PDA

Ver Versão Completa : pneus para jimny



dag
15/05/2004, 00:13
Olá amigos donos dos pequenos insetos,
sou calouro entre os detentores de jimnys (com muito orgulho). Comprei original. Agora que já tenho $$ para equipá-lo (não muito), gostaria de colocar pneus mais adequados para trilhas de final de semana (na serra da mantiqueira), porém não gostaria de alterar a suspensão.
Vi, em menssagens neste grupo, que o joão paulo fez o mesmo. Daí vem a dúvida:
qual medida??(215/75/15?)
qual a melhor marca para um pneu 50/50 (AT)
quanto gastarei?
onde comprar?
Parece que somos 4 detentores de jmnys nesta lista. Assim, a opnião de cada um é muito preciosa.
Já Já poderemos fazer um um encontro de insetos.
Agradecido desde já a atenção,
daniel almeida

dtabone
17/05/2004, 17:07
Fala Daniel,

No começo estava com a mesma dúvida que você, e fuçando nos sites de pneus achei um da firestone que é AT (50/50) chama-se DESERT DUELER 610 e tem as medidas originais do Jimny, cheguei a ir na loja ver, mas eles só tem sob encomenda. Em março custava R$380,00... http://www.firestone.com.br/
Outros pneus com as medidas do jimny, só da yokohama e da toyo...mas os preços..... :evil: :evil: :evil: :roll:

Eu ia comprar esse da firestone mas depois acabei pegando os BFgoodrich 235/75 - tive que mexer na suspenção pra parar de raspar....

abraços

dtabone
18/05/2004, 09:56
Olha o flood! :D

Daniel,

Olha no Site www.jimnyworld.com lá tem uma tabela com as medidas possíveis e as alterações necessárias...

vá em ->hints & tips -> Tech FAQ -> Tires -> entra no primeiro item e depois no texto clica em WHAT FITS....

abraços

Joao Paulo
22/05/2004, 18:02
Almeida e Tabone,

o problema hoje nao esta limitado ao que serve, mas tb ao que esta disponivel. Talvez os A/Ts sejam mais faceis, mas o que procuro sao MUDs!

Nao estou encontrando os BSG 195 (sao os que uso atualmente) e estou pensando em importar os BFGoodrich Mud, que sao reconhecidamente bons - mas tb nao se encontram por aqui.

Existe uma versao 215/75/R15, para bitolas de 5.5-70 e 27,9" (71cm) que segundo o link anteriormente enviado, fica abaixo de 28" e deve encaixar!
http://www.bfgoodrichtires.com/bfgapp/catalog/tires/mudterraintakm.jsp

Se algum de vcs conhecer alguem que possa importar, podemos pensar em um lote, que tal??

Saludos,

Joao Paulo

dag
25/05/2004, 23:36
Joao,
parece uma boa idéia a importação por lote. Mas não conheço quem possa ajudar. Também tenho insegurança em comprar pneus Mud, já que rodo predominantemente em asfalto (durante a semana). assim desgastaria muito os pneus, não é???
Vocês recomendam algum mecânico e/ou loja com peças de reposição para os insetos. Preciso trocar o limpador de para brisa. Onde encontro??
Ainda a busca de pneus...
Abraços, daniel

Joao Paulo
26/05/2004, 00:12
Daniel Almeida,

se vc vai usar muito na cidade, procure os A/T - os MUDs realmente tem um desgaste acentuado: eu diria que os BSGs duram uns 40-45 mil, rodando bastante no asfalto.
Por outro lado - qdo chegam no barro ou erosão, sim fazem muita diferença!

Quanto ao limpador de para-brisas, ja troquei uma vez e vou trocar de novo, simplesmente levo uma palheta para o supermercado e procuro uma igual ou parecida - se vc perguntar na concessionaria, vao querer uns R$200...

Abraço

HENRY
08/01/2005, 21:15
Olá amigos! Meu nome é Henry e sou fundador do Jimny Club Brasil, criado para os entusiastas do modelo Jimny da Suzuki. Tomei como base, os Clubes Jimny do Japão e de Taiwan, locais onde este modelo tem muitos aficcionados. Quero convidá-los para integrarem ao nosso seleto grupo e trocarmos informações e experiências. Informo que criei uma comunidade no Orkut e outra na Netqi sobre nosso jipinho. Entrem em contato pelo e-mail jimnyclubbrasil@msn.com ou jimnyclubbrasil@ibest.com.br para maiores informações. O clube possui sede provisória e ponto de encontro em São José dos Campos/SP e estamos criando nossa grife. Abraços, Henry.

humberto arruda
26/05/2005, 00:31
Olá moçada do JIMNY, estou com um problema no meu inseto. Quando giro a direção com o jeep parado, aparece um ruído roncado na base da coluna de direção. Alguém poderia me ajudar a descobrir esse mistério?
Abraços. H. Arruda.........Manaus-Am

ricardo sabóia
26/05/2005, 09:45
Daniel,no meu jimny comecei usando pneus BF trail/TA 215/75 mas eles pegavam na caixa de rodas principalmente na frente.Isso ocorria quando passava em algum buraco e a roda subia e ele "roçava" dentro da caixa de roda.O problema é que o jimny tem um bom curso de suspensão mas a caixa de rodas é pequena.Então passei a usar medidas 205/75,um pouco maior que o original e ficou show!Diria até que para o uso que faço,
passeios mais em areia,ele ficou com uma performance melhor que o 215/75 pelo fato de ser menor e mais leve.Algumas pessoas acham que um pneu mais largo é melhor p/areia só que esquecem que para ser mais largo,ele quase sempre é maior e aí se perde torque,que essencial em terrenos arenosos.

Abraços,Ricardo.
Jimny 2001

VOVÔ DO TROLLER
29/11/2009, 22:01
E aí pessoal? Tudo BEM? Alguém do forum trocou os pneus originais do novo Jimny por outros? Abs

sandro-natal
04/01/2010, 13:21
Assim que comprei o Jimny, troquei os pneus originais pelos BF AT 215 75 15. São pneus excelentes e muito bonitos. Ainda estou avaliando o desempenho do carro nas dunas, mas senti que o pneu é pesado para o motor. Para concluir essa análise, pretendo percorrer os mesmos percursos com esses pneus e com os pneus originais. Publicarei aqui no forum os resultados dos testes.
Como não conheço ninguém que me empreste os pneus 205 70 15 para os testes, vou ter que comprá-los.
Estou pesquisando e encontrei os pneus abaixo, se alguém puder dar um parecer sobre eles, especialmente sobre os Dunlop, agradeceria.
MICHELIN 205/70 R15 96H LATITUDE TOUR HP GREEN X MI
DUNLOP Grandtrek AT3 205/70R15
Firestone DESERT DUELER 610 AT 205 70 15.
Um abraço,
Sandro

leo cabral
05/01/2010, 10:06
Assim que comprei o Jimny, troquei os pneus originais pelos BF AT 215 75 15. São pneus excelentes e muito bonitos. Ainda estou avaliando o desempenho do carro nas dunas, mas senti que o pneu é pesado para o motor. Para concluir essa análise, pretendo percorrer os mesmos percursos com esses pneus e com os pneus originais. Publicarei aqui no forum os resultados dos testes.
Como não conheço ninguém que me empreste os pneus 205 70 15 para os testes, vou ter que comprá-los.
Estou pesquisando e encontrei os pneus abaixo, se alguém puder dar um parecer sobre eles, especialmente sobre os Dunlop, agradeceria.
MICHELIN 205/70 R15 96H LATITUDE TOUR HP GREEN X MI
DUNLOP Grandtrek AT3 205/70R15
Firestone DESERT DUELER 610 AT 205 70 15.
Um abraço,
Sandro

Olá Sandro .

Na época que comprei o meu Samurai eles vinham com os Firestone 205 70.

Muitos bons no asfalto em uso urbano, mas deixam a desejar quando saímos do asfalto e seguimos para a areia .

você está achando ele pesado nas dunas ?

