. a luz do Freio de Mao fica acessa direto....

Vou levar novamente no lugar onde instalaram.... mas queria ao menos saber oq pode ter ocorrido ... p/ já ir ciente.

Otra coisa, li que o sistema de vácuo da tração é compartilhada pelos freios também... Essa merda de trava pode cagar com a minha tração ????

Abracos.

EDuarte
26/11/2009, 15:56
Gvirtuoso
Não é que o sistema de vacuo da tração seja compartilhado com o freio, são duas mangueiras separadas, uma pro hidrovacuo e outra pra tração, mas ambas saem do coletor de admissão mas de pontos diferentes.
A trava não é pra interferir em nada com a tração nem com os freios, provavelmente fizeram alguma cagada.
Talves desconectaram a mangueira do hidrovacuo ou furaram ela.
[]s
(DU)

André Slaski
27/11/2009, 09:26
Gvirtuoso,

Como o Du citou pra vc, fizeram aquele serviço M...., fique atento, acompanhe o serviço pois é perigoso eles acertarem so o sistema da trava carneiro e deixar o resto pra vc arcar.

Eu tenho trava carneiro e funciona muito bem.Não auterou nada.Já veio quando adquiria minha Viatura.

Abraço

gvirtuoso
27/11/2009, 11:10
Brigadao ao pessoal,

irei fazer uma revisao geral na parte de freios da Cabrita. ;-)

Marlo
27/11/2009, 18:19
jinblack;

Dica do Devegile é quente. Fica alí na Rua Iririú. troquei este cilindo mestre faz um ano e foi dalí que me venderam. Aceitam CC etc. Quanto a Blumenau, as vezes compro peças da Power import de Blumenau e pego na Power Import de Joinville. Blumenau faz mais barato. Por ex? troquei todo o sistema de hélice e sistema viscoso da minha faz 2 anos e em Blumenau na mesma empresa era +- 250R$ mais barato. Mandei vir e peguei na PImport de Jlle. Vai entender. Então sempre pesquisando. :-D

Júlio C. A. Santos
27/11/2009, 19:11
Pessoal de SC,

Sempre levei minha Sportage na Voight Auto Mecânica em Joinville/SC, eles conseguem peças pra Sportage com extrema facilidade, e o serviço deles é 100%. Só pra ter uma idéia, quando troquei o cilindro mestre do freio eles me pediram qual marca eu queria, tinham 3 marcas diferentes pra escolher. Uma peça ou outra as vezes é difícil de encontrar, é um carro importado, mesmo assim minha Sportage NUNCA ficou parada por falta de peças.

Abraço :concordo:

Lkurtes
30/11/2009, 11:42
Olá Nava, to em Curitiba, pode me passar o nome ou Tel do lugar onde tem as peças para SPTG?

Um abraço

gvirtuoso
01/12/2009, 12:31
Gvirtuoso
Não é que o sistema de vacuo da tração seja compartilhado com o freio, são duas mangueiras separadas, uma pro hidrovacuo e outra pra tração, mas ambas saem do coletor de admissão mas de pontos diferentes.
A trava não é pra interferir em nada com a tração nem com os freios, provavelmente fizeram alguma cagada.
Talves desconectaram a mangueira do hidrovacuo ou furaram ela.
[]s
(DU)

EDuarte, nada como uma revisada geral no sistema, sangria feito.. fluidinho novo... e a cabrita 100% .. :concordo:

mbm4x4
01/12/2009, 20:57
E ae Guilherme
Vc fez em qual oficina o serviço dos freios?
Te cobraram qto?
[]s
mateus

EDuarte, nada como uma revisada geral no sistema, sangria feito.. fluidinho novo... e a cabrita 100% .. :concordo:

gvirtuoso
02/12/2009, 12:09
E ae Guilherme
Vc fez em qual oficina o serviço dos freios?
Te cobraram qto?
[]s
mateus

Fala Mateus,

Por enquanto estou com a garantia da KIA.. :dance: serão 3 meses que apenas irei deixar ela na KIA .. eles fazem o ajuste e me ligam.... entao nao sei se fizeram la mesmo.... se mandaram em algum lugar... e quanto q sairia...

Abracao.

Nava
14/12/2009, 22:58
Moçada, help!

Estou tendo problemas com a luz de freio do painel, ta acendendo as vezes mas sem intensidade.

Assim, ligo o carro tudo ok. Ando um pouco começa a piscar fraca e vai ficando até acender uns 80% da intensidade comparando com o freio de mão.

Chequei fios, limpei a terra, e nada. Fuido ta no nivel, boia nao ta enroscada, isento de vazamentos freio/embreagem.

Começou a fazer isso depois que lavei o motor.

Vou por um gole de fluido pra ver se isso resolve...

Alguem ja teve isso?

André Slaski
15/12/2009, 10:17
Olá Nava,

Tive sintomas semelhantes na minha SPTG, depois de fazer uma passeio cruzando e andando dentro de um Rio aqui em SP...:dance:
Então os burrinhos estavam vazando.:putz::putz:Mais vazando numa quantidade pequena que não se via o vazamento por fora da roda mais graça ao marcador do painel fui obrigado a vasculhar o sistema de freio e encontrei o problema.

Coloquei dois burrinhos novos da Besta e acabou o problema.

Abraço

Nava
15/12/2009, 18:01
Ok, vou verificar...

Marcos Vaz
21/01/2010, 16:55
Amigos, hoje troquei o burrinho esquerdo do meu freio.
Segui a orientação aqui do fórum e procurei o burrinho da besta, claro que não encontrei o originau da Sporte.
Estou postando aqui a referência do burrinho que é da marca CONTROIL referência C-3449
Sei que já postaram outra referência de burrinhos de outra marca, mas é sempre bom termos opção.
Abraços

rosalvonet
17/02/2010, 16:40
Olá amigos, boa tarde.
Uma ajuda, vou trocar as pastilhas da minha Sptg, e achei estas no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131349296-pastilha-dianteira-kia-sportage-9803-_JM)

Será que servem?

A minha é uma Grand 2001 Turbo Diesel.
Na Power Parts está R$ 110,00 o jogo e encontrei aqui em SP entre R$ 63,00 e R$ 97,00 (Depende do código).
Aliás, vocês sabem qual o código (referência) corretos? Pois estão pedindo para eu desmontar e levar.

