PDA

Ver Versão Completa : Regulagem folga valvulas 300 TDi



wagnerlopes
16/10/2005, 14:55
Aproveitei o sabado para finalmente regular a folga das valvulas do motor. Deu um pouco de trabalho pois fazer isto dentro da garagem do predio é meio chato!
Segui os procedimentos descritos no manual de oficina e a excelente descrição montada pelo Clemente Gauer neste link:

http://www.cgauer.com.br/lr/valvulas/

Parece que tudo deu certo.

gustavoullmann
28/03/2012, 23:21
Chega a ser engraçado reabrir um tópico de 2005 e ao mesmo tempo ser o primeiro a responder! hehehe

Bom, fiz a regulagem da folga das válvulas pela segunda vez no Land. A primeira com 12000km e a segunda agora com 28000km (não se assustem, meu odômetro queimou com o 1° dono e deve-se somar 60000km para se obter a km real do meu jipe! hehehe). Sei que o ajuste deve ser feito a cada 10000km, mas como não havia fumaça, barulho de motor batendo ou mesmo consumo de óleo pelo motor eu resolvi não mexer antes. Há alguns dias que eu reparei um aumento de barulho no motor, que eu sabia ser válvula. Por isso resolvi refazer o serviço.

Eu havia trocado a junta da última vez, portanto tinha quase certeza que reaproveitaria a mesma, como acabei fazendo. Contudo comprei uma junta para o caso de eu estragar a que estava em uso. Deveria ter comprado 3 daquelas arruelas emborrachadas que vão na tampa do comando, pois as minhas já não estão na sua melhor forma...

Com o motor frio (dormido), fiz todo o procedimento conforme descrito no DIY do Clemente, disponível no link do post acima.

Reparei que todas as válvulas estavam com um pouco mais de folga do que o recomendado, mas nenhuma estava com folga em excesso.

Uma coisa que me chamou a atenção é que, ao posicionar o balancin para ajuste da folga e inserir a lâmina aferidora, o mesmo (isso aconteceu em todas as válvulas) possuía um leve jogo que permitia o seu balanço vertical. Logicamente eu não havia soltado as porcas trava dos balancins quando verifiquei tal jogo... Fiz o ajuste compensando esse jogo para a abertura máxima do balancin. Ao fazer a conferência das folgas ao final do serviço todas estavam perfeitas.

Alguém saberia me dizer se é normal esse leve jogo vertical nos balancins?

No mais eu só limpei muuuuito bem a junta que estava na tampa, bem como a superfície onde a tampa se encaixa no motor para eliminar quaisquer resquícios de óleo antes de remontar.

Também aproveitei a ida ao revendedor de peças International para comprar uma nova tampa do óleo (R$ 23,00), pois a minha estava começando a babar.

Depois de remontar tudo eu liguei o jipe e acelerei o motor pelo cabo, junto a bomba. Fiz a aceleração beeeeem gradual, ouvindo o motor. Barulho eliminado!! Só monitorar por alguns km... :D

Abraços!!!

petcho
29/03/2012, 00:31
Gustavo, tb regulei as valvulas seguindo o DIY do Clemente, no meu caso tb tinha esse jogo mas acho q eh normal, o barulho foi eliminado!!!! vamos aguardar os mais experientes, abraço

roberto.cardoso@ig.com.br
08/11/2013, 20:17
Galera... ressuscitando o tópico... amanhã será a minha vez de realizar o DIY... já baixei o manual do Clemente e tenho uma junta nova pra caso a atual esteja ruim..

Minha Defender ta fumaçando muito com o motor frio (sintoma de bomba fora do ponto) será que as válvulas influenciam na fumaça?

Abraços,