PDA

Ver Versão Completa : Carregador De Baterias - Carga Lenta



Delmar
24/01/2007, 17:27
Levante a mão quem nunca teve problemas com baterias...:pensativo:

Aí vai uma opção para um carregador de bateria automotiva - CARREGADOR LENTO!


Você vai precisar de:
4 diodos IN 4007


1 lampada incandescente 150W COMUM


1 bocal


2 metros de fio 1,0mm.
Ligue conforme o esquema em anexo.

IMPORTANTE:

UTILIZE UMA CHAVE TESTE PARA IDENTIFICAR A FASE! NO 1,99 TEM!
OBSERVEM A POSIÇÃO DOS DIODOS (FAIXAS)!O tempo de carga é de 5 a 8 horas para carga total!

DICA: Ao ligar o sistema a lâmpada deve acender normalmente, se acender lentamente é porque sua bateria está com problemas.

O MAIS IMPORTANTE: CUSTO DA OBRA R$ 0,75 A CARTELA DE DIODO IN4007 COM 10 UNIDADES, AS OUTRAS COISAS EU TINHA EM CASA!

:concordo:

ThE_DoG
24/01/2007, 23:10
Delmar

Não tinha idéia que é possível fazer um carregador de forma tão simplificada...
No esquema que vc mandou dá a entender que a saída do último diodo é ligada com o a saída dos dois diodos acima, essa ligação não existe né ?

[ ]´s

Marco Antonio

Delmar
25/01/2007, 07:56
Esta ligação não existe!

Nesta ilustração os pontos indicam as ligações entre os diodos, ou seja, a saída do diodo de baixo está ligada com a saída do primeiro doido e os dois seguem para o polo positivo da bateria...

Silvio BAND81
25/01/2007, 09:43
Delmar,

Legal a dica!
Duas duvidas...
1) Os Diodos podem ser encontrados em qualquer loja de material elétrico?
2) O material especificado pode ser utilizado para bateria(s) de maior amperagem, tipo 110, 130 A?
Obrigado..

Sílvio Cézar
BAND longa 81 (bateria nova na lata velha... rsrs)

Delmar
25/01/2007, 14:45
Silvio, estes diodos são encontrados em qualquer loja de eletrônicos. Aqui em Ctba-PR paguei R$ 0,75 por uma cartela com 10 unidades.

Para baterias de maior amperagem também funciona. O que muda de uma bateria de 60Ah pra uma de 150Ah é a duração da carga. O segredo para uma boa carga é ela ser o mais lenta possivel, com o multimetro em CC nos terminais da bateria durante a carga é possivel verificar que a tensão nos terminais vai aumentando gradativamente até uns 14 volts que é quando a bateria está carregada.

twillians@ig.com.br
06/03/2007, 19:27
Levante a mão quem nunca teve problemas com baterias...:pensativo:

Aí vai uma opção para um carregador de bateria automotiva - CARREGADOR LENTO!


Você vai precisar de:
4 diodos IN 4007


1 lampada incandescente 150W COMUM


1 bocal


2 metros de fio 1,0mm.
Ligue conforme o esquema em anexo.

IMPORTANTE:

UTILIZE UMA CHAVE TESTE PARA IDENTIFICAR A FASE! NO 1,99 TEM!
OBSERVEM A POSIÇÃO DOS DIODOS (FAIXAS)!O tempo de carga é de 5 a 8 horas para carga total!

DICA: Ao ligar o sistema a lâmpada deve acender normalmente, se acender lentamente é porque sua bateria está com problemas.

O MAIS IMPORTANTE: CUSTO DA OBRA R$ 0,75 A CARTELA DE DIODO IN4007 COM 10 UNIDADES, AS OUTRAS COISAS EU TINHA EM CASA!

:concordo:
ola amigo o neurto no desenho quer diser o negativo da tomada ,oque posso usar para prender os fios a bateria ,posso usar uma tomada nos terminas dos fios ,e quando posso saber se a bateria esta caregada. obrigado.......

