PDA

Ver Versão Completa : Fusca 4x4



Páginas : [1] 2

Marcelo A. Marchiodi
05/01/2004, 01:48
Saudações a todos!

Pensei no Fusca: porque não unir o útil ao agradável e fazer um Fusca 4x4??? É um carro barato, leve e fácil de mexer... porque não???
Alguém poderia me dar umas dicas sobre como proceder?
Valeu e obrigado!

Pedro Bachir
13/01/2004, 01:02
e ae Marcelo??? :D

acho que é meio complicado, bolar esse sistema, mas um kara ja fez isso no gurgel dele, é o mesmo kara que fez aquele jipe quatrax, o e-mail dele é eweimann@uol.com.br, e ele se chama Erwin Weimann(putz, que nome) :lol: manda um e- mail pra ele e troca umas idéias.

flw kara :)

Marcelo A. Marchiodi
13/01/2004, 13:44
Valeu Pedro, vou escrever pra ele agora mesmo!
Eu sei que vai ser um serviço complicado :x
Mas... fazer o que, imagina depois de pronto :) :) :)
Mas que nome hein :D ... se tentar falar três vezes seguidas dá até nó na língua :D
Obirgado e até mais!

Guilherme Crazy
13/01/2004, 13:46
Esse ai ficou muito bom mesmo !!!
Voce pretende dechar o seu assim????

[]`s

13/01/2004, 14:47
Po, se fosse pra fazer um fusca 4x4, arrancava logo o teto dele e fazia conver´sivel.

Ja vi uns Fusca (4x2 mesmo) conversiveis que ficaram super bacana! :-)

Marcelo A. Marchiodi
13/01/2004, 18:31
E aí Guilherme...

Infelizmente ainda não tenho "capital" pra deixar o meu assim, esse branco tá muito bonito mesmo e deve ser coisa de americano que pelo jeito tem "verdinhas" sobrando!

Osvaldo: também já vi alguns conversíveis, ficam bem legais mesmo, mas não pretendo fazer isso por enquanto

Talvez o meu se pareça mais com o da foto abaixo:

Guilherme Crazy
13/01/2004, 23:55
E ai Thiago blz?
Mas sera q vai valer as L$?
E a performance em trilhas?Sera q vai fica boa?
vc pretendo usalo para fazer que tipo de coisa?

Pedro Bachir
14/01/2004, 00:34
E ae Marcelo??? :)

Sem querer te desanimar mas ja desanimando, eu acho que não compensa fazer um fusca 4x4, vc vai ter que reforçar a suspensão, o chassi, a adaptação vai dar uma trabalhera disgraçada, vai ficar cara e o "jipe" fraquinho fraquinho!!!! :?

me desculpe te desanimar, mas eu so to dando a minha opinião. :roll:

flw kara :)

Marcelo A. Marchiodi
14/01/2004, 02:25
Será Pedro?

Opiniões são sempre bem vindas Pedro, pode falar o que quiser: falar bem, dar sugestões ou "pedradas" se for o caso! :D :D :D
O pessoal que anda de buggy faz um lift da caroceria com umas chapas de perfil retangular que, acho eu, devem reforçar bem o chassis, posso tentar fazê-lo no meu Fusca, vamos ver.
E também não pretendo fazer um monstro off-road, o problema é que inconscientemente comparamos um carro assim com o velho Jeep, que é aço puro! Bruto mesmo! Comparando com um simples e mirrado Fusca!
Também não pretendo pegar aquelas trilhas que deixam até Unimog com medo! Pretendo usá-lo em viagens e pra dar uma divertida na lama de vez em quando, mas sei que não vou aguentar e vou tentar colocá-lo pra "ralar" só pra fazer um teste. Mas talvez você esteja certo, pois eu ainda nem comprei o danado e ainda não vi o tamanho da dor de cabeça! :)
Pedro, olha este site http://www.jeepclubecampinas.com.br/kombi4x4.htm e me diz o que você acha dessa Kombi. Por falar nisso, será que alguém sabe me informar alguma coisa dessa empresa Dacunha??? :?
No final de janeiro compro o carro e vocês vão acompanhar a transformação, ok!

Dêem uma olhada neste site: http://www.planetabuggy.com.br/baja/evandro.htm tem uns bajas numas trilhas bem "ensaboadas", se eles fazem isso com um baja 4x2, imagina num 4x4 :) :) :)

Pedro Bachir
29/01/2004, 01:43
Será Pedro?

Opiniões são sempre bem vindas Pedro, pode falar o que quiser: falar bem, dar sugestões ou "pedradas" se for o caso! :D :D :D
O pessoal que anda de buggy faz um lift da caroceria com umas chapas de perfil retangular que, acho eu, devem reforçar bem o chassis, posso tentar fazê-lo no meu Fusca, vamos ver.
E também não pretendo fazer um monstro off-road, o problema é que inconscientemente comparamos um carro assim com o velho Jeep, que é aço puro! Bruto mesmo! Comparando com um simples e mirrado Fusca!
Também não pretendo pegar aquelas trilhas que deixam até Unimog com medo! Pretendo usá-lo em viagens e pra dar uma divertida na lama de vez em quando, mas sei que não vou aguentar e vou tentar colocá-lo pra "ralar" só pra fazer um teste. Mas talvez você esteja certo, pois eu ainda nem comprei o danado e ainda não vi o tamanho da dor de cabeça! :)
Pedro, olha este site http://www.jeepclubecampinas.com.br/kombi4x4.htm e me diz o que você acha dessa Kombi. Por falar nisso, será que alguém sabe me informar alguma coisa dessa empresa Dacunha??? :?
No final de janeiro compro o carro e vocês vão acompanhar a transformação, ok!

Dêem uma olhada neste site: http://www.planetabuggy.com.br/baja/evandro.htm tem uns bajas numas trilhas bem "ensaboadas", se eles fazem isso com um baja 4x2, imagina num 4x4 :) :) :)

E ae Marcelo??? :)

Se é pra isso que vc quer, vc deveria, deixar o fusketa 4X2, reforça o chassi, colocar uns mud terrain, diferêncial com relação do fusca 1200 que é mais reduzida, um freio de mão independente pra cada roda trazeira, ou se quizer gastar mais, um bloqueio de diferêncial!!! :wink:

jeitada a kombi 4x4, pra quem mora na roça que é boa!!! :)

flw :)

Marcelo A. Marchiodi
05/02/2004, 09:50
E aí pessoALL!

Tive umas idéias aí e gostaria da ajuda de vocês pra saber se não estou pensando besteira, ainda não conheço muito bem a mecânica VW e isso que estou pensando é só uma teoria (talvez até meio besta... :oops: ): no câmbio do Fusca seria ligado outro câmbio porém com relação 1:1 (quarta marcha, estou certo???), deste câmbio 1:1 sairia um cardã (pelo túnel central do chassis...) que se ligaria à transmissão dianteira do antigo Gol BX que por sua vez seria adaptada no lugar da suspensão dianteira do Fusca e quando se quisesse o 4x4 era só engatar esse câmbio 1:1, como se fosse a caixa de transferência do Jeep. Então, o que acham???
Pensei nisso depois que o dono de um buggy 4x4 me escreveu, ele disse que o dele tinha dois câmbios de Kombi, mas não entrou em muitos detalhes. Disse que o vendeu por R$ 8.000,00, pesava apenas 600 kg e tinha quase 40 cm do chão!!! Tem mais fotos dele no link http://photos.yahoo.com/acacio_bola ele ainda disse que nessa trilha passou fácil em muitos lugares que os Jeeps ficaram...
Achei alguns sites de Fusca 4x4, deêm uma olhada:

http://www.vwfarm.com/syncrobug.html (fotos em geral...)

http://www.davesport.com/cgi-bin/davesport/old_bug.html (Fusca de rali, colorido demais...)

http://www.waffenhq.de/panzer/kommandeurswagen.html (site em alemão...)

http://www.geocities.com/Baja/Dunes/8469/page8.html (Fusca monstro 4x4, interessante!...)

http://www.vw-kaefer.ch/Geschichte/1939-45.htm (Coisas estranhas... interessante!)

http://www.thesamba.com/vw/gallery/index.mv?search+kommandeurwagen+exact (site de réplicas...)

Achei também uma foto da transmissão dianteira do Fusca 4x4 da Seg. Guerra, tá meio ruim mas dá pra ver alguma coisa, não consegui achar outra foto. Coloquei também uma foto de uns Fuscas na lama que pelo jeito são 4x4 e exatamente do jeito que quero fazer o meu.
Se alguém souber de algum tipo de kit de fibra daquelas janelinhas traseiras (ovais repartidas ao meio...) do Fusca antigo, dá um toque aí!
Valeu!
Até mais!

Benê Sernaglia
09/02/2004, 15:41
Ai vai mais um fuscão Off Road ...

Marcelo A. Marchiodi
10/02/2004, 00:45
Putz, levei até um susto :shock: :shock: :shock: quando vi essa foto Benê!
Quando vi, pensei: "quero o meu assim, nessa altura..." mas logo vi a mecânica de Jeep por baixo da carroceria, sem dúvida é um bom meio de tornar o Fuscão um autêntico fora de estrada!!! Mas deve dar uma trabalheira do caramba!!!!!!!!
Você tem mais informações desse Fusca, fiquei curioso pra saber onde foi parar o radiador (???), pois ele deve outro tipo de motor não é???
Mais algumas fotos desse tipo de transformação:

monge
10/02/2004, 01:14
Fala Gente... :D

Bom, já que virou exposição de fusca off road... aqui vai minha contribuição.

[]'s

Eugênio

Marcelo A. Marchiodi
10/02/2004, 02:21
Minha Nossa :shock: :shock: :shock: :D :D :D
Mas o que é isso :D :D
Que medidas são esses pneus??? 60 polegadas???

Benê Sernaglia
10/02/2004, 08:16
Marcelo vou ficar te devendo essa informção, so possuo essa foto mesmo. Bom fica pra quebrar a cabeça, descobrir se esta com o motor e cambio original e ter sido adpatado o T case do willys. Ou ter feito uma reestruturação, eliminando o banco traseiro para acomodar outro motor e ate mesmo poder estar em cima de outro chassis.

Nossa Monge esse é animal !!!! ehehehe

Marcelo A. Marchiodi
01/03/2004, 13:28
Mais algumas fotos!

Marcelo A. Marchiodi
01/03/2004, 13:32
Ops :oops:
Foi só uma foto! Agora vai o resto!

marcelo nunes
01/03/2004, 21:42
A Dacunha, em Diadema, fazia uma transmissão 4x4 para ser adaptada às Kombis
Depois passou a fazer um Jeg (lembram?) 4x4 com essa transmissão, pelos idos de 1980 eu acho. Pesquisar algo nesse sentido pode ser útil.
Além disso a VW, até meados dos anos 80, fazia um utilitáro 4x4 no México, chamado VW 181, com chassi muito proximo ao do Fusca, com motor traseiro, etc.

Marcelo A. Marchiodi
02/03/2004, 00:47
Olá Marcelo!
Na internet já procurei tudo que você imaginar sobre a Dacunha e o Jeg, mas não se encontra nada :(
O ideal seria achar alguém que tenha um autêntico Jeg 4x4, tarefa hercúlea pois acho que só foram feitos uns 4 modelos se não me engano!
Este utilitário que você citou seria o VW "Thing" não é?!?
Acho que ele não era 4x4 hein... ou era???
Agora sim vão as fotos que eu tinha prometido antes!

marcelo nunes
02/03/2004, 07:27
O Thing era o 181 vendido no mercado americano, sem o 4x4 e com opção de ...câmbio automático...
Achar testes e referências do Jeg 4x4 não é difícil, eu tenho algumas.
O duro seria achar alguma tração desas para vender. A Dacunha ainda existe? Se existir talvez ainda fabrique alguma coisa.

Marcelo A. Marchiodi
02/03/2004, 16:04
Aahh então é isso, e pra que um câmbio automático num... fusca???
Bom , deixa pra lá!
Você tem alguma coisa do Jeg então, se puder me mandar fico grato, meu email é marcelomarchiodi@terra.com.br
Infelizmente a Dacunha não existe mais, já pesquisei na internet e não achei nada, o ideal seria achar alguém que trabalhou lá.
Meio difícil hein... mas é o único jeito!
Até mais!

Marcelo A. Marchiodi
17/03/2004, 00:43
Olá PessoALL... :D
Recentemente escrevi para o museu da VW em Wolfsburg perguntando sobre o Type 87 4x4 que eles tinham lá, e 2 semanas depois me responderam o seguinte:

Dear Mr. Marchiodi,
>
> we thank you for your enquiry on the Volkswagen Type 87. The Type 87 was
> one
> of the military versions, which was built in very low numbers between 1941
> and 1945 and is also known as "commanders car". This special name was
> grounded on the fold down map table in front of the passenger's seat. The
> engine was the same like in the other Volkswagen (1131 cc engine capacity
> with 25 hp), but all wheels was driven and both axles was equiped with
> differential looks.
>
> Best regards
> i.V. i.A.
>
> Dr. Manfred Grieger Dr. Dirk Schlinkert
> Corporate History Departement
>
> Volkswagen AG
> Corporate Communications
> PO Box 1974
> D-38436 Wolfsburg
> Tel.: 0049-5361/9-76416
> Fax: 0049-5361/9-76957
8. März 2004

Não falaram muito mais do que eu sabia, mas pelo menos responderam, mostraram um pouco de consideração, mas uma novidade pra mim é o fato de que este modelo possuía bloqueio de diferencial nos dois eixos!!! :D

Já ouvi dizer que algumas Kombis antigas saíram com bloqueio (bloqueio mesmo, 50% de força p/ cada lado do eixo, não o Selectraction do Gurgel...) de fábrica, mas que é muito difícil encontrar um desses num desmanche, alguém sabe me dizer mais alguma coisa sobre esse bloqueio??? Dá pra adaptar no Fusca???

Marcelo A. Marchiodi
15/04/2004, 00:54
Fotos do "diferencial" dianteiro do Schwimmwagen, esta mesma configuração era usada também no Fusca 4x4 (Type 87) da Seg. Guerra.

Wallace
15/04/2004, 01:03
Oi Marcelo,

Vai ver que é porque uma transmissão automática é melhor no fora de estrada que a mecânica.

Treinador
20/04/2004, 08:05
Mais algumas fotos!

:D Valeu Marcelo aqui estou eu pela prima vez...hehehe :D

Pra começo essas fotos vai pro blog ( http://treinador7.fotoblog.uol.com.br/photo20040229203641.html ) isso voce ja sabe rs.

Da uma dica

de um motor diesel para o jeep pois ele tem motor 6 canecos horiginal JEEP
e gostaria de ter um mais economico. Que não muito caro ....

Marcelo A. Marchiodi
17/07/2004, 18:30
Pra desencavar o tópico das profundezas do esquecimento!!! :D
Vejam essa gaiola 4x4, no Fusca pode ser feito da mesma maneira.

Flávio Cadore
17/07/2004, 20:32
E aí...

Legal a gaiola, alguns retoques aqui outros alí, a meu ver né...
Só eu acho que o motor ficaria melhor se fosse central, assim deve empinar muito fácil numa rampa, a suspensão traseira se parece com a minha só muda o amortecedor e a dianteira muda a posição do amortecedor...
Flávio...
De onde veiio esta foto?????

