PDA

Ver Versão Completa : motor para niva



clégen
08/01/2004, 12:22
Estou interessado em comprar um niva, encontrei um com motor de opala, gostaria de saber se fale a pena?

du
08/01/2004, 13:34
Clégen,

Cinceramente nunca ouvi falar de Niva com motor de Opala, verifique no tópico abaixo, os comentários que o Ap2000 já é muito forte para ele.

Abraços Du.

Eduardo Velo
08/01/2004, 14:28
Tbm nunca ouvi falar , mas acho que seria uma boa opção , colocaria o do opala 4cil. se tivesse como e NUNCA colocaria um VW , o do opala tem torque em bx , aguenta um pouco de aquecimento e é bem mais robusto ...

[]s ...

Niveiro X
11/01/2004, 16:17
Tbm nunca ouvi falar , mas acho que seria uma boa opção , colocaria o do opala 4cil. se tivesse como e NUNCA colocaria um VW , o do opala tem torque em bx , aguenta um pouco de aquecimento e é bem mais robusto ...

[]s ...



um motor que é uma ótima pedida pro niva é o 2.5 diesel do jipe rocksta, da asia motors....De tamanho cabe numa boa.

Prieto 4x4
28/01/2008, 16:04
um motor que é uma ótima pedida pro niva é o 2.5 diesel do jipe rocksta, da asia motors....De tamanho cabe numa boa.

Niveiro X,

O motor do Rocksta não é o mesmo da Topic, por sua vez muito próximo ou igual ao das Bestas?
Se for, a oferta destes motores é até relativamente grande, pois existem muitas por aí da época em que eram usadas para fazer lotação.
Só não sei se são confiáveis e duráveis estes motores, mas seria uma opção interessante, pois são pequenos estes motores e acho que caberiam no cofre do Niva :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
Será que alguem já fez, ou já ouviu falar?

Abraços

Prieto 4x4
28/01/2008, 16:06
nossa, depois que respondi ao tópico que observei que o assunto é de 2004:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

Recente não???

Otávio Luiz
29/01/2008, 10:23
CP, o Bibe aqui de Curitiba faz esta adaptação, é bem comum.
O problema é o preço do motor, que vale quase o preço do Niva...:???:

Prieto 4x4
29/01/2008, 11:03
Otávio

Eu nunca ouvi muitos comentários sobre este motor. Não sei quanto suas características de durabilidade, custo de manutenção, etc...
Mas em tese, por seu tamanho, força ( se "empurra" uma Van, com certeza tem força para o Niva ), deve existir uma facilidade de peças e mecânicos que o conhecem.......
Talvez seja uma opção interessante :pensativo::pensativo::pensativo:
Não sei aí em Curitiba, mas aqui em São Paulo houve uma época em que existiam muitos, mas muitos mesmo, destes carros circulando, fazendo lotação...hoje como a prefeitura exigem que estas sejam feitas por micro-ônibus, estas vans "sumiram". Onde será que foram parar???

O rapaz que vc cita, faz parte do forum?

Abraços

emtsuhako
29/01/2008, 12:57
Recebi um e-mail ofertando um motor Peugeot XUD, o mesmo do JPX... talvez seja uma boa opção para o Niva, já que os Diva são equipados com motor semelhante, porém, mais moderno...

Prieto 4x4
29/01/2008, 13:15
Recebi um e-mail ofertando um motor Peugeot XUD, o mesmo do JPX... talvez seja uma boa opção para o Niva, já que os Diva são equipados com motor semelhante, porém, mais moderno...


Edson

Não sei não. O pessoal, proprietários dos "J", não falam muito bem deste motor não. Quase todos mudam para outros motores ( de uma olhada nos posts do JPX )......será que vai "servir" para o Niva:pensativo::pensativo:

Otávio Luiz
29/01/2008, 14:47
O Bibe é mecânico de Nivas aqui de Curitiba bem conhecido.
Ele não participa do fórum nem dos grupos de Nivas, se quiser falar com ele (41)3356-5047.
Aqui em Ctba ainda tem bastante Besta, tanto rodando nas ruas como dirigindo os carros... eita povo barbeiro!!!:mad:

emtsuhako
29/01/2008, 21:06
Edson

Não sei não. O pessoal, proprietários dos "J", não falam muito bem deste motor não. Quase todos mudam para outros motores ( de uma olhada nos posts do JPX )......será que vai "servir" para o Niva:pensativo::pensativo:

CPrieto, até onde sei o problema não é exatamente o motor, mas, sim, o conjunto... um amigo meu que teve JPX, as primeiras versões, me contou que o radiador era subdimensionado... originalmente o JPX foi equipado com o XUD aspirado, com cerca de 70cv, muito pouco para o peso do JPX... resolveram instalar um turbo compressor, gerando mais 20cv de potência, porém, os engenheiros não redimensionaram o radiador e seus componentes... resultado, uma pá de motor XUD inutilizado... posteriormente esse problema foi resolvido pela equipe do JPX, mas o estrago já estava feito... a fama, pelo que vi, ficou com o motor francês.

Para o Niva, o XUD aspirado é de bom tamanho... 70cv empurraria muito bem o Niva, pois ele é bem mais leve que um JPX... só não sei quais outras adaptações mecânicas deverão ser feitas, tais como, se é possível manter o conjunto caixa de marchas/transferência, relação de diferenciais, etc...

Marcio Rossetto
30/01/2008, 19:10
Eu também ja tive um JPX , ano 1995 , o motor esquenta mesmo .

Anteriormente eu tinha uma toyota e quando troquei pelo jota , quase tive um treco , o ponteiro da temperatura variava como se fosse um contagiros , na hora que a gente força o pé no acelerador a temperatura sobe bruscamente e o ponteiro chega no limite para o vermelho , aí ligava duas super ventoinhas que chegavam a alterar a marcha lenta do bicho e ele esfriava , ou seja o ponteiro baixava para o azul em poucos minutos .

Mas fui feliz com o jota , fiquei dois anos com ele e viajei muito.

No JPX , na estrada andava por volta de 3000 giros e aí o motor não esquentava nada , quando pisava 4000 , ele esquentava mesmo , digo mesmo, mesmo .
3000 giros dava 85 a 90 km /hora .

Acho que no niva vai bem , pois 3000 giros anda a 100 km/h .

Agora o motor é bom, quando vendi o meu , estava com 162.000 km e estava ótimo , redondinho .Mas é motor para andar em baixa rotação.
Mecher no radiador melhora , mas não resolve o problema desse motor .
Ele esquenta devido ao seu torque e subdimensionamento geral , também devido ao seu cabeçote , com dutos subdimensionados .

Agora , como sou Eng. de aplicações de lubrificantes , posso afirmar que o maior porblema é justamente a variação repentina de temperatura, pois há uma severa variação da viscosidade do óleo , isso é muito ruim para a lubrificação hidrodinâmica .

emtsuhako
31/01/2008, 23:32
Márcio, pelo que sei, o superaquecimento só ocorria com os XUD equipados com turbocompressor... os aspirados rodavam redondinho, sem problemas, mas era pouca potência para muito peso... no caso do Niva, se colocado XUD aspirado, acredito que será elas por elas em termos de velocidade, porém, ganha-se em economia e autonomia...

amauri mezzalira
10/03/2008, 22:13
ola ,sou novo no forum ,gostaria de pedir licença pros amigos apaixonados pelo niva ,como eu ,se alguem tiver como me passar algumas informacoes sobre como adaptar o motor tdi vw 1.9 diesel no niva .ficaria agradeçido !!

BACALHAU
01/04/2008, 20:41
Uma matéria que achei interessante, muito interessante...

http://www.planetaoffroad.com/p08l.htm