PDA

Ver Versão Completa : Peças JPX e Engesa



thiago-nit
14/06/2006, 22:44
Tanto o JPX quanto o Engesa, não são mais fabricados. Tem uma loja no estado do rio, eu qcho que é a Alpina, está fechando.
Deve ser difícil encontrar peças para estes jeeps ?
É preocupante este tipo de situação para alguém que ainda pretende comprar um jeep, pois sei que o CJ, existe uma infinidade de fabricantes de peças e acessórios, o que deve também explicar a grande aceitação dele.
Como deve ter muita gente que usa o JPX como único meio de transporte, deve ter sempre esta preocupação.

O que vocês acham?

leogc
15/06/2006, 20:15
Salve Thiago,

Os jeeps tem mais peças disponíveis pq foram muito mais vendidos...e consequentemente muito mais adaptados..

não sei em relação ao engesa, mas no jota, tudo foi aproveitado de carros existentes no mercado...realmente algumas peças são meio dificeis de achar, principalmente acabamento. mas existe um bom mercado de peças usadas e, onde essas peças não são achadas, existe a criatividade do brasileiro que resolve tudo....

se vc for pensar nisso para comprar um jipe não vai te sobrar muita coisa....

sugestão para comprar um jipe? converse com os proprietários de vários modelos, participe das reuniões dos jipes clubes, se possível, faça trilhas como zeca para ver como os carros de comportam nas trilhas e o conforto de cada um...só assim decida...

no final, a única decisão que vale é a sua...eu acho o jota lindo, e assumi todos os eventuais problemas quando resolvi compra-lo, apesar de várias pessoas me desanimarem...

abs

thiago-nit
15/06/2006, 21:42
leogc, você falou uma coisa certa:


se vc for pensar nisso para comprar um jipe não vai te sobrar muita coisa....

Pelo que eu vejo no forum, cada caso é um caso - cada tipo jeep tem sua particularidade - se tiver medo de comprar por causa disso, não vai sobrar muita coisa não, somente um zerado.

Mas tenho outra dúvida que não coloquei 1a. mensagem:

Será que o JPX me atenderia para condições de uso no dia-a-dia como minha única viatura? Eu acredito que sim, devido principalmente ao motor diesel e seu consumo, mas queria a opinião de voçês?

leogc
16/06/2006, 19:05
thiago,

eu tive o jpx como meu único carro durante um ano...mas eu não o usava no dia a dia...

o carro é bem confortável (bem mais que qq outro jipe)...e dá para andar tranquilamente todo dia...

mas........se comprar o seu, não se esqueça de fazer uma SUPER revisão nele...pq senão as coisas começam a quebrar...

desde que comprei o meu, 90% dos meus problemas foram causados por elétrica...tanto que vou arrancar tudo assim que ele sair da oficina e vou colocar tudo novo...o resto que quebrou eram coisas normais...não se esqueça que os jotinhas já tem cerca de 10 anos de uso..e que nada dura para sempre.

em tempo, o meu motor só me deu problema 2 vezes: uma qdo abusei do xudizinho na estrada (que me levou para casa com a junta queimada por 700 km) e na outra pq algum animal apertou demais o parafuso que prende as polias do motor e quebrou tudo (ainda assim continou funcionando, só desliguei por segurança)...mas, cada caso é um caso, o meu motor tava muito bom.

o consumo varia entre 8-10 na cidade, depende da bomba injetora, regulagens, pé e etc....e diesel é sempre diesel....mas não se esqueça da manutenção normal de um motor, que é mais cara que um motor gasolina.

qdo entrei no jota da primeira vez, tive certeza de que queria um pra mim (e olha que eu nunca tive um jipe)...mas se vc tem dúvidas, ou não tem preferencia, vá de suzuki....qq um...tem várias vantagens, principalmente resistencia e manutenção...

abs

abs

thiago-nit
18/06/2006, 23:11
Eu preciso urgentemente ter um jeep, não aguento mais :lol:

Mas estou escolhendo com calma :parede:

Eu tenho três escolhas:
1- Manter meu carro de passeio e comprar um CJ para reformar (o que vai me custar tempo e dinheiro até poder começar a andar e fazer trilhas)
2- Trocar meu carro de passeio por um JPX (gosto muito dele, mas tenho receio de ficar a pé, enquanto ele fica na oficina para consertar alguma coisa, como o motor por exemplo)
3- Trocar meu carro de passeio por um Vitara. (mesmo sabendo que não é tão robusto, mas devo ter mais facilidade em peças de reposição do que o JPX :pensativo: )


Ainda não decidi, não sei o que fazer. :pensativo:

OPS: nos ítens 2 e 3, ainda preciso convencer dona patroa a trocar uma carro de passeio por um jeep :mrgreen:

thiago-nit
18/06/2006, 23:17
....gosto também da Band e Engesa, mas o J está com uma preço muito melhor, em relação a motor diesel.

Já vi matérias com pessoas que tem JPX que nunca souberam do problema de superaquecimento, será que no uso normal não apresenta o problema?

leogc
19/06/2006, 20:18
Thiago, eu já passei por isso...e na minha situação a coisa era um pouco pior pois eu tinha um fusca (ainda tenho) e tava com a grana para comprar um carro 0km, mas optei por comprar um jpx contra a vontade de meio mundo....

cada uma das opções tem seus prós e contras...mas vamos por partes.