Marcelo A. Marchiodi
18/07/2004, 02:45
Flávio,
Não me lembro de onde tirei essa foto, vou tentar encontrá-la denovo e te digo, ok! O que me lembro é que o sujeito usou a suspensão do Gol na dianteira...
Esse esquema de motor central não é tão difícil não, procure nesse site http://www.blindchickenracing.com/ que deve ter alguma coisa a respeito, mas tenha paciência pois o site é muito grande... :)
Até mais!

el kabron
24/07/2004, 22:09
SE VCS ACHAM QUE MALUQUICE É SÓ COISA DE GRINGO? ENTÃO VEJA O SITE www.defesa.ufjf.br/arq/art2.htm

E O PIOR QUE ALÉM DE CRIATIVO, E MUITO BARATO, O CARRO DESPACHA MUITO BEM..
ATÉ.. VALEU

Flávio Cadore
25/07/2004, 18:49
El Kadron

Legal o resultado final...
Mas como fica na hora da troca de marchas 4x4 , tem duas enbreagens?
A Mercedes já fez um Classe A com dois motores 1.9 mas eram com câmbio automático e recheados de eletrônica, foi um presente para os pilotos da equipe de F-1 quando o Mika foi campeão, dava mais de 300 km/h...
Flávio...

el kabron
25/07/2004, 21:29
TCHÊ, NÃO VÍ O CARRO, O ACIONAMENTO É MUITO SIMPLES, A EMBREAGEM PODE SER UM PEDAL QUE ACIONA UM CILINDRO HIDRÁULICO , POR SUA VÊZ, COM DOIS CIRCUITOS DE AÇÃO, IGUAL FREIOS, DIANT. E TRAZ, , EM CADA CÂMBIO, UM CILINDRO INFERIOR, QUE ACIONA AS EMBREAGENS, . É MUITO SIMPLES, BARATO E FUNCIONA ... , QUANTO A UTILIZAÇÃO DE UM MOTOR SOMENTE, É FÁCIL, COM DUAS ALAVANCAS DE CÂMBIO, , DEIXA-SE O CÂMBIO DO MOTOR EM OFF. NA POSIÇÃO DE NEUTRO, E UTILIZA-SE SÓ O CÂMBIO QUE ESTÁ FUNCIONANDO,, NA MINHA OPINIÃO AS ALAVANCAS DEVERÍAM ESTAR NA POSIÇÃO PARALELA, COM UM PINO, SE ACIONA AS DUAS ALAVANCAS OU SÓ UMA.. SIMPLES INSTALAÇÃO TBM ..

CARA SE SOUBEREM DE UMA SAVEIRO BX, POR UNS R$ 2000,00, ME AVIZEM, TÔ MUITO AFIM DE FAZER UMA COM O MESMO SISTEMA..
ATÉ...

Flávio Cadore
26/07/2004, 21:24
El kabrom

Na outra resposta eu coloquei El Kadrom, achei meio estranho mas foi igual....
Por falar em Saveiro, pickup: outro dia eu vi no Auto Esporte da Globo uma Fiorino com a suspensão alterada, simplesmente um show, tracionada, pneuzão de D-20, motor central (preso na carroceria). O dono pretende participar de rallys, um pobre "coitado", é industrial e tinha um engenheiro trabalhando no carro. O motor pelo que deu para ver parecia ser de Monza com diferencias de Niva ou outro parecido...
Flávio...

el kabron
27/07/2004, 10:05
BOM DÍA ! DIFERENCIAIS DO NIVA?
EU PREFIRO USAR O DIFERENCIAL DO ÔMEGA 4CC. POR SER MAIS FÁCIL DE SE ENCONTRAR,NO MERCADO, BEM MAIS BARATO, E ESTE USA SEMI EIXOS EM VÊZ DE EIXO RÍGIDO.. SEGUNDO ME COMENTARAM, O DIFERENCIAL TRAZ. DO NIVA QUEBRA MUITO A PONTA DE EIXO...
MAS QUE É UM "JEEP " BARATO. ISSO É ...

Flávio Cadore
27/07/2004, 21:09
Pô Kabrom...

Quando eu falo em diferencial de Niva me refiro ao dianteiro do Niva,
o traseiro é fora da casinha...ultrapassado, pesado e por aí vai...
Na minha gaiola vou usar dois de Niva, olha a foto dele aí...
Quero humilhar os Jeep, sem querer ofender os jeepeiros...
Gaiolinha leve , tracionada, freio a disco nas quatro.....e por aí vai....
Flávio...

Marcelo A. Marchiodi
19/08/2004, 02:26
E aí gente, tô aqui de novo... resgatando novamente o tópico "Fusca 4x4" e falando sobre "Fusca 4x4"
Dessa vez achei algo que vai tirar muitas dúvidas (pelo menos as minhas...) sobre como fazer o esquema do 4x4 no Fusca, são fotos de uma restauração de um Type 87 4x4 ou KDF 87, dá na mesma... com essas fotos vai ficar mais fácil, pelo menos é uma referência visual... já quebra o galho!
O site é http://www.vwbroukklub.cz/html/autosalon/brom/brom.htm o único problema é a língua intraduzível desse site, aliás alguém sabe que país é esse??? no link do site tem "cz", seria Cazaquistão???????
E aí???

Marcelo A. Marchiodi
20/08/2004, 02:21
Algumas fotos!

tecnica
21/08/2004, 17:16
Oi Marcelo,

Há algum tempo venho aconpanhando este tópico, e digerindo e estudando a sua idéia. Pondo lenha na fogueira, imagino o seguinte:

1) A parte mais complicada dessa adaptação é o munhão dianteiro. Talvez o mais interessante fosse usar a plataforma da Variant II, que tem a suspensão dianteira McPherson, e usar as bengalas do Gol ou Passat (e usar homocinetica na frente).

2) Assim, o cambio dianteiro poderia ser o do Gol ou da Kombi (com a coroa invertida). Note que esse cambio dianteiro pode ser usinado para se retirar a "caixa seca", e o eixo piloto pode ser arrancado fora também.

3) Nos 2 cambios, o eixo do pinhão deverá ser prolongado. O ideal seria usinar um novo pinhao, já com o prolongamento e as estrias, onde deverão ser encaixadas as luvas das cruzetas (para o cardã dianteiro).

4) Vou postar uma ilustração do esquema bolado, mas vc já pode imaginar que os pinhões serão interligados pelo cardan. Para acoplar e desacoplar a tração, poderia usar um acoplamento industrial.

Obviamente, o cj coroa e pinhão deverá ter a mesma relação. Observando uma caixa VW, note que a extremidade correspondente ao eixo do pinhão é reto, bastando então usinar e colocar um retentor.

Vou colocar mais ilustrações (estou editando), para explicar o que eu imagino.

Marcelo A. Marchiodi
23/08/2004, 11:38
E aí Alexandre!
Concordo com você, o maior problema seria nas pontas de eixo dianteiras, como tenho alguma facilidade em usinagem e fundição, estava pensando em desenvolver uma caixa dianteira como aquela do site tcheco, e nas pontas pensar em algo usando as peças do Gol BX, o que você acha??? Um tipo de kit "transforme o seu Fusca em 4x4", mas nada com fim comercial não, quero apenas andar de Fusca 4x4!!! 8)
Ah, estou esperando a sua ilustração, ok!
Tem um outro fórum que participo também, com um tópico sobre este assunto, está em http://www.bajabrasil.com.br/forum/topic.asp?TOPIC_ID=195 por lá este assunto deu muito o que falar também, dá uma olhada, tem 9 páginas e algumas idéias que tive estão melhor explicadas lá!!! :D
Até mais!

Prof.pardal
03/09/2004, 01:49
El kabrom

Na outra resposta eu coloquei El Kadrom, achei meio estranho mas foi igual....
Por falar em Saveiro, pickup: outro dia eu vi no Auto Esporte da Globo uma Fiorino com a suspensão alterada, simplesmente um show, tracionada, pneuzão de D-20, motor central (preso na carroceria). O dono pretende participar de rallys, um pobre "coitado", é industrial e tinha um engenheiro trabalhando no carro. O motor pelo que deu para ver parecia ser de Monza com diferencias de Niva ou outro parecido...
Flávio...

Flávio

A revista fora de estrada tem uma reportagem sobre esta fiorino....

Na verdade o cara fez uma gaiola colocou dois diferenciais de omega usou o motor e caixa do omega 2.2

P/ se enquadrar na categoria(peso) ele usou uma carroceria de fiorino

espero ter lhe ajudado

falows

Marcelo A. Marchiodi
18/12/2004, 14:30
Caixa dianteira.

Marcelo A. Marchiodi
20/12/2004, 13:11
Excelente vão livre!

dero
30/12/2004, 15:30
caraca, por isso q eu adoro o mundo 4x4, tem cada coisa q nem sabia q existia...

Ovelha
27/04/2005, 18:45
Esse cara conseguiu fzer um belo 4x4, com uma mecânica que seria semeljante ao de um fusca 4x4,

td bem que o motor não é o mesmo e tals, mas as caracteristicas da suspenção são parecidas.

Na minha opinião fica bom pra atravessar bosteiros, mas se for para facões,,, :cry:

olhe o monstro no flog do cara
http://www.floog.com.br/Floogh.asp?u=foradeestrada

Dirceu D.Jr.
29/05/2005, 22:37
Marcelo, vc tem algum conhecimento sobre como bloquear o diferencial da mecanica vw a ar??? :roll:
Tenho uma gaiola muito boa com motor de brasilia e redução das kombis cliper, tentei fazer o bloqueio tipo da gurgel, mas não ficou bom... eu queria fazer interno mesmo... :)

Bilate
21/06/2005, 11:36
Olá galera,

Saiu este mês na revista FUSCA & CIA uma reportagem sobre o jipe JEG que tem mecânica 4X4 volkswagen. Dá para ter uma boa noção de como funciona a tração.

Abraços,

Júnior.

Bilate
26/07/2005, 11:30
E aí galera, ninguém tem novidades sobre o fusca 4x4, desistiram? Comprei um fusca esta semana para começar fazer as adaptações da tração..... Alguém adquiriu a revista fusca&cia que falava sobre o jipe JEG? O que acharam? Abraços. Júnior.

ze do maveco
26/07/2005, 13:06
galera , sempre tive essa ideia de um fusca 4x4 :D
boa sorte ae pra galera que vai fazer

Marcelo A. Marchiodi
26/07/2005, 16:27
Bom pessoal, foi eu que "fundei" este tópico, eu pesquisei muito tempo e quebrei a cabeça muito tempo também... mas o destino acaba por nos confrontar colocando oportunidades na nossa frente! Aconteceu que eu que queria tanto fazer um Fusca 4x4 me deparei com uma grande paixão minha também, por um preço irresistível, então acabei optando por um Gurgel X-12 TR (afinal ainda existem uns 20 milhões de Fuscas por aí... e Gurgel só uns 20 mil) que também pretendo dotá-lo de tração 4x4 e mais algumas novidades!! hehe
Mas isso não quer dizer que desisti do Fusca, futuramente pretendo fazer um também, por enquanto pretendo trabalhar no Gurgel, mas aí quando pegar o Fusca serei mais rigoroso na adaptação e na caracterização de um Fusca 4x4 igual ao da Seg. Guerra!!! Até com a janela split window!

Por enquanto posso dizer como pretendo fazer no Gurgel, que é praticamente a mesma mecânica do Fusca. É o seguinte: alongar o eixo secundário do câmbio, de modo que seja possível a adaptação de um entalhe para a colocação de um cardã ali; no meio deste cardã deverá ter uma caixa para se engatar e desengatar a tração; na frente deve-se usar uma caixa de Gol BX, ou outra similar com homocinéticas, que será presa na suspensão original; o resto é criatividade e tempo... muito tempo pra pensar tudo!!! É claro que para se fazer isso tudo é bom que se tenha máquinas tipo torno, freza, solda e um bom conhecimento de mecânica ou no mínimo se conheça algum torneiro de confiança e muito paciente pra te aguentar com essa adaptação! Afinal fazer um Fusca 4x4 não é como ir numa loja e pedir um kit "Fusca 4wd" e pronto... é tudo na adaptação, não tem outro jeito!

Eu já vi a revista que fala sobre o Jeg, muito boa e completa a reportagem, vale a pena! Mas sobre ter noção do esquema de tração, aqui neste tópico tem tudo aquilo, o Jeg usa praticamente o mesmo conceito do Fusca da Seg. Guerra (vejam as fotos das páginas anteriores)!

Por enquanto coloco umas fotos novas que achei pra inspirar o pessoal! hehe

Edintruder
30/07/2005, 19:43
Marcelo, vc tem algum conhecimento sobre como bloquear o diferencial da mecanica vw a ar???

Solda as planetárias que fica 100% BB - Bom e Bloqueado!

MARIO SERGIO
31/07/2005, 01:23
Pessoal,o tópico está muito interessante , e só por curiosidade passo uma informação p'rocês.
Em Macaé-RJ no ano de 2002, estava em uma feira ( destas anuais na cidade , agropecuária ou similar .. ) e tinha vários estandes, pista de indoor do jeep clube de Macaé,cavalos ,bois e etc...rs rs
Mas tinha um sujeito lá , expondo um fusca ( branco ) e muito bonito, mas que chamava a atenção só de olhar no capô, pois tinha um ressalto bem claro e ai naõ resistimos e fomos lá perguntar que diacho era aquilo.
Bem, o sujeito, conhecido mecânico e professor pardal da região " fez" uma simples adaptação de DOIS motores no fusca ,um na frente ( era um motor AP também da wolkswagem ) e o convencional na traseira( ops) do do próprio fusca.
Por isto o tal ressalto no capô, era a parte do cabeçote do motor AP que naõ coube totalmente lá na frente.
O fusca é todo equipado, e tem duas alavancas de câmbio , em linha praticamente, e dois pedais de embreagem, de forma que vc pode ligar os dois motores ao mesmo tempo e aí vc usa tipo um " gancho' metálico que une as dus embreagens, e aí muda a marcha e muda dos dois motores ao mesmo tempo.... :D :D Coisa de maluco..
Bem , JURO p' rocês que não tinha bebido ( muito) :D :D :D E o tal fusca existe mesmo e tem dois motores mesmo..Não foi fruto da imaginação não..... :D :D :D

[ ]s sóbrios ...

Sérgio




Marcelo, vc tem algum conhecimento sobre como bloquear o diferencial da mecanica vw a ar???

Solda as planetárias que fica 100% BB - Bom e Bloqueado!

Bilate
23/08/2005, 13:13
Aê pessoal, niguém tem novidades sobre o fusca 4x4, comecei a desmontar o meu esta semana. Até o fim do mês devo terminar de ter o levantamento de projeto e levar as peças para tornear. Alguém tem mais fotos para colocar no forum?
Não deixem esta idéia desaparecer..... Abraços.

Vinícius-RS
23/08/2005, 14:15
Estou bem afim de comprar um fusca e colocar uns 3k na traseira, só para ver o que acontece no barro. Será que vai ter um bom desempenho? Não queria gastar muito... Acho que assim já posso brincar :dance: :dance:

[]'s

julianor
23/08/2005, 18:40
Achei muito legal os fuscas de uma turma de Montenegro - RS, na trilha no ultimo sabado em Santa Cruz do Sul - RS.

Não é 4x2...mas fizeram a festa...

Edintruder
23/08/2005, 19:59
Legais esses dois aí! Dá até vontade de comprar um de R$400,00 e fazer isso!

Edintruder
23/08/2005, 20:01
Legais esses dois aí! Dá até vontade de comprar um de R$400,00 e fazer isso!



Ou gastar um pouco mais e fazer ISSO! :twisted:

Bilate
14/09/2005, 15:45
Olá pessoal, ninguém tem novidades sobre o fusca 4x4...Fotos, idéias, alguma notícia....
Abraços.

Edintruder
15/09/2005, 19:38
O mais fácil ainda acho que é colocar uma carroceria de fusca num chassis de jeep!

Marcelo A. Marchiodi
16/09/2005, 02:08
O mais fácil ainda acho que é colocar uma carroceria de fusca num chassis de jeep!

Aí fica fácil demais... cadê a dor de cabeça!??? :lol:
O legal é modificar a mecânica VW, dá pra fazer!!! É que não é coisa de se fazer em qualquer lugar ou de qualquer jeito, não existe nada pronto, tem que quebrar a cabeça pra bolar o esquema... se não, não sai!
Acabei desistindo por enquanto de fazer um Fusca 4x4 por causa de documentação (e outras coisas também: pretendo fazer um Gurgel 4x4), se eu fizesse ele com certeza não ficaria mais baixo que esse da foto abaixo (no minímo eu ia conseguir uns 45 cm de vão livre), a primeira blitz que eu entrasse os "homi" já iam me parar... aí já viu né...
Mas um dia vou fazer sim, pode ter certeza!

Bilate
16/09/2005, 09:21
Desiste não Marcelo, onde vc consegue estas fotos? Disponibiliza mais pra podermos ver...Abraços.

Rubens
28/09/2005, 17:34
Caraca . . .

Fiquei fora do ar por algum tempo e volto com o final de uma boa discussãozinha . . .