Abraços

sandro-natal
05/01/2010, 11:45
Este final de semana vou cronometrar vários percursos em asfalto e areia com os pneus BF AT 215 75 15. No final de semana seguinte farei o mesmo com os pneus 205 70 15.
Farei uma comparação técnica e objetiva, utilizando critérios bem definidos.
Quando concluir os testes, colocarei aqui os resultados.
A sensação que tive foi de que o carro tem o desempenho em dunas prejudicado pelos pneus maiores. Para confirmar ou descartar essa impressão, julguei importante fazer o teste comparativo. Afinal, pretendo passar muito tempo brincando com o Jimny nas dunas, logo deverei escolher o melhor pneu para isso.
Um abraço,
Sandro

JEFFCATUNDA
05/01/2010, 12:03
Este final de semana vou cronometrar vários percursos em asfalto e areia com os pneus BF AT 215 75 15. No final de semana seguinte farei o mesmo com os pneus 205 70 15.
Farei uma comparação técnica e objetiva, utilizando critérios bem definidos.
Quando concluir os testes, colocarei aqui os resultados.
A sensação que tive foi de que o carro tem o desempenho em dunas prejudicado pelos pneus maiores. Para confirmar ou descartar essa impressão, julguei importante fazer o teste comparativo. Afinal, pretendo passar muito tempo brincando com o Jimny nas dunas, logo deverei escolher o melhor pneu para isso.
Um abraço,
Sandro
Para as dunas os melhores pneus são os 205...

Os do Leo são 205!

Pneus pesam e em um motor com menos de 70 cavalos tudo deve ser muito pensado realmente...

JEFFCATUNDA
05/01/2010, 12:06
Para as dunas os melhores pneus são os 205...

Os do Leo são 205!

Pneus pesam e em um motor com menos de 70 cavalos tudo deve ser muito pensado realmente...
Os meus são scorpion 205/75/15... e já estão carecas, outra vantagem nas dunas...

Ia pegar os 205 do seu Jimny, mas houve uma falha de comunica$ão que impediu o negócio...

Você chegou a andar com estes pneus nas dunas???

Trocou porque?

leo cabral
05/01/2010, 12:08
Para as dunas os melhores pneus são os 205...

Os do Leo são 205!

Pneus pesam e em um motor com menos de 70 cavalos tudo deve ser muito pensado realmente...

Concordo 100% com você grande Jeff!

Mas a noticia ( triste ) que recebemos na playback foi que a michelin e a BF pararam de produzir os pneus 205 75.

Estou procurando essas medidas em São Paulo , em alguma loja que tenha ainda em ponta de estoque.:(:(

Abaixo vai um video do Jeff Nas dunas dos Cataventos em Fortaleza.

Ele usa 205 75 também.

http://www.youtube.com/watch?v=_DN2izL2PtY

Alexandre X
05/01/2010, 12:13
A questao nao é falta de motor é falta de reducao.
Com uma reducao extra de 25% vc roda com um pneu 235 brincando.

leo cabral
05/01/2010, 12:23
A questao nao é falta de motor é falta de reducao.
Com uma reducao extra de 25% vc roda com um pneu 235 brincando.

Alexandre eu tenho um Samurai do mesmo ano e do mesmo modelo do Rogerio Masih . Só que um pequeno detalhe , eu uso o seu kit de redução Xcrawler.

A diferença é gritante !

Meu Samurai sobe dunas que nenhum outro sobe.

Pergunte ao colega Nagata o que ele achou da performance do meu Samurai nas dunas.

JEFFCATUNDA
05/01/2010, 12:29
A questao nao é falta de motor é falta de reducao.
Com uma reducao extra de 25% vc roda com um pneu 235 brincando.
Então Alexandre...

A lógica é a mesma... Para aumentar os pneus tem que alterar a redução...

Se diminuir os pneus ganha-se da mesma forma... Ocorre que para o uso que fazemos perdemos muito em reduzir os pneus...

O tamanho original (20575/15), principalmente com a redução original até o modelo 1995 é uma relação MUITO BOA!

Depois de 95 a Suzuki urbanizou o samurai, com parachoques de plastico, amaciadas na transmissão, susp. e etc...

JEFFCATUNDA
05/01/2010, 12:30
Alexandre eu tenho um Samurai do mesmo ano e do mesmo modelo do Rogerio Masih . Só que um pequeno detalhe , eu uso o seu kit de redução Xcrawler.

A diferença é gritante !

Meu Samurai sobe dunas que nenhum outro sobe.

Pergunte ao colega Nagata o que ele achou da performance do meu Samurai nas dunas.
Leo.

Quando o meu ficar pronto eu vou ver se subo!

Maicon
05/01/2010, 12:31
Com certeza o problema nao é a falta de motor, pois o carro todo é planejado para tal pneu, tal roda.. aí quando se começa a aumentar as medias de pneu e rodas, lógicamente começa as quebras, a falta de motor.. Os fabricantes garantem que o equipamento nao quebra, mas com os pneus originais..

Eu uso pneu 31' e nao posso me queixar, pois nunca quebrei um semi eixo e homocinéticas.. Graças a Deus.. hehe

Abração!!

Alexandre X
05/01/2010, 12:50
Eu sei so nao falem que motor suzuki e ruim :concordo:

leo cabral
05/01/2010, 12:50
Leo.

Quando o meu ficar pronto eu vou ver se subo!

Jeff procure saber o histórico de manutenção do seu Samurai, acho ele reduzido demais . Não ficaria admirado se o antigo dono tiver colocado um Kit de redução do Alexandre.

Na primeira vez que dirigi seu carro fiquei estancando na saída pois não tinha a manha de andar em um carro tão reduzido.

leo cabral
05/01/2010, 12:54
Eu sei so nao falem que motor suzuki e ruim :concordo:

Alexandre vou fazer um vídeo igual a esse na próxima vez que for para as trilhas :-D:-D:-D


http://www.youtube.com/watch?v=Pmn8XeAow2Y&feature=player_embedded

VICTORP
05/01/2010, 13:10
oque acham dos peneus genius?

sandro-natal
05/01/2010, 16:16
Os meus são scorpion 205/75/15... e já estão carecas, outra vantagem nas dunas...

Ia pegar os 205 do seu Jimny, mas houve uma falha de comunica$ão que impediu o negócio...

Você chegou a andar com estes pneus nas dunas???

Trocou porque?

Troquei porque dois deles estavam gastos (mas utilizáveis) e eu ia viajar de Fortaleza para Natal. Só gosto de pneus novos ou semi-novos, pois é uma prática segura.
Só andei com os 205 da Flavio Automóveis até o mecânico Ivo e depois para a Play Back Pneus.

sandro-natal
05/01/2010, 16:50
DUNLOP Grandtrek AT3 205/70R15 R$ 360,80 à vista, total dos 4 pneus: R$ 1.443,20.
Frete grátis.

É uma boa oferta?

O que vocês recomendam, sabendo que o BF não tem mais 205. O Michelin LTX saiu de linha também? É que não tem no site da Michelin.

Preciso fechar logo a compra para dar tempo deles chegarem e eu testá-los na semana que vem...

Depois dos testes, venderei os pneus menos adequados ao Jimny.

Os BF estão novos, só viajei Fortaleza - Natal e fui Natal - Búzios 3 vezes, ainda tem a marca de giz e parte do plástico azul cobrindo o nome branco BF Goodrich. Se os vender, será por 1500 pilas que é o que paguei em uma super promoção.

Pessoal, desempenhos à parte, observei que esses pneus com 10 ou 9 PSI tornam o Jimny INATOLÁVEL! Fui para as areias mais fofas, parei e saí, não atolei nenhuma vez!

sandro-natal
05/01/2010, 18:55
Entrei em contato com Flávio da BF Goodrich, que assina o tópico "Pneus, off-road e afins CONSULTORIA BF GOODRICH" aqui no forum e questionei como ficam os donos de Jimny e Samurai, agora que a Michelin e a BF Goodrich pararam de fabricar os pneus originais para esses carros, nas medidas 205 70 15 AT.

Pelo visto, na faixa de preço desses pneus teremos que migrar para:

Bridgestone Dueler AT D694- 400 contos
Dunlop GrandTrek AT3 - 360 contos
Pirelli Scorpion ATR - 454 contos

Há algo em comum entre os pneus Bridgestone Dueler AT e o Firestone Desert Dueler AT?

Abraços,

Sandro

JEFFCATUNDA
05/01/2010, 20:22
DUNLOP Grandtrek AT3 205/70R15 R$ 360,80 à vista, total dos 4 pneus: R$ 1.443,20.
Frete grátis.

