PDA

Ver Versão Completa : Diferencial Roncando?



guidojunior
15/12/2006, 18:32
Olá Pessoal,


Tenho a Blazer a uns 4 meses e a mesma sempre apresentou um zunido, perceptivel principalmente quando se está a uns 80-90 km/h, em 5ª. Acima ou abaixo disso o barulho diminui, ficando quase imperceptivel.
Logo quando comprei ela troquei todos os óleos de diferenciais e caixa.

Alguem tem idéia do que pode ser? Diferencial ou caixa? Isto é algo que deva ser mexido emergencialmente ou aguenta um tempo ainda? (Até agora durou 4 meses :roll: )

Att

nzardo
15/12/2006, 19:50
Olá Pessoal,


Tenho a Blazer a uns 4 meses e a mesma sempre apresentou um zunido, perceptivel principalmente quando se está a uns 80-90 km/h, em 5ª. Acima ou abaixo disso o barulho diminui, ficando quase imperceptivel.
Logo quando comprei ela troquei todos os óleos de diferenciais e caixa.

Alguem tem idéia do que pode ser? Diferencial ou caixa? Isto é algo que deva ser mexido emergencialmente ou aguenta um tempo ainda? (Até agora durou 4 meses :roll: )

Att

Guido,

Sua Blazer é 4x2 ou 4x4 :?: , qual o ano dela :?: , é automatica ou manual :?: , q pneus vc tem :?: , o zunido vem da frente ou da traseira :?: , do centro da viatura ou se percebe algum lado especifico :?:

Dai fica mais fácil te dar uma idéia :concordo:

Abraço.

José Augusto
15/12/2006, 20:30
Zunindo?, o diferêncial quando ronca, ronca em qualquer velocidade.

É bom investigar direito, se for caixa ou diferêncial, tiver algo errado é "preju" na certa, mas quanto mais tempo deixar pior e mais caro fica.

Vc checou se não é escape, já deu uma boa olhada em baixo.

guidojunior
16/12/2006, 10:56
José, ela é uma 4x4 2000/2000 2.8 Intercooler, manual, está com uns 170k km. A impressão que tem é que o barulho vem da trazeira, do diferencial mesmo, igual um barulho de onibus velho em alta velocidade ("huuuuuuuu"). O Estranho que ele se torna audível nestas velocidades (80/90). Logo quando eu comprei ela um mecânico que falou que era diferencial, mas que não precisava esquentar a cabeça, pois ia "longe"... vou levar pra olhar na segunda, pois vou pegar a estrada....

nzardo
16/12/2006, 13:47
José, ela é uma 4x4 2000/2000 2.8 Intercooler, manual, está com uns 170k km. A impressão que tem é que o barulho vem da trazeira, do diferencial mesmo, igual um barulho de onibus velho em alta velocidade ("huuuuuuuu"). O Estranho que ele se torna audível nestas velocidades (80/90). Logo quando eu comprei ela um mecânico que falou que era diferencial, mas que não precisava esquentar a cabeça, pois ia "longe"... vou levar pra olhar na segunda, pois vou pegar a estrada....


Guido,

Por escrito é dificil definir o som, mas se for algo parecido com uma ''sirene rouca'' :shock: , e começa bem baixinho em determinada velocidade, tem seu apice em outra velocidade e diminui com uma velocidade maior, é quase certo que os rolamentos foram pro saco :concordo:

Abraço.

José Augusto
16/12/2006, 18:15
Guido, é isso mesmo, verifique o quanto antes, o nzardo lembrou bem, rolamentos danificados é que tem um som característico que depende mais da velocidade.

[]'s que já passaram pelos 2 problemas.

Edintruder
17/12/2006, 11:07
Olha a cor do óleo do diferencial, se ele estiver preto é sinal que a temperatura em determinado momento subiu demais e afetou os rolamentos, porém se estiver na coloração normal, pode ser apenas ajuste de coroa e pinhão como pode ser rolamento com cementação quebrada. Porém a partir daí tem que abrir tudo pra ver. Porém é despesa na certa.

nzardo
18/12/2006, 11:45
Pois é, as caracteristicas do ronco do meu diferencial eram muito semelhantes ao do Guido, o oleo do diferencial tava da cor Grafite pra Preto e isto indica desgaste de metal.

Ainda bem q eram os dois rolamentos do eixo, que estavam com umas belas marcas nos roletes, R$125,00 cada rolamento, mais R$300,00 de mão de obra, + o ATF 90/140 q não lembro qto foi.

