PDA

Ver Versão Completa : Carretera Austral - Junho de 2007



ramonpoa
01/02/2007, 09:16
Se alguém que gosta de "andar" de carro quiser acompanhar em junho de 2007, vai aí nosso roteiro básico.....

CARRETERA AUSTRAL – 01/06/07 A 10/06/07
(aproveitando o feriado de corpus Christi)

COMO É A VIAGEM
Partindo de Porto Alegre, com 3 pessoas (motoristas por carro).
O esquema da viagem é mais ou menos o mesmo da aventura de 10 dias em Ushuaia. Veja o link em http://www.anjosdoasfaltomc.com/Eventos/Ushuaia/Ushuaia.htm para ter uma idéia.

Em uma caminhoneta (dessa vez uma Hilux, cabine dupla) na ida e na volta realizamos um esquema de revezamento na direção, fazendo com que a distância que separa Porto Alegre da Cordilheira dos antes fique reduzida a 24 horas de viagem.... e não 3 dias como o normal (cruzar a Argentina de madrugada lhe poupa um trânsito violento, as rodovias são retas e em excelente estado de conservação).

Além desse esquema de Ushuaia, fiz outros “mais” corridos:
o (Poa, Bariloche, Puerto Montt em 4 dias – c/meu cunhado Zé e irmão diguinho); e outros mais light,
o (Poa- Atacama no carnaval de 2006 com Diguinho) e,
o (Argentina, Bolívia, Peru, Chile” com Diguinho em setembro/06)

ROTEIRO PRÉVIO

Dia Data Rota Obs Km
1 01/06/2007 Poa - Zarate Toca direto 1.052
2 02/06/2007 Zarate-Bariloche 1.503
3 03/06/2007 Bariloche-Futaleufu 317
Futaleufu-Puyuhuapi 185
4 04/06/2007 Puyuhuapi-Coihaique Termas 178
5 05/06/2007 Dia Livre - região
6 06/06/2007 Coihaique-Cochrane 232
Cochrane-Vila O'higuins 108
7 07/06/2007 Dia Livre - região
8 08/06/2007 O'higuins - ChileChico 273
Comodoro Rivadária 361
9 09/06/2007 Comodoro POA 3.025
10 10/06/2007
QUILOMETRAGEM TOTAL 7.234
(*) Quilometragem pelo roteamento do GPS (a confirmar)

CUIDADOS ESPECIAIS
As primeiras nevadas mais “fortes” nessa região ocorrem em maio, mas o “bicho pega” em julho e agosto. Portanto, teremos dias mais curtos em termos de sol, um frio razoável (luvas, toucas, roupas etc...) e alguma neve (talvez corrente nos pneus na parte mais ao sul), mas nada que dê para assustar.

O QUE É A CARRETERA AUSTRAL
Se não sabe, pesquisa......heheheeh sério.... vai atrás e vê se teu espírito de aventureiro desperta nessa aí

DESPESAS
O Diesel é rateado entre 3 e o custo é bem barato – devendo ficar um rateio de R$ 300,00 a R$ 500,00 por cabeça.

Nos hotéis a diária também é compartilhada e alimentação se come o que dá na telha. Sempre preferimos pousadas de baixo custo e o quarto triplo é geralmente bem em conta, com diárias individuais de R$ 30,00 a R$ 50,00. Não temos muito tempo para gastar. É uma viagem relativamente barata.


Na carretera é "passeio", já na Argentina andamos "forte' 140/160..... estradas boas, retas, etc....
quem quiser contatar - ramonpoa@yahoo.com.br

SÉRGIO HOLANDA
01/02/2007, 20:12
:concordo:

Grande Ramonpoa,

deixa ver direito...tais querendo alguém pra ir contigo no carro, ou mais carros pra te acompanhar???

Sérgio Holanda




Se alguém que gosta de "andar" de carro quiser acompanhar em junho de 2007, vai aí nosso roteiro básico.....

