PDA

Ver Versão Completa : Molas, Calço, Suspensao e Pneus / Samurai 97



Guil
06/03/2004, 10:47
Fala aí galera, acabei de me cadastrar no forum. :D

Tava com uma duvida aqui, e como nao sei nada de mecanica e sou novo no universo 4x4, queria ver se vcs me davam ajudam.
Eu tenho um Samurai 97 com molas helicoidais e queria saber qual o maior tamanho de pneu que o carrinho suporta sem ter que mexer na mecanica.

Atualmente estou usando pneus Michellin A/T 215/75/R15, para cloca-los substitui as molas originais (que já estavam bem maltratadas) por um jogo maior e mais forte. Só nao sei se fiz a coisa certa :?

Me falaram para colocar molas do Logus na traseira e do Gol na dianteira com clacos de 1,5" para dar uma levantada.

Mas é isso aí, tava querendo uma receita pra colocar pneus maiores sem ter que mexer na mecanica do carro, se é que isso é possível.
Se puderem me dar um help aí ....

Abcs.

Wallace
06/03/2004, 11:57
Oi Guil,

Na traseira não tem tanto problema, mas na dianteira qualquer tipo de alteração reflete na geometria do sistema de direção.

Rafael_Reis
07/03/2004, 21:12
Bom, por partes:

Originalzinho da para ir ate os BSG 215 sem problema.

Depois tem dois caminhos: calço de carroceria de 2" (bodylift) e liftb de suspensão de 2". O mais simples de fazer é o bodylift e daria para colocar uns BSG 235 sem galho. Se ja quer dar uma garibadinha faz os dois. Lift de suspensão e de carroceria! :twisted:
O lift de suspenao é um pouquinho mais complicado mas vale a pena, da mais curso, altura... Mas tem q mexer nos amortecedores... Enfim, é mais complicado. O simples é por a carroceria pra cima.
Acessa www.rc4x4.com.br ou sac@rc4x4.com.br, fala com o Rodrigo Portugal.

Abraços quase a 5", :shock:

Wallace
08/03/2004, 01:15
Não esqueça que quanto maior o pneu mais fraco fica se não mudar a redução dos diferencias e/ou da transferência.
Se quiser fazer direito tem que fazer tudo na suspensão, sem body lift.
Mas para fazer direito, quando mudar à mola por uma maior tem que trocar os braços da suspensão por maiores. Para acertar a geometria e ter curso (ou só perde curso).
Veja como o Bill fez no dele. Lembrando que ele estava ou já vendeu a suspensão dele, pois está fazendo uma nova para os Danas 44.
E quando menos levantar melhor; basta caber o pneu aproveitando todo o curso da suspensão.

Rafael_Reis
08/03/2004, 01:32
Braços da suspensão? :shock:
O cara quer so por um pneuzinho maior, não quer competir em trial!!!!
Eu fuçaria valendo na suspensão, mara para o uso dele não vejo necessidade. Eu acho o bodylift um recuero bom para quem so quer espaço para um pneu maior.

Sou da filosofia q o melhor jipe é aquele q atende as SUAS necessidades.
Imagina só o nosso amigo Guil gastando 5 paus na suspensão do Bill para por uns 31".


Veja so: Mas é isso aí, tava querendo uma receita pra colocar pneus maiores sem ter que mexer na mecanica do carro, se é que isso é possível.
Ai tu me recomenda o cara a comprar a suspensão do Bill? :shock: :? Tsc, tsc...

Ae Guil o q tu pretende fazer com teu jipe? Ta pensando em usar q tamanho de pnaus? Na prátiva os eixos Suzuki guentam no maximo uns 32"...

Abraços direcionados,

Wallace
08/03/2004, 01:47
Como falei... minha receita é para fazer direito.
31 já é critico para os eixos do Samurai.
E não recomendei comprar a suspensão do Bill não... falei para falar com o Bill.
Que mania alguns aqui tem de querer distorcer o que os outros escrevem. :-(
E de toda forma o preço da suspensão do Bill certamente não é este... isso devia ser com eixos, bloqueios, etc...
Engraçado é você falar que ele não quer competir num trial e depois perguntar o que ele pretende com o jipe dele! Tsc, tsc...
Acho importante informar como deve ser feito para ficar certinho. Se ele quiser fazer diferente é problema dele.

Rafael_Reis
08/03/2004, 01:51
Logico, perguntei pelo seguinte:
Se o cara so quer um pneuzinho maior (o qeu suponho q seja o caso) continuo recomendando o bodylift e calços.
Agora, se ele quer fazer trilha MESMO, ai concordo contigo, tem q fazer direito. :lol:

SÓ isso...

billj
08/03/2004, 08:30
Restam ainda algumas partes e peças dos eixos Dana 30 e da suspensão. Se alguém se interessar, entre em contato, faço um preço muito bom mesmo, pois a finanças estão apertadas devido às compras recentes........ :P

Abraços,

Guil
08/03/2004, 10:38
Sou da filosofia q o melhor jipe é aquele q atende as SUAS necessidades.


Disse tudo.

O lance é que eu realmente faço pouco offroad, quando faço sao só trilhas leves. Mas tava querendo me dedicar mais, tipo pegar uns raids, entrar num jipe club, sair pra uns passeios desses q organizam. E pra isso eu tava querendo dar uma melhora no desempenho do carrinho no fora de estrada.

Só tem um problema, esse samurai é o meu carro do dia a dia, só tenho ele, e ando com ele pra todo lado. Entao, nao tava querendo fazer nada que fosse prejudicar muito o desempenho dele na cidade

Ah, e meu orçamento anda meio baixo entao, a princípio eu pretendia deixar a mecanica dele original mesmo ( dá pra se sair bem com ela original nao dá?), e tava querendo umas dicas pra melhorar o desempenho dele no off-road :D .

Valeu.

billj
08/03/2004, 10:57
Sou da filosofia q o melhor jipe é aquele q atende as SUAS necessidades.


Disse tudo.

O lance é que eu realmente faço pouco offroad, quando faço sao só trilhas leves. Mas tava querendo me dedicar mais, tipo pegar uns raids, entrar num jipe club, sair pra uns passeios desses q organizam. E pra isso eu tava querendo dar uma melhora no desempenho do carrinho no fora de estrada.

Só tem um problema, esse samurai é o meu carro do dia a dia, só tenho ele, e ando com ele pra todo lado. Entao, nao tava querendo fazer nada que fosse prejudicar muito o desempenho dele na cidade

Ah, e meu orçamento anda meio baixo entao, a princípio eu pretendia deixar a mecanica dele original mesmo ( dá pra se sair bem com ela original nao dá?), e tava querendo umas dicas pra melhorar o desempenho dele no off-road :D .

Valeu.


- pneu mais agressivo de diâmetro no máximo de 30".
- BL de 1"
- calços na molas e alongadores nos amortecedores dianteiros de 1"
- reforço nos suportes superiores dos amortecedores dianteiros (se deve fazer isso mesmo se não fizer trilha)

Ande feliz......... :wink:

Guil
08/03/2004, 16:44
Valeu pelas dicas aí Bill.

Quanto ao body lift isso é fácil de se fazer, existe algum tipo de kit?

Os calços para as molas eu encontrei um desenho na net de 1,5" (tá anexado aí no post), é muito ou nao vai fazer muita diferença para o de 1"?
Até porque eu tenho um amigo de SP que fez plastico no SENAI e ele trabalha numa empresa onde ele pode fazer esse calço sem problemas pra mim, é só eu arrumar o desenho.

Como é feito o alongamento dos amortecedores?

E o reforço nos suportes de amortecedores dianteiros ja foram feitos, com duas porcas soldadas, uma prendendo por cima e outra por baixo. Só nao sei se este é o modo correto de se fazer.

Como eu disse na minha primeira mensagem meus conhecimentos de mecanicas sao muito limitados, pra nao dizer nulos :lol: .

Mas se puderem dar essa ajuda ...

Valeu.

Queiroz
11/07/2006, 16:35
Como erguer a suspensão de um samurai 97

http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/mecanica_3.htm

losninjas
11/07/2006, 17:38
Como erguer a suspensão de um samurai 97

http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/mecanica_3.htm


ta respondido a cima, eh so colocar os calços de carroceria ou colocar umas buchas nas molas.. tudo vai depender pra que vc quer o samurai ou quanto vc pode gastar..

losninjas
11/07/2006, 17:44
Aproveitando o topico, qual as molas que substituem as traseiras do samurai 97? É q meu pai tem um e ja ta muito gasta.. tem gas natural e sempre que viajar(quase todo fim de semana) leva mais 2 pessoas atras e as bagagens no bagageiro de teto(isso mesmo, sai parecido com a familia buscape hahahahah)
entao a pergunta eh qual as molas um pouco mais forte que eu devo colocar? e qualk amortecedor traseiro devo usar, ja que os que tem nele ja se foram..

ate mais

ASPIRA
18/09/2008, 20:12
Pessoal,

Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas.
Como as mensagens aqui são bem antigas (dois anos atrás) não vai faltar experiência pra contar!

Tenho um Samurai 97 faz um ano +- e ele tá todo original. Tá até com os pneus originais, meios ressecados mas tá!! Gostaria de colocar uns maiores 225/75/15 ou 235/75/15. Quem sabe ter dois jogos de pneu. Pq apesar de usar na cidade, tb quero fazer trilhas ou pelo menos estar preparado.

Entrei em contato com a RC4x4 e fui orientado a apenas colocar calços de carroceria. Disseram q mecher na suspensão é entrar numa fria e estragar o carro. O atendente me falou até pra colocar com pneu com diametro 70 mesmo..

Bom, é isso... se for possível alguém ajudar... e ter calma!! Pq sou meio ignorante qto às peças:lol:. Abraços

Fabil
19/09/2008, 09:03
"entrar numa fria e estragar o carro se mecher na suspensao" ?????
dá uma lida aqui....heheheh
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195

Higor Renck
12/10/2008, 09:04
Olá Pessoal...

Alguém dos amigos tem Samurai 97, 98 ou 99 com pneu 31??

Caso positivo gostaria que o pessoal postasse o que tiveram que fazer para que os 31 ficassem sem raspar em nada??

Em relação a suspensão, calso nas molas, amortecedores...

Tiveram que cortar lata?

O meu está com calso de 5cm e ainda assim ficou pegando em vários lugares, terei que cortar algumas coisas e se alguém tem uma receita que não necessite cortar agradeço

Muito Obrigado

Grande abraço...

MaGao
12/10/2008, 12:37
body lift é o mais comum..

kit do fabil seria o mais adequado =)

a troca do amortecedor dianteiro .. para por molas maiores.. porem o caster vai ficar errado.. se não me engano tem que jogar o suporte de onde fica os links para frente para corrigir.. acho que é isso =)


eu to preparando o meu.. juntando grana para fazer isso =)

so que com kit não quro fazer body lift

Abraços,

diogo ludovico
12/10/2008, 14:35
Higor, eu uso 33" :mrgreen: e para isso tive que modificar totalmente a suspenção:twisted:. porem assim não precisei cortar nada da lata.:palmas:
Para usar pneus 31 sem problemas a melhor solução é o kit de suspenção feito pelo Fabil, pois alem de permitir subir o carro em 15cm, ele mantem o caster original (através de braços dianteiros novos).
não é a solução mais barata, porem na minha opinião é a que dá melhor retorno ao melhorar o desempenho da suspenção (maior curso).
Se quiser ver o samurai do Fabil procure por samurai speedporco na seção frota 4x4, e para ver o meu é só clicar na assinatura abaixo.

Higor Renck
12/10/2008, 16:24
Higor, eu uso 33" :mrgreen: e para isso tive que modificar totalmente a suspenção:twisted:. porem assim não precisei cortar nada da lata.:palmas:
Para usar pneus 31 sem problemas a melhor solução é o kit de suspenção feito pelo Fabil, pois alem de permitir subir o carro em 15cm, ele mantem o caster original (através de braços dianteiros novos).
não é a solução mais barata, porem na minha opinião é a que dá melhor retorno ao melhorar o desempenho da suspenção (maior curso).
Se quiser ver o samurai do Fabil procure por samurai speedporco na seção frota 4x4, e para ver o meu é só clicar na assinatura abaixo.

Olá Diogo, blz?

Cara, eu estava com vontade de colocar 31, achei que como o meu Samuca estava iriam servir... Doce ilusão:parede:

Ele está com calço de 2" e estava rodando com 235/75 R 15 na boa e para trilha tinha um 3k 225/75 R 15, porém é um *&^^%$ ficar trocando roda, ai resolvi partir para um BF mesmo.

Depois de colocar ou 31 vi que teria que cortar muita coisa para ficar bom, a diferença é que ele ficou mais macio.

Antes de cortar alguma coisa, vou tentar diminuir um pouco o tamanho dos pneus, acho que vou iniciar pelo 30 se caso ainda pegar... ai parto para o corte de latas mesmo que é mais barato... e como acabei comprando rodas e pneus... fiquei sem $$$ :mrgreen:

Amanhã vou voltar no Mecânico para ver o que faremos...:putz::putz::putz::sad:

Como ficou a dirigibilidade do teu Samuca com os 33, ficou muito bobo nas curvas???

Te pergunto isso porque o Samuca vai ser minha única viatura, estou vendendo minha XJ por motivo de doença na Família.

Então me interessa muito a estabilidade dele com os 31...

Muito Obrigado

diogo ludovico
13/10/2008, 12:25
Meu samurai tambem é meu unico carro. o que aconteceu no meu é que como troquei os eixos e reformulei a suspenção, passando asmolas traseiras para fora do chassi e mudando os 4 suportes de mola, o carro ficou com ocentro de gravidade muito alto, pois alem de tudo inverti os links, que originalmente entravam por baixo do eixo e agora entram por cima, deixando todo o peso do carro a uma altura de 80cm, abaixo disso só os pneus e os eixos.
Desta forma, em curvas muito acentuadas ele tende a escorregar nas 4 rodas, ajudado tambem pelos pneus MT.
De modo geral, não senti piora na dirigibilidade, na verdade melhorou em muito o conforto, acabando com aquela incomoda inclinação lateral da carroceria. o que aumentou muito foi a deriva em estradas quando se tem ventos fortes, neste caso sim o carro puxa bastante no sentido do vento, mas tambem está com 2 metros de altura.
Viajo tranquilo a 100km/h com a velocidade variando de 70 a 110, afinal ele está muito reduzido, a 100 ele fica em 4000 RPM )na estrada sofro um pouco (no original tb)e na cidade dou pau em muita gente:mrgreen:

Higor Renck
13/10/2008, 12:32
Obrigado Diogo...

O meu ficou inclinando muito... vou ver se consigo compensar isso colocando amortecedores e molas mais duras...