Bom . . .

Marcelo, teria como você me enviar o material que você conseguiu coletar sobre o Fusca 4x4 . . .?

Eu sempre tive interesse nisso . . . e acho mque vale como pesquisa . . . e quem sabe no Futuro, a´pos acabar de construir a minha casa . . . garagem nova . . . novos Projetos . . . e por ae Vai . . .

Abraços,


segue meu e-mail: rubenssilvestre@gmail.com

Rubens
29/09/2005, 14:24
Ivan e seu terrível Buggy

http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_veneno99.asp

Tem fotos no site.

Carlos Auricchio, piloto de 4X4, numa de suas passeadas fazendo trilha conheceu o Ivan e seu Buggy com tração nas quatro rodas. Carlos disse em sua matéria que achou o Buggy incrível, valentíssimo, passava por trechos onde os outros atolavam.

Confesso que fiquei encafifado. Se dava pra fazer um Buggy traçado pra andar na terra, também daria pra fazer um Fusca 4X4 pra andar no asfalto, e aí... quem sabe? O bicho seria bem danado pra arrancar e curvar.

Fui atrás, liguei para o Ivan Markic e marcamos uma olhada na sua criação.
Logo de cara fomos dar uma volta no Buggy e o Ivan cismou de subir uma tremenda escada. Eu, pra escapar do perigo, sugeri que ele fosse sozinho, enquanto eu tiraria umas fotos. E, engatando a tração 4X4, não é que o Buggy subiu numa só, sem muitos trancos e sem patinar? Fiquei bobo. Quis fazê-lo dirigindo. Subi na boa... incrível.
Isto provado, restava arrancar do Ivan como é que ele montou essa traquitana. Aqui vai o que entendi:
1 — Pra começar, ele levantou todo o Buggy em
15 cm. Para tanto, usou a suspensão traseira da Variant II. Que é diferente da usada pelo Fusca e pode ser erguida sem que “feche” as rodas.
2 — Usou amortecedores do Monza na suspensão dianteira, já que esta foi distanciada em suas partes inferior e superior.
3 — Colocou uma segunda caixa de marchas na dianteira e esta é acionada por um eixo Cardan que é acoplado ao eixo piloto da caixa normal, traseira. O eixo-piloto da caixa traseira foi trocado por outro mais comprido, para que sobrasse uma ponta dele para fora e essa ponta foi frezada para ser encaixada à luva do Cardan.
4 — O Cardan aciona a caixa de marchas dianteira e esta, ao ser engatada, engrena a terceira marcha, e ele trocou as engrenagens da terceira para dar uma relação de 1:1. Assim, ao engatarmos
por exemplo uma 1ª, o eixo-piloto dará ao Cardan uma rotação que fará as rodas dianteiras rotacio-narem iguais às traseiras.

Bem, até aí beleza! Mas há um porém nessa história: numa curva, o raio percorrido pelas rodas dianteiras são ligeiramente diferentes do das rodas traseiras, e isso, no asfalto, é problema. Na terra ou na lama, não há maiores esforços, pois há patinações e escorregadas do pneu, mas no asfalto a coisa força.

Então, para Ivan, que só liga a tração na terra, ou quando ele está com preguiça e resolve subir alguma escada, “no problems”, mas eu tenho outras, e má- intenções, quero ver um Fusca endemoniado comendo todo mundo nas arrancadas e curvas asfálticas.
Solução: colocar um diferencial no meio desse Cardan acima descrito, assim ele compensa essas diferenças. O Niva tem esse diferencial, assim como todos os veículos traçados.
Bem, só sei que estou cismado com a coisa.

O Ivan vai vender este Buggy porque já cansou de fazer trilha com ele e esnobar TODOS os outros veículos lameiros que encontra pelo caminho. Seu Buggy é muito leve — pesa 550 kg — e enquanto os outros chafurdam, ele flutua na lama. Agora o Ivan está começando um Fusca Baja e espera humilhar ainda mais os colegas enlameados, sem dó, e depois partir para sua comercialização!

Eu, por enquanto, continuo encafifado, e só vou sossegar quando ver um Fusca 4X4, humilhando uns tunnigzados por aí. Ah! Duas caixas de câmbio dividem forças provindas do motor, portanto, são menos forçadas... pensemos...

Telefone do Ivan: 6605-8234.
E-mail: ivan.markic@ig.com.br

acrobata
30/01/2006, 18:09
Marcelo.
Em São Paulo existem dois Schwimmwagens (o anfíbio 4x4). Tente descobrir onde eles estão com o pessoal do clube do fusca ou da Revista Fusca e cia, que fez uma matéria no ano passado com um dos carros. Procure o dono e peça para ver a mecânica. Talvez ele deixe.

Vítor Martins
30/01/2006, 22:37
Parabéns 4x4. Vamos dar espaço a todos papa terra.

garbage!!!
21/04/2006, 13:20
Retificando o comentário do Rubens, nem todos os 4x4 originais de fabrica tem diferencial central, ou para ser mais exato quase nenhum tem. O jeep wyllis, engesa, band, troller, l200, vitara, samurai nenhum tem diferencial central e nao podem andar 4x4 no asfalto.
Os que tem diferencial central sao os 4x4 permanente e no brasil temos as Land rovers, nivas, cherokees automaticas, etc...os carros também sao assim como os audi e subarus 4x4. Para usar no asfalto ter o diferencial central é necessario, já para andar no barro nao ter o diferencial ou ter um bom sistema de bloqueio é melhor.

Bilate
30/05/2006, 15:41
Alguém tem novidades sobre fusca 4x4. Tem um tópico aqui no site sobre gaiolas 4x4, deem uma olhada é muito interessante.

Abraços.

Júnior.

Marcelo A. Marchiodi
28/09/2006, 13:50
Alguém tem novidades sobre fusca 4x4.
Júnior.

Quer novidade!?

Então tome essa: Kommandeurwagen à venda no ebay!!!!!!!
Nessas horas dá mais vontade ainda de ganhar na megasena!!!

Link: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&ih=006&item=160034019506&rd=1&sspagename=STRK%3AMEWA%3AIT&rd=1

No fóruma do The Samba.com tem um tópico sobre ele: http://www.thesamba.com/vw/forum/viewtopic.php?t=195828

Pelo jeito é um que estava sendo refeito na República Tcheca (sei lá se é assim que se escreve)!

Atenção para o precinho!

Eliseu
29/09/2006, 07:45
PessoALL,
em Agosto fui num encontro de 4x4 em SCruz do Sul/RS, e lá tinha uma gaiola 4x4, com sistema semelhante ao do Buggy acima, Não pude ver se funciona, pois ele ainda estava embarcado quando saímos para a trilha. Mas é muito interessante a idéia.... pesa pouco, com motor AP, é plano no fundo (o cardã passa por cima do assoalho), suspensão independente....Deve se sair bem. []'s

Gigantin Samurai
02/06/2008, 18:46
Fusca bigfoot nacional :twisted: - Projeto tosco:

http://www.youtube.com/watch?v=_M_eK4leKI4&feature=related

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

zelucas
01/07/2008, 00:28
fiz uma trilha outro dia com um cara que tinha um fusca 4x4, estava usando pneus 265/75-16 e tinha um ótimo vão livre, mas quando pegava uma subida forte não ia, faltava uma reduzida...

A respeito do vão livre, tem umas kombis mais antigas que possuem um eixo pórtico né? Vi uma um dia, vou tentar apurar melhor as informações...


[]s

red_baron
15/07/2008, 11:18
Alguns Fuscas 4x4 foram feitos na Alemanha durante a Guerra
eram montados sobre o chassi do kübelwagen
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/MHV_VW_K%C3%A4fer_Typ_82_02.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/MHV_VW_K%C3%A4fer_Typ_82_01.jpg
http://blog4x4.blogspot.com/2008/07/carros-4x4-vw-typ-87.html

valterferraz
19/11/2008, 21:25
cara, eu to vendo se compro uma fuca. Se der certo seu projeto, eu te contrato pra montar um pra mim, desde que vc nao queira forçar o preco!!! hauahuahauahua... bom trabalho!!! []s

valterferraz
19/11/2008, 21:27
pergunta idiota tolerancia zero??? o seria mais "bunitinho": adaptar o fusca, inventando moda ou usar um chassi / mecanica de Jeep CJ/etc com a carroceria, estilo Big foot??? Eu sei que vcs tao no mais no merito de fazer um mod no fusca, mas... se alguem tivesse um desses pra mostrar ia ser massa!

Ah, sim... vejam se isso presta:

http://spokane.craigslist.org/cto/922434175.html (da tipo 3.500 reais!!!)

http://www.ratewall.com/cpics/1942%20VolksWagen%204WD%20Beetle.jpg


[]s!

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 22:27
ja pensei em usar o sistema de transmissão do subaru, mas com eixos pórtico como os do hummer e do unimog...

valterferraz
19/11/2008, 22:48
Ah, acabo de achar "isso" aqui... Acho que é mais ou menos o que estamos procurando...

Eu ia ver um subaru, mas boxer por boxer, do fuca vc amarra com arame + durepox! :P Se ficar legal a Kubelwagen (nossa, 4.ª palavra que eu sei falar em alemao: 1) Volkswagen 2) sauerkraut (chucrute) 3) achtung (axitang - cuidado!!!) e agoran 4) kubelwagen (banco de balde) :P:P:P

http://www.kubelwagen.co.uk

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 23:33
Ah, acabo de achar "isso" aqui... Acho que é mais ou menos o que estamos procurando...

Eu ia ver um subaru, mas boxer por boxer, do fuca vc amarra com arame + durepox! :P Se ficar legal a Kubelwagen (nossa, 4.ª palavra que eu sei falar em alemao: 1) Volkswagen 2) sauerkraut (chucrute) 3) achtung (axitang - cuidado!!!) e agoran 4) kubelwagen (banco de balde) :P:P:P

http://www.kubelwagen.co.uk (http://www.kubelwagen.co.uk)

ja pensei em montar uma réplica do kubelwagen com um kit de fibra feito no canadá, mas com certeza o pessoal do meu bairro não iria gostar, tem um número expressivo de judeus, alguns já com seus 70 e poucos anos... duvido que fossem aprovar uma réplica de algo que foi usado contra o nosso povo (meu bisavô morou na polônia e viu parentes sendo assassinados pela gestapo, mas conseguiu escapar após ficar 3 dias escondido no esgoto sem água nem comida)... mas acabam esquecendo que até os aliados usavam o kubelwagen na 2ª guerra quando apreendiam alguns...

valterferraz
20/11/2008, 00:15
A Biblia tem um Salmo em que se deseja destruição da Babilonia por causa do cativeiro de Israel, por 70 anos. Quando o outro rei libertou os israelitas, eles nao queriam mais sair da Babilonia, porque os veinhos revoltados ja tinham morrido e os netos estavam bem de vida la... Bom, o Hitler era um endemoninhado perturbado, mas a vida continua ne?

se eu fosse voce, achava um jeito de fazer a transmissao do schwimmwagen funcionar, adaptava numa fuca normal, fazia aquele kommander sei la o que e postava aqui para a gente copiar de vc!!! hauhauahuah :)

O seu Isaac nao ia ficar bravo!!!

BTW, esse assunto me encheu os olhos... E agora nao vou sossegar ate conseguir montar um... :(

Vejam mais... http://www.schwimmwagen.co.uk/

Tem um camarada brasileiro que a gente podia consultar, olha o site dele... http://www.carroanfibio.com.br

Eu nao tenho interesse em montar nada "esquisito", como nao tenho meu fusca ainda (e nao teria um ate hj a tarde... coincidencia ou nao, meu mecanico sugeriu q eu comprasse um, pq ando mto em estrada de terra, e a fuca seria um bom compromisso entre barro x asfalto, no que toca a consumo, manutencao, etc), ai com a possibilidade de traçar o bichinho nem mexer no resto... rapaiz... o bagui comecou a ficar louco!! :D Voltando... seria massa ter um carrinho "normal" (algo como um "rascunho" de niva, ja que fusca e fiat 147 -- fala ai, eu curto niva, mas é a cara do 147, é carro de "pobre" mesmo... é a minha cara, hauauahu), pra passar na vistoria e tal, depois fazer uma "adição" da tração... caraca...

olha ai a ecosport de pobre que é off-road mesmo!!! :P:P:P:P


[]s

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 00:26
ja pensei em adaptar componentes de transmissão da subaru sambar, mas como o motor é transversal eu acredito que haja necessidade de adaptar uma peça semelhante à que conecta o reversor ao cardan em alguns triciclos chineses com motor transversal e tração traseira...

cRiPpLe_rOoStEr
21/11/2008, 00:27
será que daria certo adaptar um diferencial de muravey no eixo mcpherson do gol para usar num fusca 4x4??? a transmissão seria por corrente...

valterferraz
22/11/2008, 21:31
Atenção moças e rapazes, meninos e meninas:

"Novidades" dos meus "contatos:



Seguem mais fotos de adaptações de fusca/gaiola 4x4 !!!

O que consegui de informações adicionais é que o diferencial dianteiro é feito com uma carçaca de motor removendo os excessos desnecessários !!!

O acoplamento da tração dianteira é feita por uma luva de acoplamento que foi removida de um bloqueio de diferencial central do niva !!!

Neste caso quando acionado o bloqueio trasmite tração para a dianteira !!!

cRiPpLe_rOoStEr
22/11/2008, 22:57
se alguem tiver informações sobre algum fusca 4x4 com transmissão dianteira por corrente me avise pq qdo eu fizer o meu fusca OU gaiola OU buggy 4x4 acho que vou fazer desse sistema...

valterferraz
23/11/2008, 10:58
Velhinho, eu vi umas "miniaturas" outro dia que usam esse sistema, quem sabe vc nao consegue copiar e adaptar, tirar ideias? mas eu ainda acho que o sistema do VW é mais viável.

Mas olha ai: http://www.rc-car-online-shop.de/lshop,showdetail,2004g,e,,kami,kami_4wdkit_marder, ,Tshowrub--kami,.htm

Se vc tiver sucesso, conta pra gente como foi!

clecio rampelotti
02/08/2010, 21:10
Construção de um fusca 4x4.
Creio que todos do forum ja pensaram em gaiola, fusca e etc 4x4, eu tambem e um dia reunido com alguns amigos começamos a conversar sobre o assunto de fazer um fusca 4x4, alguns diserram que não dava outros achavam que dava, ate alguem dizer: tu tá louco isso não funciona, não vai dar certo e por fim duvido. :discordo:
Tava feito a confusão, o meu atual sócio na empreitada disse vamos fazer e estamos na construção.
Tive muita ajuda com topicos aqui do forum e vou postar algumas fotos que vão ajudar a tirar duvidas de companheiros, freio a disco na trseira, emenda do pinhão etc.
Agradeço a todos que postaram topicos e dicas no forum me ajudaram muito. grato. clecio:palmas:

clecio rampelotti
02/08/2010, 22:07
fotos do cambio no lugar, freios traseiros e pinhão pronto.

Matheus MG
03/08/2010, 00:10
q disco vc ta usando nos freios ?

Flávio Cadore
03/08/2010, 00:33
"Pelo", tu é o cara!!!

clecio rampelotti
03/08/2010, 13:08
Matheus,os discos de freio e as pinças são do gol, os cubos traseiros foram torneados e refurados para os discos encaixarem em cima e foi feito um suporte para fixar na manga da caixa.

fag.online
03/08/2010, 16:14
Amigo, belo projeto... vai postando fotos pra acompanharmos..
Abracos

maxdelta
03/08/2010, 18:49
Legal!

Vc substituiu a parte da suspensão dianteira pelo conjunto inteiro do gol bx?!!!!

Pensei a mesma coisa, mas o meu projeto da Brasilia 4x4, parou por falta de $$$, Estou até vendendo a brasilia, mas pa parte do gol bx estou guardando pra futuros enroscos, se eu conseguir um fuisca barato quem sabe nós copia!

Vou continuar assistindo!

Interessante!

