PDA

Ver Versão Completa : Snorkel no Niva



Ricardo Goes
05/04/2004, 19:41
Querido amigos estou pensando em instalar, " eu mesmo" ... o snorkel no meu Niva 1995, e gostaria de uma orientação de alguma alma caridosa ou melhor alguem que já tenha feito. Moro aqui no Rio de Janeiro em Irajá. Pretendo a partir de maio fazer trilhas bem + radicais em Friburgo. Procuro tambem Towbar e bagageiro. Se alguem souber me manda um email ok..

Gratos para todos(as) e boas trilhas

Eduardo Chaves
05/04/2004, 20:24
Ricardo,

Quanto ao towbar e bagageiro, compre Keko, não pense em economizar com outras marcas, digo isso por experiência própria com meu ex-Niva... :wink:

Acesse o site: www.natal4x4.com.br, nele constam diversas idéias e adaptações para o Niva, inclusive o Snorkel...

[]'s...[/url]

Carlão Pinheiro
26/04/2004, 10:25
Ricardo,

O snorkel que estou fazendo é o mesmo que esta no link do Trilha 4x4 :
http://www.trilha4x4.com.br/dica24.htm
de material gastei Lt$ 25,00.

[]'s
Carlão/SP
Niva 91

Rodrigo Lopes
27/04/2004, 10:38
Compre peças Keko, é o que tem de melhor, e vc não vai precisar fazer adaptações para instalar.

Snorkel eu fiz, tb eu mesmo. Como não queria mecher muito na lata, plajiei a ideia de um amigo.
Fiz varios furos, aprox 5mm na direção do porta-luvas, ficando como uma peneira, um cara q meche com lataria, fez uma peça em fora de L, em cano de ferro,com uma base para fixar na lataria e outra para colocar uma das pontas da mangueira. A outra ponta da mangueira, vai na tomada de ar do carburador. Pronto, meu Niva tem snorkel e ninguem ve, o ar vem de dentro do carro para o carburador.
Tvz falando assim fique complicado de entender, vou ver se consigo uma foto para explicar melhor.
Mas funcionou muito bem, já fiz travessias de rios e o Niva nem "tchum" para a agua.

Abs

LEEP
04/07/2004, 22:16
Carlão
será que não tem outra maneira de passar o snorkel sem cortar a lataria?

Henrique Josino
16/07/2004, 00:00
Compre peças Keko, é o que tem de melhor, e vc não vai precisar fazer adaptações para instalar.

Snorkel eu fiz, tb eu mesmo. Como não queria mecher muito na lata, plajiei a ideia de um amigo.
Fiz varios furos, aprox 5mm na direção do porta-luvas, ficando como uma peneira, um cara q meche com lataria, fez uma peça em fora de L, em cano de ferro,com uma base para fixar na lataria e outra para colocar uma das pontas da mangueira. A outra ponta da mangueira, vai na tomada de ar do carburador. Pronto, meu Niva tem snorkel e ninguem ve, o ar vem de dentro do carro para o carburador.
Tvz falando assim fique complicado de entender, vou ver se consigo uma foto para explicar melhor.
Mas funcionou muito bem, já fiz travessias de rios e o Niva nem "tchum" para a agua.

Abs

Se é que eu entendi o snorkel ficava pra dentro do porta luva....na epoca fizemos assim mesmo...só que passamos a serra copa mesmo...o unico incoveniente era que perdia o porta-luva, não dava pra colocar nada lá dentro......certa vez estavamos andando nas dunas da região de Mostardas(estrada do inferno), havia um duna enorme pra subir , 1º rão reduzida e pé embaixo.....chegando no meio da duna o treco não foi mais começo a morrer sem força...abrimos a tampa do porta luva tinha um rolo de papel higienico entupindo o cano...o papel já estava quase no carburador......depois dessa nunca mais colocamos mais nada no porta-luva... :lol: :lol: :lol:



[]'s com saudade do jipinho :(

Prieto 4x4
14/02/2008, 17:59
Boa tarde, pessoal.

O tópico é bem antigo, mas não quis criar outro sobre o mesmo assunto pra não levar "carcadas"......tipo: este assunto já foi abordado em outro tópico..

Mas estou pensando em instalar um snorkel no meu Niva e queria obter as sugestões de quem já instalou.

Na Sarancar tem um modelo da OGZ por R$ 630,00.......achei caro demais.


Valeu

Cesar

Peter
14/02/2008, 18:19
O Cassiano tambem tem um
http://www.natal4x4.com.br/prod_01.htm

Prieto 4x4
14/02/2008, 18:40
Valeu, Peter.

BACALHAU
14/02/2008, 22:59
Posso fazer uma pergunta besta?
Desculpem a minha ignorância...
Pelo que sei, o snorkel serve para evitar que entre água no carburador ao atravessar trechos alagados, certo? Mas, no caso do NIVA, Antes da água chegar ao carburador, ela já chegou no distribuidor, não é?
E aí? :?:
Mais uma vez desculpem se eu perguntei besteira, mas, aqui pelo sertão trechos alagados estão em falta, daí a falta de intimidade com o assunto. :oops:

Jonatars
14/02/2008, 23:56
Camarada CCCP, o snorkel que coloquei foi o do Natal 4x4, muito bom, na minha opnião, vale o preço, anexei fotos, mas como o camarada Bacalhau falou, tem que fazer a vedação do distribuidor, se não o snorkel fica só de enfeite, como no meu :parede:, no site da Garra 4x4 http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=2&dept%5Fid=64&pf%5Fid=VD002 tem uma vedação que eles vendem para distribuidor, 4 e 6 cilindros, no encontro de São Bernardo eu vi o produto e me pareceu muito bom, é muito bem feito, conversei com dois donos de Willys que usam a algum tempo e aprovam, sinceramente só não comprei porque no dia não tinha para motor 4 cilindros, o preço: R$ 50,00, já encomendei o meu!:concordo:

BACALHAU
15/02/2008, 00:34
Neste caso, uma luva sai muito mais barato e produz o mesmo efeito. :dance:
Naturalmente, refiro-me a luvas industriais. Existem de vários tipos e para várias aplicações. É só escolher uma que resista ao calor e a petrolatos. E detalhe, vem um par. :concordo:
Obviamente, só serve para motores 4 cilindros. A menos que se ache uma luva para mãos com 7 dedos. :mrgreen:
É, 7 dedos. Antes que me chamem de burro ou digam que BACALHAU não tem cabeça, tem que isolar aquele fiozinho que sai do distribuidor (sensor ou sei lá o quê) com o polegar da luva. :roll:

alexandre roveri
15/02/2008, 01:08
Sete dedos foi de doer !!!!!
NMMSO , (na minha mais singela opinião) só basta resistir a tentação de entrar na poça em toda velocidade, espalhando agua pra tudo quanto é lado (inclusive no seu distribuidor) que o seu Niva faz miséria.

BACALHAU
15/02/2008, 01:39
Sete dedos foi de doer !!!!!
NMMSO , (na minha mais singela opinião) só basta resistir a tentação de entrar na poça em toda velocidade, espalhando agua pra tudo quanto é lado (inclusive no seu distribuidor) que o seu Niva faz miséria.

No caso das enchentes em Sampa e no RJ, é só falar para a enxurrada resistir à tentação e não entrar a toda a velocidade por dentro do capô, espalhando NIVA pra tudo quanto é lado, né? :mrgreen:

Já instalou o Skype ou o MSN?

Zabumbas

alvaro.jrc
15/02/2008, 02:10
Posso fazer uma pergunta besta?
Desculpem a minha ignorância...
Pelo que sei, o snorkel serve para evitar que entre água no carburador ao atravessar trechos alagados, certo? Mas, no caso do NIVA, Antes da água chegar ao carburador, ela já chegou no distribuidor, não é?
E aí? :?:
Mais uma vez desculpem se eu perguntei besteira, mas, aqui pelo sertão trechos alagados estão em falta, daí a falta de intimidade com o assunto. :oops:


Se ela chegar no alternador seu Niva vai apagar, ficar falhando, mas depois de uma flanela seca, tá novo, já se entrar água no sistema de combustão dá calço hidraulico e balbal motor. Fora que dá pra proteger o distribuidor com alguns sistemas estanques, tem inclusive quem use luva de borracha pra isso.

[]s!

Soldier
15/02/2008, 09:11
Em relação ao "calço hidráulico" já ouvi dizer que se vc mantiver o carro acelerado enquanto atravessa é impossível acontecer... simples assim? Alguém sabe dizer mais :?:

[]s aprendizes :concordo:

emtsuhako
15/02/2008, 09:41
Pessoal, o ex-dono do meu Niva protegia o distribuidor com uma sacolinha de plástico, daquelas de supermercado... deixei lá e nunca tive problemas e olha que já passei por alguns alagados com a água batendo no capô...

Soldier, se o carro morrer por algum motivo qq, nem pense em ligá-lo novamente... é calço hidráulico na certa... Para evitar que entre água pelo escapamento, mantenha 2ª marcha e aceleração constante... se for atravessar rio ou alagado, 2ª marcha normal + bloqueio... e só atravesse alagado se as partes elétricas estiverem muito bem protegidas...

Soldier
15/02/2008, 09:50
Soldier, se o carro morrer por algum motivo qq, nem pense em ligá-lo novamente... é calço hidráulico na certa... Para evitar que entre água pelo escapamento, mantenha 2ª marcha e aceleração constante... se for atravessar rio ou alagado, 2ª marcha normal + bloqueio... e só atravesse alagado se as partes elétricas estiverem muito bem protegidas...

Blz Édson! Foi isso mesmo que ouvi... outras dicas que me deram, é entrar devagar e ficar constantemente "atrás da onda" que se forma pelo avanço do carro, pra que ela não invada "violentamente" o compartimento do motor e evite encharcar outras "partes íntimas" :rolleyes:... :mrgreen::mrgreen:

Em relação ao Distribuidor, acho a idéia da luva de borracha boa também, imagino que a resistência ao calor dela seja superior a uma sacolinha de mercado...

