PDA

Ver Versão Completa : História do JPX



gvogetta
10/03/2003, 21:59
Caros Colegas,

Estou enviando para conhecimento geral, a história do JPX, um dos melhores e mais controversos veículos off-road já proiduzidos no Brasil...

A JPX do Brasil foi criada para atender uma necessidade do grupo
minerador EBX, que não encontrava substituto para os descontinuados Jeep Ford, visto que os demais 4x4 produzidos no Brasil não atendiam os quesitos de suspensão, bitola e esterçamento para trabalho em minas, qualidade e relação custo benefício necessários pela empresa.
O grupo EBX então decidiu produzir um jipe no Brasil. Avaliando diversos modelos produzidos no mundo, encontrou no Auverland o melhor projeto de jipe "heavy-duty" (trabalho pesado e contínuo).

Após negociações com Auverland, o grupo EBX adquiriu os direitos de
produção destes modelos no Brasil, trazendo todo o projeto para montagem no país. Ou seja: o JPX é uma cópia do jipe Auverland.

A produção comercial do JPX começou em 94 (existem raros 93) e foi reduzida drasticamente em 97 por questões de mercado. De 97 a 2001 foram produzidos poucos jipes, a maioria por encomenda.

No total foram produzidos aproximadamente 2800 jipes, sendo que
+- 500 foram modelos militares destinados às forças armadas (nosso Exército o utiliza, e com bons resultados). Alguns foram inclusive exportados, mas basicamente para importadores independentes em vários países.

Os primeiros jipes tiveram o conjunto motriz (motor/câmbio) importado. Isto compreende motor (peugeot XUD9, incialmente importado da França e posteriormente da Argentina), cambio (peugeout, importado da França, porteriormente o Clark nacional, o mesmo da S10) e eixos Carraro
(italianos) e caixa de transferência Auverland (único componente inportado do dono do projeto, e que servia de indicador para pagamento dos royalties pela escala de produção).

As únicas peças realmente fabricadas na JPX eram chassi e carroceria, o
resto era adquirido de fornecedores nacionais.
Todo o resto do jipe era nacional, utilizando-se basicamente de peças
existentes no mercado de outros veículos. Tem muita coisa do Uno, C10,
F1000, Kombi, Ford Cargo, Caminhão Mercedes, Gol, etc.

A JPX do Brasil parou a montagem de veículos por livre e espontânea
vontade em 2002. Não faliu, não quebrou, não deve nada a niguém. Ela existe ainda juridicamente, mas a fábrica foi desativada e os equipamentos leiloados.

Como a JPX do Brasil (que não fechou como falei acima) é obrigada por lei a manter o fornecimento de peças por "N" anos, ela nomeou uma empresa do RJ (Alpina 4x4) como distribuidora de peças, a qual ficou com o estoque então existente e com o cadastro dos fornecedores.
Além da Alpina, vários fornecedores independente de peças continuam a
importar, fornecer e desenvolver peças alternativas e mais baratas para o
JPX, visto que boa parte da produção foi destinada a orgãos governamentais e militares, e que são considerados "bons clientes". Entre eles destacamos a Torque Máximo, Território 4x4 e Murari.

Como você pode ver, os fornecedores de peças da JPX estão aí no mercado, com peças a disposição, para quem quiser pagar. Peugeot, Carraro, Eaton/Clark, Auverland etc, estão a disposição para atender este mercado. Nada falta para quem esta disposto a pagar por uma peça nova.
Mas o que acontece hoje na prática é que o pessoal troca tudo por pelas
peças usadas disponíveis no mercado na medida que dá algum problema mais grave (ou até antes de algum problema, para ter um jipe ainda melhor)... Se o dono está disposto, troca tudo por Hilux, (motor, cambio, cx e eixos) se for só o motor é substituído pelo Hilux, L200, Maxion 2.5, Kia, AP2000 gas, AP2000 Dielsel, etc...
Os eixos já vi com os da Hilux, Toyota e Willys.
O projeto possui bastante espaço e permite estas adaptações com facilidade, e que muitas vezes custam menos que uma manutenção mais complicada, principamente se considerarmos que muitas vezes a procedência destes componentes é duvidosa, em relação ao preço.

