PDA

Ver Versão Completa : Pneus de Diametros diferentes na Grand Cherokee 95



Roger XJ
25/07/2005, 13:59
Olá pessoal

Acabei de adquirir uma Grand Cherokee limited 95, e minha intenção é trocar os pneus dela. O Dono antigo, para por o carro pra vender, substituiu os penus traseiros por pneus mais novos Yokohama Geoland, o prolbema é q eles tem medidas BEEEEEEEM diferentes dos dianteiros.

Traseiros: 265/70/15
Dianteiros (medida original): 225/75/15

Uma diferença de 4,66%!

Não pretendo rodar mais até trocar os 4 pneus, mas gostaria de saber: Que problemas essa diferença poderia acarretar, sabendo que a cherokee possui 4x4 permanente?

cristiano
25/07/2005, 14:05
Segundo meus conhecimentos, por a Cherokee tem diferencial central não existe probabilidade de avarias no sistema, como aconteceria em outro jeep... mas acredito que fica um pouco desequilibrado e digamos... desproporcional...

Wallace
25/07/2005, 16:24
Negativo, pode avariar sim.
Se for um veiculo padrão importado legalmente:
No caso da Grand Cherokee é um aclopamento viscoso que quando tem diferença de rotação vai transferir a tração para frente, pois normalmente ela é só traseira. Mas pode sozinha bloquear totalmente o diferencial central pela diferença de rotação.
Não deve colocar a reduzida.
Outra coisa, ele não é aro 16? Pelo que me lembro as Grand são todas aros 16...

Roger XJ
25/07/2005, 17:03
acho q só as 96 em diante sao 16...

as 95, segundo uma loja de pneus chamada Roadstone, sairam com aro 15, nas medidas 225/70/15, 225/75/15 e 235/70/15

Sergio Rocha
25/07/2005, 20:22
Qualquer 4x4 deve usar o mesmo diametro de pneus nas 4 rodas.
[]'

Wallace
26/07/2005, 03:49
Nem sempre... já vi um que usava pneus 33 na frente e 35 atrás, mas com relações de diferenciais diferentes para acertar.

cristiano
26/07/2005, 08:36
Wallace, Mas quando tem diferencial central, esse problema de pneus diferente é corrigido, não ?! (talvez a melhor palavra não seja corrigido)

[]´s quase de recuperação :mrgreen:

Wallace
26/07/2005, 23:22
Sim, mas a Grand Cherokee não tem propriamente um diferencial central como a Defender, o Niva, a Pajero e a Cherokee Automatica (Sport).
Ela tem um acoplamento viscoso como falei acima.

Roger XJ
27/07/2005, 16:25
Pessoal, obrigado pelas respostas

Acabei de trocar os pneus, e coloquei os antigos à venda

Marcelo Carvalhal
28/07/2005, 00:16
Grand Cherokee
As rodas originalmente vinham em qualquer modelo (LAREDO OU LIMITED) aro 15", somente a ediçao ORVIS", tinha opção de vir com aro 16", e os eram pneus 215/70/15", e na ORVIS" 225/75/R16" sempre GOODYEAR GSA
Á parti de 96 os modelos LAREDO vinham com aro 15" e as LIMITED com aro 16", inclusive no estepe, lembrando quando modelos importado inicialmente pela antiga CHRYSLER.
As variaçoes de diferenciais traseiros não existiam em 95, no caso de modelos, mesmo sendo limited mas 6 cilindros somente vinham com DANA 35, sem acoplamento viscoso, mas com tração positiva, nos modelos V8 canadenses era usado DANA 42, sem acoplamento viscoso e tração positiva
O acoplamento viscoso só começou na linha JEEP em 1996, com DANA 44, lembrando que o acoplamento viscoso é no eixo traseiro e com funcionamento por fricção e temperatura, igual a sexo esquentou, acoplou engatou saiu, mas somente em 70 % de bloqueio
A partir de 1996 é iniciado o cambio 44RH ou o QUADRATRACK, que distribuia a tração por meio do diferencial central em 70% na traseira e 30% na dianteira, esta distribuição é feita de maneira mecânica como nos câmbio tipo CVT de marcha ou o mesmo sistema das SCOOTER sendo diminuida em até 60% traseira e 40% dianteira na posição FULL TIME, 50% 50% em posiçao LOW
Isto são dados reais sem chutes!!! é so confirmar em conssecionário autorizado CHRYSLER / JEEP, que hojem dia ficou com as revendas MERCEDES BENZ 8)

Wallace
28/07/2005, 10:13
Desculpa Marcelo, mas esta quase tudo errado!
Muito chute, e quem costuma falar mais besteira é a autorizada!
Recomendo fortemente a só ter como fonte material escrito pela propria fabrica, de preferencia preto no branco.
Somente alguns poucos sites tem informação correta.