Vou ver o que rola nos próximos dias

Grande abraço

Higor Renck


Meu samurai tambem é meu unico carro. o que aconteceu no meu é que como troquei os eixos e reformulei a suspenção, passando asmolas traseiras para fora do chassi e mudando os 4 suportes de mola, o carro ficou com ocentro de gravidade muito alto, pois alem de tudo inverti os links, que originalmente entravam por baixo do eixo e agora entram por cima, deixando todo o peso do carro a uma altura de 80cm, abaixo disso só os pneus e os eixos.
Desta forma, em curvas muito acentuadas ele tende a escorregar nas 4 rodas, ajudado tambem pelos pneus MT.
De modo geral, não senti piora na dirigibilidade, na verdade melhorou em muito o conforto, acabando com aquela incomoda inclinação lateral da carroceria. o que aumentou muito foi a deriva em estradas quando se tem ventos fortes, neste caso sim o carro puxa bastante no sentido do vento, mas tambem está com 2 metros de altura.
Viajo tranquilo a 100km/h com a velocidade variando de 70 a 110, afinal ele está muito reduzido, a 100 ele fica em 4000 RPM )na estrada sofro um pouco (no original tb)e na cidade dou pau em muita gente:mrgreen:

Higor Renck
19/10/2008, 23:36
Buenas...

Pessoal, estou iniciando as alterações na suspensão para poder usar os 31.

Primeiro na dianteira, coloquei calço de 2" nas molas originais, mas ficou "quicando" como se fosse um carro com molas cortadas, "rebaixado" achei que o problema poderia ser as molas por estarem cansadas.

Troquei as molas dianteiras originais por um jogo de molas do voyage, mantendo o calço. O Samuca ergueu mais 4cm e aparentemente ficou perfeito.

Vou levar em uma oficina especializada para conferir os ângulos de caster e alinhamentos para ver como está.

Por outro lado, não queria mudar a suspensão, sendo necessário efetuar a correção da barra panhard, alguém teria uma idéia para me passar...

Há algum suporte que se possa usar? Ou fazer?

Ainda tenho que mexer na suspensão traseira, que hoje está com molas de KA com calço de 2" e amortecedores de S10. Ela está jogando o Samuca para cima quando se passa em algum buraco, e não é os amortecedores, porque os coloquei a 15 dias e quase não andei com ele...:pensativo:

Vou procurar uma mola mais dura para ver se resolve o problema...

Alguém tem uma boa idéia para me passar.

Obrigado e grande abraço:concordo:

Alberto.Oliveira
20/10/2008, 00:10
Higor,

Estou usando molas de voyage na frente e atrás. No meu caso, melhorou tanto a altura do samurai quanto o conforto. Essa sensação de "jogar" que você fala eu tinha com as molas originais. Não seria uma opção para você?

Como ficou o samuca com os calços? Sentiu diferenças nas curvas?? Estou pensando em colocar no meu, apesar de achar que já ficou bem alto, :).
Estou pensando mais a frente, para colocar pneus maiores. Só não os 31'. Penso em algo mais modesto, como os 235 que você pôs anteriormente.

[]'s
Alberto

diogo ludovico
20/10/2008, 00:25
Higor, tem-se a opção das molas traseiras do santana quantum com GVV (40cm) ai é só cortar na altura desejada, assim não precisa de calço de mola.
Quanto a correção das barras penhards, é simples, é só refurar o suporte original, pois quando se sobe o carro, a tendencia é que a barra fique curta e puxe o eixo para o lado.
Assim, é só soltar a barra no parafuso junto ao chassi, e verificar o angulo correto, onde der certo se faz a nova furação.
Na foto aparece a modificação na furação porem no suporte original, mas para colocar os 31" vai ser necessário a instalação de um suporte novo para que a barra mantenha a sua inclinação original, parecido com o da segunda foto (dianteira) e terceira (traseira) e (neste caso corrigindo para so 33").
Agora, se realmente quer colocar 31", já coloque de uma vez, pois assim voce evita de gastar para colocar um pneu um pouco maior e depois gastar novamente para colocar os 31", converse com o fabiano para conseguir um parcelamento no kit dele, pois assim voce só faz uma intervenção no carro e fica com uma suspenção muito melhor e com os 31".
:mrgreen:Fabil quero minha comissão heim:mrgreen:....

Higor Renck
20/10/2008, 09:25
Olá Diogo,

Cara, é justamente isso que eu não quero fazer...

Não quero mexer de mais no Samuca... a única coisa que eu farei se necessário é corrigir o ângulo de trabalho da panhard.

Não consegui testar apropriadamente o Samuca ainda, acho que hoje consigo ver alguma coisa.

Mas com certeza vai aparecer alguma coisa... Por isso a intenção de pelo menos corrigir o ângulo de trabalho da panhard

HA... já coloquei os 31... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Grande abraço



Higor, tem-se a opção das molas traseiras do santana quantum com GVV (40cm) ai é só cortar na altura desejada, assim não precisa de calço de mola.
Quanto a correção das barras penhards, é simples, é só refurar o suporte original, pois quando se sobe o carro, a tendencia é que a barra fique curta e puxe o eixo para o lado.
Assim, é só soltar a barra no parafuso junto ao chassi, e verificar o angulo correto, onde der certo se faz a nova furação.
Na foto aparece a modificação na furação porem no suporte original, mas para colocar os 31" vai ser necessário a instalação de um suporte novo para que a barra mantenha a sua inclinação original, parecido com o da segunda foto (dianteira) e terceira (traseira) e (neste caso corrigindo para so 33").
Agora, se realmente quer colocar 31", já coloque de uma vez, pois assim voce evita de gastar para colocar um pneu um pouco maior e depois gastar novamente para colocar os 31", converse com o fabiano para conseguir um parcelamento no kit dele, pois assim voce só faz uma intervenção no carro e fica com uma suspenção muito melhor e com os 31".
:mrgreen:Fabil quero minha comissão heim:mrgreen:....

Higor Renck
20/10/2008, 09:30
Olá Alberto,

Cara, quais os amortecedores que vc está usando??/

Bom com o setup anterior, na frente tudo original com calço e na suspensão traseira, molas de ka e amortecedores de S10 ele inclinava muito pouco, pouco mesmo e estava com os 235

Não tive como testar ele ainda, porque falta arrumar a susp traseira, mas parece que quanto a inclinação voltou a ficar como estava com os 235, mesmo usando agora os 31.

Era exatamente o que eu estava pensando em fazer... usar as molas do Voyage em ambas...:mrgreen:

[ ]'s



Higor,

Estou usando molas de voyage na frente e atrás. No meu caso, melhorou tanto a altura do samurai quanto o conforto. Essa sensação de "jogar" que você fala eu tinha com as molas originais. Não seria uma opção para você?

Como ficou o samuca com os calços? Sentiu diferenças nas curvas?? Estou pensando em colocar no meu, apesar de achar que já ficou bem alto, :).
Estou pensando mais a frente, para colocar pneus maiores. Só não os 31'. Penso em algo mais modesto, como os 235 que você pôs anteriormente.

[]'s
Alberto

Fabil
20/10/2008, 09:57
Higor, tem-se a opção das molas traseiras do santana quantum com GVV (40cm) ai é só cortar na altura desejada, assim não precisa de calço de mola.
Quanto a correção das barras penhards, é simples, é só refurar o suporte original, pois quando se sobe o carro, a tendencia é que a barra fique curta e puxe o eixo para o lado.
Assim, é só soltar a barra no parafuso junto ao chassi, e verificar o angulo correto, onde der certo se faz a nova furação.
Na foto aparece a modificação na furação porem no suporte original, mas para colocar os 31" vai ser necessário a instalação de um suporte novo para que a barra mantenha a sua inclinação original, parecido com o da segunda foto (dianteira) e terceira (traseira) e (neste caso corrigindo para so 33").
Agora, se realmente quer colocar 31", já coloque de uma vez, pois assim voce evita de gastar para colocar um pneu um pouco maior e depois gastar novamente para colocar os 31", converse com o fabiano para conseguir um parcelamento no kit dele, pois assim voce só faz uma intervenção no carro e fica com uma suspenção muito melhor e com os 31".
:mrgreen:Fabil quero minha comissão heim:mrgreen:....

refurar os suportes é gambiarra braba e perigosa..

Gustavo... existem 3 opcoes p/ vc:
1- se vc nao quer fazer adaptacoes deixa o carro ORIGINAL e rode com pneus 215
2- fazer as adaptacoes necessarias na base da gambiarra porca e obvio ter problemas futuros com isso..
3- mete a mao no bolso, para de ter dó de modificar a suspensao e faça a modificacao DIREITO.

enfim.. p/ usar pneus 31" no samurai helicoidal vc terá de alterar e MUITO o setup da suspensao original. a barra panhard assim como os suportes da mesma deverao ser alterados, a barra cortada e ajustada p/ o novo tamanho, p/ ajustar o caster vc terá de ou trocar os links da suspensao ou alterar o ponto de fixacao do chassis, ou girar os munhoes do eixo.. a barra de direcao tb precisar de ajustes.. enfim... nem de longe é apenas colocar calco em mola...( se vc quiser fazer a coisa DIREITO, se for p/ fazer merda, bota calço e pronto)

T+

leo cabral
20/10/2008, 10:14
refurar os suportes é gambiarra braba e perigosa..

Gustavo... existem 3 opcoes p/ vc:
1- se vc nao quer fazer adaptacoes deixa o carro ORIGINAL e rode com pneus 215
2- fazer as adaptacoes necessarias na base da gambiarra porca e obvio ter problemas futuros com isso..
3- mete a mao no bolso, para de ter dó de modificar a suspensao e faça a modificacao DIREITO.

enfim.. p/ usar pneus 31" no samurai helicoidal vc terá de alterar e MUITO o setup da suspensao original. a barra panhard assim como os suportes da mesma deverao ser alterados, a barra cortada e ajustada p/ o novo tamanho, p/ ajustar o caster vc terá de ou trocar os links da suspensao ou alterar o ponto de fixacao do chassis, ou girar os munhoes do eixo.. a barra de direcao tb precisar de ajustes.. enfim... nem de longe é apenas colocar calco em mola...( se vc quiser fazer a coisa DIREITO, se for p/ fazer merda, bota calço e pronto)

T+


FABIL você tem os calços para BF do Samurai ?

Fabil
20/10/2008, 10:18
o que é BF ?

diogo ludovico
20/10/2008, 12:52
Não seria BL (bodylift)??:pensativo:

Higor Renck
20/10/2008, 13:41
Fabiano,

Agora fiquei preocupado...

O que de mais grave pode acontecer até um juntar latinhas para mudar totalmente a suspensão... pois já comprei os 31. Por isso estou perguntando, o que de menor possível poderia alterar na minha suspensão...

Fiz o seguinte:

Susp Dianteira: Molas de voyage mais calço de 2" e amortecedor original com sua haste aumentada as mesmas 2"( essa gambi veio com ele) :mrgreen:
Susp Trazeira: Molas de ka e amortecedores de S10 com calso de 2" também. Estou pensando em trocar por molas de voyage porque com a que está parece que quando passe em uma lombada a trazeira da um salto.

[ ]'s desconfiados

Higor Renck


refurar os suportes é gambiarra braba e perigosa..

Gustavo... existem 3 opcoes p/ vc:
1- se vc nao quer fazer adaptacoes deixa o carro ORIGINAL e rode com pneus 215
2- fazer as adaptacoes necessarias na base da gambiarra porca e obvio ter problemas futuros com isso..
3- mete a mao no bolso, para de ter dó de modificar a suspensao e faça a modificacao DIREITO.

enfim.. p/ usar pneus 31" no samurai helicoidal vc terá de alterar e MUITO o setup da suspensao original. a barra panhard assim como os suportes da mesma deverao ser alterados, a barra cortada e ajustada p/ o novo tamanho, p/ ajustar o caster vc terá de ou trocar os links da suspensao ou alterar o ponto de fixacao do chassis, ou girar os munhoes do eixo.. a barra de direcao tb precisar de ajustes.. enfim... nem de longe é apenas colocar calco em mola...( se vc quiser fazer a coisa DIREITO, se for p/ fazer merda, bota calço e pronto)

T+

Fabil
20/10/2008, 14:04
apenas 2" de lift na suspensao NAO é suficiente p/ caber pneus 31" no samurai.. p/ rodar só em asfalto até vai... mas na trilha vai raspar quando a suspensao torcer..

e levantar a suspensao em mais de 2" sem modificar tudo nao fica bom... as consequencias vao desde simplesmente vc ter o carro andando tordo que nem carangueijo até completa instalbilidade em altas velocidades...

eu no seu lugar, guardaria os 31" e preparava o bolso p/ fazer o negocio bem feito..

T+

Higor Renck
20/10/2008, 14:23
Olá Fabiano,

E quanto seria preparar o bolso???

Realmente... a intenção é rodar com os 31 só no asfalto por enquanto, pois ainda tenho que instalar a t-case com o kit 4.16 que comprei do X, mas quero fazer isso quando tiver grana para fazer a suspensão junto.

Para fazer uma trilhazinha iria de 225 da 3k que veio junto com a Viatura.

Tem muito problema eu ficar rodando com os 31 até arumar o bolso para ai instalar a t-case e fazer a suspensão???

Obrigado

Higor Renck


apenas 2" de lift na suspensao NAO é suficiente p/ caber pneus 31" no samurai.. p/ rodar só em asfalto até vai... mas na trilha vai raspar quando a suspensao torcer..

e levantar a suspensao em mais de 2" sem modificar tudo nao fica bom... as consequencias vao desde simplesmente vc ter o carro andando tordo que nem carangueijo até completa instalbilidade em altas velocidades...

eu no seu lugar, guardaria os 31" e preparava o bolso p/ fazer o negocio bem feito..

T+

diogo ludovico
20/10/2008, 14:25
Concordo com o Fabiano, guarde os 31" enquanto não tem $$$ para fazer a modificação completa.
No meu caso, como foram feitas gambiarras pelo antigo dono e por mim mesmo:parede:acabei com um lift de 1,5" que sem a devida correção me levou ao empeno do eixo traseiro por pura ignorancia:parede:
Antes de colocar os 33" mudar os eixos e tal, meu samurai tinha pneus 205/75, e lift de 1,5" (molas de voyage (4) e amortecedores (corsa/fusca).
O que acontece é que na dianteira foram feitas as correções, mesmo assim ele apresentava um shimmy que nem um amortecedor de direção de bandeirantes dava conta do recado.
Na traseira não corrigi nada, só que estranhava as buchas dos links traseiros correrem sempre para a direita, e o eixo se deslocar todo para a esquerda. Ai o esperto tentando poupar umas latinha$$ colocou aneis de tecnil nos vãos entre as buchas dos links e os suportes dos mesmos.:parede:
O que acontecia, é que a barra penhard puxava o conjunto todo, que cedia nas buchas (corriam pelo parafuso), mas até então não danificava nada.
Com o travamento pelos aneis de tecnil, a força passou a ser exercida nos suportes, e logo logo eles começaram a ceder e romper, mas ia lá o pangó:mrgreen: soldar sem se dar conta do que estava causando as quebras.
Depois de 1 ano e meio, e quase 20.000km rodados, finalmente descobri a M....., na ocasião já sondava o fabiano para ver como colocar pneus 31", e só acompanhando o desenvolvimento do caro dele que entendi que não se tratava só de subir o carro.
Resumindo, acabei com um eixo traseiro empenado 9rodas traseiras \ / )com os pneus desgastando exessivamente o lado interno, já que toda vez que a suspenção trabalhava ela puxava o eixo que estava travado (pelos aneis), fora os suportes dos links entortados.
Direto tinha problema de rolamento e retentor.
Assim, não faça como eu:discordo: é melhor guardar seus pneus que ve-los detonados com pouca quilometragem por causa de erros na suspenção:concordo:

A noite coloco as fotos da M.... para completar (aneis e suportes tortos).

