PDA

Ver Versão Completa : E NECESSARIO CARTEIRA DE HABILITACAO B PARA 110???



jorgegaviao
21/10/2005, 11:08
Amigos:
Gostaria de saber se a carteira de habilitacao para conduzir a 110 seria a B??
Tem um amigo que esta transferindo os docs de uma para o seu nome e o cara do Detran da cidade dele falou que a 110 exigiria a carteira B.. E fato, ou palhacada do cara??

mancelmo
21/10/2005, 12:35
Caro Jorge, temos que considerar o seguinte:

categoria A é para motos de qualquer cilindrada;

categoria B é para veiculos de passeio e veiculos leves, C, D, para veiculos mais pesados respectivamente e a categoria E para veiculos com carga perigosa e onibus....corrijam se estou enganado...

Portando para dirigir uma Defender 110 o motorista tem que estar habilitado no mínimo com a Carteira tipo B, a não ser o veiculo esteja enquadrado com veiculos de transporte de passageiros, daí pode ser exigido o tipo C ou superior, dependento da quantidade de passagerios....abraços...

Wallace
21/10/2005, 13:19
B é para veiculos até 3,5 T e até 8 + 1 ocupantes.
Normalmentes as 110 são assim.
Mas se estiver com os bancos triplos laterais fica para até 10 + 1, ai precisa da D ou E.
Temos uma ideia aqui que é usar os bancos laterias da 90 para ficar com 8 + 1, lavando assim mais pessoas mais ainda na categoria B.

henrique wamser
21/10/2005, 14:30
ola
as defender 110 fabricadas no BRASIL, ASSIM COMO A MINHA, VEEM COM DOCUMENTO DE UTILTARIO FURGAO COM CAPACIDADE PARA 5 PASSAGEIROS.AS DE 98 PARA TRAS, SALVO ENGANO, VEM COMO MICROONIBUS PARA 11 PASSAGEIROS, E NAO ADIANTA TITAR OS BANCOS, POIS SE EQUIVALE A UMA VAN DE PASSAGEIROS.
SAO RAROS OS RELATOS DE PROBLEMAS COM OS GUARDAS, MAIS PODEM HAVER :pensativo:

dollis
22/10/2005, 22:54
se for considerado um veículo de transporte de passageiros, é necessária a CNH nivel E.

Wallace
23/10/2005, 11:32
Falou ou chutou besteira.
veja no codigo de transito e vai descobrir como falei que precisa da D, mas claro que pdoe ser a E também, mas esta não é necessária.

ROBERTO PUPO
30/10/2005, 18:53
Caros amigos,

Categoria A para motociclistas.
Categoria B para veículos de passeio que não caracterize transporte de passageiros.
Categoria C para menores de 21 e maiores de 18 anos para dirigir caminhões não articulados.
Categoria D para transporte de passageiros ou caminhões não articulados.
Categoria E para transporte de veiculos articulados com mais de 6 mts.

Um abraço

Roberto

dollis
30/10/2005, 20:32
um carro de passeio com uma carretinha é considerado um veículo articulado ?

henrique wamser
30/10/2005, 22:05
acho que a B tambem permite dirigir utilitarios ate 3500 kg :)

Sandro Tannuri
31/10/2005, 00:14
Eu ja postei isso aqui, o Bill e outros ja postaram tambem e ainda vemos infos muito erradas sendo difundidas. :putz:

E só pesquisar pelo artigo 143 do codigo nacional de transito.

Abraços,

Morgado
27/01/2008, 18:53
Amigos,


Conversando com alguns proprietários de 110, recebi a informação de que é preciso ter carteira de motorista categoria "D" para dirigir as Defender 110 que vêm com 9 lugares.

Comprei semana passada uma 110 Black 05/06 que tem 9 lugares, contando com o banco do motorista, pois além do passageiro e os 3 lugares do banco traseiro, tem mais 4 banquinhos(2 de cada lado) na parte de bagagem, o que totaliza 9 lugares.

Na licença do carro, no local destinado à Espécie/tipo está constando "Car/Caminhone/Furgão". Não fala nada do número de lugares.

Alguém sabe informar com segurança se, efetivamente, há necessidade de se ter carteira com a categoria "D" para dirigir um carro assim ?

Agradeço a informação.

Morgado

_portela
27/01/2008, 21:16
Morgado,

Vale o que está no documento...Lá tem que dizer o número de passageiros do carro.

Se é "Car/Caminhone/Furgão", provavelmente está licenciado para 5 passageiros.

