PDA

Ver Versão Completa : Sportage fervendo



Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

alessandrossp
08/07/2007, 23:05
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

Assero
08/07/2007, 23:59
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

Alessandro,
Se a ventoinha que você colocou estivesse normal, você não conseguirira pará-la com o motor quente. Deve estar com defeito.
Quanto ao líquido de aferrecimento, deve ser composto de pelo menos 40% de anticongelante e 60% de água. (Se colocar só água, vai ferver!).
Experimente pegar aventoinha velha e trava-la. O carro não aquecerá. Pelo contrário, se estiver com o líquido certo e a válvula funcionando normalmente,
ficará com a temperatura muito abaixo do normal.
Você já levou num bom mecânico?

Espero ter ajudado.
Assero

alessandrossp
09/07/2007, 21:16
Alessandro,
Se a ventoinha que você colocou estivesse normal, você não conseguirira pará-la com o motor quente. Deve estar com defeito.
Quanto ao líquido de aferrecimento, deve ser composto de pelo menos 40% de anticongelante e 60% de água. (Se colocar só água, vai ferver!).
Experimente pegar aventoinha velha e trava-la. O carro não aquecerá. Pelo contrário, se estiver com o líquido certo e a válvula funcionando normalmente,
ficará com a temperatura muito abaixo do normal.
Você já levou num bom mecânico?

Espero ter ajudado.
Assero

Eu não levei a mecânico pois a troca é fácil. É tirar uma e colocar a outra. O que me entriga na questão é da peça ser nova e original e estar dando problema. Não entendo como essa ventoinha entende que a temperatura do motor esta alta. Sempre tive carros com ventoinha elétrica....

laserman
09/07/2007, 22:38
Eu não levei a mecânico pois a troca é fácil. É tirar uma e colocar a outra. O que me entriga na questão é da peça ser nova e original e estar dando problema. Não entendo como essa ventoinha entende que a temperatura do motor esta alta. Sempre tive carros com ventoinha elétrica....

Imagine um fluido com propriedades térmicas acoplando e desacoplando engrenagens, é mais ou menos isso !!

Como foi vc quem a trocou verifique se não vazou o gel ou a correia ficou frouxa, não custa conferir !

P.S. Pode ser ainda o sentido de rotação da hélice !

Boa sorte,

comenale
10/07/2007, 13:34
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

Alessandro,
Em que condições a viatura está fervendo, trânsito urbano, estrada ou em marcha lenta?
Se o problema for com a ventoinha deve ferver somente no trânsito urbano, pois na estrada a ventoinha não tem função, uma vez que o vento é quem executa a tarefa da mesma e em marcha lenta pode aparecer aquecimento mas não deve atingir o ponto de fervura ou deve demorar muito.
Verifique se há "ar" ou pressão no sistema da seginte forma: com o motor frio retire a tampa do radiador (observe se não está faltando água/liquido arrefecimento). Dê a partida no motor e mantenha uma acelereção em torno de 3000 giros e verifique se surgem bolhas de ar no movimento da água do radiador. Se isso estiver ocorrendo é possível que houve queima da junta do cabeçote ou empenamento do mesmo, sendo necessária passar por retífica.
Se não houver movimentação de água, o problema está na válvula termostárica, que ao atingir uma temperatura em torno dos 88ºC não está abrindo e dando passagem de líquido.
Outro ponto a ser verificado é a tampa do radiador, que deve ser trocada caso não sustente uma pressão interna em torno de 9bar.
Espero ter ajudado.

schmtz
10/07/2007, 19:05
Pede p/ alguém dar uma lieve acelerada, naum precisa passar dos 2500 R.P. M. naum, e vc vai lá atrás no escapamento e veja se sai uma fumaça esbranquiçada, ou excessivo gotejamento de água! Se as acelerações forem intermitentes, nada de uma aceleração constante naum, vc vai notar um ligeiro aumento na fumaça esbranquiçada na desaceleração. Se positivo, troque a junta do cabeçote, e nesse caso leve o cabeçote em uma retífica de confiança para verificar a necessidade de dar um "passe" ou não! Evite fazer isso, portanto, só se necessário. Verifique ainda no cabeçote, já que vai estar aberto mesmo, se as guias de válvulas estão devidamente ajustadas e as sedes sem vazamentos de compressão, e o pior de tudo: trincas... Só no olhômetro naum dá, tem que passar pelo raio X se houver alguma trinca, duas escolhas: a péssima é tentar recuperar por solda e reparo as trincas, fica uma m****, a correta, dói no bolso paca7, troque o cabeçote por um novo!
Agora, o que é mais comum mesmo, e absurdamente comum é a reposição de água no radiador, principalmente quando passa por "mecânicos" em que só é colocado água, sem o aditivo... Aí é inferno direto!
Experimente, caso no primeiro teste vc naum constate respingos de água no escape, e esvazie inteiramente a água do radiador, retirando a mangueira da parte debaixo, e em seguida adicone água com aditivo na proporção indicada no manual, compre uma tampa de radiador nova, custa em geral menos de R$ 15,00, naum valendo á pena economizar em algo taum barato, e depois dê umas voltas e verifique se o problema acabou.
Eu tenho ficado escorneado com minha ventoinha, pois assim que desligo o motor eu consigo girar as pás, mas com um certo arrastro, ou seja, uma certa pressão para que ela gire. É ainda viável utilizá-la, e o pior dos casos, vc compra uma nova e ela acaba agindo do mesmo jeito. Mas tem umas mais "brabas"que sob calor travam no eixo mesmo! Estas saum mais confiáveis, mas prepare-se com o preço delas ok?

Maverickturbo
11/07/2007, 01:13
So seguir a dica e os conselhos do pessoal, esse topicou uniu muitas informações e dicas pra que esta sendo atormentado pelo aquecimento.

Abraços

vendra
11/07/2007, 23:51
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
Cara , não pude deixar de te responder ,hoje eu tenho uma Xj 98, mas meu carro anterior era igual ao seu, e eu tive o mesmo problema. Até o cabeçote eu cheguei a abrir e o problema era a VENTOINHA. E ACREDITE SUBSTITUÍ A VELHA POR OUTRA COMPRADA NA CONCESSIONÁRIA E O PROBLE MA SE MANTEVE,A SORTE É QUE MEU MECA INVOCOU COM O ESTADO DA EMBALAGEM E ME MANDOU DEVOLVER NO MESMO DIA. O CARA DA SEÇÃO DE PEÇAS NEM RETRUCOU, MANDOU VIR OUTRA DE SÃO PAULO E DOIS DIAS DEPOIS , COM A NOVA NA MÃO O PROBLEMA ACABOU. Ela funciona com acoplamento a GEL, será que estes caras não trabalham com recondicionamento ,ou algum lote com defeito que eles tentam empurrar e se não cola eles substituem ? Nunca confiei na assistÊncia da KIA .

Mud & Roots
04/08/2007, 15:53
Muito bem pessoal, este é meu primeiro post, apesar de ser novato no Forum já tenho alguma experiência no assunto, minha Grand 00/99 TDI já passou por uma fervura braba e alguns alarmes falsos, então vou colocar aqui o que observei/aprendi, esperando ser corrigido se estiver errado:

> Motor diesel esquenta mesmo, é melhor estar preparado quando acontecer.

>Deve-se conferir o radiador no mínimo semanalmente, completando o nível de fluido quando necessário, principalmente na estrada (é totalmente normal a viatura "suar" um litro a cada 300 km +-)

> Apenas fluido anticongelante e água DESMINERALIZADA dentro do reservatório (água de poço, com seus íons e sais minerais, provoca reações eletroquímicas totalmente indesejáveis) na proporção 60% água -40% fluido (no meu radiador fica em 3l de fluido e 4.5l de água). Acredito que o monoetilenoglicol não evapora então, on the road, costumo completar com água destilada pura, corrijam-me se estiver errado.

>O ponteiro da TEMP deve ficar abaixo do risco do meio, se ela encostar no risco é um sintoma claro que a viatura já "suou" mais de 1.5l e deve ter o radiador completado.

> Comigo, o tal ponteiro já subiu várias vezes até 3/4 e até chegou na marca HOT e não aconteceu nada, mas é melhor abrir os ouvidos quando ele sobe, barulho de chaleira fervendo (SSSSSSSSSS) denuncia o rompimento da mangueira do radiador, pare e desligue o motor antes que o preju suba no telhado.

>É uma boa instalar sensores de temperatura de água e óleo para monitorar melhor, vou ver se instalo uns Cronomac este mês.
É isso, abraços a todos e boa lama.

dkrabbe
06/08/2007, 20:27
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
Oi Alessandro,
Eu também tive Sportage Gasolina 2.0 MRDI 99 e o problema de aquecimento também foi a ventoinha. Usei de tudo. Fluido anti-aquecimento, troquei as cebolinhas etc e etc e etc. Vai por nós, o aquecimento deve ser realmente da ventoinha. Sabe como eu testei? Soltei a bixinha e amarrei em dois dos 4 parafusos arames segurando nas hélices. Resultado? Batata, parou de aquecer. Acho que vc pode fazer o mesmo teste sem estragar esta novinha que vc colocou no carro.
Abçs
Daniel Krabbe

Mud & Roots
11/08/2007, 13:14
Muito bem pessoal, este é meu primeiro post, apesar de ser novato no Forum já tenho alguma experiência no assunto, minha Grand 00/99 TDI já passou por uma fervura braba e alguns alarmes falsos, então vou colocar aqui o que observei/aprendi, esperando ser corrigido se estiver errado:

> Motor diesel esquenta mesmo, é melhor estar preparado quando acontecer.

>Deve-se conferir o radiador no mínimo semanalmente, completando o nível de fluido quando necessário, principalmente na estrada (é totalmente normal a viatura "suar" um litro a cada 300 km +-)

> Apenas fluido anticongelante e água DESMINERALIZADA dentro do reservatório (água de poço, com seus íons e sais minerais, provoca reações eletroquímicas totalmente indesejáveis) na proporção 60% água -40% fluido (no meu radiador fica em 3l de fluido e 4.5l de água). Acredito que o monoetilenoglicol não evapora então, on the road, costumo completar com água destilada pura, corrijam-me se estiver errado.

>O ponteiro da TEMP deve ficar abaixo do risco do meio, se ela encostar no risco é um sintoma claro que a viatura já "suou" mais de 1.5l e deve ter o radiador completado.

> Comigo, o tal ponteiro já subiu várias vezes até 3/4 e até chegou na marca HOT e não aconteceu nada, mas é melhor abrir os ouvidos quando ele sobe, barulho de chaleira fervendo (SSSSSSSSSS) denuncia o rompimento da mangueira do radiador, pare e desligue o motor antes que o preju suba no telhado.

>É uma boa instalar sensores de temperatura de água e óleo para monitorar melhor, vou ver se instalo uns Cronomac este mês.
É isso, abraços a todos e boa lama.


Esqueçam tudo isso ae... anteontem a viatura me deu outro susto, soltando fumaça branca (vapor) pelo capô, fui checar, radiador vazando água, intercooler vazando óleo quente (q derreteu a mangueira inferior do rad), blablablá... de volta ao estaleiro, maiores informações no decorrer do período.

edusao
01/10/2007, 07:20
Bom dia rapaziada! me perdoem o mal jeito mas é que hoje estou naqueles dias. Acabei de comprar uma sport tdi 2001 (um mes mais ou menos) e a bichinha parecia um camelo, bebia bastante água. Entao troquei a tampa do radiador, por uma original da kia, e agora o sintoma mudou, em vez de "consumir água" (antes sumia tanto do radiador como do expansor), agora quando subo uma serra ela enche o expansor de água, esvaziando o radiador. Tudo isso ocorre com a temperatura marcando um pouquinho menos que o meio do relógio original no painel. Dai depois que esfria quando eu abro a tampa do radiador, é só assoprar naquele caninho de respiro que tem no bujao expansor que a água retorna para o radiador e fica tudo no nível normal de novo, tanto o radiador quanto o expansor. Claro que se eu andar bastante sem olhar daí vai jogando água fora pelo respiro. Já me falaram que é junta do cabeçote, cabeçote, ventoinha, válvula, a tampa original que nao presta, entre outras causas... Eu particularmente acho estranho pq um mecânico de confiança fez aqueles testes de compressao do motor e do sistema de radiador e constatou que está tudo dentro do normal, inclusive sem vazamentos aparentes. Por isso o que me intriga é que quando troquei a tampa do radiador a água parou de sumir, ela é expulsa para o expansor e nao volta para o radiador. Antes de eu trocar a tampa ela sumia, secava o expansor e um pouco do radiador também.

Estou nervoso pq ninguém me esclarece o que é, alguém já passou por isso?

Fico desde já muito agradecido se puderem me ajudar...

Abraços
Edusao.

comenale
01/10/2007, 09:15
...agora quando subo uma serra ela enche o expansor de água, esvaziando o radiador.

Edusao,

Esse é um tema muito discutido neste forum, com muitos relatos e experiências.
Tenho uma TDI e passei por situação identica a sua. A viatura tinha esse mesmo comportamento. Quando pegava uma estrada, principalmente em subidas ou serra, a temperatura subia e jorrava água para fora do sistema.
Não confie no marcador de temperatura, pois ele não indica a realidade. Se passar do meio, pare a viatura imediatamente. Se chegar no 3/4, a coisa fica muito feia:oops:.
No meu caso o problema todo era uma micro fissura no cabeçote, ocasionado por um aquecimento por travamento da válvula termostática. O grande problema da micro fissura é que os sintomas de aquecimentos só aparecem em situações de esforço do motor. E aí entra num ciclo vicioso, pois o sistema esquenta e joga água para fora e consequentemente jogando água para fora volta a esquentar mais rápido:!:
O cabeçote das sport´s é de alumínio e muito frágil em relação a aquecimento. Não aguenta nada acima do normal:mad:
Só resolvi esse problema quanto a viatura foi examinada por um mecânico de muita confiança e "capacitado", que me explicou em detalhes todos os sintomas sem eu ter que entrar nos detalhes.
Digo profissional de confiança e capacitado pois de início levei a viatura a outro profissional que fez o serviço pela metado, ou seja, só plainou o cabeçote e não verificou mais nada. Resultado, tive que refazer todo o serviço inicial e mais um pouco na segunda vez:evil:
Esse tema já tá merecendo virar um "best-seler":parede:

edusao
01/10/2007, 23:39
Comenale, primeiramente agradeço o retorno.
Na realidade meu carro está no cabide há 10 dias, e como o comprei há um mes isto me deixa nervoso e ansioso. Comprei o carro há pouco tempo mas já havia muito eu vinha procurando uma sportage. Como comprei de um amigo e verifiquei todas as características do carro, nao imaginei que pudesse estar com este problema. De qualquer forma, este amigo que me vendeu vai custear todos os reparos, que mesmo sem mexer no cabeçote já estao na casa dos 600 reais. Em primeiro foi trocada a tampa do radiador, daí os sintomas mudaram do sumiço da água do radiador e do expansor para a expulsao da água do radiador para o expansor, sem sumir. Agora já foi trocada a discofan por uma nova, na caixa da kia, foi testada a válvula termostática que está boa e foi retirado o radiador para uma limpeza e varetamento geral. Fizeram ainda aquele teste do copo de água, colocando o respiro do radiador dentro do copo para ver se faz bolhas de ar. Nao deu nada, entao o mecanico disse que provavelmente a junta do cabeçote está boa, senao faria bolhas de ar no copo.
De qualquer forma, amanhã, depois que eles montarem o radiador, vao testar o carro na estrada subindo uma serra. Diz o mecanico que acha que meu carro nao tem problema de cabeçote, embora eu esteja bem assustado com isso.
Outra coisa é que o relógio da temperatura nao passa do meio nunca, nem subindo e nem descendo. Mesmo subindo serras o ponteiro nao mexe. Acredito que até o meio ele marca certo, porque com o carro frio fica no mínimo e gradativamente ele vai subindo até o normal. Só para constar, o carro ta com 80 mil quilometros originais e já foi trocado o cabeçote, há mais ou menos uns 15 mil quilometros. Disseram que foi colocado um novo e original.

Bom, desculpe os detalhes mais o histórico deste site tem me ajudado muito, mesmo considerando que até hoje eu estava apenas lendo.

Muito obrigado!

Edusao.

Maverickturbo
02/10/2007, 00:49
Edusão,

Não confie no medidor original de temperatura! Se possivel instale outro!
Outra coisa, seria bom checar como esta a vazão de agua pelo radiador! O meu so estava com uns 30 ou 40% quando meu cabeçote trincou!

edusao
02/10/2007, 11:20
Ai Maverickturbo, vc parece que leu meus pensamentos. Eu acho que o medidor de temperatura nao está marcando certo. Voce instalou algum outro no seu carro ou saberia me dizer qual daria certo e se também trocou o sensor que vai ali perto da válvula termostática?

Valeu a dica!

Abraço

edusao
02/10/2007, 11:21
Ah, esqueci de dizer que o radiador está fora neste momento para fazer a limpeza geral e checar a vazáo...

Abraço

Amostardeiro
02/10/2007, 11:47
Ai Maverickturbo, vc parece que leu meus pensamentos. Eu acho que o medidor de temperatura nao está marcando certo. Voce instalou algum outro no seu carro ou saberia me dizer qual daria certo e se também trocou o sensor que vai ali perto da válvula termostática?

Valeu a dica!

Abraço

Edu

Quando montares o radiador de volta não te esquece de adicionar um aditivo anti fervura de boa qualidade à água , eu uso o Radiex, 3 litros de aditivo= + -40 % + água, deve melhorar bem o sintoma que tem a tua viatura.

Abraço

edusao
02/10/2007, 12:11
Opa, valeu também ai Antonio, vou lembrar o meu mecanico sobre isso. Hoje ele deve estar montando o radiador e até a tarde deve sair para testar. Depois posto aqui os resultados, mas já vi que a partir do momento em que tudo estiver certo, terei que andar com bastante cautela e redobrar os cuidados com esse carro, além de adaptar o novo medidor de temperatura também, que pelo visto é o mais importante para acompanhar nas viagens.

Abraço

Maverickturbo
02/10/2007, 14:25
Edusão,

Se vc puder instalar outro com o sensor que vier junto com o termometro, eu acho melhor. O cronomac ja da conta do recado e vc pode ficar mais tranquilo! Eu instalei na minha um medidor Isotta, mas isso foi por puro gosto! Ou se vc gostar de precisão mesmo, instala um da Autometer que vc não vai se arrepender!

edusao
05/10/2007, 12:11
Bom dia pessoal!

Gostaria de agradecer as respostas e dizer que finalmente peguei o carro na oficina e parece que ficou bom. Andei uns quinhentos quilômetros até agora, tanto em estrada como em cidade e a água nao baixou mais.

De qualquer forma, deixo registrada uma importante opinião e que espero possa auxiliar a todos os proprietários de sportage tdi:

"É muito importante manter o radiador em excelentes condiçoes de líquido e limpeza, bem como trocar o discofan ao primeiro sinal de que nao esteja funcionando perfeitamente e também a tampa do radiador. Sofri muito com estes itens achando que nao influenciavam tanto e na verdade eram os únicos problemas do consumo de água."

Valeu pelas dicas!

Edusao.

BRUNO.RODRIGUES61
05/10/2007, 13:29
Eu tambem, tive problemas com minha Sportage, e travei a ventoinha e nunca mais tive problemas com tempereratura, porém, observei que em alguns momentos ele dava uma enrosca, do tipo falta de combustível ou excesso, não dizer exatamente. Levei em um curioso que piorou a situação. Ele perdeu o a marcha lenta, o motor ficou quadrado. Levei em um especialista em injeção o qual resolveu o problema, mas tive que trocar um bico injetor, (laranja), e todas as mangueiras, pois, havia perda de pressão e o motor não ficava redondo. Na ultima fui subir um barranco com inclinação de aproxidamente 50° e o motor apagou, tive que esperar uns 30 minutos para que ele funcionasse novamente.
ALGUEM JÁ TEVE O MESMO PROBLEMA???

Amado Bento
05/10/2007, 15:35
Boa Tarde Senhores.
Sou novo na área e também sou proprietário de Sportage e confesso que nunca tive problemas com aquecimento. Pode ser sorte. Recentemente comprei outra, e o antigo dono (dona) me disse que a mesma havia fervido e por isto foi dado passo no cabeçote. O único problema que tem, é quando ligo a mesma na parte da manhã, sai um fumaceiro azul danado. Detalhe: Não baixa óleo. Outro detalhe que notei, é que a ventoinha é fixa, sem gel. Resumindo: Nada a reclamar. Vou instalar um manometro de turbo e um de pressão de óleo. Alguém poderia me ajudar com a instalação do manometro do Turbo, principalmente onde pegar a tomada de leitura ?

edusao
05/10/2007, 16:25
Amado Bento, boa tarde.

A minha eu já instalei o manometro de turbo e trabalha até 0,9 de pressão. Foi feito um furinho no cotovelo que liga o intercooler no coletor de admissão, pelo lado interno da curva (do cotovelo), bem atrás do intercooler. Acredito que tenha que ser por ali mesmo o local certo, pelo menos o meu está funcionando bem.

Deixo outra pergunta aos amigos, para quem instalou medidor de temperatura da água, poderiam me indicar um bom lugar para instalar o sensor? nao vou tirar o original, quero colocar mais um.

Edusao.

Amado Bento
08/10/2007, 14:47
Boa Tarde Edusão.

Quanto a instalação do turbo, tenho também uma Pajero e o manometro foi ligado em uma mangueira fina existente na saida do turbo. Estava olhando o turbo da Sportage e ela tem esta mangueira. Como estou para ir em Vitória, vou aproveitar e ir na Kia para verificar esta informação.
Alguém poderia me responder qual a altura original do cabeçote da Sportage 2.0 turbo diesel 01/01 ? A minha foi dado um passe e vou mandar fazer uma junta nova para compensar a altura do cabeçote.
Quando voce acelera fundo, qual o pico máximo que o manometro atinge ? Voce instalou manometro até quantos kilo ?

edusao
08/10/2007, 16:28
Quando voce acelera fundo, qual o pico máximo que o manometro atinge ? Voce instalou manometro até quantos kilo ?[/quote]


Então, a minha vai até 0,9 kg de pressão, acredito que esteja original mas como comprei usada não posso garantir.

atenciosamente,
Edusao.

MarcSport
08/10/2007, 16:55
A pressão máxima em regimes contínuos do turbo da SPT é de 0,8Kg/cm², na minha foi mexido na Waste Gate e está com 0,9.
Vou abrir um pouco a bomba e levar a pressão a 1.1.
[]s


Boa Tarde Edusão.

Quanto a instalação do turbo, tenho também uma Pajero e o manometro foi ligado em uma mangueira fina existente na saida do turbo. Estava olhando o turbo da Sportage e ela tem esta mangueira. Como estou para ir em Vitória, vou aproveitar e ir na Kia para verificar esta informação.
Alguém poderia me responder qual a altura original do cabeçote da Sportage 2.0 turbo diesel 01/01 ? A minha foi dado um passe e vou mandar fazer uma junta nova para compensar a altura do cabeçote.
Quando voce acelera fundo, qual o pico máximo que o manometro atinge ? Voce instalou manometro até quantos kilo ?

MarcSport
08/10/2007, 17:03
Meu manômetro tem escala até 2Kg

Amado Bento
11/10/2007, 13:40
Eduisão.
Quanto a instalar o manometro de temperatura, manda fazer um "T" e instala os dois sensores, o orginal e o outro do manometro.
Alguem sabe me dizer onde fica o sensor de temperatura da ventoinha da Sportage Turbo Diesel ? Se houver foto da localização, melhor ainda.

comenale
11/10/2007, 22:27
Na minha opinião a ventoinha das Sport´s não tem sensor.:pensativo:
Para quem já viu uma ventoinha desmontada percebe que há uma espécie de "condutor" de calor que está fixado no eixo e se abre em forma de espiral na parte frontal do corpo da ventoinha, (não sei se expliquei direito).
Dizem que o tal gel se expande com o calor tornando-se mais denso, fazendo com que a ventoinha gire mais rápido.
Porém tenho outra teoria para seu funcionamento.:?:
Depois que desmontei a minha percebi que a quantidade de gel em seu interior é pequeno e creio que o que ocorre é exatamente o contrário, o gel tende a tornar-se menos denso com o aumento da temperatura e com isso penetra nas rainhuras que existe no interior do corpo da ventoinha e consequentemente faz com que ela gire mais rápido.
Ainda na minha teoria, com o tempo e constante calor o tal gel vai secando (evaporando) e consequentemente a quantidade vai diminuindo até o ponto em que não haja quantidade suficiente para penetrar nas rainhuras.:pensativo:
Na minha foi substituido o gel pelo aditivo "Prolong" e está trabalhando perfeitamente.