Fabil
20/10/2008, 14:37
Olá Fabiano,

E quanto seria preparar o bolso???

Realmente... a intenção é rodar com os 31 só no asfalto por enquanto, pois ainda tenho que instalar a t-case com o kit 4.16 que comprei do X, mas quero fazer isso quando tiver grana para fazer a suspensão junto.

Para fazer uma trilhazinha iria de 225 da 3k que veio junto com a Viatura.

Tem muito problema eu ficar rodando com os 31 até arumar o bolso para ai instalar a t-case e fazer a suspensão???

Obrigado

Higor Renck

a Tcase nao tem nada a ver com a suspensao.. coloca ela desde já mesmo.. vcja a possui vai deixar guardada p/ que?
eu por exemplo fiquei 1 ano rodando com Xcrawler e pneus 205/75.. o jipe ficar espertissimo no transito, já que deixava o mesmo 12% mais reduzido.heheh

quanto a suspensao , pode ir pensando numa cifra de no minimo uns 5 mil...

T+

Higor Renck
20/10/2008, 15:10
Cruz Credo!!!

Vendo jogo de 5 rodas Mangles modelo Kombat Zero... 15x7
5 pneu BF MUD zero também 31

Vou voltar para os meus 235 que estava tudo uma maravilha e minhas rodas originais que gasto BEM menos...

Vou vender também minha t-case com kit 4.16....

E aproveitando vou vender o Samuca... afff

Quem sabe se eu comprar um Troller mesmo a gasolina eu acabo gastando menos... affff

Grande abraço

Desconsolado com a besteira que fiz de comprar 5 bf 31 para colocar no Samurai....





a Tcase nao tem nada a ver com a suspensao.. coloca ela desde já mesmo.. vcja a possui vai deixar guardada p/ que?
eu por exemplo fiquei 1 ano rodando com Xcrawler e pneus 205/75.. o jipe ficar espertissimo no transito, já que deixava o mesmo 12% mais reduzido.heheh

quanto a suspensao , pode ir pensando numa cifra de no minimo uns 5 mil...

T+

Fabil
20/10/2008, 15:32
isso vende o samurai + a cheroka e compra um trolha, dai vc gasta uns 3mil em um jogo de pneus 33" ( pq 31" que vem original do troller fica pequeno nele) e mais uns R$2.500,00 de IPVA ao ano + uns 4mil de seguro ( sim.. samurai é raro ter noticia de roubado, mas trolha, toda hora um é roubado), + uns 4mil nun guincho ( acredite, troller é praticamente OBRIGATORIO ter guincho)...
isso só p/ vc comecar a fazer trilha... se depois quiser barbarizar colocando bloqueio e reducao de diferencao , prepara mais uns 6mil na brincadeira...

qual será que vale mesmo a pena vender seu samurai e pegar um trolha?heheheh

Assusta nao amigo.. é ilusao achar que "brincar" de jipe é barato..hehehh o pior ainda é os coitados que sao iludidos e compram willys achando que vao virar jipeiro e gastar pouco..heheeh

T+

Higor Renck
20/10/2008, 15:48
Sei disso Fabiano...

O dia que ter jipe for barato... não existirá mais trilhas para fazer... hahahah

Tem algum problema eu ficar rodando com os 31 no asfalto... ou terei que ficar com os 3k no asfalto... ai ai ai

Comprei o Samuca com a intenção de vender a cheroka... e ficar só com ele...

Pelo tamanho dele mesmo... tem locais que trabalho que a cheroka não manobra... por isso a escolha pelo Samuca... hehehe

Há alguma coisa que eu possa fazer... até sobrar $$$$ para fazer a suspensão do jeito que tem que ser...

Obrigado

Há... sobre o troller, foi brincadeira....

Vai ser difícil eu me desfazer deste bixinho...:concordo:

isso vende o samurai + a cheroka e compra um trolha, dai vc gasta uns 3mil em um jogo de pneus 33" ( pq 31" que vem original do troller fica pequeno nele) e mais uns R$2.500,00 de IPVA ao ano + uns 4mil de seguro ( sim.. samurai é raro ter noticia de roubado, mas trolha, toda hora um é roubado), + uns 4mil nun guincho ( acredite, troller é praticamente OBRIGATORIO ter guincho)...
isso só p/ vc comecar a fazer trilha... se depois quiser barbarizar colocando bloqueio e reducao de diferencao , prepara mais uns 6mil na brincadeira...

qual será que vale mesmo a pena vender seu samurai e pegar um trolha?heheheh

Assusta nao amigo.. é ilusao achar que "brincar" de jipe é barato..hehehh o pior ainda é os coitados que sao iludidos e compram willys achando que vao virar jipeiro e gastar pouco..heheeh

T+

Leonardo Truccolo
20/10/2008, 17:25
isso vende o samurai + a cheroka e compra um trolha, dai vc gasta uns 3mil em um jogo de pneus 33" ( pq 31" que vem original do troller fica pequeno nele) e mais uns R$2.500,00 de IPVA ao ano + uns 4mil de seguro ( sim.. samurai é raro ter noticia de roubado, mas trolha, toda hora um é roubado), + uns 4mil nun guincho ( acredite, troller é praticamente OBRIGATORIO ter guincho)...
isso só p/ vc comecar a fazer trilha... se depois quiser barbarizar colocando bloqueio e reducao de diferencao , prepara mais uns 6mil na brincadeira...

qual será que vale mesmo a pena vender seu samurai e pegar um trolha?heheheh

Assusta nao amigo.. é ilusao achar que "brincar" de jipe é barato..hehehh o pior ainda é os coitados que sao iludidos e compram willys achando que vao virar jipeiro e gastar pouco..heheeh

T+



E ainda vai tomar pau de Samuca na trilha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
hehehehehhehehehe

Qto tu quer nos 31????????????????????????????????

Abraço,

Alexandre X
20/10/2008, 18:19
Pergunta para os entendidos: o que exatamente tem de diferente entre a suspensao do jimny e do samurai helicoidal? Chute nao vale.

MaGao
20/10/2008, 18:23
Pergunta para os entendidos: o que exatamente tem de diferente entre a suspensao do jimny e do samurai helicoidal? Chute nao vale.

o que eu sei é que o amortecedor na frente é diferente hehehe =)

como foi a volta tranquilo? chegamos aquele dia em casa umas 5 horas da tarde.. foi legal o passeio =)

Abraços,

Fabil
20/10/2008, 18:30
Pergunta para os entendidos: o que exatamente tem de diferente entre a suspensao do jimny e do samurai helicoidal? Chute nao vale.


de conceito é a mesmissima coisa... mas a posicao das pecas, suportes etc.. sao diferentes..

de igualzinho mesmo, só os links, a draglink e talvez a barra de direcao, o resto é "diferente"..

alias.. o link dianteiro direito no jimny tem umas presilhas p/ prender a mangueira de vacuo da RL.. heheheh

tá pensando em importar o kit da DGTunnig ? heheh

T+

Fabil
20/10/2008, 18:40
Higor, tem-se a opção das molas traseiras do santana quantum com GVV (40cm) ai é só cortar na altura desejada, assim não precisa de calço de mola.
Quanto a correção das barras penhards, é simples, é só refurar o suporte original, pois quando se sobe o carro, a tendencia é que a barra fique curta e puxe o eixo para o lado.
Assim, é só soltar a barra no parafuso junto ao chassi, e verificar o angulo correto, onde der certo se faz a nova furação.
Na foto aparece a modificação na furação porem no suporte original, mas para colocar os 31" vai ser necessário a instalação de um suporte novo para que a barra mantenha a sua inclinação original, parecido com o da segunda foto (dianteira) e terceira (traseira) e (neste caso corrigindo para so 33").
Agora, se realmente quer colocar 31", já coloque de uma vez, pois assim voce evita de gastar para colocar um pneu um pouco maior e depois gastar novamente para colocar os 31", converse com o fabiano para conseguir um parcelamento no kit dele, pois assim voce só faz uma intervenção no carro e fica com uma suspenção muito melhor e com os 31".
:mrgreen:Fabil quero minha comissão heim:mrgreen:....

ô Diogo..
agora reparando nas suas fotos, ví que vc fez o que eu sugeri? ( lembra quando vc falou que o carro dá uma sambadinha?) ao invez de levantar o suporte da panhard no eixo abaixar o suporte da panhard no chassis ? e entao? o carro depois dessa alteracao parou de dar a "sambadinha"?
agora vou lhe dar a noticia ruim... pelo que ví na sua foto, vc apenas "prolongou" o suporte original com aquela chapa perfilada certo?? ok.. p/ andar no asfalto vai aguentar sem problemas, mas se vc comecar a fazer trilhas pesadas do jeito que está ae vai quebrar...

T+

Supercharger
20/10/2008, 19:29
Esta foto que colocaram do suporte da panhard refurado, ficando só uma casquinha do suporte é só meia verdade... Você já viu a página do Jeanilson (http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/mecanica_3.htm) a respeito?

O suporte foi refurado sim, mas ele foi na verdade "abraçado" por uma chapa, esta sim que segura o parafuso. E a tal chapa foi soldada abraçando o suporte original.

A tal foto:
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC01029.jpg

O resultado final:
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC01031.jpg

Saudações,
Gustavo.

Fabil
20/10/2008, 19:41
Esta foto que colocaram do suporte da panhard refurado, ficando só uma casquinha do suporte é só meia verdade... Você já viu a página do Jeanilson (http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/mecanica_3.htm) a respeito?

O suporte foi refurado sim, mas ele foi na verdade "abraçado" por uma chapa, esta sim que segura o parafuso. E a tal chapa foi soldada abraçando o suporte original.

A tal foto:
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC01029.jpg

O resultado final:
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC01031.jpg

Saudações,
Gustavo.

é "meia verdade" porem só lhe dá "meia soluçao" ... repare que o furo se desloca apenas na horizontal, ou seja.. essa solucao foi adotada apenas p/ evitar de se cortar e alongar a panhard, mas o principal problema que é a sua inclinacao, essa solucao nao resolve em nada..

entao se for p/ fazer essa "meia boca" ae precisando do trabalho de soldas etc, que faça direito e prolongue verticalmente o suporte..

T+

Supercharger
20/10/2008, 19:45
Não disse que concordo nem que faria no meu jipe. Disse que não estão mostrando pro camarada tudo que ele tem para ver.

Fabil
20/10/2008, 19:52
mas mostrar coisa ineficaz? só vai confundir o cara...

T+

Supercharger
20/10/2008, 19:54
É mais didático esconder? Para ajudar o colega tem que mostrar.

billj
20/10/2008, 20:16
Eu tive pneus BF31 no meu Samurai helicoidal´, os instalei exatos 06 dias depois que tirei o carro zero da concessionária. Arranquei os parachoques, meti um BL de 1", calços de 2" nas molas e..

ficou uma bosta......

Corrigi o caster com uma gambiarra até que consegui fazer braços dianteiros novos. alonguei as duas panhards para recentralizar o eixo, dãí ficou bão.


Fiz mais umas pequenas mexidas no carro, até que o vendi ano passado....

Abraços,

Bill

Alexandre X
20/10/2008, 20:18
tá pensando em importar o kit da DGTunnig ? heheh

T+
De Belga, só chocolate e cerveja, he he he

Alexandre X
20/10/2008, 20:21
Pregunta, se colocasse molas 8cm maiores e amortecedores de curso longo, teria que ajustar algo mais que o caster e as 2 barras Panhard?

Ralado
20/10/2008, 21:28
Eu tive pneus BF31 no meu Samurai helicoidal´, os instalei exatos 06 dias depois que tirei o carro zero da concessionária. Arranquei os parachoques, meti um BL de 1", calços de 2" nas molas e..

ficou uma bosta......

Corrigi o caster com uma gambiarra até que consegui fazer braços dianteiros novos. alonguei as duas panhards para recentralizar o eixo, dãí ficou bão.


Fiz mais umas pequenas mexidas no carro, até que o vendi ano passado....

Abraços,

Bill



Vendeu quase igual ao descrito acima?


Quais foram as "pequenas" mexidas?


[]'s

Junior

Supercharger
20/10/2008, 21:32
Pregunta, se colocasse molas 8cm maiores e amortecedores de curso longo, teria que ajustar algo mais que o caster e as 2 barras Panhard?

Freio de mão, comprimento de cardã (no cardã ou espaçador), flexíveis de freio, deslocar o eixo dianteiro um pouco pra frente para compensar o que deslocou para trás pelo arco traçado pelos links, etc. Ah, high steer também.

Higor Renck
20/10/2008, 22:07
Opa...

Ta tudo muito legal... muito bonito...

mas eu continuo sem entender muitas coisas...

Alguém ai se habilita em um curso intensivo sobre suspensão... to precisando!!!

Obrigado

Higor Renck


Freio de mão, comprimento de cardã (no cardã ou espaçador), flexíveis de freio, deslocar o eixo dianteiro um pouco pra frente para compensar o que deslocou para trás pelo arco traçado pelos links, etc. Ah, high steer também.

billj
20/10/2008, 22:59
Vendeu quase igual ao descrito acima?


Quais foram as "pequenas" mexidas?


[]'s

Junior



Quase igual......


Quanto as mexidas, fica mais fácil relatar o que restou do Samurai original:

- as longarinas do chassi
- a parte central da carroceria
- o tanque de combustível (tudo bem que foi reposicionado)
- o volante
- o capô

:mrgreen:

Alberto.Oliveira
20/10/2008, 23:43
Higor,

O pessoal já escreveu muito, mas vou responder mesmo assim, :). Estou usando os amortecedores originais do Samuca, com as molas de voyage. Encaixou perfeito e ainda ganhei alguns centimetros. Fora as melhorias no conforto, O carro ficou MUITO bom em termos gerais. Parou com aquela sensação de liquidificador. Quer dizer, parar é exagero. Mas melhorou bastante, :P. Dica do brother Magao.
Meu samuca tem 60 mil originais. E não foi judiado. Daí ainda não precisei trocar os amortecedores, ainda.

Tem um cidadão no mercado livre que diz ter os amortecedores originais do samurai helicoidal por 268, o par, se não me falha a memória. Se te interessar, procuro o link aqui e te passo. Não sei se ele realmente tem, mas as avaliações dele são boas e ele trabalha com peças de importados.

[]'s
Alberto

Higor Renck
20/10/2008, 23:44
Olá Billj

Gostei....

Quem sabe o meu em dez anos não vai ficar assim também...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Quase igual......


Quanto as mexidas, fica mais fácil relatar o que restou do Samurai original:

- as longarinas do chassi
- a parte central da carroceria
- o tanque de combustível (tudo bem que foi reposicionado)
- o volante
- o capô

:mrgreen:


Bom já deu para perceber que vou ter que gastar uma boa grana então na Suspensão do Samuca...

