PDA

Ver Versão Completa : Escapamento em Alagados



freitasjr
01/08/2005, 04:25
Olá pessoal, sou novo aqui no Forum, e estive lendo esse a respeito de atravessias em alagados e baseado nas últimas postagens, gostaria de saber se só o uso do Snorkel no motor, é suficiente p/ a atravessia ou se tb se faz necessário alguma adaptação p/ o escapamento.

Em uma das mensagens desse Fórum disseram que bastava passar com a aceleração do motor um pouco elevada p/ que a pressão na saída do escapamento tivesse força o suficiente p/ evitar a entrada de ar.

Confere essa informação ? O meu carro é um TR4 hidramático(não tem embreagem) logo manter a aceleração elevada do motor não depende muito de mim, pois quem controla mais isso é a transmissão automática.

Logo pergunto aos senhores se realmente apenas a adoção do Snorkel na entrada de ar do motor é suficiente, senão, como evitar a entrada de água pelo escapamento ? Obrigado...

Wallace
01/08/2005, 17:11
Não precisa fazer nada.
Já fiquei mais de meia hora com Cherokee automatica com lama mais alta que o escapa, tanto que sai pela janela para não abrir a porta.
Se desligar o motor pode não conseguir ligar.

freitasjr
01/08/2005, 21:22
Valeu amigo, obrigado pela explanação. Dessa forma vou providenciar apenas a instalação do Snorkel.

Edintruder
16/08/2005, 20:39
A rotação elevada é conseguida com uma marcha curta como 1a.
Emquanto o motor estiver ligado não entra água. E uma coisa, NUNCA coloque a saída do escapamento mais alta que o coletor de escapamento para não correr risco de ficar água dentro do tubo.

freitasjr
23/08/2005, 18:52
A rotação elevada é conseguida com uma marcha curta como 1a.
Emquanto o motor estiver ligado não entra água.


Ah ok :concordo: , então eu faço certo, pois quando vou passar em um alagado muito grande, traciono e reduzo e vou de 2º ou 1ª marcha caso a água for muito profunda.


E uma coisa, NUNCA coloque a saída do escapamento mais alta que o coletor de escapamento para não correr risco de ficar água dentro do tubo.


Valeu pela dica, isso eu não faço. O Snorkel eu já instalei e ficou bem legal e o que me recomendaram também, foi levantar a saída dos respiros p/ evitar a contaminação dos óleos(transmissão, diferencial, etc).
Vou aproveitar também e mandar isolar a parte elétrica, uma vez que o TR4 é a gasolina e não a Diesel. Já agendei pra deixar o carro no mecânico proxima semana pra fazer o serviço.

Valeu pela dica, cordialmente, Francisco de Freitas...

Diego Durigon
27/08/2005, 12:56
Escape alto nas bands tem uma única serventia: desviar a fumaça que atinge ocasionalmento pessoas que ficam em volta, de resto...

Edintruder
28/08/2005, 10:01
Igual a ônibus urbano!!!

Fabil
26/09/2005, 18:34
Edintruder..
onde vc viu entrar agua no motor pelo escapamento se ele estiver desligado??

até onde sei, agua e ar nao ocupam o mesmo lugar e ao mesmo tempo, ou seja p/ entrar agua, o ar dentro dos cilidros tem que sair, e por onde ele pode sair?? apenas pelas valvulas de escape ou admissao, só que as duas NUNCA ficam abertas ao mesmo tempo... entao... acho completamente improvavel de entrar algua no motor pelo escape com ele desligado.

Wallace
26/09/2005, 18:49
Oppss, as valvulas de adimissão e escape costumam ficar abertas sim ao mesmo tempo, no inicio do ciclo de admissão, onde ainda temos o termino do ciclo de escape.
Justamente saida do resto da combustão ajuda a entrada do ar ou mistura.
Mas mesmo assim é improvavel, principalmente com escape baixo.

Fabil
26/09/2005, 18:57
Wallace.. me dê um exemplo de um motor 4 tempos ciclo otto onde acontece isso ( nao vale comanado envenenado p/ motores preparados)...

T+

Edintruder
27/09/2005, 21:11
Ao desligar 1 motor ciclo otto de 4 cilindros, normalmente um cilindro pára no momento do cruzamento das válvulas, ou seja, admissão e escapes abertas ao mesmo tempo. Esse cilindro vai deixar o ar retornar junto com a pressão da água até o nível da lâmina da água. Se a água chegar até o coletor de admissão, os outros cilindros vão puxar a água no tempo de admissão causando um calço hidráulico. Claro que não é coisa instantânea (apagou já era), leva um tempinho até a água percorrer esse caminho.


só que as duas NUNCA ficam abertas ao mesmo tempo...

Ops, o comando mesmo original tem um avanço de aproximadamente 5 graus na abertura da válvula formando o cruzamento das válvulas. Em um motor onde se necessita de mais torque, o comando terá um tempo de abertura menor, mas mesmo assim esse cruzamento existe, num motor onde é prezado o desempenho, rotações mais elevadas e maiores cvs, esse comando tem um cruzamento ainda maior.
Vale notar que o comando tem os picos com diferenças de 45 graus e principalmente "não são quadrados", e ao longo do corpo do ressalto, nota-se calramente o ponto onda as duas válvulas estarão sendo pressionadas ao mesmo tempo, uma fechando e a outra abrindo.

Wallace
27/09/2005, 22:55
Wallace.. me dê um exemplo de um motor 4 tempos ciclo otto onde acontece isso ( nao vale comanado envenenado p/ motores preparados)...

T+Vou arriscar que todo o carro com motor ciclo Otto (gasolina ou alccol) que você encontra a venda hoje zero no mercado nacional tem ambas as valvulas abertas ao mesmo tempo (cruzamento).
Cuidado que um comando pode ser mais esportivo e somente ter um maior levantamento e não mais abertura (tempo) e mesmo com mais abertura não necessariamente o cruzamento é maior, mas normalmente sim.
Mas em provas de loga duração existe uma tecnica de preparação que visa potência, mas com economia de combustivel, ai podemos ter grandes aberturas e levantamentos com pequenos cruzamentos.