O JPX possui inúmeras vantagens sobre os demais jipes disponíveis no
mercado se compararmos jipes originais.

- É um Jipe que serve como carro, e não um carro "travestido" de jipe
- Custo "x" benefício
- Diesel
- Autonomia - mais de 800km por tanque (80L)
- Baixo índice de roubos, devido a pequena frota, e a que o motor não é
utilizado em outros veículos no Brasil
- A melhor suspensão entre os jipes da categoria
- Ótimo espaço interno
- Boa ergonomia
- Direção hidráulica de série
- Nível de ruído e vibração aceitável
- Muito mais bonito que os outros :-)

As desvantagens do JPX não vou citar, pois isto a oposição sabe da lista completa, até melhor que os próprios proprietários...
Como jipe, o JPX ganha na comparação com qualquer jipe (ou SUV metido a jipe) desde que considerado o CONJUNTO.
Individualmente ele perde em muitos dos quesitos (exceto suspensão),
pois todos os jipes tem o seu ponto forte e fraco, mas o JPX tem boa
pontuação em todos...
É logico que existem os "Frankensteins" da vida, que são jipes ou SUV's
totalmente descaracterizados do projeto original, onde foram investidos
mais do que o dobro do valor do carro para deixá-lo impecável, mas isto não está em consideração. Cada um com seus problemas, já dizia o "Velho Ditado".

Artur Marta
30/12/2003, 15:47
Olá!

Li seu texto sobre a "história do JPX" e me interessei ainda mais em comprar um jipe dessa marca. Mas, como marinheiro de primeira viagem, fico ainda questionando sobre se essa seria mesmo uma boa compra...

Há pessoas que realmente são "inimigas" do JPX e falam que, entre outros problemas, o veículo apresenta o defeito de esquentar demais.

É isso mesmo????

Vc poderia me dizer de fato quais seriam os pontos negativos do JPX?

Abraço,

Artur

gvogetta
05/01/2004, 20:56
Caros Amigos,


Primeiramente, desculpem pelo "sumiço" no segundo semestre mas a coisa tava "preta" e o tempo muitíssimo escasso por conta de vestibulares, concursos e trabalhos, por isso dei um tempo...
Como o colega cita na sua mensagem, o JPX realmente possuía alguns problemas crônicos de projeto (na verdade de adaptação à realidade brasileira, uma vez que o veículo é praticamente um Auverland francês fabricado sob licença...) e por isso muitos tornaram-se inimigos mortais do Jota. Mas o jipe é excelente e no atual estágio, os veículos que encontram-se rodando já devem ter a grande maioria destes problemas sanados pelos seus proprietários.
O principal problema do JPX era sem dúvida o superaquecimento, provocado por um conjunto de fatores: motor não projetado para trabalhar com turbo, radiador original de pequena capacidade, motoristas "pé-de-chumbo", falta de cuidado com a água do circuito de arrefecimento e outros... Como todos os problemas de qualquer veículo, os problemas do Jota (inclusive o superaquecimento) têm solução sim!
Como dicas para compra de um bom Jota valem todas as boas regras para comprar qualquer jipe, mas cito primeiramente verificar o estado geral do motor e turbina, se possível levando-o a um bom mecânico de confiança. Verifique se ao dar partida o motor não lança muita fumaça no ambiente (branca ou preta). Depois, verifique o estado do chassi, se não tem soldas, trincas (coisa muito difícil), verifique o estado de eixos, caixas (câmbio e transferência), eixos e diferenciais e por último o estado dos freios (especialmente se estes puxarem um pouco para os lados ao frear bruscamente - neste caso os discos podem estar desgastados e eles são caros).
Se puder optar, prefira um modelo mais novo (97 em diante) que já saíram de fábrica com muitos dos problemas iniciais já resolvidos.
Apesar de ser meio suspeito para falar, os JPX são máquinas excepcionais e não deixam nada a desejar em relação a outros jipes.
Visite nosso site: www.ninrod.com/mundojpx para conhecer mais detalhes do veículo.

