PDA

Ver Versão Completa : XUD com Intercooler



WGodoy
23/03/2006, 17:26
Lendo as mensagens antigas, vi que no ano passado muito se debateu sobre a instalação de um intercooler no XUD9A, suas vantagens, custos, etc. Passados 6 meses da última mensagem, e levando em conta que muitos diziam que iriam estar interculando seus jipes "em breve", gostaria de saber:

- Quem colocou de fato um intercooler no XUD9A?
- Foi o kit da MaxCooler, ou algum outro? Qual?
- Onde foi instalado (na frente, em cima, furou capô, pôs scoop, etc)?
- Teve ganho de potência? Torque? Consumo?
- Mexeu no débito da bomba injetora, ou ficou como estava?
- Mexeu na pressão do turbo, ou ficou como estava?
- E a pergunta do milhão: ouve alguma melhora no crônico problema de super-aquecimento?

Abs

marcio perotto
24/03/2006, 10:10
Wagner sou de Goiânia é o primeiro intercooler da maxcooler foi o meu, veja as fotos no site do Getulio. Vamos as minhas considerações, tentarei responder na ordem de suas perguntas:
A) - Sim o kit foi da Maxcooler o intercooler utilizado era o mesmo que eles vendem p/ a S-10, porém com a mudança do posicionamento dos bocais de entrada das mangueiras e o tamanho das mesmas.
B) - Como já tinha o filtro de ar externo, cortei o capô e colocamos o scoop da L-200 c/ 10 cm + largo.
C) - Ganho de potência, eu estimo em 20%, torque idem (vai depender do ajuste da turbina e bomba). Consumo entre 9 e 10 Km/Lt.
D) - Bomba fiz um pequeno aumento no debito, após instalção do intercooler nem fumaça saia...
E) - Pressão do turbo aumentei de 400gr p/ 550gr. Poderia aumentar +, mas prefiro ele, digamos, um pouco + "gordo" para nâo ter a sombra do superaquecimento novamente.
F) Melhorou e muiiiiiito o problema do aquecimento e ainda havia feito mudança no sistema by pass de retorno de agua

Martin Melcop
24/03/2006, 10:57
Marcio,

quanto foi o Kit?

leogc
24/03/2006, 13:46
Fala All,

Pelo que um amigo me falou o kit não cabe em jotas com A/C.

em relação à turbina e a bomba, eu já li que se não aumentar pressão e regular o débito da bomba, não haverá efeito nenhum. naquele site do UOL best cars/consultório de preparação, o cara diz que para que o efeito seja significativo a pressão tem que chegar a pelo menos 1 bar. agora, o XUD original não aguenta 1 bar por muito tempo.

acho que a relação do intercooler com o aquecimento está ligada a melhora no desempenho, que faz com que exijamos menos do motor.

abs

Martin Melcop
24/03/2006, 13:54
Pergunte o preço aqui no Rio, o kit custa R$ 1.440,00 + MO

Deixa eu respirar que vou pensar no assunto.

leogc
24/03/2006, 14:22
onde vc viu esse kit martin?!

abs

Martin Melcop
24/03/2006, 14:31
Auto Carro Veículos - NITERÓI-RJ - (21) 2611-5571
Revendedor da Maxcooler no Rio

leogc
24/03/2006, 14:36
saquei.

outra coisa, vc não ia vender o jota?!

abs

Martin Melcop
24/03/2006, 14:48
Vou ter q ver como vai ficar o meu bolso ao fim da oficina. :parede: :parede:

ricardolm
24/03/2006, 15:07
Ola Martin e outros,

Qdo eu tinha o Jota eu estava "louco" para colocar o intercooler, cheguei a falar diretamente com o Fabinho (dono da Maxcooler), mas ele tinha me falado do problema de espaco, etc eu desisti , depois pesquisando (que o Fabinho disse que o intercooler deles do JPX tinha sido desenvolvido unica e exclusivamente para o XUD9) descobri que na verdade ele colocava um da S10 (como o amigo acima citou), procurei em desmanches ou shoppings como alguns chamam eu achei por 300,00 usado, mas em perfeito estado, outro intercooler que eu achei e gostei (por dois motivos, 1- mais barato, 2- menor o tamanho, mas com maior largura) foi o intercooler do Audi A3 ou o do Passat Alemao, me pediram de R$100.00 a R$150,00 reais, achei que este por ser menor ficaria muito mais facil de instalar, o motor do Audi A3 é 1.8, mas tem muito mais rotacao que o do Jota, acho que isso iria compensar o tamanho.

[]s esperando ajudar!

nerinei
24/03/2006, 20:16
All,
eu desisti depois de todos os mexanicos que eu conheço falarem que pra turbo com baixa pressão a diferença não seria suficiente pra valer a pena o investimento....
Abraços

AdrianoJPX
24/03/2006, 23:29
Deem uma olhada neste tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7441&postdays=0&postorder=asc&&start=40
[]s Intercoolados

André Pereira
25/03/2006, 01:49
Caro Wagner,

Eu também instalei um intercooler no jota.
No meu caso, seguindo sugestões feitas no próprio site, utilizei um intercooler do tempra turbo. Instalei-o sob o capu, mandando fazer um scope sobre ele em fibra de vidro. Já não me recordo do custo total, mas creio que deva ter chegado a uns quinhentos reais aproximadamente (mais um pouco se se considerar que tive que repintar o capu). No que se refere ao aquecimento, não tenho nenhuma dúvida sobre a melhora. Quanto ao desempenho, meu mecânico o achou melhor. Eu, porém, tenho dúvida sobre se houve alguma diferença. Todavia, eu não fiz, após a instalação, nenhum ajuste na bomba injetora. Aliás, tal ajuste de fato contribuiria para aumentar o desempenho sem acelerar o desgaste?

André Pereira

marcio perotto
25/03/2006, 11:20
PESSOALL !!!! Parafraseando um amigo aqui da lista, como diria Jack "estripador", vamos por partes:
A) Martin : Preço a 2 anos atrás: R$ 980,00 - Intercooler+mangueiras+corte capô+scoop c/ pintura+instalaçâo.
B) Leonardo: o meu tinha AR o kit cabe perfeitamente, logicamente o filtro de ar vai para o capô.
C) Nerinei: Aumento da pressão e turbina: optei por aumentar a pressão da turbina de 400gr p/ 550gr, quanto ao debito da bomba foi minimo só para acompanhar o aumento do volume de O2. Detalhe , após instalação (sem fazer qualquer mudança no turbo+bommba) o carro já apresentou melhora de desempenho. Com as regulagens novas onde eu subia de 2ª passei a ir de 3ª etc... o turbo passou a entra + cedo +/- com 2.000 RPM.

Qualquer duvida falem c/ o João da Maxcooler (62) 3224-6200, ele tem os dados de temperatura, potência, torque de antes e depois da instação. Particularmente eu recomendo p/ XUDXUD "beleza" 9-A.

Abraço geral...

WGodoy
29/03/2006, 09:48
Gostaria de agradecer aos colegas que responderam às minhas questões. Por mim estou concluindo que a instalação de um intercooler é, sim, um fator importante para ajudar a minimizar o problema de super-aquecimento (sem contudo eliminá-lo de vez). Vou considerar a instalação de um kit da MaxCooler, tão logo as condiçõe$ a$$im me permitam ...

Agora fica a pergunta: se o intercooler de fato ajuda, por que diabos a própria JPX não pensou nisto? Será que eles nem tentaram instalar um intercooler e ver o que acontecia com o XUD turbinado?

Abs

ricardolm
29/03/2006, 10:22
Ola Wagner,

Os modelos 2001 ja vem com motor TDI! De fabrica!

[]s

WGodoy
29/03/2006, 10:31
Ola Wagner,

Os modelos 2001 ja vem com motor TDI! De fabrica!

[]s

Ricardo, pelo que sei esse motor já era turbinado pela própria Peugeot (portanto projetado para trabalhar com turbo, com galerias de água redimensionadas, etc), e não a gambiarra que a JPX fez com o XUD9A. Me refiria justamente ao fato da JPX poder ter inteculado o Jota desde o primeiro modelo. Talvez tivesse tido um destino diferente ...

Abs

ricardolm
29/03/2006, 12:01
é isso é verdade, pela historia que eu ouvi a "cagada" foi do Sr Eik Batista (nao sei se é assim que se escreve o nome da criatura) que para economizar e tentar dar um jeitinho "brasileiro" fez esta merd@

[]s

marcio perotto
29/03/2006, 14:25
Na verdade esse motor XUD-9A é a maior escola de mecanica diesel que já conheci... e olha que eu ja tinha feito o curso tecnico SENAI mecanica diesel (noturno) :parede: 300hrs, um semestre. Esse carro tem o dom de transformar o proprietario em autodidata mecanica diesel... Deve ser por isso que gosto dele :lol: :lol: ...

Abraço geral...