PDA

Ver Versão Completa : Suspensão samurai



xadventure
05/03/2004, 17:23
Olá Amigos

Não manjo muito da suspensão do samurai pois peguei ele a um mes, percebi que a trazeira esta mais baixa que a frente, se tiver que fazer algo aproveitaria e colocava uma suspensão nova o que voces recomendam, amortecedores rancho? lift? Vou colocar um blk stra 31 qual é o tamanho do jumelo mais adequado

Muito obrigado pela paciencia!!! :lol:

Leandro

Fabil
05/03/2004, 21:22
provavelmente suas molas traseiras estao arriadas e cansadas, troque-as e resolverá o problema...

Rafael_Reis
07/03/2004, 21:17
Suspensão para samuca feixe é SPOA! De prteferencia com bons amortecedores...

O resto é resto.

Abraços sempre de olho nos samucas... :roll:

Rafael_Reis
07/03/2004, 21:20
Sendo mais específico:
-Coloca molas novas
-Faz SPOA
-Jumelos originais (não vai precisar de maiores..)
-Mete uns Koscak 31"
-Compra o kit do X

Ai já se indiguina e põe logo uns 32"
:o e compra uma escada de corda!

Abraços metendo lenha na fogueira,

Wallace
08/03/2004, 01:33
Os 31 já são o limite do eixo do samurai.
Mas os Black Star Guiane é muito pesado, eu não colocaria.
Acho que o ideal seria um Graber 31.
Pneus remoldados não são a coisa mais segura que existe.
Basta fazer o SPOA usando tudo original. Mas tem que fazer direito.

Rafael_Reis
08/03/2004, 01:38
31" limite para o eixo do samuca? Talvez considerando uma boa margem de segurança... Olha o X q usa 33" e o proprio Bill q usou 32" um bom tempo. Tudo é relativo...

Quanto a pneus remoldados: pede o q a MULTIDÂO q usa BSG e frontieras e Koscaks tem a dizer...

Não da para fazer SPOA mantendo TUDO original!!! Os amortecedores dancam, linhas de freio, sistema de direção...

Na pratica não é bem assim... :twisted:

Abraços sabendo q cheiro graxa tem,

Wallace
08/03/2004, 02:09
Tanto é limite que o eixo do Bill foi para o lixo pois já era um V.
O do X ia para o mesmo caminho.
Tempo para o Bill não quer dizer nada. No último ano o Samurai do Bill rodou pouco mais de 10 horas...
Já que você não sabe, eu devo ter sido um dos primeiro a usar os BSG... quando todo mundo ainda usava os BF e alguns poucos os Graber.
Na prática é assim sim.
Falando em graxa, Bill, X, etc...
Quando você encontrar com o Bill, pergunta quem ajuda ele a fazer o Spider...
E pergunta para o X quem ele consulta no que quer fazer no X-mobile além do Bill...

Original é mola, jumelo e amortecedor. E amortecedor pode ser o original sim, já que com a mola e jumelo originais o curso é o mesmo.
A direção que é o problema fazer direito.

Abraços de quem não ouviu falar, mas presenciou...

Rafael_Reis
08/03/2004, 02:20
Ta Wallace, não se ofende...
Por mim ta ok, TU é o "amigao do Bill e do X"... hehehehehe

Agora falando um pouco do q interessa:

Acho q se vc fizer SPOA e manter os amortecedores originais vai dar fim de curso... Tendo em vista q a fixacao do eixo desce um bom pouco (eixo mais berço) com o SPOA, como o curso continua o mesmo?
A unica possibilidade, seria mudar a fixação do amortecedor (baixar)... Mas se fazendo SPOA o curso é mantido o mesmo (segundo vc) qual a vantagem?

Pelo q sei com SPOA o curso aumenta bastante, gerando a necessidade de trocar os amortecedores por maiores... Aliás, o ganho de curso seria a grande vantagem do SPOA...

Ou to enganado?

Abraços achando q tem coisa errada ai,

Wallace
08/03/2004, 02:43
Oi Rafael,

Tá tudo errado...
O que é o SPOA?
É simplesmente mudar o eixo de lugar... sai de cima do feixe e vai para baixo do feixe.
O que acontece? O eixo fica mais longe da carroceria e a parte de baixo do eixo fica livre com menos coisas para enganchar.
Como o eixo ficou mais longe da carroceria pode-se colocar pneu maior sem interferência.
Mantendo a mola e jumelo original não tem como ganhar curso pois eles continuam exatamente onde estavam... quem mudou de lugar foi o eixo.
A fixação dos amortecedores no eixo é reposicionada.

Claro que junto com o SPOA se pode fazer outras modificações para ganhar curso, mas é outra coisa e não o SPOA.

O que você pode ter ouvido é que alguém ganhou curso depois de fazer SPOA, mas ai era porque perdia curso limitando a suspensão ou com o pneu pegando em alguma coisa... típico de colocar pneu maior e não mudar mais nada... então depois de fazer o SPOA ele recuperou o curso que tinha perdido.

08/03/2004, 06:43
Quando se faz SPOA, se tem que reposicionar o suporte do amortecedor.

Se voce reposicionar de forma certa, você não precisa trocar os amortecedores :-)


[]s!

billj
08/03/2004, 08:27
Apenas para esclarecer alguma coisa aqui..........