Bom... Tem MUITO problema se eu usar ele até o final do ANO com o 31 SÓ NO ASFALTO????

Ai no Final do Ano... coloco uma suspensão de verdade...
Alguém se habilita na consultoria... Para o Final deste ano????:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo :

Obrigado:concordo:

Higor Renck

billj
20/10/2008, 23:53
Olá Billj

Gostei....

Quem sabe o meu em dez anos não vai ficar assim também...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:




Bom já deu para perceber que vou ter que gastar uma boa grana então na Suspensão do Samuca...

Bom... Tem MUITO problema se eu usar ele até o final do ANO com o 31 SÓ NO ASFALTO????

Ai no Final do Ano... coloco uma suspensão de verdade...
Alguém se habilita na consultoria... Para o Final deste ano????:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo :

Obrigado:concordo:

Higor Renck


Desgaste acentuado dos pneus, shimmy lascado e direção boba devido ao caster errado. Além disso, só alegria.....

Abraços,

Bill

Higor Renck
21/10/2008, 00:01
Olá Alberto,

Então... Comprei o meu Samuca com 60mil quilometros e ele estava com a suspensão dianteira original com calço de 2" e a suspensão traseira com as molas do KA.

Ai mudei as molas para as do Voyage, mantive o calso na dianteira e retirei o da traseira.

Só mantive o calço da dianteira porque ele ficou mais baixo.

Amanhã vou colocar ele na estrada para ver como ficou... mas pelo que vc disse deve ficar bom... E coube os 31... Amanhã vou procurar algum lugar para torcer ele e ver se pega em algum lugar... se não pegar... fico de 31 para o dia a dia e uso os 225 para trilha... que ai tenho certesa que não vai pegar em nada...

Grande abraço

Higor,

O pessoal já escreveu muito, mas vou responder mesmo assim, :). Estou usando os amortecedores originais do Samuca, com as molas de voyage. Encaixou perfeito e ainda ganhei alguns centimetros. Fora as melhorias no conforto, O carro ficou MUITO bom em termos gerais. Parou com aquela sensação de liquidificador. Quer dizer, parar é exagero. Mas melhorou bastante, :P. Dica do brother Magao.
Meu samuca tem 60 mil originais. E não foi judiado. Daí ainda não precisei trocar os amortecedores, ainda.

Tem um cidadão no mercado livre que diz ter os amortecedores originais do samurai helicoidal por 268, o par, se não me falha a memória. Se te interessar, procuro o link aqui e te passo. Não sei se ele realmente tem, mas as avaliações dele são boas e ele trabalha com peças de importados.

[]'s
Alberto

Higor Renck
21/10/2008, 00:06
Obrigado Billj

Bom ferrado... ferrado mais ou menos não importa...

Não sabia que teria que mexer tanto assim no Samuca para andar tranquilo de 31... Já fiz a m*¨&%$@ e torrei a grana nos 31... Tenho que esperar... e ficar andando de 3k todos os dias... não rola...

Então vou arriscar andar até o final do ano com ele assim e depois paro para fazer a suspensão.

Obrigado a todos... e neste final de ano... volto a pedir ajuda para o pessoal...




Desgaste acentuado dos pneus, shimmy lascado e direção boba devido ao caster errado. Além disso, só alegria.....

Abraços,

Bill

zelucas
21/10/2008, 01:16
Não é um bicho de sete cabeças, talvez só de três...

Cortar a panhard e colocar uma regulagem de comprimento nela é a melhor solução.

Alongar os suportes da panhard não.

Hight steer não precisa e não é bom. É so aumentar a barra de direção também.

Fora amortecedor e molas maiores, no meu caso eu mudei o suporte de fixação do link no eixo para corrigir o cáster, é mais barato que mandar fazer um link novo. Só tem que ficar esperto com aquela barra (esqueci o nome) atrás do eixo para o braço não encostar nela.

Não acredito que com isso vá gastar 5 mil cruzeiros


[]s um vagalume no fim do túnel :mrgreen:

diogo ludovico
21/10/2008, 02:04
Fabil depois que corrigi segundo sua dica o carro parou de sambar, e a estabilidade ficou exelente até os 80km/h, dai pra frente ele "fica leve" e começa a derivar pro lado que o vento tocar:shock:

Na parte da noticia ruim, qual seria a solução então? As barras penhards possuem regulagem de comprimento, e estão quase paralelas ao eixo, como suporte do chassi sendo o mais longo, no eixo está quase na altura da canela, pouca coisa acima (senão pegava nos suportes dos links)

Como falei antes com relação a não correção das barras, ai vão as fotos da M..... Nunca façam isso, se mecher na altura tenha certeza que todos os angulos estão corretos!!!!
1° foto, suporte do link ainda em regular estado, e sem o anel de tecnil
2° foto, notem o link totalmente deslocado para a direita
3° foto, suportes já com os aneis, mas pela pequena mancha de oleo no eixo já da para ver que algo quebrou ali e começou a vazar oleo:parede:
4/ foto, não sei se dá para ver direito os pneus traseiros lisos na parte externa já que a esta altura do campeonato as rodas já estavam assim \ /

Fabil
21/10/2008, 08:50
Não é um bicho de sete cabeças, talvez só de três...

Cortar a panhard e colocar uma regulagem de comprimento nela é a melhor solução.

Alongar os suportes da panhard não.

Hight steer não precisa e não é bom. É so aumentar a barra de direção também.

Fora amortecedor e molas maiores, no meu caso eu mudei o suporte de fixação do link no eixo para corrigir o cáster, é mais barato que mandar fazer um link novo. Só tem que ficar esperto com aquela barra (esqueci o nome) atrás do eixo para o braço não encostar nela.

Não acredito que com isso vá gastar 5 mil cruzeiros


[]s um vagalume no fim do túnel :mrgreen:

Zé Lucas...
se vc apenas alongar nao corrigir a inlclinacao da panhard o carro ao passar por lombadas e ondulacoes no asfalto vai SAMBAR a carroceria.. pelas fotos que ví tenho certesa absoluta de que o seu faz isso... na trilha isso pouco importa, já que o carro sacode de todo jeito.. mas no asfalto, vc numa curva e a carroceria sambando de um lado p. o outro nao é uma sensacao agradavel e tampouco segura..

a barra de direcao se vc nao corrigi a inclinacao vai dar bumpsteer, o que é o efeito do volante "acompanhar" os desniveis do solo.. ou seja... vc passa numa lombada e ao invez do volante continuar reto, ele vira no momento que a suspensao trabalha...
novamente pelas fotos o seu tb acontece isso..

T+

Fabil
21/10/2008, 08:56
Fabil depois que corrigi segundo sua dica o carro parou de sambar, e a estabilidade ficou exelente até os 80km/h, dai pra frente ele "fica leve" e começa a derivar pro lado que o vento tocar:shock:

Na parte da noticia ruim, qual seria a solução então? As barras penhards possuem regulagem de comprimento, e estão quase paralelas ao eixo, como suporte do chassi sendo o mais longo, no eixo está quase na altura da canela, pouca coisa acima (senão pegava nos suportes dos links)



essa instabilidade acima dos 80, onde o vento balanca o carro, até fusca dá...heheh vc chegou a passar na maquina de alinhamento p/ saber os valores de caster, cambagem e convergencia?

sobre os seus suportes, fique de olho se aparecerem trincas.. a maneira correta de fazer seria cortar fora os originais ( que tem chapa fina de 2,5mm) e fazer outro suporte com chapa 3.75 ou 4.25mm, fazer um "jacare" na longarina e soldar o novo suporte..
mas como vc nao tá fazendo trilha pesada, dá p/ ir rodando, mas confira periodicamente se nao aparecerá trinca..

T+

zelucas
21/10/2008, 12:20
Fabil, bump steer eu tenho certeza que não tenho pois a panhard está alinhada com a da direção... Quanto a sambada, em lombadas sinceramente não sinto nada, só em curvas com desníveis que da uma balançada, mas acho que o amortecedor ajuda bem a segurar...



[]s

Fabil
21/10/2008, 12:32
passa numa lombada com o carro na DIAGONAL, dai vc ira sentir o bumpsteer e a sambada da carroceira..

T+

Higor Renck
21/10/2008, 12:47
Bom...

Pessoal, o Samuca já está montado...

Vou agora a tarde buscar ele e ver como ficou...

Ai posto as fotos da suspensão para que fique mais fácil de vcs me ajudarem ok

Obrigado

No final do dia posto as fotos...

Higor Renck
21/10/2008, 19:52
Bom... Não tive muito tempo livre...

Andei um pouco com ele... não notei grande diferença...

Segue as poucas e ruins fotos...

O tempo está corrido...

Depois tiro melhores fotos...

Obrigado

MaGao
21/10/2008, 20:56
Bom... Não tive muito tempo livre...

Andei um pouco com ele... não notei grande diferença...

Segue as poucas e ruins fotos...

O tempo está corrido...

Depois tiro melhores fotos...

Obrigado


vai notar.. passa de lado numa lombada.. vai raspar, vai da bumpsteer e vai sacudir a carroceria.. ehehhe

o meu ta menos levantado que isso e ja faz.. =)

Abraços,

Fabil
22/10/2008, 08:54
procura um barranco num lote vago ou uma rampa de garagem numa rua inclinada e depois nos conta se o pneu raspou ou nao..
T+

Higor Renck
22/10/2008, 09:52
Olá Fabiano,

Cara, estava vendo o teu kit para a suspensão e me chamou a atenção o seguinte:

Vc falou para o Diogo alongar o suporte do chassi da barra panhard, mas no teu kit vc fez o oposto... Alongou o suporte lá no eixo...

Qual a diferença... Qual o resultado de um suporte ou do outro...

Não seria tudo a mesma coisa???

Obrigado

Higor Renck


ô Diogo..
agora reparando nas suas fotos, ví que vc fez o que eu sugeri? ( lembra quando vc falou que o carro dá uma sambadinha?) ao invez de levantar o suporte da panhard no eixo abaixar o suporte da panhard no chassis ? e entao? o carro depois dessa alteracao parou de dar a "sambadinha"?
agora vou lhe dar a noticia ruim... pelo que ví na sua foto, vc apenas "prolongou" o suporte original com aquela chapa perfilada certo?? ok.. p/ andar no asfalto vai aguentar sem problemas, mas se vc comecar a fazer trilhas pesadas do jeito que está ae vai quebrar...

T+

Fabil
22/10/2008, 10:58
eu fiz já sabendo do efeito colateral da sambadinha, no meu ela é bem sutil, muita gente anda no meu carro e nem percebe..

pense o seguinte.. quando o carro passa por ondulacoes, quem deve trabalhar? a suspensao ou a carroceria?

a suspensao néh? entao se vc fizer o suporte da panhard muito acima da linha central do eixo, quando o mesmo oscilar de um lado só, o suporte formará uma alavanca alterando a distancia do mesmo até o outro ponto de fixacao do outro lado do chassis, com isso ele acaba jogando o chassis p/ os lados.. e o carro samba..

se vc abaixar o suporte do chassis esse efeito se anula, passando a ocorrer se fosse ao contrario.. se a carroceria oscilar, ela empurraria o eixo p/ o lado.. mas como lhe disse, quem oscila nos buracos?? a suspa ou a carroceria?

no meu kit , como eu queria evitar ao maximo mexer na originalidade do chassis, optei por aturar esse efeito colateral..

T+

alvaro.jrc
22/10/2008, 14:58
Fala X!!

E aí gostou da estadia por essas bandas???

Ainda não instalei pq faltava consultar o manual de serviço do Jimny pra evitar que o tacanho faça alguma besteira, baixei o manual e agora só falta sanar uma dúvida, precisa substituir a junta da T-Case ou deixa a velha mesmo??? :pensativo:

Ví um Kit na Gringolândia que já vinha com a tal junta, aí fiquei na dúvida se ia precisar pedir.

Caso não precise essa semana mesmo eu instalo, falando nisso é impressão minha ou o meu será o primeiro Jimny com X-Crawler 2.65 do Brasil?? :mrgreen:

[ ]s!!!

Alexandre X
22/10/2008, 16:30
Cara essa terra e abencoada! Tirando os politicos que exploram e empobressem o povo, tudo e maravilhoso.

Tem um extrato do manual de servico em http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny

Junta depende do estado. Minha caixa original tinha mais de 10 anos e as juntas estavam perfeitas.

Bom alem de Argentina, Chile, Espanha e Portugal, existem 2 em Sao Paulo em fase de instalacao, entao hurry! :mrgreen:


Fala X!!

E aí gostou da estadia por essas bandas???

Ainda não instalei pq faltava consultar o manual de serviço do Jimny pra evitar que o tacanho faça alguma besteira, baixei o manual e agora só falta sanar uma dúvida, precisa substituir a junta da T-Case ou deixa a velha mesmo??? :pensativo:

Ví um Kit na Gringolândia que já vinha com a tal junta, aí fiquei na dúvida se ia precisar pedir.

Caso não precise essa semana mesmo eu instalo, falando nisso é impressão minha ou o meu será o primeiro Jimny com X-Crawler 2.65 do Brasil?? :mrgreen:

[ ]s!!!

MaGao
22/10/2008, 16:31
Fala X!!

E aí gostou da estadia por essas bandas???

Ainda não instalei pq faltava consultar o manual de serviço do Jimny pra evitar que o tacanho faça alguma besteira, baixei o manual e agora só falta sanar uma dúvida, precisa substituir a junta da T-Case ou deixa a velha mesmo??? :pensativo:

Ví um Kit na Gringolândia que já vinha com a tal junta, aí fiquei na dúvida se ia precisar pedir.

Caso não precise essa semana mesmo eu instalo, falando nisso é impressão minha ou o meu será o primeiro Jimny com X-Crawler 2.65 do Brasil?? :mrgreen:

[ ]s!!!

kekee alegria de pobre dura pouco =x
jaja tem mais ai ahahaa
:P

billj
22/10/2008, 19:45
eu fiz já sabendo do efeito colateral da sambadinha, no meu ela é bem sutil, muita gente anda no meu carro e nem percebe..

pense o seguinte.. quando o carro passa por ondulacoes, quem deve trabalhar? a suspensao ou a carroceria?

a suspensao néh? entao se vc fizer o suporte da panhard muito acima da linha central do eixo, quando o mesmo oscilar de um lado só, o suporte formará uma alavanca alterando a distancia do mesmo até o outro ponto de fixacao do outro lado do chassis, com isso ele acaba jogando o chassis p/ os lados.. e o carro samba..

se vc abaixar o suporte do chassis esse efeito se anula, passando a ocorrer se fosse ao contrario.. se a carroceria oscilar, ela empurraria o eixo p/ o lado.. mas como lhe disse, quem oscila nos buracos?? a suspa ou a carroceria?

no meu kit , como eu queria evitar ao maximo mexer na originalidade do chassis, optei por aturar esse efeito colateral..

T+



HEIN????

Já ouviu falar do Sir Issac Newton???..........:putz:

:mrgreen:


Abraços discordando desta merda que o nobre colega escreveu,

Bill

Alexandre X
22/10/2008, 21:12
HEIN????