Uma dica, quando alguem falar em % que não for 100% desconfie que 99% das vezes é besteira.

Primeiro entenda que tem 3 coisas que nào tem nada a ver uma coisa com a outra fora serem montadas no mesmo veiculo.
Eixo é uma coisa, caixa de transferencia é outra e cambio e outra.
Acoplamento visco não tem nada a ver com Dana 44, Dana 35, Dana 42, Eixo ou bloqueio de diferencial.
Acoplamento é da caixa de transferencia. O acoplamento viscoso é da caixa de transferencia Quadra Track sim, mas ela foi inicialmente usada na Wagonner de 1973!
Ela normalmente transfere 100% da tração (ou torque) para o eixo traseiro.
Quando ocorre diferença de rotação entre os cardans (normalmente porque o eixo traseiro esta com alguma roda patinando) os discos do acoplamento viscoso vão gerar calor o que vai fazer o silicone do acoplamento dilatar e assim começar a transferir a tração para o eixo dianteiro. 100% da tração (ou torque) pode ser enviada para o eixo dianteiro.
Como pode ver nada de 30, 40, 60 ou 70% nem nada tipo CVT ou Scooter.
Em reduzida como toda as caixas de transferencia da linha Jeep os cardans ficam ligados mecanicamente sendo obrigados a girar na mesma rotação (nada de 50%).

Ao que me consta todas as ZJ importadas oficialmente no Brasil usam a Quadra Track.
As WJ (em 99) usam a Quadra Track II (que é basicamente a mesma coisa da Quadra Track) e algumas Limited tem a Quadra Drive (normalmente as que tem teto solar).
A Quadra Drive usam os gero rotores hidraulicos Vari lok tanto na caixa de transferencia como nos eixos, permitindo assim transferir 100% da tração (ou torque) para uma única roda.
De 96 a 98 é tem a nova transmissão 44RE para as ZJ (Grand Cherokee Limited aqui no Brasil) com motor 5.2 em substityuição a 46RH que é usada de 93 a 95.
As 5.9 usam a 46RE e as 4.0 usam a 42RE.
E as WJ em 99 usam as 45RFE com os motores 4.7.

O bloqueio de eixo ou de diferencial é o de deslizamento limitado (fora quando se tem o Vari-lok nas WJ) Trac lok da Dana. É um bloqueio de discos similar ao aqui chamado tração positiva da Ford. Este 70% que todos falam e não tem nada a ver com nada, e vem de uma propaganda antiga da Ford que falava que se ganhava em até 70% de tração com a tração positiva.

O Dana 44 da ZJ (apartir de 95) não é mais interesante que o dana 35, pois é um dana 44 de aluminio na bola do diferencial!

Dana 42 na linha jipe desconheço, mas tinha o dana 41 em alguns modelos de 46 a 50...

Recomendo só confiar em fontes impressas e de preferencia da propria Jeep.
Sites é onde se encontra muitas besteira, conheço poucos confiaveis.
No boca a boca esquece... 99% é besteira...

99% do que citei aqui tenho documentado em papel, normalmente da propria Jeep, muitas vezes em ingles.

Sergio Rocha
28/07/2005, 11:54
Nem sempre... já vi um que usava pneus 33 na frente e 35 atrás, mas com relações de diferenciais diferentes para acertar.


Wallace

Claro q se conseguir compensar na relação vc pode usar qualquer pneu. :evil:


Em siruação NORMAL os pneus devem ser do mesmo tamanho, e de preferencia iguais, marca, modelo e até desgate. :lol:

[]' :concordo:

Marcelo Carvalhal
28/07/2005, 23:43
Desculpa Marcelo, mas esta quase tudo errado!
Muito chute, e quem costuma falar mais besteira é a autorizada!
Recomendo fortemente a só ter como fonte material escrito pela propria fabrica, de preferencia preto no branco.
Somente alguns poucos sites tem informação correta.

Uma dica, quando alguem falar em % que não for 100% desconfie que 99% das vezes é besteira.