SPOA por si só aumenta o curso da suspensão por aumentar a distância entre os bercos de mola e a banda de rodagem do pneu, algo cerca de 4". Assim a força alavanca trabalhando sobre as molas fica maior, logo o eixo torce mais sob a mesma carga........

Abraços,

Rafael_Reis
08/03/2004, 09:08
Tá, é isso q to dizendo. O ideal seria trocar os amortecedores para aproveitar o maior curso, certo?

Tu mesmo diz isso no famoso: "como fazer um SPOA bem feito":
http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=4

Pode não ser obrigatorio, mas ja q o curso aumenta, nao vejo pq limitar nos amortecedores... Tem um amigo q fez SPOA no CJ dele sem trocar os amortecedores e dava fim de curso. Depois q trocou os amortecedores o troco torce q so vendo.

Desculpem insistir, mas acho q o IDEAL é trocar os amortecedores.

Abracos,

billj
08/03/2004, 09:11
SPOA sem trocar os amortecedores é só para ir ao shopping com pneus grandes......... :roll: :D

Rafael_Reis
08/03/2004, 09:31
Ae Wallace,

Acho q tu precisa prestar mais atencao enquanto ajuda o Bill e o X! :shock: hehehe To de sacanagem contigo...

Sabia q tinha algum erro nessa dos amortecedores...
Nao tem logica aumentar o curso da suspensao e manter os amortecedores de curso menor.


Abracos,

xadventure
08/03/2004, 16:50
Valeu galera

Estou só observando e dando uma olhada no samuca, o pessoal tem uma visão legal do assunto vou dar uma olhada e ver qual fica melhor

Abraço e obrigado

alex_floripa
09/03/2004, 18:28
Olá sou novo neste forum e novato em mecanica tambem,
por isso gostaria de uma ajuda dos companheiros:

Tenho um Samurai 97 com pneus Michelin 215/75 R15 e comprei um jogo
de pneus frontiera 255/75 R15. Logo vi que não entravam na caixa de
roda, mesmo com os calços de 1,5pol de mola que tinha colocado a uns 2
anos (copiados pela internet).

O que vcs me sugerem para levantar o samuca?
Tava pensando em primeiro fazer um BL(mais facil) de 2" e ver se
cabe (acho dificil) e depois partir para as molas.
Tenho carregado muito aquela barraca da CW no teto e o jipe balança
bastante tava pensando em colocar umas molas mais duras, o que vcs
acham?
Esses calços para BL eu mesmo posso fazer? Existe algum modelo na
internet?
Obrigado

Alex
Samurai 97 MT
Pelotas-RS

regis
09/03/2004, 19:07
O que vcs me sugerem para levantar o samuca?


No seu caso acho que o Body Lift realmente fica sendo a melhor opcao.... pois nao meche com a geometria da suspensao e nao altera taaanto assim o centro de gravidade.. mas tambem nao melhora curso de suspensao...

Se o pneu nao cabe vc pode cortar a lata tambem pra fazer ele caber


Tenho carregado muito aquela barraca da CW no teto e o jipe balança bastante tava pensando em colocar umas molas mais duras, o que vcs acham?

Depende da sua utilizacao... se colocar molas mais duras vc vai perder em conforto, mas vai ganhar em estabilidade... para trilhas eh ruim... mas para passeios e etc (com a barraca la no teto talvez seja mais interessante.

Mas acredito que mais interessante ainda (se for pra passeios e tudo mais) seria colocar uma barra estabilizadora traseira e dar uma engrossada na dianterira



Esses calços para BL eu mesmo posso fazer? Existe algum modelo na
internet?

Compra do Rodrigo www.rc4x4.com.br que vai te dar menos dor de cabeca e nao sai tao mais caro que fazer
Abracos

Alexandre X
09/03/2004, 21:45
Opa é SPOA? olha como está o Samuca do Jorge Freitas... Acreditem 1545 de RTI

Dalger
17/03/2004, 00:07
Gostaria de saber qual amortecedor ele esta usando no samuka???

Alexandre X
17/03/2004, 22:20
Gostaria de saber qual amortecedor ele esta usando no samuka???

Manda um email para o Jorge: http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=17

[]s

Dalger
18/03/2004, 01:45
Obrigado Alexandre.

Enviei uma mensagem para ele, e estou esperando o retorno.

Agora, vc sabe de alguem que estaria disposto a confeccionar uma suspenção para o meu samuka ???

Dalger
19/03/2004, 23:16
Meu samurai é 93, feiche, veja a foto. E como vc pode observar, a suspenção não trabalha muito.

Wallace
20/03/2004, 01:12
Eu achei que trabalha sim.
Não é nenhuma Cherokee...;-) mas achei que está bom...;-)

Dalger
20/03/2004, 23:36
Acontece que tenho a referencia dos samukas de molas helicoidais, que nas trilhas dao show, visto que estao sempre com as rodas em contato com o terreno. Alem do mais, eles tem bloqueio no diferencial traseiro, o que ajuda muito.
Ja o meu, vive levantando a roda, e como nao tem bloqueio, perde traçao. O que faz com que eu force mais o carro.
Por isso estou querendo modificar a suspensao. Sem contar, e claro, no barulho constante que o feixe faz. Isso irrita um pouco.