Boa sorte!

clecio rampelotti
03/08/2010, 19:30
Agradeço aos que postaram palavras de apoio a nossa construção do fusca 4x4, digo nossa porque tenho um socio na na empreitada o Fabiano que é meu cunhado e por sorte é torneiro mecanico. Sendo assim fui obrigado a convida-lo a ser sócio no projeto :lol:.
A suspenção dianteira é do gol motor ap, o agregado foi diminuido 7 cm para ficar na mesma largura do chassi do fusca (na foto da ver a solda), sendo que a carroceria vai ser colocada de volta e esta com a documentação em dia.

clecio rampelotti
03/08/2010, 20:54
Apos muitos dias batendo cabeça de como engatar a tração diant. sem inventos magicos chegamos( acredito ) em uma solução pratica e barata, afinal os $ são poucos.
Cortamos um eixo cardã de opala e o deixamos com 30 cm de comprimento colocando um rolamento interno para que possa uma ponta girar e a outra ficar parada, foi soldado no lado que fica a cruzeta uma engrenagem estriada e no lado que fica a ponta do cardã uma engrenagem que foi torneada deixando somente a parte das estrias e colocado uma luva para fazer o acoplamento das duas partes com um garfo que vai empurrar a luva para acionar e soltar a tração,dentro do tunel vai ser soldado dois suportes para o eixo do garfo trabalhar e como tudo vai ficar dentro do tunel que vai ficar fechado, vamos fazer uma pequena caixa de fibra para deixar banhado em oleo.
Por favor se alguem tiver alguma ideia ou dica que possa melhorar o acoplamento repasse. :concordo:

Flávio Cadore
05/08/2010, 23:33
Apos muitos dias batendo cabeça de como engatar a tração diant. sem inventos magicos chegamos( acredito ) em uma solução pratica e barata, afinal os $ são poucos.
Cortamos um eixo cardã de opala e o deixamos com 30 cm de comprimento colocando um rolamento interno para que possa uma ponta girar e a outra ficar parada, foi soldado no lado que fica a cruzeta uma engrenagem estriada e no lado que fica a ponta do cardã uma engrenagem que foi torneada deixando somente a parte das estrias e colocado uma luva para fazer o acoplamento das duas partes com um garfo que vai empurrar a luva para acionar e soltar a tração,dentro do tunel vai ser soldado dois suportes para o eixo do garfo trabalhar e como tudo vai ficar dentro do tunel que vai ficar fechado, vamos fazer uma pequena caixa de fibra para deixar banhado em oleo.
Por favor se alguem tiver alguma ideia ou dica que possa melhorar o acoplamento repasse. :concordo:

Estive pensando, vc pretende deixar o cardan girar quando a tração não está ligada?
Será que haverá muita perda com o giro do cardan quando não ligado, o que vc acha?
Já ví caminhões do exército andando com o cardan dianteiro parado mas eles usam roda livre na dianteira, é muito complicado fazer um acoplamento na saída da caixa e outro no diferencial dianteiro, o que vc acha?
Estou querendo tracionar a minha gaiola também...

Renato Fraga
06/08/2010, 00:11
Amigos,

Atentem para o detalhe de que tudo vai virar junto, na mesma velocidade, mesmo com o sistema desengatado.

O fato é que estando desengatado somente ao fazer uma curva haverá diferença de rotação. Dessa forma, o rolamento pouco vai trabalhar, apenas nessas ocasiões. Assim, o maior atrito seria apenas do garfo na luva.

Já pensou em tentar adaptar um outro rolamento por fora dessa luva??? Você poderia instalar o garfo no esterno desse rolamento e mantendo uma certa folga entre as peças, não necessariamente esse rolamento vai trabalhar ao longo de todo o tempo, somente quando você fizer o acionamento e então o garfo encostar do rolamento.

Estando esse mecanismo num local relativamente protegido, dentro do túnel, seria possível eliminar a necessidade de fazer tudo trabalhar banhado em óleo.

Agora , pra deixar o cardã parado, só com rodas livres, e numa dessas o tal rolamento contido no cardã vai trabalhar bastante!!!!!

Abraços

bajeiro do sul
06/08/2010, 09:02
Estive pensando, vc pretende deixar o cardan girar quando a tração não está ligada?
Será que haverá muita perda com o giro do cardan quando não ligado, o que vc acha?
Já ví caminhões do exército andando com o cardan dianteiro parado mas eles usam roda livre na dianteira, é muito complicado fazer um acoplamento na saída da caixa e outro no diferencial dianteiro, o que vc acha?
Estou querendo tracionar a minha gaiola também...
Amigos

estou tb querendo a começar a fazer meu baja 4x4. Ja tenho algumas soluções: modifiquei as pontas de eixo dianteiras para usar o quadro de suspensão dianteira do fusca, usei as pontas de eixo do gol, com espaço para entrar as homocinéticas. Vou usar a caixa da kombi invertida na frente (que eu ja tenho), o trabalho de emendar o eixo piloto das duas caixas ja esta definido e é simples. ja defini a suspensão traseira com abertura na mola traseira para passar o cardan, e molas espirais para suspender o conjunto.
quanto a desengate da tração, tomei uma decisão: vou usar a tração integral todo o tempo, sem peças de engate e desengate, que podem acabar ocasionando quebras ou acabar sendo um fusíveldo conjunto. Como a caixa vai ter diferencial dianteiro, não vai causar problemas usar sempre o 4x4 todo o tempo. Na verdade a única vantagem de desengatar a tração é o sistema não ficar rodando e desgastando quando não é nescessario, o que levando em conta a quantidade de kilometros eu ando de baja na estrada é despresível.
outra coisa, um amigo me disse que é bom desengatar a tração para poder fazer zerinhos no barro. bem quem quiser ficar fazendo isto que arrume um veiculo para isto, eu quero fazer trilhas e não ficar me exibindo para os outros

abraços turma

bajeiro

bajeiro do sul
06/08/2010, 09:08
Amigos,

Atentem para o detalhe de que tudo vai virar junto, na mesma velocidade, mesmo com o sistema desengatado.

O fato é que estando desengatado somente ao fazer uma curva haverá diferença de rotação. Dessa forma, o rolamento pouco vai trabalhar, apenas nessas ocasiões. Assim, o maior atrito seria apenas do garfo na luva.

Já pensou em tentar adaptar um outro rolamento por fora dessa luva??? Você poderia instalar o garfo no esterno desse rolamento e mantendo uma certa folga entre as peças, não necessariamente esse rolamento vai trabalhar ao longo de todo o tempo, somente quando você fizer o acionamento e então o garfo encostar do rolamento.

Estando esse mecanismo num local relativamente protegido, dentro do túnel, seria possível eliminar a necessidade de fazer tudo trabalhar banhado em óleo.

Agora , pra deixar o cardã parado, só com rodas livres, e numa dessas o tal rolamento contido no cardã vai trabalhar bastante!!!!!

Abraços
Valeu Renato

mais um motivo para se usar 4x4 o tempo todo, se desengatar o sistema o ganho é muito pequeno, ainda mais num fusca onde a manutenção é relativamente barata nestas peças e se acha muita coisa usada. tentar colocar uma roda livre num sistema de fusca misturado com gol, seria ainda mais complicado, então sem roda livre deixe no 4x4 direto

abraços

Renato Fraga
06/08/2010, 12:38
Perfeito, mas tem que existir o lance de engate, senão haverá problemas de sobre esforço da transmissão se andar com o 4x4 constantemente acionado.

É fundamental portanto a seleção entre 4x4 engrenado ou não. O que acho desnecessário é o lance de roda livre, pois como descreví, alivia um lado mas complica o outro.

Abraços

bajeiro do sul
06/08/2010, 14:15
Perfeito, mas tem que existir o lance de engate, senão haverá problemas de sobre esforço da transmissão se andar com o 4x4 constantemente acionado.

É fundamental portanto a seleção entre 4x4 engrenado ou não. O que acho desnecessário é o lance de roda livre, pois como descreví, alivia um lado mas complica o outro.

Abraços
Renato, por favor me ajude, porque haverá tensão entre os rodas , sendo que as mesmas têm seus respectivos diferencias , compensando esta diferença

aguardo, obrigado...

Eduardo

Andre Luys
06/08/2010, 14:29
desculpa ae se estou falando bobagem mas naum seria mais facil adaptar uma embreiagem bem proximo ao diferencial dianteiro, ali na emenda do eixo do pinhao com a cardã...??

Flávio Cadore
06/08/2010, 18:40
Renato, por favor me ajude, porque haverá tensão entre os rodas , sendo que as mesmas têm seus respectivos diferencias , compensando esta diferença

aguardo, obrigado...

Eduardo

Não pode andar sempre engrenado porque mesmo tendo os 2 diferenciais iguais haverá diferênça de tração entre os eixos numa curva e por causa dos desgastes desiguais dos pneus...é o mesmo caso dos JEEP que não podem andar em 4x4 no asfalto.

Uma embreagem no diferencial dianteiro complica mais ainda...não dá.

clecio rampelotti
06/08/2010, 21:41
Boa noite a todos, quanto ao fato de andar sempre engrenado em 4x4 se for feito o rodizio de pneus por causa do desgaste iregular entre dianteiros e traseiros não tem problema algum as land rover são 4x4 integral, optamos por fazer a diantira ligar e desligar, fiz 1000 km de jeep willys em um final de semana e o meu não existia roda livre e sim aquele flange parafusado que fazia com que o cardã rodasse sempre e não tive problema algum. A ideia do rolamento por sobre a luva vou ver bem.
Afinal estou procurando ajuda e ajudando se possivel. grato a todos.

Renato Fraga
07/08/2010, 00:10
Poxa, acho que o mundo 4x4 pra vocês ainda é bem desconhecido.

Qualquer proprietário de Jeep sabe que andar com a tração 4x4 acionada no asfalto é um problema. Pode fazer o que quizer em relação à manutenção dos pneus que não adianta de nada.

O fato é que durante uma curva, cada roda descreve uma trajetória diferente e por isso cada uma assume uma velocidade diferente. Da mesma forma que existe o diferencial para compensar essa diferença entre o lado direito e o lado esquerdo, é necessário existir um diferencial para compensar a diferença entre a dianteira e a trazeira. É isso que permite um LandRover ser 4x4 permanente, assim como outros AWD. O Diferencial central!!!!!!!!!

Se você construir um carro com esse diferencial aí sim poderá andar com ele integralmente em 4x4. Só existe um detalhe. Nessa configuração, assim como ocorre na LandRover, se apenas uma das rodas patinar, o carro não se move, pois toda a força será transmitida para essa roda. Assim, no Land existe o bloqueio selecionável do diferencial central. Nessa configuração fica igual a qualquer Jeep.

Em relação ao Jeep, estar com a roda livre acionada ou com o "queixo Duro", a tal flange que você se refere, só garante que o semi eixo está acoplado à roda. Pode andar o quanto quizer com ela acionada que no máximo vai acontecer de virar todo o conjunto motriz tal como semieixos, diferencial e cardã. Enquanto não acionar a alavanca da caixa de transferência, a tração não estará funcionando. Talvêz seja por isso que você conseguiu andar tanto se perceber alguma alteração no comportamento do Jeep.

Isso tudo se vale para Jeeps, Trollers, PickUps, e todos os outros 4WD.

No seu projeto, continue trabalhando com o acoplamento selecionável da tração dianteira. Se manter ela acionada vai perceber como é difícil andar com o carro no asfalto.

O lance da embreagem pode ser uma idéia, mas haveria a necessidade de um trabalho bem maior. O fato é que se você conseguir bolar um sistema de deslizamento limitado, consegue manter seu veículo 4x4 permante sem ter problemas em andar no asfalto. Grand Cherokees utilizam esse sistema. Mas eu deixaria essa idéia de lado!!!!!!!!
Abraços

Hilario Alencar
07/08/2010, 01:28
A propósito, tentando ajudar, apenas pra lembrar de duas referencias já existentes aqui.
O topico do Gurgel 4x4, em andamento, como ele tá solucionando esse problema?
E ainda, aquele jipinho Volks anfibio da 2a. guerra mundial, como se dá o acoplamento da tração e da hélice?
Eu o vi no encontro de antigos em Aguas de Lindóia, nadando no lago da praço principal e assisti ele saindo da água, com a tração nas 4 ligada, chovia muito, tava tudo enlameado e ele saiu tracionando bonite, com 3 pessoas dentro, sem dar uma patinada sequer. Foi fantástico.
Sempre imaginei o que não faria um Fusca 4x4, considerando que mesmo sem ter tração nas 4 ele vai em cada lugar inacreditável.
Fiz durante muitos anos trilha e enduro de moto e as vezes depois de horas batalhando em trilhas super difíceis, quando chegavamos em alguma casa, lá tinha um FUSCA!
Tenho muito respeito por ele e suas qualidades off road.

clecio rampelotti
07/08/2010, 14:06
:D Parabens pela explicação Renato, mas quando me referia aos flanges do willys foi pelo motivo de numa postagem ter sido comentado sobre o cardã ficar girando mesmo sem o 4x4 ligado, que creio não vai ter problema algum. Tenho guardado uma transmição completa de cherokee, caixas cardãs eixos etc agora ate me deu vontade de usar, ja me falaram porque não fiz um chassi tubular e coloquei a carroceria do fusca.
Resposta simples quero fazer um fusca 4x4 com o motor e cambio original.
Cada louco com sua mania.

Ps.no topico inicial comentei que falaram duvido .

Diones Hartmann
07/08/2010, 20:10
olá, o que voce instalou na frente para fazer a tração dianteira , não consegui identificar e onde comprou , e quanto custou??

att.

mali9ski
07/08/2010, 20:47
olá, o que voce instalou na frente para fazer a tração dianteira , não consegui identificar e onde comprou , e quanto custou??

att.

ola amigo desculpe me meter mas ele usou uma caixa do motor a ar com homocineticas apenas cortou as partes desnecesarias

aqui se compra muito pouco se fabrica quase tudo artesanalmente

nilaraujo
08/08/2010, 05:32
Todo carro de tração integral tem 3 diferenciais. Vide niva, land rover e algumas pajeros. Já fiz um buggy 4x4 full e aconteceu exatamente esse efeito de patinação e desgastes de rolamentos.
Desmontei para fazer o engate e nunca mais o montei heheheeh

casa de ferreiro.....

clecio rampelotti
08/08/2010, 23:14
Diones, na verdade usei um diferencial completo de fusca com a mesma relaçao do traseiro e foi construido uma carcaça para colocar ele dentro. as planetarias foram torneadas internamente para por as ponteiras onde vão as juntas deslizantes do gol.
Vai se dificil ficar explicando aqui como foi feito a adaptação das planetarias e tampas laterais que são originais vou desmontar o diferencial dianteiro para virar de lado já que foi montado do lado errado ( coisa do cunhado :parede: KKKKK) , vou tirar fotos bem detalhadas e posto aqui é bem simples de fazer se tiver acesso a um torno. segue fotos da constução da carcaça, as fotos das peças internas vou tirar assim que desmontar, apos o dia 15/08.

bajeiro do sul
09/08/2010, 09:08
Poxa, acho que o mundo 4x4 pra vocês ainda é bem desconhecido.

Qualquer proprietário de Jeep sabe que andar com a tração 4x4 acionada no asfalto é um problema. Pode fazer o que quizer em relação à manutenção dos pneus que não adianta de nada.

O fato é que durante uma curva, cada roda descreve uma trajetória diferente e por isso cada uma assume uma velocidade diferente. Da mesma forma que existe o diferencial para compensar essa diferença entre o lado direito e o lado esquerdo, é necessário existir um diferencial para compensar a diferença entre a dianteira e a trazeira. É isso que permite um LandRover ser 4x4 permanente, assim como outros AWD. O Diferencial central!!!!!!!!!

Se você construir um carro com esse diferencial aí sim poderá andar com ele integralmente em 4x4. Só existe um detalhe. Nessa configuração, assim como ocorre na LandRover, se apenas uma das rodas patinar, o carro não se move, pois toda a força será transmitida para essa roda. Assim, no Land existe o bloqueio selecionável do diferencial central. Nessa configuração fica igual a qualquer Jeep.

Em relação ao Jeep, estar com a roda livre acionada ou com o "queixo Duro", a tal flange que você se refere, só garante que o semi eixo está acoplado à roda. Pode andar o quanto quizer com ela acionada que no máximo vai acontecer de virar todo o conjunto motriz tal como semieixos, diferencial e cardã. Enquanto não acionar a alavanca da caixa de transferência, a tração não estará funcionando. Talvêz seja por isso que você conseguiu andar tanto se perceber alguma alteração no comportamento do Jeep.