Saudações a todos,

naldo.ap
07/01/2004, 13:22
Caros Amigos,

Se puder optar, prefira um modelo mais novo (97 em diante) que já saíram de fábrica com muitos dos problemas iniciais já resolvidos.
Apesar de ser meio suspeito para falar, os JPX são máquinas excepcionais e não deixam nada a desejar em relação a outros jipes.
Visite nosso site: www.ninrod.com/mundojpx para conhecer mais detalhes do veículo.

Saudações a todos,


gvogetta,

Você é bastante convicente, não precisa dizer mais nada, o carro é referência. Dei uma visitada no teu site, e fiquei encantado com o jipe da Seção de Amigos, aquele prata, é um expetáculo! agora dá uma dica aí de quanto Lt$$$ custa um Montez ano 97, em bom estado. Que é pra eu ter uma base de quanto pagar por um quando eu sair a "campo".

Saudações JPXizanas!

Luis Assis
07/01/2004, 13:36
gvogetta,

Você é bastante convicente, não precisa dizer mais nada, o carro é referência. Dei uma visitada no teu site, e fiquei encantado com o jipe da Seção de Amigos, aquele prata, é um expetáculo! agora dá uma dica aí de quanto Lt$$$ custa um Montez ano 97, em bom estado. Que é pra eu ter uma base de quanto pagar por um quando eu sair a "campo".

Saudações JPXizanas!

Naldo,
Meu amigo daqui de RIbirão Preto, ontem, comprou um 97, já com radiador trocado, e pagou R$ 17.000.00
[]'s
Gustavo

naldo.ap
07/01/2004, 22:54
gvogetta,

Você é bastante convicente, não precisa dizer mais nada, o carro é referência. Dei uma visitada no teu site, e fiquei encantado com o jipe da Seção de Amigos, aquele prata, é um expetáculo! agora dá uma dica aí de quanto Lt$$$ custa um Montez ano 97, em bom estado. Que é pra eu ter uma base de quanto pagar por um quando eu sair a "campo".

Saudações JPXizanas!

Naldo,
Meu amigo daqui de RIbirão Preto, ontem, comprou um 97, já com radiador trocado, e pagou R$ 17.000.00
[]'s
Gustavo

Pôxa Gustavo :P:P:P,

Um carro desses tava sob medida... o que me corta as forças é que por aqui não aparece uma dessas e considerando que estou ilhado do resto do Brasil, fica difícil eu aproveitar as oportunidades, quando surgem, mas fiquei animado pois vejo que não está longe do meu alcance....
valeu amigo :!:

Guilherme Crazy
08/01/2004, 00:33
Este prata esta lindo mesmo!!
Estou com um video de um jpx montez em açao!!
Infelismente nao estou conseguindo postar aqui :cry: Mas vou por na seçao de downloads!!

Markito Amato
13/01/2004, 10:07
Salve, Getúlio! Tudo bem?!

Gostei de ler o que você escreveu sobre o JPX. Há muito eu escuto coisas completamente fora da realidade sobre essa fábrica que, por sinal, eu conheço bem. :roll:

Pois é, em 1994, fui chamado por um grande amigo meu que é fotógrafo publicitário, o Ayrton Camargo, para fazer as fotos do JPX. Como sou jipeiro há muitos anos e fotógrafo há mais tempo ainda acabei topando. Ficamos, nós e a equipe, hospedados por mais de um mês no Hotel Fernandão, que ficava ao lado da fábrica, em Pouso Alegre.

Durante esse tempo lá, fiquei responsável pela escolha das locações e por pilotar os Jotas que posariam nas fotos, comigo dentro, é claro! :D
Sim, eu sou aquele sujeito que aparece de óculos escuros dirigindo os JPX em praticamente todos os folhetos e cartazes da marca. :D

Foi realmente muito divertido, apesar do cansativo trabalho que começava às 5h e terminava às 18h e que resultou em quase 3 mil cromos. Só em uma passagem de rio, mais precisamente em Baependi (próximo à Caxambu e São Lourenço), foram 256 entradas e saídas. Fiquei até com torcicolo.