Abraço.

guidojunior
18/12/2006, 15:51
Ai pessoal, segue o provavel diagnostico: O óleo está em bom estado, embora tenha sido trocado a apenas 4 meses. Segundo meu mecânico, o ruido é tipico de um assentamento inadequado de coroa e pinhão, que pode ter sido causado por rolamentos que estavam desgastados e que criaram jogo e folga, mas que foram substituidos. A solução é troca de coroa e pinhão. Mas segundo ele ainda é algo que não vai causar problemas sérios a médio prazo...
Meu medo era essa nhaca fundir no meio da estrada... mas só faltando óleo pra isso acontecer... portando acho que vou deixar o bixo "cantar" mais um pouquinho até me capitalizar

Att

nzardo
18/12/2006, 17:23
Ai pessoal, segue o provavel diagnostico: O óleo está em bom estado, embora tenha sido trocado a apenas 4 meses. Segundo meu mecânico, o ruido é tipico de um assentamento inadequado de coroa e pinhão, que pode ter sido causado por rolamentos que estavam desgastados e que criaram jogo e folga, mas que foram substituidos. A solução é troca de coroa e pinhão. Mas segundo ele ainda é algo que não vai causar problemas sérios a médio prazo...
Meu medo era essa nhaca fundir no meio da estrada... mas só faltando óleo pra isso acontecer... portando acho que vou deixar o bixo "cantar" mais um pouquinho até me capitalizar

Att

Guido,

Quem ta com assentamento inadequado são os neuronios do seu meca :twisted: , se o ruido não é constante como vc falou, é rolamento com certeza ou até alguma coisa a mais :parede: , agora COROA E PINHÃO RONCA SEMPRE

Se trocaram o oleo paciencia, tem gente q diz q quando se troca o oleo e o conjunto ta desgastado, aparece roncos :pensativo: :pensativo: , eu trocaria de meca rapidin :concordo:

Demorar pra arrumar, vc pode arrumar pra cabeça :shock: , bem tudo depende de qto vc pretende rodar.............:rolleyes:

Abraço.

guidojunior
18/12/2006, 23:34
nzardo,

Bom, foi exatamente o contrário o que ele falou. Disse que se fosse rolamento roncaria sempre... em baixa, alta, acelerando, ponto morto ....quanto aos neurônios dele, não sei como estão assentados, mas o kra tem até boa reputação aqui...rsrsrs....

O certo mesmo é abrir e ver que bixo tem lá dentro...

Qual era sua viatura que deu pau no diferencial?

nzardo
19/12/2006, 08:25
nzardo,

Bom, foi exatamente o contrário o que ele falou. Disse que se fosse rolamento roncaria sempre... em baixa, alta, acelerando, ponto morto ....quanto aos neurônios dele, não sei como estão assentados, mas o kra tem até boa reputação aqui...rsrsrs....

O certo mesmo é abrir e ver que bixo tem lá dentro...

Qual era sua viatura que deu pau no diferencial?

Guido,

Eu escutava a mesma coisa dos mecas, alguns não sei mas outros cheios de experiencia: "rolamento ronca sempre", bobagem, e pude confirmar com experiencia propria.

Fui em várias oficinas e cada um tinha seus comentários, até o dia em q vi uma oficina perto de casa com uma placona "DANA" resolvi parar e conversar com o meca, e ele me disse "sabemos de onde vem o ronco, agora dizer extamente o que é, só abrindo", dai ele ganhou minha confiança, pois não ficou dando chutes...............

A minha viatura era uma Laredo 97/97.

Outro detalhe, vc percebeu se o ronco muda de tom, quando vc acelera, desacelera ou mantem o acelerador na ''casquinha'' como se nem acelera-se nem desacelera-se, a minha sofria uma alteração no ruido......

Abraço.

José Augusto
19/12/2006, 10:44
Guido, penso como o nzardo, já tive os 2 problemas em veículos diferentes, na rural quando estava montando e troquei os diferênciais por LSD e relação por 12x47, um cara que me vendeu os 2 conjuntos, na hora de montar e na ansiedade acabou-se montando a coroa de um com o pinhão do outro.

Resultado, mesmo depois de conseguir o encaixe perfeito entre R&P, com o diferêncial aberto e girando na mão o FDP roncava bem pouco mas roncava, olha tudo de novo, confere, liguamos para o cara que vendeu, já p da vida, ele confirmou que os diferênciais estavam bons e não roncavam, aí ele perguntou se não havia sido misturado os conjuntos, fomos conferir e era isso, após inverter e montado de acordo, não mais roncou.

guidojunior
19/12/2006, 17:03
Aqui ainda não encontrei alguem especializado em diferenciais. Em outra oportunidade, tive problemas com o diferencial dianteiro (Não engatava RL) e esse mesmo mecanico mexeu ficou tudo blz.

Foi em outro, que disse tbem que, este andou no carro. Disse que é pouco provavel que seja rolamento, mas só abrindo pra ter certeza....:parede:

O ruido tem tom caracteristico e constante. Sofre apenas alterações de volume conforme a velocidade e ocorre apenas quando existe tração. Não se escuta nada em P.M., redução, freio motor, etc...Não chega a incomodar, mas está lá :shock: "huuuuu..."

