PDA

Ver Versão Completa : Fiat 147 serve pra fazer gaiola?



lucas felipe
03/10/2005, 14:04
Galera !

Eu estou com um fiat 147 lá na minha fazenda capotado e
gostaria de saber se tem possibilidades de fazer uma gaiola
com seu motor, câmbio etc etc...

E o mais importante ... Fica bom ???? e o que eu ultilizo caso
esse motor não seja adequado ????

Vlw ae pela atenção :concordo:

[]'s esperando respostas

Beetlespeed
03/10/2005, 18:12
cara qualquer carro da pra fazer gaiola.. poe uns tubos dentro e pronto .. ja era rodao e pneus :dance:

GabrielSchutz
06/10/2005, 14:17
Ola LUCAS, estou com uma idei parecida com a sua, mas estou sem grana para executar. Tem um 147, aqui por 700 reais, com motor bom estava pensado em cortar os paralamas dianteiro e trazeiro, por umas correntes na frente e colocar o bicho na trilha.

Acho que ia ficar muito louco nunca vi algo parecido.
Se caso vc vizer algo assim nos avise como ficou.

lucas felipe
06/10/2005, 16:31
BLZ :concordo: !

So que a minha estrutura vai ser tubular pq o carro tá acabado de lata (sucata)...

E é mais profuturo que vou fazer essa gaiola... mais eu penso em fazer 4x4...

[]'s sem dinheiro :putz:

ANDERSON DE BRITO
11/10/2005, 10:52
Pessoal, na minha opinião acho que o FIAT 147 não serve nem como carro :lol: vocês que ele vai servir como gaiola ??? :pensativo: :pensativo:
Acho que é perder tempo :parede: :parede:
Compra um fusca velho que é mais garantido.

Valeu

dollis
22/10/2005, 01:51
o fiat tem caracteristicas interessantes pra off road, pois tem suspensão relativamente alta, independente nas 4 e se dabem na terra e areia.

coisa rara pros carros de tração dianteira.

acho um carro interessante, teve má fama q o brasileiro não estava preparado pra esse tipo de carro qdo ele fou lançado.
o povo só consumia fusca e opala.

hj os carros populares tem estrtura parecida com a q o 147 ja tinha em 76

mas colocar esse fiat como 4x4 vai ser uma coisa complicada, não vejo uma forma barata de fazer isso, pois é um carro de cambio transversão, sem nenhuma tomada pra levar a tração até o eixo trazeiro.

bruno_
22/10/2005, 02:39
Bom eu sou da opnião que tudo é possível e é possível fazer essa adaptação mas não vale apena o bichim vai esfarinhar todo na primeira trilha :mrgreen:

Beetlespeed
23/10/2005, 11:29
bom tudo é possivel se tiver o projeto ai.. no inicio e ate pronto coloca ai pra nois vê :palmas:

bruno_
23/10/2005, 15:00
Um projeto eu não tenho mas tenho ideias, não sei se viáveis!

Primeiramente poderia reforçar o monobloco com barras de ferro!!!

Segundo, no semi eixo poderia soldar uma engrenagem conica que estaria ligada a um pinhão levando movimento até uma caixa de transferencia (parecida com aquelas da f1000) saindo um cardã até o eixo traseiro com diferencial de omega!!!

é meio maluca essa ideia :lol:

shift_light
01/11/2005, 16:06
eh pod ser meio maluka mas serah q vale a pena????

pensa bemm :putz: ...

Edintruder
29/11/2005, 22:25
Claro que vale a pena! O segredo é aliviar o máximo de peso (sem vidros, sem portas, sem bancos, sem painel, sem capô e paralamas, sem tampa traseira e sem juízo :lol: ), levantar a suspensão com calços, tirar o feixe de carga e calçar as balanças traseiras, colocar um par de pneus 3k na frente, pneus finos e lisos atrás e mandar bala!!!
Original o 147 anda muito bem na areia e no barro, porque não andaria bem preparado??? O mais legal que é praticamente só depenar o carro e colocar peças tabajaras (calços) que já está pronto! Uma boa esmerilhadeira com disco de corte ajuda bastante!
Acho que vou comprar um! Basta o motor estar bom (raro), a caixa sem problemas (raríssimo) e com freios funcionando (mais raro ainda) que está tudo pronto!

