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Ver Versão Completa : Relação Peso x Potência de Motores - Banco de Dados



dero
20/01/2006, 22:26
Partindo do princípio:

- que o peso dos motores é o principal fator do peso do eixo dianteiro ;

- que o grande peso no eixo dianteiro (problema de 90% dos carros) é particularmente ruim num 4x4, pelo fato de ser nesse eixo onde os componentes mecânicos são mais propensos a quebras e por esse peso é o eixo q ancora;

- que sempre que se faz um up grade na viatura troca-se o motor original por outro mais potente (e pesado);

Por isso tudo abro o tópico para a verificação na hora do up grade de se ajustar a suspensão dianteira, verificar se a potência adquirida compensa o peso (morto) extra do motor bem como a relação peso potência (p/p), do motor antigo e do novo.

Lembrando que não só a potência é importante, mas tb qto menor for o coeficiente da relação p/p mais eficiente é o motor.

Há casos onde num suposto up grade, se troca um conjunto mecânico de relação menor (p/p) por um de relação maior, apesar do falso indicativo de maior potência (uma troca ruim), onde o motor mais atrapalha o resultado final do que ajuda.


Maxxion:

S4T plus (4cc turbo) - 150cv x 340kg - relação p/p= 2,26
Q20 b6 (6cc aspirado) - 132cv x 525kg - p/p= 3,97
TQ20 b6 (6cc turbo)- 145cv x 540kg - p/p= 3,72
Phaser 210Ti (6cc turbo/intercooler) 213cv x 419kg - p/p= 1,96
(todas as potências aferidas pela NBR 5484/ISO 1585 e não pela DIN70020)




MWM - série Sprint

4.07 TCA (4cc turbo/intercooler) - 132/135cv x 198kg - p/p= 1,50/1,46
6.07 T (6cc turbo) - 135/150cv x 259kg - p/p= 1,91/1,72
6.07 TCA (6cc turbo/intercooler) - 180cv x 259 - p/p= 1,43





MWM - série Sprint Eletronic - Common Rail Eletrônico
4.07 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/163cv x 213kg - p/p= 1,42/1,30
4.08 TCE (4cc turbo/intercooler) - 120/180cv x 211kg - p/p= 1,75/1,17
6.07 TCE (6cc turbo/intercooler) - 190/224/245cv x 280kg - p/p= 1,47/1,25/1,14



MWM - série 229

D229-3 (3cc aspirado) - 64cv x 336kg - p/p= 5,25
D229 (4cc aspirado) - 90cv x 396kg - p/p=4,4
TD 229-EC-4 (4cc turbo) - 122cv x 418kg - p/p=3,42
D 229-6 (6cc aspirado) - 134cv x 506kg - p/p=3,77




MWM - série Acteon - Eletrônico/Common Rail

Acteon 4.12 TCE (4cc turbo/intercooler) - 150/206 x 450kg - p/p=3,00/2,18
Acteon 6.12 TCE (6cc turbo/intercooler) - 206/310cv x 540kg - p/p=2,62/1,74


valeu

rafaelsouza
20/01/2006, 22:35
Por isso que na proxima viatura CJ 5 vou mandar um opala 4 com uma receitinha que vi aqui no forum que faz o bichinho dar 155 HP

dero
20/01/2006, 23:41
rafaelsouza,

Veja q nos exemplos acima a adição do turbo e do intercooler baixa o coeficiente da ralação peso x potência exponencialmente.

No caso do motor 151 uma preparação turbo é vantajosa desde que se use álcool (previlegia o bolso), se use uma turbina pequena (de baixa inércia e baixa pressão - que previlegia o torque em baixa) e ajustar o comando para torque em baixa.

