PDA

Ver Versão Completa : Urgente galera! Vou comprar um Niva e preciso de conselhos!



the_sucessor
03/03/2004, 01:26
Olá amigos!
É o seguinte... vou comprar um Niva 92... o carro pareçe estar inteiro.. só com algumas coisinhas na lataria e no motor.. ta fumando um pouquinho quando liga na primeira vez.... mas fora isso o que me preocupa é que como posso ver se o carro ta alinhado.... o Niva é monobloco né... caso por mal uso em trilhas e tal o carro venha a sofrer algo tem como alinhar?

E algume conhçe uma oficina na Zna Sul prox a Intrelagos/ Sto amaro/ Moema e região????

Urgente pessoal... me ajudem!

Abraços.
Fábio.

andretomasi
03/03/2004, 02:02
Fala Fábio,

Precisa de conselhos? Vou dar um só, compra um CJ!!!! :D :D :D

Brincadeira, não pude perder a chance :D :twisted: :D :twisted:

[ ]´s

P.O.A.M.N.P.A.P.

Renato Oliver
03/03/2004, 09:10
Que nada cara seja feliz e compre um Niva :!: :!: :!:
O carro é valente mesmo, tenho um 92 bco que nunca me deixou na mão, esse problema de monoblóco é lenda, o carro não se desmancha a toa não, diferente de certos Cj´s que existem por ai sem os minimos cuidados, sem calços de carroceria corretos e que andam soltando as peças :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Agora sobre a fumacinha na hora de ligar, é quase que normal em todos os Nivas. :shock: :shock:
Agora oficina ai na zona sul não conheço nenhuma não, mas aqui na zona norte tem a alternativa que só meche com os nivas, os caras são entendidos do assunto pois só mechem com isso!!!!
Boa sorte com o novo carro :wink: :wink: :wink:

Ed
03/03/2004, 09:14
fala sucessor!!!!

bela escolha!!

Atente-se na parte de baixo, se está com ferrugem ou até rachaduras, principalmente em volta do cambio e reduzida!!!

tem outro ponto que é bem fraco, é onde a caixa de direção é fixada, olhe por dentro do paralama esquerdo tem três parafusos formando um triângulo, veja se tbm não tem nenhuma trinca!!!!

no mais é como outro carro qualquer, só tomando atenção na hora de engatar a reduzida e o bloqueio, se fizer algum barulho muito fora do normal, se o bloqueio não quiser desengatar é só dar um tranquinho de ré que ele solta!!

boa sorte, e felicidades com o novo companheiro!!!

Evandro Nappi
03/03/2004, 10:14
É o seguinte... vou comprar um Niva 92... me ajudem!

.
.
Fala Fábio!

Muito boa a SUA escolha!

No caso da fumaça quando liga, se não estiver batendo, pode ser apenas os vedadores de válvula. Podem ser trocados facilmente e é baratinho, usa os do motor AP: Gol, Paraty, Voyage e etc.

Pra não fazer besteira leve o carro para algum Niveiro dar uma olhada e ver se está em boas condições. Tem muito mecânico que não conhece bem e pode dar palpite errado.

Essa turma do Ibira (Renato Oliver, Nived e outros) são feras e podem te dar uma mão. O problema é que os caras bebem demais :!: :D :!: :D

Não conheço nenhuma mecânica na zona sul. Logo aparece uma.


Segue umas boas oficinas:

http://www.alternativa4x4.com.br/

http://www.neutralbrasil.com.br/

the_sucessor
03/03/2004, 12:58
Valeu Galera!!!

Valeu mesmo pelos conselhos!!!!!