Amado Bento
12/10/2007, 22:04
Boa Noite para todos. Alúém poderia me informar qual a altura original do cabeçote da Sportage 01/01 turbo-diesel ? Preciso desta altura para poder mandar fazer uma junta nova. A minha ferveu e o cabeçote teve que dar um passo.

ANDRÉHUFF
13/10/2007, 00:00
Ola pessoal, a respeito das Sportages turbo diesel,tive recentemente uma conversa muito interessante com um dos mecanicos da Kia, quando levei minha Sportage para trocar um bico numa concessionaria, eu e o mecanico de la começamos a discutir sobre a durabilidade dos cabeçotes kia tanto gasolina como diesel, ele me disse que em alguns casos nas diesel era feito um furo interno na bomba d`água para otimizar o funcionamento da mesma para que os cabeçotes não empenassem devido a aquecimentos, não entrei muito em detalhes devido a minha ser a gasolina, mas vou ver se consigo contato com ele novamente e volto a postar aqui.

Amado Bento
13/10/2007, 14:37
Boa Tarde NIVAHUFF. Quando voce conversar com este mecanico, pergunte para ele qual a altura original do cabeçote. O problema do cabeçote rebaixado, é que quando esta frio e voce liga o carro, faz uma fumaceira daquelas, mas é só na hora que liga, em compensação fica ótimo para acelerar.

dalton30
03/11/2007, 21:35
Edusao,

Esse é um tema muito discutido neste forum, com muitos relatos e experiências.
Tenho uma TDI e passei por situação identica a sua. A viatura tinha esse mesmo comportamento. Quando pegava uma estrada, principalmente em subidas ou serra, a temperatura subia e jorrava água para fora do sistema.
Não confie no marcador de temperatura, pois ele não indica a realidade. Se passar do meio, pare a viatura imediatamente. Se chegar no 3/4, a coisa fica muito feia:oops:.
No meu caso o problema todo era uma micro fissura no cabeçote, ocasionado por um aquecimento por travamento da válvula termostática. O grande problema da micro fissura é que os sintomas de aquecimentos só aparecem em situações de esforço do motor. E aí entra num ciclo vicioso, pois o sistema esquenta e joga água para fora e consequentemente jogando água para fora volta a esquentar mais rápido:!:
O cabeçote das sport´s é de alumínio e muito frágil em relação a aquecimento. Não aguenta nada acima do normal:mad:
Só resolvi esse problema quanto a viatura foi examinada por um mecânico de muita confiança e "capacitado", que me explicou em detalhes todos os sintomas sem eu ter que entrar nos detalhes.
Digo profissional de confiança e capacitado pois de início levei a viatura a outro profissional que fez o serviço pela metado, ou seja, só plainou o cabeçote e não verificou mais nada. Resultado, tive que refazer todo o serviço inicial e mais um pouco na segunda vez:evil:
Esse tema já tá merecendo virar um "best-seler":parede:

Comenale, passei exatamente pelo mesmo problema, só que meu preju foi ainda maior. A viatura começou a ferver no trânsito rodoviario e após várias oficinas (só havia oferta de cabeçote recondicionado por preço de novo), foi trocado o cabeçote com essa fissura por um novo original e genuíno, trocado junta, oleo, filtros, limpeza do radiador, etc. Custo do serviço: R$ 4100. Agora o problema é outro. A oficina dá garantia de 6 meses e estou esperando chegar na revisão dos mil km pra ver se eles dão jeito na perda de potência que apareceu depois dessa troca e o excesso de fumaça preta que faz parecer uma maria fumaça qdo acelera...Ô encrenca.
Vc tem alguma idéia do que pode ser? Acho que vou abrir um topico pra essa dúvida. :pensativo:
abraços

comenale
04/11/2007, 18:29
...Agora o problema é outro. A oficina dá garantia de 6 meses e estou esperando chegar na revisão dos mil km pra ver se eles dão jeito na perda de potência que apareceu depois dessa troca e o excesso de fumaça preta que faz parecer uma maria fumaça qdo acelera...Ô encrenca.
Vc tem alguma idéia do que pode ser? Acho que vou abrir um topico pra essa dúvida. :pensativo:
abraços

Dalton,
Estou enfrentando esse mesmo problema, excesso de fumaça preta, falta de potência (parece que está com o freio de mão puxado) e ainda pior, neste feriado peguei estrada e percebi que está gastando uma barbaridade:oops:.
Estou levando de volta pro mecânico na quarta-feira e espero que consiga resolver esse problema.:parede:
Isso está começando a me desanimar da viatura. Adoro a danada, mas não dá pra iginorar essa situação:sad:

ROAD TECH
04/11/2007, 20:21
Olá Amigos,

Apesar de não ser proprietário de Sportage, peço a permissão aos colegas de dar alguns palpites nesse assunto de superaquecimento. Esse problema não é exclusividade de vcs. Vejo os colegas com L200 e Pajero Sport Diesel (motores 4D56 e 4M40) penando com o mesmo defeito.

As causas de superaquecimento são várias mas podemos destacar duas como as principais: Perda de eficiência de troca de calor no radiador e/ou dificuldade de circulação de fluído refrigerante.

A primeira delas se deve a entupimentos nas galerias do radiador e/ou problemas de circulação de ar através das colmeias (amassados, sujeira, lama, etc). Se nenhum dos aspectos acontece, pode-se ainda suspeitar da eficiência do acionamento viscoso do ventilador. É muito comum que o viscoso apresente perda de eficiência com o passar do tempo, isto é, vai girar mais lento do que o necessário, reduzindo o fluxo de ar através do radiador.

Muitos usuários acabam travando o viscoso e o sistema passa a ter um ventilador "fixo", ou seja, girando sem escorregamento relativo ao eixo da bomba dágua, não importa a temperatura do motor. O ruído de funcionamento aumenta, mas a eficiência também.

No segundo caso, dificuldade de circulação do fluído refrigerante, as causas podem sem várias. A primeira suspeita seria perda de eficiência da bomba dágua. Isso acontece pelo aumento de folga de trabalho entre o rotor e a carcaça, devido à corrosão de ambos. Completar o reservatório com água da torneira (sem aditivo) acelera o processo de corrosão. Não precisa ser uma corrosão destrutiva, basta o aumento de alguns décimos de milímetro na folga que a eficiência cair drasticamente.

Outra causa é a válvula termostática. Há casos que a válvula abre com o aquecimento da água no bloco dos cilindros, mas não totalmente. Isso reduz a área de passagem entre o bloco e o radiador, dificultando a circulação do fluído refrigerante. É mais difícil, mas não impossível, uma válvula termostática travar fechada. Para verificar o funcionamento, basta retirá-la e fazer um teste simples, em casa mesmo. Coloque a válvula em água fervente e meça o deslocamento do disco de vedação. Cada fabricante especifica um valor, mas deve abrir pelo menos uns 10 mm.

É muito comum esquecer (ou pior, não saber fazer) a sangria do sistema de refrigeração depois de algum serviço, troca de cabeçote, por exemplo. Não podemos esquecer que o cabeçote é, normalmente, a parte mais alta do motor, e por isso costuma "aprisionar" bolsas de ar. Outro detalhe é abrir a válvuva do sistema de aquecimento interno do veículo, pois a água deve chegar até o trocador de calor interno também.

Existe um recurso que pode ser tentado, no caso de estar tudo aparentemente normal, mas persiste ocorrência de superaquecimento. Basta fazer um pequeno furo na carcaça da válvula termostática (4 mm). Através desse pequeno furo haverá sempre um fluxo de água adicional, mesmo que a válvula não abra totalmente.

Finalmente, se é comum a ocorrência de micro fissura no cabeçote, não basta apenas plainá-lo. É preciso também fazer teste de pressão imerso em água quente, pois algumas trincas só aparecem com o cabeçote aquecido. Nem toda retífica tem condição de fazer tal teste.

Quanto a fumaceira preta, esse é sintoma típico de queima incompleta e/ou excesso de diesel. Se o problema apareceu depois de alguns eventos de superaquecimento e não desapareceu com o serviço no cabeçote, provavelmente é defeito nos bicos.

A Bosch prescreve para alguns bicos da linha dela temperatura máxima de funcionamento ao redor de 300 C. Por isso que o volume de diesel retorna dos bicos para o tanque é alto (20%), para promover a refrigeração dos mesmos.

Bicos que foram "superaquecidos" podem travar ou não fechar corretamente, acarretando gotejamento e por conseguinte excesso de consumo e baixa no rendimento.

Bem, espero ter colaborado de alguma forma para a busca de solução do problema de vcs.

Saudações a todos,

Octávio

edumont
04/11/2007, 20:36
Grande aula, grande contribuição Octávio:palmas:.

Os Sptgrs agradecem.

Abs.:

robertoamv
05/11/2007, 21:25
Bem, na minha não houve superaquecimento, por causa de dois fatores: a ventoinha está travada e sempre verificava a água. Sabe como resolvi o problema da água fujona ? Simples, comprei uma tampa de radiador original, na Via Barra, no Rio de Janeiro. Custou 14,00 reais. Não se esqueçam de remover o ar do sistema, senão vai parecer que a água está sumindo. Aproveitei e troquei o secundário da embreagem, que estava com um vazamento mínimo (na minha ainda era a original). Preço: R$ 70,00. Agora a embreagem está muito macia, como de um carro 1.0.

Com relação à temperatura. Como a ventoinha está travada, a temperatura fica normalmente antes do primeiro traço. Quando forço o motor, a temperatura fica um pouquinho antes do meio.

Robinho da Jaguatirica
06/11/2007, 10:31
Prezados,

:putz:Estou na seguinte situação: "cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça", motor retificado, trocou até a repimboca da parafuzeta, depois o cabeçote trincou, cabeçote novinho, radiador furou por causa da pressão do cabeçote, radiador novo com 3 colméias de cobre, o antigo eram 2 colméias, :dance:devo pegar o carro hoje na retífica, estou esperando chegar 2 relógios, temperatura de água e óleo, o de água vem com start para relé de ventoinha elétrica que instalarei à frente do radiador, vem mais 2, pressão de óleo e turbo, porém, quero até a instalação da ventoinha elétrica, andar com a viscosa travada, algum dos nobres amigos saberia me dizer como travar a FDP da ventoinha, sem estragá-la:parede:, quero andar com as duas juntas depois, andei pensando em colocar 2 astes de metal fixadas nos parafusos do eixo e nas paredes da ventoinha, ví essa ganbitec em uma l200 e me pareceu interessante, então quem acha certo, por favor levanta o dedo, quem não acha, dá um pitaco:idea:, será de grande valia.

Forte abraço a todos!


PS. Vou gastar $$$$ dos relógios pra frente, as retíficas, cabeçote e radiador estão por conta da agência que me vendeu:mrgreen:, se estivesse por minha conta não estariam lendo esta mensagem, eu não teria mais dinheiro nem pra pagar a banda larga.

Maverickturbo
06/11/2007, 12:12
Trojão,

Em alguma parte do forum, alguem postou ate fotos de como travar a ventuinha, sei que tem umas 2 boas descrições de como se travar a ventuinha tambem! Tenta achar pelo procurar do forum!

Abraços

Gleison BH
12/11/2007, 20:00
Vou colocar uma questão que pode até parecer insana. Gostaria da opnião de vocês, inclusive do nosso colega da Pajero que relatou o problema de superaquecimento também na mit PAJERO e L200.

Pesquisei muito (muito mesmo) antes de escolher comprar uma Sportage. Depois que finalmente optei por esse carro, fiquei muito intrigado com o fato das SPTG a diesel e gasolina não terem um valor muito diferente (inclusive em relação as mais novas = TDi). Se não estou enganado, uma SPTG 2000 a gasolina fica na faxia dos R$30.000,00 e a Diesel TDi R$35.000,00. Em outros modelos, a diferença entre diesel e gasolina é gigantesca (basta ver as pick-ups).

Então pensei, incialmente, em ter um SPTG a diesel. Porém já tinha lido bastante sobre os problemas de superaquecimento. Então comprei uma a gasolina, pois se tiver algum problema a manuteção/conserto do motor a gasolina é bem mais em conta (ou não?????)

Mas a parte insana é a seguinte: não sei se é só impressão, ou se é porque tem mais SPTG a diesel, mas fiquei com a sensação de que a maioria que apresentou superaquecimento era movida a Diesel. Será que o motor a diesel está mais propenso do que o a gasolina a ter problemas de cabeçote/bloco por superaquecimento.

Robinho da Jaguatirica
12/11/2007, 20:36
Gleison,

De fato parece mesmo que as diesel quebram mais por fervura, mas a lógica é a seguinte, motores a diesel funcionam com taxa de compressão duas vezes maiores que gazolina/álcool/gnv, portanto uma fissura no cabeçote (quem não teve problemas com isso que se prepare, vai quebrar) em motor a diesel manda pro saco na hora todo o sistema de arrefecimento, pois passa pressão (dobrada) aí f... tudo, fura radiador, solta mangueira, quem aqui nunca viu um carro funcionando com o cabeçote ou a junta do cabeçote bichado? É o ó do borogodó!
Passei por tudo isso esses dias com a minha que acabei de comprar, amanhã vou postar a minha estória completa com detalhes para que todos possam conhecer os sintomas, ou melhor, o conjunto de sintomas.

Forte abraço!

Gleison BH
12/11/2007, 21:33
...Se não estou enganado, uma SPTG 2000 a gasolina fica na faxia dos R$30.000,00 e a Diesel TDi R$35.000,00. ...

RETIFICANDO: Se não estou enganado, uma SPTG 2001 a gasolina fica na faxia dos R$30.000,00 e uma Diesel TDi 2000 em torno de R$35.000,00.

Piranha
20/11/2007, 15:03
Boas, é o meu primeiro post aqui, sou de Portugal, e aqui poucos usam o sportage para tt, tenho uma de 99 2.0Tdi, e tal como muitos tenho bastantes problemas com o jipe, mas em relação a fumaça, o meu tb fazia, e perdia potencia ou ficava muito acelerado, com a reparação(duas vezes) da bomba injectora está muito diferente, vi tb os bicos. Quando se rectifica o "cabeçote" por vezes as valvulas podem ser mal rectificadas e perder comprensão levando a uma falta de força ou aceleração(segundo um engenheiro que trabalha com motores mazda).
Cuprimentos a todos.8-)

MARCELO VITARA SUBMARINO
20/11/2007, 18:18
Boas, é o meu primeiro post aqui, sou de Portugal, e aqui poucos usam o sportage para tt, tenho uma de 99 2.0Tdi, e tal como muitos tenho bastantes problemas com o jipe, mas em relação a fumaça, o meu tb fazia, e perdia potencia ou ficava muito acelerado, com a reparação(duas vezes) da bomba injectora está muito diferente, vi tb os bicos. Quando se rectifica o "cabeçote" por vezes as valvulas podem ser mal rectificadas e perder comprensão levando a uma falta de força ou aceleração(segundo um engenheiro que trabalha com motores mazda).
Cuprimentos a todos.8-)

Piranha,

Bem vindo ao Forum 4x4 Brasil, aqui voce vai aprender muito sobre TT ou 4x4 como é chamado por aqui. Eu participo tambem do QuemTTerra aí de Portugal. Foi bom te encontrar por aqui.

Abs:concordo:

edumont
28/11/2007, 00:40
Prezados, em recente viagem ao sul (3000 km) também tive problemas de aquecimento logo na Serra das Araras. Me veio logo na cabeça tudo que li aqui sobre o assunto e, consequentemente, a inevitável tendência de culpar o tal acoplamento viscoso (ventilador). Meu carro está com cerca de 100.000 km - "por que não fiz a troca preventiva?" - pensei. Prossegui até São Paulo, aliviando o pé e até mesmo parando sempre que o ponteiro se aproximava da marca 3/4 do marcador de temperatura. Em Sampa fui direto para a Kivel (também preocupado com alguns relatos negativos que li por aqui, mas sem outra alternativa nas circunstâncias). Descrevi o problema e antecipei minha suspeita em relação à válvula termostática (o carro só aquecia quando era mais exigido, como nas ladeiras). Como de praxe no modelo, o pessoal da Kivel também levantou a possibilidade de problemas com o ventilador, com possível comprometimento do cabeçote (ai, ai, ai $$$$$$$)... Será:putz:? Mas eu não deixei superaquecer! - pensei de novo. Sacada a válvula, ficou comprovada a minha suspeita, ela estava travada e ainda era a da 2.2 e não a da TDI. Além disso, havia muita sujeira no radiador. Felizmente eles tinham um radiador limpo para substituição a base de troca e não precisei comprometer minha viagem além das 3 horas de estaleiro. No final o grande suspense, o teste do ventilador que, felizmente, estava normal e não precisou ser substituído, pelo menos por enquanto. Em todo o restante da viagem o ponteiro da temperatura chegava próximo ao meio e dali não passava, fossem quais fossem as circunstâncias. De tudo que li nesse fórum e dessa experiência, tirei as seguintes conclusões:

1 - Nem sempre o culpado é o ventilador;
2 - O sistema de arrefecimento é o calcanhar de aquiles de QUALQUER motor a diesel, e não só das Sportages (vejam os tópicos das L200 e Hilux, por exemplo);
3 - Os motores a diesel não apresentam oscilações de temperatura significativas em seu funcionamento NORMAL, como no caso de alguns motores à gasolina, que sofrem alterações dependendo das condições de uso (ladeiras, etc.). Esses motores (à diesel) se aquecem até a temperatura normal e ali permanecem em qualquer circunstância, qualquer alteração requer imediata avaliação.
4 - Em caso de alteração, não insista, leve para o estaleiro e NUNCA, NUNCA deixe superaquecer.

Abs,:

Robinho da Jaguatirica
28/11/2007, 09:58
Concordo plenamente com nosso amigo edumont quanto às desculpas generalizadas cairem na FDP da ventoinha, eu perdi o cabeçote por causa da compressão do motor novo, todo mundo sabe que isso acontece, faz a parte de baixo a daí a pouquíssimo tempo a de cima vai pro beleleu, e a minha ventoinha estava e continua funcionando perfeitamente.

Amigos, instalei os relógios de temperatura de água e óleo, postarei no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16385 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16385 SPORTAGE) - Sportage - Elétrica e Eletrônica do nosso sumido amigo Cesar Boschetti, todos os passos da verdadeira gambiteck com fotos e tal, e irei passar algumas das conclusões que tirei, tipo: a temperatura oscila e muito.

Forte abraço a todos!


Boa lama!

MarcSport
28/11/2007, 13:24
3 - Os motores a diesel não apresentam oscilações de temperatura significativas em seu funcionamento NORMAL, como no caso de alguns motores à gasolina, que sofrem alterações dependendo das condições de uso (ladeiras, etc.). Esses motores (à diesel) se aquecem até a temperatura normal e ali permanecem em qualquer circunstância, qualquer alteração requer imediata avaliação.
Abs,:

Só corrigindo... todo motor apresenta variação de temperatura em função das condições de utilização, porém a maioria dos fabricantes "calibra" o indicador para que fique parado em uma faixa de temperatura, tenho um Palio em que o ponteiro fica religiosamente no meio da escala, inclusive quando liga a ventoinha, minha mãe tem um Corsa onde a temperatura oscila entre 93 e 98ºC, o que no indicador corresponde a quase 1/3 da escala.
Nas SPT TD, o ponteiro original se mexe bastante até cerca de 80ºC, apartir daí praticamente não se mexe até os 95ºC (máxima temperatura que meu motor chega), um mecânico da Kia me falou que acima dos 105ºC o ponteiro começa a se deslocar muito rápido, ou seja, criaram uma "banda" de pouco mais de 20ºC.
Na minha o motor chega a atingir 95º, nessa hora a ventoinha liga e a temperatura cai para cerca de 85º, durante toda essa variação medida pelo meu termômetro auxiliar, o marcador original ficou todo o tempo um pouco abaixo do 1/2.
A Kia me falou que a temperatura normal de trabalho desse motor é de 86 a pouco mais de 95ºC e o superaquecimento começa em 105ºC.

[]s

MarcSport
28/11/2007, 13:25
Amigos, instalei os relógios de temperatura de água e óleo,
Boa lama!

Caro Trojão.
Vc instalou antes da sua última viagem?
Em quanto fica a temperatura da água e do óleo na cidade e na estrada?

[]s

Robinho da Jaguatirica
28/11/2007, 13:39
Caro Trojão.
Vc instalou antes da sua última viagem?
Em quanto fica a temperatura da água e do óleo na cidade e na estrada?

[]s

Caro MarcSport,

Instalei e peguei a estrada, achei tudo muito interessante, vamos lá.
Fiz um furinho na válvula termostática de 4 mm (ai que meda dela travar fechada) com este furinho meu marcador de temperatura do pinel começou a oscilar, acompanha as variações dos termômetros auxiliares instalados, quando pego decida de serra ele volta para 1/4 ou até menos, o caso é que quando o auxiliar marca 78º, ele já está no seu lugar de costume (pouco abaixo da metade do marcador), e alí fica sem mexer mais nada. Subi uma serra pesada de 11 km, a 2500 giros, 95 a 100 km/h direto, a temperatura de água chegou nos 87º graus e dali não saiu nem oscilou, ventoinha acionada logo no início da serra, ponteiro do painel estático quase no meio, sem mexer nada, o óleo chegou a 117º e oscilava bastante entre 114º e os 117º, virando a serra, desci uns 2 km, a temperatura da água voltou para 78º e óleo para 88º. Quase toda a viagem a temperatura de água girava entre 80 a 85º, e óleo de 85º a 100º, o painel só saia do lugar quando baixava de 75 a 78º, e voltava quase que instantaneamente quando tinha que voltar a acelear.
Na cidade ontém, com forte calor a tem da água chegou até a 89 º, sem muita oscilação, ficando sempre entre 80 a 85º, o óleo oscila mais, chegou ao máximo de 114, mas variava entre 88º a 106º, o painel colou no lugar de costume e dalí não saiu nada.
estou achando tudo muito interessante, e acho que toda sport deve obrigatoriamente instalar pelo menos um relógio auxiliar de água, aumenta muita a confiança.
forte abraço!

mbm4x4
28/11/2007, 14:38
Graande Trojão
Por acaso voçe tem idéia qto custa para colocar um relogio para marcar a temperatura da agua e dessa maneira conquistar aquela sonhada " tranquilidade" na viatura???
grato
Mateus

Caro MarcSport,

Instalei e peguei a estrada, achei tudo muito interessante, vamos lá.
Fiz um furinho na válvula termostática de 4 mm (ai que meda dela travar fechada) com este furinho meu marcador de temperatura do pinel começou a oscilar, acompanha as variações dos termômetros auxiliares instalados, quando pego decida de serra ele volta para 1/4 ou até menos, o caso é que quando o auxiliar marca 78º, ele já está no seu lugar de costume (pouco abaixo da metade do marcador), e alí fica sem mexer mais nada. Subi uma serra pesada de 11 km, a 2500 giros, 95 a 100 km/h direto, a temperatura de água chegou nos 87º graus e dali não saiu nem oscilou, ventoinha acionada logo no início da serra, ponteiro do painel estático quase no meio, sem mexer nada, o óleo chegou a 117º e oscilava bastante entre 114º e os 117º, virando a serra, desci uns 2 km, a temperatura da água voltou para 78º e óleo para 88º. Quase toda a viagem a temperatura de água girava entre 80 a 85º, e óleo de 85º a 100º, o painel só saia do lugar quando baixava de 75 a 78º, e voltava quase que instantaneamente quando tinha que voltar a acelear.
Na cidade ontém, com forte calor a tem da água chegou até a 89 º, sem muita oscilação, ficando sempre entre 80 a 85º, o óleo oscila mais, chegou ao máximo de 114, mas variava entre 88º a 106º, o painel colou no lugar de costume e dalí não saiu nada.
estou achando tudo muito interessante, e acho que toda sport deve obrigatoriamente instalar pelo menos um relógio auxiliar de água, aumenta muita a confiança.
forte abraço!

