PDA

Ver Versão Completa : Sportage Adaptações Na Suspensão Para Uso De Pneus Maiores



Herbert Lima
04/12/2006, 03:58
Comprei há 2 semanas uma Kia Sportage 2.0 TDI ano 2002-2003 e assim como alguns companheiros jipeiros, já vi suas limitaçoões para trilhas mais pesadas e abri esse tópico para discutirmos em como melhorarmos sua performance em um off road um pouco mais forte.


Abraços...

Herbert Lima
Samurai Jabuti 1.9 d
Sportage 2.0 tdi
Ranger splahs 4.0 4x4

Herbert Lima
04/12/2006, 04:04
Achei um site interessante sobre a Kia Sportage e opções para melhorarmos a performance das mesmas.

http://www.autocarparts.com/cars/kia/sportage

Maverickturbo
04/12/2006, 04:26
Hebert,

Da uma olhada nas fotos que eu postei da minha sportage la no topico bate papo e apresentação. Olhe tambem o link com algumas fotos da minha sportage na minha assinatura.

Herbert Lima
04/12/2006, 10:43
Hebert,

Da uma olhada nas fotos que eu postei da minha sportage la no topico bate papo e apresentação. Olhe tambem o link com algumas fotos da minha sportage na minha assinatura.
Gostei da sua Sportage, ficou bem bacana..
Tem body lifth de quantos centímetros??
Vc esta usando MUD 31??

Amostardeiro
04/12/2006, 11:32
Hebert,

Da uma olhada nas fotos que eu postei da minha sportage la no topico bate papo e apresentação. Olhe tambem o link com algumas fotos da minha sportage na minha assinatura.

Eduardo

Na tua assinatura não aparece + nada, depois da padronização das assinaturas aqui no forum todas sumiram.

Abraço

Maverickturbo
04/12/2006, 15:07
Antonio,

Putz, que erro meu! Nem tinha reparado nisso!

Hebert,

To com body-lift de 4 polegadas. Calço de 1 polegada na frente e mola de voyage que deve ter levantado umas 2 polegadas a traseira! E to usando Mud 31 sim, sem raspar em nada!

Obs.: Agora minha assinatura ta funcionando!

Amostardeiro
04/12/2006, 16:15
Antonio,

Putz, que erro meu! Nem tinha reparado nisso!

Obs.: Agora minha assinatura ta funcionando!

Eduardo

Eu também só notei dias depois da modificação.

Abraço

Herbert Lima
04/12/2006, 22:39
Antonio,

Putz, que erro meu! Nem tinha reparado nisso!

Hebert,

To com body-lift de 4 polegadas. Calço de 1 polegada na frente e mola de voyage que deve ter levantado umas 2 polegadas a traseira! E to usando Mud 31 sim, sem raspar em nada!

Obs.: Agora minha assinatura ta funcionando!
Vi as fotos de seu carro.
Vc é o cara de camisa verde, coçando a cabeça, vendo a Sportage no atoleiro???

Dê uma olhadinha no meu suzuki Samurai. Olha os ângulos de entrada e saida ( Forum Suzuki --> Suzuki Samurai Jabuti em transformação).


Eu acho que sua sportage deve ter ficado boa. Vi que a Sportage tem uma distância mínima entre o chasssis e a carroçeria e um body lift de umas 2 a 3 polegadas vai bem...
Na minha, vou colocar pneus AT 31 para uso mixto. O Suzuki é 100% off road e esta atualmente com 35.

Coloque as fotos de sua Sportage por aqui pra gente apreciar suas modificações..

Um grande abraço..

Maverickturbo
04/12/2006, 22:59
Hebert,

Sou eu sim! Parabens pelo samurai, esta um monstrinho! Ai vão as fotos. A suspensão ainda abria um pouco mais, mas o carro ficou muito tombado e começou a querer capotar! Eu devia ter tirado umas fotos subindo esse morro de ré.

Herbert Lima
05/12/2006, 00:25
Hebert,

Sou eu sim! Parabens pelo samurai, esta um monstrinho! Ai vão as fotos. A suspensão ainda abria um pouco mais, mas o carro ficou muito tombado e começou a querer capotar! Eu devia ter tirado umas fotos subindo esse morro de ré.
Pois é...
Continuando, vi que vc estava com a mão na cabeça questionando-se!!

-Que eu fui fazer???
-E agora como vou sair dessa???

hehehehehe....

Achei ótima a angulação que vc conseguiu no eixo traseiro...
E como está o eixo dianteiro??
Parabéns!!

Vc coloca a sua sportage em trilha forte??

Ela é gasolina ou diesel???

Abraços...

Maverickturbo
05/12/2006, 01:43
Hebert,

As fotos sairam meio por acaso, mas era isso que eu tava pensando mesmo. Aquela foto é no atoleiro da Off-trac, eu estava sozinho(minha namorada tambem, senão não teria fotos) aquela hora e tentando imaginar como sair de la sem esperar o socorro! Resultado foi ter a roda-livre original quebrada! sahushuahuashuashuashuas!
Bom, o eixo dianteiro eu fico em duvidas do que fazer com ele, ja pensei em arrancar a barra estabilizadora pra dar mais curso e ir pra trilha sem os amortecedores de D-20. Mas eu rodo muito em cidade e por enquanto vai ficar assim mesmo. Eu nunca coloquei ela em trilha forte, mas pretendo, principalmente agora que a caminhonete do meu pai esta ficando pronta. Minha sportage é gasolina.

Herbert Lima
05/12/2006, 16:41
Hebert,

As fotos sairam meio por acaso, mas era isso que eu tava pensando mesmo. Aquela foto é no atoleiro da Off-trac, eu estava sozinho(minha namorada tambem, senão não teria fotos) aquela hora e tentando imaginar como sair de la sem esperar o socorro! Resultado foi ter a roda-livre original quebrada! sahushuahuashuashuashuas!
Bom, o eixo dianteiro eu fico em duvidas do que fazer com ele, ja pensei em arrancar a barra estabilizadora pra dar mais curso e ir pra trilha sem os amortecedores de D-20. Mas eu rodo muito em cidade e por enquanto vai ficar assim mesmo. Eu nunca coloquei ela em trilha forte, mas pretendo, principalmente agora que a caminhonete do meu pai esta ficando pronta. Minha sportage é gasolina.
Creio que a Sportage tem suas limitações e seu nicho no mercado 4x4 é bem estabelecido.
É um 4x4 que se vc se aventurar por trilhas mais fortes com o veículo totalmente cru (original) consequentemente terá problemas.
Mas creio também seja esse é o meu objetivo quando criei o tópico que podemos melhorar bastante a performance destes bons veículos no 4x4.E para melhorarmos vamos ter de inicialmente alterarmos poucas coisas na suspensão.Alterações que qualquer um poderá fazer(na teoria poderia fazer sem comprometer o seu carro,isto é, a dirigibilidade e segurança).
Desejo convencer a maioria dos donos de Sportage que muitas vezes e infelizmente nunca usaram os recursos 4x4, que eles tem um bom carro off road, capaz de proporcionar momentos agradáveis e algumas boas emoções.
Não tenham medo de alterar seus carros um pouco e aproveitá-los mais no off road.

Abraços...

Fernando Costa
05/12/2006, 23:56
Creio que a Sportage tem suas limitações e seu nicho no mercado 4x4 é bem estabelecido.
É um 4x4 que se vc se aventurar por trilhas mais fortes com o veículo totalmente cru (original) consequentemente terá problemas.
Abraços...

Herbert,

Muitas das fotos mais radicais de trilhas que vi na web foram com os suzuki Vitara, indo a lugares que até o capeta duvida. Mas nenhum deles estava original, com os pneuzinhos 195/75... todos estavam com peito de aço, pneus lameiros, suspensão levantada... Imagine se alguém gastar toda essa grana que gastam na preparação dos Suzuki na Sportage, principalmente a Turbo Diesel... na minha opinião não vai ter pra ninguém!

Já faz 01 ano que levantei a minha e troquei os pneus originais pelos 235/75 R15 e até agora só foram alegrias, para o meu nível de aventuras é o bastante, mas quem tiver R$R$R$ dá pra ousar bem mais.

abraço.

Amostardeiro
06/12/2006, 10:43
Herbert,

Muitas das fotos mais radicais de trilhas que vi na web foram com os suzuki Vitara, indo a lugares que até o capeta duvida. Mas nenhum deles estava original, com os pneuzinhos 195/75... todos estavam com peito de aço, pneus lameiros, suspensão levantada... Imagine se alguém gastar toda essa grana que gastam na preparação dos Suzuki na Sportage, principalmente a Turbo Diesel... na minha opinião não vai ter pra ninguém!

Já faz 01 ano que levantei a minha e troquei os pneus originais pelos 235/75 R15 e até agora só foram alegrias, para o meu nível de aventuras é o bastante, mas quem tiver R$R$R$ dá pra ousar bem mais.

abraço.


Grande Fernando

Como sempre vou concordar contigo:palmas:, afinal de contas como dizem: um verdadeiro off- road não se compra se constroi.

O caso é que ninguém aqui no Brasil gastou muito $$$ em uma Sportage, é só ver as fotos das gringas e ver o que é possível fazer com ela.

Abraço

Amostardeiro
06/12/2006, 10:55
Creio que a Sportage tem suas limitações e seu nicho no mercado 4x4 é bem estabelecido.

Mas creio também seja esse é o meu objetivo quando criei o tópico que podemos melhorar bastante a performance destes bons veículos no 4x4.E para melhorarmos vamos ter de inicialmente alterarmos poucas coisas na suspensão.Alterações que qualquer um poderá fazer(na teoria poderia fazer sem comprometer o seu carro,isto é, a dirigibilidade e segurança).

Não tenham medo de alterar seus carros um pouco e aproveitá-los mais no off road.

Abraços...

Herbert

Estou anexando algumas fotos de Sportages "alteradas" que achei na web para que tu tenhas uma idéia sobre o que se faz por ai.

A primeira e a última são de Porto Alegre, as outras são gringas.

Abraço

Herbert Lima
06/12/2006, 11:20
Herbert,

Muitas das fotos mais radicais de trilhas que vi na web foram com os suzuki Vitara, indo a lugares que até o capeta duvida. Mas nenhum deles estava original, com os pneuzinhos 195/75... todos estavam com peito de aço, pneus lameiros, suspensão levantada... Imagine se alguém gastar toda essa grana que gastam na preparação dos Suzuki na Sportage, principalmente a Turbo Diesel... na minha opinião não vai ter pra ninguém!

Já faz 01 ano que levantei a minha e troquei os pneus originais pelos 235/75 R15 e até agora só foram alegrias, para o meu nível de aventuras é o bastante, mas quem tiver R$R$R$ dá pra ousar bem mais.

abraço.
Concordo plenamente com vc Fernando...
Mas a meu ver, quem comprar sportage, a comprar muitas vezes sem ter a idéia que o carro pode ser bom para trilhas (pois ela não tem o desenho mais agressivo de 4x4 e até de alguns 4x2 travestidos que estão na moda atualmente). E a exemplo posso falar de um amigo que tem uma há 3 anos e nunca a colocou no barro.Nunca usou a tração...

Herbert Lima
06/12/2006, 11:37
Herbert

Estou anexando algumas fotos de Sportages "alteradas" que achei na web para que tu tenhas uma idéia sobre o que se faz por ai.

A primeira e a última são de Porto Alegre, as outras são gringas.

Abraço
Fico no aguardo das fotos que vc vai postar.

Gostei da citação!!

AMOSTARDEIRO

"4X4 NÃO SE COMPRA, SE CONSTROI" nada mais verdadeiro !!!

Abraços..

Maverickturbo
06/12/2006, 17:48
Agora eu vou mecher um pouco (mais um pouco, hahaha) na suspensão traseira, a traseira esta batendo muito com peso atras. Vou ver se resolver colocando uns batentes de borracha por dentro da mola, se não resolver, vou tentar fazer um suporte e prender mais amortecedores por dentro no estilo aquela sportage cinza com parachoques de metal, alias, alguem tem mais fotos da suspensão traseira dela, não to achando o link do site dele e nem as fotos que eu salvei.
E vendo os topicos ainda, tava vendo que a Nekarth ta pensando em desenvolver o bloquei 100% Kaiser deles para sportage tambem. Mais opções de preparação para nós! :)

Amostardeiro
06/12/2006, 23:53
Fico no aguardo das fotos que vc vai postar.

Gostei da citação!!

AMOSTARDEIRO

"4X4 NÃO SE COMPRA, SE CONSTROI" nada mais verdadeiro !!!

Abraços..

Herbert

As fotos já estão anexadas a minha mensagem anterior.

Abraço

Amostardeiro
07/12/2006, 00:00
estilo aquela sportage cinza com parachoques de metal, alias, alguem tem mais fotos da suspensão traseira dela, não to achando o link do site dele e nem as fotos que eu salvei.

)

Eduardo

Aquela Sportage cinza esta no yahoo groups: extreme sportages , acho eu.