Abraços!
Fábio.

joao de marco tavares
04/03/2004, 20:58
Que nada cara seja feliz e compre um Niva :!: :!: :!:
O carro é valente mesmo, tenho um 92 bco que nunca me deixou na mão(so na estrada,chapada), esse problema de monoblóco é lenda(e veridica), o carro não se desmancha a toa não(so quando esta trabalhando), diferente de certos Cj´s que existem por ai sem os minimos cuidados(todos os carros se desmancham sem manuntenção ate um hummer), sem calços de carroceria corretos e que andam soltando as peças :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Agora sobre a fumacinha na hora de ligar, é quase que normal em todos(e porque ja sai de fabrica com este e mais uns 200 defeitos) os Nivas. :shock: :shock:
Agora oficina ai na zona sul não conheço nenhuma não(não tem porque ninguem quer mexer com esta bomba), mas aqui na zona norte tem a alternativa que só meche com os nivas, os caras são entendidos do assunto pois só mechem com isso!!!!
Boa sorte com o novo carro :wink: :wink: :wink:
[


Agora se vc tem sangue de barata , usa oculos de 15graus,e gordo pode comprar o carro que e o seu futuro.


Niva pode ate ser bom , mas quebra tanto que acaba quebrando o dono.
Faça um financiamento e compre um samurai , com a manuntenção do niva vc paga as prestações do samuca.


Brincadeira pessoal ja tive um niva , e um carro muito confortavel , mais confortavel que um samurai, so vendi porque quebrava muito, e ficava muito caro a manuntenção, e mecanicos metendo a mão no conserto.


Agora sou feliz de verdade sou dono de dois cjs.

Joao de marco
CJ-5 81 3,6l :cry:
CJ-5 76 4,1l (cara de cavalo)

mantrelo
05/03/2004, 08:34
Agora se vc tem sangue de barata , usa oculos de 15graus,e gordo pode comprar o carro que e o seu futuro.

Niva pode ate ser bom , mas quebra tanto que acaba quebrando o dono.
Faça um financiamento e compre um samurai , com a manuntenção do niva vc paga as prestações do samuca.

Brincadeira pessoal ja tive um niva , e um carro muito confortavel , mais confortavel que um samurai, so vendi porque quebrava muito, e ficava muito caro a manuntenção, e mecanicos metendo a mão no conserto.

Agora sou feliz de verdade sou dono de dois cjs.


Joao,
Talvez você não esta entendendo o tema, o tópico foi aberto para obter informações sobre o Niva, o que olhar
na compra, e não venha colocar informações que não ajudam em nada, Niva é um carro e CJ outro, comparações
a parte, VOCÊ NÃO AJUDOU EM NADA, o nosso amigo já faz sua opção.


Fabio,

Não se preocupe, pois assim que vc adquirir seu Niva isso vai ser comum, é de costume difamar o Niva.
Mas com relação as manutenções do Niva, existem bastante peças que são similares e que não são caras,
aqui no Tópico Niva você encontra bastante opções.

[]s




com sangue quente

Eduardo Velo
05/03/2004, 09:14
Mantrelo , menos cara , menos ...
O João Marcos explicou que teve Niva e gastava com a Manutenção , foi só uma dica , tive Niva por 6 anos e gastava pouco pq eu fazia quase tudo em casa , a Status do Zé Luis em Santo André só mexe com Nivas , os caras não são careiros e o trampo é bom ...

Agora , os CJs confiáveis que conheço , e tem muitos que são do 4x4brasil , pra deixar do jeito que estão não ficou menos de 20k , então esse papo de manutenção cabe tanto pra Niva como pra CJ , Engesa . Se levar tudo pro meca fazer , aí gasta mesmo ...

A dica do João de pegar um Samuca não é má , mas o Samuca tem a manutenção mais cara que o Niva , isso qdo dá manutenção pq os dos meus amigos quase não dão , mas qdo quebra alguma coisa já dá coceira na cabeça ...