Delmar
06/03/2007, 19:51
ola amigo gostei da ideia do caregador de bateria mas tenho uma duvida ,no desenho o neutro que voce se refere e o negativo?
SIM, NA BATERIA É O NEGATIVO E NA TOMADA DE CASA É O NEUTRO. :stop: USE UMA CHAVE TESTE PARA SABER QUAL O NEUTRO...

e nas termainas posso colocar um plugue de tomada?
SIM, MAS MARQUE O LADO CERTO NA TOMADA E NO PLUGUE PARA NÃO INVERTER O ESQUEMA!

e oque posso usar para prender os fios na bateria.obrigado
DESENCAPE AS PONTAS E ENROLE NOS TERMINAIS DA BATERIAS.

USE UM VOLTÍMETRO PARA SABER SE ESTÁ COM CARGA COMPLETA...

:concordo:

twillians@ig.com.br
10/03/2007, 18:43
oi amigo fis o caregador , mas ainda tenho uma duvida ela serve para as outras bateria que contenha mas anperagens ou menas

Delmar
17/03/2007, 19:53
O que importa é se a bateria é 12V! A amperagem determina o tempo de recarga. Por exemplo 60Ah precisa de mais ou menos 4 horas para uma carga já uma bateria de 90Ah deve levar 6 horas.

Mas é bom usar um voltímetro para ter certeza...

Luciano SHAKALL
09/04/2007, 01:51
Delmar, muito legal esse esquema do carregador (o "lance" dos bancos concha caseiros então...), mas tenho algumas dúvidas... primárias até, mas...
O que importa é se a bateria é 12V!Ok, mas a instalação elétrica de casa 110V ou 220V muda em algo o esquema (além da voltagem da lâmpada)?
NA BATERIA É O NEGATIVO E NA TOMADA DE CASA É O NEUTRO. :stop: USE UMA CHAVE TESTE PARA SABER QUAL O NEUTRO...
MAS MARQUE O LADO CERTO NA TOMADA E NO PLUGUE PARA NÃO INVERTER O ESQUEMA!Isso varia de tomada pra tomada, ou existe algum padrão? Por exemplo: se eu precisar recarregar a bateria na casa da namorada - ou em outro lugar - , precisarei levar a chave teste (pra verificar onde é o "neutro") sempre junto com o carregador?
E se inverter, queima o carregador, ou pode danificar a bateria?
e o que posso usar para prender os fios na bateria.obrigado
DESENCAPE AS PONTAS E ENROLE NOS TERMINAIS DA BATERIAS.Uma coisa que eu acho que ficava legal era conectar as pontas dos fios a terminais tipo "boca de jacaré", facilmente encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos (provavelmente, onde encontra-se os diodos...)

A última dúvida é a seguinte: Esse procedimento de carga, pode ser feito com a bateria no carro (desconectando os terminais)?

Ah, só mais uma: No caso da bateria está mais ou menos "arriada" (por exemplo, por ter ficado muito tempo com o som ligado ou "pernoitado" com os faróis acesos), esse carregador pode ser usado para dar a partida no carro, como se faz com os "cabos de CHUPETA", só que, ao invés de "interligar" dois veículos e usar a energia da bateria do outro, "ligar o carro à tomada" e usar a energia desta para dar a partida, desconectando tudo em seguida e deixar o alternador carregar (como se faz numa "operação chupeta entre dois carros)?

Bom, foi mal aí as perguntas tolas mas... sabe como é que é, né?

Delmar
09/04/2007, 21:29
Delmar, muito legal esse esquema do carregador (o "lance" dos bancos concha caseiros então...), mas tenho algumas dúvidas... primárias até, mas...
Ok, mas a instalação elétrica de casa 110V ou 220V muda em algo o esquema (além da voltagem da lâmpada)? É a mesma instalação, só muda a voltagem da lampada!
Somente a lampada!

Isso varia de tomada pra tomada, ou existe algum padrão? Por exemplo: se eu precisar recarregar a bateria na casa da namorada - ou em outro lugar - , precisarei levar a chave teste (pra verificar onde é o "neutro") sempre junto com o carregador?
Deveria ser padrão, mas... é bom levar uma chave teste!