Já ouviu falar do Sir Issac Newton???..........:putz:

:mrgreen:


Abraços discordando desta merda que o nobre colega escreveu,

Bill
Mr Johnson isso e cria sua, voce amamentou, agora cuide! :mrgreen:

alvaro.jrc
23/10/2008, 01:49
Opa!!! Se não precisar de junta amanhã ou no máximo sexta-feira já encosto no mecânico pra instalar!!! Quero ser o primeiro!!! :mrgreen:

[ ]s!!!



Cara essa terra e abencoada! Tirando os politicos que exploram e empobressem o povo, tudo e maravilhoso.

Tem um extrato do manual de servico em http://suzukioffroad.com.br/tecnica/tcasejimny

Junta depende do estado. Minha caixa original tinha mais de 10 anos e as juntas estavam perfeitas.

Bom alem de Argentina, Chile, Espanha e Portugal, existem 2 em Sao Paulo em fase de instalacao, entao hurry! :mrgreen:

Fabil
23/10/2008, 09:33
HEIN????

Já ouviu falar do Sir Issac Newton???..........:putz:

:mrgreen:


Abraços discordando desta merda que o nobre colega escreveu,

Bill


entao explica ae Tio...heheheheheh

se nao vc vai passar mais vergonha, afinal, como disseram vc é meu mentor...heheheheh

T+

billj
23/10/2008, 20:28
A altura da panhard referente ao eixo não tem influência alguma na tendência da carroceira se mexer lateralmente, pelo meno não na forma simple que você relatou. O eixo não desloca lateralmente simplesmente porque os pneus estão no chão....

Abraços,

Bill

Fabil
24/10/2008, 09:09
entao qual a forma correta de relatar?

pq nos outros dois samurais que eu montei o kit o suporte da panhard eu fiz um pouco menor do que no meu, e o efeito sambada deles praticamente desapareceu...

no samurai do diogo que antes estava com o suporte da panhard uns 10cm acima do eixo ele disse que samabava p/ kcte,, dai eu sugeri a ele voltar a panhard p/ o centro do eixo e rebaixar o suporte do chassis e a sambada tb parou... pq ocorreu isso?

T+

alvaro.jrc
24/10/2008, 11:26
Esses japoneses depois que conheceram a música brasileira nunca mais foram os mesmos..... Uma onda essa de japonês no samba!!! :mrgreen:

Bricandeiras à parte meu Jimny "Japa" depois que foi "levantado" tb samba. Tb achava que fosse a panhard desalinhada agora meu mundo ruiu!!!

Bill acabou com as minhas esperanças de fazer o jimny parar de sambar. :sad:

Fabil
24/10/2008, 11:29
samba pq sua panhard tá inclinada, quando que o ideial é ficar na horizontal..

ou eu sou burro e entendi tudo errado ( mas o que fiz deu o resultado certo) ou o Bill tá de zoeira...heheheh

T+

MaGao
24/10/2008, 12:38
hahah vo alinha a minha para saber se para realmente kekekek =)
a minha ta uns 10cm acima do eixo.. e samb.a. e ainda viajo a 120km/h todo fim de semana uns 600km ekekekek eu curto samba hahaha

Abraços,

zelucas
24/10/2008, 13:31
Aumentar o suporte do eixo causa a sambada mesmo porque o eixo não vai se mover lateralmente mas quem vai receber a reação e vai movimentar-se é o chassis, dai surje a sambada... Se no caso quem sofresse a ação fosse a carroceria/chassis daí o suporte superior faria a alavanca. Mas quando o eixo sobe reto não muda nada.

No meu caso que estou com a panhard inclinada quando passo na lombada mesmo de lado, não sei se pode considerar uma sambada, mas percebo que o carro dá só uma leve jogada"de lado e estabiliza na hora, mas nada que seja preocupante.


[]s será que falei merda? :pensativo:

Fabil
24/10/2008, 15:09
extamente, com o suporte da panhard acima do eixo, se vc passa num obstaculo onde os dois lados da suspensao sobem, nao existe nenhuma sambada.. mas se é apenas um dos lados ele samba por causa da alteracao da distancia dos pontos de fixacao.. imagine um L se sobe reto a perna vertical nao altera de posicao em relacao a horizontal.. mas se vc rotacionar o L o que acontece? a a parte de cima se desloca alterando o comprimento, dai alguem tem que ceder...

no seu caso onde as seus suportes estao originais, e sua barra bem inclinada, qualquer movimento da suspensao vai alterar a distancia entre os dois pontos de fixacao, dai vai sambar mesmo que os dois lados subam ao mesmo tempo

to errado pensando assim tb Tio Bill???


T+

Higor Renck
24/10/2008, 17:16
Bom Pessoal...

Hoje fiz balanceamento e geometria no Samuca...

Vamos aos fatos:

Ângulo de caster, está 2 positivo, o ideal seria 2 a 3 negativos... correto?

O restante está tudo bom.

O que aconteceu depois da geometria e balanceamento.

1. Antes a uns 55, 60 km/h iniciava um shimmy, a direção ficava bamba, de um lado para o outro.
2. Quando eu freiava a viatura ela puxava para a direita.
3. Quando eu passava em um buraco a viatura dava uma balançada bem forte para os lados.

Depois da geometria e balanceamento:

1. Resolveu... ficou bala
2. Também ficou ok
3. Agora quase não noto mais
4. Me da a impressão de que em pequenas irregularidades na pista ele simplesmente salta, tira as rodas do chão... isso a uns 60km/h, antes não notava isso.

Ainda falta "torcer" a suspensão para ver o que vai pegar e onde.

Obrigado

Higor Renck

Fabil
24/10/2008, 17:36
mas vem ká.. o que foi feito após essa "geometria" que fizeram?

pq em samurai a unica coisa que é ajustavel é convergencia ..

vc tem os numeros antes e pós "geometria"?

entao:

3- vc anida vai continuar balancando
4- ainda vai passarinhar em alta velocidade com esse caster 2 graus positivo

T+

MaGao
24/10/2008, 17:54
quanto que é o caster do samurai ? original.. para ficar bom ? 0 ?

Fabil
24/10/2008, 18:15
entre - 2 e -3 graus
T+

Higor Renck
24/10/2008, 19:31
Fabiano,

Não tenho agora os números, mas o que foi acertado foi só a convergência mesmo... a roda da esquerda estava "fechada" mais para o lado do motor e a roda da direita estava "aberta" mais virada para o lado de fora do Samuca...

O caster foi só para que eu soubesse como ele estava... +2 e o ideal é de -2 a -3...

Ainda tenho que arrumar o caster, mexer na barra panhard e na barra de direção...

Só fiquei animado porque o shimmy que estava me incomodando era mais por falta de balanceamento...

Outro ponto é que eu fiz o balanceamento no local, sem retirar a roda...

Acho que isso ajudou, pois quando tinha feito o balanceamento convencional o problema de shimmy persistia e agora acabou...

[ ]'s

Higor Renck



mas vem ká.. o que foi feito após essa "geometria" que fizeram?

pq em samurai a unica coisa que é ajustavel é convergencia ..

vc tem os numeros antes e pós "geometria"?

entao:

3- vc anida vai continuar balancando
4- ainda vai passarinhar em alta velocidade com esse caster 2 graus positivo

T+

Fabil
24/10/2008, 19:34
ahhh beleza.. é que fiquei a entender que os caras lhe enganaram falando que seu carro agora esta 100% com a geometria correta

T+

Higor Renck
24/10/2008, 19:47
Fiz essas duas fotos ruins também....

Alexandre X
24/10/2008, 23:00
Fiz essas duas fotos ruins também....

Eu não sou um ixpecialista em suspensões como o Bill e o filho dele são, mas tu não com uns problemas de bumpsteer com esse setup ai? Compare:

billj
25/10/2008, 18:01
extamente, com o suporte da panhard acima do eixo, se vc passa num obstaculo onde os dois lados da suspensao sobem, nao existe nenhuma sambada.. mas se é apenas um dos lados ele samba por causa da alteracao da distancia dos pontos de fixacao.. imagine um L se sobe reto a perna vertical nao altera de posicao em relacao a horizontal.. mas se vc rotacionar o L o que acontece? a a parte de cima se desloca alterando o comprimento, dai alguem tem que ceder...

no seu caso onde as seus suportes estao originais, e sua barra bem inclinada, qualquer movimento da suspensao vai alterar a distancia entre os dois pontos de fixacao, dai vai sambar mesmo que os dois lados subam ao mesmo tempo

to errado pensando assim tb Tio Bill???


T+


Com respeito essa da carroceiria se deslocar lateralmente, a altura da panhard referente ao eixo não importa. O lance é da panhard ser horizontal, nada mais que isso.

Teoricamente, poderia posicionar a panhard passando por cima do capô ou encostado no chão que funcionaria do mesmo jeito.....

Abraços,

Bill

alvaro.jrc
26/10/2008, 06:13
Com respeito essa da carroceiria se deslocar lateralmente, a altura da panhard referente ao eixo não importa. O lance é da panhard ser horizontal, nada mais que isso.
Teoricamente, poderia posicionar a panhard passando por cima do capô ou encostado no chão que funcionaria do mesmo jeito.....
Abraços,
Bill

Resumindo, o esquema é alinhando a panhard horizontalmente baixando o suporte do chassis ou entendi errado??? Se for isso é mais fácil q tirar doce da boca de criança, ainda mais considerando q a panhard da suzucada mais recente é regulável, então não precisa nem mandar fazer outra, faz uma gambi no suporte ou faz um novo maior, solda q tá tudo ok.

Estou certo ou estou surfando na maionese??? :pensativo:

billj
26/10/2008, 19:26
Panhard mais horizontal possível para evitar movimento lateral da carroceria e barra de direção paralela à panhard para evitar bumpsteer. É só isso....

Higor Renck
26/10/2008, 19:42
Billj

E quanto ao caster...

Para corrigi-lo só trocando os links ou teria outra alternativa???

Pergunta de total desentendido no assunto... na suspensão do Samurai... levantando ela em 4" seja com mola mais comprida ou calço nas molas e colocasse um suporte na base do link com o chassi de mesma altura de 4" o caster se manteria normal???

Dúvida de total desentendido. ok

Obrigado




Panhard mais horizontal possível para evitar movimento lateral da carroceria e barra de direção paralela à panhard para evitar bumpsteer. É só isso....

MaGao
26/10/2008, 20:51
Billj

E quanto ao caster...

Para corrigi-lo só trocando os links ou teria outra alternativa???

Pergunta de total desentendido no assunto... na suspensão do Samurai... levantando ela em 4" seja com mola mais comprida ou calço nas molas e colocasse um suporte na base do link com o chassi de mesma altura de 4" o caster se manteria normal???

Dúvida de total desentendido. ok

Obrigado

Vai criar um ponto mais baixo que o chassi para "enganchar" em algum canto.. =) o mais certo eh trocar os links..
poem logo o kit do Fabil e seja feliz ehehe

Abraços,

Alexandre X
26/10/2008, 21:26
Já vi uma vez uma buchas para acertar o caster em 3 graus, procura no google por "Castor Bush Kit"

MaGao
26/10/2008, 21:46
Já vi uma vez uma buchas para acertar o caster em 3 graus, procura no google por "Castor Bush Kit"

na ultima vez que vi isso.. foi quase 400 euros e sem o frete hehe

Alberto.Oliveira
27/10/2008, 00:23
http://www.kdpneus.com.br/kdpneus/product.asp?template_id=63&partner_id=1&dept_id=150&pf_id=150695 (http://www.kdpneus.com.br/kdpneus/Assets/product_images/pequenas/BF%20ALL%20T%20235%2075%2015%20c.jpg)

Se esses pneus coubessem no meu samurai, já me dava por mais do que satisfeito, :). 31, só pra olhar no dos outros mesmo, ;P.

Abraços,
Alberto

alvaro.jrc
27/10/2008, 10:24
http://www.kdpneus.com.br/kdpneus/product.asp?template_id=63&partner_id=1&dept_id=150&pf_id=150695 (http://www.kdpneus.com.br/kdpneus/Assets/product_images/pequenas/BF%20ALL%20T%20235%2075%2015%20c.jpg)

Se esses pneus coubessem no meu samurai, já me dava por mais do que satisfeito, :). 31, só pra olhar no dos outros mesmo, ;P.

Abraços,
Alberto

Cabem no Jimny não vão caber no samurai?? Os mud não garanto não mas os allterrain cabem, só depende de q rodar usar.

alvaro.jrc
27/10/2008, 10:25
Panhard mais horizontal possível para evitar movimento lateral da carroceria e barra de direção paralela à panhard para evitar bumpsteer. É só isso....

Essa é a questão alinhar a panhard é relativamente simples, mas a barra de direção como fazer??? :pensativo:

[ ]s leigos...:parede:

Fabil
27/10/2008, 10:50
Bill

continuo discordando.. a altura da panharda em relacao a linha central do EIXO importa sim..

diz um desenho na mao mesmo só p/ tentar ilustrar.. veja ae..

Higor Renck
27/10/2008, 12:16
Pessoal,

Estava me referindo a isso...



Billj

E quanto ao caster...

Para corrigi-lo só trocando os links ou teria outra alternativa???

Pergunta de total desentendido no assunto... na suspensão do Samurai... levantando ela em 4" seja com mola mais comprida ou calço nas molas e colocasse um suporte na base do link com o chassi de mesma altura de 4" o caster se manteria normal???

Dúvida de total desentendido. ok

Obrigado

Alfredo Stavale
27/10/2008, 12:32
foi o que eu fiz no meu. o caster de -4º foi pra + 3,5º

o problema é esse mesmo. o link ficou extremamente baixo. quase na altura dos eixos. funciona, mas se tu fazer trilhas com muitas pedras pode entortar ou até mesmo quebrar. mas eu não fiz isso aparafusado não, foi na solda mesmo. isso ai eu não coloco no meu carro. sei lá se isso aguenta porrada por muito tempo.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
27/10/2008, 12:58
Por acaso não daria para corrigir o caster da mesma maneira que se corrije em Jeep ou Rural quando faz SPOA?...digo...não daria para tirar as soldas das pontas e girar e soldar novamente?

Ps: Não sei se o eixo do Samurai tem a mesma solda nas pontas, igual ao Dana 44

zelucas
27/10/2008, 14:46
Eu não rotacionaria o munhão, primeiro porque deve ser bem caro fazer isso, segundo que pode não ficar bom...

Ao invés de prolongar o suporte do braço do chassis pode-se mudar o suporte do braço no eixo também.

[]s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
27/10/2008, 14:57
Zelucas

Mas ai a cruzeta não iria trabalhar muito enforcada (dobrada)?

Fabil
27/10/2008, 15:00
modificar o suporte do link do EIXO é o mais complicado pq a drakling do samurai 97/jimny passa por tras do munhao..

Everson.. modifca o angulo da cruzeta sim. mas nao muito, até pq o diferencial dianteiro do samurai 97 é high pinion..

billj
27/10/2008, 19:41
Billj

E quanto ao caster...

Para corrigi-lo só trocando os links ou teria outra alternativa???