Wallace
21/03/2004, 03:38
Acho melhor você colocar um bloqueio antes, vai fazer muito mais diferença.
Quanto ao barulho do feixe:
Tem que manter eles limpos e até lubrificados... uma dica é colocar entre as laminas filme de chapa de raio X.

Rafael_Reis
21/03/2004, 12:31
Dalger, a impressão q tive foi sempre o oposto. Sempre achei os samucas feixe com mais curso q os de molas eleicoidais...
Nas fotos o teu parece trabalhar bem...

Vc nao ta com alguma coisa danto fum de curso na tua suspensao? Tipo amortecedores, flexiveis de freio?

Agora, concordo com o Wallace, o bloqueio faz TODA a diferenca!!!

Minha sugestao instala um lockrigth no diferencial traseiro, é o bicho!!!Acho q a diferença q tu percebe se da mais pelo bloqueio q pela suspensao em si.

Abraços ainda desbloqueados, ainda...

21/03/2004, 15:31
Flexão com SPOA e molas originais:^

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/flex_777.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/frente_150.jpg

Flexiveis maiores, mas o amortecedor ainda ta dando batente quando fechado :-)

Rafael_Reis
21/03/2004, 15:35
Po Osvaldo SPOA nao vale!!! :lol:

Abração,

Alexandre X
21/03/2004, 19:51
Flexão com SPOA e molas originais:



He he , SPOA e molas originais:

Rafael_Reis
21/03/2004, 22:39
Ceis são bobo mesmo!!! :D

Espera um tempo q ceis vao ver o primeiro vitara com eixo rigido do Brasil :shock: Isso se o tal do gordo não chgar antes... hehehe

Sabe cume, jipe DE TRILHA tem q ser de eixo rígido!!!

Abraços pensando no próximo estagio,

Dalger
22/03/2004, 00:53
Muito obrigado pelas dicas. Estou discutindo sobre a melhor maneira de bloquear o Samuka. Vamos ver onde conseguimos chegar.
Minha dúvida é se as homocinéticas do Samuka aguentam o tranco. Alguem já quebrou uma delas??? Eu já e sofri para conseguir reparar. Se morassemos nos US, seria mais fácil. Lá tem umas reforçadas, temos que conseguir manda-las para cá. Assim vale a pena investir nos diferenciais de Samurai.

Agora, com relação a abertura do feixe para o helicoidal, veja como no helicoidal, as rodas sempre estão em contato com o solo.

billj
22/03/2004, 11:38
Muito obrigado pelas dicas. Estou discutindo sobre a melhor maneira de bloquear o Samuka. Vamos ver onde conseguimos chegar.
Minha dúvida é se as homocinéticas do Samuka aguentam o tranco. Alguem já quebrou uma delas??? Eu já e sofri para conseguir reparar. Se morassemos nos US, seria mais fácil. Lá tem umas reforçadas, temos que conseguir manda-las para cá. Assim vale a pena investir nos diferenciais de Samurai.

Agora, com relação a abertura do feixe para o helicoidal, veja como no helicoidal, as rodas sempre estão em contato com o solo.


Investir grana nos eixos Suzuki não vale a pena, independente de onde você mora.........

http://hollywoodrockracing.home.comcast.net/images/turdpolish.jpg


Quanto a torção do Samuca heliciodal, aposto que aquele nas fotos está com as buchas totalmente estourados, BTDT........

Abraços,

Dalger
22/03/2004, 22:44
Quanto as buchas, acho que não. Elas foram trocadas recentemente. Mas as que foram colocadas no lugar não foram de samurai. Se nao me engano, sao da suspençao traseira do Gol Bola. Foram trocadas a uns 5 meses e ficam originais.

Quanto a investir em eixos de samurai, vi que vc esta migrando para os eixos da F-75. Este eixo e bem mais comercial e estou procurando algo semelhante, mas disponho de muito pouco tempo para isso. Infelismente, por aqui nao temos oficinas que se destaquem pelo primor em adaptações. Acretido que a troca de informações é mais eficiente.

regis
23/03/2004, 09:40
Investir grana nos eixos Suzuki não vale a pena, independente de onde você mora.........

Bill,

eu acho que depende do caso....

Vamos supor que vc tenha um samurai com eixos originais e pneus Blackstar 215/80 R15 (o que da uns 30")

O que vc faria:

1- Comprar um Bloqueio Lock Right e colocar nesse samurai
2- Comprar dois eixos de Rural e colocar no samurai

Tenho certeza que vc optaria pela opcao 1 se fosse para nao trocar pneus, rodas.. alterar toda a suspensao, etc...

Pelo que eu entendo o Dalger esta num estagio em que ele tem pneus "pequenos", mas bem encaixados para o samurai, e nao tem bloqueio.

Nesse caso eu optaria por um bloqueio e SPOA.

Para mim eh a tendencia natural das coisas.... nao adianta vc colocar um eixo como o da F75 e nao ter pneu ou bloqueio .. ou uma suspensao decente pra trabalhar com ele.

Dalger,

Se eh dificil de achar quem faca adaptacoes ai... imagina o que vai ser pra vc colocar eixos de F75 no carro.....

Quer dizer.... se vc colocar de qualquer jeito ai... eh facinho... nao tem problema :roll: :roll: :roll:

Qualquer coisa manda o carro pra Minas ou pra SP que tem gente nesses estados que sao bastante capacitados pra montar um bloqueio nele

Nao vejo vantagem em trocar o bloqueio e manter pneus pequenos.... alias ...vejo a desvantagem de o Vao livre ser menor...

