PDA

Ver Versão Completa : mais um suzuqueiro no pedaço- orientações??



dag
21/04/2004, 09:23
Tenho orgulho de agora de fato fazer parte deste grupo. Comprei um Jimny!!!! Estou entusiasmado com o carrinho!!!!

Mas necessito da ajuda de vcs!!
Vou coloca-lo para fazer trilha. Nada de muito pesado, porém terei que fazer algumas adaptações, imagino.
Tenho que rodar tbm bastante na cidade. Assim, qual é o melhor pneu para comprar???
Parece que aqui em SP tem um local especializado em componentes para suzuki, não é??
Além dos pneus, que mais necessito para a adaptação. O carrinho está original, comprei de uma mulher que usava-o predominantemente em SP. Vez ou outra andou em estrada de terra.

Rafael_Reis
21/04/2004, 10:55
Umas 2" de lift
Pneus, mais agressivos... uns BSG 215
Proteções inferiores...

O resto é festa!!! Assim ja da para começar a brincadeira.
O resto vai vindo com o tempo, cfe. sua necessidade.

Abração,

Fabil
21/04/2004, 12:10
parabens pela aquisicao.. na minha opiniao a primeira coisa que vc deve fazer é "proteger" o carro.. mande instalar protetor de TANQUE e CAIXA DE TRANFERENCIA e um par de estribos... depois disso vc pode comecar a mexer com suspencao, pneus etc...

Rafael_Reis
21/04/2004, 13:03
Acho q tudo isso deve acontecer meio junto...
Concordo q protecoes sao as primairas coisas, mas sem pnaus mais agressivos nao da para ir muito longe...
Por consequencia para ganhar vao livre e por pneus maiores e mais agressivos vai precisar de lift...

Abracao,

Wallace
21/04/2004, 16:34
Acho que já foi época dos Black Star.
Se couber eu colocaria os GoodYear MT/R 235/15 R 15 são muito melhores no asfalto e muito mais leve já que não são recapados, assim judiam menos dos componentes da suspensão.
E se possível evitando os Body Lift (calços de carroceria).

Rafael_Reis
21/04/2004, 17:07
Ah não Wallace tu de novo!!! :shock: :lol:

Bom, ai entra o velho papo de o q tu quer do jipe e quanto tu quer gastar.

Quando me refiro a pneus mais agressivoa, acho q qualquer MUD ja fazem uma boa diferença. Os BSG tem uma boa fama e costumavam ter bom preço. Como disse o Wallace, por serem remoldados sao mais pesados q um pneu de mesma medida. Acho os 235 uma bela medida pára começar, mas nao sei quanto de lift seria necessario no Jimmy para eles caberem.

Ja falando de lift, me refiro a erguer (lift) a suspensao em 2" para poder usar pneus maiores sem raspar. Realmente o bodylift (erguer a carroceria) não é la uma das coisas mais recomendadas. :wink:
SO acho valido quando se esgotaram os recursos de lift na suspensao ou sua grana para esse lift.

Mas a coisa é assim memo. Quanto mais direcionado a trilha vc quer seu jipe, vai precisar de pnaus maiores, mais agressivos, mais curso na suspensao... Lembra q a unica coisa de te dá vao livre é o tamanho dos pneus. Um jipe com grande curso de suspensao e pnaus pequenos tenta a ficar preso pela parte de baixo, bem como um jipe de pnaus enormes e sem curso de suspensao, logo vai ficar com um pneus no ar e perder tacao...

É sempre assim, tira daqui, para por lá!

Abração,

Wallace
21/04/2004, 19:49
Oi Rafael,



Lembra q a unica coisa de te dá vao livre é o tamanho dos pneus. Um jipe com grande curso de suspensao e pnaus pequenos tenta a ficar preso pela parte de baixo


Assim que meu brinquedo estiver pronto pretendo provar o contrario... :shock: :D :shock:

Rafael_Reis
21/04/2004, 21:33
Wallace,

Não duvido das excelentes capacidades de transpor obstaculos q um jipe com grande curso de suspensao tem.
Agora, se não tiver pneu nao tem vai livre, e fica enroscado no primeiro facao funso, preso pelo diferencial...
Vai estar sempre raspando muito embaixo.

Não tem mágica... ou tem?