Abraços!

rosalvonet
18/02/2010, 12:01
Olá amigos, boa tarde.
Uma ajuda, vou trocar as pastilhas da minha Sptg, e achei estas no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131349296-pastilha-dianteira-kia-sportage-9803-_JM)

Será que servem?

A minha é uma Grand 2001 Turbo Diesel.
Na Power Parts está R$ 110,00 o jogo e encontrei aqui em SP entre R$ 63,00 e R$ 97,00 (Depende do código).
Aliás, vocês sabem qual o código (referência) corretos? Pois estão pedindo para eu desmontar e levar.

Abraços!
Só para constar...

Acabei de trocar as pastilhas, não comprei essa não, mas a pessoa respondeu dizendo que servia.

Comprei da marca Syl, por R$ 69,00 o jogo e mais R$ 30,00 de mão de obra.

Abraço!

Glaicon
21/02/2010, 09:12
Pessoal de SC,

Sempre levei minha Sportage na Voight Auto Mecânica em Joinville/SC, eles conseguem peças pra Sportage com extrema facilidade, e o serviço deles é 100%. Só pra ter uma idéia, quando troquei o cilindro mestre do freio eles me pediram qual marca eu queria, tinham 3 marcas diferentes pra escolher. Uma peça ou outra as vezes é difícil de encontrar, é um carro importado, mesmo assim minha Sportage NUNCA ficou parada por falta de peças.

Abraço :concordo:

Troquei o cilindro mestre. R$ 195,00 a peça + R$ 10,00 de óleo + R$ 30,00 de mão de obra.
Júlio, a caixa era totalmente branca, sem qualquer inscrição. Só veio a etiqueta abaixo.
É original?

Júlio C. A. Santos
21/02/2010, 18:43
Glaicon,

O cilindro mestre que troquei não é da Kia, mas pela embalagem acho que o seu é original mesmo. Vou abrir o tambor do freio qualquer hora e ver o que esta acontecendo. Os freios traseiros estão bem fracos, (troquei as lonas traseiras ha poucos meses) o freio de estacionamento já nem segura mais a Sportage numa subida, mas usando o carro no dia a dia na cidade ou na BR os freios estão ótimos quando acionados no pedal. O nível do fluído de freio baixou uns 8mm em pouco mais de 1 ano. Será que isso é normal devido ao desgaste das pastilhas e lonas?

Abraço :concordo:

Glaicon
21/02/2010, 22:08
Glaicon,

O nível do fluído de freio baixou uns 8mm em pouco mais de 1 ano. Será que isso é normal devido ao desgaste das pastilhas e lonas?

Abraço :concordo:

Sim, ao desmontar o sistema dianteiro para retirar as pastilhas usadas, você chega a ver o nível do reservatório subindo.
Colocando pastilhas novas e, não havendo vazamentos, voltará ao nível original.
Quanto à folga das lonas traseiras, verificastes a regulagem das mesmas, como te falei?

Lucena04
25/03/2010, 10:02
Olá Lucena,

Valeu o convite, mais esse fds vou mexer nos freios da SPTG e em definitivo tirar o barulho da pinça, que esta me incomodando D+.:putz::putz:

Tá insuportável o barulho...:parede::parede:

Abraço
A minha está fazendo um barulhinho quando se solta o freio, parece uma piada de pássaro, é isso que está acontecendo com vc?

Gleison BH
25/03/2010, 12:23
A minha está fazendo um barulhinho quando se solta o freio, parece uma piada de pássaro, é isso que está acontecendo com vc?

Estava com mesmo problema. Era pastilha de freio no final. As pastilhas tem um "sensor"... não eletrônico...

Tem uma "aba" arrebitada na lateral da pastilha com quase 1cm. Qdo falta 1cm para acabar a pastilha, essa "aba" pega no disco e faz barulho. Dá para dobrá-la e rodar de 500km a 1.000km, mas tem que trocar, pois se zerar estraga o disco $$$$

Confirma se é isso...

Abraços.

Júlio C. A. Santos
25/03/2010, 13:04
Pessoal,

A minha Sportage tá fazendo barulho quando ando em estrada esburacada, mas as pastilhas de freio estão bem presas com grampos originais que comprei na Kia ha cerca de um ano. Depois de algum meses esses grampos afrouxaram um pouco, aí peguei um alicate e ajustei eles de forma que recuperassem o efeito de "mola" pra segurar as pastilhas, depois disso nunca mais fizeram barulho. Então de onde vem o barulho infernal??? Adivinha... Das homocinéticas. Os rolamentos das homocinéticas estão totalmente detonados. Faça um teste: Numa descida de estrada esburacada pise no freio e veja se o barulho some. Se o barulho continua mesmo com os freios acionados então pode ser homocinética com folga nos rolamentos. Fiz um teste colocando uma mola por dentro das RLs de forma que ela empurre as homocinéticas pra fora, e deu certo o barulho diminuiu, mas tem muita folga nos rolamentos ainda, só trocando mesmo.

Lucena04
25/03/2010, 15:07
então, na minha ela só faz o barulho no movimento de soltar os freios, inclusive quando o carro está parado sem se movimentar se ficar apertando e soltando os freios ele fica piando. Ainda assim pode ser homocinética? estou achando que deve ser o que o Gleison falou, pelo menos estou torcendo, :-D
Há uns tempos atrás eu mandei colar as partilhas para parar o barulho (era um barulho diferente dessa "piada") mas sinceramente acho que deve ser melhor fazer o que o Júlio fez, comprar os grampos originais. Vc lembra quanto custou Júlio?

Júlio C. A. Santos
25/03/2010, 15:22
então, na minha ela só faz o barulho no movimento de soltar os freios, inclusive quando o carro está parado sem se movimentar se ficar apertando e soltando os freios ele fica piando. Ainda assim pode ser homocinética? estou achando que deve ser o que o Gleison falou, pelo menos estou torcendo, :-D
Há uns tempos atrás eu mandei colar as partilhas para parar o barulho (era um barulho diferente dessa "piada") mas sinceramente acho que deve ser melhor fazer o que o Júlio fez, comprar os grampos originais. Vc lembra quanto custou Júlio?