O seu problema que vc explicou eh que o seu jipe fica sempre com uma roda no ar... se vc colocar o bloqueio vc resolve o problema da tracao.


Abracos

billj
23/03/2004, 09:55
Investir grana nos eixos Suzuki não vale a pena, independente de onde você mora.........

Bill,

eu acho que depende do caso....

Vamos supor que vc tenha um samurai com eixos originais e pneus Blackstar 215/80 R15 (o que da uns 30")

O que vc faria:

1- Comprar um Bloqueio Lock Right e colocar nesse samurai
2- Comprar dois eixos de Rural e colocar no samurai

Tenho certeza que vc optaria pela opcao 1 se fosse para nao trocar pneus, rodas.. alterar toda a suspensao, etc...

Pelo que eu entendo o Dalger esta num estagio em que ele tem pneus "pequenos", mas bem encaixados para o samurai, e nao tem bloqueio.

Nesse caso eu optaria por um bloqueio e SPOA.




Mas a questão era se vale a pena INVESTIR nos eixos do Samurai. Isso não depende do caso, não vale a pena mesmo. Se vai continuar com pneus pequenos e colocar um bloqueio, vai fundo com os eixos originais, vão aguentar. Mas se chegar no ponto de pensar em semi-eixos reforçados ou birfield rings, então já passou do limite, vai gastar grana à toa......

Sei que você concorda com isso.......... :D

Dalger
23/03/2004, 22:44
Os pneus que utilizo são de 32". Não é um pneus pequeno, penso eu. Eu tinha um jogo de 35" que vendi para investir em outros produtos. O carro ficava muito alto. Parecia que so tinha pneu.
A instabilidade do veiculo era uma constante, mas depois descobri que o problema foi da adaptação que nao foi bem feita.
Realmente o problema esta na reposição de peças e na durabilidade dos eixos, afinal, os da F-75 são os DANA 44, se não me engano.
Mesmo assim, obrigado pelas dicas. Vou tentar arrumar o carro.
Com relação aos locais onde poderia ser realizado o serviço de adaptação, eu agradeceria se vcs pudessem me mandar o telefone.

Dalger
23/03/2004, 22:52
Detalhe,
Eu não quis dizer que por aqui não temos mecânicos competentes, mas eles não tem compromisso. Vc deixa o veiculo na oficina mas não sabe quando ele irá sair. Ai vc fica na mão do mecânico.
Tem um que fica a 400km de distancia, se chama luiz henrique, e ja saiu ate na 4 rodas, mas ele tem outras prioridades.
Vou enviar umas fotos da gaiola 4x4 que ele fez para vcs darem uma olhada.

Motor 4.9, eixos de rural, suspenção com molas helicoidais e triangulo na frente e atras.

Henrique Josino
23/03/2004, 23:04
Detalhe,
Eu não quis dizer que por aqui não temos mecânicos competentes, mas eles não tem compromisso. Vc deixa o veiculo na oficina mas não sabe quando ele irá sair. Ai vc fica na mão do mecânico.
Tem um que fica a 400km de distancia, se chama luiz henrique, e ja saiu ate na 4 rodas, mas ele tem outras prioridades.
Vou enviar umas fotos da gaiola 4x4 que ele fez para vcs darem uma olhada.

Motor 4.9, eixos de rural, suspenção com molas helicoidais e triangulo na frente e atras.

Meio "diferente" essa frente..... :shock:

....mas gostei do escape, deve ser bem silencioso. :D :D :D

[]'s

xadventure
29/03/2004, 19:02
Olá Pessoall

Alguem tem este jumelo articulado no samuca, é bom? pois ele levanta 3" o carro e com calço vai pra 5"
Abraço

Alexandre X
29/03/2004, 21:29
Olá Pessoall

Alguem tem este jumelo articulado no samuca, é bom? pois ele levanta 3" o carro e com calço vai pra 5"
Abraço

Não é bem assim... Um jumelo de 3" aumenta 1,5" o carro.

Esse jumelo foi desenvolvido baseado em um modelo americano que eu estou colocando no X Mobile.

Alexandre X
29/03/2004, 21:31
Olá Pessoall

Alguem tem este jumelo articulado no samuca, é bom? pois ele levanta 3" o carro e com calço vai pra 5"
Abraço
Com a mola certa olha o que ele é capaz de fazer:

xadventure
30/03/2004, 20:39
No meu caso estou sem SPOA, será que seria interesante?


Alexandre X
30/03/2004, 20:54
No meu caso estou sem SPOA, será que seria interesante?


Missing Link com SPUA? nunca vi. Não esqueça que ML não é para carros de uso diario.

xadventure
01/04/2004, 18:33
E ai galera

Bem cotei hoje a suspensão a ar (tipo caminhã) para o samuca, Fica na loja BF em Santo André, depois pego o tel e passo umas fotos, já vem incluso o controle pneumático semelhante a do rancho e fica uma bagatela de R$2.700.00 e se quiser optar pelo compressor que é muito mais rápido fica + R$1.700.00, nada que um ano de trabalho não compre, (sem fazer mais nada) :lol:
Abraço
Leandro

regis
01/04/2004, 20:35
E ai galera

Bem cotei hoje a suspensão a ar (tipo caminhã) para o samuca, Fica na loja BF em Santo André, depois pego o tel e passo umas fotos, já vem incluso o controle pneumático semelhante a do rancho e fica uma bagatela de R$2.700.00 e se quiser optar pelo compressor que é muito mais rápido fica + R$1.700.00, nada que um ano de trabalho não compre, (sem fazer mais nada) :lol:
Abraço
Leandro

Olha o Bandaid.... vai pagar 2700 pra ter molas de ar em cima das de feixe.... isso nao eh solucao....