Nesse caso vc vai ter um motor econômico (mais q a gasolina), com mais torque em baixa e com menos peso q um motor maior com o mesmo torque/potência.

valeu

Walter L. L. Casitta
20/01/2006, 23:42
http://img8.imageshack.us/img8/9088/cartechsd259yh.gif
http://img3.imageshack.us/img3/7433/cartech28l1ry.gif

dero
20/01/2006, 23:50
Walter L. L. Casitta,

Veja se é isso mesmo: :pensativo:

International HS 2.5 turbo

MB Sprinter (4cc turbo) - 105/115cv x 205kg - p/p 1,95/1,78
LandRover Defender/Ford Range (4cc turbo) - 115cv x 205kg - p/p=1,78
(NBR 5484)

esses são intercolados?




International Power Stroke 2.8L

8B60 (4cc turbo-TGV) - 135cv x 208kg - p/p= 1,54
8B61 (4cc turbo-waste gate) - 133cv x 205kg - p/p= 1,54

esses são intercolados?

interessante o Power Stroke 8B61 q apesar de não ter a turbina TGV entrega a mesma potência por peso do TGV (8B60) por um custo menor de produção.


valeu

Walter L. L. Casitta
21/01/2006, 00:01
As Lands e Rangers são intercoladas?


Sim, está especificado como “chargecooler”...

Walter L. L. Casitta
21/01/2006, 00:04
Acho que você deveria considerar o torque também. Eu não gosto de avaliar os motores diesel só pela potência.

dero
21/01/2006, 00:27
Torque x peso?
seria uma outra alternativa.

Particularmente optei pela relação potência x peso porque é mais fácil (didático) para explicar as pessoas q em determinado motor cada CV carrega tantos KG de peso do motor (eficiência de engenharia).

Comparação essa q já é usada na indústria automobilística de alta performance qdo se fala q cada CV carrega tantos KG do carro (peso total).

Concodo com vc qdo enfatiza o torque, pq no off road a medida do torque serve mais ao uso do q a potência em si. :mrgreen:

Sendo q no on road a o aumento de torque se traduz em uma condução mais agradável o q nem sempre acontece qdo se considera só o aumento da potência.

Como dizia Carroll Shelby - "potência vende carros, o torque ganha corridas"
:concordo:

valeu

Zepi
21/01/2006, 01:02
BF=200KG APROXIMADAMENTE.
ESPERO TER AJUDADO!
A PROPÓSITO EXISTEN INFORMAÇÕES DESSE TIPO EM OUTRO TÓPICO QUE NÃO O NOME AGORA.

dero
21/01/2006, 10:05
Digitei para facilitar o trabalho de completar por quem souber.


Mercedez Benz
OM-314 (4cc aspirado) - 85cv x 397kg - p/p= 4,67
OM-364 ( ) - 90cv x ( )kg - p/p= ( )


Willys
Hurricane 2.2 (4cc aspirado) 70cv x ( )kg - p/p= ( )
BF161 (6cc aspirado) - 90cv x 200kg - p/p= 2,22
2600 (6cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
3000 (6cc aspirado) - 140cv x ( )kg - p/p= ( )


Ford
OHC 2300 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
V8-302(8cc aspirado) - 135cv (ABNT/DIN) x ( )kg - p/p= ( )

GM
151 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
250s(6cc aspirado) - 150cv x ( )kg - p/p= ( )
2.0 (4cc aspirado) - 116cv x ( )kg - p/p= ( )
2.2 (4cc aspirado) - 123cv x ( )kg - p/p= ( )
V6 vortec (6cc aspirado) - 180cv x ( )kg - p/p= ( )

VW - AP
1.6 (4cc aspirado) - 76cv x ( )kg - p/p= ( )
1.8 (4cc aspirado) - 99cv x ( )kg - p/p= ( )
2.0 (4cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
todos carburados

Suzuki
1.3 8v (4cc aspirado) - 69cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
1.6 8v (4cc aspirado) - 80cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
1.6 16v (4cc aspirado) - 97 (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
1.8 16v (4cc aspirado) - 120cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
2.0 16v (4cc aspirado) - 127cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
2.5 24v ( ) - 155cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )
2.7 24v ( ) - 185cv (SAE) x ( )kg - p/p= ( )


