PDA

Ver Versão Completa : Tracker GRILANDO, BATENDO PINO, PRÉ-IGNIÇÃO!!



Wantuil
20/10/2013, 12:19
Coloquei vários nomes no tópico por que cada um conhece o problema por um nome diferente, é quando o carro fica fazendo aquele barulho normalmente quando se requer mais força numa subida, alguns dizem que é combustível de má qualidade, outros falam que é carbonização na cabeça do pistão, dizem que pode ser algum sensor; mas resolver o problema nada; como na minha cidade não tem nenhum mecânico especializado em Suzuki, muitas vezes eu mesmo resolvo os problemas que sempre são poucos, meu carro esta com 70mkm; já troquei de posto e não resolveu, um amigo teve o problema no carro dele e colocou etanol em vez de gasolina, por o mecânico disse que da uma limpada na cabeça dos pistões e no caso dele resolveu por um bom tempo mas depois o problema voltou. Quando coloco desses aditivos para limpeza no tanque o barulho realmente some, mas logo em seguida volta, já tentei só usar gasolina aditivada mas não adianta nada (alias acho que essas gasolinas aditivas que vendem são pura enganação). Alguem já teve este problema e pode me ajudar?

Chuva
20/10/2013, 15:39
xover... mm na minha cidade tem uns 40k habitantes.. há 1,2,3,4...5,6..7, uns oito postos de gasolina...só tem um q se salva e não lá essas coisas.. gasolina aditivada a 2,99 (caríssima pra sp, em scs tem posto vendendo gasolina ótima por 2,50).. o resto, qquer um da minha cidade q eu colocar bate pino, grila na subida (acho q é muita água, álcool ou solvente) []

Wantuil
20/10/2013, 19:30
Agradeço a atenção Chuva, mas preciso solucionar o problema, não acho que é o CÃObustivel, pois já coloquei em vários postos durante minhas viagens e o problema continua, só se o carro não aceita gasolina nacional; to pensando em algum sensor o que vc acha? Aqueles sensores que ficam na caixa do filtro de ar e também na mangueira da borboleta; os do meu carro nunca foram mexidos tem as marcas de lacre de fabrica.

Chuva
20/10/2013, 19:50
Pode ser.. o meu tb tem os lacres com tinha amarela. já trocou os filtros e velas? como estão aquelas molinhas q fazem o contato das velas com a bobina? E os parafusos das bobinas? Fora os ajustes dos sensores, essas partes tb podem atrapalhar a queima. Tem uns tópicos ai pra tras tb do pessoal falando do ponto do motor. Que tem alguns mecânicos que acham fácil ajustar desse carro, outros pastam. Tb não sei se já viu, mas sei se tem na sua cidade, na minha não tem, mas tem um esquema de usar forçando a gasolina podium por um tanque que ajuda bastante. Talvez o óleo tb usado pode influenciar, o que vc está usando? O carro fuma ao acelerar na subida por um tempo de uns 10s +/-? [ ]s

Wantuil
20/10/2013, 20:29
Vou dar uma verificada nestes itens, fumar meu carro não fuma uso oléo 20w50 castrol antiborra já faz umas 3 trocas. Gasolina podium aqui nem no sonho. Agradeço a atenção

Pedro Bachir
20/10/2013, 21:50
Coloquei vários nomes no tópico por que cada um conhece o problema por um nome diferente, é quando o carro fica fazendo aquele barulho normalmente quando se requer mais força numa subida, alguns dizem que é combustível de má qualidade, outros falam que é carbonização na cabeça do pistão, dizem que pode ser algum sensor; mas resolver o problema nada; como na minha cidade não tem nenhum mecânico especializado em Suzuki, muitas vezes eu mesmo resolvo os problemas que sempre são poucos, meu carro esta com 70mkm; já troquei de posto e não resolveu, um amigo teve o problema no carro dele e colocou etanol em vez de gasolina, por o mecânico disse que da uma limpada na cabeça dos pistões e no caso dele resolveu por um bom tempo mas depois o problema voltou. Quando coloco desses aditivos para limpeza no tanque o barulho realmente some, mas logo em seguida volta, já tentei só usar gasolina aditivada mas não adianta nada (alias acho que essas gasolinas aditivas que vendem são pura enganação). Alguem já teve este problema e pode me ajudar?