É uma boa oferta?

O que vocês recomendam, sabendo que o BF não tem mais 205. O Michelin LTX saiu de linha também? É que não tem no site da Michelin.

Preciso fechar logo a compra para dar tempo deles chegarem e eu testá-los na semana que vem...

Depois dos testes, venderei os pneus menos adequados ao Jimny.

Os BF estão novos, só viajei Fortaleza - Natal e fui Natal - Búzios 3 vezes, ainda tem a marca de giz e parte do plástico azul cobrindo o nome branco BF Goodrich. Se os vender, será por 1500 pilas que é o que paguei em uma super promoção.

Pessoal, desempenhos à parte, observei que esses pneus com 10 ou 9 PSI tornam o Jimny INATOLÁVEL! Fui para as areias mais fofas, parei e saí, não atolei nenhuma vez!
Sandro... tá muito.. pode baixar até 6 libras se for para areia...até troller anda com 6 a 8 libras.....

leo cabral
05/01/2010, 23:45
DUNLOP Grandtrek AT3 205/70R15 R$ 360,80 à vista, total dos 4 pneus: R$ 1.443,20.
Frete grátis.

É uma boa oferta?




Esse pneu é show!


Aonde você encontrou ?:concordo::concordo:

http://images.google.com.br/url?source=imgres&ct=img&q=http://lt.febishop.eu/images/assets/Dunlop_Grandtrek_AT3_7.jpg&usg=AFQjCNFJM_qejmFwJn1g0w-Zip1Hja7h2g

JEFFCATUNDA
06/01/2010, 01:19
Esse pneu é show!


Aonde você encontrou ?:concordo::concordo:

http://images.google.com.br/url?source=imgres&ct=img&q=http://lt.febishop.eu/images/assets/Dunlop_Grandtrek_AT3_7.jpg&usg=AFQjCNFJM_qejmFwJn1g0w-Zip1Hja7h2g
Foi esse pneu que eu procurei para a SW4, só que 255/75/15 e não encontrei... não tem ervendedor em fotaleza, as vezes aparecem algumas unidades......

sandro-natal
07/01/2010, 11:14
Esse pneu é show!


Aonde você encontrou ?:concordo::concordo:



Leo,

Tem revendedor em Natal de outros modelos, mas pelo site da Dunlop eles entregam esse modelo em todo o Brasil frete grátis. Esse preço está no site.

Você acha esse pneu show pela beleza que te agradou ou você tem informações sobre seu desempenho e durabilidade?

Abraço,
Sandro

VICTORP
07/01/2010, 11:25
alguem ja usou os peneus genius? são bons? vis uns videos deles e parecem ir bem na trilha

TMorais
07/01/2010, 19:41
Coloca um BF MUD 215/75 R15 e seja feliz!!!

Já usei um pirelli AT 205 75 R15 e bastou uma pequena laminha para o jimny quase nao subir uma pequena trecho de chao molhado.

Outra coisa é que vc pode viajar tranquilo pois nao terá problema com ajuste de balanceamento.

Att

JEFFCATUNDA
07/01/2010, 20:32
Coloca um BF MUD 215/75 R15 e seja feliz!!!

Já usei um pirelli AT 205 75 R15 e bastou uma pequena laminha para o jimny quase nao subir uma pequena trecho de chao molhado.

Outra coisa é que vc pode viajar tranquilo pois nao terá problema com ajuste de balanceamento.

Att
Fosse para lama tudo bem, mas ele quer para areia e dunas... Ele já esta com estes pneus e viu que não são os ideais...

TMorais
07/01/2010, 21:08
Fosse para lama tudo bem, mas ele quer para areia e dunas... Ele já esta com estes pneus e viu que não são os ideais...

Jeff,

Se ele tem esse MUD e já testou... mesmo assim acho que ele vai bem em areia. Pois já usei a Tracker com MUD 225/75 e achei bom o desempenho.

Se possível me mande uma MP com seu e-mail para umas consultas ao troller 2010 - comprei um.

abraços,

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2010, 21:14
Coloca um BF MUD 215/75 R15 e seja feliz!!!

Já usei um pirelli AT 205 75 R15 e bastou uma pequena laminha para o jimny quase nao subir uma pequena trecho de chao molhado.

Outra coisa é que vc pode viajar tranquilo pois nao terá problema com ajuste de balanceamento.

Att
Boa noite TMorais. Tudo bem? Feliz 2010. Com estes pneus não é necessário colocar calços de suspensão e trocar as molas traseiras? Cada vez mais estou inclinado a comprar um Jimny, pois o meu Tracker está com mais de 3 anos de uso e para ter tranqüilidade nas viagens longas (na minha opinião) acho que 3 anos está de bom tamanho. Como eu faço uso do carro com apenas duas pessoas (piloto e passageiro) acho que não vou ter problemas com a bagagem. Eu sei que o GV ou Tracker é bem mais confortável e estável do que o Jimny, mas como eu não gostaria de sair da Suzuki, além de não querer gastar uma fortuna num outro carro zero, não tenho outra opção. Uma opção , bem mais cara, seria o Troller, mais aqui em S.P., Capital, carro com motor diesel é muito visado por ladrões e afins. Tem o TR4 da Mit, mas pelo que eu acompanho aqui no forum nestes últimos 3 anos, não dá para encarar. Este carro não me seduziu. Já o Jimny, está me seduzindo. Abs. Válter.

Joao Paulo
07/01/2010, 21:56
Pessoal,

tambem estou na duvida entre os 205/70 da Bridgestone Dueler A/T, Dunlop AT3 e Pirelli Scorpion - alguem ja rodou mais de 40 mil km com algum deles?

Preciso trocar meus duelers originais e estou considerando instalar definitivamente meu jogo extra de BF Mud 215/75/15 - mas eles sao bem mais pesados para um uso predominantemente urbano...

Vbeltram,

os BF Mud 215/75/15 batem um pouco nos paralamas, principalmente quando cheios de lama ou quando em fim de curso. Para mim nao é problema porque troquei os paralamas de plastico por ferro, mudando o desenho. De qquer forma, nao mexi em suspensao nem coloquei calços.

Quanto ao carro, gosto muito do meu Jimny (tive um Defender 90 por alguns anos e por custo/beneficio decidi ficar com o japones).
Porem, acho que 3 anos num Tracker é pouco, ele tb é um suzuki - a menos que a quilometragem seja muito alta eu faria uma boa revisao e ficaria com ele.

O novo Jimny HR está bem interessante, já sai com pneus 215/75/15 e suspensao levantada - se o seu perfil é mais off-road, é uma opção interessante (ainda que cara).


Abs,

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2010, 22:35
Pessoal,

tambem estou na duvida entre os 205/70 da Bridgestone Dueler A/T, Dunlop AT3 e Pirelli Scorpion - alguem ja rodou mais de 40 mil km com algum deles?

Preciso trocar meus duelers originais e estou considerando instalar definitivamente meu jogo extra de BF Mud 215/75/15 - mas eles sao bem mais pesados para um uso predominantemente urbano...

Vbeltram,

os BF Mud 215/75/15 batem um pouco nos paralamas, principalmente quando cheios de lama ou quando em fim de curso. Para mim nao é problema porque troquei os paralamas de plastico por ferro, mudando o desenho. De qquer forma, nao mexi em suspensao nem coloquei calços.

Quanto ao carro, gosto muito do meu Jimny (tive um Defender 90 por alguns anos e por custo/beneficio decidi ficar com o japones).
Porem, acho que 3 anos num Tracker é pouco, ele tb é um suzuki - a menos que a quilometragem seja muito alta eu faria uma boa revisao e ficaria com ele.

O novo Jimny HR está bem interessante, já sai com pneus 215/75/15 e suspensao levantada - se o seu perfil é mais off-road, é uma opção interessante (ainda que cara).