Piranha
28/11/2007, 16:34
Pois é, a ver se aprendo muito sobre os sportages desse lado do oceano...estou a gostar de estar por cá...:-P




Piranha,

Bem vindo ao Forum 4x4 Brasil, aqui voce vai aprender muito sobre TT ou 4x4 como é chamado por aqui. Eu participo tambem do QuemTTerra aí de Portugal. Foi bom te encontrar por aqui.

Abs:concordo:

Robinho da Jaguatirica
28/11/2007, 18:12
Por acaso voçe tem idéia qto custa para colocar um relogio para marcar a temperatura da agua e dessa maneira conquistar aquela sonhada " tranquilidade" na viatura???
grato
Mateus

Caro Mateus,

Gastei com tudo R$463,93; foram R$120,00 da mão-de-obra, R$30,00 de gambitck-peças (ficou excelente, amanhã postos fotos no tópico elétrica e eletrônica), R$146,00 relógio temperatura de água, com sensor de temperatura e start para relé de ventoinha elétrica, além do alarme sonoro e luminoso (podem despensar o sonoro, somente o luminoso já faz uma festa), R$112,00 relógio de temperatura do óleo com sensor e alarme luminoso, R$34,00 2 copos para adaptar no painel (não valem nem 1 real cada), 21,93 de sedex com seguro.
Pra mim ficou um pouco caro, mas gastaria tudo novamente, vocês nem imaginam a tranquilidade de viajar monitorando as temperaturas:dance:.
os relógios comprei no site http://www.wolloko.com/ , são da marca Guster, http://www.guster.com.br/ , porém a guster não vende direto, a entrega foi meio demorada por que o relógio de água foi feito por encomenda, mas chegou.
Forte abraço!

mbm4x4
28/11/2007, 19:36
Valeu irmão Trojão!
Deve ser muito bom andar e saber o q esta acontecendo com a viatura.
Ainda não tive o problema de superaquecimento mas já estou me preparando para tentar evitar isso.
Primeiro troquei a tampa e o fluido do radiador (60% adt e 40% agua). Agora estou providenciando a troca da FDP da ventoinha . Próxima etapa é viabilizar o sistema secundário para monitorar a temp. e ai sim , ficar tranquilo na trilha.
valeu!!
ótima trilha.

MarcSport
28/11/2007, 23:06
O meu "relógio" + sensor de temperatura + copo paguei R$85,00...



Graande Trojão
Por acaso voçe tem idéia qto custa para colocar um relogio para marcar a temperatura da agua e dessa maneira conquistar aquela sonhada " tranquilidade" na viatura???
grato
Mateus

mbm4x4
29/11/2007, 10:44
O meu "relógio" + sensor de temperatura + copo paguei R$85,00...
Marcsport.
Voce gastou r$ 85,00 para fazer o sistema secundario de monitoramento da temperatura?? Neste valor esta incliodo a m.o.?? Se for isso por favor me passa o caminho das pedras!!!
Valeu
Mateus

MarcSport
29/11/2007, 11:10
Marcsport.
Voce gastou r$ 85,00 para fazer o sistema secundario de monitoramento da temperatura?? Neste valor esta incliodo a m.o.?? Se for isso por favor me passa o caminho das pedras!!!
Valeu
Mateus

R$85 pelos materiais, a MO acho que deve sair por cerca de R$ 60, na época eu fiz mais algumas coisas então não sei ao certo quanto saiu, o meu sistema apenas mostra a temperatura da água e não tem alarme.
Usei um termômetro elétrico da Cronomac e tem funcionado muito bem. Instalei também um manômetro de pressão do Turbo.
Seguem fotos do painel e do local onde ficou o sensor, não foi necessário fazer nenhum furo para passagem dos cabos, mangueiras e fixação dos instrumentos.

mbm4x4
29/11/2007, 11:19
Valeeeuuu!!
Grande MarcSport, muito obrigado pela resposta e pela presteza. Ficou demais o seu esquema e com as fotos então não restou nenhuma dúvida.
Se precisar de alguma coisa, estamos aí.
Qdo estiver por esses lados me avisa para a gente botar as Sports na areia!!!
Forte abraço
Mateus.

mbm4x4
29/11/2007, 11:21
R$85 pelos materiais, a MO acho que deve sair por cerca de R$ 60, na época eu fiz mais algumas coisas então não sei ao certo quanto saiu, o meu sistema apenas mostra a temperatura da água e não tem alarme.
Usei um termômetro elétrico da Cronomac e tem funcionado muito bem. Instalei também um manômetro de pressão do Turbo.
Seguem fotos do painel e do local onde ficou o sensor, não foi necessário fazer nenhum furo para passagem dos cabos, mangueiras e fixação dos instrumentos.
Valeeeuuu!!
Grande MarcSport, muito obrigado pela resposta e pela presteza. Ficou demais o seu esquema e com as fotos então não restou nenhuma dúvida.
Se precisar de alguma coisa, estamos aí.
Qdo estiver por esses lados me avisa para a gente botar as Sports na areia!!!
Forte abraço
Mateus.

MarcSport
29/11/2007, 21:20
Esseé o instrumento que uso:

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=9997&idcategoria=13861&Nivell=9003&Categorias=

Ulisses André Valarelli
01/12/2007, 10:35
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

Eu estava subindo a serra de Ubatuba sentido Taubaté, quando percebi a temperatura chegando no meio. Andei mais um pouco e começou a soltar vapor. Era a mangueira do ar quente que tinha estourado e vazou água.
Troquei esta, andei, testei e vi que a temperatura subiu de novo, parei e vi o reservatório ao lado do radiador borbulhando. Esperei esfriar totalmente, completei com água (pois já estava faltando) e testei de novo (inclusive com o ar ligado). Coloquei também aditivo para radiador. Minhas dúvidas:
A ventoinha, quando funcionando perfeitamente, não deveria fazer um barulho, quando solicitada? A minha só faz barulho quando ligo de manhã.
O cabeçote vai pro espaço na hora, se a temperatura sobe?
Vocês conhecem mecânicos bons que tem a posibilidade de detectar o real problema, ou se ele ainda persiste? quero poder viajar tranquilo.
Agradeço a todos.

Robinho da Jaguatirica
01/12/2007, 11:07
Eu estava subindo a serra de Ubatuba sentido Taubaté, quando percebi a temperatura chegando no meio. Andei mais um pouco e começou a soltar vapor. Era a mangueira do ar quente que tinha estourado e vazou água.
Troquei esta, andei, testei e vi que a temperatura subiu de novo, parei e vi o reservatório ao lado do radiador borbulhando. Esperei esfriar totalmente, completei com água (pois já estava faltando) e testei de novo (inclusive com o ar ligado). Coloquei também aditivo para radiador. Minhas dúvidas:
A ventoinha, quando funcionando perfeitamente, não deveria fazer um barulho, quando solicitada? A minha só faz barulho quando ligo de manhã.
O cabeçote vai pro espaço na hora, se a temperatura sobe?
Vocês conhecem mecânicos bons que tem a posibilidade de detectar o real problema, ou se ele ainda persiste? quero poder viajar tranquilo.
Agradeço a todos.

Caro Ulisses,

Pelo visto seu carro andou seco (sem água), provavelmente sua junta do cabeçote foi pro beleléu, possivelmente pode ter ocorrido danos também ao cabeçote, vamos a alguns testes que você mesmo pode fazer, mas depois é mecânico mesmo.
1-Verifique a presença de água no óleo, existe água quando o óleo fica com cor de capuccino. (junta estourada), verifique também no radiador e vazo expansor a presença de óleo do motor, às vezes passa óleo para a água e não passa água para o óleo e vice-versa, ás vezes mistura tudo, água e óleo, uma caca só.
2-Verifique se sai vapor d'água pela descarga (junta estourada e provável fissura do cabeçote, passa água para a câmara de combustão e ela sai na forma de vapor, mas não é aquela fumacinha branca que sai pela manhã com o carro ainda frio, é vapor mesmo).
3-Verifique a pressão do sistema de arrefecimento, coloque a mangueira do reservatório de água dentro de um copo ou garrafa e perceba se sai um excesso de bolhas (junta do cabeçote queimada), uma bolha aqui outra alí vez ou outra não tem problema, mas se sair bolhas intermitentemente..., com a tampa do radiador aberta e carro ligado, verifique a pressão da água, si jorrar (sair um pouco de água por aumento de volume pelo calor é normal) água pra fora a junta foi pro saco.
4-Carro com junta do cabeçote ou até o cabeçote trincado esquenta quase que instantâneamente, e esquenta mesmo, passa do meio com facilidade (saiba que ninguém confia no marcador de temperatura do painel das sportages).
5-Com o motor quente, gire a ventoinha, se ela girar com arrasto e parar quase que instantâneamente está boa, senão...
6-verifique o estado da tampa do radiador, muitos amigos quase ficaram doidos e era simplesmente a tampa que escapava pressão.
espero sinceramente que todos estes testes lhe ajudem a ter certeza que seu carro não tem nada, e você possa fazer sua viagem com tranquilidade.
Boa lama!

Ulisses André Valarelli
01/12/2007, 16:38
Caro Ulisses,

Pelo visto seu carro andou seco (sem água), provavelmente sua junta do cabeçote foi pro beleléu, possivelmente pode ter ocorrido danos também ao cabeçote, vamos a alguns testes que você mesmo pode fazer, mas depois é mecânico mesmo.
1-Verifique a presença de água no óleo, existe água quando o óleo fica com cor de capuccino. (junta estourada), verifique também no radiador e vazo expansor a presença de óleo do motor, às vezes passa óleo para a água e não passa água para o óleo e vice-versa, ás vezes mistura tudo, água e óleo, uma caca só.
2-Verifique se sai vapor d'água pela descarga (junta estourada e provável fissura do cabeçote, passa água para a câmara de combustão e ela sai na forma de vapor, mas não é aquela fumacinha branca que sai pela manhã com o carro ainda frio, é vapor mesmo).
3-Verifique a pressão do sistema de arrefecimento, coloque a mangueira do reservatório de água dentro de um copo ou garrafa e perceba se sai um excesso de bolhas (junta do cabeçote queimada), uma bolha aqui outra alí vez ou outra não tem problema, mas se sair bolhas intermitentemente..., com a tampa do radiador aberta e carro ligado, verifique a pressão da água, si jorrar (sair um pouco de água por aumento de volume pelo calor é normal) água pra fora a junta foi pro saco.
4-Carro com junta do cabeçote ou até o cabeçote trincado esquenta quase que instantâneamente, e esquenta mesmo, passa do meio com facilidade (saiba que ninguém confia no marcador de temperatura do painel das sportages).
5-Com o motor quente, gire a ventoinha, se ela girar com arrasto e parar quase que instantâneamente está boa, senão...
6-verifique o estado da tampa do radiador, muitos amigos quase ficaram doidos e era simplesmente a tampa que escapava pressão.
espero sinceramente que todos estes testes lhe ajudem a ter certeza que seu carro não tem nada, e você possa fazer sua viagem com tranquilidade.
Boa lama!

Robson

Valeu pelas dicas! Vou verificar todos estes ítens.
Abraço

Amado Bento
03/12/2007, 15:26
Boa Tarde MarcSport. Voce pegou a pressão do turbo em que parte ? Teria como enviar foto para amado@petrobras.com.br ?

Ulisses André Valarelli
06/12/2007, 21:59
Caro Ulisses,

Pelo visto seu carro andou seco (sem água), provavelmente sua junta do cabeçote foi pro beleléu, possivelmente pode ter ocorrido danos também ao cabeçote, vamos a alguns testes que você mesmo pode fazer, mas depois é mecânico mesmo.
1-Verifique a presença de água no óleo, existe água quando o óleo fica com cor de capuccino. (junta estourada), verifique também no radiador e vazo expansor a presença de óleo do motor, às vezes passa óleo para a água e não passa água para o óleo e vice-versa, ás vezes mistura tudo, água e óleo, uma caca só.
2-Verifique se sai vapor d'água pela descarga (junta estourada e provável fissura do cabeçote, passa água para a câmara de combustão e ela sai na forma de vapor, mas não é aquela fumacinha branca que sai pela manhã com o carro ainda frio, é vapor mesmo).
3-Verifique a pressão do sistema de arrefecimento, coloque a mangueira do reservatório de água dentro de um copo ou garrafa e perceba se sai um excesso de bolhas (junta do cabeçote queimada), uma bolha aqui outra alí vez ou outra não tem problema, mas se sair bolhas intermitentemente..., com a tampa do radiador aberta e carro ligado, verifique a pressão da água, si jorrar (sair um pouco de água por aumento de volume pelo calor é normal) água pra fora a junta foi pro saco.
4-Carro com junta do cabeçote ou até o cabeçote trincado esquenta quase que instantâneamente, e esquenta mesmo, passa do meio com facilidade (saiba que ninguém confia no marcador de temperatura do painel das sportages).
5-Com o motor quente, gire a ventoinha, se ela girar com arrasto e parar quase que instantâneamente está boa, senão...
6-verifique o estado da tampa do radiador, muitos amigos quase ficaram doidos e era simplesmente a tampa que escapava pressão.
espero sinceramente que todos estes testes lhe ajudem a ter certeza que seu carro não tem nada, e você possa fazer sua viagem com tranquilidade.
Boa lama!

Caros amigos

Estava eu testando o carro, com a questão da temperatura, quando de repente, o carro sem mais nem menos, acelerou sozinho até chegar na marca vermelha no conta giros e o motor não desligava nem na chave. Só consegui parar o motor engatando primeira e parando o carro na embreagem e freio. Parecia coisa do capeta! Mais uma mangueira estourou, agora a inferior.
Depois disso, fui verificar a vareta, e ela estava com gotículas de água. Acho que agora fu... tudo mesmo.
Levei na Kivel e eles, sem abrir o motor, passaram um orçamento de R$ 8.500,00, achando que poderia ser necessário trocar o cabeçote, válvulas, etc... Questionei isso, e eles disseram que dão um valor máximo "por segurança".
Como a impressão que tive não foi boa, amanhã vou retirar o carro de lá e levar em outra oficina. Pergunto:
1) Alguém sabe o motivo do carro acelerar sozinho?
2) Alguém já pensou em comprar um motor novo, em Foz do Iguaçu com nota? Quanto custaria?
Falo desta cidade, pela proximidade com o Paraguai, lugar de peças extremamente baratas. Me arrependo de quando estava no Chile, em Iquique (Zona Franca) de não ter feita uma bela revisão. Era ridiculamente barato, algo como preço de peças de mercado paralelo de gol.
Abraço

Robinho da Jaguatirica
07/12/2007, 09:26
Ulisses,

Nem consigo imaginar o carro acelerado e eu tentar desligar na chave e o bicho "nem tium", dá uma meda danada, vontade de sair correndo sem olhar pra trás!!!
Pega o carro e leva em uma boa retífica diesel, si for o caso de trocar o cabeçote vc acha em uma loja de Brasília por R$1900,00 vc faz o depósito e eles te mandam a peça de ônibus, chega no dia seguinte, aqui em BH tem, 2 distribuidoras que tbm te mandam as peças, trocando tudo, mas tudo mesmo vc não vai gastar mais que 5 milhas.
Uma pena sua viatura estar assim, mas como todos sabemos, ia acontecer um dia...
Boa sorte!!!

MarcSport
07/12/2007, 11:51
Amado.
Vou tirar as fotos e coloco aqui.

Ulisses.
O problema de disparo do motor e não desligamento da chave deve estar relacionado com a turbina ou com a bomba injetora, já ví isso em algum lugar mas não me lembro.
Achei esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32718&highlight=motor+desliga
Se quiser um cara bom e com certeza mais barato que a Kivel eu te passo o contato.

Ulisses André Valarelli
10/12/2007, 08:56
Ulisses,

Nem consigo imaginar o carro acelerado e eu tentar desligar na chave e o bicho "nem tium", dá uma meda danada, vontade de sair correndo sem olhar pra trás!!!
Pega o carro e leva em uma boa retífica diesel, si for o caso de trocar o cabeçote vc acha em uma loja de Brasília por R$1900,00 vc faz o depósito e eles te mandam a peça de ônibus, chega no dia seguinte, aqui em BH tem, 2 distribuidoras que tbm te mandam as peças, trocando tudo, mas tudo mesmo vc não vai gastar mais que 5 milhas.
Uma pena sua viatura estar assim, mas como todos sabemos, ia acontecer um dia...
Boa sorte!!!

Robson

Valeu!
Quando eu tivero resultado, mando uma mensagem.
Abraço

Ulisses André Valarelli
10/12/2007, 08:58
Amado.
Vou tirar as fotos e coloco aqui.

Ulisses.
O problema de disparo do motor e não desligamento da chave deve estar relacionado com a turbina ou com a bomba injetora, já ví isso em algum lugar mas não me lembro.
Achei esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32718&highlight=motor+desliga
Se quiser um cara bom e com certeza mais barato que a Kivel eu te passo o contato.
MarcSport

Valeu pela dica!
Depois do veredito do mecânico, mando a mensagem.
Abraço

Walesca Nadja
22/01/2008, 12:45
Gostaria De Saber Se Alguem Ja Passou Por Isso Com A Sportage ,a Agua Do Radiador Some!!!!!! Pode Ser Pela Camisa ?
Como Poderia Descobrir? Ajudem-me!!!!!!

Robinho da Jaguatirica
22/01/2008, 12:50
Gostaria De Saber Se Alguem Ja Passou Por Isso Com A Sportage ,a Agua Do Radiador Some!!!!!! Pode Ser Pela Camisa ?
Como Poderia Descobrir? Ajudem-me!!!!!!



Quanto de água some?
Qual a situação da temperatura em uso normal?

Ulisses André Valarelli
28/01/2008, 23:00
Quanto de água some?
Qual a situação da temperatura em uso normal?

Pessoal

Como havia postado há algum tempo, minha Sportage ferveu, me dando um preju danado. Minha sorte era que ela aguentou até chegar no Brasil. Imaginem esse problema no meio do Atacama!
Troquei o cabeçote (a trinca era visível), pistões, anéis, acoplamento viscoso, todas as bombas (óleo, água), todas as mangueiras, todas as correias (dentada, ar, alternador...), fiz retífica no bloco, fiz a bomba injetora, fiz uma limpeza no turbo (passou no teste) e troquei todas as juntas e reparos. Ou seja, fiz o motor por completo. Motivo?
O meu acoplamento viscoso não estava funcionando !!!
A medida que o tempo passa, vamos nos acostumando com a diminuição gradativa do barulho dela, e quando está realmente quente, o ar ligado, serra, ela não funciona como deveria.
Quando peguei o carro depois de todo esse tempo, voltei no mecânico para perguntar se aquele barulho da ventoinha era normal, tamanha a diferença de uma nova funcionando.
Meu conselho: Se ainda não trocaram, TROQUEM O ACOPLAMENTO VISCOSO DA VENTOINHA. É mais barato do que vocês podem imaginar. No meu caso R$ 220,00, contra quase R$ 5.000,00 do serviço completo.
Troquei tudo o que podia, pois gosto muito do carro e quero ficar um bom tempo com ele.
Abraços a todos e se puder ajudar com um bom mecânico e peças, é só me perguntar.

Robinho da Jaguatirica
29/01/2008, 08:46
Caro Ulisses,

:sad:Putsss, novamente a FDP da ventoinha...:evil:
Uma boa pedida é instalar um sistema auxiliar de monitoramento da temperatura (reloginho), aumenta bastante a eficiência, avisa que o carro está começando a ferver ates de torrar tudo. Daí dá pra parar antes do prejú $$$$$$$$$$$$:parede: maior. Por que em Sportages uma coisa é certa, um dia ela vai ferver.
Mas pelo menos sua viatura agora está zerada.

Forte abraço!

mcsport
19/02/2008, 07:46
Alessandro,
Em que condições a viatura está fervendo, trânsito urbano, estrada ou em marcha lenta?
Se o problema for com a ventoinha deve ferver somente no trânsito urbano, pois na estrada a ventoinha não tem função, uma vez que o vento é quem executa a tarefa da mesma e em marcha lenta pode aparecer aquecimento mas não deve atingir o ponto de fervura ou deve demorar muito.
Verifique se há "ar" ou pressão no sistema da seginte forma: com o motor frio retire a tampa do radiador (observe se não está faltando água/liquido arrefecimento). Dê a partida no motor e mantenha uma acelereção em torno de 3000 giros e verifique se surgem bolhas de ar no movimento da água do radiador. Se isso estiver ocorrendo é possível que houve queima da junta do cabeçote ou empenamento do mesmo, sendo necessária passar por retífica.
Se não houver movimentação de água, o problema está na válvula termostárica, que ao atingir uma temperatura em torno dos 88ºC não está abrindo e dando passagem de líquido.
Outro ponto a ser verificado é a tampa do radiador, que deve ser trocada caso não sustente uma pressão interna em torno de 9bar.
Espero ter ajudado.


( desculpe a intromissao, sou novo no forum , será que voce poderia me dar umas dicas sobre a bomba de gasolina??? a minha depois que eu desligo o carro fica dando barulho de gotejo?? tem algum problema?? existe bomba de gasolina similar no mercado?? isto altera o consumo?? tem como parar este gotejo apos desligada??) ( comprei recentemente uma 2001/gas/grand)
obrigado pela att..

comenale
19/02/2008, 09:09
( desculpe a intromissao, sou novo no forum , será que voce poderia me dar umas dicas sobre a bomba de gasolina??? a minha depois que eu desligo o carro fica dando barulho de gotejo?? tem algum problema?? existe bomba de gasolina similar no mercado?? isto altera o consumo?? tem como parar este gotejo apos desligada??) ( comprei recentemente uma 2001/gas/grand)
obrigado pela att..

Desculpe MCSPORT, mas não entendo bem de sport a gasolina. Quem pode te dar boas indicações é o Maverickturbo (Eduardo).
Sobre a bomba de gasolina sei que o Eduardo trocou a dele por uma nacional, só não me lembro qual foi.

Gleison BH
19/02/2008, 09:31
( desculpe a intromissao, sou novo no forum , será que voce poderia me dar umas dicas sobre a bomba de gasolina??? a minha depois que eu desligo o carro fica dando barulho de gotejo?? tem algum problema?? existe bomba de gasolina similar no mercado?? isto altera o consumo?? tem como parar este gotejo apos desligada??) ( comprei recentemente uma 2001/gas/grand)
obrigado pela att..

EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO IMAGINAR COMO A BOMBA DE COMBUSTÍVEL, QUE FICA DENTRO DO TANQUE, IMERSA EM GASOLINA, PODE DAR UM "BARULHO DE GOTEJO" :putz:!?!?!?!? :putz:

Tem certeza que esse barulho seria na na bomba???? Dentro do tanque???

Se for, hoje em dia bombas de combustível não tem muito mistério. Basta achar uma loja que trabalhe com o reparo de bombas (aqui em BH tem umas 30 lojas só numa avenida). Eles trocam apenas o "REFIL" (acho que o motor elétrico que fica dentro da bomba).

Me parece que o "refil" da bomba do santana 2.0 serve perfeitamente para a SPTG à gasolina.

Para se ter uma idéia: bomba do gol GTI nova = R$780,00. Apenas refil manufaturado = R$95,00.

Abraços...

Maverickturbo
19/02/2008, 13:31
Mcsport,

Eu também não entendi o barulho de gotejo. As vezes quando vc desliga o carro, realmenet fica fazendo uns barulhos, mas isso seriam de varias coisas, como metal esfriando e etc.
Se a sua sportage não falha, provavelmente não tem problemas na bomba de gasolina.
Na minha sportage, eu uso a bomba do santana 2.0.
Agora se o barulho for de borbulhar, ai é no sistema de arrefecimento e não na bomba de gasolina.

comenale
19/02/2008, 15:01
...se o barulho for de borbulhar...