Eh a mesma coisa que colocar helicoidais em cima do feixe (bandaid)

A intencao dessas molas de ar desses caras (que sao colocadas sobre os feixes) eh pra ajudar quando o carro ta carregando carga... puxando um trailer por exemplo....

Abracos nao vendo vantagem.

xadventure
02/04/2004, 13:18
Neste caso ele retira as molas só ficando as almofadas de ar, e lógico trocar os amortecedores para dar maios curso

Abraço

billj
02/04/2004, 13:28
Neste caso ele retira as molas só ficando as almofadas de ar, e lógico trocar os amortecedores para dar maios curso

Abraço

Beleza...........

E o que segura os eixos no lugar debaixo do carro?!?!? :roll:

Abraços,

xadventure
02/04/2004, 18:34
Olá Bill

As almofadas que falo são molas pneumáticas, elas que fazem a a ligação do chassi co o eixo de uma olha no site a firestone que eles produzem mas é voltado para caminhoes, e esse rapaz que faz as adaptações, importa apropriado para os samucas

http://www.bfbr.com.br/fipil/fsCatProd.htm
http://www.bfbr.com.br/fipil/Images/Reposicao/Molas.JPG
Nas extremidades vai um suporte para fixação

Abraço :lol:

regis
02/04/2004, 19:28
Presta atencao na figura que vc colocou com o braco verde.;.

Esse braco ta fazendo o eixo nao querer "sair correndo" e deixar a carroceria la em baixo.... ele eh o braco da suspensao.... o feixe de mola faz esse papel no seu carro hoje

A mola sozinha nao tem resistencia nenhuma a esse tipo de movimento no sentido longitudinal do carro.... por isso tem que ter bracos de suspensao para poder posicionar os eixos no lugar....

Da pra colocar somente as molas a ar... mas seria um novo projeto de suspensao....

Ah... e aqui nos EUA nao existem kits prontos para o samurai... tem pra a traseira do CJ... mas nao pra as 4 do samuca.

Abracos informativos

Dalger
04/04/2004, 23:25
Pessoal. Alguem sabe qual mola pode substituir a original dianteira do samurai helicoidal.
Foi colocado um guincho e a frente arriou.
Me foi sugerido trocar o amortecedor dianteiro pelo da F4000 dianteiro e o traseiro pelo da Toyota dianteiro.
Alguem tem alguma dica???

Rafael_Reis
05/04/2004, 10:33
Dalger

Teria q saber se teu samuca tem lift...

Agora, o q segura o peso do jipe é a mola e nao o amortecedor!!!

Amortecedores mais duros so vao tapear o problema.

Abracao,

billj
05/04/2004, 10:51
Amortecedor mais duro na frente do Samuca helicoidal vai estourar em pouqíssimo tempo os suportes do chassis........

Se não estiver preocupado em ganhar curso de suspensão e só quer voltar para a altura original do carro, mete um calço em cima da mola.......

Abraços,

regis
05/04/2004, 12:59
Pessoal. Alguem sabe qual mola pode substituir a original dianteira do samurai helicoidal.
Foi colocado um guincho e a frente arriou.
Me foi sugerido trocar o amortecedor dianteiro pelo da F4000 dianteiro e o traseiro pelo da Toyota dianteiro.
Alguem tem alguma dica???

O Amortecedor dianteiro nao eh aquele que tem a mola dentro dele????

Se for o que eu to pensando nao ha substituto para o amortecedor que seja PnP...

Mola eu ja ouvi falar de chevete, gol, logus, etc... mas nenhuma com resultado decente... sempre desgaste excessivo, entao eu mandaria fazer a minha....

www.redcoil.com.br


Abracos

Eduardo Teixeira
11/04/2004, 12:25
Pessoal ,

Qual o feixe que posso colocar no lugar do original ??? Ontem fiz uma trilha e voei com meu samurai, pois fiz besteira, mas agora tem que colocar algo no lugar....

Alguem pode me ajudar que feixe posso substituir na traseira ????

[]'s e com o carro torto.

Eduardo - Samurai 93/94

Alexandre X
11/04/2004, 17:24
Alguem pode me ajudar que feixe posso substituir na traseira ????

[]'s e com o carro torto.

Eduardo - Samurai 93/94

O da Towner traseira tem mesmas dimensões da mola traseira do Samurai, só que é mais forte.

[]s

Eduardo Teixeira
12/04/2004, 08:31
OBRIGADO !!!

Mas rolaram umas duvidas ?!?!?

Se a da Towner é mais forte não vai ficar muito diferente colocar apenas de um lado e deixar o outro lado com a original ???

E o carro vai ficar mais duro ???

Para trocar basta retirar a quebrada e colocar a outra, ou tem que fazer alguma coisa ???