Abs,

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"
Valeu João Paulo. Obrigado pela resposta. Talvez ficar com o Tracker ( que na verdade é um Suzuki Grand Vitara, como você bem falou) seja a melhor opção. O meu é 2006/2007 e está com 35.000 km, pois só o utilizo para viagens. Apesar de fazer trilhas eventuais , eu sou chato com a manutenção. Troco tudo, preventivamente, inclusive o óleo do motor e filtro entre 3.000 e 4.000 km,dependendo do tipo de uso.O problema, em ficar muito tempo com o carro é que a defasagem entre um usado e um zero, é muito grande. Será que no J. HR eles colocam apenas o calço? ou mudam tb as molas traseiras? Seria interessante ter estas informações. A sua informação sobre a Land foi importante, pois como aposentado, não poderei dispor de muita grana e o Jimny, me parece, tem uma ótima relação custo/benefício, além de ser um legítimo Suzuki , pois é montado no Japão ( ao contrário do Tracker, que apesar de ser todo Suzuki é montado na Argentina, com alguns componentes de péssima qualidade, sem contar com a mão de obra que não é lá estas coisas. Ainda bem que os componentes principais, são todos Suzuki). Como bem disse o grande X, é um privilégio contarmos com a opção do Jimny aqui no Brasil. Na minha opinião, o Jimny é um legítimo off-road, um dos melhores, apesar de achá-lo um pouco feio ( acho o Tracker ainda mais feio) Abs. Válter

TMorais
08/01/2010, 01:18
Valeu João Paulo. Obrigado pela resposta. Talvez ficar com o Tracker ( que na verdade é um Suzuki Grand Vitara, como você bem falou) seja a melhor opção. O meu é 2006/2007 e está com 35.000 km, pois só o utilizo para viagens. Apesar de fazer trilhas eventuais , eu sou chato com a manutenção. Troco tudo, preventivamente, inclusive o óleo do motor e filtro entre 3.000 e 4.000 km,dependendo do tipo de uso.O problema, em ficar muito tempo com o carro é que a defasagem entre um usado e um zero, é muito grande. Será que no J. HR eles colocam apenas o calço? ou mudam tb as molas traseiras? Seria interessante ter estas informações. A sua informação sobre a Land foi importante, pois como aposentado, não poderei dispor de muita grana e o Jimny, me parece, tem uma ótima relação custo/benefício, além de ser um legítimo Suzuki , pois é montado no Japão ( ao contrário do Tracker, que apesar de ser todo Suzuki é montado na Argentina, com alguns componentes de péssima qualidade, sem contar com a mão de obra que não é lá estas coisas. Ainda bem que os componentes principais, são todos Suzuki). Como bem disse o grande X, é um privilégio contarmos com a opção do Jimny aqui no Brasil. Na minha opinião, o Jimny é um legítimo off-road, um dos melhores, apesar de achá-lo um pouco feio ( acho o Tracker ainda mais feio) Abs. Válter

Ainda acho que vc deve rodar mais com o Tracker. 35mil km é nada p um suzuki.

Alfredo Stavale
08/01/2010, 10:17
Valter, sou do rio de janeiro e tenho um jimny se quiser ver meu carro (a cho que está muito alem do que você precisa) e ai posso te dar varias dicas sobre o carro. não acho aconselhavel pagar mais carro por essa versão HR não pois não tem nada demais. dizer que tem suspensão elevada pra penus 215 é uma coisa que com certeza foi feito da mesma maneira que você poderia afzer em casa, colocar um calço de 3cm na suspensão do jimny pra colocar 215 não vai alterar em absolutamente nada o comportamento do carro em relação ao original. eu te garanto isso.:concordo:

bem, tb acho que você não deveria trocar o tracker pois está bem novinho.

MATOSWR
08/01/2010, 10:39
Olá Alfredo, comprei um Jimny agora e queria saber onde tem boas oficinas para esse carro aki no Rio?e tb loja de acessorio para 4x4. se vc tiver uma dicas fico grato
abraços

sandro-natal
08/01/2010, 12:10
Fosse para lama tudo bem, mas ele quer para areia e dunas... Ele já esta com estes pneus e viu que não são os ideais...

Jeff, os meus pneus não são MUD, são All Terrain (AT)
BF Goodrich 215 75 15 AT KO.

Somente a partir da finalização dos testes poderei saber quais são os pneus ideais para o Jimny em dunas. Durante esta semana estou fazendo testes no 215. Na semana que vem, vou trocá-los por 205 70 15 AT também novos e repetir os mesmos testes, aí farei a comparação.

Até o momento posso dizer que os pneus BF Goodrich 215 75 15 AT KO são excelentes, dão boa estabilidade, andam bem no molhado, tornam o carro alto, são bonitos, e o carro sem calço, não raspam, exceto em algumas depressões nas dunas, com o carro com velocidade, mas foram pouquíssimas ocasiões. O carro também não atola de jeito nenhum. Testes feitos nas dunas com pneus com 10 e 9 PSI.
No entanto, percebi falta de potência em algumas dunas, e suspeito que seja por causa dos pneus mais pesados. Mas isso é uma impressão que pretendo esclarecer com os testes.

Abraço,
Sandro

Marco-Maga
08/01/2010, 13:47
Boa noite TMorais. Tudo bem? Feliz 2010. Com estes pneus não é necessário colocar calços de suspensão e trocar as molas traseiras? Cada vez mais estou inclinado a comprar um Jimny, pois o meu Tracker está com mais de 3 anos de uso e para ter tranqüilidade nas viagens longas (na minha opinião) acho que 3 anos está de bom tamanho. Como eu faço uso do carro com apenas duas pessoas (piloto e passageiro) acho que não vou ter problemas com a bagagem. Eu sei que o GV ou Tracker é bem mais confortável e estável do que o Jimny, mas como eu não gostaria de sair da Suzuki, além de não querer gastar uma fortuna num outro carro zero, não tenho outra opção. Uma opção , bem mais cara, seria o Troller, mais aqui em S.P., Capital, carro com motor diesel é muito visado por ladrões e afins. Tem o TR4 da Mit, mas pelo que eu acompanho aqui no forum nestes últimos 3 anos, não dá para encarar. Este carro não me seduziu. Já o Jimny, está me seduzindo. Abs. Válter.

Grande Valter..

Estive na concessionaria Suzuki Kasama, e eles tem tres Jimny's usados 09/09 um prata com 20.000 km por 48.000,00, outro verde com 9000 km 50.000,00 e outro vermelho que é aquele do Auto Esporte da Globo com 1100 km por 54.000,00.

Boa ano... :concordo:


Abs.

VOVÔ DO TROLLER
08/01/2010, 21:24
Valeu TMORAIS, MARCÃO, ALFREDO, SANDRO e demais colegas foristas. Acho que vou ficar com o Tracker mesmo. Realmente, preciso usar mais um pouco para pagar o investimento. Na verdade, só recentemente consegui deixar o carro "redondo" depois que o mecânico Daniel aqui de Sampa, deu uns belos ajustes na viatura. Já era bom e ficou ainda melhor. O Jimny vai ficar mais para o futuro. Espero que a Suzuki continue trazendo o Jimny para o Brasil. Abs. Válter

p.s. Alfredo, obrigado pelo convite. Quando eu for para o RJ combinamos.

Alfredo Stavale
09/01/2010, 13:34
Valeu TMORAIS, MARCÃO, ALFREDO, SANDRO e demais colegas foristas. Acho que vou ficar com o Tracker mesmo. Realmente, preciso usar mais um pouco para pagar o investimento. Na verdade, só recentemente consegui deixar o carro "redondo" depois que o mecânico Daniel aqui de Sampa, deu uns belos ajustes na viatura. Já era bom e ficou ainda melhor. O Jimny vai ficar mais para o futuro. Espero que a Suzuki continue trazendo o Jimny para o Brasil. Abs. Válter

p.s. Alfredo, obrigado pelo convite. Quando eu for para o RJ combinamos.

opa, perdoe-me achei que o senhor era do rio de janeiro. Mas o convite está de pé!:concordo:

sandro-natal
14/01/2010, 11:00
Pessoal,
Alguma sugestão de pneus para o Jimny, agora que a Michelin e a BF Goodrich deixaram de fabricar as medidas originais do carro (205 70 15)? Esses pneus custavam em torno de 400 reais a unidade. Nessa faixa de preço, encontrei os pneus
Bridgestone Dueler AT 205 70 15 - 400 reais.
Dunlop Grandtrek AT3 205 70 15 - 370 reais.
Acabarei os testes com o BF 215 75 15 neste final de semana, logo comprarei os novos pneus segunda-feira, portanto se não ouvir nenhuma sugestão melhor, vou comprar os Bridgestone, que estão por 400 contos aqui em Natal.
Abraços!

rogeriomasih
15/01/2010, 18:47
Postei esta pergunta em outro tópico, mas não lembro qual foi...então vou perguntar novamente:

Na prática faz realmente diferença entre um pneu 205 R15 e um 215 R15? será que dá realmente para sentir diferença em função de serem maiores e mais pesados?