CARRETERA AUSTRAL – 01/06/07 A 10/06/07
(aproveitando o feriado de corpus Christi)

COMO É A VIAGEM
Partindo de Porto Alegre, com 3 pessoas (motoristas por carro).
O esquema da viagem é mais ou menos o mesmo da aventura de 10 dias em Ushuaia. Veja o link em http://www.anjosdoasfaltomc.com/Eventos/Ushuaia/Ushuaia.htm para ter uma idéia.

Em uma caminhoneta (dessa vez uma Hilux, cabine dupla) na ida e na volta realizamos um esquema de revezamento na direção, fazendo com que a distância que separa Porto Alegre da Cordilheira dos antes fique reduzida a 24 horas de viagem.... e não 3 dias como o normal (cruzar a Argentina de madrugada lhe poupa um trânsito violento, as rodovias são retas e em excelente estado de conservação).

Além desse esquema de Ushuaia, fiz outros “mais” corridos:
o (Poa, Bariloche, Puerto Montt em 4 dias – c/meu cunhado Zé e irmão diguinho); e outros mais light,
o (Poa- Atacama no carnaval de 2006 com Diguinho) e,
o (Argentina, Bolívia, Peru, Chile” com Diguinho em setembro/06)

ROTEIRO PRÉVIO

Dia Data Rota Obs Km
1 01/06/2007 Poa - Zarate Toca direto 1.052
2 02/06/2007 Zarate-Bariloche 1.503
3 03/06/2007 Bariloche-Futaleufu 317
Futaleufu-Puyuhuapi 185
4 04/06/2007 Puyuhuapi-Coihaique Termas 178
5 05/06/2007 Dia Livre - região
6 06/06/2007 Coihaique-Cochrane 232
Cochrane-Vila O'higuins 108
7 07/06/2007 Dia Livre - região
8 08/06/2007 O'higuins - ChileChico 273
Comodoro Rivadária 361
9 09/06/2007 Comodoro POA 3.025
10 10/06/2007
QUILOMETRAGEM TOTAL 7.234
(*) Quilometragem pelo roteamento do GPS (a confirmar)

CUIDADOS ESPECIAIS
As primeiras nevadas mais “fortes” nessa região ocorrem em maio, mas o “bicho pega” em julho e agosto. Portanto, teremos dias mais curtos em termos de sol, um frio razoável (luvas, toucas, roupas etc...) e alguma neve (talvez corrente nos pneus na parte mais ao sul), mas nada que dê para assustar.

O QUE É A CARRETERA AUSTRAL
Se não sabe, pesquisa......heheheeh sério.... vai atrás e vê se teu espírito de aventureiro desperta nessa aí

DESPESAS
O Diesel é rateado entre 3 e o custo é bem barato – devendo ficar um rateio de R$ 300,00 a R$ 500,00 por cabeça.

Nos hotéis a diária também é compartilhada e alimentação se come o que dá na telha. Sempre preferimos pousadas de baixo custo e o quarto triplo é geralmente bem em conta, com diárias individuais de R$ 30,00 a R$ 50,00. Não temos muito tempo para gastar. É uma viagem relativamente barata.


Na carretera é "passeio", já na Argentina andamos "forte' 140/160..... estradas boas, retas, etc....
quem quiser contatar - ramonpoa@yahoo.com.br

pirua4x4
01/02/2007, 20:45
vc ramonpoa esta facendo um rally????
td muito bom, mais esta façendo 700 Kms. por dia de promedio...nao vai disfrutar cuasi nada.....vai so dirigir...
veja os rapacea que fiçerom no sul........
http://patagonia4x4.com.ar/foro/viewtopic.php?t=9878
é um sonho...lindo pa ca...ramba..

SÉRGIO HOLANDA
01/02/2007, 20:59
:concordo:

Grande Guilhermo,

que achas de participar deste Rally...Porto Alegre-Carretera-Porto Alegre...

