PDA

Ver Versão Completa : CRUZETA



marzano
16/02/2004, 13:48
Fala niveiros de plantão !!
Galera to precisando trocar a cruzeta do meu niva e vi que
existe a possibilidade de usar da ford pampa.
Alguem ja usou esse tipo de substituição?
Precisa de algum tipo de adaptação?

Abraços,

billj
16/02/2004, 14:03
Sim, a cruzeta do Pampa ou Opala 6cc serve. Até que sei, não precisa de adaptação. A não ser se o antigo dono do meu já tinha feito alguma coisa que não sei......... :P

marzano
16/02/2004, 19:12
Obrigado pelo retorno billj.

Alguem ja usou ou usa alguma das duas cruzetas?


[]s

Niveiro X
21/02/2004, 10:02
Obrigado pelo retorno billj.

Alguem ja usou ou usa alguma das duas cruzetas?


[]s


eu já tive que trocar cruzeta uma vez, comprei original mesmo, na lad peças se não me engano...

o preço é maior, mas não tem perigo depois de dar xabu :wink:

grillo
30/01/2009, 15:10
vamos tirar a poeira desse tópico????
bom pessoal primeiramente boa tarde....
em algumas listas de peças substitutas para o niva fala-se em substituir as cruzetas originais pela da ford pampa 4x4 ou opala....só que eu medi a cruzeta do opala/pampa e notei que é bem menor que a original do russo...alguem conhece uma outra que de certo???? R$ 140,00 uma original é de matar....vamos postar ai gente!!! e achar uma solução barata pra essa dor de cabeça???

robertofs
30/01/2009, 16:13
vamos tirar a poeira desse tópico????
bom pessoal primeiramente boa tarde....
em algumas listas de peças substitutas para o niva fala-se em substituir as cruzetas originais pela da ford pampa 4x4 ou opala....só que eu medi a cruzeta do opala/pampa e notei que é bem menor que a original do russo...alguem conhece uma outra que de certo???? R$ 140,00 uma original é de matar....vamos postar ai gente!!! e achar uma solução barata pra essa dor de cabeça???

O que sei é que a flange do cardan dos diferenciais do Opala e traseiro da Pampa 4x4, que quando Dana são os mesmos diferenciais, ou seja, Dana 30, encaixam perfeitamente à furação da flange do pinhão do diferencial do Niva. Então, necessitando substituição agora e considerando redução de custos no futuro, o ideal seria substituir as flanges do cardan original do Niva por flanges de diferencial de Opala, e assim, usar cruzeta e flange de cruzeta do Opala, e assim comprar cruzetas bem mais baratas no futuro ;-)

Nas fotos, uma flange de cruzeta do Opala e uma de caixa de transferência do Niva, que é a mesma do diferencial, e também uma flange de câmbio de chevette, simulando um eixo cardan, uma cruzeta de opala e uma flange de cruzeta de opala, que montados se encaixariam perfeitamente ao diferencial do Niva.

[]'s
França.

MRaizer
30/01/2009, 16:34
quando troquei uma minha usei uma original... fabricada na Inglaterra!
A vantagem é que o bico de graxa fica mais a mostra e não precisa mais soltar a ponta do eixo para engraxar

Flugêncio
30/01/2009, 16:36
O que sei é que a flange do cardan dos diferenciais do Opala e traseiro da Pampa 4x4, que quando Dana são os mesmos diferenciais, ou seja, Dana 30, encaixam perfeitamente à furação da flange do pinhão do diferencial do Niva. Então, necessitando substituição agora e considerando redução de custos no futuro, o ideal seria substituir as flanges do cardan original do Niva por flanges de diferencial de Opala, e assim, usar cruzeta e flange de cruzeta do Opala, e assim comprar cruzetas bem mais baratas no futuro ;-)

Nas fotos, uma flange de cruzeta do Opala e uma de caixa de transferência do Niva, que é a mesma do diferencial, e também uma flange de câmbio de chevette, simulando um eixo cardan, uma cruzeta de opala e uma flange de cruzeta de opala, que montados se encaixariam perfeitamente ao diferencial do Niva.

[]'s
França.

Acredito que hoje, a melhor alternativa seja substituir as cruzetas originais por homocinéticas, como nos Nivas 2009 vendidos lá fora.

MRaizer
31/01/2009, 17:36
Acredito que hoje, a melhor alternativa seja substituir as cruzetas originais por homocinéticas, como nos Nivas 2009 vendidos lá fora.

Não é bem assim não Flugêncio... os eixos cardâ giram aproximadamente 4 vezes mais que as homocinéticas das rodas. Não a toa vc mesmo teve de reduzir o tamanho das coifas para evitar que explodissem com a forca centrífuga. E, se reparar bem, as homocinéticas do Niva M além de menores, possuem uma "manga" de material plástico que não apenas protege as coifas, mas também deve limitar sua deformação pelo giro.
Chego mesmo a achar que esta limitação da velocidade do Niva a 138Km/h tem a ver mais com esses detalhes que com características do motor.
Abraços!

fsoaresi
23/03/2010, 00:33
quando troquei uma minha usei uma original... fabricada na Inglaterra!
A vantagem é que o bico de graxa fica mais a mostra e não precisa mais soltar a ponta do eixo para engraxar

Caro Raizer,
Tô pensando em substituir a minha cruzeta para deixar tudo 100%, como comprou esta da Inglaterra? Tentei tb o ladaparts, mas, não consegui me encontrar lá, a minha conexão esta ruim e tá dificil.
Quanto gastou?
ABs

F Soares

SERGIO MOLLO
23/03/2010, 09:16
Caro Raizer,
Tô pensando em substituir a minha cruzeta para deixar tudo 100%, como comprou esta da Inglaterra? Tentei tb o ladaparts, mas, não consegui me encontrar lá, a minha conexão esta ruim e tá dificil.
Quanto gastou?
ABs

F Soares
Amigo; compra no www.ebay.com (http://www.ebay.com) , em pesquis digite niva que voce vai ter varias pecas. Demora mas chega.
Abracos

Dinola
23/03/2010, 11:21
Olá amigos !
Aproveitando a deixa, alguem já comprou desta empresa?:pensativo:
www.lad4x4.com.br

Dinola
23/03/2010, 11:44
Olá amigos !
Aproveitando a deixa, alguem já comprou desta empresa?:pensativo:
www.lad4x4.com.br

Não precisa responder amigos. Perguntei pensando que fosse uma outra empresa. Eu mesmo já comprei várias vezes na Lad. Vacilo meu!!!!:parede::parede::parede::parede::parede:

VANFIORE
23/03/2010, 21:18
Mas tem que trocar a flange e a cruzeta a furação é a mesma como já foi dito...
O problema e trocar a cruzeta que sai da parte estrida.

ozona6884
08/09/2014, 09:58
No final das contas, a substituição das cruzetas originais pelas da Pampa ou do Opala é possível sem adaptação ou não??

Flugêncio
08/09/2014, 12:09
Não, o trabalho e custo não compensa.