PDA

Ver Versão Completa : Férias Na Mantiqueira / Itatiaia



arlei_vitara
28/08/2007, 17:20
Galera,

A tempos tenho vontade de conhecer a região da Serra da Mantiqueira, PN Itatiaia etc. To avaliando roteiros, coletando informações, já tenho uma boa idéia do que ver na região, onde ficar etc etc..........mas gostaria de trocar umas idéias com o pessoal.
Inicialmente o caminho até lá...........considerando que estou em Porto Alegre e vou subir pelo litoral até Curitiba, não estava muito a fim de contornar a cidade de SP e seguir via Rio-SP. Vale a pena, ou aumenta muuuuuuuuito a viagem, subir o estado de SP pelo litoral, Rio-Santos, e sair passando por Cunha subindo a Bocaina até a Rio-SP ??
Outra dúvida é quanto à época...........minhas férias serão em fevereiro...............roteiros de serra são para inverno, então não sei se vale a pena visitar esta região no verão..........aqui no sul pelo menos os melhores visuais são no inverno, no verão costuma chover muito na região da Mantiqueira ???
Basicamente tô pensando em conhecer o PN Itatiaia, fazer a caminhada até a base das Agulhas Negras / Prateleiras (não quero escalar ao pico), Itamonte, fazer a conhecida "volta dos 80" que percorre boa parte do interior da região, e Fragária. A região do Garrafão é próxima certo ??? Existe dificuldade de acessar a região dos campos do Garrafão sozinho, com a família ???
Por enquanto acho que é isso.............

[ ]s pensando na estrada

Girti
28/08/2007, 19:07
Galera,

A tempos tenho vontade de conhecer a região da Serra da Mantiqueira, PN Itatiaia etc. To avaliando roteiros, coletando informações, já tenho uma boa idéia do que ver na região, onde ficar etc etc..........mas gostaria de trocar umas idéias com o pessoal.
Inicialmente o caminho até lá...........considerando que estou em Porto Alegre e vou subir pelo litoral até Curitiba, não estava muito a fim de contornar a cidade de SP e seguir via Rio-SP. Vale a pena, ou aumenta muuuuuuuuito a viagem, subir o estado de SP pelo litoral, Rio-Santos, e sair passando por Cunha subindo a Bocaina até a Rio-SP ??
Outra dúvida é quanto à época...........minhas férias serão em fevereiro...............roteiros de serra são para inverno, então não sei se vale a pena visitar esta região no verão..........aqui no sul pelo menos os melhores visuais são no inverno, no verão costuma chover muito na região da Mantiqueira ???
Basicamente tô pensando em conhecer o PN Itatiaia, fazer a caminhada até a base das Agulhas Negras / Prateleiras (não quero escalar ao pico), Itamonte, fazer a conhecida "volta dos 80" que percorre boa parte do interior da região, e Fragária. A região do Garrafão é próxima certo ??? Existe dificuldade de acessar a região dos campos do Garrafão sozinho, com a família ???
Por enquanto acho que é isso.............

[ ]s pensando na estrada

Olá, Arlei!

Sem falsa modéstia, posso me considerar um bom conhecedor nesta região, pois viajo muito para lá. Há muito assunto, recomendo reservar vários dias para a região. Vou responder às suas perguntas e fazer algumas sugestões, abaixo. Para facilitar a leitura, escreverei em MAIÚSCULAS, o que, é claro, não significa que estou gritando :)

================================================== ======

Inicialmente o caminho até lá: considerando que estou em Porto Alegre e vou subir pelo litoral até Curitiba, não estava muito a fim de contornar a cidade de SP e seguir via Rio-SP. Vale a pena, ou aumenta muuuuuuuuito a viagem, subir o estado de SP pelo litoral, Rio-Santos, e sair passando por Cunha subindo a Bocaina até a Rio-SP ??