Sérgio Holanda



vc ramonpoa esta facendo um rally????
td muito bom, mais esta façendo 700 Kms. por dia de promedio...nao vai disfrutar cuasi nada.....vai so dirigir...
veja os rapacea que fiçerom no sul........
http://patagonia4x4.com.ar/foro/viewtopic.php?t=9878
é um sonho...lindo pa ca...ramba..

Dieselboy
02/02/2007, 00:30
Caro Ramon

Nao quero ensinar "padre a rezar missar", mas apenas no intuito de ajudar gostaria de alertar que algumas carreteras Argentinas embora retas e em boas condiçoes de trafegabilidade impoe sérios riscos aos motoristas, sobretudo à noite, pois pelo que estive observando por exemplo entre as cidades de Posadas, Corrientes e sobretudo na provincia de Santiago Del Estero a presença de animais de grande porte nas pistas é constante :shock: :shock:

Semana passada quando vinhamos à noite antes de pernoitar em Lajitas demos de "cara" com gado e cavalos soltos em plena estrada :shock: o pior de tudo nem sequer é isso, mas sim o constante ofuscamento causado pelos faróis altos dos "hermanos" que teimam em nao abaixar as luzes altas, mesmo sob apelos insistentes :evil: :evil:

Hoje estamos em Salta e provavelmente estaremos adentrando o Brasil no domingo apenas te passaria a sugestao de procurar vir com muita calma e paciência sobretudo se for à noite.

Ahhh outro detalhe importantíssimo MUITO CUIDADO, MAS MUITO CUIDADO mesmo com a policia caminera à noite pois eles fazem blitz noturnas no meio do "nada" sem condiçao alguma que permita aos condutores de veiculos a sua visibilidade :shock: simplesmente ficam no meio da rodovia acenando com uma lanterna que mais parece uma vela esperando que nós os vejamos :shock: :shock:

Quase atropelei 2 guardinhas destes quando estava a caminho de Lajitas, quando percebi só notei que eles se esquivaram para o canto e passei "triscando" :shock: :shock:

Ameaçei frear logo à frente mas meu pai me disse para "tocar" direto pois seria bem pior :putz: para nossa sorte nao vieram atrás e nem sequer comunicaram o posto policial seguinte :dance:

Depois dessa combinamos rodar preferencialmente durante o dia onde os riscos diminuem bastante.

Grande abraço e boa sorte em sua viagem :concordo:

ramonpoa
02/02/2007, 07:35
vc ramonpoa esta facendo um rally????
td muito bom, mais esta façendo 700 Kms. por dia de promedio...nao vai disfrutar cuasi nada.....vai so dirigir...
veja os rapacea que fiçerom no sul........
http://patagonia4x4.com.ar/foro/viewtopic.php?t=9878
é um sonho...lindo pa ca...ramba..

as fotos do link que indicaste são espetaculares....
não é rallye não.... é bem mais CALMO do que aquela para Ushuaia que tá no link....
DESFRUTA-SE bastante, porque, se vais esperar ter 30 dias corridos para uma aventura dessas (e mais dias + R$) acaba-se nunca realizando...

ramonpoa
02/02/2007, 07:38
Perfeito Gasoilboy......
Na Ruta 16 (que liga corrientes a Salta) tive problemas com animais somente perto de pampal del infierno...... claro qeu tem que ficar de olhos em pé...

Sempre ficamos alertas.... mas nos últimos 24 meses já cruzei a Argentina inteira meia dúzia de vezes... de carro e moto (moto sim, só de dia...)...

mas grato pela observação... é prudente...