E se inverter, queima o carregador, ou pode danificar a bateria?
Vai danificar a bateria! Tome cuidado!

Uma coisa que eu acho que ficava legal era conectar as pontas dos fios a terminais tipo "boca de jacaré", facilmente encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos (provavelmente, onde encontra-se os diodos...)
Concordo!

A última dúvida é a seguinte: Esse procedimento de carga, pode ser feito com a bateria no carro (desconectando os terminais)?
Sim... sem problemas! Mas deixe a bateria desconectada!

Ah, só mais uma: No caso da bateria está mais ou menos "arriada" (por exemplo, por ter ficado muito tempo com o som ligado ou "pernoitado" com os faróis acesos), esse carregador pode ser usado para dar a partida no carro, como se faz com os "cabos de CHUPETA", só que, ao invés de "interligar" dois veículos e usar a energia da bateria do outro, "ligar o carro à tomada" e usar a energia desta para dar a partida, desconectando tudo em seguida e deixar o alternador carregar (como se faz numa "operação chupeta entre dois carros)?
Não, pois este sistema oferece uma amperagem muito baixa (mais ou menos 1Ah/hora) no momento da partida o arranque exige toda a carga da bateria (60, 75, 90Ah!),,,

Bom, foi mal aí as perguntas tolas mas... sabe como é que é, né?

Luciano SHAKALL
11/04/2007, 01:11
Ok, Delmar! Muito obrigado pelas respostas.:concordo:
Vou fazer um pra mim (e guardá-lo no carro junto com uma "chave-teste", hehehe) :dance:

Sukys
11/04/2007, 01:33
Pessoal,

Este tipo de circuito até serve para repor carga de bateria, mas deve ser encarado como quebra-galho para uso em situações emergenciais, e mesmo assim acompanhado de alguns cuidados.

-Este circuito não possui isolação galvânica com a rede elétrica, o que requer cuidado redobrado no manuseio. Para evitar danos a outros equipamentos e choques com potencial risco de morte, JAMAIS façam a carga com a bateria conectada ao veículo e JAMAIS toquem em qualquer parte do circuito, inclusive os bornes da bateria. O mais prudente é fazer a carga com a bateria fora do veículo, distante de produtos inflamáveis e com todo o circuito - incluindo a bateria - devidamente protegido e inacessível para crianças ou animais.

-O procedimento descrito para identificar a fase da rede elétrica é totalmente dispensável já que o circuito faz a retificação em onda completa. Fosse em meia-onda (com o uso de apenas um diodo ou mesmo vários diodos em paralelo) aí sim se torna obrigatório identificar o neutro caso a carga seja feita com a bateria conectada ao veículo, evitando assim transformar a carroceria em cerca eletrificada.

-Este circuito não possui controle sobre a tensão fornecida à bateria. Quem faz este controle - se é que podemos chamar isso de controle - é a própria bateria, tanto que, com o circuito energizado e desconectado da bateria, os terminais do circuito apresentam a MESMA tensão da rede elétrica. Nesta condição, tocar nos terminais do circuito é o mesmo que meter a mão na rede elétrica, e com o agravante da corrente ser contínua e não alternada (choque de corrente alternada geralmente causa contração muscular, o que via de regra afasta o corpo da fonte de energia, ao contrário da corrente contínua que geralmente causa paralisia muscular, o que aumenta o risco de manter o corpo junto a fonte de energia, mantendo por sua vez a condição de choque elétrico).

-Não se deve confundir capacidade de carga da bateria com capacidade máxima de corrente dos diodos. Os diodos da série 1N400X (4001, 4005, 4007, etc.) admitem uma corrente máxima de 1A, mas quem determinará se a corrente será menor ou maior que 1 ampére é a soma das resistências em série do circuito (lâmpada + bateria).