O DESVIO SERÁ MUITO GRANDE E EXTREMAMENTE DEMORADO, A RIO-SANTOS É CHEIA DE LOMBADAS E, ALÉM DISSO, VOCÊ ESTARÁ PASSANDO POR LÁ JUSTAMENTE NA ALTA TEMPORADA (= MUITO MOVIMENTO), É MELHOR VOCÊ PASSAR POR SÃO PAULO. O QUE VOCÊ PODE TENTAR FAZER É PASSAR EM SAMPA NO SÁBADO OU NO DOMINGO, QUANDO O TRÂNSITO É BEM MELHOR;

2- SE ESCOLHER O ROTEIRO PELO LITORAL, RELAXE E APROVEITE PARA FAZER UM PASSEIO BACANA: ENTRAR EM PEDRO DE TOLEDO, SEGUINDO POR PERUÍBE, ITANHAÉM, SANTOS, E DEPOIS PELA RIO-SANTOS ATÉ PARATI. DURMA LÁ (E FIQUE UM OU DOIS DIAS, SE PUDER). DEPOIS, SUBA PELA ESTRADA DE CUNHA, SEGUINDO DEPOIS ATÉ A VIA DUTRA, DE ONDE VOCÊ VOLTARÁ A SEGUIR O ROTEIRO "NORMAL"

Outra dúvida é quanto à época. Minhas férias serão em fevereiro. Roteiros de serra são para inverno, então não sei se vale a pena visitar esta região no verão, aqui no sul pelo menos os melhores visuais são no inverno, no verão costuma chover muito na região da Mantiqueira ???

DE FATO, O VERÃO É ÉPOCA DE MAIS CHUVAS NESTA REGIÃO, MAS ISTO NÃO CHEGA A COMPROMETER TOTALMENTE, POIS GERALMENTE ELAS OCORREM À TARDE, DE MODO QUE VOCÊ PODERÁ APROVEITAR A PARTE DA MANHÃ PARA PASSEAR. ALÉM DISSO, MAIS CHUVA SIGNIFICARÁ MAIS LAMA (RSRSRS)

Basicamente tô pensando em conhecer o PN Itatiaia, fazer a caminhada até a base das Agulhas Negras / Prateleiras (não quero escalar ao pico)

COMO VOCÊ TALVEZ JÁ ESTEJA SABENDO, O PNI ESTÁ FECHADO EM SUA PARTE ALTA, POIS ESTÁ OCORRENDO UM GRANDE INCÊNDIO POR LÁ. NÃO HÁ PREVISÃO DE ABERTURA, MAS CREIO QUE, ATÉ FEVEREIRO, ELE VAI ESTAR ABERTO

Itamonte, fazer a conhecida "volta dos 80" que percorre boa parte do interior da região, e Fragária

ÓTIMO ROTEIRO, VOCÊ PODERÁ INTERROMPER A VOLTA DOS 80 PARA VISITAR O PNI E DEPOIS SEGUIR ATÉ FRAGÁRIA. SE FICAR POR LÁ, PODERÁ SE HOSPEDAR NA POUSADA DOS LOBOS, QUE FICA NA VOLTA DOS 80. NÃO É MUITO PERTO DO PARQUE, MAS É, DE LONGE, A MELHOR OPÇÃO DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO.
HÁ UM SENÃO MUITO IMPORTANTE NA VOLTA DOS 80: NESTA ÉPOCA DO ANO, PODE ACONTECER DE A VOLTA DOS 80 ESTAR IMPRATICÁVEL OU EXTREMAMENTE PERIGOSA ENTRE VARGEM GRANDE E FRAGÁRIA. VOCÊ TERÁ QUE SE INFORMAR, POUCOS DIAS ANTES, SOBRE O ESTADO DESTE TRECHO.

A região do Garrafão é próxima certo ??? Existe dificuldade de acessar a região dos campos do Garrafão sozinho, com a família ???