JEFFCATUNDA
15/01/2010, 19:14
Postei esta pergunta em outro tópico, mas não lembro qual foi...então vou perguntar novamente:

Na prática faz realmente diferença entre um pneu 205 R15 e um 215 R15? será que dá realmente para sentir diferença em função de serem maiores e mais pesados?
Rogério, uma forma bem simples de você observar essas diferenças é andar com seus pneus com calibragem diferente...

Quando bem cheios, tanto a banda de rodagem tende a pegar menos no solo quanto a altura do pneu aumenta. Você nota, visivelmente, que seu carro cresce, fica mais elevado do solo, com centro de gravidade mais alto... ele fica mais leve e bem mais instavel tambem...

Andando com os pneus com calibragem abaixo das habituais, ele aumenta a aderencia por conta do contato maior com o solo e cai o centro de gravidade... Ele fica mais pesado, mais na mão, mas com respostas mais lentas....

Logicamente que esse teste que eu falei tem suas limitações, principalmente om os pneus mais vazios, pois a viatura vai jogar de lado, coisa que não faria com pneus maiores devidamente cheios...

Em um pneu maior e mais alto temos então tanto a aumento do diametro quanto o aumento da largura... fica portanto mais pesado e mais instavel...Tanto o aumento do raio do pneu quanto o aumento da banda vão pesar mais para o motor...

Uma duvida que tenho é:

O QUE PESA E PREJUDICA MAIS O MOTOR EM RELAÇÃO A FORÇAR MOTOR E PERDER POTENCIA.... ALTURA OU LARGURA?

Particularmente acho que em viaturas como o samurai e o jimny, necessitamos mais de altura que de largura... mas dependendo do uso que damos a mesma...

Altura para lama e erosões e largura para areia...

A grande dificuldade é você configurar uma viatura para TODO-O TERRENO, sem perder alguma coisa....

Maurício Fernandes
16/01/2010, 11:55
Cobre pneus, lendo o tópico não tenho muito a acrescentar, pois meu uso é maior no barro do que em areia.
Para quem interessar, tenho pneus recapados da pneusost.com , modelo oligator.
No barro vai bem se for uma lama molhada, pois se for um barro mais grudento, empapa tudo e vira "slick".
Quanto às medidas, uso a carcaça do 225/70 ,mas pretendo diminuir a largura (para 205) e ganhar um pouquinho na altura (75) para não ficar muito baixo, pois a altura para mim é fundamental.

VICTORP
16/01/2010, 15:36
Cobre pneus, lendo o tópico não tenho muito a acrescentar, pois meu uso é maior no barro do que em areia.
Para quem interessar, tenho pneus recapados da pneusost.com , modelo oligator.
No barro vai bem se for uma lama molhada, pois se for um barro mais grudento, empapa tudo e vira "slick".
Quanto às medidas, uso a carcaça do 225/70 ,mas pretendo diminuir a largura (para 205) e ganhar um pouquinho na altura (75) para não ficar muito baixo, pois a altura para mim é fundamental.

Mauricio vc ta usando recapados no dia a dia??
abraço

Maurício Fernandes
17/01/2010, 23:53
Sim.
O Jimny é meu segundo carro e uso mais em trilhas.
Os pneus recapados ficaram muito bons depois de 3000 kms. até esta km realmente era desconfortável rodar no asfalto.

MATOSWR
13/03/2010, 21:43
Eu vi todas as mensagens, mas continuo na dúvida. tenho um Jimny com suspensão original e com pneus 205/70 Yokohama. Gostaria de ter um segundo jogo de pneus. Para usar em terreno off-road com pedras e evetualmente alguma lama. (vou principalmente para areas de montanhas). O que seria recomendável? como seria para pequenas viagens pensei num recapado do tipo 20% onroad e 80% off-road, com as medidas originais (não quero colocar lift agora)
Alguem usa?
O que acham?

jcgaucho
25/03/2013, 16:02
Postei esta pergunta em outro tópico, mas não lembro qual foi...então vou perguntar novamente:

Na prática faz realmente diferença entre um pneu 205 R15 e um 215 R15? será que dá realmente para sentir diferença em função de serem maiores e mais pesados?

Prezados, sou projeto de iniciante 4x4. Tive essa dúvida e resolvi começar lentamente sem grandes modificações no meu inseto, pois uso no dia-dia, criança colégio e trabalho. Pretendo brincar suavemente quando possível...
Hoje tomei a decisão de substituir os originais do Jimny S pelos pneus da yokohama, 215 70 r15 A/T. Pelo que entendi a substituição não vai alterar muito o carro, exceto a questão de aquaplanagem que vai merecer mais atenção. Alguns sites sugerem que aumentar a largura pode dar mais tração...O que acham?

fredcorrea
16/06/2017, 02:31
Fala Galera! Vou ser bem direto na pergunta. Alguém com jimny 2013 em diante rodando com pneu 215/75/15 AT que saiba me informar sobre o consumo? Tenho um 2015 com bf goodrich 235/75/15 AT e tá fazendo entre 6,8 e 7,3 km/litro. Não adianta me dar referencia com MUD. Obrigado a todos!

guilhermejcp
02/07/2017, 18:08
Fala Galera! Vou ser bem direto na pergunta. Alguém com jimny 2013 em diante rodando com pneu 215/75/15 AT que saiba me informar sobre o consumo? Tenho um 2015 com bf goodrich 235/75/15 AT e tá fazendo entre 6,8 e 7,3 km/litro. Não adianta me dar referencia com MUD. Obrigado a todos!

O meu é 2011. Faz 9 a 10km/l. Cidade ou estrada. Mas tem que estar bem regulado. Ultimamente tem feito 8.3km/l. Tá na hora da revisão dos 60mil km.

manepipoca
13/07/2017, 10:43
Fala Galera! Vou ser bem direto na pergunta. Alguém com jimny 2013 em diante rodando com pneu 215/75/15 AT que saiba me informar sobre o consumo? Tenho um 2015 com bf goodrich 235/75/15 AT e tá fazendo entre 6,8 e 7,3 km/litro. Não adianta me dar referencia com MUD. Obrigado a todos!

General Grabber AT2 225/75 - 9,5km/l cidade e 11km/l estrada

Leo BA
14/07/2017, 20:36
Prezados, sou projeto de iniciante 4x4. Tive essa dúvida e resolvi começar lentamente sem grandes modificações no meu inseto, pois uso no dia-dia, criança colégio e trabalho. Pretendo brincar suavemente quando possível...
Hoje tomei a decisão de substituir os originais do Jimny S pelos pneus da yokohama, 215 70 r15 A/T. Pelo que entendi a substituição não vai alterar muito o carro, exceto a questão de aquaplanagem que vai merecer mais atenção. Alguns sites sugerem que aumentar a largura pode dar mais tração...O que acham?

Saindo do 205 para o 215 70 Geolandar da YOKO, a diferença de perda de torque será muito pequena.
Agora estou de Bridgestone 225 75, mas rodei 65 mil Km com os YOKO e exceto o preço, só tenho elogios.
O pneu é tão bom, que os meus nem tinham chumbo nas rodas, e continuam rodando no carro de um amigo. Pelo jeito chegarão nos 100 mil Km rodados.
Em tempo: nunca senti problema de aquaplanagem respeitados os limites do bom senso.

Ripoll
29/07/2017, 02:45
Tenho um jimny 4sport 2015 com lift de 2,5" e daqui uns 5 ou 10mil km também vou ter que trocar os pneus. Tinha vontade de colocar um 235/75R15 ou um de 30" mas também fico preocupado do consumo subir muito. Com meus MUDs gastos atualmente faço uns 9,5Km/l na cidade e 11 no máximo na estrada..

jorgeffn
29/07/2017, 14:19
Não existe almoço grátis...
Eu fazia uma média de 8,5 / 9 na cidade com os 235... mas consumo tem outras variáveis...

Abs!