-A corrente com que a bateria será carregada depende da resistência da lâmpada (ou "potência" da lâmpada) mas também do estado da própria bateria, principalmente no que diz respeito à condição de carga, mas desprezando o estado da bateria e sem fazer cálculos mais detalhados, em tensão de 117 volts e com lâmpada de 120 watts consegue-se algo perto de 1 ampére de carga, com lâmpada de 60 watts 0,5 ampére, e assim por diante. Considerando que idealmente a bateria deve ser carregada com 10% da sua capacidade nominal, 1 ampére seria a corrente de carga para uma bateria de 10A/h.
Nada impede carregar uma bateria de 40~50A/h com uma corrente abaixo do ideal, só que isso vai demandar um tempo muito maior do que aquele considerado como sendo de "carga lenta", e a forma de aumentar a corrente de carga seria com a utilização de lâmpada de maior potência, só que isso implica em outro problema, como segue.

-Como já descrito, este circuito não possui controle sobre a tensão fornecida à bateria e sua saída apresenta, "em aberto", a mesma tensão da rede. Isso significa dizer que a tensão para que ocorra uma considerável diminuição na corrente é algo muito acima da tensão da bateria. Em outras palavras, mesmo com a bateria carregada até o talo continuará a fluir corrente, só que esta corrente, ao invés de servir para armazenar energia, servirá para decompor os elementos da bateria.
O problema pode não acontecer em uma ou duas horas de excesso, mas como este tipo de circuito carrega a bateria na base da carga pra lá de lenta é fácil esquecer a dita conectada ao carregador, e aí o remédio vira veneno.

-Além dos riscos pessoais e materiais, esta é a forma mais INEFICIENTE de se carregar uma bateria já que a maior parte da energia é convertida em luz e não em energia química, e tudo isso serviu para ilustrar o meu comentário inicial: funcionar até que funciona, mas deve ser encarado como algo para uso exclusivo em emergências, e sabendo das implicações a eventual utilização fica um pouco mais segura.


Pra quem tem algum conhecimento sobre fontes chaveadas, é possível transformar uma fonte de PC AT (vendidas na rua Santa Ifigênia a preço de sucata) em um ótimo carregador de baterias, que dependendo das características da fonte pode fornecer corrente acima dos 10 ampéres, com controle de corrente, tensão, e com altíssima eficiência e confiabilidade.
Pra quem não tem tanta intimidade com eletrônica, na web existem zilhões de circuitos de carregadores de baterias automotivas, e com o que se gasta com uma pizza é possível montar um carregador com alguns ampéres de corrente de saída, e por mais simples que seja estará a anos luz de distância deste carregador de uso emergencial.

Sds,
Sukys

Marcelo A. Marchiodi
11/04/2007, 11:40
Pessoal,

Este tipo de circuito ...uso emergencial.

Sds,
Sukys

Grande mestre Sukys, está de volta ao fórum!!!
Seja bem-vindo novamente! É sempre bom poder contar com os seus conhecimentos!
Que bom que está de volta!
Abraços!

Denilson Maçaneiro
11/04/2007, 12:44
Pessoal,

Este tipo de circuito até serve para repor carga de bateria, mas deve ser encarado como quebra-galho para uso em situações emergenciais, e mesmo assim acompanhado de alguns cuidados.

-Este circuito não possui isolação galvânica com a rede elétrica, o que requer cuidado redobrado no manuseio. Para evitar danos a outros equipamentos e choques com potencial risco de morte, JAMAIS façam a carga com a bateria conectada ao veículo e JAMAIS toquem em qualquer parte do circuito, inclusive os bornes da bateria. O mais prudente é fazer a carga com a bateria fora do veículo, distante de produtos inflamáveis e com todo o circuito - incluindo a bateria - devidamente protegido e inacessível para crianças ou animais.

-O procedimento descrito para identificar a fase da rede elétrica é totalmente dispensável já que o circuito faz a retificação em onda completa. Fosse em meia-onda (com o uso de apenas um diodo ou mesmo vários diodos em paralelo) aí sim se torna obrigatório identificar o neutro caso a carga seja feita com a bateria conectada ao veículo, evitando assim transformar a carroceria em cerca eletrificada.