Boa noite Wantuil.

Em qual condição ele está detonando? baixas rotações como ao arrancar, passar em quebra molas etc ou em rotações mais altas e pé no fundo?

eder oliveira
21/10/2013, 10:30
Wantuil, a minha tracker só parava com esse barulho usando gasolina podium, até que através aqui do fórum mesmo, o pessoal deu a dica de atrasar o ponto da ignição. Resolveu o problema, já tem uns três meses que só abasteço com gasolina comum, e não grila mais. Peça o seu mecanico para atrasar o ponto, ou você mesmo, afrouxe esta peça que parece um distribuidor no final do motor e abaixe ela um pouco. A minha foi resolvida desta forma. Abraço.

Rubens Linhalis
21/10/2013, 12:10
Wantuil, a minha tracker só parava com esse barulho usando gasolina podium, até que através aqui do fórum mesmo, o pessoal deu a dica de atrasar o ponto da ignição. Resolveu o problema, já tem uns três meses que só abasteço com gasolina comum, e não grila mais. Peça o seu mecanico para atrasar o ponto, ou você mesmo, afrouxe esta peça que parece um distribuidor no final do motor e abaixe ela um pouco. A minha foi resolvida desta forma. Abraço.

Alterando o ponto, o consumo, desempenho e a "virada" do motor para ligar sao identicos ao que era antes?

eder oliveira
21/10/2013, 12:17
Já tem uns tres meses, e por enquanto não vi alteração nenhuma no consumo ou no funcionamento do carro.

Chuva
21/10/2013, 12:37
Boa Eder!! Tem como enviar uma foto do lugar e peça onde se tem q fazer o ajuste de ponto? Grato [ ]

eder oliveira
21/10/2013, 12:57
chuva, agora não tem como eu postar a foto, mais é simples, esta peça fica atrás do motor, logo após a última bobina na parte de cima do motor, ela parece um distribuidor, é presa com um parafuso torx, não sei qual o no. agora, mas é só afrouxar e abaixar um pouco a peça, aí vc dá uma volta com o carro e olha se parou de grilar, muito simples.

Chuva
21/10/2013, 13:41
blz, vou dar uma olhada.. se der bato a foto pra vc confirmar... vlws!! [ ]

Pedro Bachir
21/10/2013, 14:03
Wantuil, a minha tracker só parava com esse barulho usando gasolina podium, até que através aqui do fórum mesmo, o pessoal deu a dica de atrasar o ponto da ignição. Resolveu o problema, já tem uns três meses que só abasteço com gasolina comum, e não grila mais. Peça o seu mecanico para atrasar o ponto, ou você mesmo, afrouxe esta peça que parece um distribuidor no final do motor e abaixe ela um pouco. A minha foi resolvida desta forma. Abraço.

Se o ponto de ignição já estiver no especificado pelo fabricante, atrasar irá fazer o carro parar de detonar, mas na verdade só está mascarando a causa real do problema. Trabalhar com o ponto atrasado diminui a eficiência do motor, ou seja, aumenta o consumo e piora o desempenho.

Acredito que a primeira coisa seria verificar se todos os sensores estão funcionando bem, se estiverem provavelmente o motor está bem carbonizado... Os aditivos da gasolina aditivada brasileira são do tipo keep clean, ou seja, eles só conseguem manter o motor limpo, não conseguem limpar depois de já estar carbonizado, por isso só abasteço meus carros com gasolina aditivada desde novos.

Chuva
21/10/2013, 16:13
Olha só, vendo de frente a primeira foto é a peça do lado direito. A segunda foto é a do lado esquerdo. É a peça do lado direito pra mexer no ponto, certo? Qual parafuso? kkk Se puder edite a foto e marque pra gente por favor.. Grato

435825 435827

Wantuil
21/10/2013, 18:30
Boa noite Wantuil.