Já em outro momento, eu dava um cavalo-de-pau em frente à câmera. Nessa, foram 315 derrapadas e 315 fotos. Em uma delas eu quase acertei a máquina, chegando a ficar a uns meros 10 cm da mesma. O pior é que a dita cuja era uma suíça Sinar 4x5" de quase 40 mil doletas! :shock:

Dentre algumas fotos legais, posso citar aquela que aparece na capa do manual do proprietário. Naquele dia, estávamos em uma fazenda produzindo algumas chapas com horti-granjeiros e algumas cabeças de gado ao fundo. Como eu sou jipeiro e, não, cowboy, as fotos ficaram uma "beleeeza".

Quase no final do dia, pintou aquele pôr-do-sol. Aproveitamos, então, que o jipe já estava em um local estratégico e corremos para não perder o momento.

Daí, o Ayrton me grita:
- Acende um cigarro, Markito!
- Cara, eu não fumo!!!
- Dá um jeito, porr...!!!

Acabei achando uma revista que estava jogada no jipe. Enrolei um pequeno pedaço de papel e acendi. Ele correu para o mato e começou a fotografar.

Tudo estava perfeito até que...

"Ai, ai, ai, que porra é essa na minha perna?", gritou o Ayrton.

Não tive dúvida e respondei: "Cara, você está em cima de um formigueiro!!!"

Nossa, nunca ri tanto em minha vida! Eu ali posando de "galã-malboro-fajuto-country" enquanto ele e a equipe saltitavam deseperados por causa das milhares de raivosas formigas vermelhas. :lol: :lol: :lol:

Houve mais passagens hilárias, porém, acho que teria que fazer um testamento aqui e ninguém teria muito saco de ler. :wink: :D

Ah, por causa desse trabalho, acabei descolando um bom desconto para comprar um Jota. Com isso, peguei um 95 com o qual eu ralei um bocado.
O bichinho era valente que só. E como eu não sou pé-de-chumbo, ele nunca esquentou em, minha mão. Fotos dele? Acho que coloquei duas em meu álbum aqui no fórum. :D


Abraços saudosos,

gvogetta
19/01/2004, 22:30
Grande Markito,


Salve! Então era você. Vi as fotos que falou, tenho várias de catálogos e de materiais publicitários da JPX da época de "ouro" do jota... Deve ter sido interessante...

Histórias como estas é que dão gosto às nossas aventuras, sejam lá de que jipe for...

gvogetta
19/01/2004, 22:37
Caro Naldo,


Quanto a preço de JPX é um pouco complicado, pois podem existir 2 jotas aparentemente iguais mas com preços completamente diferentes, principalmente devido à configuração de motor...

Um jota 97, com motor original, vale em média algo em torno de R$ 18 mil a R$ 21 mil, dependendo das pequenas modificações promovidas pelo proprietário (amortecedores, pneus, rodas, etc.) e em função da presença ou não de ar condicionado. No eixo Rio - Sp -Minas existe grande oferta destes modelos, em grande profusão de cores e anos. Sugiro ficar atento e prestar muita atenção quanto à manutenção dada ao veículo e também quanto ao seu estado de conservação.

Saudações,

naldo.ap
20/01/2004, 09:45
Caro Naldo,


Quanto a preço de JPX é um pouco complicado, pois podem existir 2 jotas aparentemente iguais mas com preços completamente diferentes, principalmente devido à configuração de motor...

Um jota 97, com motor original, vale em média algo em torno de R$ 18 mil a R$ 21 mil, dependendo das pequenas modificações promovidas pelo proprietário (amortecedores, pneus, rodas, etc.) e em função da presença ou não de ar condicionado. No eixo Rio - Sp -Minas existe grande oferta destes modelos, em grande profusão de cores e anos. Sugiro ficar atento e prestar muita atenção quanto à manutenção dada ao veículo e também quanto ao seu estado de conservação.

Saudações,


Obrigado pela dica Getulio, pode ter certeza que vou atentar para esses detalhes.