Acabei de ver na nota fiscal que tenho guardada, custaram R$ 86,00 (os quatro grampos), na embalagem da KIA. :concordo:

Baudenbacher
25/03/2010, 16:06
[QUOTE=Lucena04;1124486]então, na minha ela só faz o barulho no movimento de soltar os freios, inclusive quando o carro está parado sem se movimentar se ficar apertando e soltando os freios ele fica piando.

Lucena,

Não será falta de lubrificação no braço de pedal de freio :pensativo: ?

As vezes uma lubrificadinha :oops: melhora qualquer gritinho, ou seja, piadinho :mrgreen:.

Abraço...

Lucena04
25/03/2010, 17:05
[QUOTE=Lucena04;1124486]então, na minha ela só faz o barulho no movimento de soltar os freios, inclusive quando o carro está parado sem se movimentar se ficar apertando e soltando os freios ele fica piando.

Lucena,

Não será falta de lubrificação no braço de pedal de freio :pensativo: ?

As vezes uma lubrificadinha :oops: melhora qualquer gritinho, ou seja, piadinho :mrgreen:.

Abraço...

Podecrer, kkkk
amanhã à noite eu vou pegar o carro e vou dar uma verificada, valeu :concordo:

André Slaski
26/03/2010, 11:35
Pessoal;

Mesmo passando numa rua asfaltada mais remendada > cheia de pequenos desníveis... O som da pinça da impressão que estou numa serralheria... batida de ferro com ferro das feias... a pinça ta meio solta.. e ta faltando uma das presilhas na parte superior em cada pinça, já arrumei o raio de moto pra tentar fzr a presilha. mais acho q tem algo errado.

Ontem levei pra um MEC ver se as homocinéticas estavam com problema e segundo ele esta td em ordem.

Bom, vou partir pra cima das pinças nesse fds e tentar localizar o problema.

No entanto fui alertado Pelo Sr.Emerson da Nazaré Peças que no meu caso são as Buchas dos dois parafusos que seguram a pinça q desgastaram e estão com folga..

Notem q já passei tanta cola de alta temperatura q a pinça já mudou até de cor... kkkk

Lucena, o som do meu freio parece q estão tentando torcer ferro frio na pancada... nossa como queria q fosse esse "Piado"8-) . Valeu a atençaõ!!!

Abraço

André Slaski
26/03/2010, 11:48
Lucena,

A presilha na Kia Jaguaré esta R$ 23,00 cada - Kia Starn - T.11 3714-4224 Sr.Antonio


Abraço

Baudenbacher
26/03/2010, 12:38
Lucena,

A presilha na Kia Jaguaré esta R$ 23,00 cada - Kia Starn - T.11 3714-4224 Sr.Antonio


Abraço


André, Tudo bém?

Você sabe quantas presilhas vão em cada roda?

Na Kia de Sorocaba me pediram R$15,00 em cada presilha e disseram que iria 4 em cada roda :pensativo:, daí o preço das presilhas sai quase o preço das pastilhas :parede:.

Neste tópico, lá atrás, foi indicado as presilhas do Gol GII ou Golf antigo, será que dá certo? Cotei estas presilhas e o conjunto com duas peças sai R$ 15,00. Só aí já dá 50% no valor.

Abraço...

Abraço...

Lucena04
26/03/2010, 14:34
se eu não estiver enganado são 2 presilhas em cada roda, totalizando 4 presilhas.
Cotei na kia tech e o preço é 66,78 reais nas 4, esse preço já com o desconto à vista
:concordo:

André Slaski
26/03/2010, 17:13
Claudio e Lucena;

O modelo da minha Pinça é do SPTG ano 97 e são duas presilhas em cada.

Vou tentar fazer a presilha nesse fds e espero que de certo. Se não vou recorrer a dica do valor da Kiatech.

Vou postar fotos da minha pinça colorida de tanta cola dps do serviço feito e para acompanhamento de todos.

Valeu pela atenção, bom fds á todos.

Abraço

EDuarte
26/03/2010, 17:54
As pinças das sports até 97 são diferentes das posteriores a 98, até 97 são duas presilhas em arame de aço em cada pinça, as posteriores a 98 são quatro presilhas em cada pinça, são de uma chapa de aço bem fina e pequena.
Se atentem pra não comprarem peça errada.
[]s
(DU)

Gleison BH
26/03/2010, 18:26
Eu aconselho a solução já relatada por vários colegas aqui nesta página: aplicar silicone de alta temperatura nas laterais da pastilha, onde a mesma é pressionada contra a pinça. E passar um pouco na pinça também.

Solução mais prática, mais durável e 100%!


Claudio e Lucena;

O modelo da minha Pinça é do SPTG ano 97 e são duas presilhas em cada.

Vou tentar fazer a presilha nesse fds e espero que de certo. Se não vou recorrer a dica do valor da Kiatech.

Vou postar fotos da minha pinça colorida de tanta cola dps do serviço feito e para acompanhamento de todos.

Valeu pela atenção, bom fds á todos.

Abraço

Júlio C. A. Santos
26/03/2010, 20:11
Eu aconselho a solução já relatada por vários colegas aqui nesta página: aplicar silicone de alta temperatura nas laterais da pastilha, onde a mesma é pressionada contra a pinça. E passar um pouco na pinça também.

Solução mais prática, mais durável e 100%!

A solução mais durável na minha Sportage foram as presilhas originais mesmo. Mas quem quiser usar silicone, tem que saber aplicar. Silicone não tem efeito de mola como as presilhas originais, ele apenas segura as peças, o barulho pode voltar.

Vejam na foto, as presilhas originais aplicam pressão nas pontas das pastilhas. Aplicando pressão ali vai tirar o barulho. Acho que passando silicone nesse local também pode "ajudar".