Em qual condição ele está detonando? baixas rotações como ao arrancar, passar em quebra molas etc ou em rotações mais altas e pé no fundo?


Olá Pedro toda a vez que forço o motor, mas na estrada quando começa a fazer ai eu atolo o pé e o barulho para!?

Wantuil
21/10/2013, 18:32
Wantuil, a minha tracker só parava com esse barulho usando gasolina podium, até que através aqui do fórum mesmo, o pessoal deu a dica de atrasar o ponto da ignição. Resolveu o problema, já tem uns três meses que só abasteço com gasolina comum, e não grila mais. Peça o seu mecanico para atrasar o ponto, ou você mesmo, afrouxe esta peça que parece um distribuidor no final do motor e abaixe ela um pouco. A minha foi resolvida desta forma. Abraço.



Éder, mas atrasando o ponto o carro não ficou mais lerdo e beberrão?

Wantuil
21/10/2013, 18:37
Olha só, vendo de frente a primeira foto é a peça do lado direito. A segunda foto é a do lado esquerdo. É a peça do lado direito pra mexer no ponto, certo? Qual parafuso? kkk Se puder edite a foto e marque pra gente por favor.. Grato

435825 435827

Chuva o ponto se regula nesta peça da foto a esquerda, é só afrouxar o parafuso ela sobe ou desce; andei lendo sobre isto pode até resolver o parar de grilar, mas como disse nosso amigo perde desempenho e aumenta o consumo.

Chuva
21/10/2013, 19:44
ok, entendi. é um parafuso só que corre no curso, brigadão pela dica!!! Sim, tb acho q o ajuste para parar de grilar pode ocasionar outras desvantagens, daí só testando o consumo e a performance mesmo pra ver se o ajuste piorou ou melhorou. Legal a discussão q qdo a minha sair de ponto eu já sei onde fuçar!! kkk É que já aprendi e fiz muita coisa sozinho.. eu to gostando bastante de mecânica agora... mecânico na minha cidade é q nem ouro.. não tem!! Outro dia meu pai levou a montana dele pra limpar os bicos injetores.. os caras limparam, tudo bem, mas desligaram a bateria do carro não sei pq.. enfim.. quem disse q o carro ligava depois? Qdo conseguiram ligar os vidros não mais fechavam.. olha a lambança de fios e fusíveis.. Auto elétrico aqui só aqueles que trocam fusível de cartucho de fusca, saca? Só sei q eu que "programei" pros vidros funcionarem de novo kkk. Resumindo, valeu pelas dicas e qto mais nos aprofundarmos aqui eu agradeço. [ ]s

eder oliveira
21/10/2013, 19:44
wantuil, sinceramente não senti diferença nenhuma em questão de desempenho do carro, talvez por andar só em baixa, dificilmente passo dos 3000 giros, e com relação a consumo, tá o mesmo de 8 a 8,5 aqui em bh com transito pessimo dos pessimos, e na estrada na faixa de 10.

Pedro Bachir
22/10/2013, 10:25
Olá Pedro toda a vez que forço o motor, mas na estrada quando começa a fazer ai eu atolo o pé e o barulho para!?

você costuma rodar muito na cidade, rotação baixa? é a condição que mais carboniza... carro que anda mais em rodovia com giro mais alto é muito difícil de carbonizar... mas realmente não sei se é esse o problema...

Quando você acelera até o fundo a detonação para porque nessa condição a injeção enriquece bastante a mistura (lambda entre 0,8 e 0,9), o que abaixa a temperatura da câmara de combustão.

eder oliveira
22/10/2013, 11:43
Reamente pedro, esse carro comigo nunca chegou aos 4000 giros, eu não sabia que carbonizava por andar em giros baixos.