[]s... tentando apasiguar os camaradas

Fabil
08/04/2004, 08:29
cara.. vc falou a verdade absoluta..
todos CJs e Rurais que realmente NAO quebram a toda hora, os donos já gastaram mais de R$13.000,00 nos carros.. ou seja é muita grana!! dai se ficar no quebra-quebra é pq tem porcaria... mas praticamente em TODAS as trilhas que eu vou, onde tem CJs e Rurais masi basicos ( leia-se, com menos $$$$$$$ injetada), SEMPRE QUEBRAM!! é um tal de ferve motor, molha distribuidor, freio que trava, caixa que quebra, Carburador que entope, entre outros problemas. ou seja na minha opniao CJs quebram muito mais que Nivas .
na minha opniao, pra quem esta comecando e nao tem grana p/ comprar um Samurai ou Vitara, um Niva é uma otima opcao.. com um custoxbenefico mais interessante do que CJs...

PS:.. quanto ouco no PX que é pra esperar porque alguem tá quebrado, adivinhem que jipe é????? heheheheh em 90% das casos é CJ ou Rural!!!
PS: eu já tive um (argh!!) CJ 69 e eu NUNCA consegui fazer uma trilha sem que eu tivesse que abrir o capô pra consertar algo!!! ôôô CJ que me deu desgosto e quebrou meu BOLSO!!..heheheheh

T+

Niveiro X
10/04/2004, 10:30
o jipinho niva é valente e robusto. Tenho ele a + de 3 anos e ele aguenta bem o tranco. Pego pesado com o jipinho e as buchas estouram, quebra suporte de amortecedor, etc mas o jipinho continua andando, ehhe...

E estão certissimos quando dizem que se for fazer tudo em mecanico vai gastar uma boa grana, mas se deixar pra fazer o que puder em casa, além de ser mais divertido :D o resultado fica mais caprichado!(e gasta bem menos)

Claudio Marques
12/04/2004, 11:36
Sem entrar no mérito de "Qual carro é melhor ou quebra menos", o NIVA como qualquer outro veículo usado em trilhas, se bem manutenido, não vai te dar dor de cabeça, além do desgaste natural das peças, o que ocorre com CJs, ENGESA, TROLLER, Suzuki, etc, etc, etc. E são todos excelentes veículos.

Algo que vc deveverificar ao olhar um NIVA para comprar, é o funcionamento do Bloqueio, que é acionado por aquela alavanquinha pequena colada no painel.

Como? Vc aciona a reduzida, engata o bloqueio e em uma subida, ou mesmo no reto, vc acelera devagar e verifica o deslocamento do carro. deve estar bem travado, dando a impressão que vc arrastaria um poste. depois desengate. Teste a reduzida também. Evite fazer curvas no asfalto com o bloqueio acionado, porque pode quebrar os diferenciais.

Além dos pontos mais fracos da lataria, que já foram citados anteriormente, verifique também vazamentos de óleo nas caixas longa e reduzida.

Preste atenção se a 4ª ou 5ª marchas não estão escapando, porque é um defeito caro para vc arrumar depois, e não é tão incomum assim.

O NIVA é um carro que, se o dono não gostar e cuidar, vai te dar dor de cabeça, agora, se vc tratar bem dele, só te dá alegria. Tenho o meu a cinco anos, e, depois de deixá-lo do meu jeito, nunca mais tive problemas com ele ( minha NISSAN me dá mais dor de cabeça, e ela nem passa perto das trilhas, hehehehe...).


Espero ter ajudado

Cláudio

diego marcelo
19/04/2004, 16:59
Só pra dar a minha opinhão... carro de trilha é caro, seja qual for, como já dizeram cj´s que não quebra tem mais de 13paus encima, pessoalmente o meu não chega a isso mas tem muita coisa feita em casa, só assim....
A turma do balalaika de itú vem sempre em nossas trilhas "em amparo" e até que se dão bem, juntos e com camaraderia *muita camaraderia* saem de toda trilha. O ponto e ter uns trocados e não se esquentar com a lataria... fora isso qualquer carro 4x4 va na trilha. Ontem mesmo ví uma Pajero fazer uma trilha (leve mas trilha).

Abraços....

