PDA

Ver Versão Completa : Florianópolis até Serra da Capivara-PI



Hum
15/09/2007, 02:16
Em junho sai, junto com a dona patroa, de Florianópolis com destino a São Raimundo Nonato-PI, com a intenção de fazer o percurso mais curto o possível, sem importar o tipo de estrada.
O roteiro foi: Floripa, São Paulo, BH, Montes Claros, Januária e Itacarambi-MG por estradas asfaltadas.
A intenção era Ir até a Bahia via Manga-MG e Cariranha-BA, mas em Manga, quando fui me informar como estava a estrada até Cariranha, um policial muito solicito me aconselhou a ir até Cocos-BA via Montalvânia, pois não há balsa para atravessar o rio cariranha. Eu poderia chegar até o rio e contratar um barco para chamar a balsa que faz a travessia do rio São Franscisco que fica estacionada em Malhada-Ba. Pesando o tempo e o custo, resolvemos ir via Cocos.
BR-135 Manga até Cocos (foto 1) é lama em pó, 145 Kms do mais pura lama em pó. De Cocos até Barra, com excessão da BR-242 é buraco em cima de buraco, tem buraco no acostamento esperando a vez.
Em Barra resolvemos tentar atravessar a serra pelas dunas de Umburanas, mas tentamos por dois caminhos, (eu só sabia que dunas do tamanho que encontramos existia no deserto do tenerê), e 300 kms depois estavamos de volta a Barra.
Acabamos indo até São Raimundo Nonato via Butirama, são 305 Kms pela BR-020. De Barra até Nova Holanda, a estrada esta boa, de Nova Holanda até a divisa com o Piauí é uma reta sem fim, muito bem conservada, apesar se ser terra, e da divisa até São Raimundo é uma picada de jegue.
Foram mais ou menos 2.700 Kms por estradas asfaltadas e 1.200 Kms por terra, areia, cascalho.
Fotos:
1 - BR-153 - MG.
2 - BR-020 - BA.
3 a 5 - BR-020 - PI.

Girti
15/09/2007, 07:55
Floripa-Piauí!!!??? Uma bela esticada, não? Parabéns, deve ter sido uma belíssima experiência!

Tenho um amigo que foi de São Paulo a Raimundo Nonato há vários anos, com seu Niva 93 (hoje ele tem um 99), adorou a viagem, disse que visitou um outro Brasil, desconhecido para nós, do Sudeste/Sul.

Newton Guerra
15/09/2007, 15:41
Que bela viagem! Estou querendo ir a São Raimundo Nonato no ano que vem, em janeiro ou julho. Como está a Serra da Capivara? Sei que eles estão lutando muito para manter o que conquistaram, para variar o governo não está ajudando muito...

Abraços

Hum
15/09/2007, 19:13
Vale a aventura, você passa por cerrado, da caatinga, dunas, é realmente outro mundo.
O parque é um capitulo a parte, muito bem conservado e com toda a infraestrutura, com caminhos, passarelas, abrigo para o carro nas paradas. Dá para conhecer toda a parte turística de carro.
O grande problema é chegar até lá. Não tem estradas, a melhor opcão quando na época era pela BR-020. Via Petrolina a estrada é só buraco, e tem risco de assalto devido a baixa velocidade.
Há anos vem se falando em fazer um aeroporto, mas de promessas não se faz um país.
O aconselhável é ir depois de maio, quando as chuvas param e é mais fresco e a caatinga ainda esta verde.
Recomendo como guia no passeio ao parque a Auremilia (aurecsc@yahoo.com.br), ela é muito simpática e conhece do assunto, não é guia "pré-programado", vocês podem contatar ela no Museu do Homem Americano, que não se pode deixar de visitar.
Também vale a pena é ir até Piri-Piri, no parque das Sete Cidades, eu fui a uns três anos.
Mais algumas fotos:
1 - O paredão onde foi descoberto os fósseis mais antigos da presença humana nas américas.
2 - Desenho ruprestre simbolo do parque. Se olhar bem vai ver uma cena inusitada.
3 - Vista parcial do parque com abrigo para o carro. Mostra o cuidado com os turistas.
4 - Pedra furada, outro simbolo do parque.

Fernando da Terra
02/10/2007, 07:16
Olá Enio, tudo legal?
Coloque mais fotos da tua viagem se tiver, principalmente lá da parte de cima no nosso brasilzão.....

Fernando

Hum
03/10/2007, 02:46
Este caminho pela BR-020 é o que o Rally dos Sertões esta fazendo nos últimos anos. Quando nós estavamos em Barra-BA, nos disseram que estavam gravando um filme por lá, e eu fiquei sabendo posteriormente que é um filme sobre a construção da BR-020, que foi aberta pelos anos 60. Dizem que houve até queda de meteorito, que atrasou as obras. Vamos esperar pelo filme.
Para quem está indo para o Jalapão, Chapada Diamantina ou Jericoacoara e delta do Parnaiba (se esta indo do sul) a serra da capivara é uma visita que vale a pena. São três ou quatro dias a mais. É um dos mais importantes parques do País, não só pela beleza, mas pela história das Américas. É pré-tudo.

Fernando, lá vai mais algumas, depois eu posto mais.

1- Por do sol na BR-020, já no Piauí.
2- Vista do parque, é uma trilha legal que passa por uma ravina, e a saída é por cima desta pedra branca, tem que escalar um pouco.
3- Não há muita sombra na caatinga.
4- Tipo mais comum de habitação. Adobe.
5- Seabra-BA.

Hum
06/10/2007, 00:40
1- Prefeitura de Barra-BA.
2- Baixão das andorinhas, parque.
3- Urna funerária, Museu do Homem Americano.
4- Museu do Homem Americano.
5- Rio São Francisco.