Rubens Linhalis
22/10/2013, 11:54
A tracker fica com minha esposa.. antes dos 3 mil giros ela ta trocando de marcha.. nao da uma esticadinha que for.. quando eu pego o carro , sempre ando com o giro mais alto e as vezes estico ate uns 5...5 e pouco giros..

Pedro Bachir
22/10/2013, 16:37
Reamente pedro, esse carro comigo nunca chegou aos 4000 giros, eu não sabia que carbonizava por andar em giros baixos.

Só como curiosidade: muitas pessoas falam que carro que anda muito na cidade não desenvolve tão bem quanto carro que anda mais em estrada e isso realmente acontece e tem explicação.
O principal motivo disso acontecer é a carbonização nas válvulas de admissão logo acima da região de assentamento, o depósito ali atrapalha o enchimento dos cilindros no processo de admissão...

A carbonização da câmara de combustão provoca detonação porque além de diminuir seu volume (aumentando a taxa de compressão), o "carvão" retém calor e forma pontos quentes dentro da câmara.

Como disse não sei se é o caso do jipe de vocês, mas se não tiver com nenhum sensor da IE estragado e o ponto de ignição estiver no especificado pelo fabricante o mais provável é carbonização...

em.pereira
22/10/2013, 17:14
Coloquei vários nomes no tópico por que cada um conhece o problema por um nome diferente, é quando o carro fica fazendo aquele barulho normalmente quando se requer mais força numa subida, alguns dizem que é combustível de má qualidade, outros falam que é carbonização na cabeça do pistão, dizem que pode ser algum sensor; mas resolver o problema nada; como na minha cidade não tem nenhum mecânico especializado em Suzuki, muitas vezes eu mesmo resolvo os problemas que sempre são poucos, meu carro esta com 70mkm; já troquei de posto e não resolveu, um amigo teve o problema no carro dele e colocou etanol em vez de gasolina, por o mecânico disse que da uma limpada na cabeça dos pistões e no caso dele resolveu por um bom tempo mas depois o problema voltou. Quando coloco desses aditivos para limpeza no tanque o barulho realmente some, mas logo em seguida volta, já tentei só usar gasolina aditivada mas não adianta nada (alias acho que essas gasolinas aditivas que vendem são pura enganação). Alguem já teve este problema e pode me ajudar?

Pré-ignição pode ser causada, entre outras coisas, por pontos quentes que inflamam a gasolina mesmo quando não há faísca na vela. Isso é causado por carbonização no cabeçote. Eu começaria verificando o cabeçote, que além do problema dos pontos quentes pode estar carbonizado na sede das válvulas e nestes caso há perda de compressão.

http://www.infomotor.com.br/site/wp-content/uploads/imagem11-283x366.png

AUTOS CLÁSSICOS: BATIDA DE PINO E A PRÉ-IGNIÇÃO (http://autosclassicos.blogspot.com.br/2011/03/batida-de-pino-e-pre-ignicao.html)

Wantuil
22/10/2013, 17:46
Levei o carro a um amigo que tem rastreador, ta tudo certo, ponto, sensores; então chegamos a conclusão que é carbonização mesmo e gasolina ruim também, então a solução é sempre colocar aditivo de boa qualidade para limpeza no tanque. O DANADO É PREÇO QUE ISSO VAI FICAR!!!!

eder oliveira
22/10/2013, 17:58
Só como curiosidade: muitas pessoas falam que carro que anda muito na cidade não desenvolve tão bem quanto carro que anda mais em estrada e isso realmente acontece e tem explicação.
O principal motivo disso acontecer é a carbonização nas válvulas de admissão logo acima da região de assentamento, o depósito ali atrapalha o enchimento dos cilindros no processo de admissão...

A carbonização da câmara de combustão provoca detonação porque além de diminuir seu volume (aumentando a taxa de compressão), o "carvão" retém calor e forma pontos quentes dentro da câmara.

Como disse não sei se é o caso do jipe de vocês, mas se não tiver com nenhum sensor da IE estragado e o ponto de ignição estiver no especificado pelo fabricante o mais provável é carbonização...

pedro, porque quando se usa a gasolina podium da BR, não grila?