-Este circuito não possui controle sobre a tensão fornecida à bateria. Quem faz este controle - se é que podemos chamar isso de controle - é a própria bateria, tanto que, com o circuito energizado e desconectado da bateria, os terminais do circuito apresentam a MESMA tensão da rede elétrica. Nesta condição, tocar nos terminais do circuito é o mesmo que meter a mão na rede elétrica, e com o agravante da corrente ser contínua e não alternada (choque de corrente alternada geralmente causa contração muscular, o que via de regra afasta o corpo da fonte de energia, ao contrário da corrente contínua que geralmente causa paralisia muscular, o que aumenta o risco de manter o corpo junto a fonte de energia, mantendo por sua vez a condição de choque elétrico).

-Não se deve confundir capacidade de carga da bateria com capacidade máxima de corrente dos diodos. Os diodos da série 1N400X (4001, 4005, 4007, etc.) admitem uma corrente máxima de 1A, mas quem determinará se a corrente será menor ou maior que 1 ampére é a soma das resistências em série do circuito (lâmpada + bateria).

-A corrente com que a bateria será carregada depende da resistência da lâmpada (ou "potência" da lâmpada) mas também do estado da própria bateria, principalmente no que diz respeito à condição de carga, mas desprezando o estado da bateria e sem fazer cálculos mais detalhados, em tensão de 117 volts e com lâmpada de 120 watts consegue-se algo perto de 1 ampére de carga, com lâmpada de 60 watts 0,5 ampére, e assim por diante. Considerando que idealmente a bateria deve ser carregada com 10% da sua capacidade nominal, 1 ampére seria a corrente de carga para uma bateria de 10A/h.
Nada impede carregar uma bateria de 40~50A/h com uma corrente abaixo do ideal, só que isso vai demandar um tempo muito maior do que aquele considerado como sendo de "carga lenta", e a forma de aumentar a corrente de carga seria com a utilização de lâmpada de maior potência, só que isso implica em outro problema, como segue.

-Como já descrito, este circuito não possui controle sobre a tensão fornecida à bateria e sua saída apresenta, "em aberto", a mesma tensão da rede. Isso significa dizer que a tensão para que ocorra uma considerável diminuição na corrente é algo muito acima da tensão da bateria. Em outras palavras, mesmo com a bateria carregada até o talo continuará a fluir corrente, só que esta corrente, ao invés de servir para armazenar energia, servirá para decompor os elementos da bateria.
O problema pode não acontecer em uma ou duas horas de excesso, mas como este tipo de circuito carrega a bateria na base da carga pra lá de lenta é fácil esquecer a dita conectada ao carregador, e aí o remédio vira veneno.

-Além dos riscos pessoais e materiais, esta é a forma mais INEFICIENTE de se carregar uma bateria já que a maior parte da energia é convertida em luz e não em energia química, e tudo isso serviu para ilustrar o meu comentário inicial: funcionar até que funciona, mas deve ser encarado como algo para uso exclusivo em emergências, e sabendo das implicações a eventual utilização fica um pouco mais segura.


Pra quem tem algum conhecimento sobre fontes chaveadas, é possível transformar uma fonte de PC AT (vendidas na rua Santa Ifigênia a preço de sucata) em um ótimo carregador de baterias, que dependendo das características da fonte pode fornecer corrente acima dos 10 ampéres, com controle de corrente, tensão, e com altíssima eficiência e confiabilidade.
Pra quem não tem tanta intimidade com eletrônica, na web existem zilhões de circuitos de carregadores de baterias automotivas, e com o que se gasta com uma pizza é possível montar um carregador com alguns ampéres de corrente de saída, e por mais simples que seja estará a anos luz de distância deste carregador de uso emergencial.

Sds,
Sukys

ae cara blz?manda ai um esquema para fazer uma carregador usando uma fonte de micro.... eu tenho algumas aqui de rolo... valeu...

Sukys
12/04/2007, 21:47
Denilson,

Com o Google se acha coisa do tipo aos montes, por exemplo:

http://www.qrp4u.de/docs/en/powersupply/

O que esta página tem de interessante é que não mostra apenas a modificação, também faz uma análise do circuito.
Isso é importante porque não existe apenas um único circuito de fonte pra AT.