É PRÓXIMA E NÃO APRESENTA DIFICULDADE (E TAMBÉM NÃO TEM GRANDES ATRATIVOS, EXCETO A SUBIDA (A PÉ) DO DITO CUJO...)

UMA SUGESTÃO DE ROTEIRO, A PARTIR DA VIA DUTRA, INICIANDO-SE EM CACHOEIRA PAULISTA:

PASSA QUATRO/ITANHANDU/ITAMONTE/GARGANTA DO REGISTRO/PNI/VARGEM GRANDE/FRAGÁRIA

EM FRAGÁRIA HÁ UMA SIMPÁTICA POUSADA, A DO OTÁVIO E DA CEILA, VALE A PENA PASSAR UNS 2 DIAS LÁ

DEPOIS, HÁ DUAS OPÇÕES:

SEGUIR ATÉ MARINGÁ (VISCONDE DE MAUÁ), VIA CAPIVARA, SANTO ANTONIO E MIRANTÃO. RECOMENDO ESTA OPÇÃO, VISCONDE DE MAUÁ VALE UMA VISITA DE ALGUNS DIAS

OUTRA OPÇÃO É SAIR PARA ALAGOA E AIRUOCA. NESTE TRAJETO, VOCÊ PODERÁ DEDICAR ALGUMAS HORAS A UMA VISITA AO VALE DO GARRAFÃO. EM AIURUOCA, HÁ OPÇÕES DE HOSPEDAGEM E PASSEIOS.

CASO VOCÊ DISPONHA DE TEMPO, PODERÁ UNIR O SEGUNDO ROTEIRO AO PRIMEIRO, OU SEJA:

FRAGÁRIA/GARRAFÃO/ALAGOA/AIURUOCA/SANTO ANTONIO (INFORME-SE SOBRE AS CONDIÇÕES DESTA ESTRADA, POIS, NA ÉPOCA DE CHUVAS, PODERÁ ESTAR INTRANSITÁVEL. SE ESTIVER, SIGA DE AIURUOCA ATÉ O ASFALTO E VÁ POR CARVALHOS E FRANCESES ATÉ BOCAINA DE MINAS (POR UMA ÍNGREME SERRA COM BELOS VISUAIS), DE ONDE PODERÁ SEGUIR PARA SANTO ANTONIO)/MIRANTÃO/MARINGÁ

HEHEHE... CONFUSO, NÃO? POIS É, A REGIÃO TEM REALMENTE MUITO PARA VER E VISITAR! ESTOU ANEXANDO ALGUNS MAPAS, PARA FACILITAR A SUA ORIENTAÇÃO. TENHO TAMBÉM UM "MAPA" ORIENTATIVO FEITO POR MIM EM EXCEL, MAS O FORUM NÃO ACEITA ANEXOS XLS. SE INTERESSAR, INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL, PODERIE ENVIÁ-LO DIRETAMENTE.
SUGIRO A VOCÊ ENTRAR NO GOOGLE E PESQUISAR OS DIVERSOS LUGARES QUE CITEI, ISTO VAI AJUDÁ-LO.

SE TIVER DÚVIDAS, É SÓ ESCREVER!