Ano que vem vou abrir o bixo, ai posto a solução do "mistério" aqui....:concordo:

Eron Pessanha
19/12/2006, 23:40
Olá pessoal...
Meu carro é uma Explorer 4x4 XLT 95.
A poucos dias postei um tópico sobre um ruído que parecia ser da caixa de transferência...o ruído só aparecia quendo eu usava o freio motor, ou seja, estando engrenado, tirava o pé do acelerador...era um ruído assim tipo um motor elétrico rosnando em baixo dos meus pés... Só acontece quando eu utilizo o freio motor....Já estou até com o macete de andar na cidade com ela ...praticamente não faz mais o ruído pois seu não deixo, de maneira alguma a possante engrenada sem o meu pé no acelerador...
É claro que com isso tô usando direto os freios....
Carro para na minha frente....desengrena e tira o pé do acelerador....o carro para mesmo é no freio...
Por favor...dêem uma olhadinha no tópico e me ajudem a pensar no que poderia ser a avaria....
Forte abraço
Eron RJ

guidojunior
20/12/2006, 16:46
Olá pessoal...
Meu carro é uma Explorer 4x4 XLT 95.
A poucos dias postei um tópico sobre um ruído que parecia ser da caixa de transferência...o ruído só aparecia quendo eu usava o freio motor, ou seja, estando engrenado, tirava o pé do acelerador...era um ruído assim tipo um motor elétrico rosnando em baixo dos meus pés... Só acontece quando eu utilizo o freio motor....Já estou até com o macete de andar na cidade com ela ...praticamente não faz mais o ruído pois seu não deixo, de maneira alguma a possante engrenada sem o meu pé no acelerador...
É claro que com isso tô usando direto os freios....
Carro para na minha frente....desengrena e tira o pé do acelerador....o carro para mesmo é no freio...
Por favor...dêem uma olhadinha no tópico e me ajudem a pensar no que poderia ser a avaria....
Forte abraço
Eron RJ

Eron,

Você conferiu os coxins de sustentação de cambio / motor? Pode ser que algum destes estejam estourados e quando o conjunto é forçado na redução, ele pode estar enconstando na lataria / chassis


Att.

almeidarob
28/07/2016, 12:24
Sr. nzardo, o meu problema é parecido com o seu tenho s10 2.8 2003, a duvida é esses rolamentos de vc falou é dentro da caixa satelite ou fora, pois tem varios rolamentos do diferencial, obrigado..

Edintruder
29/07/2016, 14:07
Almeidarob, repare que o assunto foi tratado em 2006, então o Nzardo dificilmente te responderá, por isso irei te responder.

Não tem nenhum rolamento dentro da caixa de satélites. No eixo traseiro completo são 6 rolamentos, 2 para o pinhão aonde é feito o ajuste do diferencial, 2 para a caixa satélites e 2 para as rodas. Dificilmente esses rolamentos do diferencial dão problemas. Normalmente os que estragam são os das rodas. Mas basta trocar o óleo do diferencial para ver se tem metal em suspensão no óleo. Caso tenha metal no óleo, é sinal de desgaste de rolamentos ou engrenagens.

Explica melhor em qual situação surge o ronco no diferencial? Mas o ideal é abrir para olhar com calma.

almeidarob
01/08/2016, 09:53
Edintruder, obrigado por responder, meu problema é barulho de diferencial em 80/90 km/h, e o nzardo parece

q teve o mesmo problema, ele cita troca dois rolamentos do eixo que estavam c/desgaste nos roletes, eu

fiquei em dúvidas quais seriam esses rolamentos já que tem 6, se puder me ajudar agradeço.

Edintruder
01/08/2016, 12:44
São os da ponta dos semieixos que roncam pois apoiam o peso da picape, por isso sofrem mais. O "peso" exercido pela transmissão nos rolamentos é menor do que o próprio peso da picape com os solavancos, por isso não sai trocando rolamentos em vão.

almeidarob
02/08/2016, 10:57
desculpe minha ignorancia, sou novato em materia de caminhonete, esses rolamentos citados por vc são os mesmos das rodas, se for das rodas não precisa desmontar o diferencial, é isso mesmo? obrigado..

ELBERTOL
26/03/2018, 09:46
Aqui ainda não encontrei alguem especializado em diferenciais. Em outra oportunidade, tive problemas com o diferencial dianteiro (Não engatava RL) e esse mesmo mecanico mexeu ficou tudo blz.

Foi em outro, que disse tbem que, este andou no carro. Disse que é pouco provavel que seja rolamento, mas só abrindo pra ter certeza....:parede:

O ruido tem tom caracteristico e constante. Sofre apenas alterações de volume conforme a velocidade e ocorre apenas quando existe tração. Não se escuta nada em P.M., redução, freio motor, etc...Não chega a incomodar, mas está lá :shock: "huuuuu..."

Ano que vem vou abrir o bixo, ai posto a solução do "mistério" aqui....:concordo:


Minha gv3 -2013 está com um problema idêntico... um zumbido que lembra o barulho de engrenagens quando em marcha ré, começa a 90 km/h e vai até 120 km/h somente quando está acelerando (tracionando), sem aceleração, mesmo nessas velocidades ele para.

Conseguiu alguma solução?

TiagoProAudio
06/05/2018, 12:13
Em rotação mais akta que ronca rolamento. A minha ta assim em 4 e 5 marcha.