A suspensão dela é completamennte alterada em relação à original até com eixo rigido na dianteira, etc e tal.

Abraço

Herbert Lima
07/12/2006, 10:17
Herbert

Estou anexando algumas fotos de Sportages "alteradas" que achei na web para que tu tenhas uma idéia sobre o que se faz por ai.

A primeira e a última são de Porto Alegre, as outras são gringas.

Abraço

Achei ótima as fotos!!!

Mas REPARE esta foto!!!

Veja que o eixo dianteiro é rigido..

Isto melhora em muito o comportamento em off road mais agressivo..

Abraços!!!

Fernando Costa
07/12/2006, 20:16
O caso é que ninguém aqui no Brasil gastou muito $$$ em uma Sportage, é só ver as fotos das gringas e ver o que é possível fazer com ela.

Abraço

Amostardeiro,

Vc. mencionou algo que sempre me intrigou, o fato de ser raro alguém gastar muito $$$$ em preparação de Sportage, enquanto é comum gastarem fortunas na preparação dos Suzuki... deve ser algo cultural, pois nunca vi nada que desabonasse a Sportage para as trilhas... se basta trocar os pneus originais por 225 ou 235 e levantar a suspensão que ela vai longe... melhor ainda se colocar também uma roda-livre AVM. Imagine então com um investimento de peso!

A propósito, o único chassi que vi até agora que se igualasse em dimensão e robustez ao da Sportage foi o da Ranger. Os da L200 e Hilux são uns gravetos...

Amostardeiro
07/12/2006, 22:01
Amostardeiro,

Vc. mencionou algo que sempre me intrigou, o fato de ser raro alguém gastar muito $$$$ em preparação de Sportage, enquanto é comum gastarem fortunas na preparação dos Suzuki... deve ser algo cultural, pois nunca vi nada que desabonasse a Sportage para as trilhas... se basta trocar os pneus originais por 225 ou 235 e levantar a suspensão que ela vai longe... melhor ainda se colocar também uma roda-livre AVM. Imagine então com um investimento de peso!

A propósito, o único chassi que vi até agora que se igualasse em dimensão e robustez ao da Sportage foi o da Ranger. Os da L200 e Hilux são uns gravetos...


Fernando

Eu também acho meio estranho, o que se ve por aí são variações sobre o mesmo tema, ie, bom pra trilha é: Toyota Band ( só pra trilha + nada ), Suzukis e Jeeps ( Rural ), na realidade acho que a maioria dos proprietários de SUV's tem pena de fazer trilha, meu caso é +- este a minha viatura é a mesma que uso no dia a dia, portanto não posso radicalizar.

O pessoal de Porto Alegre, mais especificamente da SunMotors, preparava bem a Sportages, na mensagem que postei acuima tem duas de lá a vermelha e a branca com guincho.

Abraço

Herbert Lima
07/12/2006, 22:10
Os donos de Sportage em sua maioria não acreditam que seus carros são bons no fora de estrada..

Como anteriormente já foi dito "4x4 não se compra se constroi"...
Eu já gastei uma grana em meu suzuki e continuo gastando...

Mas quando alguém decidir depenar uma Sportage para deixá-la forte e bem alterada para o 4x4 mais radical, vamos ver então o seu comportamento...

Quantos aos Samurais, não é que seja bem "cultural" o fato de vc fazer um grande investimentos nesses jipinhos. Mas sim pq eles já nasceram com características boas para assimilar modificações e te retribuir este investimento em boas resposta em performance..

Dentre algumas cito:
Eixo rígido na dianteira (também na traseira)
Suspensão feixe de molas (nas versões mais antigas)
Chassis curto (pequena distância entre eixos), principalmente para a turma do RockCrawling...


Agora para janeiro, vou começar a alterar minha Sportage...

Um grande abraço (quase natalino a todos)...

Herbert Lima
07/12/2006, 22:23
Fernando

Eu também acho meio estranho, o que se ve por aí são variações sobre o mesmo tema, ie, bom pra trilha é: Toyota Band ( só pra trilha + nada ), Suzukis e Jeeps ( Rural ), na realidade acho que a maioria dos proprietários de SUV's tem pena de fazer trilha, meu caso é +- este a minha viatura é a mesma que uso no dia a dia, portanto não posso radicalizar.

O pessoal de Porto Alegre, mais especificamente da SunMotors, preparava bem a Sportages, na mensagem que postei acuima tem duas de lá a vermelha e a branca com guincho.

Abraço
Mandei hoje um e-mail para a concessionária Kia (Martins Import) sugerindo fazermos o primeiro Passeio Kia Sportage do Amazonas, estou aguardando o retorno.

Abraços quase natalinos...

Cláudio Henrique
08/12/2006, 17:42
Eduardo,
Estava vendo sua sptg e gostaria de fazer o body-lift tambem, mas tenho duvida quanto ao material dos calços, em que pontos vão e se prejudica outras partes da viatura. Me dê umas dicas por favor.
Abraço a todos ai.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

laserman
08/12/2006, 19:04
Os donos de Sportage em sua maioria não acreditam que seus carros são bons no fora de estrada..

Como anteriormente já foi dito "4x4 não se compra se constroi"...
Eu já gastei uma grana em meu suzuki e continuo gastando...

Mas quando alguém decidir depenar uma Sportage para deixá-la forte e bem alterada para o 4x4 mais radical, vamos ver então o seu comportamento...

Quantos aos Samurais, não é que seja bem "cultural" o fato de vc fazer um grande investimentos nesses jipinhos. Mas sim pq eles já nasceram com características boas para assimilar modificações e te retribuir este investimento em boas resposta em performance..

Dentre algumas cito:
Eixo rígido na dianteira (também na traseira)
Suspensão feixe de molas (nas versões mais antigas)
Chassis curto (pequena distância entre eixos), principalmente para a turma do RockCrawling...


Agora para janeiro, vou começar a alterar minha Sportage...

Um grande abraço (quase natalino a todos)...

Caro Jipeiro,
Sem querer entrar em profundos e polêmicos detalhes, elevar suspensão e aumentar pneus é fácil, o problema são suas consequências e resultados.
Na minha concepção, que rodo com pneus 31", os problemas maiores para estas alterações estão na montagem do conjunto transmissão/suspensão dianteira e a relação da caixa reduzida ! É pouco reduzida ! E com pneus grandes a relação fica muito alongada, chegando a desconfortar um motor careta !

Boa lama,

Herbert Lima
08/12/2006, 21:38
Eduardo,
Estava vendo sua sptg e gostaria de fazer o body-lift tambem, mas tenho duvida quanto ao material dos calços, em que pontos vão e se prejudica outras partes da viatura. Me dê umas dicas por favor.
Abraço a todos ai.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5
Use polyuretano ou nylon.

Abraços..

Herbert Lima
08/12/2006, 22:01
Caro Jipeiro,
Sem querer entrar em profundos e polêmicos detalhes, elevar suspensão e aumentar pneus é fácil, o problema são suas consequências e resultados.
Na minha concepção, que rodo com pneus 31", os problemas maiores para estas alterações estão na montagem do conjunto transmissão/suspensão dianteira e a relação da caixa reduzida ! É pouco reduzida ! E com pneus grandes a relação fica muito alongada, chegando a desconfortar um motor careta !

Boa lama,
Caro "Laserman"
Concordo com vc e tanto é verdadeiro que já havia discutido anteriormente neste mesmo tópico sobre alguns problemas que enfrentamos quando precisamos melhorar a performance off road de nossas sportages (que para mim é nova, pois comprei a minha há 3 semanas..).E só comprei depois de inspecionar o carro todo (principalmente o chassis, com), testar a tração e seu comportamento. Achei um bom chassis. Compare com as pajero e veja a diferença) e comprei pq queria um carro para me locomover e para a minha familia com um pouco mais de conforto que as pick ups que temos podem nos dar (Ranger e Frontier). Como gosto de carros a diesel, este foi mais um motivo para optar pela compra.
Minha conclusão é que o carro é bom.
Mas pode ser melhorado (Como foi dito 4x4 não se compra, se constroi) sem gastar muito...
Estou procurando na web peças para a redução e para a melhora do rendimento do motor. Já encontrei formas simples de melhorar este rendimento, depois vou testar na minha e passo para o grupo.

Um grande abraço...
Estarei agora dia 15 no Rio...

Maverickturbo
11/12/2006, 02:06
Desculpa a demora Claudio, mas vc pode usar o que o Hebert falou. No meu caso, os "calços" são chapas dobradas, tipo um "U" ao contrario, apoiando o calço de borracha original.

Herbert Lima
11/12/2006, 05:54
Gostaria de ver as fotos da suspensão de sua Sportage...
Passa para o grupo a receita do "bolo" completa, inclusive o "fermento".

Gostei das fotos de seu passeio na pista das Lands. :-) :-) :-)

Abraços..

Herbert Lima
11/12/2006, 06:08
Gostaria de ver as fotos da suspensão de sua Sportage...
Passa para o grupo a receita do "bolo" completa, inclusive o "fermento".

Gostei das fotos de seu passeio na pista das Lands. :-) :-) :-)

Abraços..

Cláudio Henrique
11/12/2006, 08:34
Olá a todos,
Valeu pelas dicas para o body-lift, mas como disse o Laserman e o Herbert parece uma pouco prejudicial a sptg fazer tal trabalho. Não sei Eduardo se você vem tendo algum problema mecânico depois que ergueu a sua, fala ai para nós.
Abraço a todos.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

Maverickturbo
11/12/2006, 10:37
Hebert,

Minha suspensão dianteira não tem muita coisa, so o calço de 1 polegada e o amortecedor extra de D-20. Vou colocar fotos pra você ver.
Na traseira da sportage agora eu to usando molas de voyage com amortecedores de besta.

Claudio,

Problema mecanico eu não tive nenhum. Logico que ela ficou balançando um pouco mais pela altura, com menos torque por causa dos pneus, mas isso não são problemas mecanicos. Depois que ergui e coloquei os MUD 31 é so alegria!

Amostardeiro
11/12/2006, 11:12
Gostaria de ver as fotos da suspensão de sua Sportage...
Passa para o grupo a receita do "bolo" completa, inclusive o "fermento".

Gostei das fotos de seu passeio na pista das Lands. :-) :-) :-)

Abraços..

Herbert

São dois os caminhos a tomar para levantar a Sportage: calço na suspensão ou, trocar as molas ou ainda uma combinação das duas.

A minha 97 levantei via calços, ficou boa, o único senão era que a suspensão traseira chegava com certa facilidade no fim de curso, problema que seria resolvido com amortecedores +- 50 mm + longos.

Um cuidado que deves ter, o calço dianteiro deve ficar acima do "prato" superior das molas para não perder curso ( anexo fotos da 97 ).

Abraço

Amostardeiro
11/12/2006, 11:16
Herbert

Esqueci de comentar, com os calços que coloquei a viatura ficou +- 50 mm + alta o que já permitiu a colocação de pneus 31.

Abraço

Cláudio Henrique
11/12/2006, 12:13
Antonio,

Fiz lift de suspensão de 2'' e tenho pneus MUD30x9,5 que pegam bastante no amortecedor quando trabalho com a suspensão (traseira). Neste fim de semana coloquei amortecedores de besta GS16 mas gostaria de resolver este problema porque acredito que pode até quebrar os amortecedores.
Você e alguem tem alguma dica?
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

laserman
11/12/2006, 12:23
Caro Cláudio,

Tenho o mesmo problema e a única solução para isto é usar rodas de offset zero ou negativo. Já tentei espaçadores, prolongar a barra estabilizadora e etc...
No meu é pior pq uso 10,5" e lift de 4" !

Boa lama,


Antonio,

Fiz lift de suspensão de 2'' e tenho pneus MUD30x9,5 que pegam bastante no amortecedor quando trabalho com a suspensão (traseira). Neste fim de semana coloquei amortecedores de besta GS16 mas gostaria de resolver este problema porque acredito que pode até quebrar os amortecedores.
Você e alguem tem alguma dica?
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

Amostardeiro
11/12/2006, 15:49
Antonio,

Fiz lift de suspensão de 2'' e tenho pneus MUD30x9,5 que pegam bastante no amortecedor quando trabalho com a suspensão (traseira). Neste fim de semana coloquei amortecedores de besta GS16 mas gostaria de resolver este problema porque acredito que pode até quebrar os amortecedores.
Você e alguem tem alguma dica?
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

Claúdio

Já andei em uma Sportage com pneus 31"x 10,50 só com calços na suspensão e rodas originais, não sei é se tinha alguma coisa para evitar que o pneu raspasse no amortecedor, mas o pneu 30 x 9,5 tem +- 240 mm de largura, acredito que fazendo um prolongamento ou fazendo uma regulagem no estabilizador tu gonsigas corrigir o problema, o esquema de regulagem foi postado aqui no forum com fotos em um Niva.