Toyota
14B (4cc aspirado) - 96cv x ( )kg - p/p= ( )


Cummins
5.9 (Dodge Ram) ( ) - 225cv x ( )kg - p/p= ( )

JPX
XUD1.9-9a (4cc turbo) - 90,5cv x ( )kg - p/p= ( )


NIVA
1.6 (4cc aspirado) - 73cv x ( )kg - p/p= ( )
1.7i (4cc aspirado) - 80cv x ( )kg - p/p= ( )



Sempre q possível uso as normas NBR(Brasil) e DIN (europa) que citam potência líquida, ao invés da regra SAE (Eua - q cita potência bruta até 1970), o que pode sucitar grandes diferenças de valores (até 1970), qdo a potência for NBR/DIN será citado.

Nos motores bi combustível bem como nos demais motores uso como base as potências do motor a gasolina.


valeu

Elmer_Jeep
21/01/2006, 10:46
14B
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=6110

Infelizmente não sei informar o peso exato, mas creio que tenha no mínimo 200kg e no máximo 250.

[]'s

dero
21/01/2006, 11:17
14B
Infelizmente não sei informar o peso exato, mas creio que tenha no mínimo 200kg e no máximo 250.

[]'s

Obrigado pela colaboração :concordo:

Porém o dado do peso exato é extremamente importante pq é a base do cálculo da relação peso x potência, um erro de digamos 10kg nao seria tao diferente, mas 50kg de erro já invalida o cálculo pois num bloco de 200kg são 25% de dif.

Andei pesquisando na web, mas por incrível q pareça não é muito comum se saber o peso dos motores. Interessante pois é um dado importante na hora da troca de um motor por outro.

Muitos manuais dos proprietários nem citam.
:?

valeu

Elmer_Jeep
21/01/2006, 11:30
dero,

como trabalho com retífica de motores conheço muitos motores por dentro.(componentes internos)

No caso do 14B fiz um comparativo com o mwm sprint 4.07 pois ambos tem peças com tamanhos e pesos relativamente identicos, e já que um mwm 4.07 pesa 198kg e um 6.07 tem 259 respectivamente acredito que o 14B esteja entre os 2.

[]'s

dero
21/01/2006, 11:33
Notem a importância de se saber o peso e não só a potência na hora da troca de motor (do site Rural Willys) :



"11. Existe algum motor diesel que se adapte bem na Rural?

Eu recebo muitas consultas sobre adaptação de motor diesel na Rural. (...) Hoje a nossa recomendação é escolher um motor diesel moderno de alta rotação, leve (aprox. 200kg) e boa potência como aqueles utilizados hoje nas caminhonetes Ranger, S-10, Hilux, Dakota, Sprinter, Nissan, Mitsubishi etc... Evite os antigos motores diesel de baixa rotação da F-1000 e D-20 (Ex: MWM 229.4 ou Perkins 4.236 ou Maxion S4) que são derivados de motor de trator e são muito pesados (aprox. 400kg) e barulhentos. Hoje você encontra no mercado os motores leves (aprox. 200kg) de alta rotação MWM Sprint 2.8 (S-10, Troller) e Maxion HS2.5L ou HS2.8L (Land Rover, S-10, Ranger, Sprinter) que são boas opções para a Rural. Temos noticias tambem de boas adaptações dos motores Toyota da Hilux, do Bandeirante, da Nissan e do Pajero na Rural. Normalmente a troca de motor requer a troca da caixa de marchas e diferencial para adequar as relações de marchas e a resistência ao novo motor com menor rotação alem de reforço da suspensão dianteira devido ao maior peso. O maior peso poderá tambem tornar a direção mais pesado e comprometer a durabilidade da direção e rodas dianteiras e tornar necessário uma direção hidraulica. A maior vibração de um motor diesel pode tambem comprometer a carroceria. A instalação de um motor diesel pequeno (Ex: da Kombi) vai tornar a Rural muito lenta e o resultado pode ser decepcionante ja que a Rural pesa em torno de 1.600kg vazio. A adaptação do motor diesel na Rural exige um estudo técnico muito bem feito e geralmente custa muito dinheiro para ficar bom. Existem oficinas que fazem este tipo de adaptação rotineiramente. (...) "