Edintruder
29/11/2005, 22:31
OPA! Vale a pena usar o 147, mas não 4x4, pois fabricar um sistema de transmissão não é coisa simples e a relação do dif do omega é muito diferente da transmissão dianteira, fora que uma homocinética do ômega paga 2 fiat 147 de R$700,00!
Ah, não pode esquecer de SOLDAR o diferencial do 147 para dar tração integral aos 3k! Não pára se o motor não estragar!!! :lol:

fernandobordinhon
27/03/2006, 17:54
olá amigo, acompanho este fórum a algum tempo, não tenho gaiola mais tenho uns colegas que tem e se der certo tambem terei brevemente
vi o seu tópico e vai aí uma sugestão:(obs: somente sugestão os entendidos podem corrigir)
já que tu não quer gastar muito com o fiatinho, dá um jeito de cortar os paralamas pra ficar mais off road, tira o capô e bota uma tela que quando tu queira mexer ´fique fácil de tirar, tente aumentar a suspensão com um mecanico que entende, solde uns tubos por baixo e por cima do bicho só para reforçar um pouco , pneuzinho do tipo e manda bala, já que é um carro que tu não quer gastar muito dá umas improvisadas e mete obicho no barro até fundir, aí voce vai querer trocar de motor, o tal do gaioleiro é foda , sempre tá querendo mais.
tem esta foto que achei na rede, deixa ele ficar tipo da primeira foto, mais se fosse meu eu tirava um monte de vidro igual a segunda figura e metia uns tubos pra ficar tipo uma caminhonete, e ficaria com mais espaço, blza , só sugestão de um não entendido valeu, to mandando as fotos

fernandobordinhon
27/03/2006, 18:04
como insere uma figura nessa joça aqui, não consegui, de umas dicas por favor

NeRo
27/03/2006, 20:40
A imagem não pode ser superior a 640x480 pixels, deve ser menor que 256kb.
Clique em "Responder", logo abaixo da caixa onde você escreve o texto você verá o botão "Choose file", escolha o aquivo e clique em "Adicionar anexo", dê prever para ver se está tudo certo e finalmente, enviar. :concordo:
Abraços.

SJKCaio
28/03/2006, 09:11
Porque não instala dois motores, andou rodando na net um Gol bola com dois motores, tinha o espaço certinho no porta-malas para fazer um berço.
O acionamento dos cambios era um varão duplo, com o preço de uma caixa de transferencia vc compra um motor e sobra troco para a mão de obra.

fernandobordinhon
28/03/2006, 10:04
VALEU A DICA

fernandobordinhon
28/03/2006, 10:08
AÍ VAI A IMAGEM

André-4WD
28/03/2006, 15:14
vixi.. deu algum problema na redução da foto.. ficou pequena demais!1 Nao consegui ver direito o 147.
Aqui perto de casa tem um 147 como motor 1300 por tb L$700.. :pensativo:
Sds,
Andre

fernandobordinhon
28/03/2006, 17:31
ei pessoal, pra visualizar melhor o fiat 147 adventure,, entrem no site do cade, digite fiat 147 e clique em imagens,´ daí parece a foto do monstrengo

Tramontini
08/05/2006, 20:59
Pessoal, a alguns anos atrás tinha um fabricante de gaiolas em Belo Horizonte que montava a mecânica do Fiat 147 na trazeira (entre-eixos) e usava na parte dianteira e trazeira a mesma suspenção, 2 dianteiras, mas não tive mais notícias, andei procurando porque tenho interesse de ter uma. Hoje temos facilidade de usar as do UNO ou Fiorino.
Se alguem de Minas souber algo, fico muito agradecido. Forte abraço a todos !

chertertom
31/07/2006, 18:12
eu tenho a gaiola com motor de fiat 147
caixa de macha de fusca , suspençao de fusca trazeira e dianteira .
nao uso chassis de fusca ,uso tubulaçao .

djmane
02/08/2006, 10:28
Tenho um amigo q tem um gol CL ap1.8 pra fazer trilha, ele pago uns 1500 pila, era um gol de arrancada ja com gaiola por dentro prontinho, so lavanto o gol e colocou pneus kichutes. Mas como aqui onde moro tem muito morro, as vezes ele sobe de ré, mas vai bem.

Na minha opnião 700 pila e meio caro para um 147, com esse dinheiro da pra comprar um fusca, brasilha ou variant que eh 10x melhor, semana passada comprei um Variant II por 400 pila que esta virando uma gaiola tri massa!!!!!

bad_x
04/01/2008, 19:38
A propaganda da época do 147 já uma uma ideia.....showwwwwwhttp://img88.imageshack.us/img88/9429/20071122st7.jpg

bad_x
04/01/2008, 19:44
Tooosco mui loko
Só que isto é um PANDA 4x4 mk1, pena que não foi fabricado aqui.....
http://flog.digizap.com.br/fotos/7fbd315d8da26b35080e09c72f32f385_g.jpg

andreconrad
05/01/2008, 00:22
Pesoal da uma olhada no Kalango nao sei o site mas a ideia ate é boa claro que nao 4x4 mas a estetica dele ficou boa.Colocando a traçao atraz ficaria bom??? Acho que faltaria peso na trazeira, ou nao alguem tem uma ideia? Mas acredito que a ideia e valida de usar o 147, aqui tem pessoal usando mecanica do gol bola e chasis de cantoneira e motor ap etc.

Mas coloca os pneus cross ou autros e tenta andar e conta como ficou?