Abraço

Carlos4x4
11/12/2006, 17:23
Antonio,

Fiz lift de suspensão de 2'' e tenho pneus MUD30x9,5 que pegam bastante no amortecedor quando trabalho com a suspensão (traseira). Neste fim de semana coloquei amortecedores de besta GS16 mas gostaria de resolver este problema porque acredito que pode até quebrar os amortecedores.
Você e alguem tem alguma dica?
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5
Claudio
Dá uma olhada neste site http://www.jet.com.br/donatti4x4/busca.asp?PalavraChave=espaçador
Tem um jogo de espaçador da roda que pode resolver seu problema. Meu pneu traseiro 235/75/15, também raspa um pouco no amortecedor. Acho que teriamos duas soluções espaçadores ou rodas com off-set negativo, achei uma da f1000, se não me engano off sett -25, muito bonita, só que o pneu fica pra fora, problemas com os guardas, já pensei em alargar os pára-lamas.
Além de deixar de raspar nos amortecedores teriamos um ganho na estabilidade.
Espero ter ajudado.
Carlos

laserman
11/12/2006, 18:00
Nobres Jipeiros,

É bom se ter muita atenção nas alterações à se fazer, tem quem deu uma voltinha no quarteirão em asfalto liso e considera-se com knowhow suficìente para solucionar problemas ! Eu mesmo já me ferrei com conselhos daqui !
Vamos a questão do pneu grande :
A maioria dos pneus 31" tem 10,5" de largura de banda de rodagem. Nossas rodas são tala 6", consequentemente sobram 2" de borracha para fora em cada lado, espaço existente com a viatura no plano, porém na compressão da mola este espaço reduz-se em plano inclinado (já fiquei com o pneu travado no amortecedor em trilha na Bocaina).
Este jipe já teve suspensão elevada para entrar o 31" ! Quando chega um desavisado e mete uma roda com offset bem negativo para liberar o amortecedor (igual um dragster), só que ocorre que na primeira inclinação lateral o paralama traseiro irá sentar na banda de rodagem e aí........ pode-se ter o belo pneu zero bala rasgado e um bom acidente !!
Perguntem ao maverick um dos motivos de seu body lift de 4" ?

Em busca da solução,

Maverickturbo
11/12/2006, 18:20
O motivo pelo qual foi meu pai fez o body-lift na sportage, foi exatamente o que o laserman descreveu. O pneu traseiro esquerdo ainda tem uns bons "arranhões" que o paralama traseiro fez nele.

Amostardeiro
11/12/2006, 19:07
O motivo pelo qual foi meu pai fez o body-lift na sportage, foi exatamente o que o laserman descreveu. O pneu traseiro esquerdo ainda tem uns bons "arranhões" que o paralama traseiro fez nele.


Eduardo

Na realidade vocês fizeram o body lift em função da troca das rodas originais pelas com off set negativo, mas vejam bem o Fernando Costa roda com pneus 235 nas rodas originais , que é um pouco + estreito do que o 30 x 9,5, ele usa molas do Omega, parece que conseguiu levantar a viatura +- 9 cm.

Claúdio

Um esclarecimento eu usei pra trilha na 97 os pneus argentinos 7,0 x 15, eles tem a mesma altura do 31", mas são + estreitos por isso não tive problema com os amortecedores.

Atualmente estou usando pneus 225 x 75/15 no diário e algumas incursões leves no off road.

Abraço

Maverickturbo
11/12/2006, 20:44
Antonio,

É verdade, mas acho que o 31x10,5 não deve caber na roda original, ou se couber, deve raspar no amortecedor. O off-set da minha roda é -11, talvez uma roda com o off-set 0 seria uma boa. Mas eu não mudaria a minha, adoro aqueles pneus saindo pra fora! shuahuashusahu!

laserman
11/12/2006, 21:01
Este Maverick,

Sem sombra de dúvidas ficou linda e mais ainda se os guardas de sua cidade gostaram rsrsrs.
Bom, vamos ao que interessa :
De início ninguém botava fé mas couberam sim pneus 31''x10,5" nas rodas originais 99. Estou rodando com eles faz 9.000 KM e não as tiro por nada, ainda mais depois de ter aumentado a taxa do motor !
E mais, já rasguei mais de 15 trilhas e nunca destalonou, o que era meu único medo. Na verdade os pneus ficam bem bojudos e protegem bem as rodas de arranhões e rodas livres de pancadas, além de ficarem mais altos (quase um 32").

Boa lama,


Antonio,

É verdade, mas acho que o 31x10,5 não deve caber na roda original, ou se couber, deve raspar no amortecedor. O off-set da minha roda é -11, talvez uma roda com o off-set 0 seria uma boa. Mas eu não mudaria a minha, adoro aqueles pneus saindo pra fora! shuahuashusahu!

laserman
11/12/2006, 21:16
Bom,

Pelo que li, creio que estão fazendo algumas confusões quanto a tamanhos de pneus. Seria ideal apresentarmos uma tabela daquelas com especificações de pneus off !

De qualquer forma tomarei a liberdade de listar as medidas de pneus que conheço e considero bons para este fim no SPTG :

- 235/75r15
- 255/70r15
- 215/85r16
- 7,0x16
- 30"x9,5r15
- 255/75r15
- 7,5x16
- 245/85r16
- 31"x10,5r15
- 265/75r16
- 32"x11,5r15


Fica minha breve contribuição, e se desejarem desmembramos a sopa de números !

Amostardeiro
11/12/2006, 21:38
Pessoal

A página da Fate tem boas informações sobre medidas de pneus, como eles fabricam pneus convencionais e radiais, inclusive os 31" x 10,5 e o 7,0 x 15 que tem +- a mesma altura, ie, 775 mm de diametro, porém a largura é bem diferente 10,5 " é 268 mm contra 210 mm do 7,0 x 15.

Este é o link:

http://www.fate.com.ar/esp/frame.asp?ind=prod&B=esp/productos/productos.asp&LU=esp/productos/links_prod.asp

Abraço

Herbert Lima
12/12/2006, 00:09
Antonio,

É verdade, mas acho que o 31x10,5 não deve caber na roda original, ou se couber, deve raspar no amortecedor. O off-set da minha roda é -11, talvez uma roda com o off-set 0 seria uma boa. Mas eu não mudaria a minha, adoro aqueles pneus saindo pra fora! shuahuashusahu!
Eu tenho um jogo de pneus 1/2 vida 31X10,5 Mud scorpion.
Também acho que não cabem nos aros originais de 6 polegadas...
A titulo de curiosidade em meu Samuraizinho, uso rodas 15X11 e pneus 35 (Samurai Jabuti em transformação, forum Suzuki....).
Achei a opção das molas do ômega interessantes, pois permitem talvez um pouco mais de curso na suspensão.
E as molas dianteiras?? quais seriam???

Papo muito técnico e muito interessante...

Eu falei para vcs que devemos ter em Manaus provavelmente para Fevereiro ou março o primeiro raid Sportage???

Um abraço a todos...

Amostardeiro
12/12/2006, 09:51
Eu tenho um jogo de pneus 1/2 vida 31X10,5 Mud scorpion.
Também acho que não cabem nos aros originais de 6 polegadas...
A titulo de curiosidade em meu Samuraizinho, uso rodas 15X11 e pneus 35 (Samurai Jabuti em transformação, forum Suzuki....).
Achei a opção das molas do ômega interessantes, pois permitem talvez um pouco mais de curso na suspensão.
E as molas dianteiras?? quais seriam???

Papo muito técnico e muito interessante...

Eu falei para vcs que devemos ter em Manaus provavelmente para Fevereiro ou março o primeiro raid Sportage???

Um abraço a todos...

Herbert

Como tu já percebeste as opções, em nosso mercado, são restritas, o calço segue sendo o caminho para a dianteira, mas tem uma limitação em altura, o pessoal comentou aqui outro dia que não entra + do que 30 ou 35 mm.

Eibach fabrica um kit de molas para a Spotage, deve ser muito $$$$.

Amostardeiro
12/12/2006, 10:00
Antonio,

Fiz lift de suspensão de 2'' e tenho pneus MUD30x9,5 que pegam bastante no amortecedor quando trabalho com a suspensão (traseira). Neste fim de semana coloquei amortecedores de besta GS16 mas gostaria de resolver este problema porque acredito que pode até quebrar os amortecedores.
Você e alguem tem alguma dica?
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

Claúdio/Pessoal

Achei esta foto no meu arquivo, tempos atras fiz um levantamento na web sobre suspensão de Sportage, acho que é uma solução para resolver o problema do estabilizador para o pneu não raspar no amortecedor.

Notem o prolongamento que foi feito no ponto de fixação da barra estabilizadora, acho que a função é corrigir o deslocamento tranversal causado pelo lift.

Abraço

Amostardeiro
12/12/2006, 10:03
Desculpem faltou a foto.

Abraço

Amostardeiro
13/12/2006, 00:17
Pessoal

Este é o calço dianteiro da mesma viatura que postei anteriormente o traseiro.

Vejam que tem, bem + do que 30 mm.

Abraço

Maverickturbo
13/12/2006, 00:43
Antonio,

Caramba, esse calço deve ter facil umas 3 polegadas ou mais. Aqui a foto da sportage (ou ex-sportage pq ele tava vendendo) do Fabio Ranieri, em que ele tambem criou uma solução pro deslocamento da panhard.

Herbert Lima
13/12/2006, 16:43
Pessoal

Este é o calço dianteiro da mesma viatura que postei anteriormente o traseiro.

Vejam que tem, bem + do que 30 mm.

Abraço
Grande!!

Não seria melhor usar molas, do que esses "sapatos de salto alto".
Sapo de salto alto pode da entorce de tornozelo..

Analisando minha gente...

As molas não seriam uma melhor opção???

Abraços...

Abraços...

Amostardeiro
13/12/2006, 20:23
Grande!!

Não seria melhor usar molas, do que esses "sapatos de salto alto".
Sapo de salto alto pode da entorce de tornozelo..

Analisando minha gente...

As molas não seriam uma melhor opção???

Abraços...

Abraços...

Herbert

A criatividade depende de quanto $$$ tu vais investir na viatura, dá uma olhada no yahoo groups, link abaixo, para ver o que os gringos fazem nas Sportages, acho que trocar as molas é uma boa mas não sei quais são as que podem ser usadas na dianteira.

http://autos.groups.yahoo.com/group/extreme4x4sportages/

Esqueci tem que se associar para ver as fotos, etc, foi de lá que tirei alguma fotos que postei.

Abraço

Herbert Lima
13/12/2006, 21:58
Herbert

A criatividade depende de quanto $$$ tu vais investir na viatura, dá uma olhada no yahoo groups, link abaixo, para ver o que os gringos fazem nas Sportages, acho que trocar as molas é uma boa mas não sei quais são as que podem ser usadas na dianteira.

http://autos.groups.yahoo.com/group/extreme4x4sportages/

Esqueci tem que se associar para ver as fotos, etc, foi de lá que tirei alguma fotos que postei.

Abraço
Mr. Antônio...

Como não me considero lá muito bom do juizo...
Só posso dizer que achei Lindoooo...

Vc viu o eixo rígido dianteiro...

E fazendo "X"zinho...

É outro nível.. Os gringos realmente investem em off road.

Tenho um amigão que esta indo agora em dezembro para os EUA, vou pedir para ele trazer umas besteirinhas...

Amostardeiro
13/12/2006, 22:08
Mr. Antônio...

Como não me considero lá muito bom do juizo...
Só posso dizer que achei Lindoooo...

Vc viu o eixo rígido dianteiro...

E fazendo "X"zinho...

É outro nível.. Os gringos realmente investem em off road.

Tenho um amigão que esta indo agora em dezembro para os EUA, vou pedir para ele trazer umas besteirinhas...

Herbert

Concordo contigo é lindo, os gringos tem muito + facilidade para encontrar peças alternativas.

Como trabalha aquela suspensão :palmas:, dá uma olhada, também, em uma Sportage curta conversível que tem na página de fotos do grupo é show, e a curtinha deve ser o capeta na trilha.

Vai sonhando....

Abraço

Herbert Lima
13/12/2006, 23:44
Olha o "x"zinho do meu Samuraizinho Jabuti..

Ainda vai melhorar mais o curso da suspensão..
Aguarde.

laserman
13/12/2006, 23:45
Caros Jipeiros,

Como sou dos que mata a cobra e mostra o PAU e após ler incrédulo alguns comentários sobre o assunto, seguem fotos de pneus 31"x10,5" montados nas rodas originais 6" da KIA !

Boa lama,

laserman
13/12/2006, 23:54
Mais ainda :

E Calço de PP em 2" na dianteira do Jipe SPTG !

Seguindo a linha...

Herbert Lima
13/12/2006, 23:59
Olha o "x"zinho do meu Samuraizinho Jabuti..

Ainda vai melhorar mais o curso da suspensão..
Aguarde.
Esqueci de incluir as fotos. hehehehe..

Obs.. Se tiverem paciência (um pouquinho) de uma olhadinha dentro do fórum em Trilhas off road... Veja trilhas no Amazonas..