1- Manter meu carro de passeio e comprar um CJ para reformar (o que vai me custar tempo e dinheiro até poder começar a andar e fazer trilhas)


No meu caso, eu acho que essa é a melhor opção, assim que puder vou comprar um outro carro para deixar com a minha esposa. os jipes existentes no mercado tem alguns anos de vida e por isso as quebras são naturais...e se vc se empolgar e quiser começar a fazer trilhas mais hard essa opção é ainda melhor, já que pode colocar um super pneu e se quebrar vc não fica a pé...contudo, tem que ter espaço e grana para manter dois carros....

outra coisa, não se iluda de comprar um jipe para reformar, a não ser que vc tenha uma paciencia de jó, $$$, tempo e muitas habilidades mecanicas...além do que, os jipes baratos hoje, com raras exceções, estão totalmente podres....



2- Trocar meu carro de passeio por um JPX (gosto muito dele, mas tenho receio de ficar a pé, enquanto ele fica na oficina para consertar alguma coisa, como o motor por exemplo)


A maioria dos problemas que tive até hoje foram rápidos de resolver...claro que isso depende da disponibilidade de $$$... ( no meu caso tive sorte)....não ache que vc vai comprar um jota e ele não vai quebrar....(claro que ainda existe o fator sorte)...mas aí depende da sua vontade de ter um jota e de andar em um jipe todo dia (principalmente na hora daqueles casamentos, quando o carro tá todo sujo e sua mulher tá reclamando do desconforto)....



3- Trocar meu carro de passeio por um Vitara. (mesmo sabendo que não é tão robusto, mas devo ter mais facilidade em peças de reposição do que o JPX )


Se vc tem medo do jpx e quer ter apenas um carro, os suzukis são uma ótima opção...tem peças, acessórios e são tão ou mais robustos que um jota....os vitaras são um pouco mais frágeis que um samurais, mas tb são mais confortáveis...

enfim, tudo depende do que vc realmente quer e quanto tá disposto a gastar. apesar de não usar o carro todo dia, resolvi que vou ter outro carro e vou pagar por isso....

qq coisa tamos aí..


mantenho a minha sugestão, procure o jipe clube de niterói, têm várias pessoas de jotas e outros carros...(eu não sei qdo eles se encontram) ou então a reunião da jipenet/rj as terças na lagoa..

abs


abs

thiago-nit
21/06/2006, 23:08
Thiago, eu já passei por isso...e na minha situação a coisa era um pouco pior pois eu tinha um fusca (ainda tenho) e tava com a grana para comprar um carro 0km, mas optei por comprar um jpx contra a vontade de meio mundo....


Leogc, admiro tua coragem e agradeço sua paciência por ser o único a me responder :concordo:

Muito obrigado pelos seus conselhos, me ajudaram muito! :palmas:

Continuo na dúvida mas ainda estou pesquisando pelo fórum.

Agente se fala em uma próxima oportunidade :concordo:

Um abraço.
Thiago.

leogc
22/06/2006, 23:17
Thiago,

não há o que agradecer....jipeiro é assim mesmo.

eu ainda estou sem meu jota, senão te levava para dar uma volta...

se pintar mais alguma dúvida não hesite em perguntar.

se quiser procure no www.yahoogrupos.com.br o clubedojpx, lá vira e mexe aparecem boas ofertas de carros e de peças, dá para ter uma idéia dos preços.

abs e boa sorte..

danieltinoco
10/07/2006, 13:54
Thiago,

Primeiro, faço parte do Jeep Clube de Niteroi e o de São Gonçalo, caso queira fazer uma visita em qualquer um dos clubes pode entrar em contato que vc poderá ver jeep de todas as forma e modelos.

Segundo, Sua opção de reformar um CJ não é muito viável, até pq pelo que vi vc não tem muito dinheiro para muita manutenção e cj da manutenção pacas.

Terceiro, Escolher um jeep é complicado, eu, por exemplo, escolhi um vitara, para isso tive que vender meu celta e não me arrependo por isso.

Hj temos alguns carros com preços semelhantes como o Jota, o Vitara, o Samurai , o Engesa a gasolina ou alcool, o rocstar, a pathfinder e pq não os nivas entre outros.

São jeeps para todos os gostos, chamar um de fraco ou robusto, acho errado pois já andei em quase todos acima e sempre notei que normalmente os jeep vão além do que seus donos precisam.

Quanto a peça em Niterói, não existe se bobear nem no Rio vc vai encontrar com bom preço, mas em São Paulo esta cheio e ainda tem nos EUA, e fique certo que mesmo com o frete ainda são bem mais baratas que no Rio, vindo de SP então chega em um dia. (Falo de peças de CJ até Hummer, isso é para todos os jeeps).

Como já foi dito, vc esta sendo convidado a conferir estes carros nas reuniões dos clubes.

Abçs,

Daniel Tinoco

Leonardo Truccolo
10/07/2006, 15:27
Ja tive dois Jotas e ainda pretendo ter outro.
Hoje em dia se eu fosse comprar outro, compraria ja com a mecânica adaptada, ou de Hilux, ou de Ranger ou aguma outra que me agradace.

[]´s