PDA

Ver Versão Completa : Técnicas de condução com câmbio AT



n0gs
06/08/2006, 12:18
Bom dia pessoal,

adiquiri recentemente um vitarinha 92 canvas AT....
no momento estou refazendo o cambio, e alguns outros detalhes....
Gostaria de entender melhor as técnicas de condução "off-road" e "on-road" de um carro que possui cambio AT...

valeu...

José Augusto
07/08/2006, 00:14
Normalmente deixa em "D" ou Drive, que ele faz o resto, em uma descida forte ou situações que desejar maior controle em baixa velocidade, coloca em 2a, 1a ou L para ele segurar a marcha e funcionar como freio motor.

P, Park, veículo estacionado e com cambio engatado.
R, Ré, marcha ré.
N, Neutro, cambio desengatado.
D, Drive, troca automática entre 1a, 2a, 3a e 4a (se houver).
3, troca entre 1a,2a e 3a.
2, troca entre 1a e 2a.
1 ou L, só 1a.

Mudanças:
- de P para R ou R para P e N para R, aperte o botão.
- toda vez que for reduzir, D para 3, 3 para 2, 2 para 1 aperte o botão.

n0gs
07/08/2006, 12:51
Já ouvi falar que essa história que o "D" faz o resto não é bom...

Por exemplo:

Em subidas muito ingrimes deve se colocar no 2 ou L senão força o cambio....

Grassmann
07/08/2006, 13:50
Já ouvi falar que essa história que o "D" faz o resto não é bom...

Por exemplo:

Em subidas muito ingrimes deve se colocar no 2 ou L senão força o cambio....

Se for muito íngreme, não precisa se preocupar, o câmbio não vai conseguir engatar nem a segunda, quem dirá a terceira. Na prática, o resultado é o mesmo.

Grassmann
07/08/2006, 13:51
Se for muito íngreme, não precisa se preocupar, o câmbio não vai conseguir engatar nem a segunda, quem dirá a terceira. Na prática, o resultado é o mesmo.


Em tempo... Nestes casos, engate a reduzida, deixe o automático em "L" e mande ver... Deixe o carro fazer o serviço bruto. No caso de descida íngreme, use "L" ou 2 para servir de freio motor.

José Augusto
07/08/2006, 13:55
Isto é mito, o problema é no controle da aceleração para alguma condição específica do tipo subida com barro muito liso onde todas as rodas patinam e vc tem que diminuir a marcha para diminuir a rotação e nessa condição buscar mais atrito.

Outra situação é quando o motor não tem condição (torque) para manter a rotação em marcha mais elevada e vc sente que o cambio fica trocando para cima e para baixo intermitente, nessa condição para evitar um desgaste maior nos discos, é recomendável limitar na marcha que se consiga superar sem estas trocas intermitentes.

Wallace
07/08/2006, 16:56
E em alguns cambios voce tem a trava do conversor que só funciona na marcha mais alta selecionada na alavanca.

Beto Lacerda
07/08/2006, 17:03
Wallace a trava de conversor funciona em todas marchas que o cambio foi configurado p/ ela atuar ,
no opala 3m não trava em nenhuma em nenhuma
no 4m só na 4ª (mesmo que vc ponha a lavanca em 3 , num entra a 4ª mas o conversor não trava em 3ª )
no dodge (3m) trava só na na 3ª mesmo que esteja em 2 na segunda num trava
no marea (4m) ele trava na 3ª ou na 4ª ,
o honda fit trava o conversor em qqer uma das "4 marchas" (na verdade é CVT mas tem 4 "relações pré estabelecidas" caso use o tiptronic )
[]'s

Wallace
07/08/2006, 17:25
Beto, aqui é forum de 4x4 certo.
Então vamos falar de 4x4 rs rs
Na Cherokee é assim como falei.
Na linha suzuki acho que é como falei também.
O 4 marchas do Opala tenho quase certeza que também (mas talvez sejá só no Omega)
E em outros também.
Em cambios mais antigos nem trava (que normalmente é uma embreagem) tem.
Quanto mais moderno é mais facil de ser como falei.
CTV é outra coisa.

n0gs
07/08/2006, 18:07
Meu cambio é um TH180C da GM, 3m...
Acho q nem tem essa tal trava de conversor...

Em relação ao Kick Down, quando usá-lo?