fonte: http://ruralwillys.tripod.com/diversos/faq.htm
nosso negrito


valeu

Pequeno jr
21/01/2006, 23:46
Pergunta, quais veiculos vem com os motores 4.07 TCE e 4.08 TCE

dero
22/01/2006, 08:49
Desde agosto do ano passado o 4.07 TCE equipa a GM S10, a Blazer, bem como a picape Frontier e o utilitário Xterra da Nissan montados no mercado nacional.

O Brasil é o único País onde os veículos Nissan não são equipados com motores próprios.


O novo 4.08 TCE equipa veículos de 5 e 8 toneladas da recém-lançada família Delivery da Volkswagen e as novas versões Volksbus.

"Os caminhões de 5 e 8 toneladas da Volkswagen vão contar com mais uma função importante proporcionada pelo MWM Sprint 4.08 TCE. Trata-se do PTO (Power Take Off), que usa parte da força do motor para algum outro acessório, como um guincho. É uma função que ajuda e facilita para o motorista que usa o caminhão para serviços de força.

Outros atributos especiais oferecidos pelo MWM Sprint 4.08 TCE para os veículos Volkswagen são: Bus Stop, que impede que o ônibus se movimente com a porta aberta; limitador de velocidade, que faz com que o motor não exceda uma velocidade pré-determinada; e o Cruise Control (piloto automático) que controla a velocidade de cruzeiro. "


"O 4.08 TCE é o primeiro da família MWM Sprint que vem equipado com o Engine Protection. Em caso de falhas nos circuitos de combustível, de óleo e de arrefecimento, o sistema reduz a potência do motor, de forma que continue funcionando sem comprometer a integridade do propulsor e a segurança do condutor"

Fonte: MWM Motores Diesel



valeu

Eriksom Teixeira Lima
22/01/2006, 12:21
Dero,

Primeiro, uma observação. O Perkins que você citou lá em cima, é o Perkins usado em caminhões (6cil), não o usado em Engesa (4cil).

Eu concordo parcialmente com o Walter, pois acho que em TODOS os casos (diesel, gasolina e alcool) o importante é o torque. A citação do Shelby, que você mesmo colocou, diz tudo: as fábricas só divulgam o que lhes interessa.

Como eu disse em uma lista, o que conta para saber se o eixo de uma caixa aguenta é o torque de entrada. Eu (e acredito que o Elmer de RR também) jamais trocaremos nossos motores 14B aspirados com meros 25/27kgfm de torque por um MWM 2.8 que apresenta até 38kgfm mas com turbina e intercooler. :?: :pensativo: = simples, sem turbina os MWM não empurram nada, e se pusermos turbina e intercooler e trabalharmos com 1kg ou mais de pressão a gente obtém muito mais torque e potência do que eles .... e com muito mais resistência :concordo:

Em síntese, um Fiat Mille sempre terá mais potência que um 14B, mas jamais será capaz de fazer o mesmo TRABALHO. (idem com relação a um Perkins de 4 ou 6 cil ....... mas nunca os substituirá)

Assim, o que conta para a gente é qual o torque, qual a curva de torque, qual a rotação e a multiplicação obtida pela caixa e diferenciais para cada uso específico, trilha (rotações baixas), deslocamentos ou viagens (rotações altas)

Eriksom

felipe kowalski
23/01/2006, 10:47
dero,
se ajudar em alguma coisa eu sei que o motor OM 352 faz 130cv e quanto ao peso eu nao sei(nunca tentei levantar ele :mrgreen: :mrgreen: )

Elmer_Jeep
23/01/2006, 10:50
powrra, OM352 num Jeep é sacanagem né :parede: :parede: :roll:

Eriksom Teixeira Lima
23/01/2006, 14:16
Por falar no 352, alguém tem especificações técnicas dele, em especial, curvas de torque e de potência, giro máximo, volante do motor etc etc e tal.