Laranjinha
17/11/2017, 12:00
Bom dia prezados colegas,

o meu jimny chegou aos 34.000 km e comecei a sentir a necessidade de trocar o pneus. No último final de semana peguei uma estrada de terra que ficou bem escorregadia por causa da chuva e tive um pouco de dificuldades para sair de uma valeta.

Meu uso do carro é 90% urbano, mas não gostaria de perder muito da capacidade de sair de situações como que mencionei acima.

Gostaria da opinião dos colegas mais experientes sobre qual pneu posso comprar. O pirelli scorpion ATR é a melhor opção mesmo ou existem outras opções no mercado?

Abraço

jorgeffn
17/11/2017, 18:03
Bom dia prezados colegas,

o meu jimny chegou aos 34.000 km e comecei a sentir a necessidade de trocar o pneus. No último final de semana peguei uma estrada de terra que ficou bem escorregadia por causa da chuva e tive um pouco de dificuldades para sair de uma valeta.

Meu uso do carro é 90% urbano, mas não gostaria de perder muito da capacidade de sair de situações como que mencionei acima.

Gostaria da opinião dos colegas mais experientes sobre qual pneu posso comprar. O pirelli scorpion ATR é a melhor opção mesmo ou existem outras opções no mercado?

Abraço

Qual pneu usa atualmente?

particularmente acho os BF/AT muito bons para o uso misto... não vão se sair muito bem no barro, mas no nosso caso aqui, que barro tem ficado cada vez mais "objeto de luxo", acho que eles se saem muito bem... Tive um jogo de BF/MUD no Jimny, depois passei para os BF/AT´s e achei que não perdi muito no off (peguei estradas de terra em época de chuva), e o ganho no asfalto é perceptível. Outra opinião que tenho é que esses BF/AT são realmente AllTerrains... esses Pirelli acho de asfalto mesmo.

abs!

VOVÔ DO TROLLER
17/11/2017, 19:19
Qual pneu usa atualmente?

particularmente acho os BF/AT muito bons para o uso misto... não vão se sair muito bem no barro, mas no nosso caso aqui, que barro tem ficado cada vez mais "objeto de luxo", acho que eles se saem muito bem... Tive um jogo de BF/MUD no Jimny, depois passei para os BF/AT´s e achei que não perdi muito no off (peguei estradas de terra em época de chuva), e o ganho no asfalto é perceptível. Outra opinião que tenho é que esses BF/AT são realmente AllTerrains... esses Pirelli acho de asfalto mesmo.

abs!
Também compartilho da mesma opinião do Jorge. BF é muito mais pneu para off-road. Custam mais, mas também duram mais, principalmente os AT. Os AT chegam até enjoar de tanto que duram. Abs

jorgeffn
17/11/2017, 19:28
Também compartilho da mesma opinião do Jorge. BF é muito mais pneu para off-road. Custam mais, mas também duram mais, principalmente os AT. Os AT chegam até enjoar de tanto que duram. Abs

Pois é... os AT do Jimny rodaram uns 15 mil e ainda estavam muito novos... chuto que rodam mais 40 mil ao menos... o que já justifica o investimento. Agora o que não aguento é esses pneus "AT" que falam que são" 70% asfalto e 30% terra"... sempre me pergunto como chegam nessas porcentagens....:pensativo: enfim, devem ter estudos e técnicas para isso... mas o que pega é na prática, e para um uso no offroad moderado acho os BF/AT muito bons.. caso tenha necessidade de um pneu um pouco mais "agressivo" para o barro aí tem o MUD, mas que também é para barro suave... não aguenta barro exagerado.

abs!

Laranjinha
20/11/2017, 08:31
Bom dia Jorge, atualmente eu uso os pneus originais pirelli scorpion atr.

Vou pesquisar os BF A/T para ver se encontro um preço bom.

Boa semana.

jorgeffn
20/11/2017, 11:08
Bom dia Jorge, atualmente eu uso os pneus originais pirelli scorpion atr.

Vou pesquisar os BF A/T para ver se encontro um preço bom.

Boa semana.

Na época o melhor preço que achei foi na "PneusFree".... vai colocar os 215 ou 235?

abs!

weco
21/11/2017, 10:46
Bom dia pessoal, outra opção que parece satisfatória são os General Grabber at2, com o desenho muito parecido com os BF AT.

Nesse tópico o pessoal já debateu bastante sobre os dois:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/55572-bfgoodrich-ko-vs-general-grabber-at2.html

Exemplo do desenho dele:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902556526-kit-4-pneu-general-aro-15-23575r15-grabber-at2-109s-_JM?source=gps

Abraços

jorgeffn
21/11/2017, 11:03
Bom dia pessoal, outra opção que parece satisfatória são os General Grabber at2, com o desenho muito parecido com os BF AT.

Nesse tópico o pessoal já debateu bastante sobre os dois:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/55572-bfgoodrich-ko-vs-general-grabber-at2.html

Exemplo do desenho dele:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902556526-kit-4-pneu-general-aro-15-23575r15-grabber-at2-109s-_JM?source=gps

Abraços

Bem lembrado! Já li algumas boas referências aqui no Fórum sobre esse pneu....
e o preço está bem interessante!

estou usando General Grabber no Bugão, apesar de ser outro modelo, tenho gostado deles... só ainda não posso fazer uma previsão da durabilidade né... mas tem me parecido um ótimo pneu e ficando mais próximo dos ATs do que dos MUDs, o que atende demais para meu uso.

abs!

GWC
21/11/2017, 12:54
Esse realmente é um bom pneu, mas acho que só terá na medida 235/75 e não tem 215.



Bom dia pessoal, outra opção que parece satisfatória são os General Grabber at2, com o desenho muito parecido com os BF AT.

Nesse tópico o pessoal já debateu bastante sobre os dois:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/55572-bfgoodrich-ko-vs-general-grabber-at2.html

Exemplo do desenho dele:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902556526-kit-4-pneu-general-aro-15-23575r15-grabber-at2-109s-_JM?source=gps

Abraços

Laranjinha
23/11/2017, 10:49
Na época o melhor preço que achei foi na "PneusFree".... vai colocar os 215 ou 235?

abs!
Bom dia!
Desculpe a demora para responder. Eu ainda não sei quais medidas utilizar, pensei em manter com os 205 mas parece que os BF começam a partir do 215.
Além da troca dos pneus estou planejando trocar as rodas, por aço. Estou tendo muito problema com o balanceamento dessas rodas. Semana passada, quando fui balancear, me disseram que as rodas estão empenadas. No sábado irei à uma oficina que me indicaram para tentar desempenar, e ver o o problema era mesmo esse.
No mais, obrigado pelas orientações.

Abraço

jorgeffn
23/11/2017, 11:19
Bom dia!
Desculpe a demora para responder. Eu ainda não sei quais medidas utilizar, pensei em manter com os 205 mas parece que os BF começam a partir do 215.
Além da troca dos pneus estou planejando trocar as rodas, por aço. Estou tendo muito problema com o balanceamento dessas rodas. Semana passada, quando fui balancear, me disseram que as rodas estão empenadas. No sábado irei à uma oficina que me indicaram para tentar desempenar, e ver o o problema era mesmo esse.
No mais, obrigado pelas orientações.

Abraço

Opa... particularmente iria de 215 pelo menos... acho que com o 215 você perde muito pouco em desempenho no asfalto e ainda ganha um pouco no off. Acho os 235 excelentes no Jimny, mas aí precisa ao menos de um calço de carroceria. Eles cabiam nos 4Sport sem mexer em nada, mas a Suzuki tirou esses calços de carroceria.

Sobre as rodas, depois que troquei as do Jimny, melhorou demais. Coloquei as de ferro do Vitara... Uma amiga que tirou o Jimny zero aqui em BH também teve problemas com as rodas empenadas.. e olha que o uso dela é praticamente só urbano.. as vezes que pega umas estradas de terra para os interiores.. Jimny dela nunca viu trilha. Isso me faz pensar que essas rodas originais não aguentam muito o baque dessas ruas esburacadas que temos.

Só uma dica, se trocar as rodas, guarde as originais, o povo me enchia o saco querendo as originais quando estava vendendo o Jimny, eu já acho que as ferro deixaram ele com uma "cara" melhor.. hehehe

abs!