Pedro Bachir
22/10/2013, 18:09
Levei o carro a um amigo que tem rastreador, ta tudo certo, ponto, sensores; então chegamos a conclusão que é carbonização mesmo e gasolina ruim também, então a solução é sempre colocar aditivo de boa qualidade para limpeza no tanque. O DANADO É PREÇO QUE ISSO VAI FICAR!!!!

eu sugiro tentar colocar um aditivo de limpeza no tanque, desses que compra em posto mesmo, e dar um pulo ai em Perdões ou algo assim sempre com o giro mais alto ali entre 4000, 5000 rpm, as vezes da uma melhorada...


pedro, porque quando se usa a gasolina podium da BR, não grila?

Ela tem maior octanagem em relação às gasolinas comum e aditivada, ou seja, maior resistência à detonação.

MARCANGIANE
06/12/2013, 17:06
boa tarde amigo,provavelmente é quase 100% que o problema da sua viatura é carbonização na câmara de combustão(cabeçote,válvulas e pistão)devido a baixa qualidade do combustível ou voçe está andando muito em baixa RPM.
seu carro está com quantos mil KM,qual o óleo que voçe usa?....no meu caso eu resolvi sem abrir o motor,comprei 2 spray´s de CAR80 tirei as velas apertei a válvula e contei 10 segundos em cada cilindro(cuidado para não colocar demais)deixei umas 3horas o produto lá dentro dos cilindros,coloquei as velas e liguei o motor com giro de 3500 a 4000 rpm até parar de fumaçar e a sujeira toda sair depois pela tomade de vácuo do TBI coloquei o spray com o motor funcionando em giro alto para limpar as sede de válvulas e as próprias válvulas, e por último comprei um aditivo da STP Descarbonizante(embalagem preta,limpeza pesada) coloquei no tanque,enchi de gasolina pódium e fiz um passeio pelas dunas e praias de minha região ao todo foram 800km rodados,200 só de praias e dunas com giro na casa de 4000 a 5000 rpm,,,,,,ufa enfim resolveu o problema gastando 30 reais dos 2 CAR80 + 16,00 do stp + 250,00 do tanque de pódium.

MARCANGIANE
06/12/2013, 17:10
veja que a noite ou em dias frios quase voçe não percebe a detonação por causa da temperatura do motor está mais baixa.

fkl77.nt
19/08/2014, 08:54
Wantuil, a minha tracker só parava com esse barulho usando gasolina podium, até que através aqui do fórum mesmo, o pessoal deu a dica de atrasar o ponto da ignição. Resolveu o problema, já tem uns três meses que só abasteço com gasolina comum, e não grila mais. Peça o seu mecanico para atrasar o ponto, ou você mesmo, afrouxe esta peça que parece um distribuidor no final do motor e abaixe ela um pouco. A minha foi resolvida desta forma. Abraço.


Prezados...

Quando estava abastecendo aqui em Natal com a gasolina aditivada, lá pelos 60km/h para os 100km/h pisando mais forte no acelerador fazia essa barulho, como se fosse aquele barulho que o Corsa Classic faz por conta do dispositivo de pré-detonação e os Gols da VW também. Usei a comum e o barulho sumiu praticamente uns 99%. Aqui e acolá fazia, mas muito pouco. Ao meu ver trata-se do combustível de péssima qualidade onde cada posto coloca seu aditivo a seu bel prazer, com isso, a injeção não sabe o que tá queimando. Essa informação obtive de um técnico da GM. Não deixo de usar aditivos, porém, coloco a comum e uso a cada 15 dias ou dois abastecimentos, um frasco de STP. POde ser carbonização? POde sim! Abra a tampa do óleo e verifique com o dedo (com motor frio) se tem borra na parte de cima do motor. Se tiver, não tem milagre. Melhor abrir mesmo. A borra que falo tem que ficar parecendo graxa ou até mesmo como se fosse areia preta. Só uso oleo 5w30 sintetico desde que a peguei com 55mil km, e por duas vezes STP Professional de 500ml do frasco cinza(não vende em lojas) para limpar a linha de combustível e até agora está ótima minha TK.