André Slaski
29/03/2010, 12:49
Olá Pessoal,
Tentei fazer a presilha e não ficou legal, vou comprar a original.:parede:
Descobri que o barulho de ferro batendo com ferro , era nada mais que o braço da homocinética que tinha escapado a trava e causava o barulho. Com auxilio do Professor Du que orientou, consegui arrumar o problema.:concordo::concordo:
Fiquei tão assustado quando vi o braço da homocinética solto que esqueci de tirar as fotos da pinça, mais como em breve vou colocar mais duas presilhas. Atendo o prometido.
Julio, vc acertou de onde vinha o barulho. Foi a folga da Homocinética que batia. Ela tinha escapado a ponta de dentro da roda.:concordo::concordo:
Abraço

Baudenbacher
29/03/2010, 13:40
Olá Pessoal,
Tentei fazer a presilha e não ficou legal, vou comprar a original.:parede:
Descobri que o barulho de ferro batendo com ferro , era nada mais que o braço da homocinética que tinha escapado a trava e causava o barulho. Com auxilio do Professor Du que orientou, consegui arrumar o problema.:concordo::concordo:
Fiquei tão assustado quando vi o braço da homocinética solto que esqueci de tirar as fotos da pinça, mais como em breve vou colocar mais duas presilhas. Atendo o prometido.
Julio, vc acertou de onde vinha o barulho. Foi a folga da Homocinética que batia. Ela tinha escapado a ponta de dentro da roda.:concordo::concordo:
Abraço

André, Eduarte,

Ensina pra gente também como proceder nessa manutenção. A minha SPT está parecendo caminhão de sineta de tanto barulho :parede:. Me sinto o Papai Noel :mrgreen: . Blém, blém, blém ...rsrsrss

Abraço...

Pescador4x4
29/03/2010, 20:25
As pinças das sports até 97 são diferentes das posteriores a 98, até 97 são duas presilhas em arame de aço em cada pinça, as posteriores a 98 são quatro presilhas em cada pinça, são de uma chapa de aço bem fina e pequena.
Se atentem pra não comprarem peça errada.
[]s
(DU)
Nas de 98 em diante não adianta comprar presilhas novas($$$$$$$$$$), em 3 meses voltam a fazer barulho...realmente são bem finas. Mantém as antigas e aplica um pouco de silicone de alta temperatura, não precisa colocar muito...abs!

André Slaski
30/03/2010, 10:00
André, Eduarte,

Ensina pra gente também como proceder nessa manutenção. A minha SPT está parecendo caminhão de sineta de tanto barulho :parede:. Me sinto o Papai Noel :mrgreen: . Blém, blém, blém ...rsrsrss

Abraço...

Professor Eduarte;

Mais uma aula por favor..

kkkkkk:concordo::concordo:

Abraço

EDuarte
30/03/2010, 10:58
André, Eduarte,

Ensina pra gente também como proceder nessa manutenção. A minha SPT está parecendo caminhão de sineta de tanto barulho :parede:. Me sinto o Papai Noel :mrgreen: . Blém, blém, blém ...rsrsrss

Abraço...
Fala Claudio
Tira a RL fora e empurra a ponta de eixo, se ela entrar é pq a trava ta solta ou ta sem a trava.
A trava é um anel que fica encaixado num canal na ponta de eixo, encostado na manga.
Se não encontrar me avisa que tento tirar uma foto...
[]s
(DU)

Baudenbacher
30/03/2010, 13:46
Fala Claudio
Tira a RL fora e empurra a ponta de eixo, se ela entrar é pq a trava ta solta ou ta sem a trava.
A trava é um anel que fica encaixado num canal na ponta de eixo, encostado na manga.
Se não encontrar me avisa que tento tirar uma foto...
[]s
(DU)


Valeu Professor Eduarte :concordo: e André

Vou tentar :parede: e qualquer coisa eu peço mais orientação.:mrgreen:

Obrigado.

Abraço...

EDuarte
30/03/2010, 14:01
Valeu Professor Eduarte :concordo: e André

Vou tentar :parede: e qualquer coisa eu peço mais orientação.:mrgreen:

Obrigado.

Abraço...
Até tu Claudio? Ja não chega o André ficar me alugando com esse papo de professor?...rssss
Estamos as ordens...
[]s
(DU)

Lucena04
13/04/2010, 18:57
Levei no mecânico para ver o barulho que acontece com o freio de mão solto e se aperta e solta o freio de pé, mesmo com o carro parado, parece um pássaro piando, e um barulho de disco quando o carro está freiando.
Tudo indica que entrou sujeira no sistema de freio traseiro (de onde vem o barulho) durante as trilhas, e segundo o mecânico é relativamente comum isso acontecer por ser sistema de lona da freio. Pode ser tb que as lonas já tenham ido para o saco, só vou saber amanhã.
Nos suzuki ele disse que já adaptou freio a disco de Kadet para minimizar esse problema, disse tb que o sistema da Sportage é bem isolado e isso não deve ser um problema constante e que vai me dar as dicas de como limpar.
:concordo:

Lucena04
14/04/2010, 17:41
é, entrou lama na panela e arregaçou tudo :putz:
Soluções:
1ª retifica da panela mais lona sob medida = 180 reais (ou usando as da kombi = 90 reais) sendo que é certo que se continuar fazendo trilha vai voltar a dar problema, chegando ao ponto de ter que trocar a panela :evil:
2ª Adaptar as pinças do Kadet GSI e colocar freio a disco na traseira = 1000 reais, pinças (achei por 290 reais) e as pastilhas (30 a 40 reais) por minha conta :shock::shock::shock:

Obs: estou com medo de usar a lona da kombi e a mesma quebrar na trilha e eu só perceber na estrada :putz::putz::putz:

"Puta mano, e agora????" :parede:

Vcs conhecem alguém que recentemente fez essa adaptação de freio a disco traseiro na Sportage? Alguma dica?
:concordo:

EDuarte
14/04/2010, 19:03
é, entrou lama na panela e arregaçou tudo :putz:
Soluções:
1ª retifica da panela mais lona sob medida = 180 reais (ou usando as da kombi = 90 reais) sendo que é certo que se continuar fazendo trilha vai voltar a dar problema, chegando ao ponto de ter que trocar a panela :evil:
2ª Adaptar as pinças do Kadet GSI e colocar freio a disco na traseira = 1000 reais, pinças (achei por 290 reais) e as pastilhas (30 a 40 reais) por minha conta :shock::shock::shock:

Obs: estou com medo de usar a lona da kombi e a mesma quebrar na trilha e eu só perceber na estrada :putz::putz::putz:

"Puta mano, e agora????" :parede:

Vcs conhecem alguém que recentemente fez essa adaptação de freio a disco traseiro na Sportage? Alguma dica?
:concordo:
As lonas da kombi não irão dar problemas, pois são rebitadas.
Colocar freio a disco na traseira é uma ótima opção e relativamente facil, mas tem que ver se o proposto terá freio de mão...
Na cotação que vc fez faltou o Disco e lonas (se tiver freio de mão)
[]s
(DU)

Lucena04
14/04/2010, 19:16
As lonas da kombi não irão dar problemas, pois são rebitadas.
Colocar freio a disco na traseira é uma ótima opção e relativamente facil, mas tem que ver se o proposto terá freio de mão...
Na cotação que vc fez faltou o Disco e lonas (se tiver freio de mão)
[]s
(DU)
O restante, incluindo disco, já faz parte do orçamento, mesmo assim eu estou achando que é muita grana...