Herbert Lima
14/12/2006, 00:13
Olha o "x"zinho do meu Samuraizinho Jabuti..

Ainda vai melhorar mais o curso da suspensão..
Aguarde.
Esqueci de incluir as fotos. hehehehe..

Obs.. Se tiverem paciência (um pouquinho) de uma olhadinha dentro do fórum em Trilhas off road... Veja trilhas no Amazonas..

Maverickturbo
14/12/2006, 00:58
Hebert,

Ta muito bonito seu samurai!

Amostardeiro
14/12/2006, 15:38
Esqueci de incluir as fotos. hehehehe..

Obs.. Se tiverem paciência (um pouquinho) de uma olhadinha dentro do fórum em Trilhas off road... Veja trilhas no Amazonas..


Herbert

Já andei dando uma olhada no tópico sobre trilhas no Amazonas, muito bom...:palmas:

O samurai tá blz, dez :palmas:

Cláudio Henrique
15/12/2006, 08:06
Olá amigos,

Desculpe a demora para agradecer e participar do papo sobre o probleminha do pneu pegar no amortecedor, é que estava viajando a trabalho essa semana. Estou indo na próxima semana para Ilha Bela (castelhanos) e faço aqui meu convite para quem quiser e puder ir tambem.
Dando uma olhadinha nos assuntos ai, concordo com vocês, os gringos tem condições, gostam e tem facilidade de produtos para fazer o que querem.
Belo samurai você tem em Herbert!!!
Abraço a todos.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5

Herbert Lima
15/12/2006, 10:42
Hebert,

Ta muito bonito seu samurai!
Obrigado..

Ainda em evolução..

falta pouco para terminar..

Abraços natalinos..

Herbert Lima
15/12/2006, 10:45
Olá amigos,

Desculpe a demora para agradecer e participar do papo sobre o probleminha do pneu pegar no amortecedor, é que estava viajando a trabalho essa semana. Estou indo na próxima semana para Ilha Bela (castelhanos) e faço aqui meu convite para quem quiser e puder ir tambem.
Dando uma olhadinha nos assuntos ai, concordo com vocês, os gringos tem condições, gostam e tem facilidade de produtos para fazer o que querem.
Belo samurai você tem em Herbert!!!
Abraço a todos.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5
Como um pai orgulhoso vos agradeço de coração..

:-) :-) :-) :-)


Estou viajando hoje para o RJ (Tam, ainda bem hehehehe)

Volto no domingo..

Mas vou levar o NBook..

Abraços..

Herbert Lima
15/12/2006, 10:52
Herbert

Já andei dando uma olhada no tópico sobre trilhas no Amazonas, muito bom...:palmas:

O samurai tá blz, dez :palmas:
Que bom que gostou..

Vou postando mais fotos..

Obrigado pelos elogios do "fiinho"

Esta realmente muito bonzinho e é um tratorzinho em trilhas pesadas.
Raramente quebra...
Manutenção básica apenas..

Agora é a vez da Sportage...

Abraços Natalinos..

Herbert Lima
18/12/2006, 10:24
Olá amigos,

Desculpe a demora para agradecer e participar do papo sobre o probleminha do pneu pegar no amortecedor, é que estava viajando a trabalho essa semana. Estou indo na próxima semana para Ilha Bela (castelhanos) e faço aqui meu convite para quem quiser e puder ir tambem.
Dando uma olhadinha nos assuntos ai, concordo com vocês, os gringos tem condições, gostam e tem facilidade de produtos para fazer o que querem.
Belo samurai você tem em Herbert!!!
Abraço a todos.
Cláudio
Sportage MRDI 97-98 Gas.lift 2” MUD30x9,5
brigado amigo..

Agora é a vez da Sportage...

Herbert Lima
18/12/2006, 11:03
Herbert

A criatividade depende de quanto $$$ tu vais investir na viatura, dá uma olhada no yahoo groups, link abaixo, para ver o que os gringos fazem nas Sportages, acho que trocar as molas é uma boa mas não sei quais são as que podem ser usadas na dianteira.

http://autos.groups.yahoo.com/group/extreme4x4sportages/

Esqueci tem que se associar para ver as fotos, etc, foi de lá que tirei alguma fotos que postei.

Abraço
Me filiei ao grupo "Extreme Sportage" lá dos EUA..

Olha só o que peguei de lá...

No Brasil, em particular em SP capital há uma empresa que faz molas espirais sob encomenda..

Vcs conhecem???

Abraços natalinos...

Herbert Lima
18/12/2006, 11:15
Caros Jipeiros,

Como sou dos que mata a cobra e mostra o PAU e após ler incrédulo alguns comentários sobre o assunto, seguem fotos de pneus 31"x10,5" montados nas rodas originais 6" da KIA !

Boa lama,
Grande Sergio!!!

Acabei não tendo tempo para tirar umas fotos de seu carro..

Fica para 2007..

Desculpe tê-lo acordado.. :-) :-) :-)

Obs.. As rodas ficaram bem bacanas..

Abraços..

O fuso horário de Manaus é de 2 horas...

laserman
18/12/2006, 12:11
Grande Sergio!!!

Acabei não tendo tempo para tirar umas fotos de seu carro..

Fica para 2007..

Desculpe tê-lo acordado.. :-) :-) :-)

Obs.. As rodas ficaram bem bacanas..

Abraços..

O fuso horário de Manaus é de 2 horas...

Caro Herbert,
A Viatura está à disposição !!
Qt ao horário, 10 da manhã não é cedo. É que como foi o 1º sábado do mês sem trabalho decidi prolongar o descanço !

Eu gosto destas rodas, mais ainda meto umas de aço com offset=0

Boa lama,

Maverickturbo
18/12/2006, 22:48
Hebert,

Eu não conhecia, mas posso conhecer. Vc tem o endereço dela pra eu dar uma passada la?

Herbert Lima
18/12/2006, 23:02
Caro Herbert,
A Viatura está à disposição !!
Qt ao horário, 10 da manhã não é cedo. É que como foi o 1º sábado do mês sem trabalho decidi prolongar o descanço !

Eu gosto destas rodas, mais ainda meto umas de aço com offset=0

Boa lama,
Qual seria uma opção de roda com off set "0" a colocar??

Onde compraria??

Obs.. Já estou em Manaus..

Maverickturbo
18/12/2006, 23:19
Hebert,

Eu acho que a mangels deve ter roda de aço com off-set 0. Porem, me passaram a informação que ela vai deixar de fazer as rodas de aço em breve.

Herbert Lima
18/12/2006, 23:27
Hebert,

Eu acho que a mangels deve ter roda de aço com off-set 0. Porem, me passaram a informação que ela vai deixar de fazer as rodas de aço em breve.
Vou comprar na venezuela...
hehehehehehehe..

Herbert Lima
18/12/2006, 23:28
Hebert,

Eu não conhecia, mas posso conhecer. Vc tem o endereço dela pra eu dar uma passada la?
Endereço de quem Eduardo???

Abraços..

Maverickturbo
18/12/2006, 23:34
Hebert,

Da empresa em SP que faz molas sob encomenda.

Herbert Lima
18/12/2006, 23:47
Hebert,

Da empresa em SP que faz molas sob encomenda.
Ahhh ..

Desculpe-me..

Vou procurar amanhã, pois estou no trabalho...

Tenho certeza, que vi em uma revista de carros, creio que na "Auto Power"...

Herbert Lima
22/12/2006, 09:05
SENHORES:

CONSULTEI HOJE A EMPRESA "IMPACTO AMORTECEDORES" NA PESSOA DO SR. SERGIO.
FONE: 0XX-11-5666-5036

CONCLUSÃO DO BATE PAPO!!

1. É SÓ PEDIR AS MOLAS MAIORES QUE ELES TE ENTREGAM!!
2. NA MEDIDA QUE VC QUISER
3. ELES TEM AS MOLAS TRASEIRAS
4. FALTAM AS MOLAS DIANTEIRAS COMO MODELO..

OBS: Os interessados que residam em SP, se puderem emprestem alguma mola dianteira para eles fazerem os moldes..

AGUARDO RETORNO..

Abraços...

Rubem-7
23/12/2006, 17:13
SENHORES:

CONSULTEI HOJE A EMPRESA "IMPACTO AMORTECEDORES" NA PESSOA DO SR. SERGIO.
FONE: 0XX-11-5666-5036

CONCLUSÃO DO BATE PAPO!!

1. É SÓ PEDIR AS MOLAS MAIORES QUE ELES TE ENTREGAM!!
2. NA MEDIDA QUE VC QUISER
3. ELES TEM AS MOLAS TRASEIRAS
4. FALTAM AS MOLAS DIANTEIRAS COMO MODELO..

OBS: Os interessados que residam em SP, se puderem emprestem alguma mola dianteira para eles fazerem os moldes..





AGUARDO RETORNO..

Abraços...



Boa tarde a todos, troquei as molas trazeiras da viatura, ficaram muito boas, com um curso legal. Os pneus agora são 31'' (até que enfim) com desenho por enquanto exclusivo, goodlokos da pneusost, lembra um tratorado mas é bem mais eficiente e a marcha ré é ótima. No barro são imbativeis, puxei até trollers, jeeps, suzukis de dentro de lagoa ou lama sem nenhum problema. Já na areia (como era de se esperar ) eles cavam muito. Vou fazer mais uma trilha com dunas na Rota dos Farois em janeiro pra tirar a duvida.

Abraços a todos e feliz natal.

Herbert Lima
23/12/2006, 21:12
Saudações!!
Você comprou essas molas onde???

Herbert Lima
24/12/2006, 06:24
Companheiros!!

Como diz "nosso mandatário"

Vcs que estão em SP e tenham a mardita dessa mola dianteira e estejam tão interessados como eu estou para levantar a sua Sportage, sem ter de colocar calços na suspensão não deixem de dar um retorno aqui no forum..

A g u a r d a n d o . . .

Abraços e boas festas!!!

Amostardeiro
24/12/2006, 15:08
Boa tarde a todos, troquei as molas trazeiras da viatura, ficaram muito boas, com um curso legal. Os pneus agora são 31'' (até que enfim) com desenho por enquanto exclusivo, goodlokos da pneusost, lembra um tratorado mas é bem mais eficiente e a marcha ré é ótima. No barro são imbativeis, puxei até trollers, jeeps, suzukis de dentro de lagoa ou lama sem nenhum problema. Já na areia (como era de se esperar ) eles cavam muito. Vou fazer mais uma trilha com dunas na Rota dos Farois em janeiro pra tirar a duvida.

Abraços a todos e feliz natal.

Rubem

Ficou muito legal a viatura, só uma dúvida que rodas são esttas que estas usando???

Abraço, Boas Festas

Herbert Lima
24/12/2006, 21:43
Rubem

Ficou muito legal a viatura, só uma dúvida que rodas são esttas que estas usando???

Abraço, Boas Festas
parece com as rodas da linha Suzuki.. samurai, vitara...

Herbert Lima
24/12/2006, 21:44
Rubem

Ficou muito legal a viatura, só uma dúvida que rodas são esttas que estas usando???

Abraço, Boas Festas
Parece com as rodas da linha Suzuki.. samurai, vitara...

Amostardeiro
25/12/2006, 18:58
Boa tarde a todos, troquei as molas trazeiras da viatura, ficaram muito boas, com um curso legal. Os pneus agora são 31'' (até que enfim) com desenho por enquanto exclusivo, goodlokos da pneusost, lembra um tratorado mas é bem mais eficiente e a marcha ré é ótima. No barro são imbativeis, puxei até trollers, jeeps, suzukis de dentro de lagoa ou lama sem nenhum problema. Já na areia (como era de se esperar ) eles cavam muito. Vou fazer mais uma trilha com dunas na Rota dos Farois em janeiro pra tirar a duvida.

Abraços a todos e feliz natal.

Rubem

Vi as fotos do passeio no site do Rotas & trilhas, devia estar bom, tinha de tudo um pouco barro, areia, etc;agora conta direito a história tu também deu uma atolada linda ???

Já disse antes, mas vou repetir ficou muito legal a viatura.

Abraço, Boas Festas

Rubem-7
29/12/2006, 18:14
Rubem

Vi as fotos do passeio no site do Rotas & trilhas, devia estar bom, tinha de tudo um pouco barro, areia, etc;agora conta direito a história tu também deu uma atolada linda ???

Já disse antes, mas vou repetir ficou muito legal a viatura.

Abraço, Boas Festas

Grande Amostardeiro, eu não dei uma linda atolada....................dei varias.rsrsrsrs. A pior delas foi a seguinte , no sentido de ida na trilha, passou com agua no parabrisa mas passou. Aí um cara ,acho q um dos trollers, me sugeriu passar de lá pra cá! Bom tentei 3 vezes mas NÃO deu, tinha um enorme degrau dentro dagua, pra ir beleza pra voltar todos contornaram , ninguem passou. Onde ficam dois Trollers com pneus 35'' MUD bloqueio de 100% guincho de 12.000 lb, uma sport por mais mexida tambem ''fica''. Mas o trofeu tatuira ficou longe de mim, uma range rover de 350.000 pilas atolou muuuuito mais que todos, acharam que teriam de chamar a darci pacheco!!!! Tres guinchos ancorados com + dois carros cada, conseguiram tira-lo do ""bolo fofo" que ele entrou antes das dunas. A proxima é a rota dos Farois por mostardas e afins, abraços. Hà dia 6 de janeiro tem a mesma trilha só que na MADRUGADA (a noite a dentro) Não se habilitam????????