Abracao,

andretomasi
21/04/2004, 22:58
Wallace,

Concordando com o Rafael, onde está a mágica? A não ser que seja outro tipo de eixo que não o rígido :?:

[ ]´s intrigados

dtabone
21/04/2004, 23:32
Dag,

Parabéns pela aquisição, estou no mesmo barco que você, mas dei preferência para os pneus, porque os originais são ruins demais!!! :evil: Como vou rodar muito no dia-a-dia optei por colocar pneus AT, coloquei os 235 e fiz um lift de 4cm, mas tive que colocar uns limitadores maiores para não raspar, isso é, acabei levantando o carro mas não ganhei curso na suspensão. Para poder ganhar curso e não raspar teria que levantar demais o carro e aí perderia muito em estabilidade. No final das contas ganhei 7cm de altura (3cm de pneu e 4 do lift, parece pouco mas não é). O principal é se ter em mente o que vai fazer com a viatura. te digo que a brincadeira é salgada, gastei quase mil latinha$ só pra levantar e mandar fazer os novos braços pra ajustar o cáster.... sem contar os pneus e os amortecedores.
Dê uma olhada em http://www.jimny-jam.co.uk/ é uma boa referência que o Rafael postou em outro tópico. O cara usa pneus 215....

abraços

Eduardo Teixeira
22/04/2004, 09:13
Dag,

Parabens pela aquisição e seja bem vindo a vida Off Road.

Eu acho que se vc quer o carro para trilhas leves e passeios vc deveria colocar um bom pneu AT (pois é um pneu bom para o dia a dia da cidade), mas se esta pensando em trilhas mais pesadas acho melhor investir em um bom MUD e dar uma levantada (pelo menos 2") para colocar um pneu maior (como comentado pelo pessoal) e agora eu tb acho que junto disso vc deveria se preocupar com as proteções que deve realizar em seu carro pois existem pontos que devem ser protegidos, quase que imediatamente.

Procure saber com o pessoal daqui quais são esses pontos do Jimny.

O resto vc vai adquirindo com o tempo e com as devidas necessidades.


[]'s e boas trilhas.

Fábio
22/04/2004, 09:51
Wallace,

Concordando com o Rafael, onde está a mágica? A não ser que seja outro tipo de eixo que não o rígido :?:

[ ]´s intrigados

Não tem mágica nenhuma e tampouco trata-se de suspensão independente. Quer saber o segredo?!? Grana (muita grana) sobrando no bolso e Portal Axle!

http://www.west-4x4.demon.co.uk/portal.gif

http://www.xtremeaxle.com/db4/00372/xtremeaxle.com/_uimages/rightfrontwithdisc.jpg

http://www.xtremeaxle.com/db4/00372/xtremeaxle.com/_uimages/RightFlange.jpg

[]´s

andretomasi
22/04/2004, 12:38
Sim, eu mencionei isso, a não ser que seja outro eixo... mas o Wallace vai colocar um eixo desses no brinquedinho dele??? :?: :?: :?: :shock:

[ ]´s

Rafael_Reis
22/04/2004, 21:48
É numa dessas vai rolar uns eixos a lá Unimog... :shock:

Cume Wallace o q vai ser entao?

Abraços curiosos,

dag
22/04/2004, 23:03
Olá Daniel e Rafael,
vcs têm um jimny, não é?
MInha ignorância em off road ainda é grande. Não estou dispost0 ($$) a modificar por enquanto a suspensão do carro. Dá para comprar um pneu com medidas adequadas sem modificar a suspensão?? Ignoro as medidas dos pneus...215?235?. Onde posso aprender um pouco mais sobre isso. Também, qual das marcas de pneu vale a pena (pirelli scorpion, goodyear wrangler, etc...)
E sobre a proteçào do jmny?? onde posso comprar os devidos protetores?
grato pela atenção, daniel almeida (DAG)

Rafael_Reis
22/04/2004, 23:15
Daniel Almeida, seja bem vindo!

Eu tenho um Vitara, é essa mancha verde no meio do meu avatar :D
Olha, eu não conheço o bastante de Jimmy para poder opinar, mas a maioria das informações q vc quer vc consegue aqui mesmo nesse forum.

Abre um topico sobre jimmy e manda ver!
Tem alguns usuarios desse jipe por aqui q poderiam te ajudar melhor q eu. Porem, a principio um pneu na mesma medida do original, somente mais agressivo ja faz alguma diferença...
SO nao sei se compensa, tudo depende de como e para q vc pretende usar o bichinho.

Abração,

Joao Paulo
22/04/2004, 23:58
Daniel,

eba - mais um jimny na lista, precisamos agendar um passeio!

Vc deve ter lido meus e-mails anteriores.
De qquer forma, ai vai:
- protetores: fale com o Portugal, ele fez os meus e mexe com suzuki
rc4x4.com.br
- pneus: BSG 195, para nao precisar mexer em nada. Se quiser encarar trilhas pesadas, vai precisar levantar o carro.
Estou usando o meu ha mais de 1 ano, ja fiz algumas trilhas pesadas mas por enquanto nao vou mexer no carro - para meu intuito que é de viagens off-road (e nao trilhas off-road), e suficiente

abraco e boa sorte