Diego

Espero ter contribuido.

Rodrigao
26/04/2004, 18:16
Bom, devo concordar com os caras, pq fui (infeliz e quebrado) proprietário de um cj5 62 e tenho amigos que tem cj, niva, toyota e troller... e todos eles reclamam muito de quebras, principalmente os cj´s e nivas... o lance é comprar um carro bem cuidado, pq seja qual for, se o carro não for bom de maneira geral, tá ferrado... dos meus amigos os que quebram menos são os troller (+ também qdo quebram, qqer coisinha boba é uma fábula) e um amigo que tem um cj3 51 muuuuito novo. mas na fiaxe de preço do niva, eu tb compraria um niva...

complementando a dica do cláudio, ao verificar os vazamentos, cuidado! em jipes a falta de vazamentos pode significar falta de óleo, :!: :lol: :D :lol:

Beto Lacerda
26/04/2004, 19:08
Não tenho nada contra Nivas, apenas não teria um nem a pau :lol: , mas não posso ouvir falarem mal de CJ assim , pros que viram um monte quebrar na trilha lembrem-se que os mesmos tinham no minimo o dobro da idade de qqer niva , um carro (vamos pela media , cj5 decada de 60) com 40 anos , andando junto com muito carro novo , vamos ver em 2030 qtos. nivas ainda vão estar nas trilhas , mesmo gastando-se 15k neles (com 15k da pra fazer um otimo jeep) , mas uma boa opção pra quem não quer CJ (cada um cada um ) são os samucas que tem se mostrado mto. valentes (como dizem a manutenção é cara , mas rara ), mas estão com o preço em alta. Mas ja que é pra tirar sarro jipe é Jeep .
Niveiros , não falem mal do cj pra promover o niva , tentem falar bem do niva :lol: :lol:
[]'s controlando as provocações :lol:

Evandro Nappi
27/04/2004, 10:57
Não posso ouvir falarem mal de CJ assim , pros que viram um monte quebrar na trilha lembrem-se que os mesmos tinham no minimo o dobro da idade de qqer niva , um carro (vamos pela media , cj5 decada de 60) com 40 anos , andando junto com muito carro novo , vamos ver em 2030 qtos. nivas ainda vão estar nas trilhas



Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! :shock:

Em 2030 não existirá mais lama, será tudo asfaltado!
O combustível fóssil terá acabado e o carburador estará exposto em algum museu qualquer.
Os veículos com motores híbridos, hidrogênio/suco de laranja, serão a moda e o quebra-mato será proibido.
Os pneus MUD anti-gravitacionais serão biodegradáveis.
Os Nivas terão virado pó e os CJs ainda habitarão os jardins da "Amazônia internacional norte-americana".

As trilhas serão virtuais, pelo celular!

[ ]'s viajantes :mrgreen:

Beto Lacerda
27/04/2004, 11:59
Em 2030 não existirá mais lama, será tudo asfaltado!
Se o futuro um dia for como vc pensa faço minhas suas palavras

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! :shock: [/qote]
:lol: []'s

Eduardo Velo
27/04/2004, 12:15
Vandão , esqueceu de onde vem o asfalto ?
Não acredito que 2030 tenha tanta mudança , mas 2100 com certeza .
Plastico , Asfalto e combustível fóssil não vão mais existir .
Mas tbm nenhum de nós vai estar aqui pra saber como vai ser . Com certeza vai ter algum CJ rodando com motor a hidrogenio ou metano em alguma fazenda por aí ...

[]s ...

Beto Lacerda
27/04/2004, 12:24
Com certeza vai ter algum CJ rodando com motor a hidrogenio ou metano em alguma fazenda por aí ...