Me posicionando para desatolar um dos amigos que estava de Troller, foi Tranquilo. Notem a profundidade pelos pneus de 35''.

Rubem-7
29/12/2006, 18:27
Rubem

Ficou muito legal a viatura, só uma dúvida que rodas são esttas que estas usando???

Abraço, Boas Festas

Amostardeiro me desculpe a demora... as rodas como o outro forista já respondeu são de fato do suzuki Vitara, em aço. é plug and play, 350 pilas as 4. Abraços.

Amostardeiro
30/12/2006, 18:39
Grande Amostardeiro, eu não dei uma linda atolada....................dei varias.rsrsrsrs. A pior delas foi a seguinte , no sentido de ida na trilha, passou com agua no parabrisa mas passou. Aí um cara ,acho q um dos trollers, me sugeriu passar de lá pra cá! Bom tentei 3 vezes mas NÃO deu, tinha um enorme degrau dentro dagua, pra ir beleza pra voltar todos contornaram , ninguem passou. Onde ficam dois Trollers com pneus 35'' MUD bloqueio de 100% guincho de 12.000 lb, uma sport por mais mexida tambem ''fica''. Mas o trofeu tatuira ficou longe de mim, uma range rover de 350.000 pilas atolou muuuuito mais que todos, acharam que teriam de chamar a darci pacheco!!!! Tres guinchos ancorados com + dois carros cada, conseguiram tira-lo do ""bolo fofo" que ele entrou antes das dunas. A proxima é a rota dos Farois por mostardas e afins, abraços. Hà dia 6 de janeiro tem a mesma trilha só que na MADRUGADA (a noite a dentro) Não se habilitam????????


Me posicionando para desatolar um dos amigos que estava de Troller, foi Tranquilo. Notem a profundidade pelos pneus de 35''.

Rubem

Realmente a enterrada da Range Rover foi F..., acho até que o trofeu não ceve ser o Tatuira e sim o Tatu, ou algo que se enterra +.

Abraço, feliz ano novo.

Rubem-7
05/01/2007, 23:06
Rubem

Realmente a enterrada da Range Rover foi F..., acho até que o trofeu não ceve ser o Tatuira e sim o Tatu, ou algo que se enterra +.

Abraço, feliz ano novo.

Caro Amostardeiro, è verdade o cara tem o pé pesado , o pneu errado mas a guaica muito cheia!!!! rsrsrs O outro brinquedinho é uma mercedes G alguma coisa de 750.000 pilas!!! Agora verdade seja dita bolo fofo deve ser igual as ''areias movediças'' dos filmes do tarzan da seção da tarde, bota FFF nisssso. Espero não encontrar nenhum dessses na rota dos farois.

Abraço forte ao amigo.

Ps. Meu irmão que mora em caxias, chamase Alexandre Mostardeiro, curioso não???

Amostardeiro
06/01/2007, 09:50
Caro Amostardeiro, ... mas a guaica muito cheia!!!! rsrsrs O outro brinquedinho é uma mercedes G alguma coisa de 750.000 pilas!!!

Abraço forte ao amigo.

Ps. Meu irmão que mora em caxias, chamase Alexandre Mostardeiro, curioso não???

Rubem

É verdade o cara além de ser cheio dos pilas, tem que ser corajoso pra colocar estas viaturas no banhado; uma vez vi no inema um cara com uma Mercedes Classe M enterrada até os faróis em um banhado, deve ser outro da turma.

Tu é Mostardeiro ou só o teu irmão??? Se sim devemos ser "parentes".

Abraço

Rubem-7
07/01/2007, 18:30
Rubem

É verdade o cara além de ser cheio dos pilas, tem que ser corajoso pra colocar estas viaturas no banhado; uma vez vi no inema um cara com uma Mercedes Classe M enterrada até os faróis em um banhado, deve ser outro da turma.

Tu é Mostardeiro ou só o teu irmão??? Se sim devemos ser "parentes".

Abraço

Antonio

Corajoso somos nos, o cara deve ser doido,hahaha. Mas é bastante solidario nos passeios, rebocol um suzuki que pifou já no inicio de uma trilha até o fim. Nos atoleiros ele ainda dava umas arrancadas fortes com a merça G, só pra tapar o pobre de lama. Fotos na rota das lagoas de 2005 , eu acho.

O Alexandre é meu meio irmão, Mostardeiro na familia só ele tem, achei curioso por ser A de Alex e o teu A de Antonio e os dois Mostardeiro! Pura coencidencia...

Abraço ao amigo.

Robinho da Jaguatirica
08/08/2008, 10:17
Ñ posso ficar de fora dessa...:mrgreen:
Tudo isso muito me interessa...


Aqui em BH tem um lugar que se chama Molinhas, faz molas até pra NASA, vou bater um papo com eles para ver quanto sai as molas maiores para a Sport... Depois posto para a turma.


Robinho

Nava
08/08/2008, 22:03
ooopa, isso me interessa....

Nava
21/08/2008, 23:08
Alguem tem o desenho das buchas para elevar a suspensao? E molas reforcadas para elevar a traseira sme calço?

augustoslz
22/08/2008, 00:19
Alguem tem o desenho das buchas para elevar a suspensao? E molas reforcadas para elevar a traseira sme calço?
Nava, pelo q ja li o colco da mola diant e de polipropilno e 1 pol. levanta +- 5cm, traz mola da suprema diant.blz veja no topico referente q ha tudo o precisa.:concordo:

trilha doida
24/08/2008, 00:08
estou para comprar uma a gasolina e vou querer botar 31...
e entao as molas e amortecedores dos modelos diesel e gasolina sao diferentes?

Gleison BH
28/08/2008, 15:39
E aí Robson!!! Tô que pesquiso no fórum. Além do que já te falei tô querendo levantar a suspensão, então vou te procurar para saber sobre o MOLINHAS...

Queria discutir com todos o colegas sobre a GAMBITECH do Maverick (Eduardo) de colocar juntamente com os armortecedores dianteiros da sptg, mais um de cada lado da D20 (ou seja, 04 amortecedores na frente)...

O que todos acham????

Falem aí, pois pela experiência que tive com a outra SPTG, se eu não sair fazendo essas alterações o mais rápido possível, depois vai ficando, vai ficando e vai ficando... e acaba não rolando...

Inté+ e abraços pra todos...





Ñ posso ficar de fora dessa...:mrgreen:
Tudo isso muito me interessa...


Aqui em BH tem um lugar que se chama Molinhas, faz molas até pra NASA, vou bater um papo com eles para ver quanto sai as molas maiores para a Sport... Depois posto para a turma.


Robinho

Trovão Azul
28/08/2008, 19:09
Ei pessoal, tenho uma dica muito barata e completamente confiável. Meu mecânico comprou uma ventoinha elétrica usada em veículo nacional (qualquer uma de cinco pás). Show. Ele fez um suporte, posicionou adequadamente, e colocou uma cebolinha de temperatura (convencional) entre as mangueiras do radiador. Show. Quando a água aquece ela aciona a ventoinha elétrica. Ficou barato, acho que gastei uns 200,00 ao todo. E é plenamente confiável porque é o mesmo sistema dos outros veículos. O ponteiro de temperatura não sai do meio, como antes.
Abraços a todos.

Nava
29/08/2008, 00:38
Conte esta historia de sporta a alcool pra nos. abra um topico!

Robinho da Jaguatirica
29/08/2008, 09:55
Oi Gleison,


Vamos combinar de irmos juntos lá no Molinhas, daí dá pra trocar uma idéia melhor com os caras, fica no Lagoinha, ima quebrada e tanto só dá êlas....

'Quem sabe dá pra ir amanhã mesmo.

Forte abraço!


Robinho

Gleison BH
29/08/2008, 14:33
Conte esta historia de sporta a alcool pra nos. abra um topico!

MANDEI UMA MP PRA ELE E A RESPOSTA FOI A SEGUINTE:

Respondendo suas perguntas:

- Poderia me falar em detalhes o que vc fez de alteração???
R: uso 30% de gasolina e 70% alcool desde quanto comprei (tres anos) - sem alteração. Usei sem qualquer alteração até a bomba original apresentar defeito. Depois que queimou, só troquei a bomba de gasolina por uma bosh a alcool. E pronto. Se quiser trocar a bomba antes, a escolha é sua. Peça a bomba bosh (boshinha).

- Há quanto tempo está abastecendo com álcool????
R: há três anos.

- Que diferenças vc sentiu no funcionamento do carro???
R: ela fica um pouco mais lenta. Mas compensa no bolso.

- Já teve algum problema???
R: problemas normais de qualquer veículo à alcool, ou seja, limpar bicos com maior frequencia do que veículos à gasolina. Uma vez queimou um bico, mas o mecânico disse que toda peça tem VIDA ÚTIL (um dia ela estraga). A minha tem uns 200.000 km rodados....

- O meca te falou quais as peças provavelmente terão desgaste por conta do álcool???
O álcool é mais sujo que gasolina. Os bicos injetores são feitos do mesmo material anti corrosivo que os bicos originais a álcool. O pistão e anel também não possui diferença em relação ao material em que são fabricados....

- Resumo: nos dias atuais os materiais dos motores são todos iguais..... pense nos veículos flex.

Abraços.

-------------------------------------

SÓ ESQUECI DE PERGUNTAR SE ELE FAZ A MÉDIA DE CONSUMO, POIS EM REGRA COM ÁLCOOL CONSUME MAIS. FIZ UMA CONTA RÁPIDA:

Em BH gasolina = R$2,30 e álcool = R$1,50.

Se a SPGT der 8,0km/l na gasolina e 7,0km/l com 70% álcool mais 30% de gasolina, E

Se o cabra rodar 12.000km por ano, então gastará R$3.450,00 rodando só gasolina e quase R$3.000,00 rodando no álcool 70% e gasolina 30%.

ENTÃO:

A diferença no ano seria +- R$450,00 e menos de R$40,00 p/ mês.

Se rodar 15.000km/ano: +-R$600,00 p/ ano e R$50,00 p/ mês.

:pensativo::pensativo::pensativo:

Gleison BH
29/08/2008, 14:37
Oi Gleison,
Vamos combinar de irmos juntos lá no Molinhas, daí dá pra trocar uma idéia melhor com os caras, fica no Lagoinha, ima quebrada e tanto só dá êlas.... 'Quem sabe dá pra ir amanhã mesmo. Forte abraço!
Robinho

Vou te ligar para combinarmos. Vc sabe até que horas lá funciona?? tente descobrir, pois no início da manhã tenho que levar o vectra para uma geral (agora tenho que vedê-lo) e a SPTG no despachante...
Mas acho que dá tempo sim!!!
Te ligo de noite...

Gleison BH
29/08/2008, 14:40
Conte esta historia de sporta a alcool pra nos. abra um topico!

Ah! Para quem mora em SP a vantagem pode ser grande e valer a pena. Meu pai mora no interior de SP e disse que se vende álcool a R$0,99 em borracharia. Ô loco meu...

Além disso é um combustível menos poluente...

Nava
29/08/2008, 21:48
Acho q a dor de cabeça vai custar mais caro do que a economia e pode esqucer 7km/l com alcool...nem a pau faz isso. Deve fazer uns 4 ou 5km/l. A minha faz 6,5 com gasolina pura e pneus 225 andando que nem moça...

Herbert Lima
30/08/2008, 11:48
Amigos..

Vcs conhecem algum kit de redução para as Sportages ??

Nava
30/08/2008, 22:43
Nao sei, sei que a relaçao alta dela é uma Merda...

Gleison BH
01/09/2008, 09:43
EU TINHA UMA GRAN 2001 GASOLINA QUE NUNCA DEU MENOS DE 8,0 km/l NA CIDADE E 10 NA ESTRADA. O NORMAL ERA 8,5 E 10,5...


Acho q a dor de cabeça vai custar mais caro do que a economia e pode esqucer 7km/l com alcool...nem a pau faz isso. Deve fazer uns 4 ou 5km/l. A minha faz 6,5 com gasolina pura e pneus 225 andando que nem moça...

EDuarte
01/09/2008, 10:04
Tambem estou fazendo esta experiencia ja rodei 1 mes com 70% alcool e 30% gasolina, o que pude perceber é que ela ficou mais esperta, uns 30% mais forte, e quanto ao consumo, não cheguei a medir com precisão mas ao que pude perceber faz uns dois Km a menos que com gasolina. Acredito que se colocar o kit flex deve melhorar um poco.
[]s
(DU)

Gleison BH
01/09/2008, 10:44
Qual o valor da gasolina e do álcool onde vc mora???