Sds,
Sukys

juhed
24/11/2007, 18:20
ola amigo tenho algumas perguntas a fazer
1. como fico sabendo quando a bateria esta carregada ?
2. e os tempos de duração das cargas ?
3. para uma bateria de 45ah quanto tempo nas cargas citadas.

se quizer me responda pelo meu imail hrs1965@hotmail.com souza.

BarataNet
27/08/2008, 16:21
Delmar, muito legal esse esquema do carregador (o "lance" dos bancos concha caseiros então...)

Alguem tem o esquema da montagem dos bancos de concha ? tem como me enviarem ou postar aqui no forum por favor ...

Luciano SHAKALL
27/08/2008, 17:42
" ... Delmar, muito legal esse esquema do carregador (o "lance" dos bancos concha caseiros então...) "
" ... Alguem tem o esquema da montagem dos bancos de concha ? tem como me enviarem ou postar aqui no forum por favor ... "Barata, noto que você é novato aqui no Forum, então....

- PRIMEIRAMENTE: Seja Bem vindo :concordo: !

- "SEGUNDAMENTE": A ferramenta MAIS IMPORTANTE do Forum é o Botão Pesquisar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php) . . .
Ele fica piscando "lá em cima" e com ele, você pode achar coisas aqui no Forum "que até Deus duvida" :mrgreen: . . .

- "TERCEIRAMENTE", como presente de Boas-Vindas, aqui vai o referido tópico "de bandeja" pra você:
:arrow: Banco Concha - Faça você mesmo! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23647) .

Mas "não se acostume", heim...? :twisted:

Pesquise, leia e Aproveite esse IMENSO "Banco de Dados" que é o Forum 4x4 Brasil :palmas: . . .
Se algo que procuras não estiver disponível, "grita aê" que teremos prazer em (ao menos tentar) ajudar :wink: .

VALEU!!!

[]'s

Denilson Maçaneiro
27/08/2008, 22:30
Bem já q desenterraram o topico.....
alguém tem algum esquema de um carregador pra fornecer uns 10A/h????
to afim de montar um carregador mas não acho nenhum esquema o melhorinho que encontrei é de 4A/h, quero algo mais forte....

nogueira_cabo_frio
16/09/2008, 15:56
ola

nao seria legal colocar uma lampada de 60W pra carregar mais lento ?

acho q de 150W seria uma carga rapida !!

Rodrigo Dantas de Sousa
17/09/2008, 10:35
1 lampada incandescente 150W COMUM

Qual a necessidade da lampada ser de 150 W?? pq nao poderia ser de 60 ou 40 w???

Rodrigo Dantas de Sousa
17/09/2008, 10:56
-A corrente com que a bateria será carregada depende da resistência da lâmpada (ou "potência" da lâmpada) mas também do estado da própria bateria, principalmente no que diz respeito à condição de carga, mas desprezando o estado da bateria e sem fazer cálculos mais detalhados, em tensão de 117 volts e com lâmpada de 120 watts consegue-se algo perto de 1 ampére de carga, com lâmpada de 60 watts 0,5 ampére, e assim por diante. Considerando que idealmente a bateria deve ser carregada com 10% da sua capacidade nominal, 1 ampére seria a corrente de carga para uma bateria de 10A/h.
Nada impede carregar uma bateria de 40~50A/h com uma corrente abaixo do ideal, só que isso vai demandar um tempo muito maior do que aquele considerado como sendo de "carga lenta", e a forma de aumentar a corrente de carga seria com a utilização de lâmpada de maior potência, só que isso implica em outro problema, como segue.


