PDA

Ver Versão Completa : Tração manual



luisrogalli
18/04/2006, 15:02
Pessoal tenho uma Sportage 95 curta e ela sempre apresenta problemas na tração automática, ela começa a pular uns tentes.
Algum de voce sabe como faço para passa-la para tração manual ??? é muito complicado, gasta alguma peça que posso encontrar no mercado ??? compensa ???

Lembrando que sou de UberLãndia e aqui não tem oficina ou loja especializada Kia, a mais próxima fica em Ribeirão Preto SP.

Maverickturbo
18/04/2006, 23:56
luisrogalli,

Tração manual nesse caso seria a roda livre manual? Se for isso vc so precisa comprar uma nova e mandar instalar. A roda livre manual avm pra sportage custa 390 na jipebras, e a referencia pra ela é 460. Se a sua roda livre ñ estiver boa, compensa muito trocar por essa, a resistencia dela comparada a original é muito maior.

luisrogalli
25/04/2006, 09:29
Primeiramente obrigado pela atenção. Não entendo muito deste assunto, tenho 4x4 a pouco tempo e ainda é um assunto meio desconhecido para mim mas, segundo um amigo meu, ele tirou a tração automática onde atraves da alavanca interna próxima ao cambio ele podia alternar de 4x2 para 4x4, atualmente quando ele vai entrar em uma estrada de terra, ele para, vai até a roda dianteira e altera na mão. Vou entrar em contato com a loja indicada por voce. Vou tentar manter o acionamento do 4x4 automático, na Sportage existe um anel de aço dentado que quando desgasta ele começa pular os dentes. Obrigado !

Cesar Boschetti
26/04/2006, 09:39
Luis,

Bom dia,

Seria muito bom se você postasse suas mensagens nos 5 tópicos principais do Sportage. Desta forma poderemos manter uma cooperação mais eficiente entre todos os participantes.

Quanto à tração 4x4 é como o Maverick falou. Você tem a alavanca de câmbio secundária que divide o torque do motor entre os eixos dianteiro e traseiro. Além disso, você precisa acoplar as rodas dianteiras aos semi-eixos para que a tração seja efetivamente passada para as rodas da frente. Normalmente, a roda livre mantem a roda desacoplada ou livre, para que no asfalto os eixos e a caixa de transferência dianteira não girem em falso acarretando desgaste do sistema e um peso extra desnecessário para o motor. É essa a função da roda livre, acoplar a roda só quando necessário. No Sportage a roda livre funciona automaticamente ou a vácuo em conjunto com a alavanca de câmbio secundária. No caso da roda livre manual, mais robusta e menos sujeita a falhas, você precisa acoplar manualmente as rodas. Para isto tem que descer do carro e girar um botão em cada uma das rodas dianteiras antes de engatar a alavanca secundária da 4x4.

Mas não se esqueça. Seria legal continuarmos o papo dentro dos tópicos principais do Sportage.

[]s