Tambem estou fazendo esta experiencia ja rodei 1 mes com 70% alcool e 30% gasolina, o que pude perceber é que ela ficou mais esperta, uns 30% mais forte, e quanto ao consumo, não cheguei a medir com precisão mas ao que pude perceber faz uns dois Km a menos que com gasolina. Acredito que se colocar o kit flex deve melhorar um poco.
[]s
(DU)

EDuarte
01/09/2008, 14:09
Qual o valor da gasolina e do álcool onde vc mora???
Aqui onde moro a gasolina ta 2,39 e o alcool 1,29, posto de confiança.
[]s
(DU)

Herbert Lima
02/09/2008, 13:02
Nao sei, sei que a relaçao alta dela é uma Merda...

Pois é..
Concordo plenamente que a redução delas é uma bela merda..
Mas..
Procurei na web e não encontrei nenhum kit..

Também na concessionária ninguem sabe informar sobre o assunto..

MarcSport
02/09/2008, 18:04
Herbert.
A relação do diferencial das SPT a gasolina é mais curta que a das diesel~, o problema é que nesse caso reduziria em alta também.
Eu particularmente não acho que a reduzida seja fraca, para mim o problema é o buraco entre a 1ª e a 2ª marcha...
[]s
Marcelo

Gleison BH
03/09/2008, 09:38
Realmente na minha, que é a gasolina, eu não tenho do que reclamar da reduzida...


Herbert.
A relação do diferencial das SPT a gasolina é mais curta que a das diesel~, o problema é que nesse caso reduziria em alta também.
Eu particularmente não acho que a reduzida seja fraca, para mim o problema é o buraco entre a 1ª e a 2ª marcha...
[]s
Marcelo

Nava
07/11/2008, 23:29
Estou para alterar a suspensao da minha para encarar mais de perto off-road.

Estou com duvida em relação ao lift dianteiro, pois me preocupa o curso da suspensao com o angulo de trabalho da homocinetica.

Elevar uma polegada na dianteira está dentro do limite máximo das homocineticas? Uma polegada joga 5 cm na altura mesmo?

Gleison BH
10/11/2008, 14:34
VAMOS LÁ GENTE!!! :palmas::palmas::palmas:

POSTEM AÍ SUAS OPINIÕES, POIS ESSA INFORMAÇÃO MUITO ME INTERESSA... :concordo:



Estou para alterar a suspensao da minha para encarar mais de perto off-road.

Estou com duvida em relação ao lift dianteiro, pois me preocupa o curso da suspensao com o angulo de trabalho da homocinetica.

Elevar uma polegada na dianteira está dentro do limite máximo das homocineticas? Uma polegada joga 5 cm na altura mesmo?

MarcSport
10/11/2008, 15:33
Minha receita:
Calços de 50mm e amortecedores da Besta GS 16 lugares.
Calços de 30 mm na frente.
Pneus 235/75 R15
Os calços foram feitos em tecnil
Resultado: Vão livre aumentou em 2 cm
Suspensão levantou 5cm
Carroceria levantou 7 cm.
Estou rodando assim a 40000 km e não tive nenhum problema pela adaptação.
Na traseira dá para levantar mais, na dianteira forçaria muito.

[]s

Nava
11/11/2008, 19:14
Marc, mas vc usa no off-road? Veja, pro asfalto eu poderia elevar o q puder e quiser, pois não ha movimento dos semi-eixos...roda livre.

Agora no off-road, vc cai na valeta, a suspensão dá fim de curso e vc fica todo esterçado pra um lado....e mete o pé na primeira reduzida...se estiver fora do angulo maximo da homocinetica...adeus mariana.

Esse é o ponto.

Vc elevou o conjunto dianteiro somente na mola ou no conjunto mola/amortecedor, ou seja, nao limitou o curso como no eixo traseiro?

Se puder enviar fotos detalhadas da dianteira, seria ótimo!

EDuarte
11/11/2008, 19:31
Marc, mas vc usa no off-road? Veja, pro asfalto eu poderia elevar o q puder e quiser, pois não ha movimento dos semi-eixos...roda livre.

Agora no off-road, vc cai na valeta, a suspensão dá fim de curso e vc fica todo esterçado pra um lado....e mete o pé na primeira reduzida...se estiver fora do angulo maximo da homocinetica...adeus mariana.

Esse é o ponto.

Vc elevou o conjunto dianteiro somente na mola ou no conjunto mola/amortecedor, ou seja, nao limitou o curso como no eixo traseiro?

Se puder enviar fotos detalhadas da dianteira, seria ótimo!
Tambem tenho interesse, armadillos a caminho.
[]s
(DU)

MarcSport
11/11/2008, 21:04
Marc, mas vc usa no off-road? Veja, pro asfalto eu poderia elevar o q puder e quiser, pois não ha movimento dos semi-eixos...roda livre.
Agora no off-road, vc cai na valeta, a suspensão dá fim de curso e vc fica todo esterçado pra um lado....e mete o pé na primeira reduzida...se estiver fora do angulo maximo da homocinetica...adeus mariana.
Vc elevou o conjunto dianteiro somente na mola ou no conjunto mola/amortecedor, ou seja, nao limitou o curso como no eixo traseiro?
Se puder enviar fotos detalhadas da dianteira, seria ótimo!

Caro Nava.
Sim, uso no off road, já fiz trilhas, viagens, expedições (não sei se lembra, a minha tinha um guincho instalado)
Na frente o calço fica sobre a mola e o amortecedor, assim não se ganha nem perde curso da suspensão.
Na traseira, com a colocação de calços, os amortecedores ficarão mais esticados, diminuindo assim o curso da suspensão, por isso deve-se prolongá-los ou trocá-los por outros mais compridos, como fiz.
Não tenho como colocar fotos pois meu carro está consignado em uma loja para venda, mas a receita que adotei é a mais comum que se encontra no forum e na internet, dê uma procurada no forum que achará fotos.
Fiz o serviço em oficina de "qualidade" (www.jeeptrip.com.br) , minhas molas nunca soltaram, nem tive outros problemas e já "dei" (ui) final de curso na suspensão várias vezes... Segundo meu mecânico, 50mm (calços de 30 (ou seria 25)) na suspensão dianteira é o máximo para não comprometer as homocinéticas.
Mesmo levantada, a Sportage é bastante baixa, o caso do "levantamento" é o mesmo das RLs, depois de fazê-lo vai perguntar "por que não fiz antes", claro que as homocinéticas sofrerão mais, mas é o preço a pagar... as minhas em 40000 km continuam ok, o MaverickTurbo também usa calços na dianteira e pneus 31 e creio q não teve problemas com as homos...
[]s
Marcelo

Nava
11/11/2008, 22:05
Perfeito!

Achei isso do Sr Fernando Costa:

"Em resumo, a Sportage aguenta, sem levantar, até o 225/75 R15. Para que a minha aceitasse os 235/75 R 15 Firestone Destination, fiz o seguinte:

1) Molas dianteiras de ômega 4ccc na traseira, acho que foram ambas do lado esquerdo do ômega, pois as do lado direito são diferentes.

2) Calços de 33mm de borracha lonada na dianteira, mas tem quem tenha usado Nylon Technyl; Precisa trocar os parafusos do prato da mola, mais longos, se me lembro, o calço é posto por cima do prato.

3) Extensores nos amortecedores traseiros, usei de Buggy, mas dá para fazer no torneiro. Se preferir, troque os amortecedores pelos da Besta GC, curso mais longo.

4) Como subir o carro desloca um pouco o eixo traseiro para dentro (devido à barra estabilizadora), pode ser necessário um espaçador no cubo da roda.

Em resumo, o carro sobe uns 9cm na traseira e uns 6 cm na dianteira. Para alturas menores, deve-se escolher molas menores que as do ômega na traseira e calços menores na dianteira.

Já são três anos desde que levantei o carro, o resultado é excelente, necessário refazer alinhamento e cambagem só uma vez, depois só alinhamento duas vezes por ano."

Vai foto tb da viatura dele.

Fernando Costa
11/11/2008, 22:17
O copyright da fórmula acima é meu, eheheheh!

A receita abaixo, do MarcSport, também é boa, pois aproveita as molas traseiras originais. Eu troquei por molas traseiras maiores, em vez de usar calços, porque achava as molas originais da Sportage muito "moles", pulam muito com os buracos, e quase sempre, sofrem de fadiga com o passar do tempo.


Minha receita:
Calços de 50mm e amortecedores da Besta GS 16 lugares.
Calços de 30 mm na frente.
Pneus 235/75 R15
Os calços foram feitos em tecnil
Resultado: Vão livre aumentou em 2 cm
Suspensão levantou 5cm
Carroceria levantou 7 cm.
Estou rodando assim a 40000 km e não tive nenhum problema pela adaptação.
Na traseira dá para levantar mais, na dianteira forçaria muito.

[]s

Nava
11/11/2008, 22:19
Valeu Fernando!!!
ficou otimo a foto comparativa!

Auriemma
17/11/2008, 21:03
Caro Nava.
Sim, uso no off road, já fiz trilhas, viagens, expedições (não sei se lembra, a minha tinha um guincho instalado)
Na frente o calço fica sobre a mola e o amortecedor, assim não se ganha nem perde curso da suspensão.
Na traseira, com a colocação de calços, os amortecedores ficarão mais esticados, diminuindo assim o curso da suspensão, por isso deve-se prolongá-los ou trocá-los por outros mais compridos, como fiz.
Não tenho como colocar fotos pois meu carro está consignado em uma loja para venda, mas a receita que adotei é a mais comum que se encontra no forum e na internet, dê uma procurada no forum que achará fotos.
Fiz o serviço em oficina de "qualidade" (www.jeeptrip.com.br (http://www.jeeptrip.com.br)) , minhas molas nunca soltaram, nem tive outros problemas e já "dei" (ui) final de curso na suspensão várias vezes... Segundo meu mecânico, 50mm (calços de 30 (ou seria 25)) na suspensão dianteira é o máximo para não comprometer as homocinéticas.
Mesmo levantada, a Sportage é bastante baixa, o caso do "levantamento" é o mesmo das RLs, depois de fazê-lo vai perguntar "por que não fiz antes", claro que as homocinéticas sofrerão mais, mas é o preço a pagar... as minhas em 40000 km continuam ok, o MaverickTurbo também usa calços na dianteira e pneus 31 e creio q não teve problemas com as homos...
[]s
Marcelo


OI MarcSport, me diz uma coisa, eu estou para levar minha sport na Jeeptrip, a loja x4 que me indicou, quanto que vc gastou para levantar ela lá?
valeu.

MarcSport
17/11/2008, 21:09
OI MarcSport, me diz uma coisa, eu estou para levar minha sport na Jeeptrip, a loja x4 que me indicou, quanto que vc gastou para levantar ela lá?
valeu.

Se não me engano gastei R$ 600 a quase 3 anos.
Fale com Átila, se quiser pode "usar" meu nome (Marcelo Galhardo) e chore por desconto..
[]s
Marcelo

Nava
19/11/2008, 22:10
Fiz um visual de perto hoje par ainstalar os calços e fiquei preocupado com as homocineticas, uma vez que, usando a receita do Fernando, é mantido o curso do amortecedor dianteiro e com isso jogará mais curso para a homocinetica, alternado bastante o angulo dela que, levantando e estercendo tudo fica bem atravessada.

Como resolveram isso?

Desmontaram o conjunto e puseram dentro da mola?

Gleison BH
20/11/2008, 09:11
Isso aí Nava. Tô gostando de ver! :concordo: Participação massiva em todos os tópicos. É ótimo ver o fórum participativo. :palmas::palmas::palmas:

E pesquisa fundo aí para levantar o carro, porque em breve quero seguir o mesmo caminho das pedras.:-D

E colaborem aí pessoar...

Inté!


Fiz um visual de perto hoje par ainstalar os calços e fiquei preocupado com as homocineticas, uma vez que, usando a receita do Fernando, é mantido o curso do amortecedor dianteiro e com isso jogará mais curso para a homocinetica, alternado bastante o angulo dela que, levantando e estercendo tudo fica bem atravessada.

Como resolveram isso?

Desmontaram o conjunto e puseram dentro da mola?

Nava
20/11/2008, 22:26
Aguardo as respostas das duvidas...

Sei que na maioria do tempo anda-se em linha reta e só vira tudo na manobra, mas sempre na hora mais dificil que a bagassa pega mesmo não vou poder ficar de olho na heterocinetica....risos

EDuarte
21/11/2008, 09:49
Aguardo as respostas das duvidas...

