PDA

Ver Versão Completa : Carretera Austral Páscoa 2012 - Algumas dúvidas



netuno
01/02/2012, 11:02
Pessoal, estou planejando para abril próximo minha segunda viagem ao Paraíso - Carretera Austral. Estive por lá em fevereiro de 2010, mas passei muito batido pois o meu destino final era Ushuaia. A idéia é curtir com calma as belezas outonais da região, pelo menos por uma semana, embora o ideal seria um pouco mais. Fiz a viagem a maior parte do tempo sózinho, tendo a companhia de um genro meu apenas no trecho entre Bariloche e Ushuaia.

Para a viagem deste ano arrecadei uma pequena legião de amigos (6 a 8), mas alguns não dispõe de todo o tempo planejado para a viagem (18-20 dias), partindo do sul do RS, e a idéia seria entrar na expedição indo via aérea até Neuquen ou Bariloche p.ex. e alugar um carro.

Pergunto aos mais experientes: é possível alugar um carro na Argentina e ingressar no Chile, provávelmente pelo Passo Futaleufú? Qual o valor estimado da diária de um 4x4?
Caso contrário, qual seria a sugestão, p. ex. a cidade chilena mais próxima da Carretera, com aeroporto e locadora de veículos, Palena, ou mesmo Coyhaique, seria possível?

Uma outra pergunta aos viajantes que estiveram recentemente pela região dos 7 Lagos argentinos: Angostura, Vila Traful, San Martin etc... ainda estão muito afetados pela erupção do vulcão no ano passado? Ainda está valendo a pena dar um giro por alí?

Agradeço desde já a valiosa colaboração dos amigos foristas.

Abcs

Pedro

jeisonk
02/02/2012, 08:45
Em Coihaique tem muitas locadoras, acha fácil. O aeroporto fica em Balmaceda, logo abaixo.

Quanto à alugar na AR e atravessar a fronteira, imagino que seja possível, mas não conheço o procedimento.

Abraços

geovanih
03/02/2012, 16:17
Um tempo atras li esse relato, eles alugaram um carro por lá.
Entre em contato com ela para ver a questão das fronteiras
Roteiro para Carretera Austral (http://roteiroparacarreteraaustral.blogspot.com/)

Newton Guerra
04/02/2012, 22:28
Pedro, fiz o contrário: aluguei um carro no Chile e entrei com ele na Argentina. Ao alugar, você tem que pedir o "permisso Argentina". Era meio caro, não me lembro o valor. Nos sites das locadoras dá para fazer simulação com o preço do "permisso", é um opcional na locação.

Tem que avisar pelo menos uns 2 dias antes, pois a papelada tem que ser feita por eles numa espécie de cartório. Assim já tá pronta no dia em que você chegar.
Veja bem como é na Argentina, pois no Chile é tudo muito fácil. Já na Argentina....A burocracia é mais ou menos como no Brasil.

Abraços

netuno
05/02/2012, 22:32
Obrigado Jeison, Giovanih e Newton. Vou fazer contato com algumas locadoras e buscar informação com antecedência.

Quanto à minha outra dúvida, sobre as condições da região dos lagos argentinos, estou acompanhando por um jornal digital de Villa la Angostura e parece que a coisa ainda está complicada por lá, pois estão até sorteando um automóvel para os turistas que se "atrevem" a visitar a região, arrasada pelas cinzas do vulcão chileno. A ocupação na rede hoteleira está abaixo de 40%. Uma lástima para uma região tão bonita.

Abraços

Pedro