EDuarte
14/04/2010, 19:36
Tbm to achando caro, cota todas as peças pra ver qto o cara ta cobrando de mão de obra e ter uma ideia se ta caro mesmo ou é o preço.
[]s
(DU)

Lucena04
14/04/2010, 21:01
Tbm to achando caro, cota todas as peças pra ver qto o cara ta cobrando de mão de obra e ter uma ideia se ta caro mesmo ou é o preço.
[]s
(DU)
estou cotando com um outro mecânico tb, mas pelo que andei lendo no fórum a adaptação feita em outros carros fica nessa faixa de preço mesmo :putz:.
Esse outro mecânico já fez essa adaptação em um Jipe (se eu não me engano na roda dianteira :?:) e o primeiro que eu disse (que cotou 1000 reais :shock::putz:) já fez em alguns samurais, ele disse que fica cara a mão de obra pq dá um certo trabalho e tem que projetar um serviço que ele ainda não fez (para a Sportage).
Dá vontade de dar um tapa com as lonas da kombi e tentar a sorte até acabar com a "panela", alguém já teve problema com elas (lona da kombi ou panela)?
:concordo:

Pescador4x4
15/04/2010, 08:33
é, entrou lama na panela e arregaçou tudo :putz:
Soluções:
1ª retifica da panela mais lona sob medida = 180 reais (ou usando as da kombi = 90 reais) sendo que é certo que se continuar fazendo trilha vai voltar a dar problema, chegando ao ponto de ter que trocar a panela :evil:
2ª Adaptar as pinças do Kadet GSI e colocar freio a disco na traseira = 1000 reais, pinças (achei por 290 reais) e as pastilhas (30 a 40 reais) por minha conta :shock::shock::shock:

Obs: estou com medo de usar a lona da kombi e a mesma quebrar na trilha e eu só perceber na estrada :putz::putz::putz:

"Puta mano, e agora????" :parede:

Vcs conhecem alguém que recentemente fez essa adaptação de freio a disco traseiro na Sportage? Alguma dica?
:concordo:
Lucena,

No tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989&page=8

Tem um adptação de freio a disco na traseira da sportage, não sei se era de tempra ou uno... dá uma pesquisada lá...Abs!

Eric.

Lucena04
15/04/2010, 09:38
fizeram a adapção com a pinça do uno, se eu fosse fazer eu faria com as pinças traseiras do Kadet GSI, que não anulariam o freio de mão.
Resolvi dar mais uma chance para o sistema com as lonas da Kombi, tomara que não volte a dar problema.
:concordo:

Baudenbacher
15/04/2010, 09:54
Lucena,

Tomara que você não tenha problemas. As lonas instaladas na minha viatura estão boas ainda.

Abraço...

André Slaski
15/04/2010, 11:35
As lonas da minha tb são de Perua, não deram problema até agora.

Abraço

Baudenbacher
17/04/2010, 16:55
Nava,

Só para completar as informações:

Cilindro de roda:
Marca: Amker
Código: CR 312
Utilização: todos os anos da Besta.

Lona de freio:
Marca: Fras-le
Código: VE 271.


Eduarte,

Está aqui o código, como prometido. :concordo:

Abraço...

ALEXANDRE MIETTI
17/04/2010, 18:19
fizeram a adapção com a pinça do uno, se eu fosse fazer eu faria com as pinças traseiras do kadet gsi, que não anulariam o freio de mão.
Resolvi dar mais uma chance para o sistema com as lonas da kombi, tomara que não volte a dar problema.
:concordo:

lucena, fiz a adaptação pelas lonas da kombi, rebitadas, e pelo cilindro da besta, desde aquela vez da trilha de peruíbe, e até hoje estão ok.

Lucena04
17/04/2010, 22:51
Valeu pessoal, estou usando as lonas da Kombi, está indo bem
:concordo:

EDuarte
18/04/2010, 00:09
Eduarte,

Está aqui o código, como prometido. :concordo:

Abraço...
Valeu Claudio.

[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
28/04/2010, 14:55
Pessoal,

Aqui em SC as peças pra Sportage são super baratas, as vezes nem acredito quando algum vendedor fala o preço. Estou precisando trocar o cilindro de roda lado direito da minha Sportage, e por aqui custa exatos R$ 30,00(trinta reais)... Um cilindro de roda pra Sportage custa só isso??? Alguém já trocou esse cilindro??? Custa só isso mesmo???

Obs.: Cilindro novo na caixa, mas não lembro a marca.

Abraço :concordo:

EDuarte
28/04/2010, 15:15
Pessoal,

Aqui em SC as peças pra Sportage são super baratas, as vezes nem acredito quando algum vendedor fala o preço. Estou precisando trocar o cilindro de roda lado direito da minha Sportage, e por aqui custa exatos R$ 30,00(trinta reais)... Um cilindro de roda pra Sportage custa só isso??? Alguém já trocou esse cilindro??? Custa só isso mesmo???

Obs.: Cilindro novo na caixa, mas não lembro a marca.

Abraço :concordo:
É o mesmo da besta e topic lado direito, paguei 27,00.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
28/04/2010, 17:24
É o mesmo da besta e topic lado direito, paguei 27,00.
[]s
(DU)


Então blz! O preço tá na média. O vendedor falou isso também, do cilindro ser o mesmo da Besta/Topic.

Valew EDuarte.

Abraço :concordo:

EDuarte
28/04/2010, 18:31
Preste atenção no lado, o esquerdo não tem sangrador, tem que ser o direito.

[]s
(DU)

Lucena04
29/04/2010, 09:55
Preste atenção no lado, o esquerdo não tem sangrador, tem que ser o direito.