[]'s

elmestizo
12/04/2004, 08:40
"Se a da Towner é mais forte não vai ficar muito diferente colocar apenas de um lado e deixar o outro lado com a original ???"


Tú és portugues? :twisted: :P


Para resolver esse problema é só trocar o par : :wink: :lol: :idea:

Eduardo Teixeira
12/04/2004, 11:22
Quero saber se vai ficar com um lado mais rigido que o outro e por isso dar alguma diferença no conjunto todo.

Ou realmente tem que trocar o par :?:

[]'s querendo economizar um trocado $$$ :lol:

billj
12/04/2004, 11:58
Quero saber se vai ficar com um lado mais rigido que o outro e por isso dar alguma diferença no conjunto todo.

Ou realmente tem que trocar o par :?:

[]'s querendo economizar um trocado $$$ :lol:



Troque logo o par. Custam uns R$ 180 os dois........

Eduardo Teixeira
12/04/2004, 22:37
Obrigado a todos que me ajudaram, mas por incrivel que pareça tive a sorte grande de chegar numa loja de molas e pedir a da Towner (R$ 65,00) e o cara me perguntar pq eu não colocava a original que eles tinham e era apenas 10 reais mais caro...???

Sem contar que ainda teria que trocar as buchas e com o feixe original nem isso seria necessário.

Se alguem se interessar me mande um email que depois mando o endereço. O cara que fez o serviço é jipeiro.

[]'s com a mola nova.

Rafael_Reis
12/04/2004, 23:03
Po, isso aqui ta virando espelho da Suzuki-net!!! :)

Eduardo, idem minha resposta la:

NADA DE PVT, ABRE O JOGO AI!!!!

SO assim conseguiremos preços justos, com boa concorrência.

Abraços ativistas

Eduardo Teixeira
12/04/2004, 23:29
DEIXA COMIGO.....!!!!!! Divulgação sim nada de pvt e nem esconder o jogo !!!!

Ai vai, tem em dois lugares, ambos em Jacarepaguá - Rio de Janeiro:

1 - Estrada dos Bandeirantes, n° 345-A - (21)2445-0541 / 3342-5862

2 - Rua Pintor Leandro Joaquim, n° 64 - (21)2445-2170 / 3348-8585 - Falar com JOSÉ, explica e pede um descontinho.
(fica na Cidade de Deus, indo da Barra, entra na Cidade de Deus quando passar a Delegacia à esquerda tem uma praça logo na frente, virar a esquerda, passa um posto à direita, tem uma rua a direita, não é nessa, passa a Telemar a direita e é na proxima rua a direita bem depois de um sinal, entrar nessa rua é bem no início, mole mole, não tem perigo, pode ir sem medo). Agora quem não quizer encarar pode ir na outra, mas foi nessa que eu consegui o feixe do Samurai.

[]'s contra preços altos.

Guil
14/04/2004, 09:38
Quanto as buchas, acho que não. Elas foram trocadas recentemente. Mas as que foram colocadas no lugar não foram de samurai. Se nao me engano, sao da suspençao traseira do Gol Bola. Foram trocadas a uns 5 meses e ficam originais.


Fala aí galera, tava lendo o tópico aqui e me surgiu uma dúvida, sei que deve ser muito idiota, mas como eu nao entendo nada de carro tenho que perguntar :roll: .

O que sao essas buchas ? Tem como eu perceber pelo comportamento do carro se já está na hora de trocar ou só examinando ? :lol:

Eu tenho uma samurai 97 helicoidal e já mais que passou da hora deu fazer uma revisao completa nele, entao estou procurando entender um pouco mais sobre o carrinho, em particular a suspensão.

O forum está ajudando pra caramba, nunca achei que fosse aprender tanta coisa em um forum de internet. Tem vezes que passo horas lendo isso aki !!

Bem, acho que essa minha dúvida deveria estar no forum geral, mas como sou suzukeiro resolvi chatear os irmãos aki.

[]'s

Guil.

Marco Costa
18/04/2004, 21:33
Oi pessoal ...

Bom tenho um samurai 93 e está com os jumelos maiores que o original( creio que são os maiores possiveis)....eu comprei ele desse jeito...e tenho acompanhado a lista de discussão e vi que alguns não são adeptos aos jumelos maiores... :?: Esses dias fiz uma curva fecha e ele tirou os dois pneus do chão quase virei o samuca.. :shock: pois ainda não estava acostumado com ele será que é culpa do jumelos :?:

Com os jumelos maiores não fica melhor para fazer trilha...
:?: :!:


Fico no aguardo

Alexandre X
18/04/2004, 21:36
Jumelo Maior = Articulação menor

Wallace
18/04/2004, 22:36
Oi Marco,

Fica pior, muito pior.
É umas das típicas modificações feitas por quem não sabe o que está fazendo.
Outra é arquear feixes...

Rafael_Reis
19/04/2004, 12:37
Marco,

Da uma olhada nesse link: http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=20
Tem uma meteria do Manoel Alves sobre jumelos maiores, acho q pode te ajudar bastante a entender pq fica pior.