[]s ...
Se meus filhos, netos e bisnetos não pisarem na bola o Brucutu vai estar rodando em pinhal , a alcool ( faz tempo que rasguei o DUT do CJ). :lol:

andretomasi
27/04/2004, 13:30
2100? :shock:

Até lá já vai ter CJ voando por cima da trilha :lol: :D :lol: :D :lol: :D

[ ]´s

Beto Lacerda
27/04/2004, 14:37
2100? :shock:

Até lá já vai ter CJ voando por cima da trilha :lol: :D :lol: :D :lol: :D

[ ]´s
mas ai não tem graça :lol:

andretomasi
27/04/2004, 17:12
Concordo :wink:

[ ]´s

PC
27/04/2004, 22:53
Vcs nem precisam se preoupar com o futuro... lembram do filme "De Volta Para o Futuro" com o famoso DE LOREAN 1981?! nós teremos um willys 1951 por exemplo ae... neste mesmo esquema... tah afim de lama?! coloca lá no painel o ano em q vc quer ir e pronto! num passe de mágicas vc estará lá até mesmo com os dinossauros!!! outra coisa... sem dizer q antes disto ocorrer, nós já teriamos experimentado trilhas na LUA ou em MARTE... putz.. seria ANIMAL! :P :shock: :lol:

[]s ninguém mandou começar :D

andretomasi
28/04/2004, 00:24
Bah PC, nem fale no DeLorean, ainda vou ter um! Carroceria em inox polido, motorzinho 2.3, um dos primeiros carros de linha com computador de bordo, painel digital e outras curiosidades..
Sou fã do filme :D

http://www.dmcnews.com/potm/drexparade1.jpg

[ ]´s

Beto Lacerda
28/04/2004, 00:31
Keko isso ai existe ou foi vc quem fez uma foto-montagem ?? Delorean de Boogers !!

andretomasi
28/04/2004, 01:10
Fala Beto,

Existe sim! O nome do bicho é D-Rex :D
O dono mora no Texas.. os pneus são super swamper 44"... o bicho tem um motor V8 e transferência (4x4 e reduzida) Chevrolet 350.. foi feito principalmente com material inoxidável, até os parachoques e alguns detalhes são de aço industrial extra-resistente..

http://www.entermyworld.com/rich/4x4wk6h.jpg

http://www.entermyworld.com/rich/4x4wk6i.jpg

http://www.entermyworld.com/rich/4x4wk4.jpg

http://www.entermyworld.com/rich/rstpdpg.jpg

http://www.entermyworld.com/rich/rstpdpc.jpg

http://www.entermyworld.com/rich/rstpdpb.jpg

[ ]´s

andretomasi
28/04/2004, 02:02
"Estradas? Aonde vamos, não precisamos de estradas!"

Dr. Emmett Brown

Por coincidência, a frase se aplica ao nosso meio né :D :D

[ ]´s

PC
28/04/2004, 17:27
Falae Keko... que coisa hein, exatamente q eu tinha pensado!!! e tb tinha q ser né... esses americanos passam mal!!!! eu vi outras doideras postadas por aqui tb... mas não imaginava um de loren hehee MUITO LOKO!

[]s

LEEP
03/05/2004, 23:23
Sem entrar no mérito de "Qual carro é melhor ou quebra menos", o NIVA como qualquer outro veículo usado em trilhas, se bem manutenido, não vai te dar dor de cabeça, além do desgaste natural das peças, o que ocorre com CJs, ENGESA, TROLLER, Suzuki, etc, etc, etc. E são todos excelentes veículos.

Algo que vc deveverificar ao olhar um NIVA para comprar, é o funcionamento do Bloqueio, que é acionado por aquela alavanquinha pequena colada no painel.

Como? Vc aciona a reduzida, engata o bloqueio e em uma subida, ou mesmo no reto, vc acelera devagar e verifica o deslocamento do carro. deve estar bem travado, dando a impressão que vc arrastaria um poste. depois desengate. Teste a reduzida também. Evite fazer curvas no asfalto com o bloqueio acionado, porque pode quebrar os diferenciais.

Além dos pontos mais fracos da lataria, que já foram citados anteriormente, verifique também vazamentos de óleo nas caixas longa e reduzida.