E aí Eduardo, tudo bem?

Esse barulho de "borbulhar" no tanque de combustível eu já ouvi na viatura de um amigo. Logo que você desliga a viatura. Achei estranho:pensativo:. Ele não soube responder o que é (parece retorno). Aliás ele nunca tinha percebido isso.
Você já viu coisa parecida?
Aproveitando, qual é o consumo da sua a gasolina?
Estive andando um tempo com a viatura dele e achei que o consumo está muito alto: ente 6,0 e 6,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada:oops:
Será que dá pra melhorar?

Gleison BH
19/02/2008, 17:03
Mcsport,
...
Agora se o barulho for de borbulhar, ai é no sistema de arrefecimento e não na bomba de gasolina.


Se for arrefecimento; ai que meda!!!!!

Amado Bento
26/02/2008, 11:00
Bom Dia. Alguém poderia me indicar onde vende a cebolinha do óleo para a Sportage 01/01 turbo diesel ?

comenale
26/02/2008, 11:18
Bom Dia. Alguém poderia me indicar onde vende a cebolinha do óleo para a Sportage 01/01 turbo diesel ?

Bento,

Aqui em sampa você acha com facilidade na www.castro.com.br (http://www.castro.com.br) ou na www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br), sem falar nas revendas.

Amado Bento
27/02/2008, 09:03
Bom Dia Comenale. Gostaria de agradecer a orientação, será de grande ajuda. Voce sabe me informar se vendem peças originais ? Tem telefone ou site de alguma autorizada da Kia em São Paulo ?

comenale
27/02/2008, 11:15
Bom Dia Comenale. Gostaria de agradecer a orientação, será de grande ajuda. Voce sabe me informar se vendem peças originais ? Tem telefone ou site de alguma autorizada da Kia em São Paulo ?

Bento,
Aqui em sampa tem a KIA Kivel - www.kivel.com.br (http://www.kivel.com.br) e a KIA Autostar - www.autostar.com.br (http://www.autostar.com.br)
Normalmente a Autostar tem preço melhor que a Kivel.

Thiadv
17/03/2008, 15:27
Boa tarde pessoal, fiz o registro recentemente, e estava lendo o topico de aquecimento... que por incrivel está sendo um assunto bem popular rsrsrsr
adquirir recentemente uma sportage 01 diesel turbo intercooler... e por incrivel q pareça... ela fundiu no primeiro dia... mas com muita sorte o antigo proprietario assumui os custos ehehehehe pessoa muito honesta....
nao adquiri um novo cabeçote... fiz retifica dele... mas atualmente tive problemas de aquecimento novamente, a ventoinha estragou e ela ferveu... o carro inclusive está na oficina para averiguar se queimou a junta ou se danificou o cabeçote, ou se a retifica foi bem feita :)
tenho um duvida que gostaria de tirar com meus futuros colegas :
o mecanico me indicou a nao trocar ventoinha e sim trava-la e tirou a valvula ... alguem de vcs ae ja teve esta experiencia de nao estar usando estes itens? acham aconselhavel? o carro ja estava sem valvula e estava muito bom, so que com o problema da ventoinha ela ferveu ae ele me aconselhou a trava-la...
se puderem me dar algumas dicas ficaria muito agradecido...
atenciosamente,
Thiago Cruvinel

comenale
17/03/2008, 15:53
Boa tarde pessoal, fiz o registro recentemente, e estava lendo o topico de aquecimento... que por incrivel está sendo um assunto bem popular rsrsrsr
adquirir recentemente uma sportage 01 diesel turbo intercooler... e por incrivel q pareça... ela fundiu no primeiro dia... mas com muita sorte o antigo proprietario assumui os custos ehehehehe pessoa muito honesta....
nao adquiri um novo cabeçote... fiz retifica dele... mas atualmente tive problemas de aquecimento novamente, a ventoinha estragou e ela ferveu... o carro inclusive está na oficina para averiguar se queimou a junta ou se danificou o cabeçote, ou se a retifica foi bem feita :)
tenho um duvida que gostaria de tirar com meus futuros colegas :
o mecanico me indicou a nao trocar ventoinha e sim trava-la e tirou a valvula ... alguem de vcs ae ja teve esta experiencia de nao estar usando estes itens? acham aconselhavel? o carro ja estava sem valvula e estava muito bom, so que com o problema da ventoinha ela ferveu ae ele me aconselhou a trava-la...
se puderem me dar algumas dicas ficaria muito agradecido...
atenciosamente,
Thiago Cruvinel

Thiago,
Primeiramente, seja bem vindo ao fórum e ao seleto grupo das Sport´s.
Em relação ao cabeçote, tive esperiência parecida e a lição que ficou foi : :discordo: (NÃO) recondicione e sim troque por um NOVO cabeçote.
A válvula termostática tem a função de mater o motor sempre com a mesma temperatura de funcionamento, inclusive proporcionando um consumo menor de combustivel e diminuir o desgaste prematuro de partes internas do motor. Meu conselho é que permaneça com a válvula. A ventoinha travada e sem válvula termostática deve deixar o motor trabalhando bem abaixo da temperatura ideal e com certeza vai mascarar o problema de aquecimento do motor.
Na minha opinião a ventoinha deve trabalhar de forma normal. Trava-la somente em situações extremas.

Thiadv
26/03/2008, 15:58
comenale agradeço sua atenção e desculpe pelo atraso em agradece-lo pelas dicas...

graças a deus nao tive problema com o cabeçote recondicionado (por enquanto rsrsrsr) tive apenas q trocar a junta ... acho q qdo fiz o motor a junta q comprei nao era de boa qualidade estava toda queimada entao deixei a criterio do meu mecanico para comprar uma q ele ache de boa qualidade, pois comprei as peças tudo por minha conta.

ha duas semanas, inclusive em transito forte e rodovia, a temperatura se manteve, e o carro voltou a ser economico,

em relação a economia a sua ta rodando qto por litro de diesel?

vcs costuma fazer algum tipo de encontro de sportage´s ai em sp?

mas enfim, agradeço suas dicas, valeram muito.

um grande abraço

atenciosamente,

Thiago Cruvinel

comenale
26/03/2008, 17:07
em relação a economia a sua ta rodando qto por litro de diesel?
vcs costuma fazer algum tipo de encontro de sportage´s ai em sp?
mas enfim, agradeço suas dicas, valeram muito.
um grande abraço
atenciosamente,
Thiago Cruvinel

Thiago,
Legal saber que não teve problemas com o cabeçote.
A minha faz uma média de 9,5 a 10km/l na cidade e 12 a 12,5km/l na estrada.
Tentamos várias vezes reunir as sportage´s, mas somente uma vez tivemos sucesso. Conseguimos reunir 5 sportage´s em frente ao Estádio do Pacaembú-SP.

Júlio C. A. Santos
28/04/2008, 22:18
Edusao, eu tive exatamente o mesmo problema ma minha Sportage 2.2 diesel. A tampa do radiador não era original, era de um Suzuki Vitara se eu não me engano, a tampa antiga era idêntica a de um Vitara de um amigo meu. Comprei uma original da Kia e então, só alegria: parou de baixar a água e de aquecer. Muitos Sportages têm esse problema de aquecimento e água baixando, e a solução pode estar só na tampa mesmo. Mas ainda assim na minha Sport a água baixa meio litro a cada 400 ou 500 km, acho que é normal. Só pra lembrar, eu faço trajetos mais "urbanos", acho que uns 150 ou 200 km por semana, mas todos os finais de semana faço trilhas médias.

MarcSport
29/04/2008, 00:53
Edusao, eu tive exatamente o mesmo problema ma minha Sportage 2.2 diesel. A tampa do radiador não era original, era de um Suzuki Vitara se eu não me engano, a tampa antiga era idêntica a de um Vitara de um amigo meu. Comprei uma original da Kia e então, só alegria: parou de baixar a água e de aquecer. Muitos Sportages têm esse problema de aquecimento e água baixando, e a solução pode estar só na tampa mesmo. Mas ainda assim na minha Sport a água baixa meio litro a cada 400 ou 500 km, acho que é normal. Só pra lembrar, eu faço trajetos mais "urbanos", acho que uns 150 ou 200 km por semana, mas todos os finais de semana faço trilhas médias.

Baixar água nunca é normal, pode ser desde uma abraçadeira mal apertada até algo mais sério. As empresas que trabalham com radiador tem uma bomba (tipo de pneu de bicicleta) que pressuriza o sistema e indica se tem vazamento.
A minha não baixa nada a um ano.
[]s
Marcelo

Robinho da Jaguatirica
29/04/2008, 09:07
:concordo:De fato, sportage não baixa água estando tudo certo, a minha não baixa nada desde novembro de 2007, rodo em média 3500 km/mês, faço trilhas leves e médias quase todos os finais de semana, lembro que antes de trocar o cabeçote ela baixava quase meio litro por semana, a junta estava começando a torrar e a água saia pela descarga, porém quase que imperceptível, quando a junta torrou mesmo era um canudo roliço de fumaça branca que saiu.:parede:

:stop: Tomem cuidado!:putz:


Forte abraço!

edumont
29/04/2008, 23:33
É isso aí, a minha só baixou o nível de água quando deu pau na tampa do radiador. Feita a substituição, nunca mais aconteceu.

Abs.:

Júlio C. A. Santos
12/05/2008, 00:13
Para todos que tem uma Sportage 2.2 diesel:

-Fotos do acoplamento viscoso que com aproximadamente 90.000 km te deixa na mão. :putz::putz::putz:Repare que há pouco gel (aquele fluido marrom)no interior do acoplamento, pois o resto ja havia vazado e melado todo o motor. Não foi facil limpar, parece uma cola. Então amigos, cuidado.

Julio Santos

Sportage 2.2 diesel 96 com motor de avião (ventoinha travada) he he he!

Robinho da Jaguatirica
12/05/2008, 09:37
Aco que deu sorte por ter vazado, geralmente o sinal é junta torrada.:putz:
Dá pra saber que gel é este?
Boa lama!


Para todos que tem uma Sportage 2.2 diesel:

-Fotos do acoplamento viscoso que com aproximadamente 90.000 km te deixa na mão. :putz::putz::putz:Repare que há pouco gel (aquele fluido marrom)no interior do acoplamento, pois o resto ja havia vazado e melado todo o motor. Não foi facil limpar, parece uma cola. Então amigos, cuidado.

Julio Santos

Sportage 2.2 diesel 96 com motor de avião (ventoinha travada) he he he!

Gleison BH
12/05/2008, 09:38
A sua viatura chegou a ferver ou vc detectou o problema antes???


Para todos que tem uma Sportage 2.2 diesel:

-Fotos do acoplamento viscoso que com aproximadamente 90.000 km te deixa na mão. :putz::putz::putz:Repare que há pouco gel (aquele fluido marrom)no interior do acoplamento, pois o resto ja havia vazado e melado todo o motor. Não foi facil limpar, parece uma cola. Então amigos, cuidado.

Julio Santos

Sportage 2.2 diesel 96 com motor de avião (ventoinha travada) he he he!

Júlio C. A. Santos
12/05/2008, 21:46
:pensativo:Bom, não sei se com o antigo proprietário o motor chegou a ferver, comigo nunca ferveu, mas o gel(que faz a ventoinha funcionar com o motor quente)começou a vazar quando a Sport já estava comigo, e foi depois de uma trilha que isso aconteceu. Minha Sport vaza água pelo respiro do reservatório de expansão do radiador baixando a água constantemente. :parede:Levei o carro na Kia e o mecânico disse que pode ser junta, cabeçote, valvula termostática, etc. :shock:
Agora já troquei a ventoinha por uma nova original, e a temperatura ta "normal" mesmo sabendo que o marcador no painel pode estar mentindo pra mim.

Minha pergunta é:
Mesmo com o cabeçote danificado, junta, etc eu posso rodar "tranquilamente" se a temperatura estiver normal? Já estou até "psicologicamente" preparado pra trocar essas peças.:putz:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

mbm4x4
12/05/2008, 22:00
E ai Julio, tranquilo?
Na minha Sportage,logo que comprei, acontecia de sair vapor pelo reservatório de expanção.
Dpois da dica aqui do pessoal do forum, resolvi trocar a tampa do radiador.
Resultado: resolveu o problema, a minha tampa antiga não segurava mais a pressão do sistema e sempre que aquecia um pouco mais, a agua saia do radiador para o vaso de expanção.
Espero que tenha ajudado.
abraço
Mateus

Robinho da Jaguatirica
13/05/2008, 09:10
caro Julio,


Concordo com o Mateus "Aloha!!!!!!", sua tampa do radiador deve star vazando compressão (menos problemas, 15 latinhas resolve), vê bem, se sua junta do cabeçote estiver de fato queimada ou começando a queimar, ao primeiro esforço passará a apresentar sinais claros, vapor pela descarga, qualquer voltinha baixa água (300 ml), o reservatório de expansão não trabalha, ele só enche, simplesmente não volta água para o radiador, mas na hora que começar a escapar compressào do cabeçote para o sistema de arrefecimento de fato, você perceberá no ato, a temperatura fica doida, vc mal liga a viatura e a temperatura sobe, e sobe nas alturas, o radiador começa a expulsar água com muita pressão, aí já passou da hora de parar, se continuar, o cabeçote vai torrar sem dó.:parede: Faça um teste, ligue o carro sem a tampa do radiador, a água deverá circular normalmente, deve até sair um pouco, mas somente a quantidade da expansão pelo calor, faça também o teste da garrafa, coloque a mangueira que sai do radiador para o vaso de expansão dentro de uma garrafa pet com água, perceba se sai bolhas intermitentemente, se sair... mal sinal:putz:. Os mecas da Kia sabem qnd o cabeçote ou junta estão com problemas, vai na tampa, estou torcendo pra ser somente ela.


Boa lama!:palmas:



Robson

comenale
13/05/2008, 09:41
E ai Julio, tranquilo?
Na minha Sportage,logo que comprei, acontecia de sair vapor pelo reservatório de expanção.
Dpois da dica aqui do pessoal do forum, resolvi trocar a tampa do radiador.
Resultado: resolveu o problema, a minha tampa antiga não segurava mais a pressão do sistema e sempre que aquecia um pouco mais, a agua saia do radiador para o vaso de expanção.
Espero que tenha ajudado.
abraço
Mateus
Julio,
O melhor meio de ter certeza se há problemas com o cabeçote é fazer o teste proposto pelo Robson (trojão).
Verifique principalmente a formação constante de bolhas no interior do radiador com o motor em marcha lenta. Outra forma de teste é verificar se há formação de pressão interna no radiador. Esse teste deve ser feito com o motor "gelado", ou seja, antes da primeira partida do dia. Com o motor desligado e "gelado" retire vagarosamente a tampa do radiador e se houver pressão no sistema é sinal que algo está errado!
Já passei por esse problema e se não for identificado a tempo vai tudo pro espaço:parede:
Eu arrisquei em usar a viatura nessas condições e me dei mal:discordo:.

comenale
13/05/2008, 09:43
E ai Julio, tranquilo?
Na minha Sportage,logo que comprei, acontecia de sair vapor pelo reservatório de expanção.
Dpois da dica aqui do pessoal do forum, resolvi trocar a tampa do radiador.
Resultado: resolveu o problema, a minha tampa antiga não segurava mais a pressão do sistema e sempre que aquecia um pouco mais, a agua saia do radiador para o vaso de expanção.
Espero que tenha ajudado.
abraço
Mateus
Julio,
O melhor meio de ter certeza se há problemas com o cabeçote é fazer o teste proposto pelo Robson (trojão).
Verifique principalmente a formação constante de bolhas no interior do radiador com o motor em marcha lenta. Outra forma de teste é verificar se há formação de pressão interna no radiador. Esse teste deve ser feito com o motor "gelado", ou seja, antes da primeira partida do dia. Com o motor desligado e "gelado" retire vagarosamente a tampa do radiador e se houver pressão no sistema é sinal que algo está errado!
Já passei por esse problema e se não for identificado a tempo vai tudo pro espaço:parede:
Eu arrisquei em usar a viatura nessas condições e me dei mal:discordo:.

Júlio C. A. Santos
13/05/2008, 09:50
:shock:Putz! Esqueci de falar: a tampa é nova. Então F...! A tampa nova pode estar com defeito?:sad:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
13/05/2008, 09:59
Uai sô???

Se a tampa é nova... então faz o teste com o motor frio, como o Comenale ensinou, se estiver com pressão, mesmo que pouca pressão então a tampa está boa e a junta foi pro espaço. Vou repetir a frase que nosso amigo Marcsport me disse a tempos atrás "MACACOS ME MORDAM SE SUA JUNTA NÃO ESTÁ QUEIMADA".:pensativo:

Só rezando.:(

Robson


:shock:Putz! Esqueci de falar: a tampa é nova. Então F...! A tampa nova pode estar com defeito?:sad:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Gleison BH
13/05/2008, 10:57
Julio,
O melhor meio de ter certeza se há problemas com o cabeçote é fazer o teste proposto pelo Robson (trojão).
Verifique principalmente a formação constante de bolhas no interior do radiador com o motor em marcha lenta. Outra forma de teste é verificar se há formação de pressão interna no radiador. Esse teste deve ser feito com o motor "gelado", ou seja, antes da primeira partida do dia. Com o motor desligado e "gelado" retire vagarosamente a tampa do radiador e se houver pressão no sistema é sinal que algo está errado!
Já passei por esse problema e se não for identificado a tempo vai tudo pro espaço:parede:
Eu arrisquei em usar a viatura nessas condições e me dei mal:discordo:.

Comenale e Trojão, na opnião de vocês dá para "arriscar" e ir rodando com o carro se instalar um sistema de medição da temperatura auxiliar??? Ou seja, ao invés de ir e trocar a junta, colocar os relógios igual ao Trojão e acompanhar o problema...

Gleison BH
13/05/2008, 11:04
Outra coisa: quando for avaliar uma SPTG para compra tem algum teste que se possa fazer para ver se o carro ferveu, se a junta não tá legal ou se há microfissuras???
Estou pensando, por exemplo, se eu posso ir ver um carro a noite e voltar lá na casa do cidadão no próximo dia pela manhã e verificar se o radiador está com pressão/borbolhas. Isso funcionaria como teste???

Há outro teste que possa ser realizado????

Ah Trojão, como vc tem se tornado um super-plus-mega-blaster-doctor em manutenção de motores SPTG, no dia em que for olhar uma viatura vou te ligar, falow!?!?!

Inté+

Robinho da Jaguatirica
13/05/2008, 12:14
Fala aêh Gleison,

Vamos lá então, quanto ao sistema de temperatura, acho muitíssimo importante, usei o de água e de óleo, dá pra monitorar numa boa, excelente investimento, no caso do Julio eu instalaria sim, antes de trocar a junta, mesmo por que, se a junta estiver realmente queimada, o sistema auxiliar acusará na hora, a temperatura oscilará muito por causa da compressão do cabeçote, e o melhor, dá pra resolver antes de trincar tudo:putz:. Aliás, acho que todo dono de sportage deve instalar um sistema auxiliar de temperatura com urgência, a caca :parede:não tem dia nem hora marcados.
A outra, acho que o teste à frio é o mais confiável, o da garrafa tbm é muito bom, mas se tiver compressão com o motor gelado é "batata", junta queimada.
Super-plus-mega-blaster-doctor pitaqueiro:mrgreen:, pode me chamar que vou dar uns pitacos com prazer fiote:dance:.

Forte abraço!

Robson


Outra coisa: quando for avaliar uma SPTG para compra tem algum teste que se possa fazer para ver se o carro ferveu, se a junta não tá legal ou se há microfissuras???
Estou pensando, por exemplo, se eu posso ir ver um carro a noite e voltar lá na casa do cidadão no próximo dia pela manhã e verificar se o radiador está com pressão/borbolhas. Isso funcionaria como teste???

Há outro teste que possa ser realizado????

Ah Trojão, como vc tem se tornado um super-plus-mega-blaster-doctor em manutenção de motores SPTG, no dia em que for olhar uma viatura vou te ligar, falow!?!?!

Inté+

Robinho da Jaguatirica
13/05/2008, 12:23
Gleison,

Na realidade, hoje acredito que tenhamos que tomar cuidados muito especiais na hora de comprar uma sportage, de fato quase todas são muito conservadas, pelo menos de lata, estofamento e tal, mas motor, radiador, ar-condicionado, caixas, 4x4, roda-livre, cardã e diferenciais... vai saber né. Então, acho mesmo que temos que testar é tudo, perder tempo mesmo, abusar da paciência de quem vai vender, por que qualquer coisinha que tenha que arrumar a mais fica muito caro, e como a KIA não vende quase que nenhum reparo...

Boa lama!


Robson

Felicio Badia
13/05/2008, 13:05
Trojão, deixa de ser mão-de-vaca e compra um carro de verdade por exemplo um TROLLER, com o qual vc não vai mais precisar se preocupar com motor, radiador, ar condicionado, caixas, 4x4, roda livre, cardã, diferencial, Ufa, cruz credo. Com um carro destes vc tem que ter uma boa assistencia 24 horas ou ser amigo de algum prancheiro!!! :-(:-(:-(

Felicio Badia



Gleison,

Na realidade, hoje acredito que tenhamos que tomar cuidados muito especiais na hora de comprar uma sportage, de fato quase todas são muito conservadas, pelo menos de lata, estofamento e tal, mas motor, radiador, ar-condicionado, caixas, 4x4, roda-livre, cardã e diferenciais... vai saber né. Então, acho mesmo que temos que testar é tudo, perder tempo mesmo, abusar da paciência de quem vai vender, por que qualquer coisinha que tenha que arrumar a mais fica muito caro, e como a KIA não vende quase que nenhum reparo...

Boa lama!


Robson

Robinho da Jaguatirica
13/05/2008, 14:04
É Felício, carcamano,:mrgreen: quem desdenha quer comprar, este seu "cruz credo" acabou de me convencer; aquela estória de trocar o Troller por uma pick-up pra ir pra fazenda... você está é de olho na minha Sportage...:stop: nem vem... não esqueci aquela sua despesa de 2 mil latas pra trocar um par de borrachinhas shyng-lyng...:shock:
Já sei, você se apaixonou quando pegou aquela carona comigo do shopis até seu escritório, pode falar, ficou maluco com tanto conforto:mrgreen:

Queria mesmo é saber direito aquela estória do niva que te rebocou....
Forte abraço!


Robson



Trojão, deixa de ser mão-de-vaca e compra um carro de verdade por exemplo um TROLLER, com o qual vc não vai mais precisar se preocupar com motor, radiador, ar condicionado, caixas, 4x4, roda livre, cardã, diferencial, Ufa, cruz credo. Com um carro destes vc tem que ter uma boa assistencia 24 horas ou ser amigo de algum prancheiro!!! :-(:-(:-(

Felicio Badia

MarcSport
13/05/2008, 15:36
Uai sô???

Vou repetir a frase que nosso amigo Marcsport me disse a tempos atrás "MACACOS ME MORDAM SE SUA JUNTA NÃO ESTÁ QUEIMADA".:pensativo:

Só rezando.:(

Robson

Eu disse isso? :pensativo:
[]s

Robinho da Jaguatirica
13/05/2008, 18:29
Caro Marcelo,

De fato me equivoquei, :putz:quem me disse isto foi nosso desaparecido companheiro Mud & Roots.:lol:


Forte abraço!

Robson


Eu disse isso? :pensativo:
[]s

MarcSport
13/05/2008, 19:11
Caro Marcelo,

De fato me equivoquei, :putz:quem me disse isto foi nosso desaparecido companheiro Mud & Roots.:lol:


Forte abraço!

Robson

No problem. :lol:
[]s

rafarub
27/05/2008, 18:31
Boa tarde pessoal.