Isso tudo se vale para Jeeps, Trollers, PickUps, e todos os outros 4WD.

No seu projeto, continue trabalhando com o acoplamento selecionável da tração dianteira. Se manter ela acionada vai perceber como é difícil andar com o carro no asfalto.

O lance da embreagem pode ser uma idéia, mas haveria a necessidade de um trabalho bem maior. O fato é que se você conseguir bolar um sistema de deslizamento limitado, consegue manter seu veículo 4x4 permante sem ter problemas em andar no asfalto. Grand Cherokees utilizam esse sistema. Mas eu deixaria essa idéia de lado!!!!!!!!
Abraços
Valeu Renato

Agora realmente me dei por conta, o diferencial comum, ajusta a diferença de rotação entre as roda direita ou esquerda , mas não a diferença entre o eixo dianteiro ou traseiro, o que somente se conseguiria com um diferencial central. E olha que eu tenho uma rura 4x4 e sei que não se deve andar com ela 4x4 no asfalto sob pena de se perder muito a dirigibilidade, ou quem sabe a quebra de algum componente devido ao esforço das peças. As camionetas 4x4 mais modernas e alguns carros ja possuem diferencial central, o que não é o meu caso , bem, vou pensar melhor no assunto de desligar a tração dianteira do fusca 4x4.

abraços

eduardo

bajeiro do sul
09/08/2010, 09:16
:D Parabens pela explicação Renato, mas quando me referia aos flanges do willys foi pelo motivo de numa postagem ter sido comentado sobre o cardã ficar girando mesmo sem o 4x4 ligado, que creio não vai ter problema algum. Tenho guardado uma transmição completa de cherokee, caixas cardãs eixos etc agora ate me deu vontade de usar, ja me falaram porque não fiz um chassi tubular e coloquei a carroceria do fusca.
Resposta simples quero fazer um fusca 4x4 com o motor e cambio original.
Cada louco com sua mania.

Ps.no topico inicial comentei que falaram duvido .

Clecio

tb estou nesta sina de montar um fusca 4x4 com a caixa original, pois alem de ser mais simples a adaptação, ela sai bem mais barato. apenas se arruma uma caixa vw para por na dianteira , so torneia os eixos secundarios das duas caixas para se conectarem e coloca-se um cardam de chevette apenas se ajustando o comprimento.
Apenas me falta ajustar o sistema liga desliga da caixa dianteira para os deslocamentos ate a trilha. Uma vez na trilha vou usar 4x4 full assim como uso na minha rural 4x4 com flange queixo duro e diferencial soldado 100% bloqueado

abraço

eduardo

Cezar candelaria
09/08/2010, 21:06
Diones, na verdade usei um diferencial completo de fusca com a mesma relaçao do traseiro e foi construido uma carcaça para colocar ele dentro. as planetarias foram torneadas internamente para por as ponteiras onde vão as juntas deslizantes do gol.
Vai se dificil ficar explicando aqui como foi feito a adaptação das planetarias e tampas laterais que são originais vou desmontar o diferencial dianteiro para virar de lado já que foi montado do lado errado ( coisa do cunhado :parede: KKKKK) , vou tirar fotos bem detalhadas e posto aqui é bem simples de fazer se tiver acesso a um torno. segue fotos da constução da carcaça, as fotos das peças internas vou tirar assim que desmontar, apos o dia 15/08.
Caraca meu, porque não usou uma carcaça de gol bx mesmo..era só adaptar a coroa 35 dentes no diferencial.....

clecio rampelotti
09/08/2010, 22:58
Caraca meu, porque não usou uma carcaça de gol bx mesmo..era só adaptar a coroa 35 dentes no diferencial.....
Foi de chorar companheiro, aqui na cidade só tinha uma caixa de chaleira e o louco pedia 350 moedas e não tava facil de encontrar pela região, depois de pronto casualmente falei com um amigo de um ferro velho de Blumenau ( acho que era o unico que eu não tinha ligado, ja que conheco muitos pelo estado trabalhei 14 anos com peças de carro) o cara tinha 3 ou 4 por 80 moedas :parede:. Mas vale a lição. Tem que ser teimoso e procurar mais um pouco que sempre acha.

clecio rampelotti
09/08/2010, 23:06
Clecio

tb estou nesta sina de montar um fusca 4x4 com a caixa original, pois alem de ser mais simples a adaptação, ela sai bem mais barato. apenas se arruma uma caixa vw para por na dianteira , so torneia os eixos secundarios das duas caixas para se conectarem e coloca-se um cardam de chevette apenas se ajustando o comprimento.
Apenas me falta ajustar o sistema liga desliga da caixa dianteira para os deslocamentos ate a trilha. Uma vez na trilha vou usar 4x4 full assim como uso na minha rural 4x4 com flange queixo duro e diferencial soldado 100% bloqueado

abraço

eduardo
Eduardo, de uma analizada nas fotos do sistema que fiz para engatar a tração, aquele rolamento falado mais para tras no topico vai justamente compensar a diferença de rotação das rodas dt e tr nas estradas e pisos secos quando desligada. Na trilha os pneus que se virem um que patine mais que o outro para compensar.KKKK

bajeiro do sul
10/08/2010, 09:04
Eduardo, de uma analizada nas fotos do sistema que fiz para engatar a tração, aquele rolamento falado mais para tras no topico vai justamente compensar a diferença de rotação das rodas dt e tr nas estradas e pisos secos quando desligada. Na trilha os pneus que se virem um que patine mais que o outro para compensar.KKKK
Valeu Clecio, ja to analisando o seu sistema, e me parece muito bom, vou ver com o pessoal daqui como ficaria mais facil e rapido a sua confecção. A idéia me parece muito boa.
Na trilha os pneus que se lixem se usados em full 4x4 rsrsrsrsrsrs, o que queremos é sair do atoleiro e chegar em casa, mesmo que seja aos pedaços mas andando

abraço

madeinbrazil
10/08/2010, 09:15
parabéns ao projeto!!! show de bola:dance:

clecio rampelotti
31/08/2010, 22:05
Ola pessoal apos alguns dias sem trabalhar no fusca 4x4 voltamos a ativa no final de semana, um amigo lanterneiro resoveu dar uma força na lataria então demos uma parada na mecanica e fomos para a lanternagem, ainda mais que a mão de obra foi 0800 :-D Uma foto tem os pneus que vamos usar para andar na rua, os pneus para trilha vão ser maggion aro 15 com recape fronteira, talvez não sejam os melhores mas o revendedor maggion da região é amigo e nos presenteou com 4 pneus novos so vamos pagar o recape então ate ficarem carecas vão ser estes os melhores pneus do mundo.KKKK

Tchê 4x4
31/08/2010, 22:48
:twisted: Tá ficando bruto o fucão Clécio, parabens pelo projeto!!!...

:concordo: Particularmente acho que um Fusca desses bem feitinho e com um kit Baja fica show... Com a permissão de alguns colegas do forum aí vai algumas sugestões. Abraço e boa sorte!!!

clecio rampelotti
31/08/2010, 23:04
Obrigado Tchê, concordo com vç sobre o kit baja, mas a grana ta curta por enquanto e o maior problema aqui na cidade é que tem que passar na inspeção veicular para poder documentar como baja e assim como fusca ja tá com o dcto em dia. Não vai ser facil juntar nota fiscal de tudo e projeto de engenheiro e mais sabe lá quanto papel para poder documentar constando que é 4x4. fiz uma consulta no orgão de transito e acho que é melhor deixar a lataria mais original e passar meio batido na multidão.( QUE COM O TAMANHO QUE VAI FICAR NÃO VAI SER FACIL)

Tchê 4x4
31/08/2010, 23:11
Obrigado Tchê, concordo com vç sobre o kit baja, mas a grana ta curta por enquanto e o maior problema aqui na cidade é que tem que passar na inspeção veicular para poder documentar como baja e assim como fusca ja tá com o dcto em dia. Não vai ser facil juntar nota fiscal de tudo e projeto de engenheiro e mais sabe lá quanto papel para poder documentar constando que é 4x4. fiz uma consulta no orgão de transito e acho que é melhor deixar a lataria mais original e passar meio batido na multidão.( QUE COM O TAMANHO QUE VAI FICAR NÃO VAI SER FACIL)

Com certeza... Mas na inspeção acho que tu vai ter que passar de qualquer jeito se passar pra 4x4, e assim o Baja pode vir com mais calma depois...

Boa sorte aí e nos deixa atualizados... Abraço.

tecnocarro
03/09/2010, 21:38
Ola pessoal tenho um fusca 4x2 com opçao de 4x4 muito funcional e resistente ja fiz varias trilha e faço sempre que posso tenho o ele ha algum tempo e rodo no dia a adia. vou tentar colocar algumas fotos dele e compartilhar um pouco desse prazer com todos voçes que gosta de 4x4 como eu.
obrigado.
.

clecio rampelotti
07/09/2010, 21:41
Ola pessoal tenho um fusca 4x2 com opçao de 4x4 muito funcional e resistente ja fiz varias trilha e faço sempre que posso tenho o ele ha algum tempo e rodo no dia a adia. vou tentar colocar algumas fotos dele e compartilhar um pouco desse prazer com todos voçes que gosta de 4x4 como eu.
obrigado.
.
Legal, poste umas fotos aí para a gente dar uma olhada,ideias sempre são bem vindas as vezes a gente tem dificuldades em coisas que alguem solucionou de maneira simples.

Fernando Massad
07/09/2010, 22:29
FUSCA é sempre um FUSCA.

Acho legal demais essas transformações.
Abçs aqui torcendo pra dar certo.
Clécio, a própósito, as fotos ficaram bacanas.... o bicho tá tomando forma:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
08/09/2010, 09:28
... os pneus para trilha vão ser maggion aro 15 com recape fronteira, talvez não sejam os melhores mas o revendedor maggion da região é amigo e nos presenteou com 4 pneus novos so vamos pagar o recape então ate ficarem carecas vão ser estes os melhores pneus do mundo.KKKK

Acho que vai ficar bem legal, bem a cara do Kommandeurwagen!:mrgreen:
Não ando muito fã de pneu muito grande nesse tipo de carro, acertando o tamanho, pode ficar muito bem no conjunto visual e sendo bem tocado pode poupar a mecânica.

http://4.bp.blogspot.com/_ltpkVfusryk/Srrp3rC5zOI/AAAAAAAACNI/DLfqN6PXIio/s400/385-VW-36.JPG

icojavali2009
08/09/2010, 10:11
Construção de um fusca 4x4.
Creio que todos do forum ja pensaram em gaiola, fusca e etc 4x4, eu tambem e um dia reunido com alguns amigos começamos a conversar sobre o assunto de fazer um fusca 4x4, alguns diserram que não dava outros achavam que dava, ate alguem dizer: tu tá louco isso não funciona, não vai dar certo e por fim duvido. :discordo:
Tava feito a confusão, o meu atual sócio na empreitada disse vamos fazer e estamos na construção.
Tive muita ajuda com topicos aqui do forum e vou postar algumas fotos que vão ajudar a tirar duvidas de companheiros, freio a disco na trseira, emenda do pinhão etc.
Agradeço a todos que postaram topicos e dicas no forum me ajudaram muito. grato. clecio:palmas:
Boa ideia essa de voces. parece que vai ficar bom. Já existiu um fusca 4x4 na alemanha no pós II guerra mundial.
vamos acompanhar essa nova criação. e esse diferencial dianteiro foi transplantado de que veículo? Vai ter rodalivre ou vai ser integral?

icojavali2009
08/09/2010, 10:19
Apos muitos dias batendo cabeça de como engatar a tração diant. sem inventos magicos chegamos( acredito ) em uma solução pratica e barata, afinal os $ são poucos.
Cortamos um eixo cardã de opala e o deixamos com 30 cm de comprimento colocando um rolamento interno para que possa uma ponta girar e a outra ficar parada, foi soldado no lado que fica a cruzeta uma engrenagem estriada e no lado que fica a ponta do cardã uma engrenagem que foi torneada deixando somente a parte das estrias e colocado uma luva para fazer o acoplamento das duas partes com um garfo que vai empurrar a luva para acionar e soltar a tração,dentro do tunel vai ser soldado dois suportes para o eixo do garfo trabalhar e como tudo vai ficar dentro do tunel que vai ficar fechado, vamos fazer uma pequena caixa de fibra para deixar banhado em oleo.
Por favor se alguem tiver alguma ideia ou dica que possa melhorar o acoplamento repasse. :concordo:
pensei numa roda livre na saida do cambio. ou um guardapó envolvendo essa articulação ao inves de banho de óleo.....gostaria de ver de perto. já fiz muitas modificações e adaptações na vida 4x4. vou acompanhar essa façanha. abraços

icojavali2009
08/09/2010, 10:25
Renato, por favor me ajude, porque haverá tensão entre os rodas , sendo que as mesmas têm seus respectivos diferencias , compensando esta diferença

aguardo, obrigado...

Eduardo
Desde que o diametro dos pneus sejam iguais e tendo caixa satélites não haverá problema ao fazer a curva. Só tem que cuidar em 4x4 quanto ao solo firme se não tiver rodalivre para compensar

icojavali2009
08/09/2010, 10:32
Diones, na verdade usei um diferencial completo de fusca com a mesma relaçao do traseiro e foi construido uma carcaça para colocar ele dentro. as planetarias foram torneadas internamente para por as ponteiras onde vão as juntas deslizantes do gol.
Vai se dificil ficar explicando aqui como foi feito a adaptação das planetarias e tampas laterais que são originais vou desmontar o diferencial dianteiro para virar de lado já que foi montado do lado errado ( coisa do cunhado :parede: KKKKK) , vou tirar fotos bem detalhadas e posto aqui é bem simples de fazer se tiver acesso a um torno. segue fotos da constução da carcaça, as fotos das peças internas vou tirar assim que desmontar, apos o dia 15/08.
Que maravilha!! vcs criaram o proprio diferencia dianteiro...´pensei que fosse um igual ao traseiro do omega, que fica suspenso....mas esse aí dá boa regulagem pinhão/coroa. têm planetária ou é direto? caso seja direto pode ter problemas na curva.
Genial a oficina de voces....eu com uma dessa faria a terra virar em 4x4.

tecnocarro
08/09/2010, 20:19
ola clecio to com dificuldade de passar fotos. vou procur alguem que saiba passar.
abraços

tecnocarro
08/09/2010, 20:26
ola clecio aguarde.

clecio rampelotti
08/09/2010, 22:09
Acho que vai ficar bem legal, bem a cara do Kommandeurwagen!:mrgreen:
Não ando muito fã de pneu muito grande nesse tipo de carro, acertando o tamanho, pode ficar muito bem no conjunto visual e sendo bem tocado pode poupar a mecânica.

http://4.bp.blogspot.com/_ltpkVfusryk/Srrp3rC5zOI/AAAAAAAACNI/DLfqN6PXIio/s400/385-VW-36.JPG
Concordo com vc Marcelo tambem acho que pneu muito grande acaba prejudicando o desempenho de todo o conjunto forçando muito a mecanica e o motor acaba ficando fraco, os pneus das fotos vão ficar para rodar de casa ate no sitio e voltinhas no interior para a trilha vão os fronteiras aro 15 modelo original na largura e ficam com altura total do chão até em cima de 68 cm. Kommandeurwagen eita nome dificil.:pensativo:

clecio rampelotti
09/09/2010, 21:07
Que maravilha!! vcs criaram o proprio diferencia dianteiro...´pensei que fosse um igual ao traseiro do omega, que fica suspenso....mas esse aí dá boa regulagem pinhão/coroa. têm planetária ou é direto? caso seja direto pode ter problemas na curva.
Genial a oficina de voces....eu com uma dessa faria a terra virar em 4x4.