Sei que na maioria do tempo anda-se em linha reta e só vira tudo na manobra, mas sempre na hora mais dificil que a bagassa pega mesmo não vou poder ficar de olho na heterocinetica....risos
Estive vendo na minha, e uma boa opção seria calçar o siferencial dianteiro na mesma medida que a suspenção. Pelo que vi, não parece ser dificil e é uma boa alternativa.
Pretendo mexer na suspenção mes que vem, e tentarei fazer isso.
[]s
(DU)

Marcos Vaz
21/11/2008, 10:38
Hebert,

Sou eu sim! Parabens pelo samurai, esta um monstrinho! Ai vão as fotos. A suspensão ainda abria um pouco mais, mas o carro ficou muito tombado e começou a querer capotar! Eu devia ter tirado umas fotos subindo esse morro de ré.

Caro MaverickTurbo,
Você poderia me tirar umas dúvidas?
Tirando o Body Liffit o quê mais você colocou na sua Sport para levantá-la?
Calços na mola? De quantos mm?
Você colocou amortecedores com curso mais longo? De que carro?
Qual é meu limite par levantar a suspensão sem prejudicar as homocinéticas?

Agradeço sua ajuda,
Marcos Vaz

Nava
24/11/2008, 21:35
Bem, o que vejo que serei a cobaia...risos
Vou fazer um teste com lift dianteiro total, sem diminuir curso e depois com curso limitado, o que vai prejudicar o amortecedor em função de uma carga maior da mola neles, mas não vai detonar o angulo maximo das homocineticas.

Vejam, para um carro de cidade, vc pode lenvantar tudo o que puder, pois as RL deixaão o eixo soltoe qdo acionar 4x4 vai ser em linha reta, estrada normal, etc.

Agora isso no off-road, no pior buraco, na pior inclinação e na pior situação terra seca, vc vai ficar pendurado e vai ter de forçar em primeira reduzida estercido totalmente pra um lado...dai adeus homocineticas....

Alguem tem essa receita?

Das molas: essas molas de omega mantem a maciez do carro ou ficam mais duras?

Nava
27/11/2008, 20:00
Fui ver as molas de astra, tipo barril, sao iguais em espessura e 6 cm maiores que a da sportage, mas nao sei se possuem a mesma força.

Vou ver o preço do nylon amanha pra ver se nao vale a pena manter as molas e calçar.

Alguem ai meça a altura da mola em terrno nomal na sport pq to achando a minha muito baixa (cansada).

Ah, to sem o batente de borracha de dentro da mola...

Robinho da Jaguatirica
28/11/2008, 08:55
Alguem ai meça a altura da mola em terrno nomal na sport pq to achando a minha muito baixa (cansada).

Ah, to sem o batente de borracha de dentro da mola...

Oi Nava,


Acabei de medir, a minha está com 159mm.
Eu tbm só tenho um batente, o outro foi pro espaço, deve ter ficado com medo de banho:mrgreen:.

Tenho acompanhado sua labuta para erguer a viatura, concordo com seu receio quanto às heterocinéticas, achei interessante o caso de calçar o diferencial para mantê-las menos inclinadas, só não entendí como seria a coisa toda.:pensativo:


Boa lama!


Robinho

Nava
28/11/2008, 23:32
levei no meu meca e ele disse que não preciso esquentar com as hetero cineticas. Tb no caso extremo, evitar deixar totalmente estercido e boa.

Comprei nylon para a dianteira: R$ 20. Sao duas argolas de 120 mm ext e furo de 50 mm. (tubo de parede grossa) comprei no ferro-velho barranco.

Vou pegar as molas no FV tb. O par de mola do astra, bem novinha por 60 reais. Se fosse no calço ficaria em 40 reais de nylon. Acho que as molas além de acabamento vao dar melhor resultado. As do omega novas estao 65 cada, mas sao paralelas e acho que nao vao dar o mesmo resultado, pois a de barril entra uma espira na outra no caso extremo.

Só vale a dica de nao comprar mola enferrujada, com pontos de ferrugem grosseira, pois elas quebram por fadiga.

Vou tentar montar amanha junto com a chapa de proteção.

Robinho da Jaguatirica
29/11/2008, 08:51
Nava,

Poste fotos da coisa pra gente aprender a fazer também.:pipoca:

Forte abraço!


Robinho

mbm4x4
30/11/2008, 23:21
Oi Nava
Eu entendi certo que voce comprou os dois calços em nylon para a suspenção dianteira por R$ 20 ???
Se for isso tem como voce comprar pra mim também???Se afirmativo te deposito o dinheiro na sua conta junto com o dinheiro do frete.
E qto aos prolongadores dos amortecedores traseiros voce já encontrou??qto foi???
Eu também estou querendo erguer a viatura, se voce puder me ajudar eu agradeço.
[]s
Mateus.


levei no meu meca e ele disse que não preciso esquentar com as hetero cineticas. Tb no caso extremo, evitar deixar totalmente estercido e boa.

Comprei nylon para a dianteira: R$ 20. Sao duas argolas de 120 mm ext e furo de 50 mm. (tubo de parede grossa) comprei no ferro-velho barranco.

Vou pegar as molas no FV tb. O par de mola do astra, bem novinha por 60 reais. Se fosse no calço ficaria em 40 reais de nylon. Acho que as molas além de acabamento vao dar melhor resultado. As do omega novas estao 65 cada, mas sao paralelas e acho que nao vao dar o mesmo resultado, pois a de barril entra uma espira na outra no caso extremo.

Só vale a dica de nao comprar mola enferrujada, com pontos de ferrugem grosseira, pois elas quebram por fadiga.

Vou tentar montar amanha junto com a chapa de proteção.

Nava
01/12/2008, 18:04
Sim, comprei duas peças de 120 ext, 50 int, por 30 mm de espessura em nylon por 20 reais.
Agora tem de usinar pra ficar certinho, coisa que nao consegui fazer pq nao consegui desmontar a suspensão. Tem que prender a mola com aquelas roscas e parausos pq senão ela fica sob pressao e nao solta nada...como nao tenho, nao sei o q farei...

laserman
01/12/2008, 18:23
Meu Caro,

Para isto existe uma ferramenta chamada saca-molas, nem pense trabalhar nesta suspensão sem elas !


Sim, comprei duas peças de 120 ext, 50 int, por 30 mm de espessura em nylon por 20 reais.
Agora tem de usinar pra ficar certinho, coisa que nao consegui fazer pq nao consegui desmontar a suspensão. Tem que prender a mola com aquelas roscas e parausos pq senão ela fica sob pressao e nao solta nada...como nao tenho, nao sei o q farei...

Nava
02/12/2008, 00:12
Laser, isso mesmo...agora sei o nome certo da ferramenta...sem elas não sai nem a pau....quer dizer, sai, mas nunca mais entram...klkkkkkk

Laser, estes xenon fungam bem na sport?

Esqueci de tirar as medidas de centro dos parafusos para usinar a peça...droga.

Trojão amigo, pense: baixar o conjunto de molas e baixar o diferencial junto vai servir pra que?

Se quer só levantar a carroceria use calços nela, ma so chassi vai ficar lá em baixo e seu vãolivre não vai mudar nada!

To vendo que o segredo da coisa é lift masi pneu 235/75...

EDuarte
02/12/2008, 10:06
Trojão amigo, pense: baixar o conjunto de molas e baixar o diferencial junto vai servir pra que?

Nava, eu acho valido calçar o diferenial sim, pois baixando o mesmo tanto que as molas, vc continuara com o eixo alinhado e no fim de curso dos amortecedores não estará estrangulando as homocinéticas, ficaria como se fosse original. Pelo que estive vendo, o diferencial é preso em tres pontos onde colocaria os calços e alongaria o suporte da barra estabilizadora.
Tendo em vista que uma homocinética deve custar os olhos da cara (e mais alguns) acho que não vale o risco, e tem outra, depois do trampo que vc teve pra fazer a chapa de proteção, isso é fichinha.

Off - Vc consegue falar com o Quindim? Não estou conseguindo contato com ele.

[]s
(DU)

MarcSport
02/12/2008, 16:42
Levantando o carro e baixando o diferencial, o cardã dianteiro trabalhará "fora de posição", eu particularmente sei o que isso pode acarretar, talvez vibrações, quebras... Além disso vc continua´ra com a principal limitação da Sportage que é o vão livre dianteiro.
A receita de calços nas molas é a mesma que é usada em todos os SUVs com suspensão similar à Sportage (itara por ex.) e está mais do que sacramentada. Supondo que fosse levantar a dianteira "calçando" o diferencial, é melhor nem levantar e continuar como está...
Vejam a foto anexa, estou rodando assim a quase 3 anos e 40000km e nenhum problema com as homocinéticas, se não me engano o Laserman também tinha calços (ou molas mais longas)...
Outra coisa, desculpem, mas não fazemos trilhas pesadas (nem médio-pesadas) com a Sportage pois ela não se presta a isso, no máximo trilhas entre leves e "quase médias", para isso a receita 2" de lift de suspensão e pneus 235 já dão um bom resultado e não comprometem a viatura.
Pneus grandes sobrecarregam mais o sistema do que o lift.
[]s
Marcelo

EDuarte
02/12/2008, 17:47
Levantando o carro e baixando o diferencial...

Nesse ponto eu discordo, pois o diferencial da sport é fixo, ou seja, não trabalha com a suspenção, dessa forma o cardã tambem fica fixo sem forçar as cruzetas. E tem outro detale, não verifiquei ainda se a estria do cardã é grande o suficiente pra continuar dentro da luva com o calço no diferencial. Mas infelizmente o vão livre continuará o mesmo.

Vejam a foto anexa, estou rodando assim a quase 3 anos e 40000km ...

Nesse caso concordo que terá homocinetica por muuuuuuito tempo, mas se trabalhar com elas por muito tempo em seu limite de curso em trilhas mais ousadas (apenas com o calço nas molas) com certeza não durará muito.

[]s
(DU)

MarcSport
02/12/2008, 18:42
o diferencial da sport é fixo, ou seja, não trabalha com a suspenção, dessa forma o cardã tambem fica fixo sem forçar as cruzetas. E tem outro detale, não verifiquei ainda se a estria do cardã é grande o suficiente pra continuar dentro da luva com o calço no diferencial. Mas infelizmente o vão livre continuará o mesmo.[/B]

Nesse caso concordo que terá homocinetica por muuuuuuito tempo, mas se trabalhar com elas por muito tempo em seu limite de curso em trilhas mais ousadas (apenas com o calço nas molas) com certeza não durará muito.

[]s
(DU)


Haverá uma diferença de "altura" entre o diferencial dianteiro e a TCase, essa é a "diferença" a q me refiro, para ficar bom, terá que fazer ajustes no sistema, o que além do R$ pode trazer outros inconvenientes
Quanto ao uso off road, acredito que meu uso seja parecido com o dos colegas do Forum... Já peguei lama na porta, água sobre o capot, pedras, dunas, já fui com ela até os Lençois Maranhenses...
Claro que as alterações trazem "efeitos colaterais", mas se não quiser arriscar, é melhor ficar como o original, no meu caso, por exemplo, os pneus maiores comprometeram (ou adiantaram) o diferencial traseiro, hoje estou com pinhão e coroa novos...
[]s
Marcelo

Robinho da Jaguatirica
03/12/2008, 09:06
Galera,

Vamos e venhamos, nossas viaturas são excelentes para expedições, por mais que levantemos, elas ainda continuarão baixinhas, acho que ando meio na contra-mão, não tenho o menor interesse em levantar a minha viatura, a única coisa que pretendo é colocar pneus maiores, 235 acredito que seja o máximo sem mexer com calços e molas, mesmo assim uns 225 já me servem, e acredito que será essa a minha medida mesmo.:???:
No meu caso prefiro juntar umas latinhas a mais e comprar logo um willys, este sim dá pra fazer e acontecer, sem me preoculpar se vai arranhar a lata, se vai tombar e na segunda vou à pé trabalhar.:-(
Numa boa pessoal. aproveitem sem moderação suas viaturas para o que foram concebidas, nos passeios rurais, no lamaçal do sítio, nas expedições lá na "cochinchina", nas trilhas leves a leve-médias, esse negócio de moer sportage sai caro pra caramba.:parede:
Temos uma grande vantagem sobre quase todas as viaturas, sportages são excelentes no asfalto (confortáveis, seguras e andam bem), um demônio na lama (depois que liga o 4x4 a lama perde a graça), mas levamos grande desvantagem nas pedras.... é um problemão, não pela reduzida, esta é um trator, mas pela altura, nas trilhas que faço, quase sempre procuro o aborto quando vejo alguma pedrinha, e isso enche o saco.

Boa lama!