Sou novo no fórum como membro, pois comecei a acompanhá-lo antes de comprar a minha SPTG. Estou com ela há umas 6 semanas e até agora tem sido tranquilo. Logo após a compra mandei na kia aqui de Porto Alegre, a Sun motors e eles me informaram que os reparos são feitos pela Sun Emotion, uma espécie de especializada oficial. Lá na emotion fiz a troca de todas as correias, incluindo a dentada. Após isso, fiz a substituição da cabeça do radiador por uma metálica, visto que a plástica esatava com o bocal da mangueira quebrado. Além disso, a loja especializada em radiadores que fez a troca também fez a limpeza (vareteamento) do radiador e substituição do fluído. Mandei ainda na Excelsior para uma geometria/balanceamento e calibragem com nitrogêncio.

Feitas estas revisões, fiz algumas viagens que vou relatar aqui devido a um incidente com uma manegueira do radiador. A 1ª por asfalto de poa a gramado, 120km, serra. Comportamento tranquilo da SPTG. A 2ª de poa a Caçapava do sul e lavras, 350km com 40 por terra propositadamente. Notei que a tampa do radiador não estava vedando com perfeição devido ao ressalto que estava danificado. Comprei uma nova tampa na sun motors e substitui. A 3ª viagem foi nesta quinta, feriado, de poa a cambará do sul por estradas de terra entre santo antonio da patrulha e são francisco de paula, passando por Rolante, Riozinho e Barra do Ouro. 220 km de terra com duas serras de 1100m de altitude (segundo o gps). Na primeira serra, depois de 60km de asfalto e 100km de terra ela ferveu. Percebi a mudança no ponteiro da temperatura a tempo, devido aos avisos dos colegas do fórum, e parei antes de causar um estrago maior. Motivo: uma mangueira rompida devido ao ressecamento. Uma adapatação com a presilha e seguimos, sempre completando a agua quando o ponteiro da temperatura subia. Feito o conserto seguimos viagem e em cambará tive de retirar as lonas do freio esquerdo que haviam descolado. Mais 220 de km por asfalto e estava de volta em casa. No sabado pela manhã fiz uma geral nos freios. Não esquentou mais, mesmo com trânsito pesado e ar ligado.

Bom era isso, qualquer novidade, relato nos tópicos devidos.

Rafael.

Robinho da Jaguatirica
28/05/2008, 10:27
Caro Rafael,

Bem vindo ao mundo dos sportagers, você deve ser bastante detalhista, senão provavelmente não perceberia o aumento da temperatura, sorte maior foi o painel avisar, depois explica o comportamento do ponteiro pra galera:pensativo:. Aproveita que uma das mangueiras estourou por fissuras e troca tudo, sai baratim e vc fica tranquilo, vai por mim, quando uma mangueira estoura as outras ficam com inveja e estouram também....:mrgreen:

Forte abraço!


Robson

Júlio C. A. Santos
06/06/2008, 19:18
Tá aí galera,

Vídeo de uma Sportage FERVENDO!:shock:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk:lol:

Ainda bem que não é assim que acontece de verdade...:discordo:

Abraço

http://br.youtube.com/watch?v=kDge6Qr5P6g

Nava
08/06/2008, 23:54
Po vao ficar ai olhando? Vamos apagar a coitada!!!!

comenale
09/06/2008, 08:40
Muita maldade neste vídeo........

Júlio C. A. Santos
09/06/2008, 18:41
Galera, fiquei muito "sentido" quando vi este vídeo, espero não ter ofendido vcs. :oops:

Abraço

Nava
09/06/2008, 19:04
Veja: não dá pra negar que ela ferveu...kkkk...mas nos referíamos ao radiador e nao ao carro todo....kkkkk

Júlio C. A. Santos
12/06/2008, 23:20
Hoje levei a Sport na oficina pra varetar o radiador e... surpresa! Com a sujeira e ferrugem removidos apareceram três furos no radiador:parede:. Vou ter que substituir a colméia "apenas":shock:. Ainda bem que o preju vai custar "só" R$ 600,00.

Nava
12/06/2008, 23:25
Nao cabe nenhum outro? Ja mete ventoinha eletrica...

Robinho da Jaguatirica
13/06/2008, 08:49
Hoje levei a Sport na oficina pra varetar o radiador e... surpresa! Com a sujeira e ferrugem removidos apareceram três furos no radiador:parede:. Vou ter que substituir a colméia "apenas":shock:. Ainda bem que o preju vai custar "só" R$ 600,00.

Júlio,

já que vai trocar a colméia, combina logo uma maior, tive que fazer a mesma coisa a tempos atrás, troquei de 3 para 5 colméias, ficou show, refrigera com mais rapidez.

[]s

Robson

Júlio C. A. Santos
13/06/2008, 22:21
Grande Trojão,

Não sabia que podia colocar mais colméias, vou me informar com o mecânico. Há outro problema: Bem debaixo do radiador tem aquela mangueira de borracha que é unida com um cano de metal dobrado em 90º que é unido por mais uma mangueira curva de borracha que finalmente vai até o motor. Esse tubo de metal atualmente é feito só de ferrugem, tem tanta ferrugem que o mecânico disse que ela for removida vai aparecer vazamentos. Então fui a uma loja de peças de caminhões e descobri que existe uma mangueira sanfonada para radiadores que pode ser dobrada sem deformar e é vendida em tamanhos padrões de 50 cm ou 1m, é bem robusta, mas a mangueira ficaria muito próxima da polia do compressor do ar condicionado por isso originalmente as Sportages usam metal nesse trecho da mangueira, para não correr esse risco. Eu to pensando em instalar essa mangueira e usar alguma abraçadeira metálica para manter ela no lugar correto. Mas sobre essas mangueiras sanfonadas, será que posso confiar?:pensativo:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
14/06/2008, 09:11
Grande Trojão,

Não sabia que podia colocar mais colméias, vou me informar com o mecânico. Há outro problema: Bem debaixo do radiador tem aquela mangueira de borracha que é unida com um cano de metal dobrado em 90º que é unido por mais uma mangueira curva de borracha que finalmente vai até o motor. Esse tubo de metal atualmente é feito só de ferrugem, tem tanta ferrugem que o mecânico disse que ela for removida vai aparecer vazamentos. Então fui a uma loja de peças de caminhões e descobri que existe uma mangueira sanfonada para radiadores que pode ser dobrada sem deformar e é vendida em tamanhos padrões de 50 cm ou 1m, é bem robusta, mas a mangueira ficaria muito próxima da polia do compressor do ar condicionado por isso originalmente as Sportages usam metal nesse trecho da mangueira, para não correr esse risco. Eu to pensando em instalar essa mangueira e usar alguma abraçadeira metálica para manter ela no lugar correto. Mas sobre essas mangueiras sanfonadas, será que posso confiar?:pensativo:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Júlio,

Você me ajudou a tirar uma preocupação da cuca:shock:, sempre imaginei o que iria fazer se esse tubo estourasse, acredito que esta tal mangueira por ser equipamento de caminhões (força bruta e super-aquecido) possa resolver de fato, mas a pergunta é: quantas latas?:pensativo: de qualquer forma deve ficar uma gambiteck da melhor qualidade.


[]s

Robinho da Jaguatirica

Júlio C. A. Santos
14/06/2008, 15:05
Trojão,

Nesta terça-feira vou trocar as colméias e provavelmente esse tubo de metal (que custa R$ 110,00 na Kia) localizado abaixo do radiador, ainda não sei se vou retirar somente o tubo de metal com a mangueira conectada ao radiador ou se vou trocar tudo, conectando essa mangueira flexível direto do radiador para o motor. Espaço para isso tem, mas não sei se o comprimento vai chegar, pois do radiador até o motor as mangueiras excedem 50 cm e a mangueira ainda precisa ser dobrada :pensativo:. Isso ficaria melhor que original. Por enquanto eu achei essas mangueiras vendidas somente nos tamanhos 50 cm ou 1m, isso é porque elas já vêm com um acabamento nas pontas para usar as abraçadeiras (foto), pois não seria legal colocar abraçadeiras bem encima da área sanfonada. Algumas mangueiras flexíveis vêm com um revestimento interno que parece uma borracha mais macia na cor bege, achei isso meio duvidoso, esse revestimento não agüentaria temperatura eu acho, e o vendedor ainda disse que elas agüentam uns 80, 90º :shock:. Tudo bem. Fui para outra loja, dessa vez especializada em caminhões e encontrei outra mangueira flexível muito robusta (até mais que as originais) e feita inteiramente de borracha preta, mais confiável. O vendedor afirma que é usada em caminhões :dance:. Então, uma dica: se for comprar essa mangueira, prefira as que são inteiramente em borracha preta, sem aquele revestimento interno mais fraco, a menos que vc tenha certeza que agüenta mais de 100º. Valores?

Mangueira sanfonada para radiadores com revestimento interno: R$ 66,00

Mangueira sanfonada robusta para radiadores de caminhões (sem o tal revestimento): R$ 32,00:palmas:

Esses são valores aqui em São Francisco do Sul/SC

Ah! Não se esqueça de fazer uma boa abraçadeira pra manter a mangueira no lugar, acho que vou fazer a minha em aço inox. Se eu instalar essa mangueira, publicarei as fotos.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Tarcisio Pinheiro
19/06/2008, 11:56
E ai BLZZ!!


Acho que essa mangueira e boa também pra carregar como reserva para uma emergencia em longas viagens, pois por esse Brasil a fora tem muitos trechos de 200KM ou até mais que são bem desertos e sem qualquer recurso mecanico.

Foi boa essa dica!! Vou procurar essa mangueira por aqui.

Até!!:concordo:

rafarub
19/06/2008, 15:10
Opa,

estive um pouco ocupado, então não pude acompanhar o tópico.

Quanto ao ponteiro da temperatura, sei que o original não é dos mais confiáveis, mas ele tem se mantido regular desde a troca da mangueira. Sempre um tantinho abaixo do meio, com pequenas variações. A água também não baixou mais. Pelo manual, o ponteiro pode operar até 3/4 normalmente, mas o máximo que subiu foi pouco acima do meio depois de 150km de estrada e 15 minutos num drive-through com o ar-condicionado ligado. Na dúvida, desliguei o ar e assim que saí de lá o ponteiro baixou de novo. Mas essa questão da temperatura das SPTGS me deixa sempre de sobreaviso, já tô caolho de tanto cuidar o ponteiro....

Abraço a todos.

Ps. Se alguém quiser indicação de casa de radiadores aqui em Porto Alegre, posso dar o número da que fiz a troca do fluido e da cabeça do radiador, são bons e têm um preço razoável.

Júlio C. A. Santos
29/06/2008, 13:59
Oi pessoal, tenho umas dúvidas. Sei que o radiador é um assunto comentado muito, mas a dúvida é o seguinte: A Kia de Joinville/SC é a mais próxima de minha cidade, então fui até lá pra comprar fluido de radiador e saber a quantidade certa do fluido. O gerente de vendas trouxe 2(dois) litros:pensativo: do RADIEX 1822. Apenas dois litros?:shock: Segundo o site da RADIEX deve-se usar 3,5 litros desse fluido na Sportage 2.2 diesel. Outros mecânicos já me disseram que devo usar 3,5 litros. Com apenas dois litros do fluido, saí pra fazer uma trilha pesada e o resultado não foi muito bom, sendo que todo o sistema de arrefecimento é completamente novo.

Amigos, qual a informação correta?

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

Thiadv
01/07/2008, 12:15
pois é pessoal... tive retificando meu cabeçote ha uns 5 meses atras, e estou com problema novamente... putz

ia até passar o veiculo pra frente... mas gosto muito da minha sportage, pois ela é zera demais...

gostaria de alguns conselhos de vossas divindades experts aqui do forum ehehehehe enchi a bola agora heim ;)

estou querendo comprar um cabeçote novo e agora? onde posso comprar algum de procedencia... estou em uberaba (MG) e estou fazendo orçamento em lojas em sp e bh

achei preços variaveis de 1.600,00 até 2.700,00 alguem me indica alguma loja ou concessionaria ?

aguardo retorno
atenciosamente,

Thiago Cruvinel

Nava
01/07/2008, 21:14
Cara, veja com o tal de fernando, ele importa direto...acho que nesse topico tem o fone dele...

comenale
02/07/2008, 10:14
achei preços variaveis de 1.600,00 até 2.700,00 alguem me indica alguma loja ou concessionaria ?

aguardo retorno
atenciosamente,

Thiago Cruvinel

Thiado,
Faça uma consulta com o Fernando 11-9648-6902 - 11-9917-8617. Ele faz importação direta e tem um preço competitivo. Detalhe: o cabeçote que ele fornece vem "completinho":concordo:

Júlio C. A. Santos
04/07/2008, 11:34
Puuutz!:shock:

comenale
04/07/2008, 11:52
Puuutz!:shock:

Esse cara só pode ser o verdadeiro campeão da falta de manutenção:oops:. Deve ter batido todos os record´s:!:

Thiadv
10/07/2008, 11:38
mais uma vez agradeço as dicas ae comenale e tb nava :wink:

acabou q o cara da retifica me deu garantia do serviço denvo, pois era uma trinca q nasceu de dentro pra fora "disse ele" rsrsrs, o pior q o cara é muito bom sabe... inclusive ja tinha feito cabeçote com ele de uma saveiro a diesel motor ap 1.6 e de um niva tb motor diesel ap 1.6 da volks e nunca tive problema com eles...

pois bem... retifiquei o danado mais um vez, coloquei junta da "juza" acho q é assim q se escreve... mas é seguinte
o carro está em perfeito funcionamento, mas qdo vou pra rodovia e mantenho velocidade acima de 110 km ela começa a esquentar fizemos todos os testes, bomba dagua blz, radiador ta varetado ta zero pois fiz manutenção recente, nao ta abaixando agua, e inclusive estou com ventoinha travada e sem valvula, como pode esquentar? ehehehe eis a questao...

estao achando q é tampa do radiador mas troquei ela faz um mes comprei na concessionari ortovel em bh original, mas ta parecendo q ela nao ta aguentando a pressao, entao estou aguardando chegar outra tampa pra fazer teste na rodovia...

diz o cara da retifica q ela nao ta aguentando pressao 0.9 e está jogando agua para reservatorio extra ao lado do radiador...

ja o meca diz q acha q o defeito ainda continua no cabeçote acha q pode ter algum obstrução nos canais do cabeçote mas nao discartou a duvida da tampa...

ja tiveram alguma experiencia assim?

o pior ... o pior mesmo é que gosto muito do carro... e o meu ta zero em tudo... a unica coisa q ta meia boca é o cabeçote q foi retificado... agora... se for o cabeçote mesmo ou compro um zero mesmo ou passo a viatura pra frente :(

agradeço atencao de todos
abraços thiago cruvinel

comenale
10/07/2008, 12:03
mais uma vez agradeço as dicas ae comenale e tb nava :wink:

acabou q o cara da retifica me deu garantia do serviço denvo, pois era uma trinca q nasceu de dentro pra fora "disse ele" rsrsrs, o pior q o cara é muito bom sabe... inclusive ja tinha feito cabeçote com ele de uma saveiro a diesel motor ap 1.6 e de um niva tb motor diesel ap 1.6 da volks e nunca tive problema com eles...

pois bem... retifiquei o danado mais um vez, coloquei junta da "juza" acho q é assim q se escreve... mas é seguinte
o carro está em perfeito funcionamento, mas qdo vou pra rodovia e mantenho velocidade acima de 110 km ela começa a esquentar fizemos todos os testes, bomba dagua blz, radiador ta varetado ta zero pois fiz manutenção recente, nao ta abaixando agua, e inclusive estou com ventoinha travada e sem valvula, como pode esquentar? ehehehe eis a questao...

estao achando q é tampa do radiador mas troquei ela faz um mes comprei na concessionari ortovel em bh original, mas ta parecendo q ela nao ta aguentando a pressao, entao estou aguardando chegar outra tampa pra fazer teste na rodovia...

diz o cara da retifica q ela nao ta aguentando pressao 0.9 e está jogando agua para reservatorio extra ao lado do radiador...

ja o meca diz q acha q o defeito ainda continua no cabeçote acha q pode ter algum obstrução nos canais do cabeçote mas nao discartou a duvida da tampa...

ja tiveram alguma experiencia assim?

o pior ... o pior mesmo é que gosto muito do carro... e o meu ta zero em tudo... a unica coisa q ta meia boca é o cabeçote q foi retificado... agora... se for o cabeçote mesmo ou compro um zero mesmo ou passo a viatura pra frente :(

agradeço atencao de todos
abraços thiago cruvinel
Thiado,
Tive esse mesmo problema. Exatamente como vc está descrevendo. Meu cabeçote original também apresentou uma pequena fissura e a retífica garantiu que ficava perfeito.
Um outro mecânico relatou na época que o problema poderia estar relacionado ao tipo de aperto que foi aplicado no cabeçote na hora da montagem.
Hoje ainda tenho a dúvida se o problema estava no cabeçote (fissura) ou na montagem (aperto do cabeçote):pensativo:.
Em resuno só consegui resolver o problema quando troquei de cabeçote e de mecânico. Este último me garantiu que esse tipo de motor requer o aperto do cabeçote em duas etapas: 1º é o aperto com o torquimetro com aproximadamente 12 kg.(importante é trocar os parafusos também); 2º é o aperto por ângulo. Inclusive me mostrou um manual técnico da sportage que mais parece uma bíblia. Fiquei impressionado:palmas:
Hoje o problema está resolvido, mas passei por essa mesma "via crussis":oops:

MarcSport
10/07/2008, 12:32
Quando troquei meu cabeçote me recomendaram que trocasse também os parafusos para que conseguisse um perfeito aperto e contato entre o cabeçote, junta e bloco.

Nava
13/07/2008, 20:03
Concordo com a moçada: se o sistema de arrefecimento ta ok, nao é la! Vc tem probelma no cabeçote, pq tudo iniciou la...acho que vc deve primeiro fazer o simples: trocar de mecanico, os parafusos do cabeçote e dar o aperto correto.

Plano B: troca por outra e seja feliz de novo...risos.

Júlio C. A. Santos
16/07/2008, 22:41
Olá pessoal. Hoje saí de São Francisco do Sul/SC rumo à cidade de Campo Alegre/SC (apenas 222 km, ida e volta). Antes de sair conferi o nível de água do radiador, óleo, fluido de freio, tudo ok. O óleo e todos os filtros foram trocados recentemente. A ventoinha, a colméia do radiador, a tampa do radiador e a válvula termostática são novas. Subi a famosa Serra Dona Francisca. Na subida da Serra, não pude engatar mais do que a terceira marcha (com giro alto), pois motor já estava "sofrendo" muito. Enfim cheguei ao destino. Meia hora depois saí de Campo Alegre, e quando eu estava descendo a Serra, o ponteiro da temperatura começou a subir acima da metade, e subiu rápido. E para piorar as coisas, quando fui para o acostamento, descobri que aquele trecho da descida da Serra não tinha acostamento por uns 400 m. Enquanto isso, o ponteiro da temperatura já estava se aproximando do vermelho. Mais adiante avistei um acostamento, e desliguei o motor imediatamente mesmo com o carro em movimento e descendo a Serra, foi extremamente perigoso. Então abri o capô e verifiquei o nível da água no reservatório de expansão, estava normal. Não abri a tampa do radiador por causa da temperatura, mas achei estranha uma coisa: o radiador não estava superaquecido, em relação ao motor ele estava meio frio. Com certeza era por falta de água. Então liguei o carro e comecei a descer a Serra, e o ponteiro da temperatura subiu acima da metade novamente. Deixei a marcha em ponto morto e desci a Serra só no freio pra ver se a temperatura diminuía, mas não deu certo, ainda estava superaquecendo. Avistei outro acostamento adiante, em uma curva acentuada, e quando pisei no freio, descobri que ele estava com problema. Quase fui parar em uma valeta na beira da rodovia. Mais tarde descobri que os freios falharam porque o fluido de radiador havia vazado pelo respiro do reservatório de expansão e encharcado o freio esquerdo, pois o fluido de radiador tem efeito lubrificante. Mais adiante parei em um posto e completei a água do radiador. Com o motor ligado, o frentista completou a água com um regador, mas a água sumia do radiador imediatamente. Enfim, depois de 20 km parei na oficina, e o mecânico abriu a tampa do radiador com cuidado e... Surpresa! Cadê a água?:shock: O mecânico completou a água até a boca com o motor ligado e em seguida colocou a tampa. Uns 5 segundos depois ele abriu novamente a tampa, e completou com mais água, e já cabia mais de 1 litro de água. A oficina é considerada umas das melhores da região com mecânicos muito experientes em motores diesel, mas quero a opinião de vocês com relação a alguns procedimentos que serão usados pelos mecânicos. O mecânico disse que o problema é a junta do cabeçote, pois a água do radiador esta saindo pelo escapamento. Também será feita uma inspeção no cabeçote para ver se está bom. Se o cabeçote não estiver bom, o mecânico disse que vai plainar e garantiu que nunca nenhuma Sportage voltou pra oficina por causa de cabeçote plainado(não conheço esse procedimento). Ele disse também que a taxa de compressão não será alterada por plainar o cabeçote porque a junta do cabeçote é mais alta e vai compensar a altura. Mas ainda o cabeçote pode estar com microfissuras. Aí tem que trocar mesmo. Mas posso confiar nesses procedimentos? Plainar cabeçote?:pensativo:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Nava
16/07/2008, 23:30
Bem, se o radiador estiver cheio e frio, a valvula termo está travada.
De resto, acreditaria no mecanico.
Qdo queima a junta pode ocorrer empenamento do cabeçote e dai a tal plaina (retifica) faz uma face nova e reta para que a nova junta assente por igual no bloco.

Se for isso....ta facil.

comenale
17/07/2008, 09:07
Mas ainda o cabeçote pode estar com microfissuras. Aí tem que trocar mesmo. Mas posso confiar nesses procedimentos? Plainar cabeçote?:pensativo:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Julio,
Com certeza você vai ter algum problema com o cabeçote. O grande problema nesses casos é identificar se há microfissuras:parede:. Tem que ser uma retífica muito bem aparelhada para identificar esse tipo de problema.
Como houve superaquecimento, plainar o cabeçote se torna indispensável.
Uma coisa muito importante é identificar qual foi a causa desse aquecimento. Pelo seu relato me parece haver duas possiveis causas: ou a válvula termostática travou fechada ou há alguma mangueira furada:pensativo:
De qualquer forma o procedimento do mecânico está correto.

Robinho da Jaguatirica
17/07/2008, 09:08
Júlio,


Em tudo que você postou, não mencionou pressão no radiador, então a válvula termostática está travada fechada, havendo compressão do cabeçote para o arrefecimento, fatalmente o radiador sem a tampa ficaria igual a um chafariz, pela temperatura que chegou a junta do cabeçote foi pro espaço:parede:, a plaina do cabeçote (se não tiver micro-fissuras) deverá resolver o problema numa boa:dance:, estando fissurada, mesmo que não seja detectada pelo teste dará problema em uma semana:putz:, tá na garantia mas terá que morrer num cabeçote novo:putz:.
Portanto, pelos relatos do meca, pode confiar:concordo:, aproveite e troque a válvula termostática, a minha fiz um furo de 4 mm, morro de medo dela travar fechada:shock:, e com o furo, mesmo travada passa alguma água, o suficiente para não deixar torrar tudo8), a viatura acaba oscilando para baixo a temperatura em longas descidas, mas em nada afeta o seu desempenho pois não cai abaixo de 66º.

Boa sorte meu caro, não desanime, sua viatura ficará nova!


[]s


Robson

Robinho da Jaguatirica
17/07/2008, 09:15
Júlio,

Gasta mais ums 100 merréis e coloca um reloginho de temperatura de água.:mrgreen:

Robinho da Jaguatirica
17/07/2008, 09:24
Júlio,

Gasta mais ums 100 merréis e coloca um reloginho de temperatura de água.:mrgreen:

Júlio C. A. Santos
17/07/2008, 11:32
Robson,

Agradeço a você e ao Comenale pelas dicas. Fiquei mais tranqüilo:lol:. A respeito da válvula termostática, meu motor é o 2.2 diesel aspirado, sendo assim, o furo na válvula também deve ser de 4 mm? A válvula é nova e nuca houve vazamentos pelas mangueiras. Quanto á pressão no radiador, não reparei na mangueira quando parei o carro na beira da rodovia, mas num posto adiante, o frentista abriu a tampa do radiador com o motor quente, e jorrou água a 1 metro de altura:putz:. Ele completou a água aos poucos com motor ligado, mas às vezes ela jorrava a uns 20 cm de altura, depois a água sempre descia, nunca ficava até a boca. O frentista já havia colocado toda a água do regador, que era de 10 litros. Depois de uns 20 km o consumo de água era praticamente de 1 litro a cada 10 segundos:shock:. Saia água pelo escapamento:parede:. Sem condições. Minha casa ficava a uns 60 km da oficina onde deixei o carro. Voltei pra casa de ônibus:-(. Sobre o relógio auxiliar de temperatura, vou instalar, mas qual marca posso confiar? Onde encontro?