Marcio samuca
10/01/2008, 10:24
Galera Sou Gaioleiro A 4 Anos, Ja Tive 7 Gaiolas , De Tudo Quanto E Jeito, Mais Nesses Anos Todos Nuca Vi Nada De 147 Em Gaiola , A Não Ser A Cruzeta Da Barra De Direção, Agora Ha 2 Meses E Que Resolvi Pular Para Os 4x4 , Mesmo Assim Porque Não Consigo Aqui Em Minha Cidade Emplacar As Gaiolas, Mas Não Disfiz Da Minha Ta La Guardada.esta Fui Eu Mesmo Que Fiz , Todos Os Detales , Depois Posto Fotos. Abraços De Um Gaioleiro Jipero ,apaixonado Por Gaiolas.

Flávio Cadore
11/01/2008, 19:06
Um dos problemas de se usar um motor com caixa transversal na traseira é a largura do conjunto, o motor/caixa é largo, e aí se vc quizer aumentar o comprimento das balanças não dá.
Eu estou fazendo uma, motor AP e caixa de Passat 4 marchas( caixa PA e PB são mais reduzidas), vou colocar motor e caixa na traseira e o motor ficará na frente do eixo traseiro.

Marcelo A. Marchiodi
12/01/2008, 10:33
Tooosco mui loko
Só que isto é um PANDA 4x4 mk1, pena que não foi fabricado aqui.....
http://flog.digizap.com.br/fotos/7fbd315d8da26b35080e09c72f32f385_g.jpg

Isso não é um Panda...:roll:
É uma caroceria de um Fiat em cima de um chassi de algum 4x4, e não é no Brasil, pois tem diferenças ligeiras na carroceria com o nosso 147.

Isso é um Panda:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4c/Fiat_panda_1_v_sst.jpg/250px-Fiat_panda_1_v_sst.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7d/Fiat_panda_1_h_sst.jpg/250px-Fiat_panda_1_h_sst.jpg

http://static.blogo.it/motorsportblog/pandaraid.jpg

http://static.blogo.it/motorsportblog/panda2.jpg

O Panda nada mais era que um "Uno" muito simples e barato desenhado por Giugiaro e que ganhou tração 4x4 em 1983 (3 anos depois do lançamento do carro) desenvolvida pela Steyr-Puch austríaca, fabricante do Pinzgauer e Haflinger! Mais ou menos como um Ecosport 4x4, porém um pouquinho mais forte e robusto no conjunto mecânico, mas ainda assim era só um 4x4 pra usar em neve e estradas de lama.

fag.online
18/09/2008, 14:17
Salve salve pessoal. Ressusitando mais um tópico antigo. Li todas as mensagem deste tópico e também gostei da idéia. já imaginaram ele ficar assim? http://www.tudolink.com/wp-content/2007/08/fiat147_pobre.jpg
Só uma idéia maluca pra se discutir ou apenas pra ignorar.
Existe alguma redução que dê pra colocar na ponta de eixo do fiat 147 que pudesse inverter a rotação das rodas?
Dessa forma poderiase travar os braços da direção, fazendo com que a dianteira passasse a ser traseira. Colocando um conjunto de direção na tr azeira, que agora virou dianteira... Maluquisse?

Marcelo A. Marchiodi
18/09/2008, 19:58
Existe alguma redução que dê pra colocar na ponta de eixo do fiat 147 que pudesse inverter a rotação das rodas?
Dessa forma poderiase travar os braços da direção, fazendo com que a dianteira passasse a ser traseira. Colocando um conjunto de direção na tr azeira, que agora virou dianteira... Maluquisse?


Leia estes tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26762

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29095&page=3

Tem um bom material e soluções criativas do FCRacing com a caixa de redução da Kombi, que é exatamente o que você precisa, dê uma lida que vai lhe ajudar com certeza.

Outra coisa: porque travar a direção traseira!?
Porque não usar 4 roads esterçantes!?
Na Seg. Guerra houve um projeto de Jeep assim, com as 4 rodas esterçantes, só foi abandonado pois se mostrou perigoso em altas velocidades, mas em baixa velocidade sua capacidade fora-de-estrada era muito maior que o Jeep normal.

fag.online
19/09/2008, 07:54
Caro, Marcelo... obrigado pelas dicas... ja tinha passado o olho em cima destes topicos... na verdade eu tenho minha gaiola já montada e funcionando, mais sabe como a gente é ne? ta sempre querendo inventar... a achei um xodó aquele fiat 147 que postei no link... alto pacas.. pnesão... sem contar que ainda dá pra comprar um 147 destes emplacado e fazer aquilo... acho que nao existe nenhum lei que proiba levantar o carro ne?

Na verdade a minha dúvida é se a redução da kombi cabe na ponta de eixo do 147... ou se precisa fazer mta adaptação... de-repente exista até outra redução que seja tipo assim "plug-and-play"... são apenas idéias... espero que o pessoal do forum possa participar... quem sabe esse seja um proximo projeto meu, rssss

Abracos a todos e agradeço a vontade em ajudar....

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 06:45
YouTube - Comercial de lançamento do Fiat 147 - Brasil ( 1976 ) : Exército

ia ficar interessante um fiat 147 "adventure"...