Laranjinha
23/11/2017, 14:05
Opa... particularmente iria de 215 pelo menos... acho que com o 215 você perde muito pouco em desempenho no asfalto e ainda ganha um pouco no off. Acho os 235 excelentes no Jimny, mas aí precisa ao menos de um calço de carroceria. Eles cabiam nos 4Sport sem mexer em nada, mas a Suzuki tirou esses calços de carroceria.

Sobre as rodas, depois que troquei as do Jimny, melhorou demais. Coloquei as de ferro do Vitara... Uma amiga que tirou o Jimny zero aqui em BH também teve problemas com as rodas empenadas.. e olha que o uso dela é praticamente só urbano.. as vezes que pega umas estradas de terra para os interiores.. Jimny dela nunca viu trilha. Isso me faz pensar que essas rodas originais não aguentam muito o baque dessas ruas esburacadas que temos.

Só uma dica, se trocar as rodas, guarde as originais, o povo me enchia o saco querendo as originais quando estava vendendo o Jimny, eu já acho que as ferro deixaram ele com uma "cara" melhor.. hehehe

abs!

Valeu pelas dicas. Só uma última dúvida. Os pneus de 215 encaixam nas rodas do jimny se problemas?

jorgeffn
23/11/2017, 17:20
Valeu pelas dicas. Só uma última dúvida. Os pneus de 215 encaixam nas rodas do jimny se problemas?

Sim... inclusive são opcionais nos 4Sport a bastante tempo. Os 235 também cabem, montei primeiramente nas rodas originais.. troquei depois de alguns meses.

abs!

rod07
04/12/2017, 17:43
Bom dia!
Desculpe a demora para responder. Eu ainda não sei quais medidas utilizar, pensei em manter com os 205 mas parece que os BF começam a partir do 215.
Além da troca dos pneus estou planejando trocar as rodas, por aço. Estou tendo muito problema com o balanceamento dessas rodas. Semana passada, quando fui balancear, me disseram que as rodas estão empenadas. No sábado irei à uma oficina que me indicaram para tentar desempenar, e ver o o problema era mesmo esse.
No mais, obrigado pelas orientações.

Abraço


boa tarde.

Não se já resolveu o problema do balanceamento. Já tentou fazer no local com aquelas máquinas antigas ? As rodas originais do Jimny geralmente não fazem balanceamento tradicional, não quer dizer que esteja empenadas. Passei por essa situação também e ficou perfeito fazendo o balancemento no local.
Abraço.

Laranjinha
11/12/2017, 17:00
boa tarde.

Não se já resolveu o problema do balanceamento. Já tentou fazer no local com aquelas máquinas antigas ? As rodas originais do Jimny geralmente não fazem balanceamento tradicional, não quer dizer que esteja empenadas. Passei por essa situação também e ficou perfeito fazendo o balancemento no local.
Abraço.
Eu já fiz o balanceamento local e realmente ficou bom, mas fiz quanto estive no ES e ainda não encontrei nenhuma oficina em BH que faça o balanceamento dessa forma.
O último balanceamento que resolveu alguma coisa eu fiz no Léo Off-Road. Não ficou 100% mas melhorou bem em relação ao que estava. O problema é que a oficina deles é bem contra-mão pra mim, e não funcionam no sábado.
Eu levei numa oficina especializada em rodas e eles disserem que as rodas do meu Jimny não estão empenadas.
Já estou ficando sem opções.

antonioivaldo
28/01/2018, 10:32
Olá, acabo de comprar meu pratinha, HR 2012 todo original, mas está com pneus para asfalto e preciso trocar para começar a brincar na serra. Qual o melhor pneu AT atualmente para ele? Precisa de calço?

Leo BA
28/01/2018, 10:53
Olá, acabo de comprar meu pratinha, HR 2012 todo original, mas está com pneus para asfalto e preciso trocar para começar a brincar na serra. Qual o melhor pneu AT atualmente para ele? Precisa de calço?

Bem vindo ao Fórum, Antônio.

Vai depender do quanto quiser mexer e gastar.
Afinal, jipe se faz, não se compra!

Tem muito material sobre pneus e rodas espalhados por aí, com paciência, encontrará tudo.
Facilitando sua vida, adianto-lhe que até 215 / 75 / 15 pode ir sem medo, sem lift e sem calços, mesmo no MUD.

Aliás, vejo pouca diferença entre o MUD e o AT. Em todos os lugares em que passei de MUD, passo com o AT, com a vantagem de que o AT no asfalto, nem se compara ao MUD.

Desejo-lhe boa sorte com o brinquedo e vai postando aí, os seus progressos.

Abs

Sergio Almeida
28/05/2019, 20:54
Boa Noite amigos, tenho dado uma pesquisada em pneus 215/75 R15 e tenho percebido que está muito difícil de achar... eu ainda tenho bastante tempo para rodar com os MTR 215/75 do meu jimny, mas estou com receio de não encontrar essa medida futuramente. Alguém já se informou sobre o que está acontecendo com essa medida???

CarlosDiego15
13/06/2019, 08:41
Bom dia. Estou substituindo os pneus do meu Jimny. Tenho a intenção de adquirir um jogo 215/75r15 AT. No entanto, constatei que os da BF nesta medida foi descontinuado. Alguém me daria uma dica sobre outra marca que esteja no mesmo nível?

Reginaldo Cechinel
05/10/2019, 17:41
Pessoal, boa tarde!
Tenho um Jimny 4Sport 2013 com calço de carroceria de 2” e meus pneus do dia a dia 215/75r15 MUD se acabaram. Alguém sabe quantos % vai aumentar o consumo se eu colocar 235/75r15 AT?

jorgeffn
06/10/2019, 12:39
Pessoal, boa tarde!
Tenho um Jimny 4Sport 2013 com calço de carroceria de 2” e meus pneus do dia a dia 215/75r15 MUD se acabaram. Alguém sabe quantos % vai aumentar o consumo se eu colocar 235/75r15 AT?

Reginaldo, tive um Jimny 4All 13, usei os mud 215 depois coloquei os BF AT 235... Não notei uma mudança tão significativa no consumo, altera um pouco (até porque às vezes tem que acelerar um pouco mais), mas eu não achei nada demais, porém não tenho a porcentagem dessa mudança. Meu Jimny fazia uma média de 8 / 8,5 na cidade (Belo Horizonte, muita ladeira).

Abs!

Ricardoasilva2
21/10/2019, 17:20
Já pesquisei bastante, mas não achei a informação, gostaria de saber se cabe os pneus 30" no Jimny 4sport 2015 sem adicionar lift (ele já tem aquele de fabrica) ou alteração de suspensão.

valeu...

Cleber NL
19/11/2019, 10:21
Ola pessoal,sou novato por aqui. Estou na região de Belo Horizonte a procura de 04 pneus para o Jimny. Encontrei disponivel, Maxxis Bravo AT 980 215/75 R15 em um site "Complete seu carro". Alguém teria estes pneus disponíveis e alguma informação sobre este site. Alguem ja rodou com este pneu. Obrigado a todos.

OsmanGioia
21/11/2019, 10:00
Boa Noite amigos, tenho dado uma pesquisada em pneus 215/75 R15 e tenho percebido que está muito difícil de achar... eu ainda tenho bastante tempo para rodar com os MTR 215/75 do meu jimny, mas estou com receio de não encontrar essa medida futuramente. Alguém já se informou sobre o que está acontecendo com essa medida???

O problema é que não existe nenhum carro nacional que saia de fábrica com 215. Por isso é difícil de achar. O Jimny HR vinha com o Pirelli Scorpion AT 215/75/15 de fábrica (é o meu caso). Continuo usando o mesmo pneu até hoje pois apesar de difícil de achar, dura uma eternidade, é ótimo no asfalto e melhor ainda na areia. Só deixa um pouco a desejar na lama.