[]s
(DU)
o direito da besta/topic serve para os dois lados da Sportage? é isso?
:concordo:

EDuarte
29/04/2010, 10:05
Isso mesmo Lucena, o lado direito da besta tem sangrador e serve pros dois lados da sportage.
[]s
(DU)

Lucena04
29/04/2010, 10:27
Isso mesmo Lucena, o lado direito da besta tem sangrador e serve pros dois lados da sportage.
[]s
(DU)
valeu :concordo:

arogerio
10/12/2010, 16:24
Alguem pode indicar um bom preço do Cilindro mestre de freio da Gran Sportage TD 2001. Estou no RJ.
Obrigado

arogerio
14/12/2010, 12:20
Olá pra todos.
Alguem poderia me indicar onde consigo bom preço para o cilindro mestre do freio da sportage TD 2001. Dos indicados aqui não tive resposta.
Obrigado.
amrogerio@oi.com.br

Henrique Petropolis
15/12/2010, 23:28
Olá pra todos.
Alguem poderia me indicar onde consigo bom preço para o cilindro mestre do freio da sportage TD 2001. Dos indicados aqui não tive resposta.
Obrigado.
amrogerio@oi.com.br


Voce na no RJ ??? liga pra eles e veja a cotação !!

>>>>>>> http://www.fortdasvans.com.br/ <<<<<<<<

osmargeo
28/12/2010, 21:55
fala ai pessoal, estou com um problema nos freios traseiros, quando piso no freio para fazer qualquer parada eles travam, chegando a estralar e logo apos soltar o pedal do freio ele solta o freio. porem se eu piso com mais força e rapidez o mesmo não acontece, alguem já viu algo parecido? , me ajuda ai.

ALEXANDRE MIETTI
28/12/2010, 22:15
fala ai pessoal, estou com um problema nos freios traseiros, quando piso no freio para fazer qualquer parada eles travam, chegando a estralar e logo apos soltar o pedal do freio ele solta o freio. porem se eu piso com mais força e rapidez o mesmo não acontece, alguem já viu algo parecido? , me ajuda ai.

Uma vez tive algo parecido, quando pisei no freio, a roda traseira deu um estalo e travou, quando soltei, o carro andou normal, as lonas haviam descolados da sapata, fizemos uma trilha e passamos por rios, acho que devido estarem quentes, quando passei pelo rio, água fria, deve ter comprometido a fixação das mesmas.
Resumindo, foram trocadas pelas da kombi e rebitadas nas sapatas para não soltarem mais, já faz um ano e estão ok, estava tb com vazamento no cilindro da roda e foi colocado o da besta, muito mais em conta $$$$
O Baudembacher deu esta dica acho que neste mesmo tópico.

Até.

wellfast
13/01/2011, 15:51
Minha SPTG estava com problema nos freios, que quando acionava o pedal, ele ia soltando e cada vez tinha que apertar mais para ela poder ficar parada...
Na mecânica me disseram que era o cilindro mestre, tentei o original, mas era um absurdo, levei numa empresa especializada em freio, conclusão o da S-20/Blazer até 2008 é o compativel dela da Borsch, puxaram um chicote do cabo do sensor do óleo, e tá tudo funcionando 100%.

Da-lhe lama agora...

Luiz Gaucho
10/10/2013, 19:52
Amigos, desculpem se a pergunta for idiota, mas não encontrei resposta.... As sapatas / lonas da Sportage Gasolina são diferentes da Diesel ?

Obrigado,

Luiz

Luiz Gaucho
16/10/2013, 20:12
Amigos, desculpem se a pergunta for idiota, mas não encontrei resposta.... As sapatas / lonas da Sportage Gasolina são diferentes da Diesel ?



Obrigado,

Luiz


Alguem ???

EDuarte
16/10/2013, 22:13
Alguem ???

Iguais...

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
18/10/2013, 15:51
Iguais...

[]s
(DU)

Valeu Eduarte.

Luiz

ANIBALCL
13/11/2013, 18:15
e quanto a hidrovácuo / servofreio ? to querendo fazer um upgrade na minha e não encontro nada a respeito.
cilindro mestre já achei por ai mas o hidrovacuo num sei qual seria compatível.

e se for adaptar freio a disco na traseira, teria que mexer em algo ? daria pra melhorar ?

tem muita coisa sobre aumentar potência de motor na internet mas em relação a freios muito pouco.
se vai acelerar mais , vai ter que brecar mais também ! ou capota mas num breca ? rsss

EDuarte
13/11/2013, 18:33
e quanto a hidrovácuo / servofreio ? to querendo fazer um upgrade na minha e não encontro nada a respeito.
cilindro mestre já achei por ai mas o hidrovacuo num sei qual seria compatível.

e se for adaptar freio a disco na traseira, teria que mexer em algo ? daria pra melhorar ?

tem muita coisa sobre aumentar potência de motor na internet mas em relação a freios muito pouco.
se vai acelerar mais , vai ter que brecar mais também ! ou capota mas num breca ? rsss

Hidrovacuo vc pode colocar qquer um pra ser adaptado, agora plug and play eu não conheço, se achar me passe que tbm tenho interesse.
Ja coloquei freio a disco na traseira, não muda muita coisa não...
O freio da sportage é ineficiente pro tamanho/peso da viatura, fazer um up é uma boa sim...

[]s
(DU)

ANIBALCL
13/11/2013, 18:45
Hidrovacuo vc pode colocar qquer um pra ser adaptado, agora plug and play eu não conheço, se achar me passe que tbm tenho interesse.
Ja coloquei freio a disco na traseira, não muda muita coisa não...
O freio da sportage é ineficiente pro tamanho/peso da viatura, fazer um up é uma boa sim...

[]s
(DU)

Fala Edu !

então cara, é sempre a maior adrenalina ter que dar uma brecada repentina rssss

eu ando de boa mas de vez em quando é preciso fincar o pé no freio no trânsito porque
sempre tem alguém fazendo bobagens. nunca bati porque sempre dou espaço e ando com cuidado
já sabendo que a viatura é pesada.

mas acho o pedal duro quando em emergência, a impressão é que num tá freando tudo que pode
pois é até difícil travar as rodas.

do ano passado pra ca não gastou nada de pastilha e disco mas as lonas foram pro beleléu.
deve ter alguma coisa...