Pergunta de total desentendido no assunto... na suspensão do Samurai... levantando ela em 4" seja com mola mais comprida ou calço nas molas e colocasse um suporte na base do link com o chassi de mesma altura de 4" o caster se manteria normal???

Dúvida de total desentendido. ok

Obrigado


Para levantar o Samurai em 4", não há alternativa a não ser fazer novos links.

Abraços,

Bill

billj
27/10/2008, 19:43
Bill

continuo discordando.. a altura da panharda em relacao a linha central do EIXO importa sim..

diz um desenho na mao mesmo só p/ tentar ilustrar.. veja ae..


Tenta dinovu, num entendi..........

billj
27/10/2008, 19:47
Por acaso não daria para corrigir o caster da mesma maneira que se corrije em Jeep ou Rural quando faz SPOA?...digo...não daria para tirar as soldas das pontas e girar e soldar novamente?

Ps: Não sei se o eixo do Samurai tem a mesma solda nas pontas, igual ao Dana 44

Pode sim, mas a lata do eixo é muito fina, então o trabalho é bem difícil de fazer....

Higor Renck
27/10/2008, 21:17
Algumas fotos do primeiro passeio...

A primeira impressão... não notei raspar nada neste primeiro dia...

Vamos ver como o Samuca vai se comportando nos próximos passeios.

Rubens
27/10/2008, 21:20
Para levantar o Samurai em 4", não há alternativa a não ser fazer novos links.

Abraços,

Bill

Bill ...

Duas Perguntas a respeito de quando se faz Novos Links:

1 - Pontos de fixação dos links, mantem os originais?
2 - Pontos de Fixação dos Amortecedores, mantem os originais?

Uma outra pergunta como usuário (não de drogas...rsrsrs) ... meu Samurai (96/97) possui uma adequação feita pela Spider a pedido do antigo dono, que consiste na retirada dos amortecedores de dentro da mola nas rodas dianteiras ... porém ... fiz uma trilha com ele (estou com o Samuca a um mês) e notei que quando a suspensão dianteira trabalha a mola tende a sair de dentro dos suportes ... o que se deve fazer: Molas Maiores? Algum tipo de fixação na Mola? ou Apenas Ficar atento e reposicionar as molas no local qdo necessário na trilha?

[ ]´s...

billj
27/10/2008, 21:49
Bill ...

Duas Perguntas a respeito de quando se faz Novos Links:

1 - Pontos de fixação dos links, mantem os originais?
2 - Pontos de Fixação dos Amortecedores, mantem os originais?

Uma outra pergunta como usuário (não de drogas...rsrsrs) ... meu Samurai (96/97) possui uma adequação feita pela Spider a pedido do antigo dono, que consiste na retirada dos amortecedores de dentro da mola nas rodas dianteiras ... porém ... fiz uma trilha com ele (estou com o Samuca a um mês) e notei que quando a suspensão dianteira trabalha a mola tende a sair de dentro dos suportes ... o que se deve fazer: Molas Maiores? Algum tipo de fixação na Mola? ou Apenas Ficar atento e reposicionar as molas no local qdo necessário na trilha?

[ ]´s...


1) sim
2) depende


Você comprou o carro de quem???

Rubens
28/10/2008, 07:56
1) sim
2) depende


Você comprou o carro de quem???


Bill ...

Comprei do Ricardo (japones) ...que aqui no Forum escreve sob o nickname "Rija"... é um Samurai Branco 96/97 ... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44791&highlight=rija) ...

[ ]'s ...

Fabil
28/10/2008, 11:06
Tenta dinovu, num entendi..........

vc tá de zoeira néh?

vamos definir que:

-suporte da panhard no chassis seja o ponto A
- suporte da panhard PRLONGADO no eixo seja o ponto B
- suporte da panhard no CENTRO da canela do eixo seja o ponto C

com a suspensao em repouso suponhamos que a distancia entre o ponto A>B e A>C seja 100mm certo?

com a suspensao abrindo p/ qualquer um dos lados essa distancia vai sofrer uma leve alteracao certo? e como a panhard nao é telescopica ela vai puxar o eupurrar o chassis p/ os lados..

o grade problema é que quando mais alto for o suporte da panhard em relacao a linha central da canela do eixo maior vai ser o deslocamento horizontal da panhard forcando o chassis p/ um dos lados..

trace uma linha vertical p/ referencia exatamente sobre o suporte alongado do eixo e veja o quando ele se desloca lateralmente a medida que o eixo torce.

T+

billj
28/10/2008, 13:25
Bill ...

Comprei do Ricardo (japones) ...que aqui no Forum escreve sob o nickname "Rija"... é um Samurai Branco 96/97 ... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44791&highlight=rija) ...

[ ]'s ...


Certo.

O que pode fazer é colocar por dentro do prato da mola batentes da pick-up Pampa, eles encaixam certinho. Fizemos isso no Preto Veio para resolver o mesmo problema....

Abraços,

Bill

billj
28/10/2008, 13:36
vc tá de zoeira néh?

vamos definir que:

-suporte da panhard no chassis seja o ponto A
- suporte da panhard PRLONGADO no eixo seja o ponto B
- suporte da panhard no CENTRO da canela do eixo seja o ponto C

com a suspensao em repouso suponhamos que a distancia entre o ponto A>B e A>C seja 100mm certo?

com a suspensao abrindo p/ qualquer um dos lados essa distancia vai sofrer uma leve alteracao certo? e como a panhard nao é telescopica ela vai puxar o eupurrar o chassis p/ os lados..

o grade problema é que quando mais alto for o suporte da panhard em relacao a linha central da canela do eixo maior vai ser o deslocamento horizontal da panhard forcando o chassis p/ um dos lados..

trace uma linha vertical p/ referencia exatamente sobre o suporte alongado do eixo e veja o quando ele se desloca lateralmente a medida que o eixo torce.

T+


Para que este seu estudo masturbaçãomentalsexodosanjos faça sentido, você tem que definir um ponto fixo, sobre qual o resto movimenta. Qual seria este ponto??

Abraços,

Bill

Fabil
28/10/2008, 13:40
já disse...

trace uma linha vertical passando exatamente sobre o suporte da panhard do eixo..

alias.. fiz um desenho simpes aqui no CAD.. abre ae veja a diferenca de distancia entre os pontos B>A e C>A a medida que vc faz um rotate nele

T+

Rubens
28/10/2008, 14:43
Certo.

O que pode fazer é colocar por dentro do prato da mola batentes da pick-up Pampa, eles encaixam certinho. Fizemos isso no Preto Veio para resolver o mesmo problema....

Abraços,

Bill


Valew Bill vou providenciar estes itens instalá-los e testá-los o quanto antes ... rsrsrs

diogo ludovico
28/10/2008, 16:06
Não sou expert em mecanica, mas quando o meu estava com o suporte elevado, quando a suspenção trabalhava a carroceria se deslocava para o lado, o que diminuiu quando reposicionei o suporte do eixo.
Antes que reclamem do desenho, a barra penhard tão inclinada é apenas demonstrativa, no meu ela está paralela ao eixo, o que tirei da parte de baixo adicionei no suporte do chassis.:pensativo:
Pode ser outro fator que não percebi, mas ae deixo para o Bill dizer o que pode ser.

billj
28/10/2008, 18:44
Bão, vocês 02 adotaram como o ponto fixo esta bolota imaginária, centralizada no eixo. Como isso, não se consegue chegar em conclusão alguma........

Vão tentando.....hehehehe

Abraços,

Bill

Alexandre X
28/10/2008, 19:05
Bão, vocês 02 adotaram como o ponto fixo esta bolota imaginária, centralizada no eixo. Como isso, não se consegue chegar em conclusão alguma........

Vão tentando.....hehehehe

Abraços,

Bill

Fabil, não sabe faz como eu. Assume e usa feixes de mola :mrgreen:

zelucas
28/10/2008, 19:51
O ponto fixo real não é a bola no eixo!!

Imagine o ponto fixo (lateralmente falando) como sendo o parafuso da fixação da panhard no eixo e verás...

diogo ludovico
28/10/2008, 20:19
Zé, pensei nisso, mas neste caso os links não seriam deslocados para a esquerda assim //?

Bill, eu "presumi" que o ponto fixo seria o centro do eixo, contando que os links da suspenção não saissem da posição vertical (II). pelo que vi no desenho do Zé, os braços tenderiam a se movimentarem na horixontal tambem (// ou \\), já que neste caso seriam os eixos a se deslocarem e não a carroceria.

:mrgreen: agora que eu fiquei confuso:pensativo:

Alexandre X
28/10/2008, 20:24
O que tesao essa brincadeira de ficar desenhando eixinhos, quero dar minha contribuicao.

Abram no browser, é animado :mrgreen:

zelucas
29/10/2008, 01:04
Zé, pensei nisso, mas neste caso os links não seriam deslocados para a esquerda assim //?

Bill, eu "presumi" que o ponto fixo seria o centro do eixo, contando que os links da suspenção não saissem da posição vertical (II). pelo que vi no desenho do Zé, os braços tenderiam a se movimentarem na horixontal tambem (// ou \\), já que neste caso seriam os eixos a se deslocarem e não a carroceria.

:mrgreen: agora que eu fiquei confuso:pensativo:

Diogo, em suspensões com panhard o centro do raio de torção do eixo é o parafuso do suporte da panhard no eixo (no caso de torção no sentido horário como ocorre na minha ilustração) e o parafuso do suporte da panhard no chassi (no caso de torção no sentido anti horário).E sim, os braços irão movimentar-se assim // e assim \\ , só não se esqueça que o eixo está fixo no solo pelos pneus e quem terá que movimentar-se lateralmente será a carroceria.


[]s

Fabil
29/10/2008, 08:08
mas vem ká...

o objetivo da suspensao nao é fazer o eixo deslocar-se somente as extremidades e deixando o centro sempre no centro?

ou seja, se o ponto fixo de referencia do desenho nao for o centro do eixo dai vai acontecer o que??? a carroceria vai sambar, pois as rodas estao apoiadas no chao... nao verdade entao nao é o eixo que desloca p/ os lados, mas sim a carroceria..

tô certo ou errado?

Fabil
29/10/2008, 08:13
O ponto fixo real não é a bola no eixo!!

Imagine o ponto fixo (lateralmente falando) como sendo o parafuso da fixação da panhard no eixo e verás...

Zé.. nesse desenho seu, vamos supor entao que o ponto fixo seja no suporte da panhard..
o que aconteceu no seu desenho??? o eixo foi deslocado p/ esquerda certo? ( tem até uma seta nele)... mas na verdade quem se desloca nao é o eixo... afinal as rodas estao do chao.. mas sim a carroceria que vai ser empurrada p/ a direita pelo efeito alavanca do suporte da panhard alto..

refaça seu desenho igualzinho, porem com o suporte da panhard fixaco junto a canela do eixo.. vc verá que o deslocamento da carroceria será bem menor.. o que evita a sambada

T+

zelucas
29/10/2008, 11:41
mas vem ká...

o objetivo da suspensao nao é fazer o eixo deslocar-se somente as extremidades e deixando o centro sempre no centro?

ou seja, se o ponto fixo de referencia do desenho nao for o centro do eixo dai vai acontecer o que??? a carroceria vai sambar, pois as rodas estao apoiadas no chao... nao verdade entao nao é o eixo que desloca p/ os lados, mas sim a carroceria..

tô certo ou errado?


As supensões com panhard tem esse defeito de não manter meio do eixo sempre no centro, mas se for ver ele começa a sair mais do centro só em torções muito grandes, e isso se agrava se estiver com aquele suporte da panhard no eixo prolongado, fazendo uma alavanca e tendendo a jogar o eixo de lado, mas como ele está fixo quem movimenta é a carroceria, de qualquer jeito tem um movimento lateral do eixo em relação a carroceria, fazedo acontecer a ''sambada''.


Zé.. nesse desenho seu, vamos supor entao que o ponto fixo seja no suporte da panhard..
o que aconteceu no seu desenho??? o eixo foi deslocado p/ esquerda certo? ( tem até uma seta nele)... mas na verdade quem se desloca nao é o eixo... afinal as rodas estao do chao.. mas sim a carroceria que vai ser empurrada p/ a direita pelo efeito alavanca do suporte da panhard alto..

refaça seu desenho igualzinho, porem com o suporte da panhard fixaco junto a canela do eixo.. vc verá que o deslocamento da carroceria será bem menor.. o que evita a sambada

T+

É, eu puxei uma reta amarela da extremidade da panhard ao eixo (não está muito visível) e dá pra ver a diferença que seria se o suporte estivesse na canela do eixo...


[]s

Fabil
29/10/2008, 12:01
o suporte prolongado agrava mesmo em leves oscilacoes sim... é isso que eu estou tentando explica desde o inicio e nesse caso nao estou me baseando em teoria nao.. é na pratica mesmo..

meu samurai os suportes da panhard foram prolongados exatos 80mm acima de onde era original ( centro da canela) eu percebo uma leva samabadinha quando passo em ondulacoes pequenas no asfalto.. lembrando que a minha barra panhard com isso fica praticamente paralela ao solo

nos outros dois samurais que fiz o mesmo esquema da minha suspensao, eu p/ diminuir esse efeito fiz o suporte menor, com exatos 50mm acima do eixo.. a panhar ficou uma mixaria inclinada e o efeito sambada nesses dois samurai praticamente nao existe sob as mesmas condicoes...

o jipe do Diogo, estava assim tb.. o suporte altissimo, e o carro sambando.. depois que ele inverteu ( ou seja, baixou o suporte no chassis e vou o suporte do eixo p/ o centro) a sambada acabou...

é claro que no offroad com a suspensao trabalhando numa amplitude muito maior a panhard vai empurrar o eixo mesmo... mas dai nao importa muito, afinal vc já esta sacolejando p/ todo lado mesmo..


dai vem o Bill dizendo que a altura da panhard em relacao ao eixo nao tem anda a ver com essa sambada, entao os 3 samurais que eu modifiquei aqui sao alienigenas, piois estao desafiando todas as leis da fisica..hehehehehh

MaGao
29/10/2008, 14:05
Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..

agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?

Abraços,

alvaro.jrc
29/10/2008, 15:19
Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..
agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?
Abraços,

Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

Estou enganado fabiano???:pensativo:

Rubens
29/10/2008, 15:39
Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

Estou enganado fabiano???:pensativo:

Pessoal ...

To acompanhando o assunto ... ou pelo menos tentando acompanhar ...rsrsrsrs... visto que sou arquiteto ...rsrsrs

Dai ... lendo ... vendo desenhos ... me lembrei desta imagem que postei ... vejo a Panhard ... e mais uma barra "exatamente" paralela ao eixo ...:

Qual o Nome e Função dela?

ta bom ...ta bom ... haja paciência pra explicar ...kakakaka

Alfredo Stavale
29/10/2008, 15:42
Se não me engano ví no kit Fabil de suspensão para o Samuca uma peça q baixa a angulação da barra de direção, não lembro o nome da peça, mas é como um cachimbo, no kit esse cachimbo é mais curvo pra baixo, deixando a barra mais menos inclinada.