Apesar de ser difícil de achar, sempre que precisei achei aqui no Recife. No Mercado Livre tbm tem

Osman

Cleber NL
29/11/2019, 09:10
Bom dia pessoal. Peço a ajuda dos experientes do grupo para seguinte duvida. Apos montar pneus 215/75/R15 AT 980 Maxxis Bravo, meu 4Sport 17/18 ta raspando na caixa de roda trazeiro esquerda ​ ao passar por desníveis tipo quebra molas por exemplo. Meu proposito no offroad são passeios com pequenas estradinhas de terra, nada de trilhas muito severas. Se eu montar calço de molas de 1 polegada resolvo o problema ???? . Valeu obrigado

Leo BA
29/11/2019, 19:59
Olá Cleber!
A rigor, este pneu deveria caber confortavelmente na caixa de rodas trazeira do 4Sport, sem nenhum lify. Caberia até no 4All.
Estou aqui imaginando, que alguma outra coisa esteja pegando.
Verifique mola e amortecedor, se está tudo bem assentado nos seus lugares.
Posta aqui depois o resultado.
Abs

Leo BA
29/11/2019, 22:12
Olá Cleber!
A rigor, este pneu deveria caber confortavelmente na caixa de rodas trazeira do 4Sport, sem nenhum lify. Caberia até no 4All.
Estou aqui imaginando, que alguma outra coisa esteja pegando.
Verifique mola e amortecedor, se está tudo bem assentado nos seus lugares.
Posta aqui depois o resultado.
Abs
Outra coisa me ocorreu;
A capa da caixa de roda, pode restar solta, reduzindo o espaço livre.
Verifique!

Cleber NL
30/11/2019, 09:20
Outra coisa me ocorreu;
A capa da caixa de roda, pode restar solta, reduzindo o espaço livre.
Verifique!
Opa, bom dia Leo. Vou verificar sim, a principio não constatei nenhum desalinhamento no conjunto. Aparentemente, em local plano existe um folga consideravel. Porém, na menor torção de carroceria ou simplesmente ultrapassar um obstaculo que force a suspensão trabalhar, o pneu raspa. Obrigado pelo retorno, vou fazer um check geral dps darei noticias. Valeu,

jorgeffn
30/11/2019, 13:18
Como o Léo BA disse, não era pra pegar, tive os 215 em um 4All original, pegava apenas em situações mais extremas. De qualquer forma o lift resolve seu problema, outra opção caso não queira mexer na suspensão é um body lift (carroceria), resolve o problema também e é uma solução até barata.

Abs!

Cleber NL
01/12/2019, 08:10
Como o Léo BA disse, não era pra pegar, tive os 215 em um 4All original, pegava apenas em situações mais extremas. De qualquer forma o lift resolve seu problema, outra opção caso não queira mexer na suspensão é um body lift (carroceria), resolve o problema também e é uma solução até barata.

Abs!

Bom dia Jorge

obrigado pela dica. Conferi molas, fixação dos apliques da moldura conforme sugestão do Leo e esta tudo ok. Ja verifiquei as 02 opções citadas por você. Li alguns relatos que tanto Lift quanto o body lift não resolveriam, porque o problema esta na largura do pneu e não na altura (sugestão seria ajustar parte interna dos apliques, cortar). Fiz um teste para marcar exatamente onde os pneus raspam. Teoricamente é possivel porque o que constatei é que durante o trabalho da suspensão, a carroceria movimenta e abaixa (torção), ultrapassando o eixo central das rodas. Acho que farei a tentativa com o kit da Tempus Ferramentaria (facilidade de apanhar sou de Nova Lima), porque elevando o conjunto, neste movimento que citei, existe possibilidade da carroceria não deslocar ate abaixo do eixo das rodas.

Valeu, obrigado ABS !!!!

jorgeffn
01/12/2019, 14:15
Cléber, estranho tá pegando tanto, mas enfim, o lift vai resolver seu problema. Já ouvi falar bem do kit da Tempus.
Depois dê uma olhada no tópico sobre lift pra Jimny, tem muita informação boa!
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/18691-lift-de-suspensao-para-o-jimny.html

Abs!

Cleber NL
01/12/2019, 20:23
Cléber, estranho tá pegando tanto, mas enfim, o lift vai resolver seu problema. Já ouvi falar bem do kit da Tempus.
Depois dê uma olhada no tópico sobre lift pra Jimny, tem muita informação boa!
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/18691-lift-de-suspensao-para-o-jimny.html

Abs!

Valeu Jorge

Depois registro aqui no Fórum o resultado. Vou me informar mais no tópico para então definir.

Abs !!!!!

Jorgelima
09/12/2019, 23:10
Cléber, estranho tá pegando tanto, mas enfim, o lift vai resolver seu problema. Já ouvi falar bem do kit da Tempus.
Depois dê uma olhada no tópico sobre lift pra Jimny, tem muita informação boa!
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/18691-lift-de-suspensao-para-o-jimny.html

Abs!

Comprei um Jimny 2020 Sport os pneu original é 205/70 quero colocar 215/75 não quero fazer lift posso? Alguém mim ajuda e desculpa se digitei no lugar errado pois entrei agora no grupo

Cleber NL
12/12/2019, 15:09
Comprei um Jimny 2020 Sport os pneu original é 205/70 quero colocar 215/75 não quero fazer lift posso? Alguém mim ajuda e desculpa se digitei no lugar errado pois entrei agora no grupo

Ola Jorge.

Meu Jimny tb é o Sport ano 17/18. Retirei os pneus 205/70 e montei 215/75 Maxxis Bravo, muito bom por sinal. Consegui resolver meu problema ajustando os apliques nos para-lamas traseiros. Na verdade cortando parte da borda destes apliques sem nenhum prejuízo aparente nestas molduras uma vez que o corte é feito internamente. A principio os pneus pararam de raspar.

Antes deste ajuste, me aconselharam a trocar as molduras pelo modelo 19/20. Então respondendo sua pergunta, é bem provável que vc consiga montar os pneus 215/75 sem nenhum problema e sem necessidade de Lift. Caso contrario já tem sugestão de ajuste para evitar contato do pneu com para-lamas. Boa sorte parceiro, e pode trocar pq vale o investimento. Se seu proposito é passeios leves em estradinhas de terra estará bem servido.

Abs,

Cleber

Jorgelima
16/12/2019, 17:10
Ola Jorge.

Meu Jimny tb é o Sport ano 17/18. Retirei os pneus 205/70 e montei 215/75 Maxxis Bravo, muito bom por sinal. Consegui resolver meu problema ajustando os apliques nos para-lamas traseiros. Na verdade cortando parte da borda destes apliques sem nenhum prejuízo aparente nestas molduras uma vez que o corte é feito internamente. A principio os pneus pararam de raspar.

Antes deste ajuste, me aconselharam a trocar as molduras pelo modelo 19/20. Então respondendo sua pergunta, é bem provável que vc consiga montar os pneus 215/75 sem nenhum problema e sem necessidade de Lift. Caso contrario já tem sugestão de ajuste para evitar contato do pneu com para-lamas. Boa sorte parceiro, e pode trocar pq vale o investimento. Se seu proposito é passeios leves em estradinhas de terra estará bem servido.

Abs,

Cleber

Boa tarde Cléber
Dava pra mim chamar no zap sua experiência é idêntica a minha queria fotos do lugar que corta
A menina da suzuki diz que realmente pega não quero lift o Carro é só trabalho
73 9 99766534
Vc tem está no grupo do zap ? Queria ver umas fotos com vc do lugar que corta pois se não der pra ver
Na verdade o meu Jimny chega essa semana e os pneus já estão aqui no jeito o modelo do meu as caixas é quadrada

JimnyRV
18/05/2020, 10:51
Pessoal, alguém já usou o Firestone Destination 235x75R15?
Depois de 60.000km e 5 anos, meus BF estão pedindo pra sair, e esse firestone está com um preço razoável...

Queria saber se a dificuldade de balancear é a mesma dos bf, e também se estão gostando deles. A unica coisa que encontrei de contra é que ele é barulhento, mas acho que nem vou sentir porque os bf estão piores que pneu de caminhão.

AG
01/06/2020, 20:14
Pessoal, alguém já usou o Firestone Destination 235x75R15?
Depois de 60.000km e 5 anos, meus BF estão pedindo pra sair, e esse firestone está com um preço razoável...

Queria saber se a dificuldade de balancear é a mesma dos bf, e também se estão gostando deles. A unica coisa que encontrei de contra é que ele é barulhento, mas acho que nem vou sentir porque os bf estão piores que pneu de caminhão.


Boa noite.
Tenhum um hr2011 com 2,5" de lift. Também estou namorando este pneu firestone 237/75/15.
Vc colocou ? Pegou em algum lugar ? Precisou fazer lift de carroceria ?
Grato
AGuinaldo