EDuarte
13/11/2013, 19:41
Vc pode abrir um pouco o equalizador do freio, mas tenha cuidado pra não abrir demais ou mandar mais freio pra traseira.
É normal as lonas gastarem mais rapido que as pastilhas.

[]s
(DU)

Fla_Vinho_Tinto
15/03/2014, 22:17
Beleza pessoal,
preciso se possivel da imagem das presilhas alinhadoras de pastilha, se estiverem instaladas melhor ainda, comprei a sportage e estava sem as molas, comprei umas molas por molas originais do veículo, mas não consigo instalar, ou as molas nao sao originais, ou as pinças nao sao originais, ou eu estou bocabertiando mesmo. sportage 2001 tdi. valeu.

João Cristiano Rodrigues
06/07/2014, 09:54
Amigos, é o seguinte a uns dois ou três meses atras o freio da minha sportage era perfeito. Mas teve um dia que precisei dar uma freada brusca e percebi que o curso do pedal estava ficando cada vez mais longo, parei o carro e percebi uma roda traseira toda melecada de fluido, resultado cilindro/burrinho de freio estourou. Levei para o meca e ele trocou um cilindro de freio por um recondicionado (não achei novo) e me avisou que eu teria que trocar o outro também que estava indo pro beleléu também. Então trocamos o que estava estourado e as lonas de freio, ai o freio voltou a ficar bom. Um mês depois eu consegui comprar um cilindro novo e troquei o que o mecânico falou que estava para dar problema. Depois disso percebo que hora o pedal esta baixo e hora alto, para ficar alto, numa altura de segurança eu preciso bombear duas vezes, ai fica perfeito. Mas tenho medo de um dia ficar sem freios. Tive no mecânico e perguntei a respeito da sangria, se eles fizeram certinho. Ele afirma que fez...Mas sei que são muitos ajudantes e tal e fico meio receoso... O que me dizem??? Como proceder?
Outra coisa, esse caninho destacado em amarelo (que no meu caso é uma mangueirinha que ao ligar o carro ela parece até uma fica, tamanho a sucção dentro dela), tem algo haver com os freios? Serve pra que? Tem mais de uma função?
469365469366

EDuarte
06/07/2014, 10:07
Isso é sangria mau feita, aproveite e troque o fluido de freio.

[]s
(DU)

RafaST
06/07/2014, 19:15
Bom noite Pessoal,
Tenho uma Sportage 98 e ela está com um barulho na pinça de freio, isto é, quando não estou freiando fica igual a uma escola de samba, mas quando piso no freio o barulho some. Ja desmontei o sistema e notei que existe uma folga entre a pastilha e a pinça. Não consegui encontrar em lugar nenhum alguma explicação sobre este problema. Não deveria existir algum tipo de mola ou presilha para manter a pastilha junto com a pinça? Como faço para parar com este barulho.
Obrigado

João Cristiano Rodrigues
06/07/2014, 21:49
Isso é sangria mau feita, aproveite e troque o fluido de freio.

[]s
(DU)

Eduarte obrigado pela reposta, vou fazer nova sangria. E quanto ao caninho da foto? Esse caninho destacado em amarelo (que no meu caso é uma mangueirinha que ao ligar o carro ela parece até uma fita, tamanho a sucção dentro dela), tem algo haver com os freios? Serve pra que? Tem mais de uma função? Qual é o nome desta peça? Será que é fácil de achar para trocar?

EDuarte
07/07/2014, 08:31
Eduarte obrigado pela reposta, vou fazer nova sangria. E quanto ao caninho da foto? Esse caninho destacado em amarelo (que no meu caso é uma mangueirinha que ao ligar o carro ela parece até uma fita, tamanho a sucção dentro dela), tem algo haver com os freios? Serve pra que? Tem mais de uma função? Qual é o nome desta peça? Será que é fácil de achar para trocar?

Estou com uma TDI aqui, vou ver esse caninho e depois te falo.

[]s
(DU)

EDuarte
07/07/2014, 13:15
João, essa mangueirinha vem da bomba de vacuo, passa por uma valvula solenoide que fica do lado do filtro de ar e é conectada em uma valvula de vacuo na bomba injetora.
Qdo liga o A/C a valvula solenoide se abre acionando a valvula de vacuo acelerando um pouco o motor.

[]s
(DU)

eduardommelo
07/07/2014, 13:35
Bom noite Pessoal,
Tenho uma Sportage 98 e ela está com um barulho na pinça de freio, isto é, quando não estou freiando fica igual a uma escola de samba, mas quando piso no freio o barulho some. Ja desmontei o sistema e notei que existe uma folga entre a pastilha e a pinça. Não consegui encontrar em lugar nenhum alguma explicação sobre este problema. Não deveria existir algum tipo de mola ou presilha para manter a pastilha junto com a pinça? Como faço para parar com este barulho.

Obrigado


Tem sim, elas ficam com cola silicone. .. Depois posto uma foto.

João Cristiano Rodrigues
07/07/2014, 15:42
João, essa mangueirinha vem da bomba de vacuo, passa por uma valvula solenoide que fica do lado do filtro de ar e é conectada em uma valvula de vacuo na bomba injetora.
Qdo liga o A/C a valvula solenoide se abre acionando a valvula de vacuo acelerando um pouco o motor.

[]s
(DU)

Descobre para mim o nome desse caninho e como devo procurar em casas de peças. O bom se fosse um genérico, pois aqui em Guarapari ES, quando falo que é para Sportage já viu né $$$$$$$$$$$$$$$ Kkkkk.

EDuarte
07/07/2014, 16:56
Descobre para mim o nome desse caninho e como devo procurar em casas de peças. O bom se fosse um genérico, pois aqui em Guarapari ES, quando falo que é para Sportage já viu né $$$$$$$$$$$$$$$ Kkkkk.

Como assim "o nome desse caninho"???
É um caninho comum com uma mangueirinha comum...
O que que ta faltando na sua?

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
09/07/2014, 12:56
Como assim "o nome desse caninho"???
É um caninho comum com uma mangueirinha comum...
O que que ta faltando na sua?

