PDA

Ver Versão Completa : Manutenção no Turbo



ricardolm
27/10/2005, 04:03
Ola!

Alguem ja fez algum tipo de manutencao no turbo do jota? o meu esta "babando" um pouco (qdo tiro o canote do turbo, vejo que dentro tem um pouco de oleo, nao em excesso, mas tem, de acordo com meu mecanico, pode ser problemas de rolamento+retentor)

Gostaria de saber se alguem ja fez esta manutencao e se sai caro :pensativo: :pensativo:

[]s pensando se eu mexo neste "vulcão adormecido"

nerinei
27/10/2005, 22:18
Ricardo,
meu turbo tem a mesma característica, e segundo pude apurar existe uma lenda de que todo turbo de jpx baba óleo....você vai gastar uma grana pra retificar e em poucos mil km ele vai estar babando novamente....por motivos financeiros eu preferi acreditar na lenda... :roll:
minha opinião: se o turbo estiver empurrando bem e não tiver sumindo muito óleo do motor....larga do jeito que tá.....ou então chama os mithbusters... :mrgreen:
Abraços

Sukys
28/10/2005, 00:48
Pequeno vazamento de óleo pode ser considerado como normal e isso não é exclusividade da turbina do JPX, o que não pode é haver excesso de vazamento, e um dos indicativos é o volume de fumaça (branca) no cano de escape, principalmente na desaceleração do motor, a conhecida "fumada de turbo".

Abraços,

ricardolm
28/10/2005, 09:15
Valeu Nerinei e Sukys :concordo: :concordo:

o cano apenas fica preto de oleo, mas nao chega nem a pingar, acho que se encaixa nas descrições feitas por voces!!

Eu estava com medo de colocar um cooler e por causa do oleo nao ter a refrigeracao adequada, mas acho que eu estava (felizmente) errado) :dance: :dance: :dance:

[]s

Edintruder
30/10/2005, 20:12
Babar na admissão é considerado normal, quando a turbina dá os doces, ela põe o óleo fora pelo lado do escapamento e daí queima óleo a reveria direto no escapamento. A turbina do jota usa apenas bucha.

AdrianoJPX
31/10/2005, 14:12
Saudações Joteiros...

Nobre Ricardo,
também tive problemas com minha turbina no que diz respeito à presença de óleo no coletor de admissão, como também um vazamento (pinga-pinga) na própria turbina, o que inclusive adiou o serviço de instalação do intercooler.
Pois bem, o fato é que apesar da presença do óleo, a turbina funcionava perfeitamente bem, ou seja, a pressão se mantia normal.
Levei em algumas lojas "especializadas" em turbina e a resposta era a mesma....Tem que desmontar. Valores aproximados 2000,00 a 3000,00 para o conserto.
Felizmente tenho um mecâncio especializado em JPX aqui em Brasília e bastou que ele trocasse a mangueira de retorno do óleo para o cárter que estava um pouquinho dobrada, (é uma mangueira que sai da turbina para o carter) para que todos os problemas se acabassem, pois com a mangueira dobrada o óleo nao passava e retornava para a própria turbina.
Portanto, antes de qualquer coisa a pergunta é....Sua turbina está funcionando bem?
Depois de responde-la sugiro verificar outras coisas antes de partir para a retífica.
Desculpe o longo texto.
[]s sem vazamentos na turbina

ricardolm
31/10/2005, 17:02
Ola Adriano, beleza?


Sim, minha turbina esta mandando bem, inclusive meu carro esta com 0.9 bar de pressao :P

para qdo é necessario ultrapassar um caminhao, eu consigo (com muita pressão, mas passa)

Valeu pelas dicas, eu vou dar uma olhadinha nesta mangueira...

[]s

AdrianoJPX
11/01/2006, 10:08
Fala Ricardo!!!! Beleza?

Desculpe a ressucitação do tópico......mas.... vc resolveu problema da "baba" na turbina?
E o cooler? Conseguiu instalar?

Pois é ....a minha começou a babar de novo. hehehe. Mas ainda bem que ela ainda funciona.

Um abraço.

nerinei
11/01/2006, 20:29
Adriano,
vou reafirmar a lenda....desde que comprei o meu jota (três anos atrás) a turbina baba óleo na admissão....e quer saber faz quase 60000km que ela tá lá babando....manda ver um manometro da pressão e enquanto ela tiver mandando a pressão conforme deve não gasta dinheiro com isso....
e tbm uma pequena quantidade de óleo não deve atrapalhar em nada o funcionamento do cooler....
Abraços

AdrianoJPX
11/01/2006, 23:15
É isso aê Nerinei,

O manômetro indica que ela tá mandando bem ainda.

Realmente não vou me preocupar com ela agora, o Jota tá andando legal e também não tenho grana pra mexer com isso.
Valeu.

ricardolm
12/01/2006, 00:36
Ola Adriano, beleza?

Meu mecanico desaconselhou mexer no turbo, pois a pressao dele esta 100%!!


Noticas boas pois economizei $$$ :dance: :dance: quanto ao intercooler nao coloquei, pois discordei com o monte de alteracoes que deveria ser feito e para ganhar apenas 4 cv, a pior no meu ponto de vista foi a de ter que tirar o filtro de ar e coloca-lo do lado de fora do carro.

[]s sem cooler :D :D

AdrianoJPX
12/01/2006, 20:46
a pior no meu ponto de vista foi a de ter que tirar o filtro de ar e coloca-lo do lado de fora do carro.


O meu jota não tem filtro externo, porém não é mais o filtro original redondo....
O filtro de ar nele instalado é o do gol. Ele tá instalado no lugar da bateria e esta por sua vez esta instalada na frente, no lugar do filtro original. A única alteração que fiz foi a de colocar o escop no capô, que por sua vez teve de ser cortado.
[]s intercolados. :D

Grazi
22/01/2006, 11:54
Adriano, quem é seu mecânico em Brasília?
Pode me passar o contato?
Valeu

AdrianoJPX
25/01/2006, 09:27
Adriano, quem é seu mecânico em Brasília?
Pode me passar o contato?
Valeu


Já respondi sua pergunta via MP.

meu telefone é 92138834

anderson perim
09/03/2006, 19:32
fiquem felizes com o problema não ser tão sério, porém lembre-se de verificar a folga nas hélices na turbina, se tiverem folga uma opção mais econômica é mandar um torneiro fazer o embuchamento, no caso de estar com muita folga, o caso da minha, o melhor é procurar outra.
estou precisando de uma turbina para tirar uma pickup da garagem, alguém possui? Qual o valor?