Caro Ramon

Nao quero ensinar "padre a rezar missar", mas apenas no intuito de ajudar gostaria de alertar que algumas carreteras Argentinas embora retas e em boas condiçoes de trafegabilidade impoe sérios riscos aos motoristas, sobretudo à noite, pois pelo que estive observando por exemplo entre as cidades de Posadas, Corrientes e sobretudo na provincia de Santiago Del Estero a presença de animais de grande porte nas pistas é constante :shock: :shock:

Semana passada quando vinhamos à noite antes de pernoitar em Lajitas demos de "cara" com gado e cavalos soltos em plena estrada :shock: o pior de tudo nem sequer é isso, mas sim o constante ofuscamento causado pelos faróis altos dos "hermanos" que teimam em nao abaixar as luzes altas, mesmo sob apelos insistentes :evil: :evil:

Hoje estamos em Salta e provavelmente estaremos adentrando o Brasil no domingo apenas te passaria a sugestao de procurar vir com muita calma e paciência sobretudo se for à noite.

Ahhh outro detalhe importantíssimo MUITO CUIDADO, MAS MUITO CUIDADO mesmo com a policia caminera à noite pois eles fazem blitz noturnas no meio do "nada" sem condiçao alguma que permita aos condutores de veiculos a sua visibilidade :shock: simplesmente ficam no meio da rodovia acenando com uma lanterna que mais parece uma vela esperando que nós os vejamos :shock: :shock:

Quase atropelei 2 guardinhas destes quando estava a caminho de Lajitas, quando percebi só notei que eles se esquivaram para o canto e passei "triscando" :shock: :shock:

Ameaçei frear logo à frente mas meu pai me disse para "tocar" direto pois seria bem pior :putz: para nossa sorte nao vieram atrás e nem sequer comunicaram o posto policial seguinte :dance:

Depois dessa combinamos rodar preferencialmente durante o dia onde os riscos diminuem bastante.

Grande abraço e boa sorte em sua viagem :concordo:

ramonpoa
02/02/2007, 07:43
Olá Sérgio, dos Países Baixos.... hehehe

Já fiz meia-dúzia dessas viagens the flash...... essa é a que rodarei menos...
Sempre fomos em um carro....
Estou vendo se algum outro grupo de aventureiros quer ir em OUTRO carro....
A proposta da rodagem é "pesada" (prá mim, meu irmão e o companheiro que vai é barbada....)

Sou motocilcista (atualmente tenho uma hayabusa e uma V-Strom) e tu sabes que essas "indiadas" sào comuns entre motociclistas. Porque? Quem consegue ficar 10 horas em cima de uma moto, cruzando a Argentina, Chile, etc... pegando 10 horas de sol, chuva, frio, calor....... "virar" dirigindo dentro de um carro com ar condicionado é moleza....




:concordo:

Grande Ramonpoa,

deixa ver direito...tais querendo alguém pra ir contigo no carro, ou mais carros pra te acompanhar???

Sérgio Holanda

pirua4x4
02/02/2007, 07:57
ramonpoa em esso ta certo, todo cambio de planejamento custa mais.

se vcs. vao com uma barraca poupan bastante dinheiro. tem campigs otimos no sul de Argentina.

bariloche e um lubar digno de ficar ums dias, fazendo excurçoes, tem as
ilha victoria e arrayanes, cerro catedral, tronador, e outras.

em argentina o diesel esta a $1.5 que é R$ 1.00, em chile esta a U$ 1.00
tamben asi uma coca ligt de 1.5 l em chile esta U$ 3.00

en vez de chile chico, comven a vcs. façer noite em Los Antiguos, 4 kms. de distancia mais do lado argentino ( mais barato).

boa estadia e melhor viajem ....

ramonpoa
02/02/2007, 08:47
en vez de chile chico, comven a vcs. façer noite em Los Antiguos, 4 kms. de distancia mais do lado argentino ( mais barato).

..

Valeu... boas dicas... agradeço o contato.

SÉRGIO HOLANDA
02/02/2007, 14:48
:concordo:

Grande Ramonpoa,

Na realidade você é quem é dos Países Baixos....hehehehe, cá estamos em cima, se liga na linha do Equador...