[]s
(DU)

É que nas Sportages que vejo na internet não é uma mangueira mas um tubo metalico, entao eu estou tentando deixar a minha o mais original possível por isso estou perguntando, para comprar o correto.

andersoncolares
08/08/2014, 12:52
Pessoal, minha vtr está acendendo a luz de freio sempre que estou em baixa ou reduzo em quebra-molas e esquinas. Seria hora de trocar a embreagem? As pastilhas e lonas de freio estão em ordem.

Abraços a todos

reslima
08/08/2014, 13:21
Já verificou o nível do fluído no reservatório?
Abs.

Pessoal, minha vtr está acendendo a luz de freio sempre que estou em baixa ou reduzo em
quebra-molas e esquinas. Seria hora de trocar a embreagem? As pastilhas e lonas de freio estão em ordem.

Abraços a todos

andersoncolares
08/08/2014, 14:17
Já verificou o nível do fluído no reservatório?
Abs.

Confesso que não, Lima. Vou verificar agora mesmo.

Estava um pouco acima do mínimo. Completei e depois digo se resolveu.

filipezanrosso
08/08/2014, 16:01
A minha também acendia a luz de freio em descidas... foi só completar o fluido de freio que ficou 100%
(o reservatório é largo faz com que a gente se engane com o nível!!)

andersoncolares
08/08/2014, 16:47
A minha também acendia a luz de freio em descidas... foi só completar o fluido de freio que ficou 100%
(o reservatório é largo faz com que a gente se engane com o nível!!)

Felipe, minha esposa saiu com o carro e falei com ela agora a pouco. Disse que a luz não acendeu mais. Era extamente isso.
Abraços a você e ao Lima

Julio Cesar Bernabe
10/08/2015, 16:07
Pessoal, vou precisar trocar as campanas na minha sportage.
Alguém tem alguma dica para fazer isso com baixo custo?
há alguma de outro carro que dê certo, pois até agora não encontrei nada.

Raoni Bradacz
01/10/2016, 15:29
Boa tarde pessoal, encontrei aqui a valiosa informação de que o cilindro de freio traseiro da sportage td 2001 é o mesmo utilizado na besta (lado direito apenas da besta serve nos dois lados da sportage).
Encontrei por R$ 30,00 no mercado livre e instalei facilmente realizando a sangria após ter trocado pelo fluido de freio dot 4 lubrax.
Troquei só em uma roda pois a mesma não estava freando e ao desmontar o cilindro velho reparei desgaste acentuado e calos no cilindro, se trocasse só os reparos acredito que não conseguiria resolver o problema.
Minha pergunta é se é necessário realizar a troca em ambos os lados para pegar parelho, li isso em algum local mas acredito ser ínfima a diferença ainda mais por se tratar de freios a tambores e traseiros. Ela está atualmente com 152000km.
Valeu.

EDuarte
02/10/2016, 09:22
Bom dia...
Sim, troca-se os dois, como são usados ao mesmo tempo e tem o mesmo tempo de uso, se um deu pau o outro tbm vai dar em pouco tempo.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
26/10/2016, 10:19
Olá Gente BLZ?

Galera estou precisando fazer o Freio da Viatura

procurando pelas pastilhas da Frente achei umas pastilhas de cerâmica da marca Litton
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-775631465-pastilha-freio-diant-fibra-cermica-sportage-20-22-03-_JM

eu nunca ouvi falar dessa marca, alguém conhece? será de confiança?
outra pergunta estou pensando em colocar disco na traseira, eu vi que já fizeram esse processo, o que muda? que peças devo comprar?

posso continuar com o DOT3, ou tem algum outro DOT que vai melhorar o freio da viatura?

abusei né? mais sabe como e sou apaixonado nesse carrinho, então o jeito e ir melhorando o projeto heheheh

Djalma colombo
28/10/2016, 22:21
Fluído você pode usar o dot 4, mas tem que eliminar o que estiver no lugar; sistema de freio a disco tem um post sobre adaptação das pinças do marea; a marca de pastilhas eu particularmente nunca ouvi falar, mas da uma pesquisada no google que deve ter alguma avaliação!

mflaviorodrigues
01/11/2016, 09:20
Fluído você pode usar o dot 4, mas tem que eliminar o que estiver no lugar; sistema de freio a disco tem um post sobre adaptação das pinças do marea; a marca de pastilhas eu particularmente nunca ouvi falar, mas da uma pesquisada no google que deve ter alguma avaliação!

Cara eu coloquei o Dot4 e começo a travar a embreagem, tive que sangrar e volta o DOT3 ai funciono normal
estranho né

EDuarte
01/11/2016, 11:18
Cara eu coloquei o Dot4 e começo a travar a embreagem, tive que sangrar e volta o DOT3 ai funciono normal
estranho né

Vc deve ter misturado os dois fluidos.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
03/11/2016, 08:31
E possível sim, Bom vou tentar usar o DOT4 novamente, tenho que trocar as pastilhas de freio, ai já sangro todo o sistema.

rangelflavio
07/12/2017, 14:58
Alguém poderia me explicar como é feita a regulagem da frenagem traseira e dianteira ao mesmo tempo (exite algum outro local alem da regulagem que é feita na roda?) Quando pressionamos o pedal de freio fluido segue por circuitos independentes na traseira e dianteira, correto? como então um circuito influencia ou outro naquele caso de regulagem do varão?

mflaviorodrigues
18/12/2017, 11:10
Alguém poderia me explicar como é feita a regulagem da frenagem traseira e dianteira ao mesmo tempo (exite algum outro local alem da regulagem que é feita na roda?) Quando pressionamos o pedal de freio fluido segue por circuitos independentes na traseira e dianteira, correto? como então um circuito influencia ou outro naquele caso de regulagem do varão?
sim são circuitos diferentes, existe o corretor de frenagem nas rodas traseiras, e tem o regulador das sapatas do freio de mão fora isso não se existe outra forma

quem divide a pressão dos fluidos e o servo Freio.

Djalma colombo
11/01/2018, 19:15
Flavi, que divide a pressão dos freios na sportage é uma válvula equalizadora que fica ao lado do cilindro mestre e não o servo freio, esse serve pra aliviar a pressão feita nos pedais facilitando o acionamento. a regulagem do freio de estacionamento,frieo de mão, é feita separada, regula-se na alavanca e nos cubos de roda traseiros!