Primeiro entenda que tem 3 coisas que nào tem nada a ver uma coisa com a outra fora serem montadas no mesmo veiculo.
Eixo é uma coisa, caixa de transferencia é outra e cambio e outra.
Acoplamento visco não tem nada a ver com Dana 44, Dana 35, Dana 42, Eixo ou bloqueio de diferencial.
Acoplamento é da caixa de transferencia. O acoplamento viscoso é da caixa de transferencia Quadra Track sim, mas ela foi inicialmente usada na Wagonner de 1973!
Ela normalmente transfere 100% da tração (ou torque) para o eixo traseiro.
Quando ocorre diferença de rotação entre os cardans (normalmente porque o eixo traseiro esta com alguma roda patinando) os discos do acoplamento viscoso vão gerar calor o que vai fazer o silicone do acoplamento dilatar e assim começar a transferir a tração para o eixo dianteiro. 100% da tração (ou torque) pode ser enviada para o eixo dianteiro.
Como pode ver nada de 30, 40, 60 ou 70% nem nada tipo CVT ou Scooter.
Em reduzida como toda as caixas de transferencia da linha Jeep os cardans ficam ligados mecanicamente sendo obrigados a girar na mesma rotação (nada de 50%).

Ao que me consta todas as ZJ importadas oficialmente no Brasil usam a Quadra Track.
As WJ (em 99) usam a Quadra Track II (que é basicamente a mesma coisa da Quadra Track) e algumas Limited tem a Quadra Drive (normalmente as que tem teto solar).
A Quadra Drive usam os gero rotores hidraulicos Vari lok tanto na caixa de transferencia como nos eixos, permitindo assim transferir 100% da tração (ou torque) para uma única roda.
De 96 a 98 é tem a nova transmissão 44RE para as ZJ (Grand Cherokee Limited aqui no Brasil) com motor 5.2 em substityuição a 46RH que é usada de 93 a 95.
As 5.9 usam a 46RE e as 4.0 usam a 42RE.
E as WJ em 99 usam as 45RFE com os motores 4.7.

O bloqueio de eixo ou de diferencial é o de deslizamento limitado (fora quando se tem o Vari-lok nas WJ) Trac lok da Dana. É um bloqueio de discos similar ao aqui chamado tração positiva da Ford. Este 70% que todos falam e não tem nada a ver com nada, e vem de uma propaganda antiga da Ford que falava que se ganhava em até 70% de tração com a tração positiva.

O Dana 44 da ZJ (apartir de 95) não é mais interesante que o dana 35, pois é um dana 44 de aluminio na bola do diferencial!

Dana 42 na linha jipe desconheço, mas tinha o dana 41 em alguns modelos de 46 a 50...

Recomendo só confiar em fontes impressas e de preferencia da propria Jeep.
Sites é onde se encontra muitas besteira, conheço poucos confiaveis.
No boca a boca esquece... 99% é besteira...

99% do que citei aqui tenho documentado em papel, normalmente da propria Jeep, muitas vezes em ingles.


NOSSA :shock: :shock: :shock: , COMO ESTOU ERRADO, deve realmente ter dado muito trabalho pra vc ter que se contradizer, copiou tudo bem direirtinho, sugiro que vc releia o que anteriormente vc escreveu :parede:
Realmente eu chuto tudo, vc que está certo, afinal precisa das informaçoes melhor do que eu porque precisa disso pra viver, quem realmente me conhece e sabe o que faço com certeza vai acreditar muito mais no que vc escreveu, do que eu falei, aliás está quase tudo certo viu, um dia quando entender de JEEP, vou te perguntar alguma coisa, por enquanto vou usar suas respostas como literatura para quando estiver com prisão de ventre :twisted:
Fica tranquilo não vou falar mais nada, o problema é que vc vai ter de provar o que fala, nunca contestei nehuma resposta que vc deu, sempre respeitei, como eu gosto de uma birrinha, acho que me dar ao trabalho de sempre provocar:mrgreen: :mrgreen:

Wallace
29/07/2005, 19:58
Caro Marcelo,
Em principio, felizmente já tenho minha vida garantida.
O que sei de Jeep é por gosto e me interesso, incluindo ai a compra de literatura (mais livros que revistas).
Se hoje ganho algum dinheiro com fora de estrada é porque faço o que gosto e não porque preciso.
No mais tenho outra atividade remunerada também.
Não vi onde me contradizei, se puder me informar eu fico agradecido.
Ao contrario de você não estou aqui para disputar quem esta certo ou não ou para provar algo. Mas para ajudar os outros.
E isso implica em informar quando alguem informa algo errado.
Se voce não entende que um forum é para cada um colaborar com o que pode, incluindo informar os erros não sei para que voce acha que serve. Não acredito que seja para se promover, se mostrar ou algo do genero.
Partipe acertanto ou errando, concordando ou discordanto, voce tentou o que é louvavel, mas não aceitou uma critica o que é triste.
Eu não acho que preciso provar o que falo, por questão de disputa ou por ego, mas posso fazer para que alguem não fique na duvida.