Elmer, você não tem nenhuma página que tenha isso, como aquela fabulosa do manual do 14B?

[]s curiosos, afinal, esse motor é usado em Unimog :pensativo:

Eriksom

Elmer_Jeep
23/01/2006, 16:30
Por falar no 352, alguém tem especificações técnicas dele, em especial, curvas de torque e de potência, giro máximo, volante do motor etc etc e tal.

Elmer, você não tem nenhuma página que tenha isso, como aquela fabulosa do manual do 14B?
Do OM352 não tenho esses dados, os catálogos técnicos que tenho são na maioria com especificações das dimensões dos componentes internos(conteúdo exclusivo para recondicionamento de motores).

Sobre essa pagina do 14B eu peguei nesse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5151&highlight=14b na seção TOYOTA. Os créditos são pro RafaBand :concordo:

Mas se vc quiser tenho impresso um catálogo de manutenção do 14B com todas as especificações necessárias. Em 2004 mandei uma cópia pra um cara em Goiás, digitalizaram o catálogo mas não sei por onde anda...

1 abraço.

dero
23/01/2006, 16:58
VW - AP
1.6 (4cc aspirado) - 76cv x 98kg - p/p= 1,28
1.8 (4cc aspirado) - 99cv x 98kg - p/p= 0,98
2.0 (4cc aspirado) - 110cv x 107kg - p/p= 0,97
todos carburados

dero
23/01/2006, 17:06
Dero,

(...) Eu (e acredito que o Elmer de RR também) jamais trocaremos nossos motores 14B aspirados com meros 25/27kgfm de torque por um MWM 2.8 que apresenta até 38kgfm mas com turbina e intercooler. :?: :pensativo: = simples, sem turbina os MWM não empurram nada, e se pusermos turbina e intercooler e trabalharmos com 1kg ou mais de pressão a gente obtém muito mais torque e potência do que eles .... e com muito mais resistência :concordo: Eriksom


Concordo :concordo:

Foi uma das razões do tópico, tem quem queira mais alguns cv e se envereda numa troca de motor q além de cara é complicada.

Qdo o economicamente viável seria uma relação mais curta (seja com caixa de reduação, seja no diferencial), na falta de torque qdo o uso maior for off road.

Essa costuma ser a solução das grandes montadoras qdo lançam caminhões de baixa tonelagem, usam o mesmo motor diesel de caminhonetes e adequam diferenciais, câmbios e reduzidas.

Ou se quiserem mais torque em off/on road pode-se usar uma turbina de baixa inércia, isso seria o economicamente viável.

Penso que a troca do motor teria q ser uma das últimas alternativas (economicamente falando) ou qdo se trata de um motor com projeto tao ultrapassado que a manutenção não compense.

Tudo isso do ponto de vista econômico, o q representa apenas um percentual na decisão da troca, outros fatores estão envolvidos.... :pensativo:

dero
23/01/2006, 17:19
(...)Mas se vc quiser tenho impresso um catálogo de manutenção do 14B com todas as especificações necessárias. Em 2004 mandei uma cópia pra um cara em Goiás, digitalizaram o catálogo mas não sei por onde anda...

1 abraço.


Os caras nao perdoam:
Manual de manutenção Toyota Bandeirante - R$25,00
http://produto.arremate.com.br/MLB-39018573-manual-de-manutenco-toyota-bandeirante-_JM

:mrgreen: :mrgreen:

Zuriel
11/03/2009, 16:29
Alguem aí sabe quanto pesa o motor GM 4.1? e o Falcom?