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
17/07/2008, 11:58
Robson,

Agradeço a você e ao Comenale pelas dicas. Fiquei mais tranqüilo:lol:. A respeito da válvula termostática, meu motor é o 2.2 diesel aspirado, sendo assim, o furo na válvula também deve ser de 4 mm? A válvula é nova e nuca houve vazamentos pelas mangueiras. Quanto á pressão no radiador, não reparei na mangueira quando parei o carro na beira da rodovia, mas num posto adiante, o frentista abriu a tampa do radiador com o motor quente, e jorrou água a 1 metro de altura:putz:. Ele completou a água aos poucos com motor ligado, mas às vezes ela jorrava a uns 20 cm de altura, depois a água sempre descia, nunca ficava até a boca. O frentista já havia colocado toda a água do regador, que era de 10 litros. Depois de uns 20 km o consumo de água era praticamente de 1 litro a cada 10 segundos:shock:. Saia água pelo escapamento:parede:. Sem condições. Minha casa ficava a uns 60 km da oficina onde deixei o carro. Voltei pra casa de ônibus:-(. Sobre o relógio auxiliar de temperatura, vou instalar, mas qual marca posso confiar? Onde encontro?

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Júlio,

Os que instalei são da Guster, eles têm visor digital, alarme sonoro e luminoso, são mais caros, comprei na http://www.wolloko.com/
demorou uns 20 dias pra chegar pq eles fabricam sob encomenda, porém valeram cada centavo do investimento, marca instantâneamente qualquer variação da temperatura da viatura, e os alarmes são programáveis, existe também os da cronomac e willtec que são bem mais baratos, de ponteiros, mas não têm qualquer tipo de alarme, qualquer loja de acessórios melhorzinha vc encontra, no mercado livre também acha um monte, acho que qualquer um serve, dá mais tranquilidade, se você tivesse instalado os relógios, acredito que seria avisado antes da viatura ferver.
Quanto à pressão do radiador, mesmo com a viatura fria, assim que liga com a tampa do radiador aberta já se percebe a pressão, por causa da compressão que escapa do cabeçote para o sistema de arrefecimento.


Forte abraço!


Robson

MarcSport
17/07/2008, 17:36
Radiador cuspindo água longe? = junta queimada e/ou cabeçote trincado.

Nunca adicionem água com o motor quente...

Júlio C. A. Santos
18/07/2008, 11:00
Robinho,

A solução que você encontrou contra o superaquecimento me pareceu a mais viável e funcional. Eu gostaria de saber mais detalhes, se possível. Onde devo furar a válvula termostática? Demora muito para o motor aquecer quando está totalmente frio? Em situações extremas, qual a temperatura máxima que o motor atinge?

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

celoleko
18/07/2008, 21:26
Eu e meu pai estamos de olho num sportage 2002/2003 TDI com 93.000 km originais. O dono do sportage me disse que fez todas as revisões na KIA, dá pra ver que ele cuida muito do carro; estávamos quase fechando negócio quando eu visitei esse fórum e vi os problemas de super-aquecimento, desde entao botei 1 pé atrás sobre a confiabilidade do sistema de arrefecimento do Sportage TDI.

Minha pergunta é: Todos SPTG TDI tem esse problema mesmo fazendo todas as revisoes(trocando peças do radiador, inclusive a ventoinha), ou depende da mão do dono ?

Pelo que eu pesquisei nesse fórum, o maior problema é a ventoinha que tem uma gosma termica de acoplamento que perde suas propriedades após uma certa quilometragem, o segundo maior motivo é a bendita valvula-termostática que nao abre para fazer circular a água. Sem contar com o agravante do mostrador de temperatura da água que nao é confiável, sendo necessário instalar um reloginho no painel para mostrar a real temperatura da agua no radiador.

Tudo isso, para quem estava quase comprando um SPTG TDI, é um pouco assustador, pois meu pai não quer se incomodar com motor do carro super-aquecendo, já temos o Fiat Marea que já dá bastante dor de cabeça com radiador fervendo, o Marea já estamos vendendo p/ comprar o jeep.

Gostaria de saber das pessoas q tiveram seu SPTG com o problema de super-aquecimento e que sanaram o problema com a troca de peças do radiador (Valvula, tampa, ventoinha, perinha, cebolinha, instrumentos de painel, líquido anti-congelante, etc etc)

Queremos tbm algumas dicas de como saber se o SPTG que estamos de olho, está esquentando ou nao. Minha ideia inicial antes de comprar o carro, é dar uma volta na cidade lá por 6hrs da tarde, onde o transito é um inferno, outra é testar a ventoinha para ver se o acoplamento dela está legal(deixando esquentar bem o motor, desligar e girar com a mão ventoinha para ver se tá bem preso), e sempre verificar o mostrador do painel para ver se nao passa do ultimo risco antes da metade.

Alguma outra dica ??

Valeu pela atençao e a paciencia de ler meu "pequeno" texto !! Hehe!

Abraço a todos!

Tarcisio Pinheiro
18/07/2008, 22:27
Queremos tbm algumas dicas de como saber se o SPTG que estamos de olho, está esquentando ou nao. Minha ideia inicial antes de comprar o carro, é dar uma volta na cidade lá por 6hrs da tarde, onde o transito é um inferno, outra é testar a ventoinha para ver se o acoplamento dela está legal(deixando esquentar bem o motor, desligar e girar com a mão ventoinha para ver se tá bem preso), e sempre verificar o mostrador do painel para ver se nao passa do ultimo risco antes da metade.


E aí amigo, BLZZ!!!

Eu também tinha todas essas duvidas até comprar a minha a uns 2 meses atras, fiz todos esse testes, rodei por meia hora em transito infernal ao sol de 40º aqui de Cuiabá, questinoei bastante o ex-dono do carro com relação as manutenções e ele me apresentou todas as NFs de trocas de peças em manut preventiva, valvulas termostaticas e liquido do radiador.

O carro estava com 125.000km e já rodei 10mil e tá tudo OK, vou trocar o acoplamento viscoso por medida preventiva, pois o meu ainda é original.

Na minha opinião, se você não tem certeza do que foi trocado, compre o carro , troque as valvulas termostaticas e acoplamento viscoso, coloque aditivo de radiador e bons passeios.

Atée!!:concordo::concordo:

celoleko
19/07/2008, 09:29
"Eu também tinha todas essas duvidas até comprar a minha a uns 2 meses atras, fiz todos esse testes, rodei por meia hora em transito infernal ao sol de 40º aqui de Cuiabá, questinoei bastante o ex-dono do carro com relação as manutenções e ele me apresentou todas as NFs de trocas de peças em manut preventiva, valvulas termostaticas e liquido do radiador.

O carro estava com 125.000km e já rodei 10mil e tá tudo OK, vou trocar o acoplamento viscoso por medida preventiva, pois o meu ainda é original.

Na minha opinião, se você não tem certeza do que foi trocado, compre o carro , troque as valvulas termostaticas e acoplamento viscoso, coloque aditivo de radiador e bons passeios."


Valeu amigo, essa é a minha ideia de pegar todas as notas das revisões do antigo dono e ver se ele já trocou essas peças. Vou questionar bastante o dono do SPTG para ver o que ele me diz sobre essas coisas.

Já é um alivio saber que o SPTG em Cuiabá (verão 365 dias/ano) nao dá problema de super-aquecer, aqui em Curitiba (verão algumas horas/ano) entao será ainda mais dificil com tudo em ordem !

Grande abraço.:concordo:

Nava
20/07/2008, 23:50
Celoleko, sou de Ctba e tenho a minha a gasolina. Nunca o ponteiro sequer mexeu do lugar "normal" trilhas, carro carregado rodando devagar, e eu nao tenho muita dó não, piso no bucho mesmo...

Se o motor está mecanicamente bom, radiador ok, ventoinha acoplando (qq lugar de radiador testa para vc na hora) e a valvula termo ok, nao tem problema.

Veja, questóes básicas de qq carro. O que engana mesmo é o ponteiro do painel, onde o normal é um palito a baixo do meio. No meio é fervendo...risos

De resto, é só curtir o carro, além do que, a diesel é outro nivel...torque e consumo ótimos.

Abraço.

Nava
20/07/2008, 23:52
Ah, tava rodando sem a valvula e saindo cedo com geada o carro sofria com o frio, tendo que colocar jornal na grade do radiador pra evitar muito vento frio na pista e maner o motor mais aquecido...

Em trilha, qq poça a temperatura despencava, dando choque térmico.

Coloquei a valvula, em casa mesmo, e ficou outro carro...sem falar na reduçao do consumo!

celoleko
21/07/2008, 02:13
Obrigado pelos conselhos Nava, olha, vc poderia indicar uma oficina que trata bem dos kia 4x4 aqui em Curitiba ? Assim que adquirirmos o sportage, queremos fazer uma revisãozinha no sistema acionamento do 4x4, mas isso já assunto para um outro tópico.

Um abraço

Robinho da Jaguatirica
21/07/2008, 09:33
Robinho,

A solução que você encontrou contra o superaquecimento me pareceu a mais viável e funcional. Eu gostaria de saber mais detalhes, se possível. Onde devo furar a válvula termostática? Demora muito para o motor aquecer quando está totalmente frio? Em situações extremas, qual a temperatura máxima que o motor atinge?

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Caro Julio,

Vamos lá, o furo você faz na parede da válvula que veda a passagem de água, é um furinho de no máximo 4mm. O aquecimento do motor totalmente frio, na minha opinião, se demora mais é quase que imperceptível:dance:, meu histórico de temperatura máxima foi de 87º, subindo uma serra de 11km, a 95 km/h com 2600 giros, o óleo nesta situação chega fácil aos 120º, ontem fiz o mesmo percurso e a água foi a 85º e o óleo a 117º a 2400 giros, mas tava frio pra caramba e a viatura estava levinha, só eu a patrôa e o guarda-roupas dela:mrgreen:. A única coisa que muda de fato com o furo é que a temperatura começa a oscilar para baixo quando a viatura não é exigida, tipo descendo a mesma serra que falei acima, chego no pé da serra com a temperatura nos 75º, mas em condições normais de trânsito, a variação vai dos 79 º até no máximo 85º com ar ligado, o que para mim não é uma variação grande e compensa a tranquilidade de saber que a viatura não vai torrar se a válvula termostática travar fechada.
Mais dúvidas, fique à vontade.
[]s


Robinho

Júlio C. A. Santos
21/07/2008, 14:12
Robinho,

Obrigado pela resposta, me tirou essa dúvida:palmas:. Mas há um detalhe que não citei. A válvula termostática antiga era da marca THOMSON (foto1), e ela não tinha nenhum furo. Porém a válvula nova que instalei há alguns meses, já veio com um furo de uns 3 mm, isso explica a temperatura oscilar para baixo quando não exijo muito do motor. Não tenho uma foto da nova válvula (porque ela esta instalada no carro), mas tenho a caixa (foto2) para comprovar sua “autenticidade”. Enfim, eu e o mecânico concluímos que o motor superaqueceu porque a junta do cabeçote queimou e mandou a água do radiador pelo escapamento, e sem água, já sabe o preju... Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente?:pensativo: Putz, essa pergunta complicou.:oops:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
21/07/2008, 14:23
Julio,

A única coisa que o furo ajuda é no caso da válvula travar fechada, no mais nem ajuda nem atrapalha, pelo menos aqui em Belo Horizonte, onde o clima é um pouco mais quente que aí no sul, mas se eu estivesse no nordeste, nem válvula colocaria.

Forte abraço!


Robinho

MarcSport
21/07/2008, 14:28
Robinho,

Enfim, eu e o mecânico concluímos que o motor superaqueceu porque a junta do cabeçote queimou e mandou a água do radiador pelo escapamento, e sem água, já sabe o preju... Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente?:pensativo: Putz, essa pergunta complicou.:oops:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

A junta queimou devido a aquecimento (mesmo que antigo), falta de aperto no cabeçote, ou cabeçote "bichado" devido a aquecimento...
Cuidado, verifique bem o sistema de refrigeração do carro

Júlio C. A. Santos
21/07/2008, 15:40
Obrigado Robinho,

Finalmente minha Sport vai sair da oficina:dance:. Depois de alguns testes no cabeçote, foi concluído que precisava apenas plainar, e trocar a junta. Espero não voltar para a oficina e descobrir que alguma microfissura não foi detectada anteriormente no cabeçote:shock:. A correia dentada com o esticador também precisaram ser trocados. Ouvi dizer que as Sportage 2.2 diesel não "toleram" rotações acima de 3.000 giros por longos períodos, porque a taxa de compressão fica alta demais e o cabeçote pode não agüentar:(. Isso é verdade?

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
21/07/2008, 16:39
Obrigado Robinho,

Finalmente minha Sport vai sair da oficina:dance:. Depois de alguns testes no cabeçote, foi concluído que precisava apenas plainar, e trocar a junta. Espero não voltar para a oficina e descobrir que alguma microfissura não foi detectada anteriormente no cabeçote:shock:. A correia dentada com o esticador também precisaram ser trocados. Ouvi dizer que as Sportage 2.2 diesel não "toleram" rotações acima de 3.000 giros por longos períodos, porque a taxa de compressão fica alta demais e o cabeçote pode não agüentar:(. Isso é verdade?

Julio

Sportage 2.2 diesel 96


Julio,

É verdade sim, mas não é mal das Sportages, qualquer motor a diesel maçarico ou turbinado, em altíssimo giro por muito tempo esquenta e esquenta muito, acaba que quem torra é a junta e costuma levar o cabeçote junto, motores diesel são de força bruta, não de velocidade, tanto é que se acelerar a 3500 ou 5000 giros, nada muda, não ganha força nem velocidade, somente fumaça, turbina queimando óleo e motor girando mesmo, e esquentando é claro:discordo:.
Em ultrapassagens, estando a 2500 giros a uns 100 km/h, apertando a menina ela chega fácil aos 140 km/h sem abaixar para 4º marcha, e o giro quando muito chega aos 3500, mas dos 150km/h ela não passa de jeito nenhum, a não ser em queda livre de um avião:mrgreen:. Já testei andar a 130 km/h por alguns poucos minutos, perecbi que mesmo a FDP da ventoinha urrando, a temperatura só ia aumentando, o sistema não consegue refrigerar o motor o suficiente.
Andei lendo seus relatos anteriores sobre arrefecimento, nunca fui muito fã de colocar aditivos de radiadores já na medida certa quando a viatura não tem o costume com a coisa, a minha quando comprei era um barro só, levei uns 8 meses pra chegar na medida de 40% aditivo, e a primeira vez foi somente 300 ml, fora o medo de arrebentar todo o sistema, os selos do motos, a junta do cabeçote e tal, fui aumentando aos poucos. O radiex é da Bardal, é um excelente aditivo, mas também se tiver algum podrezinho aqui ou acolá, ele acaba de estourar, pode ser que se a sua viatura não tivesse o costume com o aditivo (o caso do cano enferrujado deixa claro isso), a sua junta foi de certa forma derretida pelo aditivo, daí a caca toda.
Pegando a viatura, perceba principalmente nos primeiros dias se ela está consumindo água (verifico a água e óleo todos os dias pela manhã, tem 6 meses que não baixa uma gota), mesmo que pouquinha, tipo 50 ml por dia, será indício claro que o sistema de arrefecimento ainda não está legal.:parede:
Espero que sua viatura tenha ficado muito boa:palmas:.

[]s


Robinho

MarcSport
21/07/2008, 17:02
Nossos motores são HSD.
A faixa aconselhada para qualquer motor para máximo aproveitamento fica entre as rotações de torque e potência máximos, no caso das TD entre 2000 e 4000 rpm, já mantive rotações de mais de 3500 rpm por longos períodos e o carro não esquentou (isso após retífica e troca da ventoinha), antes de eu andasse na estrada a mais de 120km/h (em 5ª) começava a esquentar, na época me falaram que motores diesel não podia trabalhar acima de de 3000 rpm, isso limitaria as sportages a rodar a no máximo 110km/h.
Acima 3800 rpm não se consegue aumento no desempenho.
Se não me engano, em meu carro o corte de combustível ocorre a 4700 rpm.
Nas aspiradas o torque atinge seu máximo em 2500 rpm e a potência em 4050 e a 100km/h ela estará a 3000 rpm.

comenale
21/07/2008, 17:06
A válvula termostática antiga era da marca THOMSON (foto1), e ela não tinha nenhum furo.
Mas mesmo assim, devo furar a nova válvula ou simplesmente aumento o furo já existente?:pensativo: Putz, essa pergunta complicou.:oops:

Em relação à foto 1, pelo que conheci e acompanhei meus problemas posso te garantir que essa válvula não é da sport diesel:putz:,ou nâo é original.
A nova válvula já tem furo, não necessitando fazer qualquer alteração.

Júlio C. A. Santos
21/07/2008, 17:50
Hum! Sistema de arrefecimento. Já que vocês tocaram nesse assunto outra vez, tenho um depoimento: Fui à Kia Motors comprar fluído de radiador e o vendedor me indicou 2 litros do RADIEX 1822. Achei estranho,:pensativo: pois no manual consta que devo usar 3,5 litros no motor 2.2 diesel sem aquecedor. Então agora faz sentido o vendedor ter me aconselhado usar apenas 2 litros. O sistema não aguentaria usar o fluído na dose certa de um dia para o outro. E eu saí da loja quase xingando o vendedor por isso... Putz!

Julio


Sportage 2.2 diesel 96

ORKUT: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9791416960513411857

Nava
21/07/2008, 22:18
Concordo. Veja a minha ela tem um furo com um pino rebitado. Ficou muito bom.

Veja na primeira foto que tem um furo de uns 2,5 mm com um pino rebitado. Tem tb uma válvula menor de segurança e a maior, com uns 30mm.

Na outra foto, ruim por sinal, vemos a parte de baixo com o acinamento e mola.

comenale
22/07/2008, 09:20
Concordo. Veja a minha ela tem um furo com um pino rebitado. Ficou muito bom.
Veja na primeira foto que tem um furo de uns 2,5 mm com um pino rebitado. Tem tb uma válvula menor de segurança e a maior, com uns 30mm.
Na outra foto, ruim por sinal, vemos a parte de baixo com o acinamento e mola.

É issoa aí:concordo:. Essa é a original:palmas:. De longe muito diferente da que estava instalada na viatura do amigo.

Júlio C. A. Santos
22/07/2008, 13:05
A válvula que instalei era bem diferente da sua, Nava. Ela possui aquele furo com pino rebitado, mas não tem aquela válvula menor de segurança. Pelo fato do meu motor ser diesel e o seu gasolina, será que pode haver diferença na válvula? A válvula comprei na Kia, lacrada na caixa (foto).

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Thiago Pereira
22/07/2008, 13:36
A válvula termostática da minha Sportage 2.2 Diesel 95/95 é exatamente igual a que o Nava postou. Já estou na terceira (válvula) e sempre foi desse modelo, todas originais Kia!

Abraço,
Thiago

Júlio C. A. Santos
22/07/2008, 13:57
Thiago,

Seria possível vc me informar o código da sua válvula ou se a numeração na caixa original é a mesma na foto que publiquei? Acho que me venderam a válvula errada na Kia.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Thiago Pereira
22/07/2008, 14:43
Thiago,

Seria possível vc me informar o código da sua válvula ou se a numeração na caixa original é a mesma na foto que publiquei? Acho que me venderam a válvula errada na Kia.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Julio,

Tenho qse certeza que tenho uma caixa guardada com uma valvula velha dentro, mas só posso confirmar qdo estiver em Atibaia. Estou indo quinta para lá e vejo pra vc!

Abraço,
Thiago

Nava
25/07/2008, 22:37
Joguei minha caixa fora.
Comprei na vidi imports aqui em ctba. 40 reais...facada.

Júlio C. A. Santos
26/07/2008, 10:06
Barato Nava! Paguei R$ 45,00 na Kia.:putz:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Nava
27/07/2008, 23:55
Gente, tem casas especializadas em radiadores que testam isso rapidinho e de graça.
Vejam, todos os motores de caminhoes modernos possuem acoplamnto viscoso. Picapes como a ranger tb.
Qdo o colega fala sobre aquecimento tem de ver justamente como ela aquece. Bem, na minha é tudo zero, entao até hoje só alegria, mas nunca desgrudo o olho do ponteirinho...

Gleison BH
28/07/2008, 08:59
...mas nunca desgrudo o olho do ponteirinho...

O problema é que o ponteiro não marca real e a válvula pode travar fechada ou o gel do acoplamento já ter perdido a eficácia. Então, para ficar mais tranquilo, o melhor mesmo é colocar o relógio auxiliar e fazer um furinho na válvula...

Nava
29/07/2008, 22:41
O furinho na valvula na resolve nada. Serve apenas para despressurizar a bomba e eliminar qq tipo de bolha devido ao aquecimento nas paredes do motor.

De resto eu concordo: preventiva e olho na temp!

augustoslz
14/08/2008, 12:18
:parede:a minha nao esquentava, sempre trabalhava frio e o motor nao rendia, vi que minha elice esta travada e estava sem valvula. Fui na kia comprei uma valvula la mesmo eles colocaram, paguei 50,00 latas ja colocada, e é a mesma da foto com furo e valvula c/ mola.:dance:Agora o ponteiro esta sempre um traço abaixo do meio, mesmo na estrada a 100/120 por 5 horas. O rendimento do motor melhorou, queima o diesel na temp. ideal. Abços

Sergio Vieira
15/08/2008, 09:13
Logo que comprei, minha Sportage estava aquecendo, aí fui no mecânico e demos uma geral no radiador (estava com um pequeno vazamento) e percebemos que a hélice estava muito fraca e, segundo ele, era o gel da hélice.
Eu ia subir a Serra da Mantiqueira, rodar na terra, em terreno pesado, então solicitei que travasse a hélice.
Hélice travada, a Sptg fica com a temperatura muito baixa por um bom tempo, mas depois de fazer ela girar um pouco, na garagem, parada, sai normal no trânsito, mesmo quando vou para a serra.
Fui conversar com outro mecânico que é proprietário de Sptg e ele me disse que tentou diversas soluções e o que deu muito certo, no lugar do gel, foi colocar Bardal B12. A hélice roda na velocidade correta e a temperatura se mantém normal.
Outra coisa que notei, é que quando se liga algo que interfere na elétrica do carro (como o ar-condicionado), o ponteiro se altera, normalmente simulando um aumento de temperatura - mas é falso.

comenale
15/08/2008, 09:40
Fui conversar com outro mecânico que é proprietário de Sptg e ele me disse que tentou diversas soluções e o que deu muito certo, no lugar do gel, foi colocar Bardal B12. A hélice roda na velocidade correta e a temperatura se mantém normal.

Isso de fato funciona:palmas:.
A minha hélice está com o aditivo PROLONG no lugar do gel. Estou rodando assim a quase um ano, enfrentando o trânsito pesado de sampa e muitas viagens subindo e descendo serras, sem qualquer problema:concordo:.
Consegui essa informação com um mecânico que também já tinha resolvido o mesmo problema para outros Sport´s.

Thiago Pereira
15/08/2008, 13:31
Isso de fato funciona:palmas:.
A minha hélice está com o aditivo PROLONG no lugar do gel. Estou rodando assim a quase um ano, enfrentando o trânsito pesado de sampa e muitas viagens subindo e descendo serras, sem qualquer problema:concordo:.
Consegui essa informação com um mecânico que também já tinha resolvido o mesmo problema para outros Sport´s.