Vlw :concordo:

emtsuhako
15/02/2008, 10:07
Soldier, se vc for devagar, dificilmente se formará onda na frente do carro... mas o Niva tem uma vantagem... o radiador é bem alto e evita que a água entre pela grade até uma certa altura... outra vantagem é a ventoinha... ela joga ar direto para o radiador e não no motor... em muitos jipes modernos, a ventoinha, qdo instalada atrás do radiador, puxa o ar e joga água ou barro no motor... Outro detalhe importante no Niva são os defletores que ficam ao lado do peito de aço... esses defletores evitam que a água ou barro invada o cofre do Niva por baixo...

alexandre roveri
15/02/2008, 10:08
Em relação ao "calço hidráulico" já ouvi dizer que se vc mantiver o carro acelerado enquanto atravessa é impossível acontecer... simples assim? Alguém sabe dizer mais :?:

[]s aprendizes :concordo:

O que talvez vc tenha escutado é que a água não vai entrar pelo escapamento! Isso sim é lenda, pois, mesmo com o motor apagado a água não tem como chegar até o motor pelo escapamento - pela teoria dos vasos comunicantes a unica maneira da agua chegar até a câmara de combustão é abrindo as duas válvulas ao mesmo tempo, o que nunca acontece -
Por tabela chegamos a conclusão de que escapamento alto é besteira e só serve pra perder torque do motor
Agora, se entrar água pelo filtro já era, por isso snorkel é importante, fazendo umas continhas bem tontas :
Um motorzinho 1600cc com tx de compressão 10:1
Se entrar 40ml de água pelo filtro já é suficiente pra te entortar uma biela :twisted:

Soldier
15/02/2008, 10:14
O que talvez vc tenha escutado é que a água não vai entrar pelo escapamento! Isso sim é lenda, pois, mesmo com o motor apagado a água não tem como chegar até o motor pelo escapamento - pela teoria dos vasos comunicantes a unica maneira da agua chegar até a câmara de combustão é abrindo as duas válvulas ao mesmo tempo, o que nunca acontece -
Por tabela chegamos a conclusão de que escapamento alto é besteira e só serve pra perder torque do motor
Agora, se entrar água pelo filtro já era, por isso snorkel é importante, fazendo umas continhas bem tontas :
Um motorzinho 1600cc com tx de compressão 10:1
Se entrar 40ml de água pelo filtro já é suficiente pra te entortar uma biela :twisted:

Opa! É isso... então no caso do Niva morrer dentro da água, o problema não é o escapamento estar submerso e sim o filtro. Certo :?:

emtsuhako
15/02/2008, 10:29
O que talvez vc tenha escutado é que a água não vai entrar pelo escapamento! Isso sim é lenda, pois, mesmo com o motor apagado a água não tem como chegar até o motor pelo escapamento - pela teoria dos vasos comunicantes a unica maneira da agua chegar até a câmara de combustão é abrindo as duas válvulas ao mesmo tempo, o que nunca acontece -
Por tabela chegamos a conclusão de que escapamento alto é besteira e só serve pra perder torque do motor
Agora, se entrar água pelo filtro já era, por isso snorkel é importante, fazendo umas continhas bem tontas :
Um motorzinho 1600cc com tx de compressão 10:1
Se entrar 40ml de água pelo filtro já é suficiente pra te entortar uma biela :twisted:

Roveri, não é lenda não... a água entra pelo escapamento principalmente qdo se troca de marchas, qdo se está atravessando um alagado... nessa situação, ocorre o refluxo de gases que leva água, mesmo que em pequena quantidade, para a câmara de combustão... resultado: pode ocorrer calço hidráulico!

emtsuhako
15/02/2008, 10:43
Opa! É isso... então no caso do Niva morrer dentro da água, o problema não é o escapamento estar submerso e sim o filtro. Certo :?:

Por experiência, acho difícil entrar água pelo filtro... mas isso é para quem tem a ponteira original do filtro... percebam que existe a entrada do ar frio e a entrada do ar quente, esta última voltada para baixo... se entrar água pela ponteira (entra de ar frio), sairá pela entrada de ar quente... mesmo que passe um pouco de água, o máximo que acontecerá é molhar o filtro... claro que estou falando em atravessar alagados sem a intenção de fazer do Niva um submarino... água até um pouco abaixo da altura do capô, no máximo vedar o distribuidor basta... digo isso por experiência própria... hummm... só para apimentar um pouco a discussão, vcs viram aquele vídeo do Auto Esporte sobre o Niva... tem um Niva que passa com tudo por um lamaçal e morre... o erro foi que ele foi muito rápido, jogando água e lama no motor de forma muito brusca, causando uma queda rápida de temperatura do motor (esse efeito é menor nos motores diesel)... claro, tb deve ter molhado o distribuidor... se ele tivesse usado o bom senso e passado lentamente, o NIva não teria morrido...

Otávio Luiz
15/02/2008, 10:44
Galera, o Alexandre já desmestificou o mito do calço hidráulico com a água entrando pelo cano de escape, então por favor, SEM ESCAPE ELEVEADO!
O problema da água entrar no filtro é que mesmo entrando devagar no alagado e atrás da onda que se forma (isso tudo ajuda) a ventoinha vai jogar água pra tudo que é lado! Inclusive pro lado do filtro...
No meu primeiro Niva eu tinha um snorkel feito pelo antigo dono de canos de pvc. Era pintado de preto, se não me engano de 50mm. Funcionava bem.
Se não querem usar um snorkel aparente sigam as instruções no início do tópico, puxe a entrada de ar pro porta-luva, ou coloquem uma mangueira do filtro até atrás da entrada de ar pra cabine, vai ficar mais protegido. Já vi Nivas assim, e iam na boa...
Agora uma história legal, do antigo dono do SdeP: estavam fazendo um passeio tradicional da galera aqui de Curitiba, ir ao Rio Canasvieiras churrasquear, tomar de banho de rio e ....... fazer a travessia do rio é claro!
No meio do rio o Niva morreu, água no distribuidor... seca e tenta de novo e morre novo... seca tenta de novo e morre de novo.... até que um teve uma brilhante idéia: abrir o capô pra água que a ventoinha jogava dentro do motor não fosse parar no distribuidor...:shock:
E lá foi o SdeP com o capô aberto, o motorista com o cabeção pra fora da janela pra enxergar o caminho, e a ventoinha jogando água pra cima uns três metros... parecia um chafariz!!! E o pior, funcionou!!!!!

Soldier
15/02/2008, 10:57
Galera, o Alexandre já desmestificou o mito do calço hidráulico com a água entrando pelo cano de escape, então por favor, SEM ESCAPE ELEVEADO!
O problema da água entrar no filtro é que mesmo entrando devagar no alagado e atrás da onda que se forma (isso tudo ajuda) a ventoinha vai jogar água pra tudo que é lado! Inclusive pro lado do filtro...
No meu primeiro Niva eu tinha um snorkel feito pelo antigo dono de canos de pvc. Era pintado de preto, se não me engano de 50mm. Funcionava bem.
Se não querem usar um snorkel aparente sigam as instruções no início do tópico, puxe a entrada de ar pro porta-luva, ou coloquem uma mangueira do filtro até atrás da entrada de ar pra cabine, vai ficar mais protegido. Já vi Nivas assim, e iam na boa...
Agora uma história legal, do antigo dono do SdeP: estavam fazendo um passeio tradicional da galera aqui de Curitiba, ir ao Rio Canasvieiras churrasquear, tomar de banho de rio e ....... fazer a travessia do rio é claro!
No meio do rio o Niva morreu, água no distribuidor... seca e tenta de novo e morre novo... seca tenta de novo e morre de novo.... até que um teve uma brilhante idéia: abrir o capô pra água que a ventoinha jogava dentro do motor não fosse parar no distribuidor...:shock:
E lá foi o SdeP com o capô aberto, o motorista com o cabeção pra fora da janela pra enxergar o caminho, e a ventoinha jogando água pra cima uns três metros... parecia um chafariz!!! E o pior, funcionou!!!!!

Otávio, esse Niva que citou tinha a coifa da ventoinha original :?: Será que esse efeito "chafariz" persistiria com uma coifa mais fechada :?: Desculpem a overdose de perguntas... :mrgreen::mrgreen:

Otávio Luiz
15/02/2008, 11:26
Otávio, esse Niva que citou tinha a coifa da ventoinha original :?: Será que esse efeito "chafariz" persistiria com uma coifa mais fechada :?: Desculpem a overdose de perguntas... :mrgreen::mrgreen:

Caraca, aí num sei... quando encontrar com o camarada de novo vou perguntar.
O melhor para travessia de alagados é a ventoinha elétrica com botão liga/desliga.
Edson, quando atravessar alagados não se deve trocar de marcha pra não entrar água na EMBREAGEM, pois no escape num entra.
Como vai entar ar (ou água) pelo escape? Não consigo entender isso... então toda vez que trocamos de marcha sai ar pelo filtro e a gasolina volta pro tanque?!?!?!?

alvaro.jrc
15/02/2008, 11:30
Em relação ao "calço hidráulico" já ouvi dizer que se vc mantiver o carro acelerado enquanto atravessa é impossível acontecer... simples assim? Alguém sabe dizer mais :?:

[]s aprendizes :concordo:

Calço é quando entra água pela panela do filtro de ar, pelo escape é praticamente impossivel que entre, exceto se ficar aquela adatação porca que fazem levantando o escape e deixando ele um pouco mais alto que o para-choques, aí se passar em algo acima do nivel do escape entra agua facim facim.

[]s

Marcio Rossetto
15/02/2008, 12:40
A finalidade do escape alto é evitar que a água exerça pressão e estrangule os gases do escapamento , aí o motor pode vir a morrer dentro dagua .
Calso hidraulico acontece nos carros a diesel , pois o motor não apaga quando entra água pelo filtro de ar . A água é comprimida dentro do pistão e como não é compressível , o pistão é brecado e consequentemente a biela entorta .