E mudando um pouco de assunto, em uma decida ingrime por exemplo, se usar rodas livres automáticas com o 4X4L engatado há risco de ficar sem tração 4X4?

SÉRGIO HOLANDA
16/10/2006, 18:25
Caros amigo,

Também tinha esta preocupação quando troquei minha Hilux manual por uma AT...o que posso dizer a vcs após 30.000km, muitas Dunas, areiais e lama é que o sistema AT (pelo menos o da Toyota) é tão bom quanto o sistema manual. O bicho pega, quando se precisa descer uma ladeira muito ingreme, pois mesmo com a Reduzida + L (low) o carro pega muito embalo e precisa-se utilizar os freios, como são ABS o problema é menor, mas não deixa de ser preocupante em situações de muita lama. No que se refere aos demais terrenos e outras situações off road, o sitema AT é muito eficiente e evita, em relação ao manual, desgaste maior no sistema de embreagem...no mais é se acostumar com o sistema AT e curtir bastante, principalmente nas Dunas.

SÉRGIO HOLANDA
16/10/2006, 18:27
Caros amigo,

Também tinha esta preocupação quando troquei minha Hilux manual por uma AT...o que posso dizer a vcs após 30.000km, muitas Dunas, areiais e lama é que o sistema AT (pelo menos o da Toyota) é tão bom quanto o sistema manual. O bicho pega, quando se precisa descer uma ladeira muito ingreme, pois mesmo com a Reduzida + L (low) o carro pega muito embalo e precisa-se utilizar os freios, como são ABS o problema é menor, mas não deixa de ser preocupante em situações de muita lama. No que se refere aos demais terrenos e outras situações off road, o sitema AT é muito eficiente e evita, em relação ao manual, desgaste maior no sistema de embreagem...no mais é se acostumar com o sistema AT e curtir bastante, principalmente nas Dunas.
AT tão bom quanto o manual.

aidil fernandes
22/10/2006, 11:34
Oi pessoal, tenho uma Grand Sportage 99, automática, gasolina, gostaria de saber, como conduzir na água, já que não existe a embreagem para controlar com ela a velocidade, deixando o motor cheio para não engasgar.
Obrigado

Wallace
22/10/2006, 13:10
Pode colocar reduzida e colocar a alavanca do cambio na marcha mais reduzida, não sei qual é no seu caso se é 1 mesmo.

cotton
30/11/2006, 12:08
Oi pessoal, tenho uma Grand Sportage 99, automática, gasolina, gostaria de saber, como conduzir na água, já que não existe a embreagem para controlar com ela a velocidade, deixando o motor cheio para não engasgar.
Obrigado

Eu nunca gostei de pisar na embreagem na agua.
É so na minha cabeça ou pode existir problemas em usar embreagem em travessias? Normalmente eu passo engatado e só.

Grassmann
30/11/2006, 12:21
Sérgio,

Nas descidas, para controlar melhor o carro, não pise nos freios. Use o câmbio em "L", com a reduzida engatada. O carro não derrapa e anda bem devagar.

Aidil,

Controlar a velocidade com a embreagem??? Para travessia, engate a reduzida, "D" e vá em frente com vontade. Se achar que o carro vai ficar tentando engatar uma marcha mais alta, use um "2" ou "1" e pronto. Se o carro fosse manual, eu nunca acionaria a embreagem no meio da travessia... Concordo com o cotton neste ponto. Engata-se e só se desengata depois de passada a travessia. Vai arriscar pra que??

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2006, 20:42
Caro Grassman,

Valeu pela dica, mas como eu disse, mesmo com a reduzida e L o carro em uma decida muito ingreme e com lama pega muito embalo e se lá embaixo tiver de chegar devagar ai sobra pro freio mesmo...fazer o que, mas no mais o AT é muito bom.

Abrs,

Sérgio

Grassmann
09/12/2006, 22:54
Caro Grassman,

Valeu pela dica, mas como eu disse, mesmo com a reduzida e L o carro em uma decida muito ingreme e com lama pega muito embalo e se lá embaixo tiver de chegar devagar ai sobra pro freio mesmo...fazer o que, mas no mais o AT é muito bom.

Abrs,

Sérgio

E se for câmbio manual numa situação dessas, muda alguma coisa???
Acho que não... Então a "culpa" não é do câmbio automático, mas sim do terreno.