Pode até funcionar na pratica, mas a principio não deveria, pq o lubrificante quanto maior a temperatura maior a viscosidade o que diminui o acoplamento. Já o gel quanto maior a temperatura menor a viscosidade, o que tende a bloquear a helice por completo.

O que acredito que ocorre é q como a viscosidade desses aditivos é alta então a helice está acoplada qse q 100%, ou seja, mesmo fria a helice esta acoplada consumindo importantes CV do motor.
Qse q o mesmo ao utilizar um parafuso, apenas correndo o risco de em um superaquecimento ela desacoplar.

Abraço,
Thiago

Nava
16/08/2008, 00:10
Concordo. O gel funciona ao contrario. No calor aumenta a rigidez pecebemos isso pelo ruido maior. Ande com uma helice travada pra vc ver...parece um aviao decolando. Fora ainda que tem toda a inercia de aumentar a rotaçao e diminuir...acho que ainda a melhor solucao é por nova!

b.picanco
18/08/2008, 21:18
Amigos uma outra informação, qual é o sintoma quando os bicos estão ruins... digo isso por que minha junta do cabeçote queimou, passou água... fiz retífica e mandaram os bicos pra um cara da BOSH e o mesmo condenou os 6... porém o carro funcionava bem antes de parar (mesmo depois do aquecimento) e não fazia fumaça nenhuma...

Obrigado,

Bruno :pensativo:

Nava
20/08/2008, 23:53
Amigo, bico injetor tem vida util. Os bicos injetores antigos (mecanicos) usam molas para liberar a pressao da bomba e pulverizar o diesel. Os eletronicos usam solenoides. A uma determinada km vc tem de fazer uma verificaçao se eles estao fechando adequadamente ou perderam pressao. Isso acontece por dois motivos: perda de força na mola por fadiga (normal) e degaste do anel espaçador (normal). Este anel tem uma medida de extrema precisao que faz com que vc consiga calibrar o bico para abrir em determinada pressao e assim, todos os bicos saem de fabrica iguais.

Se o cara da bosch te disse que os bicos estao condenados, podem haver outros desgastes secundarios, na camara da mola, por exemplo, ocasionados pelo desgaste acentuado dos bicos.

Isso vale pra todo mundo que tem motor diesel. Vc tem de mexer na bomba e nos bicos com manutençao preventiva, senao ja era!

Nos eletro-mecanicos o intervalo de manuntençao é maior, mas precisa tb!!!

E isso nao importa marca: mwm, international, siemens, denso, fiat, etc.

Os unicos livres disso sao os piezoeletricos...mas se der um pau nisso....afe, vai vender a zorba! risos

b.picanco
21/08/2008, 00:48
Obrigado pela resposta amigo, porém a minha dúvida principal é que o cara condenou os 6 bicos e até onde entendi não tem como perder os 6 e o carro continuar andando, sem fumaça... agora, depois de fazer retífica do cabeçote e trocar a junta, coloquei os bicos que estavam antes (são até novos, 1 ano de instalados), porém entendo que com o aquecimento que teve alguns foram danificados. Vou acompanhar agora com o carro rodando e se achar um bom bombista vou tentar trocar o que estiver ruim...

augustoslz
21/08/2008, 21:00
Obrigado pela resposta amigo, porém a minha dúvida principal é que o cara condenou os 6 bicos e até onde entendi não tem como perder os 6 e o carro continuar andando, sem fumaça... agora, depois de fazer retífica do cabeçote e trocar a junta, coloquei os bicos que estavam antes (são até novos, 1 ano de instalados), porém entendo que com o aquecimento que teve alguns foram danificados. Vou acompanhar agora com o carro rodando e se achar um bom bombista vou tentar trocar o que estiver ruim...

A :concordo:melhor apcao pelo q vc escreveu seria trocar de meca.:parede:

b.picanco
21/08/2008, 21:25
Sim meu amigo !! rsrsrs

Mas o caso aqui é que o mecânico que fez a retífica é bom, mas o bombista dele gosta de condenar todos os bicos (descobri isso ontem), ou seja, se ele vê problemas em um, diz que não dá garantia se não trocar todos... isso é claro por que não sai do bolso dele né ? kkkkk
Hoje rodei 200km com os bicos antigos e com a junta do cabeçonte novo... não deu pra ver se baixou água, mas senti uma pequena queda no rendimento do carro, ou seja, acredito que um ou dois bicos estejam ruins. Porém com os 6 cilindros ainda sobrariam 4 pra rodar mais um pouco... vou tentar encontrar um bombista menos "cuidadoso" (hehehehe) e trocar somente os realmente ruins.
Nessa brincadeira o dim dim só vai embora... meu Deus... pensei que carro a diesel era só alegria...

comenale
21/08/2008, 21:50
Porém com os 6 cilindros ainda sobrariam 4 pra rodar mais um pouco...

Deve haver algum problema aí! 6 CILINDROS:?:
Todas as Sport´s tem 4 cilindros e não 6:parede:

b.picanco
21/08/2008, 22:22
Oh meu querido !! Desculpe aí a confusão;:oops: Eu aproveitei o post aqui do fórum pelo fato do meu carro ter aquecido, porém minha viatura é uma Silverado Turbo Diesel, cabine dupla tropical...:dance: E no meu caso são 6 canecos mesmo... :putz:

Como dizem muitos que encontro. É uma família de 6 bocas pra alimentar... rs

Amado Bento
06/09/2008, 10:51
Alguem pode me orientar onde consigo a caixa de direção da Sportage 02/03 Turbo diesel ? A minha caixa esta fazendo barulho quando viro aroda para o lado direito.

Robinho da Jaguatirica
06/09/2008, 16:33
Alguem pode me orientar onde consigo a caixa de direção da Sportage 02/03 Turbo diesel ? A minha caixa esta fazendo barulho quando viro aroda para o lado direito.

Caro Amado Bento,

Terá mesmo que trocar a caixa de direção?:pensativo:
Há tempos ví um caso parecido, nem sei se é igual ao seu caso, na época lembo que era uma folga que ficava fazendo barulho, mas lembro também que tinha regulagem... bem vai saber né?
Só estou especulando pq acredito que a caixa de direção das sportages, além de defíceis de encontrar, devem custar uma baba:parede:.

Boa sorte!

Robinho da Jaguatirica

Nava
06/09/2008, 21:02
Veja se nao tem buha ou rolamentos com folga...quem sabe dá pra trocar só a peça ruim...

Amado Bento
09/09/2008, 09:50
O problema não é folga não, é que ela esta fazendo muito barulho quando viro o volante para o lado direito com o carro parado. Creio que esta danificada por dentro. Na autorizada custa R$ 3800,00. Gostaria de saber se podem conseguir alguma em algum ferro-velho, desmanche, endereço de alguém, etc.

ralvesdosreis
09/09/2008, 11:37
O problema não é folga não, é que ela esta fazendo muito barulho quando viro o volante para o lado direito com o carro parado. Creio que esta danificada por dentro. Na autorizada custa R$ 3800,00. Gostaria de saber se podem conseguir alguma em algum ferro-velho, desmanche, endereço de alguém, etc.


Amigão, sou de MG e estive no ES dia 04/08/2008, estava precisando de algumas peças para sportage, estive na kia daí, bom nesta procura toda passei em algumas lojas uma delas se não me engano é auto imports fica quase de frente da kia e pelo que eu vi eles têm de tudo, vou ver se acho o telefone mas sei que fica nesta mesma avenida quase de frente.

Amado Bento
17/09/2008, 14:36
Boa Tarde Roberto. Conheço a Auto Import, sou daqui de São Mateus no ES. Já entrei em contato com eles e não vendem. Estou conseguindo uma pelo Mercadolivre. Já tenho indicação de outro vendedor que importa material para Sportage, aqui no 4X4 Brasil. Mesmo assim, obrigado pela ajuda.

Vanessa Carvalho
22/09/2008, 14:24
Bom..
eu me fudi com minha sportage.

Sexta-feira na minha última viagem com ela... o motor ferveu e o marcador de temperatura do painel estava intacto (não me mostrou o que estava ocorrendo), o que aconteceu? Orçamento de aproximadamento de 7.000 para refazer o motor.

Povo estou tentando encontrar dados consistentes de que este problema do marcador da sportage é um defeito de fábrica se alguem puder me ajudar com matérias sobre este assunto agradeço.

E tb, depois desta, preciso avaliar se vale a pena ficar ou não com o carro, pois se o problema persiste, não quero correr o risco.

Att.

Robinho da Jaguatirica
22/09/2008, 16:02
Bom..
eu me fju^%^%*&*% com minha sportage.

o motor ferveu e o marcador de temperatura do painel estava intacto (não me mostrou o que estava ocorrendo), Orçamento de aproximadamento de 7.000 para refazer o motor.

Att.


Vanessa,


Já que vai gastar 7000 latinhas, aproveita e gasta mais 250 latinhas e instala um sistema auxiliar de temperatura. Da próxima vez vai dar pra desligar antes de torrar tudo.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Vanessa Carvalho
22/09/2008, 19:24
Vanessa,


Já que vai gastar 7000 latinhas, aproveita e gasta mais 250 latinhas e instala um sistema auxiliar de temperatura. Da próxima vez vai dar pra desligar antes de torrar tudo.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica


Cara que tipo de medicao auxiliar tu indica, tipo marcas e o que colocar? Somente medidor de temperatura de agua ou oleo tb. O que seria o melhor para pelo menos ficar mais um tempo com ela?

Robinho da Jaguatirica
23/09/2008, 09:14
Cara Vanessa,

Dá uma lida nesse link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16385&highlight=temperatura&page=10

Postei lá tudo explicadinho, mas se tiver alguma dúvida, estamos aí.
Instalei o sistema de água e também de óleo por precaução:shock:, se um falhar tem o outro para orientar, mas só o de água já ajuda muita e dá a tranquilidade que precisamos.:dance:


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Gleison BH
23/09/2008, 10:15
Cara que tipo de medicao auxiliar tu indica, tipo marcas e o que colocar? Somente medidor de temperatura de agua ou oleo tb. O que seria o melhor para pelo menos ficar mais um tempo com ela?

POIS É!!! PODE-SE INSTALAR O RELÓGIO AUXILIAR. MAS DE QUALQUER FORMA EU ACHO QUE A KIA TEM UMA RESPONSABILIDADE DUPL: UMA POR MONTAR UM SISTEMA QUE NÃO ACUSA O AQUECIMENTO, E OUTRA POR NÃO DIVULGAR ISSO JUNTO AO COMPRADORES PARA QUE O PROBLEMA SEJA SANADO. OU SEJA, A MAIORIA SÓ SABE DA NECESSIDADE DE INSTALAR O RELÓGIO AUXILIAR DEPOIS DE TER QUEBRADO O SEU MOTOR INTEIRO OU ALGUÉM CONHECIDO TER PASSADO PELO PROBLEMA!!!! :twisted::twisted::twisted:

mbm4x4
23/09/2008, 11:31
Vanessa
Por acaso voce sabe qual foi o motivo do super-aquecimento?
-ventuinha com mau funcionamento;
-mangueira que tenha furado;
-valvula termostatica que travou fechada;
-liquido do radiador sem aditivo e ou em condições ruins.
-tampa do radiador velha que consequentemente nao aguenta mais a pressao do radiador e manda toda a agua para o vaso de expanção e o motor acaba trabalhando sem agua.
Posta ai para o pessoal se precaver deste fantasma do superaquecimento.
Valew

Vanessa Carvalho
23/09/2008, 14:20
Vanessa
Por acaso voce sabe qual foi o motivo do super-aquecimento?



Assim oh, só sei que tava seco, antes da viagem eu passei em um posto e pedi para verificarem, e a resposta que me foi dada é de que estava tudo certo, porém, não dá para confiar pq não coloram uma gota de agua então não sei se já não sai do posto sem água. O mecânico diz que teve problema com a bomba.

Qto a Kia.
Verifiquei com eles que nunca teve nenhum tipo de recall nas sportages, a primeira coisa que me veio a cabeça foi ir a justiça cobrar deles por este prejuízo, estou verificando com um advogado o caso se dá ou não para entrar.

Eu já sabia do problema da marcação mas naquela de que comigo não aconteceria não me preocupei em instalar até mesmo pq, quando comprei, conversando com mecânicos me falaram que não era necessário e que as camionetes que davam este problema de aquecimento eram as diesel.

Bom... fica a dúvida se vale ou não ficar com o carro.
Pergunto aqueles que já tiveram problemas se estes foram sanados ou se a preocupação é constante, pois se for assim, to mandando para frente. Infelizmente estava "amando" a camionete mas agora a pulga fica atras da orelha.

Att.

Robinho da Jaguatirica
23/09/2008, 14:52
Vanessa,

Quando comprei minha viatura logo percebi que estava escapando compressão para o cárter, então a agência fez a retífica mas não olharam o cabeçote, (nem sei se estava com algum problema) uma semana depois da parte de baixo nova o cabeçote abriu o bico, não aguentou a nova compressão da parte e levou junto o radiador, resultado; viatura novamente no estaleiro, trocaram o cabeçote por um novo, fizeram outro radiador, só que desta vez colocaram 5 colméias (original são 3), daí pra cá tá tudo blz. Na época eu queria ver o capeta mas não queria mais a viatura, com o tempo fui novamente me apaixonando.
Contudo, acredito que para possuir esta viatura é importante criar o hábito de verificar água e óleo todo dia pela manhã, assim poderá detectar alguns problemas que no final saem muito caros para resolver.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.

Gleison BH
24/09/2008, 08:48
E aí Robson; blz dimais da conta!?!?!?

Pois é, fiquei de te ligar na sexta para olharmos a RL. Só que estou com um trabalho para entregar no dia 01/outubro que tá me matando. Além disso tô com uns problemas pessoais pra resolver. Aí vc já viu, né...

Por isso desisti do curso de pilotagem da BF.

No sábado eu até passei lá no Santa Amélia só para dar um alô, mas vc não tava...

Depois do dia 05/outubro vou estar mais tranquilo para tomarmos uma breba e marcar um passeio...

Depois conversamos. Um abraço.

Robinho da Jaguatirica
24/09/2008, 08:56
Boa Gleison,

Estive viajando neste fim de semana, estive na Jipauto semana passada mas não tinha borboleta que pudesse ser soldada, eles agora vendem borboletas de plástico... é pra acabar mesmo...:evil:
E a sua RL, como anda? :pensativo:

Forte abraço!


Robinho da Jaguatirica

Gleison BH
24/09/2008, 10:49
... E a sua RL, como anda? :pensativo:

Robinho da Jaguatirica

NÃO ANDA!!!!!! :parede::parede::parede:TÁ MANCUEBA QUE SÓ ELA!!! :parede::parede::parede:

Vanessa Carvalho
24/09/2008, 21:30
Motor no raio x para verificar como anda o cabecote.
No mais a causa do aquecimento foi bomba dagua quebrada.

Valeu

Robinho da Jaguatirica
25/09/2008, 08:34
Motor no raio x para verificar como anda o cabecote.
No mais a causa do aquecimento foi bomba dagua quebrada.

Valeu

quebra da bomba d'água é novidade:pensativo:, mas acontece, o que não é novidade é o FDP do ponteiro do painel.:evil:
Tomara que seu cabeçote esteja intacto.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

comenale
25/09/2008, 09:18
quebra da bomba d'água é novidade:pensativo:, mas acontece, o que não é novidade é o FDP do ponteiro do painel.:evil:
Tomara que seu cabeçote esteja intacto.
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica

Realmente quebra de bomba d´água é novidade aqui no fórum.

Quanto aos danos no cabeçote, se o do motor a gasolina for do mesmo material que as diesel, muito provavelmente foi danificado. Resta apurar o nível de dano que ocorreu.
Normalmente em motores a gasolina os danos são menores que a diesel e uma boa retífica resolve o problema.

Yesca
26/09/2008, 14:17
Eu também tive um problema recente com a bomba d'água, só que foi de vazamento (imagino que pelo eixo dela). O bendito mostrador me deu o cano e só percebí que estava esquentando por causa daquele cheirinho característico de vapor com aditivo. Deu tempo de parar antes de algum estrago maior.
Depois disso voltei a ter problemas com aquecimento, e dessa vez foi uma mangueira pequenininha e meio escondida, que leva a água quente para o sistema de aquecimento interno; com um furinho na medida exata para não dar na vista logo de cara, ela fazia baixar uns 200ml por dia. Mangueira trocada e agora a Sport não esquenta mais a cuca :concordo:

Abraços!

Don_max
28/09/2008, 12:26
Galera,

Recentemente instalei um controlador de temperatura externo, li aqui no forum que a temperatura normal é entre 80°C a 87°C, porem ando observando que a temperatura oscila acima desse range proximo aos 90°C Sei que a precisão do controlador é 0,7°C, portanto gostaria de saber até que Temperatura é considerado normal :?:
fotos do controlador e do sensor

Gleison BH
29/09/2008, 09:07
Estou Andando Com A Minha A Apenas Uma Semana Depois Que Instalei O Relógio E O Kit Gás. Estou Sem Para Postar Detalhes Agora, Mas Informo Aos Colegas Do Fórum Que Quando Estou Andando De Casa Para O Centro, Sem Muito Trânsito, O Carro Fica Em Média Entre 73º E 75º. Quando O Trânsito Tá Mais Pesado, Entre 79º E 83º. Ela Nunca Passou Dos 83º E A Maioria Do Tempo Está Com 75º.

Será Que Ela Está Trabalhando Fria???????




galera,

Recentemente Instalei Um Controlador De Temperatura Externo, Li Aqui No Forum Que A Temperatura Normal é Entre 80°c A 87°c, Porem Ando Observando Que A Temperatura Oscila Acima Desse Range Proximo Aos 90°c Sei Que A Precisão Do Controlador é 0,7°c, Portanto Gostaria De Saber Até Que Temperatura é Considerado Normal :?:
Fotos Do Controlador E Do Sensor

Robinho da Jaguatirica
29/09/2008, 09:08
Caro Don max,

Ficou muito boa a sua gambiteck.:palmas:

A Kia informa que a válvula termostática inicia a sua abertura aos 79º e aos 100º está completamente aberta, portanto, na minha opinião o motor deve trabalhar entre essas temperaturas, mas se chega aos 100º :shock:temos obrigatoriamente de manter o aditivo nas proporções corretas no sistema de arrefecimento, água pura ferve aos 100º, sem aditivos e com outras sujeiras do sistema, a tendência é ela ferver até algusn poucos graus abaixo dos 100 (aulas de química 2º grau):mrgreen:, se ferver provocará bolhas dentro nas paredes do sistema, aí inicia-se a caca.:putz:
A minha TDi, chega aos 87º na estrada, sem ar ligado, se ligar o ar os números sobem (maquiagem pura). No trânsiti usbano com ar ele às vezes até chega aos 90º, o óleo é que sofre muito, qualquer coisinha tá nos 110º.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.

comenale
29/09/2008, 09:17
Na própria válvula termostática está estampado que a temperatura de abertura inicia em 88ºC.
Como a válvula termostática é uma peça termomecânica sempre haverá uma variação na temperatura que permitirá a abertura e fechamento do fluxo da água. A concentração de fluido na mistura também vai influenciar. E assim por diante. São muitos fatores que influenciam e acho muito difícil determinar a temperatura ideal.

Robinho da Jaguatirica
29/09/2008, 09:26
Estou Andando Com A Minha A Apenas Uma Semana Depois Que Instalei O Relógio E O Kit Gás. Estou Sem Para Postar Detalhes Agora, Mas Informo Aos Colegas Do Fórum Que Quando Estou Andando De Casa Para O Centro, Sem Muito Trânsito, O Carro Fica Em Média Entre 73º E 75º. Quando O Trânsito Tá Mais Pesado, Entre 79º E 83º. Ela Nunca Passou Dos 83º E A Maioria Do Tempo Está Com 75º.

Será Que Ela Está Trabalhando Fria???????

Gleison,

O Polegar fez um furinho de 4mm ou um buracão na sua válvula termostática?:mrgreen::pensativo::shock::putz:

Forte abraço!

Robinho da Jaguatirica.

MarcSport
29/09/2008, 09:31
Resposta da KIa referente às TD:

Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC a 89,5ºC.
Ambas estão totalmente abertas a 100ºC.
A temperatura normal de trabalho do motor situa-se entre a temperatura de abertura da válvula termostática principal e a temperatura de início de acoplamento da hélice do radiador, em torno de 95ºC.
Com a aditivação correta (40% de aditivo para 60% de água desmineralizada), a temperatura do líquido de arrefecimento atinge 105ºC, quando inicia-se o processo de superaquecimento do líquido.

Gleison BH
13/10/2008, 09:12
Caros colegas: será que todos aqueles que tem os relógios auxiliares de água podem me informar o motor que usam e qual a temperatura que o carro de vocês está trabalhando (em dias quentes e em dias "mornos" / na estrada e no trânsito), pois ESTOU QUERENDO SABER SE A MINHA ESTÁ TRABALHANDO FRIA!!!!

:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo:

INSTALEI UM RELÓGIO AUXILIAR DE TEMPERATURA DE ÁGUA E A MINHA FICA A MAIORIA DO TEMPO ENTRE 76º e 78º (na cidade, pois ainda não viajei com ela). Em dias mais quentes com o ar ligado no trânsito chega no máximo a 84º. Somente uma vez que acelerei ela por cerca de 05 minutos na rodovia de quarta marcha na chegou a 90º.

Abraços a todos! :concordo:

Robinho da Jaguatirica
13/10/2008, 09:44
Caríssimo aparecido por um intante Gleison,

A minha vc sabe é uma TDi, urbamo dia bem quente com ar no máximo chega aos 92º por alguns instantes, a maior parte do tempo entre 86º e 89º, na estrada subindo serra sem ar nunca passa dos 87º, urbano sem ar fica entre 79º e 85º.

Boa lama!




PS.: Vê se aparece.:mrgreen:

EDuarte
13/10/2008, 11:15
Caros colegas: será que todos aqueles que tem os relógios auxiliares de água podem me informar o motor que usam e qual a temperatura que o carro de vocês está trabalhando (em dias quentes e em dias "mornos" / na estrada e no trânsito), pois ESTOU QUERENDO SABER SE A MINHA ESTÁ TRABALHANDO FRIA!!!!

:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo:

INSTALEI UM RELÓGIO AUXILIAR DE TEMPERATURA DE ÁGUA E A MINHA FICA A MAIORIA DO TEMPO ENTRE 76º e 78º (na cidade, pois ainda não viajei com ela). Em dias mais quentes com o ar ligado no trânsito chega no máximo a 84º. Somente uma vez que acelerei ela por cerca de 05 minutos na rodovia de quarta marcha na chegou a 90º.

Abraços a todos! :concordo:
Gleison, a sua é diesel ou gasolina?
Prsciso colocar um reloginho de temperatura tbm.
[]s
(DU)

Gleison BH
13/10/2008, 14:28
E aí moço. Tô com uns pobremas do fundo do baú... Depois te conto...

Agora, será que a minha está fria a 75º em geral e em dias quentes com ar ligado a 82º/84º????




Caríssimo aparecido por um intante Gleison,

A minha vc sabe é uma TDi, urbamo dia bem quente com ar no máximo chega aos 92º por alguns instantes, a maior parte do tempo entre 86º e 89º, na estrada subindo serra sem ar nunca passa dos 87º, urbano sem ar fica entre 79º e 85º.

Boa lama!




PS.: Vê se aparece.:mrgreen:

Gleison BH
13/10/2008, 14:35
Gleison, a sua é diesel ou gasolina?
Prsciso colocar um reloginho de temperatura tbm.
[]s
(DU)

é a gasolina. Mas o relógio é o mesmo da diesel. Comprei da cronomac digital e alarme sonoro (vc programa uma temperatura e o relógio apita quando chega lá).

Comprei no site www.wolloko.com.br (http://www.wolloko.com.br). Acho que o modelo é IT80 e custou R$130,00, mais R$120,00 para instalar.

Nava
13/10/2008, 22:21
Alguem sabe qto custa o acoplamento viscoso da ventoinha? A minha está aquecendo em subidas longas na estrada. Tive de para no meio da madrugada na serra pra jogar agua na frente do radiador. Bastou ligar a ventoinha do Ac que a temp voltou ao normal. Na cidade está normal...

