Ver Versão Completa : Tanque combustível
Olá galera,
Alguém sabe informar da necessidade de: Na confecção de um tanque de combustível com capacidade de + - 80L, colocar umas paredes internas para que durante o movimento do veículo o líquido fique + - estabilizado controlando assim o peso do seu movimento de um lado para o outro, assim não afetando em demasia a estabilidade do veículo?
Será que alguém vai entender o que quis dizer? Ou tá muito complicado?
Américo ( 100 complicações ) :lol: :lol: :wink:
scislewski
23/10/2003, 14:57
Acho que seria uma boa... diminui a inercia do combustivel dentro do tanque :shock:
Pois é cara, também acho!! O problema é que isso procede pra tanques de combustível pequenos, assim como os dos carros de passeio? Pois os que tansportam grandes quantidades usam esse método. Alguém se habilita a dar uma dica???????
Américo
scislewski
23/10/2003, 16:39
Ja vi colocarem isso em tanques por tres motivos
1o. O combustivel nao balanca a traseira do carro
2º A boia sofre menos variação
3º Qto menos mexer no combustivel, menos evaporacao ..
Acho que é aceitavel colocar em tanque que são muuuuito largos
como o do maverick por exemplo que tem 20 cm de altura e quase 1 metro de largura..... :shock:
Pois é cara, também acho!! O problema é que isso procede pra tanques de combustível pequenos, assim como os dos carros de passeio? Pois os que tansportam grandes quantidades usam esse método. Alguém se habilita a dar uma dica???????
Américo
:D Fala Américo!!!
:D Já mandei fazer 3 tanques. 2 para o meu Jeep e 1 para o jeep do meu brother. Todos tem as paredes "corta onda"! :wink:
[]'s
marcelo nunes
17/01/2004, 17:06
Aí galera! :D ! O meu CJ está com a carroceria fora do chassi e já quase na chapa. Minha dúvida agora é quanto ao tanque. Preciso de mais autonomia e não sou chegado a andar na BR116 com um galão cheio de gasolina pendurado na traseira à mercê e sob a mira dos caminhões. Como também não pretendo colocar um tanque atrás, no meio das travessas, pra não dar trela ao vistoriador de eventual inspeção, pretendo colocar um segundo tanque, do CJ mesmo, no lugar da caixa de ferramentas, emendando os dois com tubulação soldada e mantendo o bocal original. Dois caras que fizeram o mesmo me disseram que deu tudo certo. Outros dizem que nunca viram um tanque duplo desses funconar como se deve. Alguém tem como me dar uma luz :idea: :?: :?:
Valeu
leopoldo
17/01/2004, 18:04
Sobre o quebra ondas:
Quanto maior o tanque maior a necessidade do(s) quebra onda.
Isso evita que numa parada brusca o choque do combustível com a parede do tanque rompa a parede ou entorte o tanque.
Isso também evita aquele barulho irritante de boia subindo e descendo.
Uma chapa soldada nas laterais e com passagens em cima e em baixo de uns 2 cm é o suficiente.
Sobre o tanque duplo:
Já ví alguns. É melhor conectá-los com mangueiras e não com tubos soldados pois a movimentação da carroceria pode romper a conecção.
Para facilitar o abastecimento, eu colocaria outro bocal de tanque. É só ir a um desmanche e remover de uma carroceria o suporte do bocal do jeep.
Sem isso, fica um parto na hora de abastecer.
É interessante também colocar uma válvula de esfera para cada tanque para comandar quem está alimentando a bomba.
marcelo nunes
17/01/2004, 19:40
O que imagino é fazer uma interligação para a comunicação de gasolina próxima à base de ambos os tanques com umas 2" de diâmetro, e uma mais estreita unindo os topos para que o ar circule entre ambos durante o abastecimento, senão vai afogar mesmo.
Tomando ocuidado para fazer respiros independentes e um sistema desborbulhador de boa capacidade, porque em inclinações mais pronunciadas a gasolina vai correr para o tanque que estiver mais baixo.
Se alguém tiver idéias a respeito, estou atento :shock: a toda e qualquer ajuda.
leopoldo
17/01/2004, 20:05
Na minha opinião, em termos de segurança, uma tubulação de 2" dentro da cabine ou por baixo do jeep é pedir problema e dos grandes.