Marcelo Carvalhal
29/07/2005, 20:51
Sr. Walace
Desculpe se fui muito rude em meus comentários, acho que exagerei e admiro uma pessoa que não responde ignorância com o mesmo, não estou no fórum para disputar nada, não tenho tempo pra isso e realmente não ligo pra isso fui convidado por outra pessoa que poucos sabem tem um potencial que talvez nimguem aqui saiba, inicialmente estava curtindo muito a brincadeira mas ai arrancarão meu tópico até por um pouco de desinformçao minha a respeito do uso de imagens, que mesmo assim não eram no conteudo que foi taxado
Se vc não sabe sou muito mais maníaco em JEEP que vc pode pensar, ao ponto de mudar em determinado momento o rumo da minha vida profissional só para atender minha paixão.
Mas isso é outro assunto, devagar vc vai me conhecer
Vlaeu :concordo:

Wallace
29/07/2005, 21:11
Só uma fotos para ficar claro para quem tem duvida.
Sem disputas e sem querer provar algo.

Wallace
29/07/2005, 21:16
Mais algumas

Luiz Carlos JUMA
30/07/2005, 13:16
acho q só as 96 em diante sao 16...

as 95, segundo uma loja de pneus chamada Roadstone, sairam com aro 15, nas medidas 225/70/15, 225/75/15 e 235/70/15

A minha viatura é 95 e tem as rodas aro 15 mesmo, aproveitando,
os pneus dianteiros são novos, 235/75/15 só que na trazeira, as medidas são diferentes: um pneu é 225/75/15 e o outro é 235/75/15, essa diferença de tamanhos no mesmo eixo pode dar problemas?

Outra dúvida? 225 é a largura e 75 é a altura do pneu, certo??

Luiz JUMA
cherokee '95 limited

Se Maomé não vai a montanha... é por que ele não tem um Jeep.

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 00:02
Sem querer provar nada apenas explicando!!!

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 00:17
ainda apenas algumas partes do passado!!!!

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 00:42
Só uma fotos para ficar claro para quem tem duvida.
Sem disputas e sem querer provar algo.

Puxa vida, bem legal vc ter esse manualsinho sobre os sistemas de tração ele era distribuido nos concessionários para os compradores da linha JEEP, mas tivemos de tirá-lo de ediçao, ele contém varios erros de interpretação a respeito dos sistemas de tranferência, priciplamente nas SELECTRAC - e eplicação sobre o acoplamento viscoso nos eixos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Desculpe.... pode jogar fora, eu te mando o correto se precisar, aliás as correções forao feitas por mim :mrgreen: :mrgreen:

samukanvas
31/07/2005, 01:10
Cs dois num entendem porcaria nenhuma.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Acho que isso é desculpa pro amor que sentem um pelo outro.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 01:22
Depende, ele vai mexe gostoso como vc :mrgreen:

fica keto!!!

Wallace
31/07/2005, 20:35
Caro Sr. Marcelo Carvalhal,

Voce poderia tentar ser mais educado.
O fato de voce ter sido vendedor de carros não quer dizer nada, normalmente até é pior!
Coloque aqui as informações tecnicas que você tem e que somente voce conhece pelo visto.
Já que como Engenheiro Mecânico gosto muito de literatura tecnica, mesmo antes do tempo que trabalhei a Albarus (Dana).

Marcelo Carvalhal
31/07/2005, 21:13
Qunado falar em educação lei suas respostas, o que te mostrei não é material de vendas, vc ainda não sabe tudo sobre min, não tente menosprezar a profissão de vendedor de carros, afinal se não fosse um talvez vc tivesse comprado uma BLAZER!!
Se vc acha que ENGENHEIRO MECÂNICO te agrega algum valor a nivel de discussão, vou começar a ser tão técnico para vc entender melhor o que escrevo.
Infelizmente não não sou ENGENHEIRO, apenas eletromecânico formado pelo CEFET, do rio de janeiro, e só consegui completar meu curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E COMERCIO EXTERIOR, trocando muito o´leo e pastilha, e depois ainda tive tempo de sair BACHAREL em DIREITO, coisa que hoje não me agrega nada, já que fui irresponsável e mudei mues rumos por pura paixão.
Vou postar só mais algumas coisinhas, e vou encerrar a discução que na minha opinião já parece briguinha de EGO!!!

samukanvas
31/07/2005, 22:25
Aiaiaiaiaiai..... vamos maneirar....