Ah, nao deixe de visitar com frequencia:

www.suzukioffroad.com.br

Abracos Suzukeiros

Wallace
19/04/2004, 13:05
Oi Rafael,

Não explica é nada... o link

Rafael_Reis
19/04/2004, 13:51
Wallace, lê com calma, sem pressa de responder... :lol:

Apesar de eles discutirem mais sobre o tipo de t-case, disco de freio, distribuicao da frenegam, t-case de toy etc. no comeco o cara pede como e possivel girar daquele jeito... no suposto video.
logo apos um responde de q para "girar como pivo" so com cutting breaks.

Tem q ler tudinho, e mesmo assim nao é muito claro mesmo...

Abracos aprendendo mais a cada dia...
...e dando MUITA risada!!!

Rafael_Reis
19/04/2004, 13:54
PTZ!!!! viajei de novo!!!! thread errado dessa vez...


:? :? :(

Como nao explica? Tem certeza? Nem um pouquinho?
Nem ajuda o riciocinio?

Abracao,

Wallace
19/04/2004, 14:47
Não... não ajuda nada... acho até que atrapalha...

Rafael_Reis
19/04/2004, 15:23
Sutil feito um elefante... :cry:

Bom, entao deixa pra la...

Ou numa dessas os desenhos ajudam o Marco a compreender...
Se bem q realmente a vista frontal ou traseira mostraria melhor a forca maior sobre as buchas. Porem acho q no desneho da lateral da para ter uma ideia de como abre menos com jumelo maior.

Senao deixa pra la mesmo... :roll:

Abracos sendo perseguido implacavelmenete, :)

Alexandre X
19/04/2004, 16:29
Não... não ajuda nada... acho até que atrapalha...
Não quer aproveitar e escrever um artigo bala para publicar lá?
(Alias não quer publicar semanalmente artigos de interesse geral, tipo bloqueios, molas, jumelos?)
[]s

Rafael_Reis
19/04/2004, 17:04
OTIMA IDEIA!!!!

Se me autorizar publico no meu site tambem.

Os sites estao carentes de informacao tcnica precisa e clara e gente com tempo para escrever.

Abaraco

Wallace
19/04/2004, 17:31
Não... não deixaram eu entrar lá... e depois meu tempo é imprevisível...

Alexandre X
19/04/2004, 17:34
Não... não deixaram eu entrar lá... e depois meu tempo é imprevisível...
O site suzukioffroad.com.br é aberto a todos e sem frescura de pré-avaliação. Basta se registrar e enviar os artigos de forma automática.
[]s
X

Wallace
19/04/2004, 17:38
Então foi Suzuki net ou algo do gênero.

Rafael_Reis
19/04/2004, 17:43
Isso é uma coisa q nao gosto nas listas...

Essa pre-aprovacao é pura sensura.

Pq tu nao escreve quando pode, sem compromisso e manda pra gente publicar? Da mesma forma como o Suzukioffroad meu site nao tem restricao alguma, e é visitado por tudo quanto é jipeiro e amante de offroad. O negocio é dar pra galera acesso a informacao.

Entao, topa?

Eduardo Teixeira
19/04/2004, 19:35
Pessoal,

Fiquei daqui só lendo o bate papo e achei a ideia ótima, logico se o Wallace estiver disposto a ajudar e contribuir com os artigos, ficaria muito bom, pois o site suzukioffroad não é fequentado puramente por proprietários de Suzuki, e sem contar que ajudaria toda "comunidade" jipeira...

Era só não ficar uma coisa obrigatória, nem com data marcada e sim com pequenas previsões, que fosse escrevendo os artigos detalhadamente e ao concluir publicasse.

Sei que não tenho que me meter e nem muito peso nessa decisão, mas aprovo a ideia e acho EXCELENTE !!!

[]'s vivendo, lendo, aprendendo e concluindo cada dia a melhor coisa a ser feita.

Eduardo

Marco Costa
19/04/2004, 19:57
:D E ai galera....blz...

Obrigado Alexandre,Wallace e Rafael.... :!: :!: :!:
Eu sempre estive envolvido com o pessoal do offroad só agora sobrou um troco para comprar um....e acabei optando pelo samuca...
Bom sou de Ctba e começo o pessoal da Ekron são amigos meus a anos...só que é bom perguntar pra quem tá usando a mesma marca de jeep...
O spoa é só colocar os feixes em cima do eixo...será que sai muito caro :?: e o meu mecanico que mexe só em jeep e rural será que dá conta do recado... :?: E será que o samuca vai ficar um pouco mais "macio"..do que está..

Quero deixar ele bem valente para enfrentar qualquer obstaculo...
O meu está com para-choque de impulsam será que posso só tirar o parachoque dianteiro...a policia enche...

Valeu ....

Marco Costa

Alexandre X
19/04/2004, 22:25
:D E ai galera....blz...

Obrigado Alexandre,Wallace e Rafael.... :!: :!: :!:
Eu sempre estive envolvido com o pessoal do offroad só agora sobrou um troco para comprar um....e acabei optando pelo samuca...
Bom sou de Ctba e começo o pessoal da Ekron são amigos meus a anos...só que é bom perguntar pra quem tá usando a mesma marca de jeep...
O spoa é só colocar os feixes em cima do eixo...será que sai muito caro :?: e o meu mecanico que mexe só em jeep e rural será que dá conta do recado... :?: E será que o samuca vai ficar um pouco mais "macio"..do que está..

Quero deixar ele bem valente para enfrentar qualquer obstaculo...
O meu está com para-choque de impulsam será que posso só tirar o parachoque dianteiro...a policia enche...