Peter
15/02/2008, 12:54
Vejam mais uma explicação

http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-hid.

Soldier
15/02/2008, 13:00
A finalidade do escape alto é evitar que a água exerça pressão e estrangule os gases do escapamento , aí o motor pode vir a morrer dentro dagua ...


Márcio, considerando que a profundidade é relativamente pouca, :pensativo: será que a pressão exercida pela água pode realmente impedir a saída dos gases se estiver em marcha:?:

[]s curiosos :?:

alexandre roveri
15/02/2008, 13:17
Roveri, não é lenda não... a água entra pelo escapamento principalmente qdo se troca de marchas, qdo se está atravessando um alagado... nessa situação, ocorre o refluxo de gases que leva água, mesmo que em pequena quantidade, para a câmara de combustão... resultado: pode ocorrer calço hidráulico!

Edson, mas ai temos 3 erros juntos numa só ação ! Nunca, mas, nunca mesmo, nem nunquinha, se deve trocar marchas passando num alagado:discordo:
1º - entra agua entre o disco de embreagem
2º - perde embalo do veiculo
3º - perde tração
4º- perde giro do motor, consequente torque ( uai não era só 3?)
5- .................ah, sei lá deve ter um monte de motivos mais :rolleyes:

Nem mesmo se deve ficar cutucando acelerador :concordo:

Fora que essa historia de retrocesso de gases é dificil de entender

alexandre roveri
15/02/2008, 13:20
Márcio, considerando que a profundidade é relativamente pouca, :pensativo: será que a pressão exercida pela água pode realmente impedir a saída dos gases se estiver em marcha:?:

[]s curiosos :?:

É justamente ai que entra aquela sua duvida inicial que vc escutou que deveria ficar acelerado !
Se vc está com o motor em baixa rotação pode sim acontecer da agua apagar o motor por falta de torque :concordo:
Então mantem o carro acelerado no regime de torque máximo ou o mais próximo possivel que não tem problema

alexandre roveri
15/02/2008, 13:24
A finalidade do escape alto é evitar que a água exerça pressão e estrangule os gases do escapamento , aí o motor pode vir a morrer dentro dagua .
Calso hidraulico acontece nos carros a diesel , pois o motor não apaga quando entra água pelo filtro de ar . A água é comprimida dentro do pistão e como não é compressível , o pistão é brecado e consequentemente a biela entorta .

Isso é verdade, é muito mais critico em motores diesel pois a sucção é mais forte, no caso de um motor gasolina a tendencia é o motor apagar primeiro :concordo:
Mas eu acho escape alto desnecessario é só manter uma boa rotação :palmas:

alexandre roveri
15/02/2008, 13:29
Querem resolver esse problema de agua espalhada pela hélice
1 - adapta ventoinha elétrica com botão de desarme
2 - recorta uma lona com as medidas da grade do Niva, um poquinho maior. Coloca um olhal ou uma corda em cada ponta do retangulo e antes de atravessar o alagado prende essa lona na frente do Niva protejendo toda a frente da onda de agua
3 - Aqueles anteparos de chapa que protegem o fundo do motor devem estar em bom estado, e principalmente devem ESTAR LÁ !
:palmas:

Prieto 4x4
15/02/2008, 14:05
Edson, mas ai temos 3 erros juntos numa só ação ! Nunca, mas, nunca mesmo, nem nunquinha, se deve trocar marchas passando num alagado:discordo:
1º - entra agua entre o disco de embreagem
2º - perde embalo do veiculo
3º - perde tração
4º- perde giro do motor, consequente torque ( uai não era só 3?)
5- .................ah, sei lá deve ter um monte de motivos mais :rolleyes:

Nem mesmo se deve ficar cutucando acelerador :concordo:

Fora que essa historia de retrocesso de gases é dificil de entender


Pessoal

Todas as citações anteriores, assim como a do Alexandre acima, referem-se a travessias de alagados, mas pelo o que eu estou entendendo, vocês se referem a um rio, ou um local que tenha água mas uma base relativamente firme.
Comigo já aconteceu por duas vezes, a situação de atravessar um local, relativamente profundo, mas com muita lama, onde não foi possível passar direto. O carro atolou, e tive que realizar algumas manobras para sair, e as vezes até com o auxílio do guincho, aí vem o seguinte:

- não foi o caso de "passar com tudo" jogando água para todos os lados como diz o Alexandre. Ocorreu que o motor ficou submerso ( em lama ) por algum tempo:
- nesta situação é impossível você não trocar marchas, pois tive que engatar ré e primeira por várias vezes pra sair do atoleiro;
- nas duas situações que passei a primeira coisa que "foi pro espaço" foi o motor de arranque. Só voltou a funcionar, sozinho, uns 2 dias depois;
- no meu distribuidor não entrou água - estava "protegido" por luvas cirurgícas ( com 5 dedos mesmo :mrgreen: );
- entrou água no carburador e o carro começou a falhar, até que a sujeira entupiu o carburador, e aí funcionava só em lenta, mas quando precisava de força, rateava até morrer;
- meu Niva tem aqueles protetores e defletores sob o motor, mas só acho que so protegem de pedras e galhos, pois neste caso, como o carro estava submerso, o motor ficou uma lama só;
- o radiador ficou todo encoberto por lama........e aí ferveu:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

E aí eu pergunto, como resolver esta "simples" situação?
Achei que nos veículos de outros modelos, sob a mesma condição, o "estrago" não foi tão grande.
Acho que valeu "resgatar" o tópico.

Se quiserem ter uma idéia da situação que estou descrevendo, tem algumas fotos no tópico de meu Niva ( na assinatura abaixo tem o link )

Abraços

Cesar Prieto

Soldier
15/02/2008, 14:20
Pessoal

Todas as citações anteriores, assim como a do Alexandre acima, referem-se a travessias de alagados, mas pelo o que eu estou entendendo, vocês se referem a um rio, ou um local que tenha água mas uma base relativamente firme.
Comigo já aconteceu por duas vezes, a situação de atravessar um local, relativamente profundo, mas com muita lama, onde não foi possível passar direto. O carro atolou, e tive que realizar algumas manobras para sair, e as vezes até com o auxílio do guincho, aí vem o seguinte:

- não foi o caso de "passar com tudo" jogando água para todos os lados como diz o Alexandre. Ocorreu que o motor ficou submerso ( em lama ) por algum tempo:
- nesta situação é impossível você não trocar marchas, pois tive que engatar ré e primeira por várias vezes pra sair do atoleiro;
- nas duas situações que passei a primeira coisa que "foi pro espaço" foi o motor de arranque. Só voltou a funcionar, sozinho, uns 2 dias depois;
- no meu distribuidor não entrou água - estava "protegido" por luvas cirurgícas ( com 5 dedos mesmo :mrgreen: );
- entrou água no carburador e o carro começou a falhar, até que a sujeira entupiu o carburador, e aí funcionava só em lenta, mas quando precisava de força, rateava até morrer;
- meu Niva tem aqueles protetores e defletores sob o motor, mas só acho que so protegem de pedras e galhos, pois neste caso, como o carro estava submerso, o motor ficou uma lama só;
- o radiador ficou todo encoberto por lama........e aí ferveu:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

E aí eu pergunto, como resolver esta "simples" situação?
Achei que nos veículos de outros modelos, sob a mesma condição, o "estrago" não foi tão grande.
Acho que valeu "resgatar" o tópico.

Se quiserem ter uma idéia da situação que estou descrevendo, tem algumas fotos no tópico de meu Niva ( na assinatura abaixo tem o link )

Abraços

Cesar Prieto

E eu com medo de encharcar a forração térmica (feltro) no assoalho... kkkk:mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
15/02/2008, 14:41
Soldier

Esta eu já aprendi com o Camarada Nivoide.

Quando entrou lama dentro do carro.....É, dentro mesmo. Acho que as borrachas da porta não estão vedando direito e lado do motorista ( eu ) ficou que era pura lama........QUE NOJO!!!!:D:D:D:D
Existem no assoalho uns tampões, ao qual ele se referiu como ralos:lol:, que é só arrancá-los, jogar água com uma mangueira...........e pronto. Tá limpinho e pronto pra outra.

Abraços

Cesar

Soldier
15/02/2008, 15:14
...existem no assoalho uns tampões, ao qual ele se referiu como ralos:lol:, que é só arrancá-los, jogar água com uma mangueira...........e pronto. Tá limpinho e pronto pra outra...



Vc se refere ao caso de Nivas sem a forração, certo :?: No meu caso, o feltro está original e intacto... :lol:

[]s :concordo:

Prieto 4x4
15/02/2008, 17:35
Vc se refere ao caso de Nivas sem a forração, certo :?: No meu caso, o feltro está original e intacto... :lol:

[]s :concordo:

O meu, no lado do motorista já não tem mais a forração.

Otávio Luiz
15/02/2008, 18:08
Prieto, não tem como entrar naqueles atoleiros e não entrar lama no motor, arranque, alternador, embreagem, etc...
A solução seria: entrou e atolou, desliga e pede pra te tirarem.. mas ninguém vai fazer isso, num tem graça.
Uma capa seca vedada, com um respiro, protegeria a embreagem.
O motor de arranque não tem como, vai encher de barro mesmo. Talvez com uma boa revisão nele (desmontar e limpar) dure mais que uma trilha...:grin:
Pelo que vi nas suas fotos os outro jipes não tiveram tantos problemas por que são bem mais altos que o Niva, com pneus bem agressivos, isso faz uma baita diferença. Aí o cara passa direto, sem usar a embreagem, não suja tanto o motor porque é mais alto, etc...