Gasolina é um bicho meio irriquieto.
Eu pelo menos nunca faria isso.
2 tanques tudo bem, mas com as tubulações isoladas até uma válvula de fechamento do tipo esfera, num T com outra válvula esférica daí até a bomba.
Mas isso é minha opinião, não serei eu que estarei em cima de uma bomba em potencial, aliás, nunca concordei nem com o tanque do jeep dentro da cabine. Imagine 2.
Também sei que tem falta de espaço em baixo, mas com aço inox, um bom soldador e a remoção da travessa intermediária traseira, tem-se-lá um bom espaço. Talvez os 60 lts mínimos. Já é alguma coisa.
Essa é a minha sugestão.
Luiz Claudio
17/01/2004, 23:08
Preciso de mais autonomia e não sou chegado a andar na BR116 com um galão cheio de gasolina pendurado na traseira à mercê e sob a mira dos caminhões. Como também não pretendo colocar um tanque atrás, no meio das travessas, pra não dar trela ao vistoriador de eventual inspeção, pretendo colocar um segundo tanque, do CJ mesmo, no lugar da caixa de ferramentas, emendando os dois com tubulação soldada e mantendo o bocal original.
Marcelo,
No tópico "Tanque de baixo do Jeep" ( www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1248&postdays=0&postorder=asc&start=0 ) o pessoal estava debatendo as possibilidades de instalação do tanque, e nosso colega Jeepléo cita o seguinte:
"...Um tanque grande de inox de fora a fora no lugar do original: O cara que vai fazer o tanque pega o molde original e o estica até o outro lado do Jeep (tirando a caixa de ferramentas original). Os que vi prontos ficaram com mais de 110 litros..."
Antes do Engesa eu tinha um CJ 75 e o que mais me incomodava nele era justamente ter o tanque sob o banco......Mas se você não pretende alterar isso, talvez essa seja mais uma idéia pra pensar a respeito......Em vez de 2 tanques com tubulação e tudo mais, colocar um só maior de fora a fora....
Eu particularmente nunca vi um tanque desses instalado e por isso não sei se é uma adaptação simples, mas caso você se interesse é só dar uma boa pesquisada...
[]'s palpiteiros...
:D :D :D
Carvalho
18/01/2004, 10:06
Tenho um tanque no meu CJ3B de aprox. 70 litros embaixo dos bancos com parede corta onda , suspiro e tudo mais. É um desastre: porque é difícil encontrar uma boia confiável, chacoalha mais, a tampa de combustível é adaptada , tira a originalidade , perde-se a cx de ferramentas , é mais peso.......afinal com tantos postos por perto, 40 litros + galão ,não é razoável?
:D Salve Galera!!!!
:D Já fiz um tanque de 80 litros, que vai por baixo dos 2 bancos. É ruim! A bóia nunca vai funcionar devidamente. O bocal é baixo então, numa inclinação lateral, toda a pressão dos 80 litros fica na tampa, vazando alguns preciosos litros! Não há tampa convencional que evite isso! Só se vc usar uma tampa de reservatório de água do radiador, com rosca, sem chave. Aí é necessário, obviamente, mudar o gargalo... Válvulas esféricas podem vazar com relativa facilidade.
:D Na minha opinião, se quiserem aumentar a capacidade, sem ter problemas, ou ponham um tanque maior na traseira, entre as longarinas do chassi, ou em cima atrás dos bancos (aí só cabem 2 pessoas no jeep), ou ponham + 1 tanque original embaixo do banco do carona. Nesse último caso, façam uma simples conexão em "T" por baixo do assoalho, fazendo os 2 tanques esvaziarem juntos. Ah sim, mesmo um tanque inteiro, por baixo dos 2 bancos, terá que ter 2 saídas e essa conexão em "T" por baixo. :wink:
[]'s
marco cruz
19/01/2004, 17:32
Giovanni,
Como seria essa conexão?
Será que ficaria bom?
Giovanni,
Como seria essa conexão?
Será que ficaria bom?
:D Grande Marco!!!