[ ]S

Fernando da Terra
29/08/2007, 08:11
Arlei, tudo bem? Grande viagem essa que você está programando.
Se o seu objetivo for conhecer o parque, vale a pena ficar hospedado uns dias na Pousada Alsene que fica na parte alta do parque, cerca de 2 quilometros antes da portaria do parque. Fica fácil e rápido o acesso a ele. Não sei qual seu estilo, mas se for campista é um lugar sensacional para acampar. Existe também a possibilidade de ficar em chalé (se não me engano existem só um ou dois), e ficam bem próximos à area de camping (não é muito reservado). A pousada também dispõe de quartos coletivos (homens e mulheres separados), mas como você vai com a família, acho que não seria recomendável. Acesse www.alsene.com.br (http://www.alsene.com.br) para você ter uma idéia. A Pousada fica a 2.400 metros de altitude.
Agora o problema maior para conhecer o parque na época que você vai, é a estação das chuvas (na parte alta do parque, chega a chover cerca de 200 dias por ano). Já acampei lá em janeiro por 6 dias e somente 1 dia não choveu. Vou sempre no inverno que é a época mais indicada. Na parte alta, o lance são as caminhadas, já que a estrada só vai até o abrigo, que é o ponto de partida das trilhas. Por isso você deveria reservar mais dias para a parte alta do parque. Existe a outra portaria, com acesso na dutra, pegando a entrada para Penedo (mas também tem indicação para a entrada do parque). Lá tem altos banhos de cachoeira (se tiver disposto a encarar a água gelada, mas como você é do sul, deve estar acostumado).
Não existe ligação transitável entre as duas portarias, só trilhas, que por sinal já fiz (são cerca de 18 quilometros), mas ai tem que montar esquema de alguém te buscar do outro lado da travessia, além do que, você tem que se informar bem do caminho, pois existem alguns pontos na travessia que tem que ter bastante atenção para não errar o caminho, mas nem pensar em fazer essa travessia na época que você vai, devido às chuvas, tem que estar muito disposto e preparado. Pelo que ouvi falar, parece que o governo está investindo mais na estrutura do parque. O que dá dó são esses incêndios criminosos, como o que está acontecendo agora no parque e que tive a infeliz oportunidade de ver em outras ocasiões, o estrago que eles fazem lá....
Grande abraço.

Fernando

arlei_vitara
29/08/2007, 11:20
Fernando e Gil,

Boas infos, obrigado desde já :concordo: :concordo: tô cada vez mais a fim desta viagem !
Mas tô pensando seriamente em reprogramar para os meses de inverno, pois com chuva complica tudo, de estradas a visual para fotos.......
Quanto à pousada Alsene .......já ouvi falar muuuuuuuuuuito mal dela, pouca gente recomenda :pensativo: , então minha idéia inicial era montar a "base de operações" em Itamonte, pela relativa proximidade e maiores opções de hospedagem, restaurantes etc.

[ ]s,

Allan Nielsen
29/08/2007, 13:33
Arlei,

desaconselho vc fazer este passeio em fevereiro, pois será loteria em relação ao clima. Neste periodo de dez-março acontecem "veranicos" que são 10 dias de sol, verão normal que chove a tarde ou as "frentes frias" que chove até 20 dias sem parar.

A Volta dos 80 (q são 80 km) nesta epoca do ano chega em alguns casos ser impraticavel e muito perigosa.:shock:

A melhor e mas barata opção de acomodação é Itamonte com varias pousadas ao redor, podendo tambem ficar na cidade no Hotel Thomas (simples) ou no alto da serra no São Gotardo ou Casa Alpina (mais caros). Vc tambem pode ficar em Visconde de Mauá, Itatiaia e Penedo.

Para quem vem de longe sugiro que faça um passeio pelo Sul de Minas, tem o Circuito das Aguas (São Lourenço, Caxambu, Lambari etc) e a parte da corrida do ouro com Carrancas, São João del Rei, Tiradentes etc. Todos estes lugares tem uma boa estrutura de acomodação e atrações.

Mesmo eu sendo da região, não canso de rodar e conviver por estes caminhos.:grin:

Abs

Fernando da Terra
29/08/2007, 13:40
Bom, na realidade, eu só fiquei uma vez hospedado no camping da pousada. Só usava para banho e necessidades no banheiro.
Estou acostumado a fazer camping selvagem e já acampei várias vezes ao largo da estrada que dá acesso ao parque. Acontece
que faz uns 4 anos que não é mais permitido acampar nessas áreas (preservação e prevenção contra incêndios), existe somente a área da tal pousada.
Nunca usei os serviços de quarto e refeições da pousada, sempre levamos nosso rango, fogão, cerveja, vodka, vinho, pinga e alegria na nossa bagagem, isto é, fazer o rango após as caminhadas,
faz parte da diversão. Essa última vez que fui, só acampei lá por não existir mais áreas disponíveis. Não sabia que a fama era tão ruim assim, ainda bem que
não nos alimentamos lá....rs.... desculpe se te passei uma dica ruim.... ainda bem que você tem bons amigos por ai....rs....
Sua idéia de ficar em Itamonte é boa. No caso do parque, deve dar uns 20 km até a garganta do registro (asfalto) e depois mais 16 km até o parque (terra).
Caso você tenha que optar entre conhecer a parte alta do parque (garganta do registro) ou a parte baixa (acesso pela dutra), não tenha dúvida em escolher a parte alta,
pois a beleza lá é estonteante.
Agora, sua idéia de mudar a viagem para o inverno é a mais acertada. Você vai aproveitar e curtir muito mais....

Fernando

Girti
29/08/2007, 13:45
Arlei

A travessia a pé da parte alta para a baixa está proibidíssima, e as punições existem, não recomendo.

Arlei, o que você ouviu falar a respeito do Alsene é correto, conheço o Alsene há mais de 25 anos, e aquilo nunca foi bom. A localização do Alsene é fantástica, o visual idem, mas a única opção válida é acampar no local, por ser o mesmo o ponto mais próximo onde acampar é permitido. Os aposentos são ruins e caros, a comida é apenas passável. Não é um lugar aconchegante, muito pelo contrário.

Se você quer um ponto de apoio mais confortável na região, fique na Pousada dos Lobos, que fica muuuuuito mais próxima (cerca de 1 hora) da portaria da parte alta do parque do que Itamonte (ca. de 1,5 a 2 horas). Há opção de chalés, de quartos e de coletivos, a comida é ótima, e há outras caminhadas partindo da pousada. O único senão é que, costuma ficar aberta apenas nos finais de semana e feriados.

Importante: Itamonte é pequena, não há bons hotéis e restaurantes na cidade, os que existem ficam espalhados pela região, mas não na cidade.

A não ser que você pretenda escalar, não espere muitos passeios na parte alta do PNI, a não ser a bela natureza selvagem. Há 4 opções de passeio permitidas dentro do parque:
- escalar as Agulhas Negras;
- escalar as Prateleiras:
- escalar o Couto;
- caminhar até a Pedra do Altar e/ou, pela mesma trilha, até o vale do rio Aiuruoca

Portanto, se for só para caminhar e conhecer o parque, um dia bastará. Porém, como já escrevi acima e na minha mensagem anterior, há ótimas caminhadas na região, tanto próximo à Pousada dos Lobos como na Fragária e em Visconde de Mauá.

Não se deixe desanimar pelo fato de ser Verão, época em que, de fato, chove bastante na região. Entretanto, a não ser por um grande azar, as chuvas não costumam durar dias, costumam ocorrer apenas tempestades de Verão, à tarde. À noite haverá um friozinho agradável e, devido à época ser de mais chuvas, os rios e cachoeiras estarão mais bonitos. O único problema que você poderá encontrar (se é que isto é um problema para quem tem um 4x4) serão as estradas mais enlameadas. Além disso, os preços estarão mais baixos do que no Inverno (alta temporada), e as pousadas, restaurantes, etc... mais vazios. O que eu não recomendo é contar unicamente com hospedagem em barracas, se você der azar e pegar alguns dias de chuva, o bicho vai pegar... Em uma pousada, sempre haverá um teto e conforto. E mesmo com chuva, a região é linda, e será possível caminhar/rodar pelos arredores e comer a deliciosa comida mineira e trutas fresquinhas.

lg_gustavo
29/08/2007, 18:17
desaconselho vc fazer este passeio em fevereiro, pois será loteria em relação ao clima. Neste periodo de dez-março acontecem "veranicos" que são 10 dias de sol, verão normal que chove a tarde ou as "frentes frias" que chove até 20 dias sem parar.