Luciano SHAKALL
15/02/2008, 18:57
"... estou pensando em instalar um snorkel no meu Niva e queria obter as sugestões de quem já instalou ...
... Na Sarancar tem um modelo da OGZ por R$ 630,00.......achei caro demais... E aê Pietro, beleza?
Cara, essas últimas semanas não tenho tido muito tempo de acessar o fórum mas - só pra não perder o costume :mrgreen: - :
No tópico Acessório e mudanças para uso Off Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26082), fala, entre outras coisas, sobre snorkel,
e eu dou (Ops :oops: !) umas sugestões no Post #67 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=429409&postcount=67) (no referido tópico) :concordo: .
Dá uma sacada lá... ;-)

VALEU!!!!

[]'s

Prieto 4x4
15/02/2008, 21:15
Prieto, não tem como entrar naqueles atoleiros e não entrar lama no motor, arranque, alternador, embreagem, etc...
A solução seria: entrou e atolou, desliga e pede pra te tirarem.. mas ninguém vai fazer isso, num tem graça.
Uma capa seca vedada, com um respiro, protegeria a embreagem.
O motor de arranque não tem como, vai encher de barro mesmo. Talvez com uma boa revisão nele (desmontar e limpar) dure mais que uma trilha...:grin:
Pelo que vi nas suas fotos os outro jipes não tiveram tantos problemas por que são bem mais altos que o Niva, com pneus bem agressivos, isso faz uma baita diferença. Aí o cara passa direto, sem usar a embreagem, não suja tanto o motor porque é mais alto, etc...

Fala Otávio, beleza?


Agora pra mim se tornou uma questão de honra.
Vou fazer uma trilha inteirinha com o Niva, sem ter que pedir auxílio.
Tudo bem que ajudar faz parte do "espírito" da trilha, mas toda vez, aí também é demais.
O segredo então é levantar o carro? Sugere alguma modificação?
As que tomei conhecimento levantam apenas a carroceria. Já ajudaria na questão da água no motor, mas os diferenciais continuariam baixos e "pegando" nos facões que estes caras deixam........também tem cada Jeep que mais parecem tratores:mrgreen::mrgreen:

Valeu

Abraços

alvaro.jrc
15/02/2008, 22:07
As que tomei conhecimento levantam apenas a carroceria.


O niva não é monobloco?!?!?!? Como vai levantar apenas a carroceria???????

[]s!!

Prieto 4x4
16/02/2008, 15:35
O niva não é monobloco?!?!?!? Como vai levantar apenas a carroceria???????

[]s!!


Alvaro

Quis dizer com relação ao diferencial.
Não consegui enxergar uma forma de deixar mais alto o diferencial em relação ao solo, que não seja a utilização de pneus maiores.
Não sei se me fiz entender.
Por exemplo: em uma mecânica, me ofereceram a instalação de molas com um ele a mais, sob a alegação de que o carro ficaria uma polegada mais alto. Ainda assim a altura do diferencial em relação ao solo continuaria a mesma, correto? A carroceria ficaria mais alta ( para transpor alagados por exemplo ), mas em caso de obstáculos, não ajudaria muito.

abs

Cesar

Gustavo Niva
16/02/2008, 15:45
Cesar,
tu levantaria as caixas de câmbio e transferência, já é vantagem.... e na frente, como não é eixo rígido, tu levanta o diferencial também... acho que pro que tu quer a melhor coisa seria levantar o suficiente pra meter uns pneuzões...

Prieto 4x4
16/02/2008, 15:57
Gustavo

Na Alternativa 4 x 4 é que me propuseram a troca das molas.
Você conhece algum Kit, ou outra empresa que execute serviço parecido?
Eu já coloquei uns pneus maiores, já deu uma "levantada", mas agora tá os pneus dianteiros tão pegando no paralama. Já está estragando os pneus, preciso resolver isto logo.
Aliás se você souber de um tópico onde pessoal já discutiu, ou está discutindo este assunto, agradeço a dica. Este tópico é sobre snorkel no Niva, e eu to falando de suspensão. Foi mal pessoal, desculpem-me.

Valeu.

Cesar

Gustavo Niva
16/02/2008, 16:29
Cesar,
quem vai saber onde achar essa informação é o Luciano Shakall hehehehhe mas procurando "suspenção" e "suspensão" aqui na área de niva tu deve achar algo...

Outro kit? Cara... tem o da apoio, kit scherer, kit galo, rodinha de supermercado, mola disso, mola daquilo, etc... além disso tu vai ter que recortar ou rebater os paralamas, talvez tenha que mexer nas homocinéticas :putz: mas lembra que vai continuar sendo um niva, não dá pra fazer mágica, então se tu quer realmente algo mais "parrudo", talvez o niva não seja o carro ideal... (por favor não me linchem :twisted: apesar de até eu estar achando q mereço :mrgreen:)

Procura a lista dos camarautos no yahoo que lá o pessoal pode te falar onde conseguir isso em SP....

Só pra não ser um desvio no tópico... sempre ouço falar de uma válvula pra retirar água que porventura entre pelo snorkel, que válvula é essa? alguém tem mais detalhes?

Prieto 4x4
16/02/2008, 18:07
Cesar,
quem vai saber onde achar essa informação é o Luciano Shakall hehehehhe mas procurando "suspenção" e "suspensão" aqui na área de niva tu deve achar algo...

Outro kit? Cara... tem o da apoio, kit scherer, kit galo, rodinha de supermercado, mola disso, mola daquilo, etc... além disso tu vai ter que recortar ou rebater os paralamas, talvez tenha que mexer nas homocinéticas :putz: mas lembra que vai continuar sendo um niva, não dá pra fazer mágica, então se tu quer realmente algo mais "parrudo", talvez o niva não seja o carro ideal... (por favor não me linchem :twisted: apesar de até eu estar achando q mereço :mrgreen:)

Procura a lista dos camarautos no yahoo que lá o pessoal pode te falar onde conseguir isso em SP....

Só pra não ser um desvio no tópico... sempre ouço falar de uma válvula pra retirar água que porventura entre pelo snorkel, que válvula é essa? alguém tem mais detalhes?


Gustavo,

Você me deu um tremendo susto agora. Tudo bem que escrever não é o meu forte, mas desta vez não estava errado não:

A definição, segundo o Aurélio:

suspensão: ato ou efeito de suspender;

suspenção - NÃO EXISTE :mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Quanto ao que espero do carro. Sei das limitações ( ao menos imagino, pelo que obtive de informações ) do Niva. Não quero transformá-lo em um super carro para trilha, até em razão de minhas limitações financeiras $$$, mas até acho que é possível sim.
Se você analizar verá que os outros veículos "parrudos" como você diz, são todos modificados. Só acho que no Niva estas modificações seriam mais complicadas e mais caras.
Só quero deixar um pouquinho mais alto pra passar "numas" pocinhas:-D:-D:-D.

Valeu

Cesar

alvaro.jrc
16/02/2008, 18:44
Alvaro

Quis dizer com relação ao diferencial.
Não consegui enxergar uma forma de deixar mais alto o diferencial em relação ao solo, que não seja a utilização de pneus maiores.
Não sei se me fiz entender.
Por exemplo: em uma mecânica, me ofereceram a instalação de molas com um ele a mais, sob a alegação de que o carro ficaria uma polegada mais alto. Ainda assim a altura do diferencial em relação ao solo continuaria a mesma, correto? A carroceria ficaria mais alta ( para transpor alagados por exemplo ), mas em caso de obstáculos, não ajudaria muito.
abs
Cesar

Ahh agora entendi! :mrgreen:

Quanto ao lift para parar de raspar nos para-lamas, dá uma olhada no site do cassiano de Natal, tem ótimas ideias a baixo custo, mas como dizem aqui no Forum, "não existe almoço gratis", uma adaptação puxa outra, ex: Os pneus maiores. Eu tb aumentei os meus do Jimny, coloquei 235/75-R15 (o original é 205), mas aí puxou um lift com molas de opala, amortecedores maiores, aí o caster ficou negativo, resultado preciso de novos links maiores , colocando novos links vou precisar de um espaçador para o cardã, mangueiras dos freios traseiros maiores, barras estabilizadoras maiores.....Como o raio do pneu é maior ele fica um pouco mais amarrado, aí ja vai um kit de redução para a T-case e por aí vai...$$$$$$$$$....Tudo isso só por causa de pneus maiores.

[]s!!

Nivoide
16/02/2008, 21:37
CPietro, a receita é a básica. Eu fiz e estou satisfeito.
Pneus 100% off com cravos, carcacas 205/80R16 (militar 6.50 tem 68 cm. este está com 70 cm.)
Lift de 5 cm frente e trás.
Altura do diferencial 30cm. Da caixa 50 cm.
Isso já tá bom pacas, mais que isso, pra um niva, só guincho, dae vc nao pede ajuda ra ninguem.

Qto ao snorkel, eu até colocaria um, mas modelado na coluna em FV, pra ficar com estética, igual ao do Cassiano.

Na verade au acho pior o motor molhar e condensar o distribuidor do que chegar água no filtro. Pelo menos no nivoide usei um pedaço de mangueira desviando a captaçao ar perto da bateria, tipo um U.

Claro que eu nao entro em qq lugar, pois vc tem de respeitar os limites do niva.

Náo existe jipe ideal, q passe em qq lugar. Cada modelo tem uma caracteristica forte: a do niva é ser leve curto.

Prieto 4x4
17/02/2008, 19:45
CPietro, a receita é a básica. Eu fiz e estou satisfeito.
Pneus 100% off com cravos, carcacas 205/80R16 (militar 6.50 tem 68 cm. este está com 70 cm.)
Lift de 5 cm frente e trás.
Altura do diferencial 30cm. Da caixa 50 cm.
Isso já tá bom pacas, mais que isso, pra um niva, só guincho, dae vc nao pede ajuda ra ninguem.

Qto ao snorkel, eu até colocaria um, mas modelado na coluna em FV, pra ficar com estética, igual ao do Cassiano.

Na verade au acho pior o motor molhar e condensar o distribuidor do que chegar água no filtro. Pelo menos no nivoide usei um pedaço de mangueira desviando a captaçao ar perto da bateria, tipo um U.