Estou enganado fabiano???:pensativo:

high steers

o meu não tinha o bump steers até eu fazer a ultima trilha. agora até pra subir meio fio tá puxando o volante.

agora percebi uma folga na direção, tem algo haver? como posso tirar essa folga?

Fabil
29/10/2008, 16:31
Quanto ao suporte da panhard.. so baixando no chassi melhoraria..

agora para não ter bumpsteer ? como "fixar" a barra de direção ?
levantando no eixo ? ficaria mais alto que a panhard .. teria problema ?

Abraços,

use um dropped pitman..

T+

MaGao
29/10/2008, 16:45
use um dropped pitman..

T+

vc faz? quanto que seria ?

abraços,

Fabil
29/10/2008, 16:52
nao.. dropped pitman nao faço... ao menos ainda nao fiz... ehheeh mas como é uma peça fundida requer moldes etc.. o que só fica viavel se vc fabricar em quantidade

T+

alvaro.jrc
29/10/2008, 18:52
Olha o tal do cachimbo!! Como o Fabil já comentou aí está o dito cujo.

http://www.puresuzuki.com/pitman_arm.htm

joão k. chikui
29/10/2008, 19:32
Fabiano
Fundida ou forjada?


nao.. dropped pitman nao faço... ao menos ainda nao fiz... ehheeh mas como é uma peça fundida requer moldes etc.. o que só fica viavel se vc fabricar em quantidade

T+

MaGao
29/10/2008, 20:00
ALguem ja comprou nessa puresuzuki ?

billj
30/10/2008, 07:14
o suporte prolongado agrava mesmo em leves oscilacoes sim... é isso que eu estou tentando explica desde o inicio e nesse caso nao estou me baseando em ...............

e blablablapracaraio..............

dai vem o Bill dizendo que a altura da panhard em relacao ao eixo nao tem anda a ver com essa sambada, entao os 3 samurais que eu modifiquei aqui sao alienigenas, piois estao desafiando todas as leis da fisica..hehehehehh



E não tem mesmo. Sabe a diferença do deslocamento lateral da panhard de ter o ponto 50 mm ou 80 mm em cma do eixo?? Considerando uma inclinação de eixo de 20 graus, que já é MUITO maior que pode se esperar desta bosta de suspensão do Samuca helicoidal, dá menos de 10 mm. Ou seja, só a folga nas buchas e o movimento lateral dos pneus dá muito mais que isso.

Abraços,

Bill

billj
30/10/2008, 07:22
Agora, apenas para não deixar vocês sem o que debater aqui.

1) Essa tal de sambadinha de que vocês se referem acontece em trilha ou no asfalto?? Estou entendo que é no asfalto. O eixo e o chassi não estão relativamente paralelos um com o outro neste caso??

2) Essa de afirmar que extendendo o suporte do chassi daria menos sambadinha que extender o do eixo..... Façam seus desenhos em escala, faz umas simulações de movimento e depois me digam o que acontece, especificamente lá no ponto de fixação no chassi....

Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.


:mrgreen:

Abraços,

Bill



Abraços,

Bill

Fabil
30/10/2008, 08:43
ok... mas qual a explicacao entao p/ o fato de os carros onde o suporte foi menor e ou o suporte do chassis foi prolongado a sambada desapareceu?

T+

billj
30/10/2008, 09:16
Sei lá, não sou eu que está falando desta diferença. Como ficou o ângulo relativo entre a panhard e a drag link nestas mexidas?? Você mesmo falou que o âmgulo da panhard foi diferente quando mudou o comprimento do suporte. Não está confundindo deslocamento lateral com bumpsteer, não??

Faz os desenhos, vai.....

Fabil
30/10/2008, 10:28
no meu esta assim...

e nos outros carros onde fiz o suporte 30mm menor, o highsteer tb é mais baixo, portanto as duas barras possuem a mesma inclincao...

alvaro.jrc
30/10/2008, 11:34
Kcte!! Na época dos rebaixados era mais fácil, mola esportiva + amortecedor de competição resolviam 90% dos meus problemas.

Será que vou ter que fazer mestrado em engenharia mecânica pra ter um jipe?????? :parede:

billj
30/10/2008, 12:49
Kcte!! Na época dos rebaixados era mais fácil, mola esportiva + amortecedor de competição resolviam 90% dos meus problemas.

Será que vou ter que fazer mestrado em engenharia mecânica pra ter um jipe?????? :parede:



Bom, do mesmo jeito que um pacote "mola esportiva e amortecedor de competição" serve para enganar 90% dos Manés Zéurrela do mundo rebaixado, um pacote "calço de mola e amortecedor de Suprema" faz nos levantados.........

:mrgreen:

Abraços,

Bill

Alexandre X
30/10/2008, 13:07
Po ninguem curtiu minha animacao de barra panhard funcionando...
Bom, do mesmo jeito que um pacote "mola esportiva e amortecedor de competição" serve para enganar 90% dos Manés Zéurrela do mundo rebaixado, um pacote "calço de mola e amortecedor de Suprema" faz nos levantados.........

:mrgreen:

Abraços,

Bill

MaGao
30/10/2008, 13:09
Fabil,

meu carro ta com essa mesma inclinação das barras.. e quando passo de 60 qualquer ondulação no asfalto ele samba.. joga pra um lado e para outro..

como se comporta o seu andando naqueles trilhos de caminhão no asfalto a uns 60-70km/h ?

Abraços,

billj
30/10/2008, 13:10
Po ninguem curtiu minha animacao de barra panhard funcionando...


Achei o suporte da panhard no chassi meio fraco, ele até flexiona durante o movimento do eixo..........

:mrgreen:



Abraços,

Bill

Fabil
30/10/2008, 13:22
Fabil,

meu carro ta com essa mesma inclinação das barras.. e quando passo de 60 qualquer ondulação no asfalto ele samba.. joga pra um lado e para outro..

como se comporta o seu andando naqueles trilhos de caminhão no asfalto a uns 60-70km/h ?

Abraços,

se o seu só balanca a 60km/h deve estar é com shimmy nao?? pq a sambada por causa da panhard nao tem nada a ver com velocidade...

T+

MaGao
30/10/2008, 14:16
se o seu só balanca a 60km/h deve estar é com shimmy nao?? pq a sambada por causa da panhard nao tem nada a ver com velocidade...

T+


o meu a carroceria vai de um lado para outro.. não fica tremendo e tal..
eu meto o pe ate 120 da na mesma
de 60 ate 120

e o crro não parece q vai desmontar tremendo.. ele so muda o trajeto quando passa por ondulação e a carroceria samba...

pode ser shimmymesmo?

Fabil
30/10/2008, 14:41
isso é shimmy...

MaGao
30/10/2008, 14:47
Aff..o fdp do mecanico disse que não tinha.. hahaha sou muito bom em mecanica da um disconto hahahaha =)

MaGao
30/10/2008, 14:53
mais fabil,

shimmy não seria trepidar o volante quando passa de X velocidade ?
tudo que eh canto que leio diz isso..

Fabil
30/10/2008, 15:13
em samurais em geral shimmy dá entre 60~70km/h... se o seu continua chacoalhando fora dessa velocidade tem mais coisa errada ae.. de ter roda empenada, pneu deslocado etc..

T+

billj
30/10/2008, 15:25
isso é shimmy...

Shimmy porcaria nenhuma. E caster errado....

Abraços,

Bill

Fabil
30/10/2008, 15:27
caster errado em jipe com suspensao original? até onde entendi o dele é...

T+

billj
30/10/2008, 15:33
Se o carro treme como vai desmontar, é shimmy. Se a direção precisa sempre de correção para manter linha reta e o carro dança num desnível de pista, tipo quando vai pro acostamento, é caster errado.....

MaGao
30/10/2008, 15:34
seria somente mudar de trageto.. uma hora vai para a esquerda... outra para direita.. ehheh
e olhe que viajo 600km todo fim de semana nele

=)

billj
30/10/2008, 15:36
Sim, caster errado. É que o Fabil MJ anarfa num leia muito bem não...........:mrgreen:


Abraços,

Bill

alvaro.jrc
30/10/2008, 16:03
caster errado em jipe com suspensao original? até onde entendi o dele é...

T+

Originalmente levantada.....:mrgreen:

MaGao
30/10/2008, 16:20
meu carro so tem mola de voyage a gas na frente e atraz..

seria tanto assim para ficar com isso todo ? o mecanico falou que as buchas estão boa dos links..então... hehe

athos
02/11/2008, 10:56
seria somente mudar de trageto.. uma hora vai para a esquerda... outra para direita.. ehheh
e olhe que viajo 600km todo fim de semana nele

=)
O meu dá aquele shimi exatamente 60km, melhora um pouco qdo uso os frontiera de trilha 255/75/15, que não tem balanceamento montado nos aros originais. Esse dias resolvi trocar os dianteiros pelos traseivos, no conjunto que uso no dia a dia, GG31 com rodas de F1000, e melhorou 95%. As vezes nem dá shimi.
Quando a dançar na estrada até faz um pouco só em desníveis, acho que por causa do peso e tamanho dos pneus, no asfalto liso não preciso ficar consertando nada.

paulo_mineiro
23/11/2008, 17:23
Com respeito essa da carroceiria se deslocar lateralmente, a altura da panhard referente ao eixo não importa. O lance é da panhard ser horizontal, nada mais que isso.

Teoricamente, poderia posicionar a panhard passando por cima do capô ou encostado no chão que funcionaria do mesmo jeito.....

Abraços,

Bill

Bill,

Concordo com vc que as oscilações laterais serão menores estando as barras panhard horizontais ao solo em ordem de marcha.

Já a altura ideal seria a nivel de solo.

Abraços,

Paulo Mineiro

Higor Renck
08/12/2008, 12:13
Olá a todos...

Pessoal...

Estou com algumas idéias na cabeça, gostaria da opinião dos amigos...

Alguém ai já colocou turbo no Samurai???

Como ficou? Quanto colocou?

Tenho acompanhada algumas discussões a respeito de colocar um super change, alguém tem uma idéia para me passar, ou alguma experiência com turbo no Samurai?

Alguém indica uma boa oficina em POA para uma consulta e um orçamento para a colocação de um turbo, tipo o,5 kg??

Obrigado

Higor Renck

Higor Renck
08/12/2008, 12:22
caster errado em jipe com suspensao original? até onde entendi o dele é...

T+

Fabil,

Me diga uma coisa:

Se eu optar por não mexer nos amortecedores, poderia só instalar por agora os links do kit da tua suspensão apenas para corrigir o caster, ou tenho que instalar todo o conjunto?

Obrigado

Higor Renck

Higor Renck
08/12/2008, 12:30
Pessoal,


Com exatos 2636km percorridos em 12 dias, posso dizer que meu Samuca melhorou muito com a t-case reduzida...

Agora consigo andar a 100km no painel antes meros 80... ai quando pegava vento contra era obrigado a puxar uma 4 marcha, e hoje consigo ficar em 5 por volta dos 85km...

O ronco incomoda um pouco, vamos ver se realmente vai sumir com mais alguns km, o que eu acho interessante é que está roncando muito mais em 3 simples do que nas outras marchas e na reduzida também ocorre o mesmo, ronca mais na 3 do que nas outras... X, algum motivo especial para isso???

X, vc tem o chicote para a fazer ascender a luz do 4x4 no Painel do Samuca?

Obrigado

diogo ludovico
08/12/2008, 12:30
Higor, se quer colocar turbo no samurai, coloque logo um motor AP.
Colocar por colocar o turbo não será problema, mas sim ajustar o funcionamento e principalmente achar alguem que se arrisque a fuçar na injeção do samurai.
Receitas para se turbinar um AP se tem aos montes, mas quem saiba mecher na injeção eletronica do samurai e reconfigura-la para o turbo ai que é dificil.
Vai arriscar sua injeção eletronica??
Só com o preço de uma nova vc compra um motor AP hehehehe:mrgreen:

alvaro.jrc
08/12/2008, 13:08
Um AP 1.8 ainda precisaria de turbo?? É HP de mais pra peso de menos....

Higor Renck
08/12/2008, 15:05
Higor, se quer colocar turbo no samurai, coloque logo um motor AP.
Colocar por colocar o turbo não será problema, mas sim ajustar o funcionamento e principalmente achar alguem que se arrisque a fuçar na injeção do samurai.
Receitas para se turbinar um AP se tem aos montes, mas quem saiba mecher na injeção eletronica do samurai e reconfigura-la para o turbo ai que é dificil.
Vai arriscar sua injeção eletronica??
Só com o preço de uma nova vc compra um motor AP hehehehe:mrgreen:

Fala Diogo...

Cara, me veio esta idéia na cabeça, porque me lembro de um ocorrido a uns 4 anos atráz, na trilha de Osório, tinha um cara com um Samuca turbinado muito bem ajustado... bem mesmo...

Não sei se ele participa aqui do fórum, mas não custa tentar...

Me lembro da cena até hoje... estava na beira da estrada e a trilha era na beira da lagoa, porém tinha um monte de árvores e não se via o que acontecia, só ouvia, e ai quando aponta o bixo... era um samuca branco puxando um vitara... e a turbina estava falando alto e espirrando bonito... hehehehe

Me lembro disso até hoje...

Obrigado:concordo:

Alexandre X
08/12/2008, 19:35
Pessoal,


Com exatos 2636km percorridos em 12 dias, posso dizer que meu Samuca melhorou muito com a t-case reduzida...

Agora consigo andar a 100km no painel antes meros 80... ai quando pegava vento contra era obrigado a puxar uma 4 marcha, e hoje consigo ficar em 5 por volta dos 85km...

O ronco incomoda um pouco, vamos ver se realmente vai sumir com mais alguns km, o que eu acho interessante é que está roncando muito mais em 3 simples do que nas outras marchas e na reduzida também ocorre o mesmo, ronca mais na 3 do que nas outras... X, algum motivo especial para isso???

X, vc tem o chicote para a fazer ascender a luz do 4x4 no Painel do Samuca?

Obrigado
Nenhum motivo aparente, quando está em High uma combinação de engrenagens são usadas quando está em Low outra combinação é usada. A marcha utilizada não influencia em nada.
Já li em algum lugar que as vezes ruidos na tcase podem ser causados pelo cardan.

Não tenho o chicote não.

Higor Renck
08/12/2008, 19:46
Nenhum motivo aparente, quando está em High uma combinação de engrenagens são usadas quando está em Low outra combinação é usada. A marcha utilizada não influencia em nada.
Já li em algum lugar que as vezes ruidos na tcase podem ser causados pelo cardan.

Não tenho o chicote não.

Valeu Alexandre...

Muito Obrigado pela resposta rápida...