Eu já passei um carnaval na região trancado em um chalé com a lareira acesa o dia todo... chuva, frio e lama por todo lado :?

Acho que essa foi uma das ultimas viagens que eu fiz em 4x2... ela foi decisiva para trocar o celta pelo samurai, hehehe :dance:

[ ]s

Girti
29/08/2007, 23:41
Eu já passei um carnaval na região trancado em um chalé com a lareira acesa o dia todo... chuva, frio e lama por todo lado :?

Acho que essa foi uma das ultimas viagens que eu fiz em 4x2... ela foi decisiva para trocar o celta pelo samurai, hehehe :dance:

[ ]s

Gustavo, por acaso foi na Fragária, no Carnaval de 2004?

Eu passei este chuvoso Carnaval lá, e acho que havia um Celta entre os carros dos hóspedes...

Arturyus
18/12/2008, 14:34
Girti, até onde dá para ir de carro dentro do parque?
Queria conhecer a parte alta do parque (Pico das Agulhas Negras e as Plateleiras), queria ir de carro até onde desse e seguir o resto a pé. Mas não tenho idéia de quanto de tempo eu gastaria nestes dois passeios.
Abraços,
Artur Sousa

Girti
18/12/2008, 15:46
Girti, até onde dá para ir de carro dentro do parque?
Queria conhecer a parte alta do parque (Pico das Agulhas Negras e as Plateleiras), queria ir de carro até onde desse e seguir o resto a pé. Mas não tenho idéia de quanto de tempo eu gastaria nestes dois passeios.
Abraços,
Artur Sousa

Artur, as normas do parque, pelo que sei, permitem a entrada de um número limitado de carros, por ordem de chegada na portaria. Depois de atingido este número, só a pé, são cerca de 4 Km até o Abrigo Rebouças, de onde sai a trilha para as Agulhas Negras. A estrada segue em frente (só a pé), para chegar à trilha que leva às Prateleiras.
ENTRETANTO, não é permitida a escalada das AN ou das Prateleiras por pessoas não experientes, para elas é obrigatório o guia. E há uma novidade, é obrigatório levar certos equipamentos. Veja os detalhes no site do PNI: http://www.ibama.gov.br/parna_itatiaia/
Respondendo à sua pergunta, considere um dia para cada ascensão, sendo que a das AN leva mais tempo.

Se você não quiser/puder subir as AN ou as Prateleiras, considere a bonita caminhada até a Pedra do Altar, ou a subida à Pedra do Couto, uma "escalaminhada" com mwenor dificuldade e um lindo visual.

Aonde você vai estar hospedado? A melhor opção na região é a Pousada dos Lobos, a outra opção, o Alsene, é péssima!

Vou estar na Fragária no Ano Novo, não fica muuuuuito distante, em termos mineiros :mrgreen:, do PNI

Pato jipeiro
19/12/2008, 23:23
Eu recomendo a voce descer por Taubaté até Ubatuba, e subir por Cunha. Voce pega o trecho mais bonito do litoral! Procure ir a Paraty durante a semana, pois fica fácil negociar o preço com os pousadeiros. A subida por Cunha e muito bonita, e eu recomendo uma noite em Penedo no Hotel Bertel, muito bem cuidado, e com diaria de R$90,00 durante a semana (fui em outubro) . Pessoalmente eu evitaria trafegar pelo litoral no verão, pois o transito é intenso. Recomendo fazer, como ja foi dito, fazer a passagem em SP no sábado ou no domingo e EVITAR a sexta. Na medida do possível, use o rodoanel, da Régis, até o final, na Anhanguera. Se voce tiver GPS e for de dia, há alguns atalhos pela Cantareira, mas nao va a noite sem conhecer a região.

Mande uma MP quando quiser.