Claro que eu nao entro em qq lugar, pois vc tem de respeitar os limites do niva.

Náo existe jipe ideal, q passe em qq lugar. Cada modelo tem uma caracteristica forte: a do niva é ser leve curto.

Fala aí, Nivoide, beleza?

Os pneus eu coloquei uns recauchutados da Pneus Botta, 225 / 70 / 16, e ficaram com diâmetro de 72cm. O desenho não é 100% off-road (tipo cross ou frontiera ), mas é bem agressivo. Eles chamam de MTL, não sei se você conhece ( na minha assinatura, tem o link do meu carro e algumas fotos já com o pneu maior ).
Percebi que o pneu já melhorou o desempenho. Meu problema agora é com o motor de arranque e com o carburador. Toda vez é a mesma coisa: é entrar na poça e o motor de arranque já era...depois é sujeira no carburador que faz o carro começar a falhar e apagar de vez ( quer dizer, na lenta ele funciona, mas na hora em que você pisa ele não tem força ).
Me falaram que o weber 460 tem este problema crônico. Seus giclês não tem proteção nenhuma e aí qualquer sujeira já entope. Imagine barro com água.
Protegi meu distribuidor com luva cirurgica e parece que resolveu.
Agora vou instalar o Kit para suspensão da Apoio 4x4 e ganhar mais 3cm.
Por isso, entendo que o Snorkel, tema do tópico, extremamente necessário para o que eu estou propondo para meu Niva, que colocá-lo em trilha mesmo, se possível sem fazer feio.
Os modelos da OGZ encontrei por R$ 630,00; No site Natal 4x4, por R$ 250,00........não sei o que aconteceu que comecei a olhar de forma estranha pro aspirador de pó da patroa e a ter idéias:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Acho que dá até pra fazer uma receita caseira e com um resultado estético razoável ( veja no site dos camaradas do Niva ).

Abraços

Cesar

Prieto 4x4
17/02/2008, 20:06
Como na vida nada se cria. Tudo se copia.
Dêem uma olhada no Snorkel criado pelo amigo Português.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?goto=newpost&t=37248

NIVA4X4
17/02/2008, 20:21
A KEKO nao fabrica mais bagageiros E ACESSÓRIOS para o niva é outra firma que comprou as formas e os gabaritos ,a firma é SEMA ACESSÓRIOS .

Otávio Luiz
18/02/2008, 11:15
Prieto, você está certo: o que aumenta a distância do diferencial do solo é o tamanho do pneu, e só. E cada viatura tem seu limite, isso é o mais importante, sabendo disso você não vai fazer besteira e jogar dinheiro fora.:concordo:
Já te falaram tudo sobre pneu, suspensão elevada, etc... não vou me alongar sobre isso. Existem várias maneiras de levantar a susp. do Niva, mas não muito, algo perto de 2". Uma forma mais radical e onerosa: veja o Niva do Brazil aqui do fórum, ele refez toda a susp. dianteira (acho que com o Rgério Bacelar), ficou alto, show, mas não deve ter ficado barato...:?
Voltando ao snorkel, veja no tópico do Suv de Pobre, lá tem umas fotos do Brinquedão, meu primeiro Niva. Ele tinha um snorkel feito de tubos de pvc, coisa fácil de se fazer. Inclusive ele tinha um filtro de trator instalado no alto, preso no bagageiro. Esse filtros ficam em cima da entrada de ar de alguns tratores (agora não me lembro qual), evitam que entre água e fazem uma pré-filtragem do ar. Nas fotos eu já tinha retirado e colocado uma curva pra baixo (pra não entrar água), mas como você reclama de sujeira no carburador talvez seja uma solução...
O link do SdeP:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33141
E não esqueça, pneu maior precisa de mais força no motor, no Brinquedão instalei os pneus da foto e ficou xoxo, daí vendi e comprei um jeep...

Prieto 4x4
18/02/2008, 12:05
Prieto, você está certo: o que aumenta a distância do diferencial do solo é o tamanho do pneu, e só. E cada viatura tem seu limite, isso é o mais importante, sabendo disso você não vai fazer besteira e jogar dinheiro fora.:concordo:
Já te falaram tudo sobre pneu, suspensão elevada, etc... não vou me alongar sobre isso. Existem várias maneiras de levantar a susp. do Niva, mas não muito, algo perto de 2". Uma forma mais radical e onerosa: veja o Niva do Brazil aqui do fórum, ele refez toda a susp. dianteira (acho que com o Rgério Bacelar), ficou alto, show, mas não deve ter ficado barato...:?
Voltando ao snorkel, veja no tópico do Suv de Pobre, lá tem umas fotos do Brinquedão, meu primeiro Niva. Ele tinha um snorkel feito de tubos de pvc, coisa fácil de se fazer. Inclusive ele tinha um filtro de trator instalado no alto, preso no bagageiro. Esse filtros ficam em cima da entrada de ar de alguns tratores (agora não me lembro qual), evitam que entre água e fazem uma pré-filtragem do ar. Nas fotos eu já tinha retirado e colocado uma curva pra baixo (pra não entrar água), mas como você reclama de sujeira no carburador talvez seja uma solução...
O link do SdeP:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33141
E não esqueça, pneu maior precisa de mais força no motor, no Brinquedão instalei os pneus da foto e ficou xoxo, daí vendi e comprei um jeep...

Pô Otávio, assim fica difícil. Vou ter que descobrir o modelo do trator, do qual você usou o filtro:-D:-D:-D:-D.
Você e o Gustavo do Niva já estão me deixando preocupado.....o que você está querendo dizer com: ....comprei um Jeep.....???:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Valeu, cara.


Abraços

Cesar

Otávio Luiz
18/02/2008, 12:19
Pô Otávio, assim fica difícil. Vou ter que descobrir o modelo do trator, do qual você usou o filtro:-D:-D:-D:-D.
Você e o Gustavo do Niva já estão me deixando preocupado.....o que você está querendo dizer com: ....comprei um Jeep.....???:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Valeu, cara.


Abraços

Cesar

Quando comprei meu primeiro 4x4, o Brinquedão (um Niva 91) tinha em mente passeios e trilhas leves.
Comecei a gostar das trilhas cada vez mais, e elas passaram a ficar cada vez mais pesadas.
Como não tinha muito mais a fazer no Niva (já tinha susp. elevada, snorkel, dist. isolado com garrafa pet 2L, pneuzão) achei por bem trocá-lo num jeep, pela maior facilidade de fazer up-grades específicos p/ trilha pesada, e esperando diminuir as quebras...:discordo:
Aí o jeep quebrou (e o meu bolso junto); troquei por uma F75 mais comportada p/ voltar a fazer passeios com a família, e então a vendi e comprei um Niva de novo, afinal foram três anos andando quase todo dia na cidade de Willys, e já não sou tão novo assim pra aguentar aquela susp....:-?
Agora tire suas conclusões, já discuti (no bom sentido) com muita gente no tópico do Nivóide sobre Niva p/ trilha...8-)

BACALHAU
18/02/2008, 21:36
Pô Otávio, assim fica difícil. Vou ter que descobrir o modelo do trator, do qual você usou o filtro:-D:-D:-D:-D.

Cesar

O Pangaré veio com um filtro preso no bagageiro que me lembra, se é que não é, dos fuscas antigos. Tipo uma pequena bacia invertida presa com uma porca "borboleta" em cima.
Não deixa entrar água porque a entrada é virada para baixo, em volta da base. No centro da base tem um furo onde encaixa a mangueira que vai para o carbura.
Se não conhece ou não conseguiu visualizar, me avisa que eu tiro umas fotos.
Acho que resolveria o seu problema.

Nivoide
18/02/2008, 22:08
CPrieto, vc tem certeza que nao é agua no distribuidor nao que condensa dentro e dai começa a falhar? Se vc ta com o motor redondinho, entra na poça e começa a tossir, é o distribuidor com certeza!

Qto ao arranque, deve estar sem escovas, ou barro dentro mesmo. Tem de abrir limpar...dura um ano e tem de fazer de novo...risos

Prieto 4x4
19/02/2008, 09:49
CPrieto, vc tem certeza que nao é agua no distribuidor nao que condensa dentro e dai começa a falhar? Se vc ta com o motor redondinho, entra na poça e começa a tossir, é o distribuidor com certeza!

Qto ao arranque, deve estar sem escovas, ou barro dentro mesmo. Tem de abrir limpar...dura um ano e tem de fazer de novo...risos

Nivoide

Ainda não consegui ter 100% de certeza de nada.
Não creio que seja distribuidor, pois quando saio da lama com motor apagado e sem arranque, qualquer tranquinho ele pega, segura a marcha lenta, mas se precisar de força, ele engasga e morre de novo........aí tenho que pedir ajuda pra outro tranquinho, puxar o afogador pra tentar fazer o bicho não morrer........e aí vai.
Acho que se fosse distribuidor ele simplesmente não pegava, ou nem a lenta ele segurava.........quer dizer, eu acho.
Quanto ao arranque, depois de uns 2 dias que passei no barro, ele volta a funcionar sozinho, então acho que é só achar uma forma de isolá-lo. O difícil está sendo achar uma forma de proteger a embreagem, que leva água até ele.
Já me falaram pra evitar usar a embreagem quando está na lama, mas como é que se tenta sair de um atoleiro sem engatar uma ré, uma primeira, e por consequencia.......usar a embreagem?

Ainda pego o esquema desta "coisa":mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Este tópico descambou....acho que esta conversa deveria estar no tópico de quem usa o Niva para trilha que você abriu.

Abraços

Cesar

Prieto 4x4
19/02/2008, 09:55
O Pangaré veio com um filtro preso no bagageiro que me lembra, se é que não é, dos fuscas antigos. Tipo uma pequena bacia invertida presa com uma porca "borboleta" em cima.
Não deixa entrar água porque a entrada é virada para baixo, em volta da base. No centro da base tem um furo onde encaixa a mangueira que vai para o carbura.
Se não conhece ou não conseguiu visualizar, me avisa que eu tiro umas fotos.
Acho que resolveria o seu problema.

Bacalhau

Acho que vou colocar um filtro dentro do cofre do motor e não no topo do Snorkel. Acho que fica mais bonito somente uma ponteira ( ou sei lá como se chama isto) como acabamento.
Em um tópico sobre o mesmos assunto no grupo dos Engesas ( snorkel ), eles citam inclusive um filtro que teria uma válvula que permite a saída de água, caso ela entrasse ocasionalmente pelo tubo do Snorkel.


Abraços

Cesar

Otávio Luiz
19/02/2008, 10:43
O Pangaré veio com um filtro preso no bagageiro que me lembra, se é que não é, dos fuscas antigos. Tipo uma pequena bacia invertida presa com uma porca "borboleta" em cima.
Não deixa entrar água porque a entrada é virada para baixo, em volta da base. No centro da base tem um furo onde encaixa a mangueira que vai para o carbura.
Se não conhece ou não conseguiu visualizar, me avisa que eu tiro umas fotos.
Acho que resolveria o seu problema.

Era assim mesmo...

Flugêncio
19/02/2008, 10:45
Bacalhau

Acho que vou colocar um filtro dentro do cofre do motor e não no topo do Snorkel. Acho que fica mais bonito somente uma ponteira ( ou sei lá como se chama isto) como acabamento.
Em um tópico sobre o mesmos assunto no grupo dos Engesas ( snorkel ), eles citam inclusive um filtro que teria uma válvula que permite a saída de água, caso ela entrasse ocasionalmente pelo tubo do Snorkel.


Abraços

Cesar

Aqui no RJ, o Márcio Sampaio fez um quase igual ao da foto, utilizando eletrodutos de 50mm e um bocal comprado na Garra4x4, o custo deve ter ficado próximo dos R$100,00, vou ver umas fotos com ele e posto aqui.

Prieto 4x4
19/02/2008, 11:14
Aqui no RJ, o Márcio Sampaio fez um quase igual ao da foto, utilizando eletrodutos de 50mm e um bocal comprado na Garra4x4, o custo deve ter ficado próximo dos R$100,00, vou ver umas fotos com ele e posto aqui.


Flugêncio,

É isso aí que estou pensando em fazer.
Simples, barato, e funcional.
Talvez estéticamente não agrade a todos, mas pra mim tá legal.
Se tiver umas fotos da ligação do Snorkel com o filtro e o carburador...

Abraços.

Cesar

Otávio Luiz
19/02/2008, 11:26
Flugêncio,

É isso aí que estou pensando em fazer.
Simples, barato, e funcional.
Talvez estéticamente não agrade a todos, mas pra mim tá legal.
Se tiver umas fotos da ligação do Snorkel com o filtro e o carburador...

Abraços.

Cesar

No Brinquedão era uma mangueira corrugada (tipo aspirador de pó) presa na saída da panela do filtro de ar com silvertape.

Gustavo Niva
19/02/2008, 11:33
Estética é muito relativo.... eu pessoalmente acho muito mais "bonito" esse snorkel com cara de tubo do que os "integrados" ao carro...

Prieto 4x4
19/02/2008, 11:41
No Brinquedão era uma mangueira corrugada (tipo aspirador de pó) presa na saída da panela do filtro de ar com silvertape.

Otávio

É que no meu coletor ( é assim que se chama aquele "troço" ) do carburador tem apenas aquele filtro chamado esportivo na ponta do mesmo.
Não é daqueles que tem uma espécie de panela sobre o carburador.
Acho que se ligar a mangueira diretamente sobre o filtro, deve estrangular a entrada de ar.
Esbanjei em linguagem técnica agora, hein?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:



Gustavo

Também concordo com a questão estética. Também acho que este tipo de Snorkel, digamos, mais rudimentar, dá um ar mais agressivo ao Niva.

Abraços

Cesar

Prieto 4x4
19/02/2008, 11:44
Acho que com a foto é mais fácil :p

Otávio Luiz
19/02/2008, 11:51
Será que não está aí o problema?
Filtros esportivos aumentam o rendimento pois dão maior vazão. Não são indicados p/ lugares poerentos...
Troque por uma panela com filtro de ar original (seu bura é original?) que vai melhorar (eu acho...)...

Prieto 4x4
19/02/2008, 11:58
Será que não está aí o problema?
Filtros esportivos aumentam o rendimento pois dão maior vazão. Não são indicados p/ lugares poerentos...
Troque por uma panela com filtro de ar original (seu bura é original?) que vai melhorar (eu acho...)...

Não meu carburador é um Weber 460, mas acho que isso não é problema.
É só colocar um "panelão" lá em cima e pronto.
Mas isso quer dizer que o "rendimento" vai piorar???? PUTZ!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
19/02/2008, 12:01
Será que não está aí o problema?
Filtros esportivos aumentam o rendimento pois dão maior vazão. Não são indicados p/ lugares poerentos...
Troque por uma panela com filtro de ar original (seu bura é original?) que vai melhorar (eu acho...)...

Não, o meu carburador é um Weber 460, mas acho que isso não é problema, é só colocar um "panelão" e pronto.
Mas isso quer dizer que o "rendimento" vai piorar??? PUTZ!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Otávio Luiz
19/02/2008, 12:04
Mas isso quer dizer que o "rendimento" vai piorar???? PUTZ!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Pelo menos não vai entrar sujeira e entupir o bura...:concordo:

Sukys
19/02/2008, 13:39
Acho que vou colocar um filtro dentro do cofre do motor e não no topo do Snorkel. Acho que fica mais bonito...

Quando se faz uso de snoorkel, para evitar a queda de potência e aumento de consumo o filtro tem que ser posicionado próximo ao carburador, e a carcaça do filtro tem que ser do tipo panelão, com razoável volume.

Em caminhões que fazem uso de snoorkel de fábrica é assim, e não é por uma questão de estética.

.

Serlincon
28/02/2008, 16:18
Boa tarde, pessoal.

O tópico é bem antigo, mas não quis criar outro sobre o mesmo assunto pra não levar "carcadas"......tipo: este assunto já foi abordado em outro tópico..

Mas estou pensando em instalar um snorkel no meu Niva e queria obter as sugestões de quem já instalou.

Na Sarancar tem um modelo da OGZ por R$ 630,00.......achei caro demais.


Valeu

Cesar

------------------------
Olá camarada, eu criei um snorkel feito em fibra de vidro, se quiser mando fotos, achei q ficou bem legal.
Abraços.

Serlincon
28/02/2008, 16:24
Ola amigo, eu confeccionei um snorkel em fibra de vidro, ficou bem legal, se quiser lhe envio as fotos.

Valeu.

Drovk
28/02/2008, 19:07
Camaradas,

Meu amigo Pajé aqui de BH criou um snorkel de fundo de quintal e acabamos confeccionando e instalando três modelos por aqui. Tiramos um sábado e cada um fez seu próprio snorkel modelo "Pajé Ig"... Kkk... :lol: (O nome é sacanagem, pois Pajé é o apelido do cara e "Ig" = água na língua Tupi-Guarani).

E o melhor... Tudo feito com os famosos tubos e conexões Tigre... :mrgreen: Isso mesmo!

O trabalho durou uma manhã inteira, várias cervejas e muitas risadas!!!:dance:

Vejam o resultado no meu ex-Niva.

1 ab.,
Drovk

alvaro.jrc
28/02/2008, 20:17
Até que ficou muito bem feito viu. :palmas:

Só tenho uma única ressalva...Putz um Niva bonito e conservado desse bem que merecia um OGZ viu :mrgreen:

[]!!!

alexandre roveri
28/02/2008, 22:34
Camaradas,

E o melhor... Tudo feito com os famosos tubos e conexões Tigre... :mrgreen: Isso mesmo!

Vejam o resultado no meu ex-Niva.

1 ab.,
Drovk

Dá proxima vez usa da AMANCO ! Tenho certeza que fica melhor :mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
28/02/2008, 22:39
Eu particularmente acho que os Snorkel mais rústicos, assim como o feito pelo amigo Drovk, muito mais legais.
Mesmo porque estive vendo um modelo OGZ na Sarancar ( tem fotos no site) e além de caríssimo ( R$ 630,00 ), não achei nada bonito não.
Questão de gosto é claro.
Eu vou tentar fazer um igual ao que vi no tópico dos Engesas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37248

Abraços

Cesar

Drovk
29/02/2008, 10:18
Até que ficou muito bem feito viu. :palmas:

Só tenho uma única ressalva...Putz um Niva bonito e conservado desse bem que merecia um OGZ viu :mrgreen:

[]!!!


Álvaro, acho o modelo da OGZ muito grande para o Niva... Fica um verdadeiro caixotão pendurado na coluna... Este modelo tubular, apesar de rústico, combina mais como o design dos Russinho e fica mais proporcional (forma um conjunto mais leve e adequado para as linhas do Ladinha)... Claro que tudo isso é só a minha opinião, ok?

Haaaa!!!! O snorkel todo não chegou a 100 reais para cada um :mrgreen: ... E olha que tivemos que comprar brocas para ferro, serra copo, spray anti-ferrugem, tinta preta 600 graus para acabamento, borracha para vedação, cola veda rosca, abraçadeiras, parafusos e finalmente os tubos e conexões em PVC.

1 ab.,
Drovk

Drovk
29/02/2008, 10:27
Dá proxima vez usa da AMANCO ! Tenho certeza que fica melhor :mrgreen::mrgreen:

Opa! :idea: Se a AMANCO patrocinar, podemos até adesivar o snorkel :lol: Hahaha...

1 ab.,
Drovk

Prieto 4x4
06/03/2008, 17:35
Camaradas,

Meu amigo Pajé aqui de BH criou um snorkel de fundo de quintal e acabamos confeccionando e instalando três modelos por aqui. Tiramos um sábado e cada um fez seu próprio snorkel modelo "Pajé Ig"... Kkk... :lol: (O nome é sacanagem, pois Pajé é o apelido do cara e "Ig" = água na língua Tupi-Guarani).

E o melhor... Tudo feito com os famosos tubos e conexões Tigre... :mrgreen: Isso mesmo!

O trabalho durou uma manhã inteira, várias cervejas e muitas risadas!!!:dance:

Vejam o resultado no meu ex-Niva.

1 ab.,
Drovk


Drovk, boa tarde

Sei que o projeto segue sob segredo de patente. O qual você ainda negocia com a Tigre e a Amanco, mas se for possível, me diga que peça é aquela você usou para fazer a função de "chapeu" do snorkel?
Fui até uma loja especializada em 4 x 4, e me pediram R$ 45,00 só nesta peça do snorkel......não sei se só eu que ando duro demais, ou se é o pessoal que explora por se tratar de hobby.
Vou improvisar esta peça também.


Valeu

Cesar

Drovk
07/03/2008, 10:26
Drovk, boa tarde

Sei que o projeto segue sob segredo de patente. O qual você ainda negocia com a Tigre e a Amanco, mas se for possível, me diga que peça é aquela você usou para fazer a função de "chapeu" do snorkel?
Fui até uma loja especializada em 4 x 4, e me pediram R$ 45,00 só nesta peça do snorkel......não sei se só eu que ando duro demais, ou se é o pessoal que explora por se tratar de hobby.
Vou improvisar esta peça também.


Valeu

Cesar


César, realmente a Tigre e a Amanco estão se estapeando pra ver quem irá pagar uma grana nos direitos deste projeto, mas estou sendo duro com eles... Kkkk...

Sobre a peça, ela é a ponta de um padrão de iluminação, saca??? Esta peça se chama "mufla" e vc pode encontrar em lojas de material de construção ou elétrica.
Se vc olhar o padrão de luz de qualquer casa, lá no alto, no final da tubulação, por onde entram os cabos de energia que chegam da rua, vc verá esta peça... Vc só precisa comprar uma de plástico, pois a de ferro é muito cara e pesada...

A mufla tem uma aba com um parafuso para prender no tudo do snorkel, sendo assim, criando duas furações, vc poderá utilizar este "chapéu" virado pra frente ou pra trás - fica ao gosto do cliente ou do tipo de terreno - asfalto virado pra frente e na terra virado pra trás.

Para facilitar e visualizar, segue um link do site onde colocamos o passo-a-passo de como fazer este snorkel com relação de material, fotos e demais detalhes:

http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/snorkel.htm

1 ab.,
Drovk

Prieto 4x4
07/03/2008, 11:26
Valeu, Drovk

Como nesta vida nada se cria, tudo se copia.....
Se por acaso vc ver algum Niva com um Snorkel parecido, não será mera coincidência:mrgreen:.

So vou personalizar alguns detalhes pra não ter problema com INPI.:lol::lol::lol:

abs.

Cesar

Flugêncio
07/03/2008, 13:33
Valeu, Drovk

Como nesta vida nada se cria, tudo se copia.....
Se por acaso vc ver algum Niva com um Snorkel parecido, não será mera coincidência:mrgreen:.

So vou personalizar alguns detalhes pra não ter problema com INPI.:lol::lol::lol:

abs.

Cesar

Snorkel que o Marcio Sampaio/RJ fez com eletrodutos

Flugêncio
07/03/2008, 13:49
Valeu, Drovk

Como nesta vida nada se cria, tudo se copia.....
Se por acaso vc ver algum Niva com um Snorkel parecido, não será mera coincidência:mrgreen:.

So vou personalizar alguns detalhes pra não ter problema com INPI.:lol::lol::lol:

abs.

Cesar

Agora sim!!!

Prieto 4x4
07/03/2008, 14:43
Este povo brasileiro é criativo pra caramba....:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas :

Luciano SHAKALL
07/03/2008, 15:42
"... que peça é aquela você usou para fazer a função de "chapeu" do snorkel?César, como o CAmaRAda Drovk já respondeu, a peça é uma "Mufla de rede elétrica".
O Arthur "Porcão" usava desse mesmo tipo, só que ele fez um "acabamento em massa" na base da mufla.
veja no link: http://www.trilha4x4.com.br/dica24.htm .


"... Fui até uma loja especializada em 4 x 4, e me pediram R$ 45,00 só nesta peça do snorkel......
não sei se só eu que ando duro demais, ou se é o pessoal que explora por se tratar de hobby.
Vou improvisar esta peça também...A "Cabeça de Snorkel" (ou Mufla do Snorkel, ou Chapéu de Snorkel, ou Protetor de chuva pra Snorkel...) mais barata que eu já vi a venda
foi na "Garra 4x4", por 35 latinhas: http://www.ciashop.com.br/garra4x4/dept.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=160 .

Caso pense em fazer "improvisada mesmo", veja a idéia do CAmaRAda Markito: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas .

Eu uso, ou melhor, vou usar - ainda não instalei - um "Chapéu" daqueles de trator, pois como o CAmaRAda Drovk,
eu acho mais legal os Snorkels tubulares, mais rústicos e tal... e com o "Chapeuzinho Chinês" fica - pra mim - o "par perfeito"...
Ah, o tal "Chapéu", comprei comprei por 34 "contos" em "Marpas Tratores" (autorizada Valtra/Valmet) aqui em Natal. Segue fotos:

[]'s

Drovk
07/03/2008, 19:01
César, como o CAmaRAda Drovk já respondeu, a peça é uma "Mufla de rede elétrica".
O Arthur "Porcão" usava desse mesmo tipo, só que ele fez um "acabamento em massa" na base da mufla.
veja no link: http://www.trilha4x4.com.br/dica24.htm .

A "Cabeça de Snorkel" (ou Mufla do Snorkel, ou Chapéu de Snorkel, ou Protetor de chuva pra Snorkel...) mais barata que eu já vi a venda
foi na "Garra 4x4", por 35 latinhas: http://www.ciashop.com.br/garra4x4/dept.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=160 .

Caso pense em fazer "improvisada mesmo", veja a idéia do CAmaRAda Markito: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas .

Eu uso, ou melhor, vou usar - ainda não instalei - um "Chapéu" daqueles de trator, pois como o CAmaRAda Drovk,
eu acho mais legal os Snorkels tubulares, mais rústicos e tal... e com o "Chapeuzinho Chinês" fica - pra mim - o "par perfeito"...
Ah, o tal "Chapéu", comprei comprei por 34 "contos" em "Marpas Tratores" (autorizada Valtra/Valmet) aqui em Natal. Segue fotos:

[]'s

ÓTIMAS DICAS!!!!

Muito legal esta sugestão do chapéu chinês... Aliás o preço também é bacana... :lol:

:concordo:

1 ab.,
Drovk

Prieto 4x4
20/03/2008, 16:41
Ouvi dizer que, se a captação de ar não for adequada em decorrência da utilização de snorkel, isto poderia ser prejudicial ao desempenho e até causar danos ao motor do carro.
Isto tem fundamento, ou é mais uma desses "mitos" que acabam se tornando verdades?

Da mesma forma ocorre com a instalação do escapamento alto. Uns dizem que é necessário para atravessar alagados, outros dizem que não e que esta prática ainda prejudica a performance.

Vai entender.....

Sr.luc
26/05/2011, 17:23
Se é que eu entendi o snorkel ficava pra dentro do porta luva....na epoca fizemos assim mesmo...só que passamos a serra copa mesmo...o unico incoveniente era que perdia o porta-luva, não dava pra colocar nada lá dentro......certa vez estavamos andando nas dunas da região de Mostardas(estrada do inferno), havia um duna enorme pra subir , 1º rão reduzida e pé embaixo.....chegando no meio da duna o treco não foi mais começo a morrer sem força...abrimos a tampa do porta luva tinha um rolo de papel higienico entupindo o cano...o papel já estava quase no carburador......depois dessa nunca mais colocamos mais nada no porta-luva... :lol: :lol: :lol:



[]'s com saudade do jipinho :(

Pesso All.

Sei que este fórum é muito antigo, mas estou querendo preparar meu humilde soviético pra encarar umas águas por aí de vez em quando e por isso estou dando uma olhada por aqui.

Moro no Rio de Janeiro e passo pela Praça da Bandeira todo dia, só quem conhece sabe como é aquilo; qualquer chuvinha e já era, alaga tudo mesmo. Dai fico com receio de numa situação dessas, querer tirar uma onda e acabar pagando mico.

Já tinha pensado em colocar a entrada de ar pra dentro da cabine, pois acho q seria uma opção bem fácil, prática e não me imagino em situações em que chegue ao ponto de dirigir como se estivesse dentro de uma banheira, então acho que ali seria bem seguro e além de tudo limpo.
O que me fez desistir da idéia é a possibilidade de o motor morrer por um motivo qualquer e acontecer um retrocesso no sistema de gases que acabe jogando ar sujo pra dentro da cabine e asfixiando todo mundo. Por isso gostaria de saber se no decorrer desses anos já aconteceu algo parecido ou alguém tem algum conhecimento a respeito.

Em outras palavras, meu caro Josino:
Quem já fez esse tipo de adaptação, depois de ter colocado em prática por algum tempo, será que faria de novo?
Por favor, pode responder sinceramente.

Abçs.

Sr.luc
26/05/2011, 17:28
Compre peças Keko, é o que tem de melhor, e vc não vai precisar fazer adaptações para instalar.

Snorkel eu fiz, tb eu mesmo. Como não queria mecher muito na lata, plajiei a ideia de um amigo.
Fiz varios furos, aprox 5mm na direção do porta-luvas, ficando como uma peneira, um cara q meche com lataria, fez uma peça em fora de L, em cano de ferro,com uma base para fixar na lataria e outra para colocar uma das pontas da mangueira. A outra ponta da mangueira, vai na tomada de ar do carburador. Pronto, meu Niva tem snorkel e ninguem ve, o ar vem de dentro do carro para o carburador.
Tvz falando assim fique complicado de entender, vou ver se consigo uma foto para explicar melhor.
Mas funcionou muito bem, já fiz travessias de rios e o Niva nem "tchum" para a agua.