Blz amigo a carcaça do diferencial foi feita com as mesmas medidas da caixa do fusca sendo possivel regular folga do pinhão e coroa e tem o diferencial completo caixa satelite,planetarias.

clecio rampelotti
09/09/2010, 21:25
este é o diferencial dianteiro a unica mudança é a colocação da planetaria do gol dentro da do fusca para ter o entalhado do flange das homocineticas e foram feitas as tampas laterais.

tecnocarro
12/09/2010, 18:23
pessoal to enviando algumas fotos e detalhe da caixa de traçao.

tecnocarro
12/09/2010, 19:12
mais algumas fotos.

tecnocarro
12/09/2010, 19:33
e ae Marcelo??? :D

acho que é meio complicado, bolar esse sistema, mas um kara ja fez isso no gurgel dele, é o mesmo kara que fez aquele jipe quatrax, o e-mail dele é eweimann@uol.com.br, e ele se chama Erwin Weimann(putz, que nome) :lol: manda um e- mail pra ele e troca umas idéias.

flw kara :)
ola pedro tai fotos de um fusca 4x4 de verdade funcional.

fc racing
12/09/2010, 20:42
Bueno amigo olha só ..... que caixa vc esta usando?????
Vc esta usando motor AP?
Grande projeto o seu ,eu tb estou querendo faze um fusca assim só estou projetando outra susp, quero faze duplo A nas 4 rodas com 60 cm de curso.
Grande abraço

jcaguiargti
13/09/2010, 08:41
mais algumas fotos.

Parabéns pelo projeto , acredito que seja o sonho de todo dono de um fusca ou Baja, como funciona sua tração é integral ou vc usa somente quando necessario? quanto de curso tem a sua suspenção? vc usa irs atras ? e qual o diferencial dianteiro? desde ja agradeço !

chuck
13/09/2010, 11:29
Fc racing , no fórum fusca4ever tem uma pessoa vendendo uma duplo a dianteira pronta sem uso , ele mesmo fez com amortecedores coil over e tudo mais , belo trampo e se quiser da uma pesquisada lá , só que tem de registrar pra poder ver os tópicos .
[]'s

tecnocarro
13/09/2010, 20:42
USO motor caixa e suspensao traseira da kombi, substitui as barras por molas helicoidal nao medi o curso mais aumentei o maximo que deu sem prejudicar as homocineticas, atracao dianteira tem a mesma relacao da traseira 7/36d e so uso quando nessesario na foto da pra ver o a alavanca de tracao afrente da alavanca de marcha.
abraços

loyde
13/09/2010, 20:51
Nossa.......esse seu fusca fico muito bem feito......:palmas:

Andre Luys
13/09/2010, 22:21
Baita fusca em :palmas:
deve andar muito bem um 4x4 assim...quando tiver algum video posta ae pra gente ve ele em açao....
vlw

clecio rampelotti
13/09/2010, 22:31
:palmas: Show, ficou muito legal e o melhor de tudo que ficou bem original continua sendo um fusca, essa é a minha ideia deixar esteticamente como um fusca sem transforma-lo demais. Parabens! :concordo:

vinijost
13/09/2010, 22:37
:palmas: Show, ficou muito legal e o melhor de tudo que ficou bem original continua sendo um fusca, essa é a minha ideia deixar esteticamente como um fusca sem transforma-lo demais. Parabens! :concordo:

E ai cara, blz?

vc usa um diferencial da kombi na frente, e atraz a caixa da kombi?

como vc fez o sistema de tração?

vc alongou o pinhao da caixa de traz, interligando com o pinhao da caixa da frente?

a caixa de transferencia eh de que carro?

diga como vc fez o sistema de transmissão deste belo fusca 4x4

Abraços :)

clecio rampelotti
16/09/2010, 21:32
Vinijost, eu tambem estou curioso para ver como foi construida a dianteira do fusca do tecnocarro, do nosso fusca4x4 tem tudo como foi feito aqui no forum, só falta umas fotos da caixa satelite do dif. dianteiro que irei tirar assim que desmontar para virar a coroa que montamos invertida.

Kim
16/09/2010, 21:51
Vcs por acaso viram desde a primeira página?

Lá onde explica passo a passo com fotos como ele construiu o diferencial dianteiro?

Experimenta ver, ou ler desde o começo.

Att.

Kim.

tecnocarro
17/09/2010, 20:08
OI pessoal breve vou colocar mais detalhes da transmissao dianteira to procurando fotos mais detalhadas, foram tres anos pra concluir esse projeto mais a maior dificuldade nao foi por traçao na dianteira e sim foi encontrar o angulo ideal de alinhamento como camber comvergencia inclinaçao do pino mestre e principalmente caster pra que nao tivesse desgaste precosse de pneu e desconforto ao dirigir, esse ponto tem que dar bastante atençao.

vinijost
21/09/2010, 13:34
O que seria aquele sistema da primeira foto?

vejo que está ao lado da tampa do diferencial.

seria a embreagem hidráulica?

Abrass

clecio rampelotti
17/10/2010, 23:30
Ola pessoal o mes de setembro com esses feriados não foram muito produtivos para mexer no fusca 4x4, mas agora voltamos a ativa estamos com a parte da lataria pronta semana vamos pintar.
No feriado de setembro nos do jeep clube de rio do sul fizemos uma expedição para a lagoa dos patos no RS, onde encontramos varias gaiolas e bajas fazendo trilha uma região com muitas dunas e trilhas com lama e muita agua. show de bola.

Irakita Borges
19/10/2010, 13:18
E ae Marcelo??? :)

Se é pra isso que vc quer, vc deveria, deixar o fusketa 4X2, reforça o chassi, colocar uns mud terrain, diferêncial com relação do fusca 1200 que é mais reduzida, um freio de mão independente pra cada roda trazeira, ou se quizer gastar mais, um bloqueio de diferêncial!!! :wink:

jeitada a kombi 4x4, pra quem mora na roça que é boa!!! :)

flw :)

Pessoal, não consegui abrir o link da kombi, tem outro?

Irakita Borges
19/10/2010, 13:29
Atenção moças e rapazes, meninos e meninas:

"Novidades" dos meus "contatos:



[/COLOR]
Amigo, n consegui abrir as fotos da gaiola 4x4, tem como me enviar?
kitanjeep@hotmail.com

Irakita Borges
25/10/2010, 18:57
A Dacunha, em Diadema, fazia uma transmissão 4x4 para ser adaptada às Kombis
Depois passou a fazer um Jeg (lembram?) 4x4 com essa transmissão, pelos idos de 1980 eu acho. Pesquisar algo nesse sentido pode ser útil.
Além disso a VW, até meados dos anos 80, fazia um utilitáro 4x4 no México, chamado VW 181, com chassi muito proximo ao do Fusca, com motor traseiro, etc.

A 4x4 e cia testou uma kombi dessas que pertence a um engenheiro aposentado da Volks a pouco tempo, n lembro o numero.

Essa caixa parece simples, com apenas uma saida a mais na tampa dianteira junto ao trambulador, mas é dificil achar uma para copiar, quem tem parece não querer dividir conosco, isso limita o universo criativo 4x4 Brasileiro, é uma pena, pois importar uma dessas seria muito caro.

clecio rampelotti
25/10/2010, 20:52
Ola pessoal, alguem que ja instalou servo-freio no fusca, que tipo de cano utilizou para fazer aligação do vacuo do motor ate no servo freio? cano de cobre ou mangueira com parede dura para não fechar?

vinijost
25/10/2010, 21:10
Cara, se pegar um cano de cobre.. daqueles de gás.. já está de bom tamanho.. a mangueira, mesmo dura ela vi fechar..

você está usando motor a Ar?

Vai usar o vácuo da admicão?

Abraços.

vinijost
25/10/2010, 21:23
Tecnocarro, aquela caixa de engate e desengate da tracão é de que veiculo? ela é 1:1 ?

espero ver uns videos dele logo... hehehe



e Clécio, como ficou o sistema de engate e desengate que vc projetou?

Abraços

roc
25/10/2010, 21:25
clecio , vc cortou o agregado para q fica as rodas , digo o conjunto todo montado suspenssao e rodas alinhas com a trazeira ?? pq pelo q medi aqui a furaçao do agregado bate com a furaçao do chapeu napoleao , correto ?

clecio rampelotti
25/10/2010, 23:25
Ola roc, amanhã adiciono vc no msm to com problema no msn to usando o da minha mulher.kkkk.
Sim cortei o agregado para ficar com a largura das rodas traseiras, eu cortei fora toda a parte da cabeça de porco e esta certo a sua medida o furo do parafuso do agregado fica entre os dois parafusos do chapeu de napoleao.

clecio rampelotti
26/10/2010, 21:32
Blz pessoal, estou usando motor a ar ( usando não, vamos colocar dentro de alguns dias), segundo me disseram tenho que usar o vacuo da admissao, amanha vou comprar cano de cobre para fazer a tubulação hoje arrumei uma mangueira original do servo freio do versailles para ligar do cano de cobre ao servo. O motor a ar vai fazer vacuo suficiente? .

Flávio Cadore
26/10/2010, 21:37
Não se preocupe que ele chupa!!!

clecio rampelotti
26/10/2010, 21:40
Tecnocarro, aquela caixa de engate e desengate da tracão é de que veiculo? ela é 1:1 ?

espero ver uns videos dele logo... hehehe



e Clécio, como ficou o sistema de engate e desengate que vc projetou?

Abraços
Montamos o sistema no lugar acionando nos teste esta uma maravilha, quero ver na hora do pau :dance:, sabado acabamos a pintura esse fim de semana começamos a montagem estou bem aguniado para fazer funcionar.

vinijost
26/10/2010, 21:46
Imagino como está..

Eu gostei bastante da sua idéia de engate e desengate...

Chegou a fazer uma caixinha para colocar o sistema dentro, banhado em óleo, com rolamentos externos ao eixo, ou algo do tipo?

Muito interessante o sistema, tomara que funcione, e possamos copialo em breve... heheheh

Abraços,

clecio rampelotti
26/10/2010, 21:48
Não se preocupe que ele chupa!!!
Coitado do fusca4x4 nem ta pronto e ja vai começar chupando.:pensativo: kkkkk

desculpa a brincadeira, legal então posso ficar mais tranquilo que vai funcionar. Ja teve gente rindo da minha cara por aqui falando vcs inventaram diferençial, mudaram toda a susp. e agora tao com medo de não conseguir vácuo para o freio. mas realmente estava com duvida.
ja posso dormir feliz.:grin:

clecio rampelotti
26/10/2010, 21:55
Não fiz a caixa banhada em oleo, como os dentes são retos e tudo vai ficar fechado dentro do tunel e o rolamento é interno entre as partes moveis e blindado vamos deixar seco. mostrei para um amigo que projeta maquina para mineraçao e eles utilizam algo meio parecido e trabalha com muito po de pedra e lama e ele que nos aconselhou a deixar aberto, se com algum tempo der pau ai faremos a caixa para por dentro.

digobrazil
28/10/2010, 01:29
Ola pessoal, alguem que ja instalou servo-freio no fusca, que tipo de cano utilizou para fazer aligação do vacuo do motor ate no servo freio? cano de cobre ou mangueira com parede dura para não fechar?

a minha gaiola funciona com o servofreio do gol. Antes tinha um motor VW/AR e utilizava uma saida que fiz na tubagem de admissão, proxima do carburador. Funcionava muito bem. Depois acabei trocando o motor por um AP 1.89 e continua com o servofreio funcionando normalmente, ligado na propria saida do coletor de admissão.

Desde quando eu coloquei este sistema, eu utilizo uma mangueira propria para vacuo que comprei em uma loja especializada em mangeiras e borrachas (O Seringueiro, fica em Campinas/sp tel:19-32515507).
É a mesma mangueira que vc compra em autopeças, porem vc compra por metro e sem a necessidade de fazer emendas.

Cuidado se tiver utilizando pneus 100% off road e andando no asfalto. É impressionante como vc para em um curto espaço se juntar com vontade no freio. Perigo de vc ir com o corpo para a frente ou se alguem vier distraido, bater atras de vc....... kkkkk

Aconselho a todos gaioleiros o uso dde freio a disco nas 4 rodas com servofreio.

clecio rampelotti
01/11/2010, 22:52
grato pelas dicas pessoal, comprei uma mangueira para alta pressao.

clecio rampelotti
01/11/2010, 22:59
finalmente acabamos a pintura da lataria e colocamos o parachoque dianteiro no lugar, o cambão tambem esta pronto. Agora é só começar a montagem as peças mecanicas estão todas prontas.
Mais alguns dias e começam os testes KKKKK

genhero
02/11/2010, 19:06
a minha gaiola funciona com o servofreio do gol. Antes tinha um motor VW/AR e utilizava uma saida que fiz na tubagem de admissão, proxima do carburador. Funcionava muito bem. Depois acabei trocando o motor por um AP 1.89 e continua com o servofreio funcionando normalmente, ligado na propria saida do coletor de admissão.

Desde quando eu coloquei este sistema, eu utilizo uma mangueira propria para vacuo que comprei em uma loja especializada em mangeiras e borrachas (O Seringueiro, fica em Campinas/sp tel:19-32515507).
É a mesma mangueira que vc compra em autopeças, porem vc compra por metro e sem a necessidade de fazer emendas.

Cuidado se tiver utilizando pneus 100% off road e andando no asfalto. É impressionante como vc para em um curto espaço se juntar com vontade no freio. Perigo de vc ir com o corpo para a frente ou se alguem vier distraido, bater atras de vc....... kkkkk

Aconselho a todos gaioleiros o uso dde freio a disco nas 4 rodas com servofreio.
tambem acho os freios a disco nas 4 mto importantes, tenho na minha tb mas quanto ao servo freio, acho mais aconselhavel para motores injetado pela questão de trabalhar estavel em inclinações... o meu carburado, mesmo modificado ainda pipoca em inclinações e nessa ja era o freio....

clecio rampelotti
07/11/2010, 22:14
Nesse fim de semana conseguimos trabalhar no fusca4x4, colocamos a forração de teto, as pedaleiras com o cilindro da embreagem hidraulica e o servo freio no lugar e tambem o acoplamento da tração que ficou show.

juniorMG
08/11/2010, 07:55
Nesse fim de semana conseguimos trabalhar no fusca4x4, colocamos a forração de teto, as pedaleiras com o cilindro da embreagem hidraulica e o servo freio no lugar e tambem o acoplamento da tração que ficou show.