Preste atenção se a 4ª ou 5ª marchas não estão escapando, porque é um defeito caro para vc arrumar depois, e não é tão incomum assim.

O NIVA é um carro que, se o dono não gostar e cuidar, vai te dar dor de cabeça, agora, se vc tratar bem dele, só te dá alegria. Tenho o meu a cinco anos, e, depois de deixá-lo do meu jeito, nunca mais tive problemas com ele ( minha NISSAN me dá mais dor de cabeça, e ela nem passa perto das trilhas, hehehehe...).


Espero ter ajudado

Cláudio

:) Muito obrigado pelas dicas mencionado na sua resposta Cláudio, eu estou louco pra comprar um niva, por que não tenho tanta grana pra investir num "TROLLER"ou algo parecido..más gosto e sempre gostei de NIVAS...mesmo contrariando alguns quase todos os mechanicos (que só mexe) daqui de vitória E.S.
todas as dicas que já li aqui no forum serão extremamente importantes para mim na escolha do niva, por que aqui só se fala mal dele :cry:
[]'s
fui!!!!!

dferigato
12/05/2004, 08:58
Olha galera, só queria acrescentar uma coisa!!!! Quem não tem Niva e fala mal de Niva é porque teve um não soube cuidar! Eu tenho um que comprei dum cara que queria se ver livre por causa de um problema no acoplamento elástico do cardã (aquela bolacha). Ele levava num mecânico de jeep aqui em jundiaí que não conhecia quase nada de niva!!!! Eu levei o Niva num mecânico bom e a peça nunca mais deu problema!!!!! Meu Niva está show e conheço muitos outros assim!!!! Também conheço Nivas destruidos, mas tudo depende do dono e do mecânico!!!! Eu recomendo o carro.!!!!! 8)

Niveiro X
08/06/2004, 10:58
Olha galera, só queria acrescentar uma coisa!!!! Quem não tem Niva e fala mal de Niva é porque teve um não soube cuidar! Eu tenho um que comprei dum cara que queria se ver livre por causa de um problema no acoplamento elástico do cardã (aquela bolacha). Ele levava num mecânico de jeep aqui em jundiaí que não conhecia quase nada de niva!!!! Eu levei o Niva num mecânico bom e a peça nunca mais deu problema!!!!! Meu Niva está show e conheço muitos outros assim!!!! Também conheço Nivas destruidos, mas tudo depende do dono e do mecânico!!!! Eu recomendo o carro.!!!!! 8)



Assino embaixo 8)

Nivagauderio
28/07/2004, 10:49
Sou prova viva desse caso. Ja tive um niva anos atras, peguei ele com motor redondinho e macio.Acabei totalmente com ele num prazo de dois anos, pois na época nao tinha como fazer manutenção pois faltava muita $$$ e peças aqui em brasilia nem pensar, então mecânicos fizeram muitos gatos e cagaram muito no carro, tive tanta dor de cabeça que tratei logo de entregar o bixo quase de graça.Resumindo, O carro era muito resistente, pra aguentar esse tempo todo sem nem fazer revisão, viajei muito...Agora , com a situação melhor, tratei logo de comprar um muito bem cuidado e ja estou gastando $$ com revi~sões e caprichando nos cuidados.Niva bem cuidado é niva sem dor de cabeça.

Rosí Elias
03/08/2004, 01:34
Assim como muitos da qui, tenho o meu Niva a +- 4 anos. Ele sempre me levou/voltou - de muitos lugares.

Com uma manutenção +- barata (depende do referencial :D)
Ele é um carro econômico.

Sempre que forcei o carro, fiz as coisas que tinha pra fazer depois. Um carro bem cuidado, não tráz problemas maiores. Nunca fiquei na mão e até trilha 4x2 blocado eu já fiz.

Estou vendendo o meu, e vai ficar a saudade do meu carrinho que tanto me alegrou.