Abs



Caro Rodrigo.

Sei que já faz muito tempo, mas gostaria de saber sobre sua experiência com esse tipo de “snorkel”.
Às vezes não acontece, ou acontecia, dos gases do motor voltarem pra dentro do carro?

No aguardo

shuther4x4
26/05/2011, 23:47
Não é só o snorkel que se faz necessário para um veículo a gasolina transpor regiões de alagados com segurança. O sistema de ignição se molhar babau! (claro que o prejuizo e diferente de um calço hidráulico, que mesmo com o snorkel pode acontecer se o veículo morrer e a água seguir o fluxo contrário - leia-se escapamento - já passei por isso!!!).
Agora colocar a entrada de ar dentro da cabine é uma boa idéia, não pelo retorno de gases (que poderá acontecer no caso citado de molhar a ignição) mas sim pelo barulo. Já escutou o barulho da entrada de ar do snorkel?
Esse sistema de cortar o capô acho melhor do que o que corta a lata abaixo do para brisa, pois esta é uma lata estrutural no caso do niva. Além disso um sistema DIS na ignição (se for o que falam e vemos nos vídeos - nunca usei) e o snorkel, devem resolver a maioria dos seus problemas.
Abraços
Fábio

wltreis
04/06/2011, 13:15
Camaradas ; perto do meu serviço ta rolando toda quarta feira um encontro de jipeiros , e tenho reparado , principalmente nas Land Rover que existe uma peça parecida com um flange desses de cx dágua que faz a ligação entre a parte interna e a parte externa do carro , ao meu ver essa peça funciona como um reforço para a lataria então quando for fazer meu Snorkel quero colocar algo parecido , e mais , não vou cortar o capô não , vou cortar a lataria acima da bateria (como no site NIVAS GERAIS ), pois se ocorrer algum problema fica mais fácil de solucionar ja no capô a coisa complica!!!

sraposo
04/06/2011, 17:58
Olá!

Complementando o que o Shutter4x4 disse: tipicamente, o distribuidor se situa em um ponto (bem) mais baixo do que a entrada de ar do carburador ou filtro, de forma que usualmente o motor pára de funcionar por causa da água, ou mesmo umidade, que atingiu a parte interna da tampa do distribuidor, antes mesmo de ser aspirada água. Se água entra no(s) cilindro(s), e não precisa ser muito, o motor parará provalmente com um dano mecânico por causa de um calço hidráulico.
"Com alguma sorte", o motor "só" rateia e perde força por causa da águia no distribuidor.

Com relação à quantidade de água que não precisa ser muita para causar um estrago no motor, façamos umas contas simples. Tomemos como exemplo um motor 1,6 litro (1600 cm3) com 4 cilindros. Logo, cada cilindro tem volume de 0,4 litro (400 cm3). Arbitrando uma taxa de compressão de 9:1, algo muito próximo da realidade de muitos motores menos recentes, Significaria que o volume da câmara chegaria a 0,044445 litro (44,445 cm3). Mas nem precisaria 44,445cm3 serem aspirados! Qualquer quantidade de água que efetivamente entrasse no cilindro aumentaria a pressão na câmara, podendo atingir valor tão alto que danificaria algom ainda que a câmara não ficasse 100% cheia de água.

Para quem pretende ou precisa enfrentar nível alto de água, snorkel é uma necessidade, supondo que a questão da ignição tenha sido devidamente tratada, a não ser que seja um motor movido a diesel.
Disel, gasolina, álcool GNV etc, a travessia de água funda requer ou pode requerer outras medidas preventivas e/ou corretivas.

Abraço!

wltreis
04/06/2011, 19:35
Completando as respostas sobre outros pontos críticos na travessia de áreas alagadas , os diferenciais e se não me engano as caixas de marchas e de transferência também precisam ser preparadas pois apesar de não causarem problemas imediatos na travessia , a entrada de água nestes locais contamina o óleo que precisará ser substituido para não danificar os mecanismos !

adilson santos da silva
20/06/2011, 20:29
e o bagageiro arrume um serralheiro q faz p VC E FICA BOM.

Vanderson Araujo
02/09/2016, 11:14
Já faz tempo que não tem movimentação no tópico, mas vamos lá

Quero fazer um snorkel pro Niva, vi uns modelos que o pessoal postou aqui feito com cano pvc e me interessei, porém tenho algumas dúvidas:
1-Onde é feito o corte na lata, entre o parabrisa e capô, não tem problema entrar água por ali, digo não por causa do motor, mas por talvez acumular água em algum lugar ou ela "entrar pra dentro"(redundância, mas blz rsrsrs) do carro e assim futuramente haver uma corrosão? ou faz algum tipo de vedação também?
2-Onde ele é afixado na coluna lateral, os parafusos travessão para dentro do carro ou não?
3-Pensei em talvez fazer o corte no capô, como vi alguns também, mas ai fiquei na mesma questão anterior onde é feito o corte fica um espaço entre as latas do capô, será que não acumularia água ali também?

Se alguém puder ajudar, eu agradeço!!

Abraço

Douglas kubut
04/12/2018, 21:50
EU sou meio leigo no assunto sobre carro ainda mais pra trilhas (estou namorando um niva :drool:e sou mecanico de motos e motociclista) mas vamos la sobre o distribuidor "suar" com a travessia de alagados não seria uma solução tambem alem de vedar mudar a posição do mesmo tipo colocar ele mais acima da original e aumentar ou diminuir o tamanho dos cabos de velas? E sobre o problema de filtro de ar pro snorkel uma solução não seria usar filtros externos do cofre do motor como em alguns tratores e caminhões?

sraposo
20/12/2018, 15:52
Douglas, você pensou em tentar uma solução mecânica para um problema que na verdade é elétrico. Na década passada uma empresa chegou a fazer um produto como você pensou e ele parece não ter vingado comercialmente. Ele resolvia uma parte do problema, apenas, pois a condensação do vapor de água nas partes menos quentes (para não dizer "mais frias", um tanto impróprio quando se trata de cofre de motor.) acaba ocorrendo na tampa do distribuidor, levando à falha. O distribuidor não precisa levar um banho nem ser submergido para que ocorra desvio da alta tensão para uma parte aterrada, e consequentemente causando a falha de um ou mais, ou todos, os cilindros. Havia à venda também a conhecida "panela-de-pressão", que encapsulava o distribuidor, porém não suficientemente estanque para suportar submersão mais funda e/ou mais prolongada. E, finalizando, a conhecida "técnica" de aplicar um monte de borracha de silicone na tampa do distribuidor, o uso de luva de borracha, a câmara de pneu, saco plástico e sei lá mais o quê.
Em 2007 minha empresa desenvolveu a primeira solução elétrica para o problema do distribuidor, desativando-o (eletricamente) no todo ou em parte. Hoje são 5 produtos que resolvem o problema da água no distribuidor, fora os vários outros produtos de ignição. QUando a distribuição não mais é feita pelo distribuidor (tampa e rotor), o distribuidor pode até ficar totalmente submerso.

Sobre o snorkel, para que ele seja um resolvedor de problema sem criar outro, é preciso que sejam considerados os aspectos que influenciam na resistência ao fluxo de ar, inclusive em regime mais severo do funcionamento do motor: textura da superfície interna do duto, raio da curva, seção transversal, formato da seção transversal e comprimento do duto são os mais impactantes. Também, é claro, a perfeita vedação das partes que compoem o snorkel.

Vale lembrar que veículos comerciais tipicamente não são preparados de fábrica para enfrentar alagados fundos, especialmente se fundos e extensos, portanto há de se tomar providências para impedir a entrada de água no carter, partes relacionadas à admissão, caixa de câmbio, diferencial, eixo, semi-eixo, e o quê mais houver que não pode ou não entrar em contato com (tanta) água e que possua retentor, gaxeta, respiro etc para proteger a parte interna do meio externo. Dependendo do carro e da parte, podem ser necessárias medidas corretivas ou preventivas após a submersão do carro em água funda e/ou por tempo maior.

Abraços

mattosoft
03/01/2019, 15:29
Em 2007 minha empresa desenvolveu a primeira solução elétrica para o problema do distribuidor, desativando-o (eletricamente) no todo ou em parte. Hoje são 5 produtos que resolvem o problema da água no distribuidor, fora os vários outros produtos de ignição. QUando a distribuição não mais é feita pelo distribuidor (tampa e rotor), o distribuidor pode até ficar totalmente submerso.


Poderia me informar o produto? ou passar um contato, me interesso pela solução para aplicar no meu Niva

Obrigado

sraposo
03/01/2019, 15:41
Poderia me informar o produto? ou passar um contato, me interesso pela solução para aplicar no meu Niva

Obrigado


Olá, Mattosoft.

Tentei te mandar MP ou e-mail mas no teu perfil estes recursos não estão habilitados, por isso mando a resposta por aqui.

Entre em contato por um dos meios abaixo:


Telefones:
* fixo (21) 3072-1054
* celular 1: (21) 96016-8870
* celular 2: (21) 99136-4003

Whatsapp: (21) 99136-4003

E-mail: contato@motorspice.com.br ou motorspice@gmail.com

Skipe: Skype: motor_spice


Abraços

Di menor JCCO
03/06/2019, 17:11
Olá gente, tudo bom com vocês?
Sobre o distribuidor do Niva existe uma experiencia de anular ele.
Coloca-se uma ignição estática, com o sensor no eixo do virabrequim do ponto de faísca,
e dias bobinas de uno, e a central fica dentro da cabine do niva. Mesmo que molhe o motor até o capô, o motor não desliga.
O Lu mecânico instalou no meu niva lá no POKA off road.

Sobre o snorkel, eu fiz um com cano de PVC também, mas eu tenho a sensação que o snorkel "enforca" o motor, ele perde muita potência de final.
Saudações,
Di menor.