E ai clecio tudo bem. o fuscaesta ficando Otimo hein. Eu vi em algumas fotos que você colocou acionamento da embreagem hidraulica. Tem mais foto do cilindro do pedal? Como você fez no cilindro do garfo? E cilindro de qual carro usou? Abraço.

clecio rampelotti
08/11/2010, 23:21
Junior, boa noite o conjunto da embreagem e da van sprinter tanto o cilindro mestre quanto o atuador, no outro fim de semana deve estar no lugar o atuador ja pronto e fixo na posição de trabalho. neste fim de semana feriadão vamos dar um passeio com a dona da pensão a coisa ja ta ficando preta ¨ É SO O FUSCA TODO FIM DE SEMANA, PORQUE NÃO COMPROU OUTRO JEEP, QUE ERA SO PEGAR E ANDAR.¨ então sabe como é :lol:

juniorMG
09/11/2010, 07:49
Junior, boa noite o conjunto da embreagem e da van sprinter tanto o cilindro mestre quanto o atuador, no outro fim de semana deve estar no lugar o atuador ja pronto e fixo na posição de trabalho. neste fim de semana feriadão vamos dar um passeio com a dona da pensão a coisa ja ta ficando preta ¨ É SO O FUSCA TODO FIM DE SEMANA, PORQUE NÃO COMPROU OUTRO JEEP, QUE ERA SO PEGAR E ANDAR.¨ então sabe como é :lol:

E verdade e como um amigo meu diz "NÃO SE DEVE SUJAR A FONTE ONDE VOCÊ TOMA AGUA" rsrsrsr.
Bom passeio, quando estiver funcionando diga como ficou.
Abraço.

clecio rampelotti
22/11/2010, 20:07
Blz pessoal, neste final de semana conseguimos trabalhar mais um um pouco no fusca4x4, terminamos a montagem do freio , o bancoquinho da sogra :twisted: ja esta no lugar, a parte interna forração de porta, teto, tambem esta pronta. Vamos fazer o a gailoa interna neste final de semana e montar a embreagem. logo começam os testes.

clecio rampelotti
29/11/2010, 21:03
final de semana é trabalho, e neste conseguimos deixar pronto os freios a gaiola interna os bancos e os estribos laterais. logo logo começam os testes.

clecio rampelotti
29/11/2010, 21:06
Pessoal, alguem ja comprou utilizou esses chicotes eletricos prontos anunciados no mercado livre e outros site? fui ver o do fusca e esta com varios fios emendados e ja teve curto, estou pensando em comprar um novo completo sera que vale a pena?

fag.online
30/11/2010, 08:30
Clecio, quanto ta custando? será que nao vale mais a pena pagar um eletrecista pra refazer do zero?
Na minha outra gaiola paguei um cara pra fazer, tinha setas, farois, luz de ré, freio, ignição, ele me cobrou R$ 280,00 + R$ 60,00 de fiação.
Abracos

carlos22
30/11/2010, 11:40
clecio onde vc soldou os estrivos e o suporte da frente
vc ergueu o seu fusca vc usara para trilha

carlos22
30/11/2010, 17:12
clecio onde vc soldou os estrivos e o parachoque
vc ergueu o seu fusca vc usara para trilha

ta muito loko seu fusca:palmas:

clecio rampelotti
01/12/2010, 22:59
Clecio, quanto ta custando? será que nao vale mais a pena pagar um eletrecista pra refazer do zero?
Na minha outra gaiola paguei um cara pra fazer, tinha setas, farois, luz de ré, freio, ignição, ele me cobrou R$ 280,00 + R$ 60,00 de fiação.
Abracos

Ta custando R$ 280,00, a maior duvida é se e um produto de boa qualidade, mas acho que vou seguir o a sua dica e fazer um novo com um eletricista andei cotando preços aqui tão pedindo + ou - 400 /450 pronto.

clecio rampelotti
01/12/2010, 23:07
ta muito loko seu fusca:palmas:

Valeu Carlos vou usar para trilha, os estribos estão soldados em dois tubos que estao fixos no agregado dt e no eixo traseiro e fazem parte da gailoa interna fim de semana tiro fotos e posto no forum

digobrazil
01/12/2010, 23:21
Ta custando R$ 280,00, a maior duvida é se e um produto de boa qualidade, mas acho que vou seguir o a sua dica e fazer um novo com um eletricista andei cotando preços aqui tão pedindo + ou - 400 /450 pronto.

quer encarar o desafio na parte elétrica?!?!?!


veja as imagens.......... não é complicado, pois eu utilizei para refazer todo a parte elétrica da minha gaiola


informações retiradas deste excelente site: http://planetabuggy.com.br/mecanica/eletricidade.htm

carlos22
02/12/2010, 22:02
clecio q suspensão vc usa?
quero comprar um fusca para fazer umas trilhas quero saber um modo de deixar ele auto
e parabéns pelo fusca quero saber mais como vc feis

clecio rampelotti
03/12/2010, 00:59
quer encarar o desafio na parte elétrica?!?!?!


veja as imagens.......... não é complicado, pois eu utilizei para refazer todo a parte elétrica da minha gaiola


informações retiradas deste excelente site: http://planetabuggy.com.br/mecanica/eletricidade.htm
Valeu a dica, vou dar uma olhada.

clecio rampelotti
03/12/2010, 01:01
Carlos, vou por os amortecedores traseiros final de semana vvou tirar umas fotos e depois posto aqui mostrando. valeu.

clecio rampelotti
05/12/2010, 19:18
Carlos, tirei fotos da fixação dos estrivos e parachoque dt que foi soldado na estrutura para podermos fixar o guincho eletrico, sendo que vem mais duas travessas de sustentação assim que por o guincho.

clecio rampelotti
05/12/2010, 19:29
E ai clecio tudo bem. o fuscaesta ficando Otimo hein. Eu vi em algumas fotos que você colocou acionamento da embreagem hidraulica. Tem mais foto do cilindro do pedal? Como você fez no cilindro do garfo? E cilindro de qual carro usou? Abraço.

Fotos do cilindro de embreagem no lugar, como colocamos o motor no lugar sem a lataria deslocamos o atuador para tras assim que colocar a lata da proteção de lama atrs da lataria da ventuinha terei que recortar uma parte da lata, mas coisa bem simples é so passar a serra :grin:

carlos22
05/12/2010, 20:12
clecio vc vai deixar ele mais auto ou do jeito q esta

clecio rampelotti
05/12/2010, 23:30
Vai ficar na altura que esta com esses pneus passa uma garrafa pet de 2 litros por baixo, com os pneus de trilha fica cerca de 3 cm mais baixo os paralamas não estão recortados nas laterais somente na frente e traseira.

carlos22
13/12/2010, 12:24
e ai clecio como ta o fuscão ja ta funcionardo posta imagens e videos

clecio rampelotti
14/12/2010, 22:23
Ola Carlos, o fusca 4x4 ainda não esta na ativa, fechei com um eletrecista para fazer a instalação nova completa e o cara cortou a mão ta cheio de pontos e esta sem poder trabalhar por uns dias e agora chegando final de ano tambem vou tirar ferias e ir para o litoral vamos voltar a trabalhar somente apos meados de janeiro. ferias 8-)

tzatti
14/01/2011, 21:41
Ola Carlos, o fusca 4x4 ainda não esta na ativa, fechei com um eletrecista para fazer a instalação nova completa e o cara cortou a mão ta cheio de pontos e esta sem poder trabalhar por uns dias e agora chegando final de ano tambem vou tirar ferias e ir para o litoral vamos voltar a trabalhar somente apos meados de janeiro. ferias 8-)

Amigão, me surgiu uma dúvida, como você acoplou o cardã na caixa de transmissão? esta é original do fusca ou do gol bx correto? a propósito o diferencial dianteiro ficou muito bom, parabéns pela idéia.:mrgreen:

clecio rampelotti
17/01/2011, 20:25
Ola, o acoplamento na saida da cx foi utilizado um cardã traseiro do chevette aquela parte que fica fixa no eixo so foi tirada a capa, a ponta do pinhão emendado ao do fusca é um pinhao de chevette que é o mesmo tipo de material,ai foi so soldar e aproveitar que ja tinha tudo pronto.
foi feito um exame de metalografia para saber quais os tipos de materiais de cada pinhao e o tipo de solda a ser utilizado.
Nas fotos ja postadas aparece o pinhao pronto e a caixa fechada com a luva do pinhao do chevette nela.

clecio rampelotti
17/01/2011, 20:37
enviei as fotos erradas, agora vai. :oops:

clecio rampelotti
17/01/2011, 20:50
Essa foto é um buggy 4x4 que encontrei no uruguai, é utilizado para levar turistas a um passeio no cabo polonio para avistar lobos marinhos, pena que soube do buggy só depois de comprar o passeio com um caminhão tipo pau de arara.
umas estradas de areia que dava vontade de estar de gaiola para acelerar, varios caminhos para seguir.

tzatti
18/01/2011, 21:57
Ok, até ai entendi, você tem fotos da caixa aberta durante o proceso de união das peças? Eu ja havia estudado a hipótese de utilizar tração 4x4 na minha gaiola, mas tinha ficado recioso quanto a união das peças para enviar a tração para o diferencial dianteiro, ah você utilizou algum retentor ou outro tipo de vedação na tampa traseira da caixa de transmissão onde existe o eixo que é acoplado no cardã?. Obrigado pelas fotos anteriores, ja da para ter uma boa noção.:mrgreen:

mali9ski
18/01/2011, 22:12
Essa foto é um buggy 4x4 que encontrei no uruguai, é utilizado para levar turistas a um passeio no cabo polonio para avistar lobos marinhos, pena que soube do buggy só depois de comprar o passeio com um caminhão tipo pau de arara.
umas estradas de areia que dava vontade de estar de gaiola para acelerar, varios caminhos para seguir.

o verdinho é um unimog

meu sonho era prepara um deses pra trilha:concordo:

Costella
19/01/2011, 00:15
Ola, o acoplamento na saida da cx foi utilizado um cardã traseiro do chevette aquela parte que fica fixa no eixo so foi tirada a capa, a ponta do pinhão emendado ao do fusca é um pinhao de chevette que é o mesmo tipo de material,ai foi so soldar e aproveitar que ja tinha tudo pronto.
foi feito um exame de metalografia para saber quais os tipos de materiais de cada pinhao e o tipo de solda a ser utilizado.
Nas fotos ja postadas aparece o pinhao pronto e a caixa fechada com a luva do pinhao do chevette nela.

Olá e que tipo de solda vc usou? mig ou cromo niquel?

clecio rampelotti
20/01/2011, 23:23
Costella, acho que foi cromo niquel a solda utilizada mas vou ver bem certo com o torneiro, que por coincidencia é o meu sócio e por meu azar cunhado. kkkk
Vou ver ao certo qual tipo de eletrodo veio junto com as peças quando foi feito o exame de material.

clecio rampelotti
20/01/2011, 23:35
Ok, até ai entendi, você tem fotos da caixa aberta durante o proceso de união das peças? Eu ja havia estudado a hipótese de utilizar tração 4x4 na minha gaiola, mas tinha ficado recioso quanto a união das peças para enviar a tração para o diferencial dianteiro, ah você utilizou algum retentor ou outro tipo de vedação na tampa traseira da caixa de transmissão onde existe o eixo que é acoplado no cardã?. Obrigado pelas fotos anteriores, ja da para ter uma boa noção.:mrgreen:

Tzatti, foi feito uma pequena base, tipo um anel em aluminio e soldado na tampa da cx (ponteado com solda aluminio porque a parede e fina) e foi selado para não vazar com cola poxipol,depois de seca a cola foi posto 2 retentores de oleo um na posiçao correta e outro invertido o invertido aparece na foto, mas acho que nao tem necessidade de por 2, colocamos porque estava sobrando retentor.

tzatti
24/01/2011, 17:51
Tzatti, foi feito uma pequena base, tipo um anel em aluminio e soldado na tampa da cx (ponteado com solda aluminio porque a parede e fina) e foi selado para não vazar com cola poxipol,depois de seca a cola foi posto 2 retentores de oleo um na posiçao correta e outro invertido o invertido aparece na foto, mas acho que nao tem necessidade de por 2, colocamos porque estava sobrando retentor.
Essa foto não deixou mais dúvidas, muito obrigado pela paciencia!!!!:mrgreen:

Bilate
24/01/2011, 20:27
Tzatti, foi feito uma pequena base, tipo um anel em aluminio e soldado na tampa da cx (ponteado com solda aluminio porque a parede e fina) e foi selado para não vazar com cola poxipol,depois de seca a cola foi posto 2 retentores de oleo um na posiçao correta e outro invertido o invertido aparece na foto, mas acho que nao tem necessidade de por 2, colocamos porque estava sobrando retentor.

Boa noite Clecio, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho e por expor suas idéias aqui no forum...Vc tem foto do eixo do pinhão desmontado após ter soldado o alongamento? Obrigado...Júnior.

clecio rampelotti
24/01/2011, 23:04
Junior, tenho fotos do eixo desmontado. Olhe nas fotos que a rosca foi feita por toda a extensao da solda, pinhao original, solda e parte adicionada a porca tambem foi feita uma nova maior que a original, quando esta apertada fica sobre quase toda a rosca.

Costella
25/01/2011, 00:26
Junior, tenho fotos do eixo desmontado. Olhe nas fotos que a rosca foi feita por toda a extensao da solda, pinhao original, solda e parte adicionada a porca tambem foi feita uma nova maior que a original, quando esta apertada fica sobre quase toda a rosca.
Essa rosca que cobre a parte onde foi feita a emenda melhora muito a resistencia na emenda?

clecio rampelotti
26/01/2011, 00:42
Ola Costella, não se pode dizer que melhora muito a resistencia porque o que da a resistencia é a solda em si, mas a porca pegando nas tres partes ajuda a reduzir a flambagem do pinhao e vibração evitando alguma trinca. ( ideia do engenheiro que fez o teste de metalografia no material), e se não ajuda tambem não atrapalha. kkkkk

rparisot
04/04/2011, 22:58
Ola Costella, não se pode dizer que melhora muito a resistencia porque o que da a resistencia é a solda em si, mas a porca pegando nas tres partes ajuda a reduzir a flambagem do pinhao e vibração evitando alguma trinca. ( ideia do engenheiro que fez o teste de metalografia no material), e se não ajuda tambem não atrapalha. kkkkk


Clecio,

Como anda o projeto de seu fusca ? estou "babando" no seu projeto. Adquiri um Fusca e vou começar esta semana o trabalho e pretendo deixa-lo 4x4 com várias modificações. Seu projeto irá me ajudr mto ! A tração tem funcionado ? houve quebras ?

Abraços e parabens pelo carro !

clecio rampelotti
07/04/2011, 00:22
Boa noite, apos um tempo com a construção parada começamos os testes no sabado passado demos a primeira volta com o fusca 4x4. Usamos uns pneus aro 14 normais para dar uma voltinha no sitio e ja metemos na lama,funcionou tudo legal a tração funciona muito bem.

clecio rampelotti
07/04/2011, 00:24
logo que andarmos novamente relato os acontecidos. so quebramos um amortecedor traseiro, mas com certeza andando mais algumas coisas devem aparecer para serem melhoradas.

BrunoHolz
07/04/2011, 13:23
posta fotos, e video se der, queriam ver esse bichao no barro...

Abraço.

rparisot
08/04/2011, 11:39
Clecio,

Conforme comentei com você, começei a construção do meu fusca 4x4.

Você fez uso de algum tipo de bloqueio nos diferenciais além do duplo freio de mão ?

Abraços !

carlos22
17/04/2011, 17:51
poste algumas fotos do seu fusca

nff
24/04/2011, 12:03
ola pessoal reabrindo este topico q ja ta parado ha muito tempo, tem um amigo meu que montou um fusca 4x4. (motor 1600; caixa original) ele ate postou no topico. mas estamos querendo saber se alguem mais ja conseguiu.

288002

clecio rampelotti
24/04/2011, 23:26
Clecio,

Conforme comentei com você, começei a construção do meu fusca 4x4.

Você fez uso de algum tipo de bloqueio nos diferenciais além do duplo freio de mão ?

Abraços !
Boa noite, desculpe não ter respondido antes,tivemos mais feriados aqui no mes de abril e assim acabei viajando com a familia e não trabalhamos mais no fusca4x4 que ainda esta com o amortecedor quebrado.
Não usei bloqueio e nem freio seletivo vamos testar sem nada primeiro se for necessario com certeza vamos bloquear,eu não tenho freio de mao com cabos o freio é por uma eletro-valvula que depois de frear é acionada e impede o retorno do fluido ao cilindro mestre e esta funcionando bem.

clecio rampelotti
09/05/2011, 22:48
Ola pessoal fomos sabado 08/05 fazer um teste no fusca4x4 para alegria dos fabricantes o carro foi e voltou sem avarias graves (o interruptor das luzes pifou), mas de mecanica tudo funcionou bem.:euforico: a suspenção traseira foi refeita agora com molas separadas dos amortecedores e ficou bem macia e com um bom curso.
Assim que conseguir recuperar a camara fotografica que caiu na lama posto fotos da trilha.

A cara de alegria do dois manés antes de ir para a trilha, ainda tinhamos maquina fotografica.

Bilate
09/05/2011, 23:51
Parabéns pelo carro Clécio, e obrigado por ter postado fotos do eixo alongado. Mais uma pergunta, que rodas são estas que vc usou no seu fusca? Obrigado mais uma vez.

clecio rampelotti
10/05/2011, 22:20
291393291392291391 Bilate, grato pelo elogio as rodas tenho dois jogos um de aros 15¨da gm(as dianteiras foram cortadas o centro e soldado para dentro para os pneus não baterem nas molas) montado com pneus 225/70r15 e este montado com os pneus 175/80r14 são vw gol e não são cortadas o centro e são 4 furos porque tenho freio a disco do gol na dt e tr. com valvula de regulagem de pressão para evitar o travamento das rodas traseiras.

clecio rampelotti
21/05/2011, 21:05
Mais um sabado sem trilha, la estavamos trabalhando p293682ara terminar o fusca 4x4,colocando guincho, fazendo escapamento, sabado que vem vai dar trilha faça chuva o faça sol. Mas que com chuva é bem melhor é.293679

clecio rampelotti
21/05/2011, 21:17
Pessoal algum usa o conhece velocimetro digital do fusca da marca Guster Racing o modelo MF 70 steet?