MarcSport
14/10/2008, 00:17
E aí moço. Tô com uns pobremas do fundo do baú... Depois te conto...

Agora, será que a minha está fria a 75º em geral e em dias quentes com ar ligado a 82º/84º????

Vc, ou melhor, sua SPT deve estar sem a valv. termostática...
[]s

Gleison BH
14/10/2008, 11:03
Valeu pela dica Marcelo. Assim que der vou verificar (o fod@ é que ela ficou a semana passada toda na Kia para trocar óleos, pastilhas e alguns rolamentos - devia ter pedido para olhar). :parede::parede::parede:


Vc, ou melhor, sua SPT deve estar sem a valv. termostática...
[]s

Gleison BH
14/10/2008, 11:05
No ano passado custava +-R$320,00 na Kia de BH.


Alguem sabe qto custa o acoplamento viscoso da ventoinha? A minha está aquecendo em subidas longas na estrada. Tive de para no meio da madrugada na serra pra jogar agua na frente do radiador. Bastou ligar a ventoinha do Ac que a temp voltou ao normal. Na cidade está normal...

Robinho da Jaguatirica
14/10/2008, 11:29
Valeu pela dica Marcelo. Assim que der vou verificar (o fod@ é que ela ficou a semana passada toda na Kia para trocar óleos, pastilhas e alguns rolamentos - devia ter pedido para olhar). :parede::parede::parede:


Uai Gleison,

A válvula termostática deve estar lá sim, você não pediu para o Polegar fazer o furo de 4mm nela?:pensativo:

Só para você ter um parâmetro: Hoje pela manhã, 06:30 hs, fiz o percurso da minha casa até a região hospitalar, até a subida do Hospital Belo Horizonte estava a 74º e óleo a 78º, depois passou dos 82º, voltei pela Linha Verde e fui até o trevo de Vespasiano e voltei para o escritório, ela não passou de 79º.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Gleison BH
14/10/2008, 14:07
Quando perguntei ao polegar sobre o furo na válvula e a verificação dos freios não senti muita firmeza na resposta (disse que as pastilhas estavam excelentes e que tinha olhado a válvula). Só que na Kia me aconselharam a trocar as pastilhas, pois elas rodam só mais uns 3.000km. :pensativo: Vou num terceiro para tirar a dúvida e ver pessoalmente o estado das pastilhas.

Hoje fiz um trajeto parecido com o seu indo pro centro e ficou nisso mesmo 76º... :pensativo: Um hora foi a 80º e voltou para 76º... As vezes tá certo então :pensativo:

Além do que acho que se o motor diesel tem mais compressão e explosão, deve esquentar um pouco mais que os a gasolina :pensativo:

Assim que fizer um percurso em BR de uns 100km tiro a dúvida...

Abraços procê robson. FDS devo te ligar :concordo:



Uai Gleison,

A válvula termostática deve estar lá sim, você não pediu para o Polegar fazer o furo de 4mm nela?:pensativo:

Só para você ter um parâmetro: Hoje pela manhã, 06:30 hs, fiz o percurso da minha casa até a região hospitalar, até a subida do Hospital Belo Horizonte estava a 74º e óleo a 78º, depois passou dos 82º, voltei pela Linha Verde e fui até o trevo de Vespasiano e voltei para o escritório, ela não passou de 79º.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

comenale
14/10/2008, 20:43
Uai Gleison, A válvula termostática deve estar lá sim, você não pediu para o Polegar fazer o furo de 4mm nela?:pensativo:

Fazer furo na válvula termostática:stop::?:
Se a válvula é original não há necessidade de fazer qualquer adaptação, quanto mais furá-la.:parede:
Se há alguma suspeita quanto ao funcionamento da válvula, creio que o mais recomentado é verificar se é original e se está funcionando corretamente.
Para verificar seu funcionamento é muito fácil.
Remova a válvula e coloque-a em uma panela com água e ponha para ferver. Um pouco antes de começar a borbulhar (ferver) a válvula se abre sozinha, movida pela temperatura.

Vanessa Carvalho
14/10/2008, 21:52
Ola Pessoal.

Bom tive problemas recentes com minha sportage, mas agora está como uma uva (de tão boa).

Olha só, falando em temperaturas (estou aguardando meus relógios para instalar nela temp água e óleo), acima de qual temperatura (mesmo não tocando a sirene do relógio) tenho que ficar de olho?? ... Sabe como é, gato escaldado tem medo de água fria.

1) Temperaturas consideradas normais
2) Temperaturas para abrir o olho
3) SOCORRO!!! Vai ferver. (temperatura para programar o reloginho)

Valeu

ps: Sportage MRDI 99/00 Gasolina

Robinho da Jaguatirica
15/10/2008, 09:34
1) Temperaturas consideradas normais
2) Temperaturas para abrir o olho
3) SOCORRO!!! Vai ferver. (temperatura para programar o reloginho)



Vanessa,

Fique tranquila, os reloginhos te darão uma segurança que vc nunca teve com a sua viatura.
Meus relógios são programados para alarme em 110º o de óleo e 100º o de água, porém o meu de água vou baixar a programação para 95º uma vez que ele nunca passou dos 92º, mesmo em condições severas.
O de óleo nos 110º vez ou outra vai disparar o alarme (óleo sofre muito mais que água), acho isso bom pq aí a gente presta mais atenção no de água, se subir muito, é parar mesmo.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.

Robinho da Jaguatirica
15/10/2008, 10:55
Fazer furo na válvula termostática:stop::?:
Se a válvula é original não há necessidade de fazer qualquer adaptação, quanto mais furá-la.:parede:
Se há alguma suspeita quanto ao funcionamento da válvula, creio que o mais recomentado é verificar se é original e se está funcionando corretamente.
Para verificar seu funcionamento é muito fácil.
Remova a válvula e coloque-a em uma panela com água e ponha para ferver. Um pouco antes de começar a borbulhar (ferver) a válvula se abre sozinha, movida pela temperatura.

Comenale,

Quando meu motor foi retificado, mandei fazer um furinho na minha válvula termostática, por puro medo de algum dia ela travar fechada:shock:, como todos nós sabemos, principalmente as diesel não têm a chance de ferver...:parede: se ela travar fechada, pelo furo de 4mm passa alguma água, assim o cabeçote ainda tem alguma chance de não torrar e sobreviver.:pensativo:
De algum tempo pra cá, percebi umas fotos de válvulas termostáticas com uma espécie de sub-válvula de segurança, parecidas com aquelas de panelas de pressão, pesquisando na concessionária aqui de BH, chegamos (eu e o vendedor) à conclusão que a válvula nova foi uma adaptação que a KIA fez para tentar retardar tantas perdas de cabeçotes, por que até o código desta peça mudou. A antiga não tinha a sub-válvula de segurança, era redondinha, a nova a válvula em questão fica na lateral. Apelidei esta sub-válvula de "tábua da beirada, sal da janta, último suspiro, Ave-credo...:mrgreen:
Penso em trocar a minha válvula por essa nova, mas ao mesmo tempo vem aquele ditado: Time que está ganhando não se mexe....:concordo:


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.



PS.:A turma mais antiga do forum anda meio sumida, lembro com saudades quando travávamos verdadeiros "congressos" trocando idéias, compartilhando conhecimentos, gambitecks e tal. Colegas como Antônio Amostardeiro, Maverickturbo, Cesar Boschetti, Fernando Costa, bioranieri, Hélio, jlguimarães, laserman, Herbert Lima, e tantos outros poderiam aparecer mais.:concordo:

MarcSport
15/10/2008, 15:13
Válvula termostática furada = sem válvula termostática pois se perde a função de manter o motor acima de uma temperatura mínima...

Desmistificando: Motor diesel não trabalha (água) mais quente do que motor a gasolina.

[]s

Robinho da Jaguatirica
15/10/2008, 15:31
Válvula termostática furada = sem válvula termostática pois se perde a função de manter o motor acima de uma temperatura mínima...

Desmistificando: Motor diesel não trabalha (água) mais quente do que motor a gasolina.

[]s

Caro MarcSport,

A válvula termostática com um pequeno furo não atrapalha a temperatura média de funcionamento do motor:stop:, pode até demorar um pouquinho a mais para chegar à temperatura ideal, mas chega sem problemas. A média de temperatura de trabalho também não é afetada, a minha não cai dos 79º, a não ser descendo uma serra de 11 km na banguela, aí ela cai pra 75º, mas é só engrenar que sobe novamente:concordo:. O caso é que a própria KIA mudou o modelo da válvula, instalando a sub-válvula de segurança, isso é um fato, exatamente para evitar que o cabeçote torre se ela travar fechada, e por mais incrível que pareça, quando trava, só trava fechada:parede:.


Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Gleison BH
15/10/2008, 17:11
E aí Comenale. Vc tem razão. Deveria ser assim. DEVERIA... como também deveria ser o caso de todo o sistema de arrefecimento... e dos barulhos das pastilhas de freio...

Mas sabe-se que o sistema original é falho e, por isso, aprecem os relógios, os furinhos na válvula, etc. etc. etc. :parede:

É nós resolvendo problema que deveria ser sanado em recall...:parede:



Fazer furo na válvula termostática:stop::?:
Se a válvula é original não há necessidade de fazer qualquer adaptação, quanto mais furá-la.:parede:
.

MarcSport
15/10/2008, 17:50
Caro MarcSport,

A válvula termostática com um pequeno furo não atrapalha a temperatura média de funcionamento do motor:stop:, pode até demorar um pouquinho a mais para chegar à temperatura ideal, mas chega sem problemas. A média de temperatura de trabalho também não é afetada, a minha não cai dos 79º, a não ser descendo uma serra de 11 km na banguela, aí ela cai pra 75º, mas é só engrenar que sobe novamente:concordo:. O caso é que a própria KIA mudou o modelo da válvula, instalando a sub-válvula de segurança, isso é um fato, exatamente para evitar que o cabeçote torre se ela travar fechada, e por mais incrível que pareça, quando trava, só trava fechada:parede:.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Trojão.
Abaixo de 86ºC é motor frio... eu andei sem a válvula termostática para teste por algum tempo e a temperatura do motor oscilava entre 75 e 85 na cidade e chegava a cerca de 95 na estrada.
Com a válvula varia de 88 a 95.
[]s

Robinho da Jaguatirica
15/10/2008, 18:01
Trojão.
Abaixo de 86ºC é motor frio... eu andei sem a válvula termostática para teste por algum tempo e a temperatura do motor oscilava entre 75 e 85 na cidade e chegava a cerca de 95 na estrada.
Com a válvula varia de 88 a 95.
[]s

MarcSport,

Sempre tive essa dúvida:pensativo:, se não estaria andando um pouco abaixo da temperatura ideal, aqui na KIa em BH a peça custa 40 latinhas, estou pensando seriamente em comprar uma nova, guardar a velha, até pra ter um parâmetro da coisa toda. Como ela é fácil de trocar, vou fazer isso neste sábado ainda.


Forte abraço!


Robinho da Jaguatirica

MarcSport
16/10/2008, 14:23
MarcSport,

Sempre tive essa dúvida:pensativo:, se não estaria andando um pouco abaixo da temperatura ideal, aqui na KIa em BH a peça custa 40 latinhas, estou pensando seriamente em comprar uma nova, guardar a velha, até pra ter um parâmetro da coisa toda. Como ela é fácil de trocar, vou fazer isso neste sábado ainda.
Forte abraço!
Robinho da Jaguatirica

Quando digo que é motor frio, não estou "reprovando", apenas alertando...
O aquecimento das SPT está mais relacionado à falha na ventoinha e não à válvula.
[]s

Robinho da Jaguatirica
16/10/2008, 14:57
Oi MarcSport,

Acabei de chegar da KIA, existem 2 modelos atuais de válvulas termostáticas, uma é aquela que possui uma sub-válvula mais de lado, esta é para os modelos a gasolina, as diesel não tem sub-válvula, é somente uma válvula e pronto:putz:, ou seja, aquela informação de abertura da sub-válvula a 79º e posteriormente a válvula principal totalmente aberta a 100º para as diesel não vale, pois só tem uma válvula mesmo, ambas possuem um furinho minúsculo na lateral, uma espécie de válvula de segurança, mas o buraquinho é tão pequetito que mal cabe uma agulha, se for o caso de ser acionado, FUd)^$#@)*&%^%^:parede:, pode até passar alguma água, mas a conta gotas, não alivia nada:putz:. Mas a água nem tanto me preoculpa, tanto que não comprei a válvula nova e vou continuar usando o furinho de 4mm:shock:. O que está me preoculpando mesmo é a minha temperatura do óleo, liguei para o SAC da lubrax para questionar sobre o fluido de radiador deles, aproveitei que me passaram para um engenheiro que muito bem me atendeu e tirei outra dúvida quanto à temperatura do óleo Top Turbo, ele disse que a temperatura do óleo deve ser mais ou menos aproximada à da água, motores a gasolina no geral tem temperatura de óleo próxima dos 87º, diesel pode ser um pouquinho acima pela taxa de compressão muito superior, informação igual a que a KIA de passou a tempos atrás, água e óleo funcionam nas mesmas temperaturas, porém, a minha temperatura de óleo nornal é bem superior, sempre entre 90 e 100º, subindo serras ou com ar ligado passa sempre dos 120:shock:º, que é igual às temperaturas dos caminhões da fórmula truck. Tenho que dar um jeito de instalar um radiador de óleo urgentemente.:putz:
Alguém do forum tem sistema auxiliar de temperatura do óleo pra fazer uma comparação?


forte abraço!


Robinho da Jaguatirica

MarcSport
16/10/2008, 18:06
Eu tinha um carro que tinha indicação de temperatura de água e óleo no painel e se não me engano a temp. do óleo era maior. Cheque com os proprietários de outros modelos que tenham essa indicação qual a temperatura de trabalho de seus motores. Acho que as Cherokes e Pajeros Full têm.
A Sportage já tem um radiador de óleo, é uma elipse com várias aletas.
Não vejo necessidade de colocar outro pois supondo q a temperatura realmente esteja muito alta, vc estará atacando o efeito e não a causa.
Se o motor esquenta demais, água e óleo também esquentam e a indicação da água já seria o suficiente para alertar o motorista, por isso que praticamente todos os carros só trazem indicação da temp. da água.
Tem que confirmar se a temperatura do óleo está excessiva.
Mande uma MP para o ELMER_JEEP que é moderador do tópico, acredito que ele possa te ajudar nessa dúvida.
[]

Nava
16/10/2008, 18:58
A minha ventoinha já era....

Onde encontro e qual a média de preço?

Levei numa loja de radiadores e tentaram adicionar o viscoso, mas nao resolveu pois disseram que o estriado interno ferrou e agora ela tá muito pesada e ronca muiiiito.

Abraço.

Robinho da Jaguatirica
16/10/2008, 19:14
A Sportage já tem um radiador de óleo, é uma elipse com várias aletas.
[]


Caro MarcSport,

Onde fica esse radiador de óleo? Nunca percebi o dito cujo.

[]s

Robinho da Jaguatirica

Nava
16/10/2008, 22:17
Trojao, é no filtro de oleo. Tem uma serpentina na base do filtro.

Gleison BH
17/10/2008, 08:36
A turma de São Paulo que tem o telefone de duas lojas importadoras que os preços costumam ser bons. Mande MP para o MarcSport e Amostardeiro.


A minha ventoinha já era....

Onde encontro e qual a média de preço?

Levei numa loja de radiadores e tentaram adicionar o viscoso, mas nao resolveu pois disseram que o estriado interno ferrou e agora ela tá muito pesada e ronca muiiiito.

Abraço.

Robinho da Jaguatirica
17/10/2008, 09:05
Trojao, é no filtro de oleo. Tem uma serpentina na base do filtro.

Bão Nava!

Valeu pela informação. Estou estudando a instalação de um dissipador de calor em alumínio para abraçar os dois filtros de óleo. Vou tirar também aquela válvula corta-chamas e dar uma limpeza, ela pode estar entupida provocando um aumento da temperatura do óleo.

Chequei o valor da ventoinha aqui em BH, só vem com as hélices e custa "simbólicas 457 latinhas, acompanhadas de 5% de desconto e um sorriso sarcástico do vendedor, como quem diz: Cê tá ferrado, tem que comprar aqui." :evil:

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.

MarcSport
17/10/2008, 11:24
Caro MarcSport,

Onde fica esse radiador de óleo? Nunca percebi o dito cujo.

[]s

Robinho da Jaguatirica

Eu não me lembro direito pois vi com o motor desmontado, mas deve ficar realmente próximo ao filtro...

MarcSport
17/10/2008, 11:26
A minha ventoinha já era....

Onde encontro e qual a média de preço?

Levei numa loja de radiadores e tentaram adicionar o viscoso, mas nao resolveu pois disseram que o estriado interno ferrou e agora ela tá muito pesada e ronca muiiiito.

Abraço.


www.imperiopaulista.com.br , fale com o Levi.
Ele me conhece como Marcelo Galhardo...
[]s

EDuarte
17/10/2008, 17:22
A minha ventoinha já era....

Onde encontro e qual a média de preço?

Levei numa loja de radiadores e tentaram adicionar o viscoso, mas nao resolveu pois disseram que o estriado interno ferrou e agora ela tá muito pesada e ronca muiiiito.

Abraço.
Ja que pifou Nava, coloca uma elétrica, eu acho mais confiavel, só estou esperando pra minha começar a dar problemas pra colocar a elétrica.
[]s
(DU)

Nava
17/10/2008, 18:29
EDuarte, até tinha pensado nisso, mas o radiador dela é desenvolvido pra trabalhar com este modelo, nao sei como se comportaria com uma eletrica. A minh asó ta aquecendo na pista em longas subidas e na trilha...na cidade roda o dia todo e nada.

agora fui numa loja de radiador e o cara mexeu nela...travou tudo e ta um barulho infernal, mas vi apeça nova na loja e achei tao travada qto a minha...sei mais nada!


vi uma receita com ventoinha do vectra, eu acho, mas e o que aciona ela? sensor no radiador?

MarcSport
17/10/2008, 21:10
EDuarte, até tinha pensado nisso, mas o radiador dela é desenvolvido pra trabalhar com este modelo, nao sei como se comportaria com uma eletrica. A minh asó ta aquecendo na pista em longas subidas e na trilha...na cidade roda o dia todo e nada.

agora fui numa loja de radiador e o cara mexeu nela...travou tudo e ta um barulho infernal, mas vi apeça nova na loja e achei tao travada qto a minha...sei mais nada!


vi uma receita com ventoinha do vectra, eu acho, mas e o que aciona ela? sensor no radiador?

quando vc "pega" a ventoinha e tenta girar ela realmente é pesada pois está "acoplada", depois de girar no carro alguns segundos ela fica leve, por isso que ao ligarmos o carro ela "zoa" por 20 ou 30 segundos, depois dorme e só acopla quando esquenta...
depois posta os preços e lojas onde encontrou que pode interessar a muitos...
[]s

EDuarte
18/10/2008, 22:26
EDuarte, até tinha pensado nisso, mas o radiador dela é desenvolvido pra trabalhar com este modelo, nao sei como se comportaria com uma eletrica. A minh asó ta aquecendo na pista em longas subidas e na trilha...na cidade roda o dia todo e nada.

agora fui numa loja de radiador e o cara mexeu nela...travou tudo e ta um barulho infernal, mas vi apeça nova na loja e achei tao travada qto a minha...sei mais nada!


vi uma receita com ventoinha do vectra, eu acho, mas e o que aciona ela? sensor no radiador?
É isso mesmo Nava, é colocado um cebolão no sistema de refrigeração com acionamento de acordo com a necessidade, vc escolhe, 90°, 95° e por ai vai. Tambem ja ouvi falar com a do vectra e tambem com a do tempra que são muito eficientes e confiaveis, alem do que os motores são fininhos e cabem "ali" naquele espacinho minusculo.
[]s
(DU)

Nava
19/10/2008, 23:19
To em duvida amigos....nao queria fazer adaptação, por melhor que seja e ainda por ser mais barata. Acho que com uns 150 dá pra adaptar de boa né...alguem aqui roda assim?

Os preços que levantei até agora, sendo somente o kit helixe e miolo em Ctba:

Ponto K (KIA) - 300,00
Vidi Importados: - liguei um dia era 300. No outro era 380, ou seja, nunc asabem o preço das peças deles. Qdo comprei a valvula termo lá, fui com 50 conto, que era o q me pediram, chegeui lá era 90...dai o cliente aqui passa por bobão...
No tal de Fernando de SP - pediu 300, disse que na kia era isso baixou para 230.
No imperio das vans _ dica do marc - O Levi atendeu super bem, sexta as 18:50h! Pediu 300, mas fazia por 250. Disse que amanha, dia 20/10, receberá venotinhas do paralelo compreço melhor...

E agora?

EDuarte
20/10/2008, 10:12
To em duvida amigos....nao queria fazer adaptação, por melhor que seja e ainda por ser mais barata. Acho que com uns 150 dá pra adaptar de boa né...alguem aqui roda assim?

Os preços que levantei até agora, sendo somente o kit helixe e miolo em Ctba:

Ponto K (KIA) - 300,00
Vidi Importados: - liguei um dia era 300. No outro era 380, ou seja, nunc asabem o preço das peças deles. Qdo comprei a valvula termo lá, fui com 50 conto, que era o q me pediram, chegeui lá era 90...dai o cliente aqui passa por bobão...
No tal de Fernando de SP - pediu 300, disse que na kia era isso baixou para 230.
No imperio das vans _ dica do marc - O Levi atendeu super bem, sexta as 18:50h! Pediu 300, mas fazia por 250. Disse que amanha, dia 20/10, receberá venotinhas do paralelo compreço melhor...

E agora?
Eu ainda sou a favor da elétrica, mas se for pra colocar o sistema viscoso, nada de paralelo, acho a diferença muito pequena pra correr o risco.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
21/10/2008, 22:55
E ai pessoal, sou meio novo de Sportage, aproveitando alguémmsabe me dizer onde é normal o ponteiro da temperatura ficar, o meu marca sempre um pouco abaixo do meio, será normal?
Valeu.

comenale
22/10/2008, 08:24
E ai pessoal, sou meio novo de Sportage, aproveitando alguémmsabe me dizer onde é normal o ponteiro da temperatura ficar, o meu marca sempre um pouco abaixo do meio, será normal?
Valeu.

Alex,
Primeiramente seja bem vindo ao fórum:palmas:.

Esse assunto já se tornou um clássico nas sport´s. Todos já sabemos que o marcador de temperatura não é 100% confiável:oops:.
Contudo o correto é que a marcação da temperatura fique bem próximo ao meio, um pouco abaixo.
Se tudo estiver funcionando corretamente, essa é a marcação ideal.

Gleison BH
22/10/2008, 09:45
CUIDADO!!!!! :twisted::twisted::twisted: MUITO CUIDADO!!!! :twisted::twisted::twisted:

ESSE PONTEIRO NÃO É CONFIÁVEL E MUITA GENTE JÁ PERDEU O MOTOR PORQUE QUANDO O CARRO ESQUENTA ELE SOBE DE UMA VEZ E NÃO DÁ TEMPO DE PARAR...

PESQUISE NESTE FÓRUM A RESPEITO DA INSTALAÇÃO DE UM RELÓGIO DE TEMPERATURA AUXILIAR DIGITAL, DE PREFERÊNCIA COM ALARME.

BEM VINDO AO GRUPO!


E ai pessoal, sou meio novo de Sportage, aproveitando alguémmsabe me dizer onde é normal o ponteiro da temperatura ficar, o meu marca sempre um pouco abaixo do meio, será normal?
Valeu.

Robinho da Jaguatirica
22/10/2008, 11:45
Alex,

O anormal é se ele não ficar alí, 75º e 95º na mesma posição,:evil: estático, se subir qualquer coisa para a viatura onde estiver, ou terá seu cabeçote torrado, :parede:dá uma olhada nos sistemas auxiliares de temperatura que a turma anda instalando, na minha opinião é tão importante quanto a troca da correia dentada.:shock:


Bem vindo ao grupo!

Robinho