Vamos lá, eu dirijo em média 80.000km ano a trabalho, então pra mim não é muita bronca, normalmente faço Recife-Vitória em 21hs (1.900km), ou seja, só parando pra abastecer e tendo de segurar o pé nas estradas do norte da Bahia, pois são acostamentos e não estradas...de forma que tranquilamente daria pra fazer teu percurso, sei de mais um amigo que vai nessa tranquilo e acho que outro também topa, temos de ver nossa disponibilidade na época, mas acho que já da pra irmos planejando...

Quando tu falas em viagem the flash, beleza, temos a vantagem de irmos a mais lugares, contudo a vantagem de se viajar com tempo é curtir mais o caminho, os lugares e normalmente se faz isso com uma turma ou com nossas esposas...agora uma the flash só mesmo quem ta acostumado a estrada...

Sei como é estradeiro de moto, já rodei um bocado, minha última moto foi uma F650 GS (BM) e a estradeira era uma Shadow 750, ai as vendi e tava comprando uma VTX 1800 (linda de mais), mas com um gatinha de 1 ano em casa, meus pais e minha mulher me fizeram jurar que moto só quando tivesse mais de 45 anos, talvez nesta idade tivesse menos porra louca...hehehe

Então Grande Ramopoa, quem sabe não fazemos a Carretera The Flash Austral juntos...vou combinar com o César Cassique e com o Chico Poeira, pois acho que os dois topam, sei que culhões eles tem pra aquentar o tranco - César ex-caminhoneiro (hoje dono de transportadora, só dirige pra se divertir) e Chico Poeira (grande eng. de telecomuicações e corredor da copa Troller, rodou o Brasil todo, Africa, America Central e America do Sul, por diversão e trabalho, hoje só por diversão)

Abrs,

Sérgio Holanda



Olá Sérgio, dos Países Baixos.... hehehe

Já fiz meia-dúzia dessas viagens the flash...... essa é a que rodarei menos...
Sempre fomos em um carro....
Estou vendo se algum outro grupo de aventureiros quer ir em OUTRO carro....
A proposta da rodagem é "pesada" (prá mim, meu irmão e o companheiro que vai é barbada....)

Sou motocilcista (atualmente tenho uma hayabusa e uma V-Strom) e tu sabes que essas "indiadas" sào comuns entre motociclistas. Porque? Quem consegue ficar 10 horas em cima de uma moto, cruzando a Argentina, Chile, etc... pegando 10 horas de sol, chuva, frio, calor....... "virar" dirigindo dentro de um carro com ar condicionado é moleza....

ramonpoa
05/02/2007, 12:43
Pois é Sérgio... já vi pelos teus relatos e comentários em outros tópicos que você não se assusta fácil não....

Podes verificar pelo roteiro que a "tocada" forte é só no primeiro dia e no último que é de POA até a cordilheira e vice-versa....

Talvez essa a vantagem desse estado esquecido pelo governo federal, o RS. No seu caso "PE" precisarias de 2 viagens the flash.....

Abraços....

Ramon

pirua4x4
05/02/2007, 12:57
agora que estou vendo a data.... vai ter que ir com muito cuidado.
perto de onde vc. quer ir se registra as temperaturas mais baixas da argentina, aprox. -35 graos, e com ventos de 110 kms.(rio mayo)
as veces a estrada esta fechada por os gelos.
se prepara bem para eso, como frio, e a comida.

SÉRGIO HOLANDA
05/02/2007, 13:21
:concordo: :concordo: :concordo:

estre trecho de Recife-Porto Alegre pra mim é bronca zero, pois faço todo ano, nos últimos 4 anos...da pra fazer full time com mais dois amigos...a bronca que to vendo é o que nosso amigo pirua 4x4 falou sobre o gelo e a neve no período, tu tens de pensar direito, pois tua SRV não tem bloqueio nos eixos, e seria caso de pelo menos colocar um no eixo traseiro...

abrs,

Sérgio Holanda



Pois é Sérgio... já vi pelos teus relatos e comentários em outros tópicos que você não se assusta fácil não....