No anuncio diz que é resistente a agua, tem contagiros. Tenho interesse em um desses para por no meu fusca ja que não tenho cabo de velocimetro e esse funciona por sensor. nunca vi esse velocimetro se alguem puder me ajudar fico grato.

digobrazil
21/05/2011, 21:24
Pessoal algum usa o conhece velocimetro digital do fusca da marca Guster Racing o modelo MF 70 steet?

No anuncio diz que é resistente a agua, tem contagiros. Tenho interesse em um desses para por no meu fusca ja que não tenho cabo de velocimetro e esse funciona por sensor. nunca vi esse velocimetro se alguem puder me ajudar fico grato.


Clecio, na minha gaiola eu adaptei um velocimetro de bike. não foi nada dificil e é simples pra caramba. e tem mais, alem do velocimetro, tambem tenho odometro total e parcial, velocidade maxima e media, tempo percorrido e hora. lembrando que um velocimetro de bike não é caro é a prova de agua. caso tenha interesse eu posso mandar umas fotos da adaptação que fiz.

BrunoHolz
21/05/2011, 22:32
Clecio, deve ser bom asim, pelo preço, pq fui cotar esses dias de curiosidade pra mim por no meu kart.. Ele ta 320,00 + algum sensor lá que custa 50,00 fora o frete.. Esse ai vai fica por ultimo aqui na lista... rsrs mas aquele sensorzinho ali nao sei não, vai perder mto fácil, pq fica ali na roda, um na roda e um no disco, acho que quando entra lama ali vai f*@# tudo..

Grande abraço..

lmaimone
22/05/2011, 16:40
Pessoal algum usa o conhece velocimetro digital do fusca da marca Guster Racing o modelo MF 70 steet?

No anuncio diz que é resistente a agua, tem contagiros. Tenho interesse em um desses para por no meu fusca ja que não tenho cabo de velocimetro e esse funciona por sensor. nunca vi esse velocimetro se alguem puder me ajudar fico grato.

Olá clecio,

Tenho esse velocimetro/contagiros no Engesa.

Liguei apenas a iluminação e rpm, ainda não liguei o sensor de velocidade.

Recomendo.

genhero
22/05/2011, 21:00
olá amigo,
parabens pelo projeto 4x4. Achei mto bem engenhado, executado e bem apresentado, com começo meio e fim.. Já vimos trocentos projetos aqui que apenas começam e naum viram e nada... os kras somem do forum, mas eu gostei mto do seu fuska, do sistema de macperson na frente e dos pedais suspensos, mto bom mesmo. Tem idéia de quanto custou a adaptação?? vendo esse seu já to sonhando longe...
abraço.

clecio rampelotti
22/05/2011, 22:46
Grato pelas respostas no item velocimetro. Bem lembrado a ideia do velocimetro da bike ate tenho um guardado que usava na moto de trilha que funcionava muito bem ,eu tinha um equipamento de navegação de rally/ enduro compass completo mas era muito chato ficar colocando e tirando para fazer trilha e quando parei de andar dei de presente a um amigo, é aquele negocio de que nunca mais vou usar isso ja passei dessa fase na vida.kkkkkk. hoje serviria na medida.

clecio rampelotti
22/05/2011, 22:57
olá amigo,
parabens pelo projeto 4x4. Achei mto bem engenhado, executado e bem apresentado, com começo meio e fim.. Já vimos trocentos projetos aqui que apenas começam e naum viram e nada... os kras somem do forum, mas eu gostei mto do seu fuska, do sistema de macperson na frente e dos pedais suspensos, mto bom mesmo. Tem idéia de quanto custou a adaptação?? vendo esse seu já to sonhando longe...
abraço.
Ola genhero estou feliz por estar completando a construção, o projeto acho que nunca vai ficar pronto sempre a gente acha algo para mexer mudar. o custo total não sabemos ainda mas algo entre uns 6000 a 7000 mil de peças mecanicas, materiais de pintura funilaria etc.
Mão de obra não gastamos nada ja que foi tudo feito por mim e meu cunhado e socio que é torneiro mecanico, um amigo emprestou uma fabrica de maquinas com todo as ferramentas torno, fresa etc sem cobrar nada. Nos acabamos comprando aparelho de solda eletrica, solda a oxigenio, lixadeiras, furadeira compressor de ar, na verdade montamos uma pequena oficina. Isso nada entrou na conta. Somente de torno e solda custaria algo entre 3 a 4 mil.

clecio rampelotti
22/05/2011, 23:02
Um item que acho que conseguimos num preço legal foram os pneus r$ 180,00 cada recape as carcaças ganhamos de um amigo, nestas horas é bom conhecer bastante gente, o dono de uma retifica de motores deu a retifica do motor completa so pagamos as peças (kits do motor stander 1600) so para deixar o fusca la depois de pronto exposto na empresa.

carlos22
26/05/2011, 16:19
clecio e como fica o documento do fusca

vinijost
26/05/2011, 16:49
clecio e como fica o documento do fusca

deve ficar igual eu acho.. continua sendo um fusca..
não deve ter problemas com isso..

clecio rampelotti
29/05/2011, 10:29
O documento ficou o normal não tem problema, se quiser por no dcto 4x4 tem que fazer vistoria no detran juntar mil notas fiscais projetos etc,etc, conversei com um pessoal da policia e detran e eles acharam que não valia a pena mudar ou tentar mudar os dctos. So falaram para não cortar os para-lamas e a traseira como baja, senão tem que emplacar como baja. ( se fizer alguma mer.. no transito e a policia resover de botar a mão meio com raiva com certeza vou me incomodar. o negocio é andar como anjo na rua, ate o escape deixamos com ronco suportavel para transito urbano.)

genhero
31/05/2011, 21:56
olá amigo,
me lembro que estava adaptando embreagem hidraulica no fuka, o que achou? fica mais leve o acionamento ou apenas reduz a manuenção de cabos?

clecio rampelotti
31/05/2011, 22:24
Ficou mais leve melhorou bastante mas ainda vou mudar a posicao do braço na caixa acredito que vai reduzir ainda mais o esforço.

vinijost
31/05/2011, 22:26
Ficou mais leve melhorou bastante mas ainda vou mudar a posicao do braço na caixa acredito que vai reduzir ainda mais o esforço.

Qual atuador(cilindro aux) e cilindro mestre vc usou? e que caninhos?

Abraços.

clecio rampelotti
31/05/2011, 22:33
Sabado apesar de estar bastante seco fizemos uma trilha bem leve, mas como estavamos loucos para ir pra lama conseguimos sujar um pouco o fusca4x4 e dar boas risadas. ate estamos conquistando um novo adepto para o futuro. KKkk

TATUIRA
02/06/2011, 18:00
TCHÊ CLECIO, faço minhas as palavras do GENHERO!!! Ficou show o projeto de vcs...
Cara, empolgante foi ler todo este material que teve também, é claro, a contribuição de vários confrades!!! O mais curioso, foi que vc não exitou em nenhum momento esclarecer os questionamentos feitos anexando, inclusive, fotos no fórum... Isto foi fantástico, afinal para que serve mesmo o fórum?!?!

Dizem que cunhado se fosse bom, não começava com "CU", mas o seu, merece realmente um forte abraço seu, por trás!!!!

Tenho uma Baja conversível, o Tatuira, que este ano foi para no doutor! Afinal já são oito anos desde a última reforma e já estava na hora... vou fazer algumas coisinhas que sempre tive vontade e nunca tive $$$ pra fazer. Vamos levantar a suspensão dianteira e trazeira (Variant II e mangas duplas), dar uma melhorada no motor - 1500 por uma 1600 bem feitinho e pintar o bichinho pq ele merece!

Quando digo que "vamos" fazer, quis dizer: eu vou pagar e o mecanico trabalhar, se é que entendem... afinal não tenho uma cunhadão como vc!

Por enquanto uma forte abraço e boa sorte no brinquedinho novo!!

vinijost
02/06/2011, 21:17
Sabado apesar de estar bastante seco fizemos uma trilha bem leve, mas como estavamos loucos para ir pra lama conseguimos sujar um pouco o fusca4x4 e dar boas risadas. ate estamos conquistando um novo adepto para o futuro. KKkk


Clecio, quais cilindros de embreagem você usou? o mestre e o auxiliar?

Abraços..

clecio rampelotti
02/06/2011, 22:26
Os cilindro mestre e auxiliar que usamos foram da sprinter, o mestre vem com um flexivel original e com cano de aluminio junto ai foi so colocar um cano de freio ate o auxiliar. mas depois de tudo instalado vazou no flexivel original somente ai descobri que vai um anel oring dentro que so vende com o flexivel e custa R$ 350, sorte que um amigo de uma oficina especilizada em mb ajeitou um anel oring.

vinijost
02/06/2011, 22:30
Os cilindro mestre e auxiliar que usamos foram da sprinter, o mestre vem com um flexivel original e com cano de aluminio junto ai foi so colocar um cano de freio ate o auxiliar. mas depois de tudo instalado vazou no flexivel original somente ai descobri que vai um anel oring dentro que so vende com o flexivel e custa R$ 350, sorte que um amigo de uma oficina especilizada em mb ajeitou um anel oring.

estava pensando em colocar o sistema do 608.. o que você acha?

é cilindro mestre e auxiliar também.. e cada um custa por volta de 100 reais.. até que não é um preço absurdo..

clecio rampelotti
02/06/2011, 22:30
estive olhando o conjunto de cilindros da mb 608 tanto o mestre quanto o auxiliar sao bem grandes e relativamente baratos + ou - r$ 250 o jogo,se der pane vou partir para este os da sprinter sao caros demais.

vinijost
02/06/2011, 22:31
estive olhando o conjunto de cilindros da mb 608 tanto o mestre quanto o auxiliar sao bem grandes e relativamente baratos + ou - r$ 250 o jogo,se der pane vou partir para este os da sprinter sao caros demais.

pensamos juntos ou estou enganado... hehehe

clecio rampelotti
02/06/2011, 22:37
TCHÊ CLECIO, faço minhas as palavras do GENHERO!!! Ficou show o projeto de vcs...
Cara, empolgante foi ler todo este material que teve também, é claro, a contribuição de vários confrades!!! O mais curioso, foi que vc não exitou em nenhum momento esclarecer os questionamentos feitos anexando, inclusive, fotos no fórum... Isto foi fantástico, afinal para que serve mesmo o fórum?!?!

Dizem que cunhado se fosse bom, não começava com "CU", mas o seu, merece realmente um forte abraço seu, por trás!!!!

Tenho uma Baja conversível, o Tatuira, que este ano foi para no doutor! Afinal já são oito anos desde a última reforma e já estava na hora... vou fazer algumas coisinhas que sempre tive vontade e nunca tive $$$ pra fazer. Vamos levantar a suspensão dianteira e trazeira (Variant II e mangas duplas), dar uma melhorada no motor - 1500 por uma 1600 bem feitinho e pintar o bichinho pq ele merece!

Quando digo que "vamos" fazer, quis dizer: eu vou pagar e o mecanico trabalhar, se é que entendem... afinal não tenho uma cunhadão como vc!

Por enquanto uma forte abraço e boa sorte no brinquedinho novo!!

Agradeço as palavras, e com toda certeza digo que consegui fazer o fusca somente porque muitos postaram algo no forum que ajudoumuitas duvidas minhas foram tiradas neste e em outros topicos do forum. E capricha no baja gosto muito deles quando moleque tinha um sr. na minha rua que tinha um sabado o cara lavava e eu sempre ia olhar e ajudar para depois ele levar eu e o filho dela para dar uma voltinha na quadra, mas so dia de sol chuva e lam anem pensar.kkkk

clecio rampelotti
02/06/2011, 22:48
Quando vazou o flexivel e vi o preço fui ver uma posibilidade mais acesivel, fase final de obra orçamento estourado é foda.

vinijost
02/06/2011, 22:52
Quando vazou o flexivel e vi o preço fui ver uma posibilidade mais acesivel, fase final de obra orçamento estourado é foda.

uma pergunta..

é dificil posicionar o cilindro auxiliar?

Porque algumas pessoas me falaram que póde não dar embreagem.. por que isso, e isso, e isso...

se sangrar direito é imposivel de não dar certo né?

Abraços.

clecio rampelotti
02/06/2011, 22:53
Vijost, se possivel posta alguma foto da sua gaiola ou se tiver algum topico que tem fotos, parece que tem umas coisas bem interessantes nela
sempre da para copiar alguma ideia.kkkkk

vinijost
02/06/2011, 22:56
Vijost, se possivel posta alguma foto da sua gaiola ou se tiver algum topico que tem fotos, parece que tem umas coisas bem interessantes nela
sempre da para copiar alguma ideia.kkkkk

hahahha..

já posto sim.. acho que tenho umas aki neste Pc.

vinijost
02/06/2011, 23:00
Segue algumas fotos.. tem uma foto até do suporte da caixa..

clecio rampelotti
02/06/2011, 23:03
vai ter que fazer um suporte, tem uma foto no topico, mas vamos mudar ele fica forcando o pino do cilindro auxiliar para baixo quando faz o movimento de alavanca.
vamos fazer um braço da caixa novo, sabe como funciona aquele braço do freio traseiro de motos com vareta tipo biz, cg a vareta passa por uma bucha que gira dentro do braço, vamos fazer igual so que não vai ser passante o pino vai encaixar no centro da bucha e quando for acionado ela vai girar alguns graus conforme o movimento do pino e depois retorna a posição inicial.:)

vinijost
02/06/2011, 23:06
Fotos de um encontro de carro que teve aqui na cidade..

tirei as molas..e coloquei umas cortadas.. e fiz uns rolinhos com uns pneus velhos.. hahaha

vinijost
02/06/2011, 23:08
vai ter que fazer um suporte, tem uma foto no topico, mas vamos mudar ele fica forcando o pino do cilindro auxiliar para baixo quando faz o movimento de alavanca.
vamos fazer um braço da caixa novo, sabe como funciona aquele braço do freio traseiro de motos com vareta tipo biz, cg a vareta passa por uma bucha que gira dentro do braço, vamos fazer igual so que não vai ser passante o pino vai encaixar no centro da bucha e quando for acionado ela vai girar alguns graus conforme o movimento do pino e depois retorna a posição inicial.:)

uhm.. não sei bem como funciona na moto..

Mais se vc diz.. hehehhe

clecio rampelotti
02/06/2011, 23:10
Show, pouco curso de susp dianteira:euforico:

segue a foto do cilindro, pode notar que fica forçando acionado, vai dar certo com o braço com bucha movel.

vinijost
02/06/2011, 23:14
Show, pouco curso de susp dianteira:euforico:

segue a foto do cilindro, pode notar que fica forçando acionado, vai dar certo com o braço com bucha movel.

curso e macies.. tens que ver que bunito ela trabalhando no estradão.. nem se sente os buracos..

não entendi o sistema de bucha movel..

o cilindro aux do 608 é parecido com este?

Abrass

vinijost
02/06/2011, 23:42
Show, pouco curso de susp dianteira:euforico:

segue a foto do cilindro, pode notar que fica forçando acionado, vai dar certo com o braço com bucha movel.

Segue foto do pino do freio da CG

entendi o que vc falou do pino,

mais não entendi como vai funcionar..

TATUIRA
02/06/2011, 23:47
Calma, calma...vou colocar algumas fotos do "ANTES", já que todo mundo pediu.... 295786295785295784295783295782

samuzeiro
02/06/2011, 23:50
meu amigo eu estou acompanhando o topico e axo q nao é esse pino q ele ta falando é akele q vai encaixado na vareta na parte de tras... blz desculpe me entrometer... flw

TATUIRA
02/06/2011, 23:51
outras...
295787295788295790
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

vinijost
02/06/2011, 23:56
meu amigo eu estou acompanhando o topico e axo q nao é esse pino q ele ta falando é akele q vai encaixado na vareta na parte de tras... blz desculpe me entrometer... flw

capaaaz Samuzeiro..

estamos aqui para aprender.. hehe (Mais não sendo tão burro que nem eu) ueHAeuaheuaehua

não saquei ainda..

Abrass