Valeu ....

Marco Costa
Marco, SPOA deixa o Samurai muito mais confortável que o original, só que eleva o centro de gravidade do carro. Honestamente, se fosse meu carro do dia a dia eu não faria. Agora se isso não for problema para voce, vá em frente.
O que deve ser alterado:
Novos berços para fixação das molas, se não quiser ter dor de cabeça com cardans e articulação maluca não são sua praia, mantenha as molas e jumelos originais (as molas devem ser planas). Linhas de freio mais longas, quando for feito a solda dos berços não esquecer que fucinho do diferencial deve apontar para a caixa de transferência. Os pontos de fixação dos amortecedores deve ser alterado, dá para continuar com os originais mais vai limitar muito o curso da suspensão. E você deve providenciar uma nova solução para o sistema de direção, seja através de dropped pitman, Z-link bar(arg) ou highsteer para evitar o famigerado bumpsteer. Procure não colocar pneus maiores que 31" (32" cabe sem bodylift) para não deixar o carro muito longo.

[]s

Marco Costa
20/04/2004, 09:07
Bom dia..

Eu uso ele mais não todo dia..acredito que a estabilidade continue a mesma já que ele está com jumelos maiores...

:evil: Eu acabei de colocar embreagem remanofaturada faz 2 semanas fiz um trilha e ela já foi pro pau...que droga...será que mando fazer aquela mais reforçada igual a de carro turbo...ou ponho aquela do palio 1.5...

Em relação a reduzida eu já estou pensando só falta $$$...eu to achando o o torque do samuca muito fraco no 4x4 é preciso andar quase o tempo todo na reduzida.....Tava acostuma com o torque da ranger 2.8 tgv....claro não tem comparação ...por enquanto terei que acostumar..

Valeu...

Marco Costa

Marco Costa
20/04/2004, 09:18
Bom dia..

Eu uso ele mais não todo dia..acredito que a estabilidade continue a mesma já que ele está com jumelos maiores...

:evil: Eu acabei de colocar embreagem remanofaturada faz 2 semanas fiz um trilha e ela já foi pro pau...que droga...será que mando fazer aquela mais reforçada igual a de carro turbo...ou ponho aquela do palio 1.5...

Em relação a reduzida eu já estou pensando só falta $$$...eu to achando o o torque do samuca muito fraco no 4x4 é preciso andar quase o tempo todo na reduzida.....Tava acostuma com o torque da ranger 2.8 tgv....claro não tem comparação ...por enquanto terei que acostumar..

Valeu...

Marco Costa



ah desculpe...quanto custa o dropped pitman, Z-link bar(arg) ou highsteer

Alexandre X
20/04/2004, 09:40
ah desculpe...quanto custa o dropped pitman, Z-link bar(arg) ou highsteer
Have fun!
http://www.rocky-road.com/zuksteer.html

billj
20/04/2004, 11:05
...eu to achando o o torque do samuca muito fraco no 4x4 é preciso andar quase o tempo todo na reduzida.....

E daí, qual é o problema nisso?!?!?

Abraços,

Marco Costa
20/04/2004, 13:26
Fala Bill...

Então fiquei preocupado em estar forçando muito a reduzida...ando que meio direto na trilha... :?: caso não tenha problema está tudo otimo :D ...só pensei que pudesse ter um desgaste alem do normal...ou é besteira minha...

desculpe a minha ignorancia...

Marco Costa

Wallace
20/04/2004, 14:16
A reduzida não força nada ao contrario, poupa o veiculo.
Saber usar o veiculo no fora de estrada é usar a embreagem o mínimo possível.
Pelo visto você não sabe ou pode ir pegar o dinheiro que pagou na embreagem de volta.

Eduardo Teixeira
20/04/2004, 14:21
Marcos,

Tambem tenho um Samurai e sempre que entro na trilha e requer a reduzida engato logo, pois assim o conjunto força menos e poupa o esforço a ser realizado pelo carro. A unica diferença é que consome um pouco mais de combustivel.

Se eu estiver falando besteira, me corrijam !!!

[]'s

Marco Costa
20/04/2004, 15:14
E dai Wallace blz..

Bom acabaram de desmontar a embreagem foi as molas que não aguentarammm :evil:
o cara que fez disse que forcei muito....mas acredito que foi mau feita.

Quando eu uso a reduzida uso o minimo possivel a embreagem....já que dá pra andar quase parando com ele na reduzida....em relação a embreagem cuido muito...já cheguei a andar 60km com embreagem original..claro com carro normal.,,,

Em relação ao consumo foi por isso que escolhi o samurai...o jeep sê andar na reduzida deve fazer seus 2,5 por litro..
Nas trilhas que fiz com o pessoal de jeep(parecem uns tarados) :D :D eles não querem nem saber ...o meu tanque tinha 2/5 de combustivel em quanto uns já havia acabado e colocado mais 15litros..

abraços.

Marco Costa
Marco Costa

Wallace
20/04/2004, 17:04
Não vejo porque a reduzida gastaria tanto a mais...
Mas usar marcha errada, acelerar demais sim.
Lembrando que motor grande gasta principalmente parado e que CJ, por exemplo, costuma ter tanque pequeno...
E a dificuldade do terreno também faz gastar mais.