eder oliveira
06/03/2015, 16:44
boa tarde amigo,provavelmente é quase 100% que o problema da sua viatura é carbonização na câmara de combustão(cabeçote,válvulas e pistão)devido a baixa qualidade do combustível ou voçe está andando muito em baixa RPM.
seu carro está com quantos mil KM,qual o óleo que voçe usa?....no meu caso eu resolvi sem abrir o motor,comprei 2 spray´s de CAR80 tirei as velas apertei a válvula e contei 10 segundos em cada cilindro(cuidado para não colocar demais)deixei umas 3horas o produto lá dentro dos cilindros,coloquei as velas e liguei o motor com giro de 3500 a 4000 rpm até parar de fumaçar e a sujeira toda sair depois pela tomade de vácuo do TBI coloquei o spray com o motor funcionando em giro alto para limpar as sede de válvulas e as próprias válvulas, e por último comprei um aditivo da STP Descarbonizante(embalagem preta,limpeza pesada) coloquei no tanque,enchi de gasolina pódium e fiz um passeio pelas dunas e praias de minha região ao todo foram 800km rodados,200 só de praias e dunas com giro na casa de 4000 a 5000 rpm,,,,,,ufa enfim resolveu o problema gastando 30 reais dos 2 CAR80 + 16,00 do stp + 250,00 do tanque de pódium.

Desenterrando o tópico, minha tracker estava grilando demais, ao atrasar o ponto de ignição, realmente parava os sintomas de pré-detonação, só que com o tempo o consumo vai piorando e o carro começa a ficar muito xoxo. Seguindo essas dicas que o amigo MARCANGIANE nos passou há algum tempo atrás, de fazer a limpeza da camara de combustão e dos pistões pelos buracos das velas com CAR80, já que não queria abrir o motor para fazer esta limpeza, resolvi arriscar e tentar fazer em casa. Bem, sabado pus as mãos na massa e fiz a mesma coisa, retirei as velas, usei o car80 por aprox.5 segundos em cada buraco e aguardei umas duas horas para fazer o carro funcionar. O carro custou a pegar, depois disso saiu uma fumaçeira danada e ficou rateando um certo tempo. Usei o car80 na tomada de ar da tbi com acelerações mais elevadas +/- 3000rpm. Obs. as cabeças dos pistões voltaram a cor de aluminio, o que antes estavam encardidas de preto. Rodei esta semana com gasolina comum e nem vestigio de grilo, pre-detonação ou outro barulho qualquer. resolvi o meu problema que já estava enchendo a paciencia com aqueles grilos constantes e chatos. Quem estiver com sintomas de carro grilando, vale a pena a dica, resolve viu galera.

João Muraro
06/03/2015, 20:28
Boa noite,

Sempre que completo o tanque utilizo no mínimo 15 litros da podium e completo o restante com a comum. Com essa simples adição da podium, o problema do "grilo" foi solucionado.

jeep8
07/03/2015, 09:08
Amigos, como é este procedimento para por car80 na tomada de ar da tbi? tem que tirar o filtro de ar? agradeco

eder oliveira
07/03/2015, 10:24
Desconecte este conector que vai na mangueira grossa da tbi, retire-a da entrada da tbi e vá acelerenado e jagando o car80 na boca da tbi. rapidamente estará limpa.

Marcelo Camilo
20/09/2016, 14:56
rapaziada é tudo que eu queria ouvir a minha esta do mesmo jeito grilandoooo e eu observei as marcas de tinta q tem na peça a minha esta bem mais pra cima ou seja o antigo dono deve ter adiantado para andar mais mas grila muito quanto aoi consume nao esta ~tão ruim 8.5/9 na cidadade esburacada de são Paulo . mas value a dica !!!!