Grande abraço

Fabil
09/12/2008, 10:44
a algum tempo vem me povoando uma ideia de colocar um supercharger no motor do samurai ( prefiro o compressor no lugar da turbina pq a a pressao do compressor vem em baixa rotacao), mas como ainda nao me apareceu um supercharger eaton M-24 ( de fiesta) baratim na minha frente p/ comprar ainda nao o fiz...heheh como nao estou com pressa absolutamente nenhuma, o dia que pintar é esse mesmo..heheh

mas vamos ao que interessa...

sob o aspecto custo x beneficio, talvez seja melhor colocar um AP mesmo, principalmente se for pensar em longo prazo...

sobrealimentar ( turbo ou compressor, tanto faz) o motor original do samurai nao tem nada de misterio, basta seguir a mesma linha de raciocinio de qualquer motor, coloca bico injetor extra, modulo auxiliar de pulsacao de bico e atraso de ponto, e dependendo da pressao que for usar , passa p/a alcool ou destaxa o cabecote.. enfim.. feita a parte FISICA ( coletores, suportes p/ supercharger, polias, retorno de oleo, muflas e linha de ar) o resto é acerto fino da ignicao e injecao..

porem na minha opniao tanto uma brincadeira dessas nao sai por menos de 2mil ( no meu caso eu chuto que gastaria uns 1.000, pois eu mesmo iria fazer tudo..) e se vc levar em conta a kilometragem do seu motor, talvez uma sobre alimentacao nao iria encurtar muito rapido a vida util dele.. nesse caso acho um AP mais viavel... pois a adaptao de um AP vc vai gastar uns 4mil... e um AP 1.6MI já é quase o dobro do original em potencia e quase 40% a mais em torque dispensando o uso de "venenos" p/ render mais... sem falar que vc ainda pode vender seu motor original e amortizar boa parte do gasto..

T+

Higor Renck
11/12/2008, 12:28
a algum tempo vem me povoando uma ideia de colocar um supercharger no motor do samurai ( prefiro o compressor no lugar da turbina pq a a pressao do compressor vem em baixa rotacao), mas como ainda nao me apareceu um supercharger eaton M-24 ( de fiesta) baratim na minha frente p/ comprar ainda nao o fiz...heheh como nao estou com pressa absolutamente nenhuma, o dia que pintar é esse mesmo..heheh

mas vamos ao que interessa...

sob o aspecto custo x beneficio, talvez seja melhor colocar um AP mesmo, principalmente se for pensar em longo prazo...

sobrealimentar ( turbo ou compressor, tanto faz) o motor original do samurai nao tem nada de misterio, basta seguir a mesma linha de raciocinio de qualquer motor, coloca bico injetor extra, modulo auxiliar de pulsacao de bico e atraso de ponto, e dependendo da pressao que for usar , passa p/a alcool ou destaxa o cabecote.. enfim.. feita a parte FISICA ( coletores, suportes p/ supercharger, polias, retorno de oleo, muflas e linha de ar) o resto é acerto fino da ignicao e injecao..

porem na minha opniao tanto uma brincadeira dessas nao sai por menos de 2mil ( no meu caso eu chuto que gastaria uns 1.000, pois eu mesmo iria fazer tudo..) e se vc levar em conta a kilometragem do seu motor, talvez uma sobre alimentacao nao iria encurtar muito rapido a vida util dele.. nesse caso acho um AP mais viavel... pois a adaptao de um AP vc vai gastar uns 4mil... e um AP 1.6MI já é quase o dobro do original em potencia e quase 40% a mais em torque dispensando o uso de "venenos" p/ render mais... sem falar que vc ainda pode vender seu motor original e amortizar boa parte do gasto..

T+

Fala Fabiano,

Então, essas idéias vem povoando a minha cabeça justamente porque o motor do meu Samuca está muito bom ainda, ele tem só 63mil km originais... acho que com base no que tenho lido dos amigos...

Melhor sentar e esfriar a cabeça... hehehe

Bom mudando um pouco de assunto, tive um pequeno problema no ventilador interno do Meu Samuca, fui a dois eletricistas e cada um me deu um diagnóstico diferente, um falou que é a resistência do ventilador que queimou e o outro disse que é a chave... o que acontece é que só está funcionando as velocidades 1 e 3 a dois fica iguql a 1.

Alguém já passou por aisso??

Obrigado

Higor Renck

MaGao
11/12/2008, 12:58
Fala Fabiano,

Então, essas idéias vem povoando a minha cabeça justamente porque o motor do meu Samuca está muito bom ainda, ele tem só 63mil km originais... acho que com base no que tenho lido dos amigos...

Melhor sentar e esfriar a cabeça... hehehe

Bom mudando um pouco de assunto, tive um pequeno problema no ventilador interno do Meu Samuca, fui a dois eletricistas e cada um me deu um diagnóstico diferente, um falou que é a resistência do ventilador que queimou e o outro disse que é a chave... o que acontece é que só está funcionando as velocidades 1 e 3 a dois fica iguql a 1.

Alguém já passou por aisso??

Obrigado

Higor Renck

Higor,

isso é a resistencia dentro da chave que aciona.. o meu ta assim.. so funciona 1 e 2.. eu comprei outra chave ja.. so falta instalar hehehe vo ver o preço para vc e posto aki.. tem tempo q comprei hehehe

Abraços,

Higor Renck
11/12/2008, 17:26
Higor,

isso é a resistencia dentro da chave que aciona.. o meu ta assim.. so funciona 1 e 2.. eu comprei outra chave ja.. so falta instalar hehehe vo ver o preço para vc e posto aki.. tem tempo q comprei hehehe

Abraços,

Valeu,

Obrigado Magao

MaGao
14/12/2008, 16:09
Valeu,

Obrigado Magao

Higor,

chave nova = R$ 90,00 + frete

tenho que importar.. tem q depositar 50% do valor..

30 dias ta por aki..


Abraços,

Alfredo Stavale
16/03/2009, 12:00
gostaria de tirar algumas duvidas;

o que é mais fácil alterar para lift -->um braço pitman mais baixo ou o high steers?

para barra panhard o que é mais fácil( mais bem feito): levantar a fixação no eixo ou baixar a fixação do chassis?

qual tipo de junta esferica posso usar(onde encotro nacionais?) para colocar na panhard e deixa-la ajustavel?

O que pode-se dizer como curso razoavel levando-se em conta o uso dos link´s originais? 10cm?15cm?

alguem tem um solução barata de "quick disconect" da barra estabilizadora?

tanto se fala de caster errado. o caster errado so prejudica sendo negativo? caster positivo demais( alem do recomendado pelo fabricante) tem algum problema? se sim, algum exemplo?

Fabil
16/03/2009, 12:39
o que é mais fácil alterar para lift -->um braço pitman mais baixo ou o high steers?

tanto faz se vc tiver disponibilidade de ambas as pecas a mao.. porem aqui no Brasil nao tem dropped pitman.. só importando.. ou mandar fazer, mas dai sai$$$$$


para barra panhard o que é mais fácil( mais bem feito): levantar a fixação no eixo ou baixar a fixação do chassis?

bem feito, vai depender do seu projeto e execucao.. levantar a fixacao no eixo é mais facil porem te dá um efeito colateral que faz o carro dar uma "sambadinha" ao passar por desniveis no solo..

porem como em jimny/samurai o suporte do chassis é do mesmo lado do pitman, se vc baixar o suporte da panhard no chassis, obrigatoriamente vc deverá usar um dropped pitman, pois somente assim as duas barras ( direcao e panhard) ficarao paralelas.


qual tipo de junta esferica posso usar(onde encotro nacionais?) para colocar na panhard e deixa-la ajustavel?


p/ que junta esferica???? usa o sistema de buchas mesmo e faz rosca no tubo com parafuso p/ ajustar..

O que pode-se dizer como curso razoavel levando-se em conta o uso dos link´s originais? 10cm?15cm?

vai depender do seu setup de mola e amortecedor... a minha traseira abre isso aqui no maximo... ( limitados pelas buchas, pq o amortecedor abre mais ainda) vide foto

alguem tem um solução barata de "quick disconect" da barra estabilizadora?

p/ que perder tempo e grana com isso??? arranca essa bosta fora... no meu samurai nao uso e nao senti nenhuma perda consideravel de estabilidade, já fiz varios testes em curvas de asfalto com velocidade , chegando a cantar pneus e tudo normal.. apenas uma leve tendencia a sair de frente no limite... mas sob condicoes "normais" ( afinal jipe nao é feito p/ entrar rasgando em curvas) nao me fez falta nenhuma a estabilizadora

tanto se fala de caster errado. o caster errado so prejudica sendo negativo? caster positivo demais( alem do recomendado pelo fabricante) tem algum problema? se sim, algum exemplo?

o caster do samurai sao 3graus negativos, qualquer medida fora dos 3 negativos vai lhe trazer efeitos colaterias, sendo em alguns casos até mesmo completa instabilidade direcional

T+

MaGao
16/03/2009, 14:21
Fabil,

aproveitando o debate =)

eu vi que no engesa do alvaro (trocou o jimny no engesão hehe ) a barra panhard dele tem um S no meio.. então não precisando nem descer no chassi e nem levantar no eixo.. será que isso funciona no samurai ?

postem suas opniões =)

Alexandre X
16/03/2009, 14:40
Deve ser uma Z Bar, se bem feita nao vejo problemas. Mas sempre lembrando que o Airton Sena corria em uma equipe de ponta e morreu por uma barra de direcao meia boca.

Fabil
16/03/2009, 15:18
Deve ser uma Z Bar, se bem feita nao vejo problemas. Mas sempre lembrando que o Airton Sena corria em uma equipe de ponta e morreu por uma barra de direcao meia boca.


no caso so engesa ela tem aquela curva no meio p/ desviar da bola do diferencial.. mas o que realmente importa é o grau de inclinacao de um ponto ao outro ( eixo e chassis), quanto mais inclinado, maior será o efeito de jogar a carroceria p/ o lado em oscilacoes da suspesao..
a barra deve ficar o mais horizontal possive em relacao aos dois pontos.. fazer uma barra em Z, em S, em M, em Ç ou seja lá qual formato for nao vai corrigir a diferenca do grau de inclinacao entre os dois pontos e efeitos colaterias serao sentidos

T+

MaGao
16/03/2009, 19:50
Compreendido =)

Alfredo Stavale
17/03/2009, 09:33
no caso so engesa ela tem aquela curva no meio p/ desviar da bola do diferencial.. mas o que realmente importa é o grau de inclinacao de um ponto ao outro ( eixo e chassis), quanto mais inclinado, maior será o efeito de jogar a carroceria p/ o lado em oscilacoes da suspesao..
a barra deve ficar o mais horizontal possive em relacao aos dois pontos.. fazer uma barra em Z, em S, em M, em Ç ou seja lá qual formato for nao vai corrigir a diferenca do grau de inclinacao entre os dois pontos e efeitos colaterias serao sentidos

T+

então não tem solução? digo no brasil...
é possível usar um dropped pitman de outro carro? ou além da inclinação e comprimento tem mais algum fator?

eu não entendi isso direito... o dropped pitman e uma Z-bar por exemplo, não faz exatamente a mesma coisa? deixar totakmente( ou perto disso) paralelo ao eixo a barra de direção?

Fabil
17/03/2009, 10:17
solucao p/ o pitman no brasil, tem , mada fazer um.. mas te dou certesa absoluta de que vai sair mais caro do que se vc importar um da gringolandia, lá custa U$100,00 um dropped de 2"

sobre a barra, nao interessa o formato da barra, mas sim a diferenca de altura ( e inclinacao) entre os dois pontos que ela liga..

portanto usar um Z-Bar tanto na direcao como na panhard vai lhe dar bumpsteer e bodyroll da carroceria do mesmo jeito que se usasse uma barra reta porem inclinada..

as barras devem ficar o maixmo possivel paralelas em relacao ao solo
vide foto

Alfredo Stavale
19/03/2009, 10:53
solucao p/ o pitman no brasil, tem , mada fazer um.. mas te dou certesa absoluta de que vai sair mais caro do que se vc importar um da gringolandia, lá custa U$100,00 um dropped de 2"

sobre a barra, nao interessa o formato da barra, mas sim a diferenca de altura ( e inclinacao) entre os dois pontos que ela liga..

portanto usar um Z-Bar tanto na direcao como na panhard vai lhe dar bumpsteer e bodyroll da carroceria do mesmo jeito que se usasse uma barra reta porem inclinada..

as barras devem ficar o maixmo possivel paralelas em relacao ao solo
vide foto

hahahaha
essa foto do seu carro é obceco! :odedo:
muito alto.
O maximo possível, ao menos comercialmente, é achar um piman com dropeed de 2,5 polegadas?

eu fuçando por ai descobri que o pitman que vende pro jimny(site grego) é o codigo calmini SS1589. sidekick/vitara;

uma duvida, esse pitman é tudo igual? ou cada cx de direção/carro usa um modelo diferente? se são diferentes, o que eu preciso verificar pra saber se servirá ou não?

Fabil
19/03/2009, 11:13
hahahaha
essa foto do seu carro é obceco! :odedo:
muito alto.
O maximo possível, ao menos comercialmente, é achar um piman com dropeed de 2,5 polegadas?

eu fuçando por ai descobri que o pitman que vende pro jimny(site grego) é o codigo calmini SS1589. sidekick/vitara;

uma duvida, esse pitman é tudo igual? ou cada cx de direção/carro usa um modelo diferente? se são diferentes, o que eu preciso verificar pra saber se servirá ou não?

deve ter algum erro nesse codigo ae.. pq o pitman dos vitaras exceto pelo estriado nao tem nada a ver com os de samurais/jimny

compra o p/ samurai na calmini mesmo...

T+

Alfredo Stavale
19/03/2009, 12:22
deve ter algum erro nesse codigo ae.. pq o pitman dos vitaras exceto pelo estriado nao tem nada a ver com os de samurais/jimny

compra o p/ samurai na calmini mesmo...

T+

sim. seria té melhor pois um custa 120(vitara) o outro custa 70(samurai) mas como tem samurai de tudo que é ano fico preocupado em não servir.
tem algo que preciso verificar? algo como rosca ou algo assim?

eu vou tentar tirar a original do carro e ver com é essa peça pois eu nunca vi essa peça solta somente já presa na direção.

Victor Hugo.
12/02/2014, 01:12
opa! 5 anos depois reapareço com esse tópico.
Uso pneus 31 no meu samurai, com molas traseira do voyage a gas na dianteira + amort original e na traseira molas traseiras de focus hatch encurtadas (bem resistentes). Uso rodas Scorro S-150 15/7 com offset de -22.
cortei uma quina da base do parachoque original e voila, o pneu ta no lugar. . Nao tive problemas ainda com o "raspar"do pneu.. ja que por aqui temos muitas trilhas em canaviais (pouca erosao MUITA lama) e passeios de praia.
O motivo de reativar o tópico é: para regular a geometria do samuca estando levantado mais de 2 pol, temos que, alongar a barra panhard e a barra de direcao para que o eixo volte pro seu lugar e n force mais os links lateralmente.
Alem disso tem q alongar/trocar/alterar os links originais para regular o CASTER.
No fim das contas só sobra a "sambada".

É isso? hhehee Somente isso?!

* com relação as barras pensei em levar em um torneiro pra abrir rosca na barra.. pra que ela tenha regulagem (como a barra de alinhamento). Assim poderia deixar o eixo perfeitamente alinhado com o chassi.

* Já os links, só outros msm? os do Fabil?
* e sobre o alinhamento das barras ao eixo de forma mais horizontal possivel levantando as bases no eixo (anulando a 1 solução)

o/