Podes verificar pelo roteiro que a "tocada" forte é só no primeiro dia e no último que é de POA até a cordilheira e vice-versa....

Talvez essa a vantagem desse estado esquecido pelo governo federal, o RS. No seu caso "PE" precisarias de 2 viagens the flash.....

Abraços....

Ramon

ramonpoa
05/02/2007, 13:53
:concordo: :concordo: :concordo:

.... nosso amigo pirua 4x4 falou sobre o gelo e a neve no período, tu tens de pensar direito, pois tua SRV não tem bloqueio nos eixos, e seria caso de pelo menos colocar um no eixo traseiro...



... bacana, mas o bloqueio no traseiro acho que dispensável, porque por mais neve que tenha a carretera, é bem mais barbada do que uma trilha ou atoleiro... vou ir sem o bloqueio e vais ver que até correntes, se usadas, vão ser em pequenos trechos...

SÉRGIO HOLANDA
05/02/2007, 17:28
:concordo: :concordo: :concordo:

Então vamos adelante!!!




... bacana, mas o bloqueio no traseiro acho que dispensável, porque por mais neve que tenha a carretera, é bem mais barbada do que uma trilha ou atoleiro... vou ir sem o bloqueio e vais ver que até correntes, se usadas, vão ser em pequenos trechos...

ramonpoa
31/05/2007, 09:13
conforme o planejado, amanhã, 01/06/07 estamos saindo para mais essa aventura....

como profissional liberal é difícil se programar, mas estou trabalhando umas 14 horas diárias nos últimos dias para sair....

na volta, posto como foi...

SÉRGIO HOLANDA
31/05/2007, 10:08
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande ramonpoa,

faz uma boa viagem, cuidado que tá nevando pra caramba, a frente fria polar tá castigando toda a Argentina...vai com Deus e esperamos a volta com fotos e o track...

Sérgio Holanda


conforme o planejado, amanhã, 01/06/07 estamos saindo para mais essa aventura....

como profissional liberal é difícil se programar, mas estou trabalhando umas 14 horas diárias nos últimos dias para sair....

na volta, posto como foi...

pirua4x4
01/06/2007, 19:54
boa viagem, anteontem fez -11 graus em Bariloche, mais agora já esta subindo a temperatura.

jeisonk
14/06/2007, 09:41
ramonpoa, voltou já?
Tudo certo?
Como foi?

[]'s

ramonpoa
21/06/2007, 11:26
Voltei, sensacional, em breve publico na Internet o relato, fotos e posto o link por aqui.....

Já tinha viajado com tudo, nunca com a Hilux. Foi um abraço, fizemos toda carretera e esticamos até Calafate e Ushuaia que meu irmão não conhecia....

Problemas, mesmo, em Ushuaia, muito gelo em ciam da pista, dezenas e dezenas de acidentes, várias escorregadas com a caminhonete - mas nenhuma acidente, antes pelo contrário, socorremos pessoas em 2 acidentes por causa do gelo....

SÉRGIO HOLANDA
21/06/2007, 12:24
:concordo::concordo::concordo:


Grande ramonpoa,

estamos no aguardo dos relatos a das fotos...

grande abraço,

Sërgio Holanda


Voltei, sensacional, em breve publico na Internet o relato, fotos e posto o link por aqui.....

Já tinha viajado com tudo, nunca com a Hilux. Foi um abraço, fizemos toda carretera e esticamos até Calafate e Ushuaia que meu irmão não conhecia....

Problemas, mesmo, em Ushuaia, muito gelo em ciam da pista, dezenas e dezenas de acidentes, várias escorregadas com a caminhonete - mas nenhuma acidente, antes pelo contrário, socorremos pessoas em 2 acidentes por causa do gelo....

ramonpoa
25/06/2007, 14:04
anexo algumas fotos.....

ramonpoa
25/06/2007, 16:45
fotos da parte mais "hard" da viagem....