Robinho


PS.: Podem metar a ripa a vontade, aceito bem críticas.:mrgreen:

EDuarte
03/12/2008, 09:37
Haverá uma diferença de "altura" entre o diferencial dianteiro e a TCase, essa é a "diferença" a q me refiro, para ficar bom, terá que fazer ajustes no sistema, o que além do R$ pode trazer outros inconvenientes
Quanto ao uso off road, acredito que meu uso seja parecido com o dos colegas do Forum... Já peguei lama na porta, água sobre o capot, pedras, dunas, já fui com ela até os Lençois Maranhenses...
Claro que as alterações trazem "efeitos colaterais", mas se não quiser arriscar, é melhor ficar como o original, no meu caso, por exemplo, os pneus maiores comprometeram (ou adiantaram) o diferencial traseiro, hoje estou com pinhão e coroa novos...
[]s
Marcelo
Desculpe minha "ingnorança" Marcelo, mas não to conseguindo perceber essa limitação no cardã dianteiro, tendo em vista que ele tem duas cruzetas, uma em cada ponta. Elas servem exatamente pra isso, se ouver alguma alteração no alinhamanto entre T-Case e diferencial ela se ajusta (dentro do seu limite é claro) é exatamente o mesmo funcionamento dos CJs e afins. Acompanhando sua linha de raciocinio, teriamos o mesmo problema no lift traseiro.
Me ajuda a entender pra eu não fazer coisa errada.
[]s
(DU)

EDuarte
03/12/2008, 09:39
Galera,

Vamos e venhamos, nossas viaturas são excelentes para expedições, por mais que levantemos, elas ainda continuarão baixinhas, acho que ando meio na contra-mão, não tenho o menor interesse em levantar a minha viatura, a única coisa que pretendo é colocar pneus maiores, 235 acredito que seja o máximo sem mexer com calços e molas, mesmo assim uns 225 já me servem, e acredito que será essa a minha medida mesmo.:???:
No meu caso prefiro juntar umas latinhas a mais e comprar logo um willys, este sim dá pra fazer e acontecer, sem me preoculpar se vai arranhar a lata, se vai tombar e na segunda vou à pé trabalhar.:-(
Numa boa pessoal. aproveitem sem moderação suas viaturas para o que foram concebidas, nos passeios rurais, no lamaçal do sítio, nas expedições lá na "cochinchina", nas trilhas leves a leve-médias, esse negócio de moer sportage sai caro pra caramba.:parede:
Temos uma grande vantagem sobre quase todas as viaturas, sportages são excelentes no asfalto (confortáveis, seguras e andam bem), um demônio na lama (depois que liga o 4x4 a lama perde a graça), mas levamos grande desvantagem nas pedras.... é um problemão, não pela reduzida, esta é um trator, mas pela altura, nas trilhas que faço, quase sempre procuro o aborto quando vejo alguma pedrinha, e isso enche o saco.

Boa lama!


Robinho


PS.: Podem metar a ripa a vontade, aceito bem críticas.:mrgreen:
Concordo com vc Trojão, mas se pudermos dar uma melhoradinha, o minimo que seja, ja ajuda né.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
03/12/2008, 10:03
Concordo com vc Trojão, mas se pudermos dar uma melhoradinha, o minimo que seja, ja ajuda né.
[]s
(DU)


Também concordo quanto a melhoradinha, que seria somente os pneus.:-D

[]s

MarcSport
03/12/2008, 14:20
Desculpe minha "ingnorança" Marcelo, mas não to conseguindo perceber essa limitação no cardã dianteiro, tendo em vista que ele tem duas cruzetas, uma em cada ponta. Elas servem exatamente pra isso, se ouver alguma alteração no alinhamanto entre T-Case e diferencial ela se ajusta (dentro do seu limite é claro) é exatamente o mesmo funcionamento dos CJs e afins. Acompanhando sua linha de raciocinio, teriamos o mesmo problema no lift traseiro.
Me ajuda a entender pra eu não fazer coisa errada.
[]s
(DU)

A análise quanto ao cardão dianteiro e traseiro está correta, mas tem uma diferença, como o traseiro é maior, uma variação em um dos lados do triângulo retângulo representa uma menor variação na hipotenusa (cardã) e no ângulo que faria em relação a uma linha horizontal, até acredito que não tenha problemas no cardã dianteiro, mas é um risco. Tenho amigo tiveram problemas com o cardã dianteiro após levantar muito a viatura (não Sportage), e acredito que o mesmo problema poderia acontecer com o nosso dianteiro.
Quando levantei o meu carro, o mecânico me falou que o máximo seria um calço de cerca de 3 cm (o que dá 5cm em relação ao solo), mais do que isso as homocinéticas trabalhariam muito fora de posição.
Os calços dianteiros (sem mexer em mais nada) são solução sacramentada no mercado e não vejo vantagem em levantar o carro e "abaixar" o diferencial dianteiro, a não ser a possibilidade de pneus maiores sem raspar, mas a limitação continuaria a ser o vão livre.
Faz muita diferença na trilha o ganho de altura com calços e pneus, os que já levantaram o carro podem confirmar o que eu digo...
[]s
Marcelo

EDuarte
03/12/2008, 15:11
Ta certo marcelo, não tenho mais argumentos pois não sou bom em teorias. Ja levantei suspenção de rural, cjs e até parati antiga detro de seus limites e nunca tive problemas.
Em relação ao vão livre, não é minha preocupação maior e sim poupar as homocineticas no fim de curso, calçar o diferencial dianteiro em + ou - 5cm para deixar as homocineticas alinhadas não trará danos as cruzetas isso eu tenho absoluta certeza tendo em vista que o diferencial dianteiro é fixo, como ja disse antes, nem sei se a ponta estriada do cardã é grande o suficiente para continuar dentro da luva da cruzeta. Talvez eu nem coloque esses calços se não afetar as homocineticas no lift dianteiro, mas como esse era o assunto em pauta...
[]s
(DU)

Chacal
03/12/2008, 15:59
Pessoal,
tem +-um ano que levantei a minha e nuca tive problemas mecânicos proveniente desta alteração e não também não teve alteração na dirigibilidade e estabilidade do carro, coloque calços de tecnil de 02 polegadas na suspensão trazeira com prolongadores de rosca para usar os mesmos amortecedores e 01 polegada na suspensão dianteira, depois do carro levantado as bieletas da barra estabilizadora ficam curtas, deve-se alonga-las uma besterinha de nada, de preferencia usando solda MIG para não destemperar a peça. o meca que fez estas alterações e o Manoel e o fone dele é 62 9236-4055.
um grande abraço a todos.

EDuarte
03/12/2008, 16:07
Bom saber chacal, valeu pela dica.
[]s
(DU)

MarcSport
03/12/2008, 20:28
Ta certo marcelo, não tenho mais argumentos pois não sou bom em teorias. Ja levantei suspenção de rural, cjs e até parati antiga detro de seus limites e nunca tive problemas.
Em relação ao vão livre, não é minha preocupação maior e sim poupar as homocineticas no fim de curso, calçar o diferencial dianteiro em + ou - 5cm para deixar as homocineticas alinhadas não trará danos as cruzetas isso eu tenho absoluta certeza tendo em vista que o diferencial dianteiro é fixo, como ja disse antes, nem sei se a ponta estriada do cardã é grande o suficiente para continuar dentro da luva da cruzeta. Talvez eu nem coloque esses calços se não afetar as homocineticas no lift dianteiro, mas como esse era o assunto em pauta...
[]s
(DU)

Du
Eu realmente acredito que caso o dif seja rebaixado, não haverá problema, mas não tenho certeza, como eu e até onde sei outros que tb levantaram, nunca tivemos problemas com as homocinéticas, acredito que não valha a pena arriscar.
Levantando sua SPT, com certeza não se arrependerá...
[]s
Marcelo

EDuarte
04/12/2008, 09:26
Du
Eu realmente acredito que caso o dif seja rebaixado, não haverá problema, mas não tenho certeza, como eu e até onde sei outros que tb levantaram, nunca tivemos problemas com as homocinéticas, acredito que não valha a pena arriscar.
Levantando sua SPT, com certeza não se arrependerá...
[]s
Marcelo
E não vejo a hora de faze-lo, e como ja esta na hora de trocar as molas e amortecedores, vou aproveitar e colocar os amortecedores da besta e molas maiores.
Valeu as dicas Marcelo, foram de grande ajuda.
[]s
(DU)

MarcSport
04/12/2008, 10:22
E não vejo a hora de faze-lo, e como ja esta na hora de trocar as molas e amortecedores, vou aproveitar e colocar os amortecedores da besta e molas maiores.
Valeu as dicas Marcelo, foram de grande ajuda.
[]s
(DU)

Du
Eu uso os amortecedores da besta GS 16, molas originais e calços de 50 mm na traseira e amortecedores e molas originais e calços de 25 (ou 30 ????) mm na dianteira.
[]s
Marcelo

EDuarte
04/12/2008, 11:38
Du
Eu uso os amortecedores da besta GS 16, molas originais e calços de 50 mm na traseira e amortecedores e molas originais e calços de 25 (ou 30 ????) mm na dianteira.
[]s
Marcelo
Valeu Marcelo, sabe me dizer se os amortecedores da besta tem algum ano ou modelo especifico ou são todos iguais?
[]s
(DU)

Marcos Vaz
04/12/2008, 12:17
Será que alguém tem o gabarito destes calços das molas?
O que fica melhor, colocar os calços na traseira ou trocar as molas por umas maiores?
Qual o melhor calço, poliuretano ou borracha lonada?
Qual a medida dos parafusos do prato da dianteira?

Desculpem tantas perguntas, eu tinha um Willys e nele era mais fácil levantar.

Nava
04/12/2008, 17:36
Então esta duvida dos parafusos é boa. Os calços dianteiros estão prontos. Usinei um tubo de nylon parede grossa 120 externo e 65 mm interno. Os furos dos parafusos furo depois em casa pra nao passar medida errada.

Na dianteira tem que ser rígido o calço, pois senaão pode ficar com folga nos parafusos de fixação e pode gerar problema. No eixo traseiro eu vou optar por molas maiores, pois fica "menos" gambi. Vou pegar as do Astra, sai identicas mas maiores e prolongador no amostecedor.

Se optar por calço, tanto faz o material. Se vc levantar ela consegue tirar a mola facil e fazer as medidas.

Semana que vem vai estar calçada...este fds tem trilha...yeaaaaaah

Lucena04
11/09/2010, 14:22
esses dias eu estava pensando em bolar um projeto para por pneu 33", mas parece qeu a dor de cabeça vai ser grande:
1º Na dianteira teria que baixar o diferencial para deixar as homocinéticas na horizontal mesmo depois de colocar um calço em cima da molas da Besta 16 lugares. Eu acredito que se ficar na mesma altura da traseira que tem as molas da palio weekend GNV já seja suficiente para caber o de 33", caso contrário teria que levantar tb a traseira e fazer o ajuste da panhard novamente.
2º Teria que trocar as rodas, aliás roda tala 6 como as nossas suportam pneus até que tamanho?
3º Precisa cortar os paralamas pq o pneu não caberia, os meus 30" que são recapados e são um pouco mais alto que o 30" original já estão no limite do paralamas.
4º Reduzir a relação ou turbinar o motor, turbina pequena de motor 1.0 para encher em baixa.
Só de pensar na dor de cabeça mais o $$$ já desanima...
Na minha eu vou por o bloqueio dianteiro e já estou pensando em aproveitar e baixar o diferencial o que permitiria levantar um pouco mais a frente e poupar as homocinéticas, mas como é um assunto pouco explorado dá uma certa preocupação pela divergência de opiniões.

DidiDavis
14/09/2010, 19:10
Lucena, nao esquece tambem do upper control arm (foi mal, nao lembro o nome em portugues). Eu acho que se voce colocar mais de 4" (10 cm) de lift na suspensao dianteira, o ball joint do upper control arm vai ficar na articulacao maxima.

Nava
14/09/2010, 22:27
Lucena, esquece isso de baixar diferencial...muita dor de cabeça parta pouco resultado.

Invista no Body lift e passe para roda 16. Um pneu 26570 dá 80cm. O 26575R16 dá 83cm recapado. Vc terá mesmo diametro do 33 mas 6 cm a menos na largura. Ou ainda o 23585R16 da Land dá 83cm mas com apenas 24cm de largura!

Na minha com o lift básico os 31 entravam na boa. Se vc der um powerup minimo ja entram os 26575R16 fácil...

Agora mexer em relação e adicionar o x-crawler é indispensável...

Lucena04
15/09/2010, 18:40
Lucena, esquece isso de baixar diferencial...muita dor de cabeça parta pouco resultado.

Invista no Body lift e passe para roda 16. Um pneu 26570 dá 80cm. O 26575R16 dá 83cm recapado. Vc terá mesmo diametro do 33 mas 6 cm a menos na largura. Ou ainda o 23585R16 da Land dá 83cm mas com apenas 24cm de largura!

Na minha com o lift básico os 31 entravam na boa. Se vc der um powerup minimo ja entram os 26575R16 fácil...

Agora mexer em relação e adicionar o x-crawler é indispensável...
é, eu andei conversando com alguns mecâncos e me falaram que baixar diferencial pode ser dor de cabeça mesmo.
Esses dias eu vi uma Pajerinho (2 portas) do último modelo com pneus 33" e ficou bem legal, mas para a Sportage eu acho que é muita coisa e tem que fazer muitas alterações.
Gostei da dica dos pneus mais altos e mais finos, mas pensando bem a configuração da minha Sportage tem me atendido muito bem 8-)
:concordo: