PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre denominação e correspondente dificuldade das trilhas



Marceloborges
10/12/2014, 19:05
Olá amigos.
Já tenho o meu Jimny tem um pouco mais de um ano e pelo mesmo período venho acompanhando as discussões aqui no 4x4.
Confesso que já andei um pouquinho com o jipinho em estradas de terra com atoleiros e algumas erosões, desafios aos quais o carro respondeu à altura, mas ainda me sinto inexperiente no mundo 4x4.
Uma das dúvidas que me acometem neste momento é sobre a denominação das trilhas.
Vejo que falam em trilhas de dificuldade fácil, média e difícil, mas tenho dificuldade em visualizar os obstáculos a serem encontrados em cada uma.
A dúvida, então, é a seguinte:
O que posso esperar de desafios em cada um desses tipos de trilhas?
Por exemplo, se uma trilha é de dificuldade média, que tipo de obstáculos eu encontro por lá?
Não sei se fui suficientemente claro. Se não tiver sido, peço que me avisem.
Agradeço se puderem ajudar.
Abraços.

Dimasi
16/12/2014, 20:02
Marcelo,
No off road não existe uma classificação "científica " do nível das trilhas, ao contrario do rafting por ex. Vai da interpretação de cada um. Uma trilha média para alguém pode ser fácil para outro. Na minha concepção/ classificação.
1 passeio off road: Estradas de terra onde não é necessário o uso de tração
2 trilha leve : Algumas erosões, lama leve, travessia de rios/alagado rasos. Qualquer 4x4 faz
3 trilha média : Obstáculos mais técnicos. Requer viatura com alguma preparação e ferramentas básicas, mas nada pesado. apartir daqui nunca fazer trilha em um só veículo.
4 trilha pesada : O piloto tem que ter experiência no off road, veículo com bom vão livre e curso de suspa, pneus mud, guincho e ferramentas diversas
5 trilha hard : Para doidos hehehe. veículo, bloqueado, pneu super agressivo, gaiola etc...