Abs.,

Morgado
28/01/2008, 09:15
Portela,


Grato pela sua atenção. Vou tentar verificar junto ao Detran como o meu carro está registrado; se com 5 ou 9 lugares.

Seria muito desagradável ter que trocar a carteira só por causa desse detalhe. Mas se for preciso, faço a prova, pois não abro mão da Defender.

Abs.

Morgado

batiati
28/01/2008, 10:08
Na legislação, diz que a carteira "B" permite dirigir carros com até 8 passageiros mais o motorista, ou seja, 9 acentos. Os 110 estão na categoria "B".

No documento do carro tem escrito a lotação. As 110 que vêm com lotaçao de 9 pessoas no documento, na vistoria, se você der azar, podem pedir cinto de segurança nos acentos traseiros, coisa que quase ninguém tem! Mas se está com 9, deixe com 9, mudar pra 5 dá um trabalhão também.

Allan Nielsen
28/01/2008, 11:00
Na legislação, diz que a carteira "B" permite dirigir carros com até 8 passageiros mais o motorista, ou seja, 9 acentos. Os 110 estão na categoria "B".

No documento do carro tem escrito a lotação. As 110 que vêm com lotaçao de 9 pessoas no documento, na vistoria, se você der azar, podem pedir cinto de segurança nos acentos traseiros, coisa que quase ninguém tem! Mas se está com 9, deixe com 9, mudar pra 5 dá um trabalhão também.

X2....

para lotação de 9 pessoas (1+8 ) categoria B, isto vem das antigas Kombi. Acima deste numero é necessario categoria D (motorista de onibus).

No inicio alguns Defenders foram importantos com lotação de 11 pessoas, e era um "jeitinho" para redução da alicota de importação; e neste caso necessitava categoria D. Dai veio a lenda de que para dirigir os defenders necessitava mudar a categoria.

abs

bello
28/01/2008, 15:54
X2....

para lotação de 9 pessoas (1+8 ) categoria B, isto vem das antigas Kombi. Acima deste numero é necessario categoria D (motorista de onibus).

No inicio alguns Defenders foram importantos com lotação de 11 pessoas, e era um "jeitinho" para redução da alicota de importação; e neste caso necessitava categoria D. Dai veio a lenda de que para dirigir os defenders necessitava mudar a categoria.

abs

É o caso do meu. Mas vale a pena.

Abcs
Sergio

cerbero
28/01/2008, 21:25
Amigos, quando as Def one ten eram importadas, até 1997/98, elas foram homologadas para 11 lugares (necessário Cat D), porém depois de 98 elas já foram homologadas para 9 ou 5 lugares, o que passou a ser necessário apenas a categoria B. Caso algum dos amigos Landeiros não queiram mudar a categoria da CNH para poder PILOTAR uma Def one ten, tem outro caminho é passar de 11 para 9 ou 5 lugares... :pensativo: :parede:É realtivamente fácil, em cidade que tem o INMETRO deve-se fazer a vistoria para mudança de capacidade, nas cidades onde não tem INMETRO o Instituto de Perícias Técnicas pode fazer a vistoria, que tem o mesmo valor... e depois passar no DETRAN para que seja dado entrada na documentação para a mudança na capacidade e categoria.
Sei disso por que eu fiui proprietário de uma DEf 110 97/98 e efetuei a mudança da capacidade de pessoas para 5 lugares, pois antes era para 11 lugares.

Espero ter ajudado, qquer dúvida é só perguntar...
TFA:-D

mauromosc
28/01/2008, 21:40
Senhores,


só lembrando que as viaturas com 11 lugares são consideradas microônibus e pagam 2% de IPVA, pelo menos em SP. Acho que em outros estados é menos ainda.
Na minha situação que somente 3 pessoas conduzem o carro, valeu a pena trocar a categoria da carteira, pois prevemos uma economia de R$700,00 de IPVA todos os anos.

Luiz Antonio C. Bodon
03/02/2008, 17:16
Gostaria de saber como é que cabe 11 pessoas numa 110 que, até onde eu saiba, só cabe 9 ????:?::?::?:

bello
03/02/2008, 18:00
2 na frente + 3 atrás + 3 de cada lado nos bancos traseiros (6) totalizando 11. No meu é assim com cinto e tudo.
Abraços
Sergio

DieselPower
17/02/2008, 17:54
Bello,
se possivel poste algumas fotos do interior de sua defender. Grato.