:D É bem simples. Usa-se mangueiras de gasolina, normais de 6mm, e um T para mangueiras, de ferro ou latão. Não use de plástico. Ligue as 2 saídas dos tanques no T e dali pra frente uma mangueira até a bomba. Como são 2 tanques, já existe suspiro para os 2... A gasolina vai baixando dos 2 ao mesmo tempo, talvez em inclinações ela vá encher um dos tanques e esvaziar outro, mas como a ligação é dupla, sempre terá gasolina na mangueira que vai até a bomba. :wink:
[]'s
marco cruz
19/01/2004, 21:07
Grande Mestre dos Mestres Giovanni,
É isso aí.
Com isso, fico com 90l de capacidade, o que me dá mais de 600 km de autonomia... Aí com 2 tanques dá para chegar em POA e conhecer as trilhas gaúchas...
Fala Gente.... :D
Só pra acompanhar o debate...
mas 2 tanques tem o incoveniente de pagar o dobro quando for encher... :? :(
Mas em compensação anda o dobro também.... :D
[]'s
Eugênio
marcelo nunes
02/02/2004, 16:32
Estou colocando segundo tanque no lugar da caixa de ferramentas, com dupla tubulação, retorno, desborbulhador e o diabo a quatro por quatro.
Só um detalhe, o "T" que o Giovanni mencionou NÃO PODE SER DE LATÃO!!
Use de ferro, alumínio ou até de plástico de boa qualidade (o PVC em geral não é ofendido pela gasolina), JAMAIS LATÃO!!
O Latão é liga de Cobre e Zinco e o Cobre é o catalisador de oxidação da gasolina, ou seja: se você usa tubulação de gasolina ou "T"s de latão ou cobre, já sabe agora o motivo da gasolina formar goma no carburador...
marcelo nunes
02/02/2004, 16:37
Alguém tem ou sabe quem tem o bocal do tanque? O que eu preciso é a peça que fica soldada à carroceria , não o cano. Coloquei uma foto abaixo.
Obrigado
Só um detalhe, o "T" que o Giovanni mencionou NÃO PODE SER DE LATÃO!!
O Latão é liga de Cobre e Zinco e o Cobre é o catalisador de oxidação da gasolina, ou seja: se você usa tubulação de gasolina ou "T"s de latão ou cobre, já sabe agora o motivo da gasolina formar goma no carburador...
:D Grande Marcelo!!!
:D Opa! Não sabia disso... Ainda bem que no meu é tudo de ferro... Só mensionei o latão pq é fácil de se encontrar as conexões "T", nesse material... :wink:
[]'s
marcelo nunes
04/02/2004, 08:13
Pouca gente sabe disso Giovanni, principalmente dentro das montadoras...
Tenho bons causos envolvendo a VW, a Ford e o uso de cobre e latão nos carros e nas instalações industriais.
Aguem sabe se é uma boa a construção de tanques de conbustivel, no meu caso para alcool, de fibra de vidro, visto que tenho visto varias motos custonizadas com tanques deste materia
marcelo nunes
04/02/2004, 11:40
O manômero de estireno, que é integrante da resina usada com a fibra de vidro, é atacado a muuuuuuuito looooooooongo prazo pela nafta que é eventualmente adicionada ao álcool hidratado, quando há escassez desse combustível.
Ou seja, vai demorar um bocado, mas um dia vai vazar álcool. Mas com gasolina seria bem pior.
EduardoLang
04/02/2004, 12:33
Marcelo,
Me diz uma coisa:
Por que é então que a entrada da gasolina no carburador é feita por um caninho de metal amarelo??? Não serio o tal latão????
Será que pos fabricantes não sabem disso?????
sds
marcelo nunes
04/02/2004, 13:12
Nem tudo que reluz é ouro. Nem tudo que balança cai, só eu quando tô bêudo...
Tem muita liga de metal amarela por aí, mas certamente essa da entrada do carburador é alguma que não tem cobre pois a Solex e a Weber não comem bola assim, eles conhecem bastante a respeito de gasolina. Pode reparar que as válvulas de bóia, giclês, respiros e bujões do carburador também são amarelados.
Quando tem cobre, ou seja, peças de reposição de fabricantes "menos qualificados", ficam esverdeados com o tempo e formam a tal goma, que nada mais é que um subproduto do combustível oxidado.
Mas eu, pela Petrobrás, já tive que socorrer algumas montadoras, por diversas vezes, que tinham sérios problemas de oxidação de gasolina e o problema era uma arruelinha aqui, um caninho acolá...