Wallace, num liga pra esse animal não que ele é pura paixão jipe.... :wink:

Marcelo, num liga pro wallace não que ele tá cri cri nessa história de vcs.... :wink:

Wallace e Marcelo, num liga pra mim não que eu nem era pra estar aqui..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


[]'s sem entender nada de jeep..... meu negócio é samurai (jipe de macho) :palmas: :dance:

Roger XJ
01/08/2005, 13:21
A minha viatura é 95 e tem as rodas aro 15 mesmo, aproveitando,
os pneus dianteiros são novos, 235/75/15 só que na trazeira, as medidas são diferentes: um pneu é 225/75/15 e o outro é 235/75/15, essa diferença de tamanhos no mesmo eixo pode dar problemas?

Outra dúvida? 225 é a largura e 75 é a altura do pneu, certo??



sim, mas esse 75 é uma porcentagem da LARGURa, portanto, vc tem pneus de diametros diferentes, rodando no mesmo eixo

as medidas do pneu são dadas usualmente como largura em mm/perfil em porcentagem da largura/ aro em polegadas

225 é a largura em mm do pneu, 75 é a altura do PERFIL em % da largura. Portanto, um pneu 225/75/15 tem 225 mm de largura, 225 x 0,75 = 168,75 mm de perfil e 15 polegadas de aro

calculando a diferença dos seus pneus aqui http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm , eles tem 2,09% de diferença..........não sei se uma diferença pequena como essa afetaria ou não o acoplamento viscoso

equipeminas4x4
01/08/2005, 14:01
Luiz,

Se não tiver bloqueio de diferencial, isso não dá problema nenhum, qd estiver em 4x2. Qd vc usar o 4x4, ae sim, isso começa a afetar. Falo por experiência própria. Usava 235 e tinha um estepe 205 no Vitara. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s...

Wallace
01/08/2005, 17:26
O Juma pode ter o mesmo problema, do acoplamento do central jogar a tração para frente.
Seria bom deixar os 4 pneus iguais.

Luiz Carlos JUMA
01/08/2005, 19:07
Obrigado pelas dicas pessoal, se der tudo certo vou trocar os pneus trazeiros, mas por enquanto estou desanimado com a viatura, fui viajar até Itanhaém ontem, e quebrou a barra estabilizadora, a 80 km/h quase fiquei sem direção,(detalhes no tópico cherokee blindada parte II o drama), hoje ao levantar no mecânico já ví que as duas coifas estão furadas, e a caixa de direção também começou a apresentar uma folga que no final da viagem estava bem pronunciada, e tudo isto depois de retirar o jeep e ter escutado na loja que o jeep tinha passado por uma meticulosa revisão :cry: engraçado é que a loja é super conceituada aqui na região, e foi indicada por vários amigos, sei lá :shock:

também meu painel parecia uma arvóre de natal, a luz da injeção acendeu três vezes, e a do abs duas apesar do motor não ter dado nenhum sinal de problema, espero que seja a gasolina...do abs, espero que não volte mais... o pior que fui numa oficina de um amigo e não deu para passar o scaner... que de 95 para baixo o contato é diferente, só tem scaner na concessionária :evil:

A loja garante que tudo vai ser resolvido, sem gambiarras, espero... mas se não der vou ter que devolver o jeep :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:


passarinho que anda de jeep sabe o ( . ) que tem...

jobh
11/04/2006, 01:19
pessoal, nao sei se estou perguntando a mesma coisa que o companheiro,mas se tenho pneus 225/7015 na dianteira e 225/75/15 na traseira posso ter problemas?
valeu!
acho que perguntar nao ofende ne- :parede: :?: :!: :roll:
abraço procês,JÔ

Wallace
11/04/2006, 13:17
pode sim

reybelo
11/04/2006, 17:12
Um dos pontos que parece nao estar muito claro para alguns (alem dos detalhes do diferencial, aclopamento etc...) e o tamanho dos pneus.

Por exemplo, um pneu 225/75 R15
225 = Largura
75 = Altura corresponde a 75% da largura (portanto 225/75 e DIFERENTE do 235/75, pois 75% de 235 e + do que 75% de 225)
R = Raio (aro 15, 16 etc...)

Um site muito util, para calcular a diferença de altura, raio, largura e ate erro no painel e:

http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp?action=submit

Nao esquecendo que esses dados sao baseados na medida "padrao", mas que pneus de marcas e desenhos diferentes, podem ter tamanhos ligeiramente diferentes, mesmo assinalando am mesma medida