Milton Bley Junior
11/03/2009, 19:11
esta informação é importante?

Peso motor opala 6cc
Peso motor falcon 6cc
Peso motor mwm 2.8 diesel?


Alguem sabe?

Zuriel
02/04/2009, 10:55
esta informação é importante?

Peso motor opala 6cc
Peso motor falcon 6cc
Peso motor mwm 2.8 diesel?


Alguem sabe?


Milton... o ZEPI disse em outro tópico:

Abro uma questão sobre um motor bastante adaptado: mwm sprint 4cc.
No site da mwm-internacional fala em 198 e 250.
Seria sem acessórios e seco 198 kg, e com agregados 250?

Se o BF pesa quase 200... De cabeça imagino que o opala 6 cc deva pesar uns 250-280 KG...

Abraços

guilhermeabreu
26/06/2009, 17:10
Eu lí em algum lugar que o MWM 2.8 sprint teria 223 kg . E o GM 6cc 198 kg .

O meu MWM 2.8 sprint do CORAÇÃO VALENTE um dia soltou a mangueira de ar do turbo e ficou como se fosse aspirado , NOOOOOOOOOOOOOSSA , NÃO PASSAVA DE 60 KM/H EM 5ª MARCHA COM O PÉ NO FUNDO , inicialmente achei que o motor tinha ído pro ferro , mudou o barulho , ao abrir o capô ví a mangueira fora do lugar UUUUUUUUUUUUUUUFA QUE SUSTO .

haundrich
07/08/2009, 13:56
Eu lí em algum lugar que o MWM 2.8 sprint teria 223 kg . E o GM 6cc 198 kg .

O meu MWM 2.8 sprint do CORAÇÃO VALENTE um dia soltou a mangueira de ar do turbo e ficou como se fosse aspirado , NOOOOOOOOOOOOOSSA , NÃO PASSAVA DE 60 KM/H EM 5ª MARCHA COM O PÉ NO FUNDO , inicialmente achei que o motor tinha ído pro ferro , mudou o barulho , ao abrir o capô ví a mangueira fora do lugar UUUUUUUUUUUUUUUFA QUE SUSTO .


Não tenho certeza disso, mas quando isso acontece, eu evito de pisar no motor turbo com a mangueira estourada. A turbina fica sem peso no caracol da admissão. Sem peso, na hora de pisar, o ar do escape deve fazer o giro da turbina extrapolar seus limites e pode danificar a turbina.:shock:

marcio1975
10/12/2010, 18:10
Digitei para facilitar o trabalho de completar por quem souber.




GM
151 (4cc aspirado) - 91cv x ( )kg - p/p= ( )
250s(6cc aspirado) - 150cv x ( )kg - p/p= ( )
2.0 (4cc aspirado) - 116cv x ( )kg - p/p= ( )
2.2 (4cc aspirado) - 123cv x ( )kg - p/p= ( )
V6 vortec (6cc aspirado) - 180cv x ( )kg - p/p= ( )

VW - AP
1.6 (4cc aspirado) - 76cv x ( )kg - p/p= ( )
1.8 (4cc aspirado) - 99cv x ( )kg - p/p= ( )
2.0 (4cc aspirado) - 110cv x ( )kg - p/p= ( )
todos carburados





Sempre q possível uso as normas NBR(Brasil) e DIN (europa) que citam potência líquida, ao invés da regra SAE (Eua - q cita potência bruta até 1970), o que pode sucitar grandes diferenças de valores (até 1970), qdo a potência for NBR/DIN será citado.

Nos motores bi combustível bem como nos demais motores uso como base as potências do motor a gasolina.


valeu
Gostaria de contar com a copreenção de todos e pedir a seguinte informação!!!!

se alguem tiver a relação de peso x potencia destes motores.