Onde estou a tensao é de 220 v, para se ter uma carga de 70 A/h qual é a lampada ideal?

evaniobg
11/10/2008, 15:14
aqui em brasilia a voltagem é 220, eu posso usar esse mesmo esquema ou seria outro com outras peças?

rps.91
04/09/2009, 19:40
boa noite a todos estou aq em comodando vcs e pq nao entendo nada de eletronica e gostaria de saber se nao tem como terar umas fotos de como fica e como faz ia tirar a minha duvida e de muitos q nao manja de eletronica desde ja agradeço

Leonardo L.
16/09/2009, 01:19
Acredito que o Sukys já falou muito bem sobre o primeiro carregador proposto e o processo de carga de baterias como um todo.

Vou só fazer um adendo, e aproveitar a deixa para compartilhar mais uma opção para carregar baterias de maneira mais segura: resumindo, usei um circuito como segue no diagrama (em anexo). Não tenho as referências dos diodos agora, mas são fortes o suficiente para aguentar uma drenagem contínua de pelo menos 2-3A sem maiores problemas. O capacitor que usei é de 40V, 2200uF.

Esse é um circuito extremamente simples, onde o transformador faz a maior parte do trabalho. Usei um transformador de 12V-0-12V de 10A (um trambolho de uns 3-5kg pelo menos), mas que é simples e funciona muito bem para o propósito.

Segue uma foto do sistema montado, e um zoom do multímetro mostrando a amperagem de carga. Percebe-se que é uma carga *muito lenta*, já que a corrente fica entre 1A a 2A, e vai baixando gradativamente conforme a carga da bateria aumenta.

Apesar da baixa corrente, depois de 10 horas de carga contínua, a bateria que ficou 4 meses parada já estava bem melhor, e conseguia dar a partida sem maiores dificuldades.

A propósito, não coloquei o multímetro/amperímetro no circuito, mas é simples de resolver: é só remover a conexão entre o capacitor e o positivo da bateria, e colocar o multímetro/amperímetro no lugar (com a corrente passando através dele).

Bom, por enquanto, acho que é isso!

Abraços,
Leonardo

paromaq
14/04/2010, 10:32
não ficou claro se ligado na tensão de 110 ou 220 volt há alguma alteração, ou tanto faz?

tecnica
17/04/2010, 03:47
Pessoal,

Eu montei e deixei instalado no cofre da minha D20 esse carregador do Planeta Buggy: http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm

Ele é lento, 1Ah, mas pode ficar ligado direto, sem perigo de estragar a bateria. Uso a mais de 2 anos.

Neto Som
14/05/2010, 16:57
Não existe problema se a lâmpada esteja na fase ou no neutro, tensão da rede é alternada, portanto não precisa carregar consigo uma chave teste.
Mas o terminal positivo que vai para a bateria deve ser identificado nele a tensão ja esta retificada.

arogerio
15/10/2010, 09:41
Pessoal,

Eu montei e deixei instalado no cofre da minha D20 esse carregador do Planeta Buggy: http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm

Ele é lento, 1Ah, mas pode ficar ligado direto, sem perigo de estragar a bateria. Uso a mais de 2 anos.
olá tecnica,
embora decorrido meses da sua postagem, peço considerar.
fiquei entusiasmado com o seu carregador -já que meu jeep passa tempos desligado- e pediria pra voce me facilitar o entendimento uma vez que sou leigo, apenas curioso no assunto.
nesse sentido preciso de uma descrição dos componentes utilizados para inicialmente ver se consigo juntá-los. Na montagem deverei recorrer ao um tecnico.
desde já, muito obrigado.
Mais uma: este carregador serve em bateria de moto?
Aloisio

tjmthiago
15/10/2010, 13:26
Tá aq a solução pra carregar bateria, 16,00 tanpinhas de garrafa e vc não precisa se preocupar rsrsrsrsrs
:dance::dance::dance::dance::dance::dance:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148082510-carregador-bateria-12v-carro-motos-110-220v-_JM

Paulo.O
15/11/2010, 19:48
ola amigo tenho 14 anos e minha duvida é igual a do
Luciano SHAKALL tenho que saber qual é o neutro da tomada e vou fazer sim vou usar em uma bateria de moto ajax 7,5ah eu acho que a perdi mas vou fazer esse carregador eu presiso saber o neutro da tomada ??