Marcelo R. A. da Cunha
13/04/2006, 12:53
Vou desenterrar esse tópico para que os novatos em JPX :mrgreen: tenham uma idéia da maquina que eles têm nas mãos. :concordo:

Rogério Barthy
17/04/2006, 14:17
Estive esse feriado de pascoa, no Rio de Janeiro e fiquei feliz em ver no meu trajeto de ida e volta 5 "Js", andando carregados e indiferentes aos outros veículos.
Aproveitei a oportunidade e apresentei-os às minha sócias (mulher e filha), que passeiam comigo de Jeep CJ-5 e reclamam um pouquinhozinho do barulho, poeira, solavanco, pequena velocidade, muito vento, falta de vento, etc....
Assim, estou interessado em adquirir um JPX para substituir meu "40" que apesar de inteiro, têm 40 anos de ralação.
Onde moro, tambem existem uns 8 "J" e então irei procurar um por perto para tentar adquirir.
Como posso analisar o estado da mecânica e se irei entrar em um novo problema?
Podem me ajudar?
Quanto à capota, é difícil substituir a de lona por rígida $$ dificuldades em encontrar, adaptações e etc..
Motor, bicos, bomba e turbina, há de se levar em um mecânico para avaliação;
Caixa, reduzida e eixos/roda-livre, como avaliar?
Espero ajuda!!!!
Rogério.

ricardolm
20/04/2006, 21:29
Ola Rogerio, beleza?

Sou um ex proprietario de Jota, o que tenho a falar do motor, é uma caixinha de surpresas, um dia ele esta bom, no outro esta no mecanico, eu fiz o do meu duas vezes, uma vez completo e uma vez parte de cima devido a queima da junta, acho que a queima da junta se deu devido a falta de reaperto do cabecote, de qq forma gastei 2.7k nesta brincadeira, logo apos a venda o novo dono teve problemas na turbina (isso eu ainda nao tinha mexido), depois foi na bomba de diesel (tb nunca tinha mexido), acredito que se ele estiver vendendo, agora nao tem mais nada para fazer :D :D foi revisado praticamente tudo do motor.

o nome do proprietario é Flavio (tem como nome no Forum bubbles)

[]s

gvogetta
23/04/2006, 15:20
...

Assim, estou interessado em adquirir um JPX para substituir meu "40" que apesar de inteiro, têm 40 anos de ralação.
Onde moro, tambem existem uns 8 "J" e então irei procurar um por perto para tentar adquirir.
Como posso analisar o estado da mecânica e se irei entrar em um novo problema?
Podem me ajudar?
Quanto à capota, é difícil substituir a de lona por rígida $$ dificuldades em encontrar, adaptações e etc..
Motor, bicos, bomba e turbina, há de se levar em um mecânico para avaliação;
Caixa, reduzida e eixos/roda-livre, como avaliar?
Espero ajuda!!!!
Rogério.

Caro Rogério et All,

JPX usado é realmente mais complicado de avaliar do que outros jipes. Como já citado, o motor é uma "caixa de surpresas", geralmente das negativas.

No meu caso, o motor foi retificado o cabeçote, por queima de junta com 85 Mil Km. Depois rodou como uma manteiga, até que, sem mais nem menos deu pau com 118 Mil, numa viagem de mais de 4000 Km, mas nunca antes havia incomodado e era conservado e tratado "a pão de ló". Depois dessa, em que literalmente cozinhou o cabeçote, inutilizando-o (detalhe, a temperatura não havia subido, estava na escala azul, na estrada a 90 Km/h, e de repente pulou rápido para o vermelho - aí parei o jipe mas já era tarde...). Não preciso falar que depois desta surpresa troquei de motor...

Caixa de câmbio e reduzida basta verificar vazamentos e o engate das marchas. O maior problema na caixa de câmbio Peugeot original são as malditas "bieletas" que normalmente desgastam as buchas de plástico, causando o desengate ou dificuldade de engate de algumas marchas. Isso pode ser verificado facilmente deitando em baixo do jipe e checando-as (lado esquerdo da caixa - são duas varetas externas à caixa com bulbos nas pontas). Já a reduzida o maior problema são os vazamentos, por conta de retentores gastos ou respiro inexistente.

Eixos, os originais, se o motor for o original XUD-9, geralmente dão conta do serviço e dão pouca manutenção. Verificar folgas, barulhos e vazamentos assim como o estado do óleo dos diferenciais.

Quanto à capota, se deseja um com capota de fibra, já compre-o assim, pois trocar a de lona por fibra é problema (é cara e relativamente difícil de achar inteira).

Espero ter ajudado. Saudações,