CarlosRMD
11/12/2006, 22:11
Sérgio,

Experimente ligar o ar condicionado. Em alguns carros onde a reduzida não segura tanto isto é suficiente para "roubar" um pouco a potência e diminuir o embalo sem necessidade de usar o freio.

Abs,

Carlos Diniz

Wallace
12/12/2006, 12:13
Mas varia de carro para carro, a Minha Cherokee tem um freio motor animal em primeira marcha.
Provavelmente pelo tamanho do motor e pela relação de marcha.

cotton
12/12/2006, 16:11
Mas varia de carro para carro, a Minha Cherokee tem um freio motor animal em primeira marcha.
Provavelmente pelo tamanho do motor e pela relação de marcha.

Exatamente! Vai variar de um pra outro.
Com a Pajero tem que acelerar na descida pra não parar !:concordo:

ross
13/12/2006, 01:48
Falando em cambio AT, lembrei de um Vitara de um amigo que é possível engatar a ré andando no D a 80km/h... Tá com problema ou é normal??? Se isso for normal acho perigoso d+!

Wallace
13/12/2006, 11:37
Se não tinha problema, agora tem rs rs

Edintruder
13/12/2006, 22:16
Falando em cambio AT, lembrei de um Vitara de um amigo que é possível engatar a ré andando no D a 80km/h... Tá com problema ou é normal??? Se isso for normal acho perigoso d+!

Eu tinha um Monza 92 Automático que levei um susto pois eu ia reduzir para parar num pedágio, e em vez de parar no Neutro, coloquei Ré sem querer e só deu para sentir uma segurada firme no tempo de puxar de volta para o Drive.
Resumindo, a caixa engatava a Ré acima de 80km/h sem problemas.
O inverso também, a Ré dava 64 km/h e aceitava a 1a numa boa!

SÉRGIO HOLANDA
17/12/2006, 22:00
E se for câmbio manual numa situação dessas, muda alguma coisa???
Acho que não... Então a "culpa" não é do câmbio automático, mas sim do terreno.


Grande Grassmann,

desde de 97 que ando em Toyotas Hilux e te digo que a 1 manual muda muita coisa sim, pois o carro anda freiando sozinho roda por roda, não deixando o carro desenvolver muita velocidade, mas o AT por si só tem uma relação maior, mesmo reduzido...abrs, Sérgio.

SÉRGIO HOLANDA
17/12/2006, 22:02
Com certeza na próxima trilha com lama e em descida, vou fazer essa experiência...obrigado pela dica, Sérgio.

SÉRGIO HOLANDA
17/12/2006, 22:04
Exatamente! Vai variar de um pra outro.
Com a Pajero tem que acelerar na descida pra não parar !:concordo:
A nova hilux manual, tamném tem um freio a motor na 1 reduzida que vc tem de acelerar mesmo na descida, se não o carro para mesmo...

Matheus Gandini
03/01/2010, 21:48
e o cambio AT das panthfinder's...como funciona....se vender a rural estou pensando em comprar uma e mete-la na trilha....aguenta???

mairo
07/06/2011, 12:27
Chegando atrasado, mas a tempo de reviver o tópico!

O cambio automático não segura nada em ladeiras nem com o motor desligado, se vc não colocar a alavanca na posição P quando para e desliga o carro ele vai embora!!!!! muito diferente de um cambio manual onde o motor segura o carro com alguma marcha engatada! Acho que o colega que postou que cambio at e manual sao semelhantes em descidas, se equivocou!!!!

Cirdan
15/08/2011, 00:09
Amigo... cambio automatico não segura desligado em D e R pq desligado ele não engata... o conversor fica desacoplano.

Só secura em P mesmo...
Deixar o cambio auto desligado em R ou D (ou alguma marcha indicada) é a mesma coisa q deixar em N... igual ficar parado no transito com ele engatado e segurando no freio. O conversor desacopla assim q vc para...

Abraços

Sem Loção
17/08/2011, 17:28
Câmbio AT em L, mesmo sem reduzida,segura sim... a TR4 se estiver reduzida então, quase pára.... lógico se a inércia da descida for grande, nenhum vai segurar... e essa manha de ligar o AC também funciona legal....

lhsgrangeiro
19/08/2011, 16:49
E quanto a utilizar um cambio automatizado, tipo o cambio dualógic do Línea, acho que seria uma boa, pois se pouparia a embreagem, ganharia em agilidade nas trocas e ele estando na opção manual e com o botão esportivo acionado fica praticamente um cambio manual sem embreagem.