tecnica
16/11/2010, 18:22
olá tecnica,
embora decorrido meses da sua postagem, peço considerar.
fiquei entusiasmado com o seu carregador -já que meu jeep passa tempos desligado- e pediria pra voce me facilitar o entendimento uma vez que sou leigo, apenas curioso no assunto.
nesse sentido preciso de uma descrição dos componentes utilizados para inicialmente ver se consigo juntá-los. Na montagem deverei recorrer ao um tecnico.
desde já, muito obrigado.
Mais uma: este carregador serve em bateria de moto?
Aloisio

Aloisio,

Esse carregador do Planeta Buggy é bem simples e eficiente. Ele tem exatamente os componentes de uma fonte de 12V.

A base do carregador é o CI regulador de voltagem 7812. Ele recebe uam entrada retificada de 15V, e dá uma saida regulada de 13,8. Os capacitores são apenas para filtragem da voltagem de saida, e apenas para estabilizar o 7812.

A saida de 13,8 é a voltagem chamada de "flutuacao", uma voltagem na qual a bateria pode ficar sob carga constante sem perigo de deterioração.

Construi 3 desses carregadores. Um uso permanentemente na minha D20, 1 presentei meu cunhado, outro é meu carregador "de garagem", que uso em uma lanterna, numa bateria usada para emergencias, testar coisas, etc.

Pode ser usado tranquilamente em baterias de moto e no-breaks. A diferenca é que carrega mais rapido.

Esse carregador é lento. O 7812 fornece no máximo 1A. Numa bateria de 75Ah que estivesse completamente descarregada, demoraria cerca de 75hs para deixa-la com carga completa. No geral, precisa de 12 a 24hs para deixar uma bateria com 1/2 carga em condições de partida.

Uma bateria de moto tem cerca de 5 a 10Ah. Esse carregador deixa uma bateria dessa carregada em 10hs.

fag.online
17/11/2010, 08:50
Pela explicação, só uma pequena dúvida... flutuação quer dizer que posso deixar o carregador 24hrs ligado 7 dias por semana que na estraga minha bateria, é isso? mesmo se ela estiver 100% com carga...
Abracos

sgtborba
01/06/2011, 22:22
Boa noite tecnica, você poderia enviar a relação de materiais ou então fotografar a placa por cima para que eu possa montar essa fonte para mm, pois não conheço alguns desses simbolos, assim como todos esses terras me deixa confuso.

Obrigado.

digobrazil
02/06/2011, 23:42
Pela explicação, só uma pequena dúvida... flutuação quer dizer que posso deixar o carregador 24hrs ligado 7 dias por semana que na estraga minha bateria, é isso? mesmo se ela estiver 100% com carga...
Abracos

é isso ai FAG.
há mais de 2 anos venho usando direto este carregador postado no Planeta Buggy (link para o site: ::Carregador Eletrônico para Buggies:: (http://planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm) )
só desligo ele quando vou para a trilha e quando volto já ligo novamente, chegou a ficar ligado direto por uns 3 meses e a bateria esta funcionando normalmente. detalhe. a bateria é uma KMF 60h ja tem 4 anos e neste tempo todo eu já fiz mais 3 para os amigos sendo o último no início deste ano. um excelente carregador a um baixo custo (por volta de R$20,00)

esquema carregador eletrônico

Fabricio85
17/12/2011, 17:43
é isso ai FAG.
há mais de 2 anos venho usando direto este carregador postado no Planeta Buggy (link para o site: ::Carregador Eletrônico para Buggies:: (http://planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm) )
só desligo ele quando vou para a trilha e quando volto já ligo novamente, chegou a ficar ligado direto por uns 3 meses e a bateria esta funcionando normalmente. detalhe. a bateria é uma KMF 60h ja tem 4 anos e neste tempo todo eu já fiz mais 3 para os amigos sendo o último no início deste ano. um excelente carregador a um baixo custo (por volta de R$20,00)

esquema carregador eletrônico

Será que alguem poderia fazer uma lista do material a ser comprado, para montar esse carregar, não entendo quase nada do que está escrito... :rolleyes: