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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de carioca10
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    Post Diferenças: NGD 3.0E x Sprint 4.07 TCE




    Fontes:

    NGD 3.0E
    http://www.nav-international.com.br/files/manual/5.pdf

    Sprint 4.07 TCE
    http://www.nav-international.com.br/files/manual/5.pdf

    Em termos de custo de manutenção, confiabilidade e vida útil?

    A MWM International já prevê o NGD 3.0E em conformidade com o padrão EURO IV PROCONVE 6):
    http://www.mwm-international.com.br/...ries&idSerie=7
    http://www.mwm-international.com.br/...&idSubSerie=38

    Já para o Sprint 4.07 TCE não:
    http://www.mwm-international.com.br/...ies&idSerie=15

    A MWM vai continuar desenvolvendo novas versões com a série Sprint 4.07 TCE?

    Felipe

  • #2
    Eu acho o motor MWM muito bom, bastante confiavel.Só que é um projeto da decada de 90.Hj , o international consegue a mesma confiabilidade com um rendimento muiiito superior.É um motor com alta potencia especifica e bastante economico, alem de que consegue chegar a potencias superiores a 200 cv sem problemas.

    Mwm é muito bom, mas o international pra min é melhor...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #3

    Antigo é a vovo!

    Fala sério camarada o MWM tem projeto mais moderno que o International, lembra-se do Maxion 2.5 peneira furada ! Pois eh o irmão mais novo dele.
    Não acredita não !
    Já ouviu falar da Rasch ?
    Se não ouviu esqueçe !
    Se ouviu pergunta para eles que são AUTORIDADE, vai pode te explicar melhor.
    Sds

  • #4
    Mais moderno que a international?
    So vc olhar q o international é commonrail com 1600 BAR, é mais economico e anda muito mais.Sem falar em termos de cabeçote 16V, todo de aluminio, tuchos hidraulicos q nao precisam regular as valvulas e mais um monte de ''inovaçoes".
    Vc falar que o mwm é resistente tudo bem, mas falar q ele é mais moderno que o 3.0 da international, vc está muiiiito equivocado...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #5
    Que comparação boba. Um motor é feito pra picape e SUV e o outro para pro ônibus e caminhões leves...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6

    Vou Chamar a Rasch

    Ta certo aqui tá cheio de Rangeiro, mas enquanto a Rasch não chega !
    Me responde então o que que acontece quando se tiver um super-aquecimento ?
    O international tem cabeçote de alumínio, se esquentar muito o cabeçote trinca;
    O MWM tem cabeçote de ferro, se esquentar pode quando muito queimar a junta;
    Se arrebentar a correia o que acontece ?
    No MWW se arrebentar a correia a água não para de circular, quer dizer, não afeta o funcionamento do motor, apenas não carrega a bateria e para de funcionar o ar condicionado, mas voçe chega em casa. O MWM tem, na parte posterior do motor, um trem de engrenagens que aciona a bomba dágua, a bomba injetora, o comando de válvulas, e a bomba de óleo da direção hidráulica junto com a bomba taden(vácuo)
    No international , se arrebentar a correia, pára de funcionar a bomba dágua, aí já viu vira uma L200. E as válvulas ?
    Se é tão modernoso porque a alimentação e escape são do mesmo lado ?
    No MWM o fluxo é cross-flow, admissão de um lado e escape de outro.
    Mas vamos voltar ao passado lembra-se do Maxion ?
    Parece que o ilustre ancestral que por sua vez já foi aspirado (provavelmente injeção indireta) onde segundo informações era híbrido (diesel /gasolina) substituia-se o cabeçote , a bomba injetora por distribuidor e etc.
    Vamos parar por aqui antes que os Rangeiros batam válvula, e esperar a Rasch aparecer por aqui e explicar melhor.

  • #7
    Vc está confundido o 3.0 da international com o 2.5 da maxion...
    1- o 3.o NAO utiliza CORREIA e sim CORRENTE, que tem a vida util esperada de 300 mil km.
    2- há sim o cabeçote cross flow no 3.0.A admissao é do lado direito do motor e o escape é do lado esquerdo.
    3-Super aquecimento se dá devido á alguma falha de algum equipamento ou entao quando ah superpotenciaçao com o motor original.
    É facil ver esse motor rodando com potencia perto dos 250 cv so com chip de potencia.Pro mwm chegar nessa potencia, tem q mudar muiiiiita coisa, mesmo no eletronico.Se fizer essas alteraçoes de coletor, turbina e escape no 3.0, vai chegar facil nos 300 CV.
    Entao, como vc pode ver, o MWM já foi um motor moderno pra sua epoca de lançamento, mas hj não é mais referencia no mercado com relaçao a tecnologia.
    É bem resistente sim, mas o international está no mesmo patamar.Agora o international ganha e muito no nivel de ruido, de vibraçao, de potencia e de consumo...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #8
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Vou resumir em poucas palavras. O Atual motor MWM que existe nas S-10 e Nissans (X-terra e Frontier) não existirão mais ano que vem 2009, devido a resolução.

    X-terra não será mais fábricada no meio deste ano. S-10 ... preparem-se para surpresas... so não entendi o que irão faze com a antiga frontier, mas deve ter o mesmo caminho que a X-terra ou então terá o motor modificado novamente.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #9
    Segundo o site da international

    Série NGD 3.0E > Euro 4 / Proconve P6
    Tecnologia e versatilidade com alta performance.
    O motor NGD 3.0E proporciona alta performance em um conjunto compacto. Conta com 4 válvulas por cilindro, sistema de injeção Common Rail Piezo Elétrico e eletrônica embarcada, para oferecer elevados padrões de confiabilidade, economia de combustível e controle de emissões.

    Principais Características
    - Cabeçote "cross flow" em alumínio;
    - 4 válvulas por cilindro, OHC, com ajuste hidráulico
    da folga de válvulas;
    - Sistema de injeção Common Rail Piezo Elétrico com
    gerenciamento eletrônico e 1.600 bar;
    - Bloco em ferro fundido, com filtro e resfriador de óleo
    integrados;
    - Tampa de válvulas em plástico, com sistema de
    respiro de alta performance integrado;
    - Turbo de Geometria Variável;
    - Cooled EGR;
    - Sistema de pós-tratamento de gases
    DOC - Diesel Oxi-cat;

    Especificaçoes
    Segmento: Veicular
    Aplicação: Caminhões leves, microônibus, picapes, suv's e vans.



    O substituto do 4.07.

    Série Sprint 4.08 > Euro IV / Proconve P6

    Projeto robusto com excelente desempenho.
    O motor Sprint 4.08 TCE 3.0 litros eletrônico oferece excelente performance nas mais diferentes faixas de potência, com elevado torque e baixo custo de manutenção.

    Principais Características
    - Estrutura do motor projetada para 180 bar
    (pressão de combustão);
    - Cabeçote "cross flow" em ferro fundido;
    - 3 válvulas por cilindro, OHC;
    - Trem de engrenagem traseiro;
    - Sistema de injeção Common Rail com 1.600 bar;
    - Compressor de ar (opcional);
    - Turbo wastegate (TGV opcional);
    - Sistema de pós-tratamento de gases SCR;

    Especificaçoes
    Segmento: Veicular
    Aplicação: Caminhões leves, mini/microônibus, picapes, suv's e vans.


    Em tese não faria sentido a International manter 2 motores competindo na sua própria linha de produção, mas creio que ela vai continuar aproveitando a reputação que a MWM conquistou ao longo desses anos.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Ta certo aqui tá cheio de Rangeiro, mas enquanto a Rasch não chega !

    (...)

    Vamos parar por aqui antes que os Rangeiros batam válvula, e esperar a Rasch aparecer por aqui e explicar melhor.
    Bianor;

    Com todo respeito, você tá fazendo um "balaio de gato" sde motores. Tá confundindo HS com NGD, argumentando com imprecisões técnicas, confundindo filosofias de projeto, enfim, vamos aos fatos.

    O Sprint é um motor excelente sim, não há dúvidas, mas um projeto voltado para a robustez, uma vez que se esperava uma aplicação ampliada para SUV´s picapes e microonibus e caminhões 3/4. O cabeçote de ferro fundido, o trem de engrenagens de acionamento do comando de válvulas, o compressor de ar integrado (4.08TCE), todos esses formam um conjunto voltado para a robustez e uma certa rudeza no trato.

    O HS é um projeto da Rover, utilizado no Land Rover Defender (aspirado, turbo, e turbo-intercooler) feito sob licença pela Iochpe-Maxion, já tradicional com sua linha S4. Tanto assim que alguns conhecem o HS como o motor "Maxion-Rover". Tem alguns refinamentos que o Sprint NÃO tem como o cabeçote de alumínio (melhor dissipação de calor se comparado ao de ferro fundido) e um menor numero de peças móveis (acionamento do comando por correia ao invés do trem de 10 engrenagens do Sprint), enfim, um motor voltado para uma aplicação mais restrita em SUV´s e picapes de uso não comercial (onde se pressupõe melhores tratos).

    O NGD é um motor projetado desde o inicio para ser eletrônico e atender as normas de emissão Euro III e Euro IV. Tem algumas peças similares ao do Maxion Rover (bielas por exemplo), mas é um projeto totalmente diferente do HS. Até porque foi projetado para ser eletrônico. Tem tuchos hidráulicos, 4 valvulas por cilindro, corrente de comando, enfim é um projeto NOVO, uma concepção nova, voltada para aplicações em SUV´s e picapes.

    Vamos a alguns fatos:

    1-) Cabeçote de aluminio, além de mais leve, favorece a dissipação de calor. O de ferro fundido, é bem mais robusto e tolera melhor (eu disse tolera) superaquecimentos. Outra coisa, cabeçote de ferro trinca também (e com uma certa frequência) e o reparo nesses cabeçotes é meio complicado...

    2-) Ter sistema de fluxo de gases "cross-flow" não necessáriamente significa modernidade. Muito carro da década de 60 já tinha fluxo "cross-flow" e outros de décadas posteriores utilizavam fluxo "uniflow", em motorizações muito mais modernas. Sei que não tem nada haver, mas pela sua lógica, (se é cross-flow é moderno), motor de Chevette seria ultima palavra em modernidade

    3-) Correias, quaisquer que sejam, não foram feitas para quebrar: Foram feitas para serem substituidas de tempos em tempos. Portando, mais uma prova de filosofias diferentes de projeto: O MWM foi projetado para um uso mais "bruto"

    4-) O MWM Sprint 4.08 TCE já apresenta enquadramento Euro IV, por meio de catalizador SCR, a base de uréia e potência limitada a 150cv. O NGD é Euro IV apenas com o acrescimo de válvula EGR, que dispensa abastecimento com uréia.

    5-) Muita gente fala mal do Maxion-Rover. Infelizmente no Brasil ele pagou o preço do pionerismo. Muitos usuários do HS foram usuários de F-1000 MWM D-229 e/ou D-20 Perkins ou S4T tratando os modernos HS da mesma maneira como faziam com o MWM Perkins e S4, que basta abastecer com alguma coisa parecida com óleo diesel e colocar óleo 40 de qualquer marca no cárter que dá tudo certo. HS não é assim e por isso, a má fama. Andar no limite o tempo inteiro (4000 rpm´s), como em qualquer motor a gasolina, não há motor que aguente. Os S4 e 229, por sua vez, por serem LSD ao invés de HSD permitiam isso.

    6-) Já reparei algo engraçado: Muita gente fala extremamente mal de qualquer HS2.5, em qualquer aplicação.Mas fala maravilhas do Powerstroke 2.8 na Ranger ignorando tratar-se do mesmo motor, apenas mais potente e com um nome bonito e esquece também que o motor conhecido por Mercedes Benz OM-014LA que equipa a van Sprinter é o mesmissimo Maxion HS 2.5, produzido para a Mercedes Benz

    7-) Falando em pioneirismo, o MWM Sprint, nas primeiras Silverado tambem foram meio problemáticos. Quebravam virabrequim pois giravam até 4000 rpm´s sendo a potencia máxima de 167cv, atingida em 3800rpm´s. Depois reduziram para 3400rpm´s e limitaram a potencia na Silverado a 150cv.

    8-) Respeito muito o Rasch, acho-o muito capacitado, agora motor é questão de gosto. Assim como o Rasch prefere mexer com MWM existe preparadores que preferem mexer com NGD3.0. É extremamente pessoal.

    Um grande Abraço

  • #11
    Usuário Avatar de carioca10
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    Post Complementando o pequeno jr ...

    Me corrijam se estiver errado.

    A Blazer a diesel seria vendida atualmente só por encomenda, pois a Chevrolet quer empurrar o Captiva. Segundo um vendedor de concessionária da GM/Chevrolet, Blazer agora "só para as polícias".

    Este filme, eu já vi com o Land Rover Defender. A LR trouxe o Freelander, e, está muito feliz com ele. Lógico, não se compara Defender com Freelander, mas o lucro na venda dos Freelanders mesmo importados e com consumo elevado a gasoilna parece deixar as concessionárias LR muito mais felizes, que quando a sua opção era somente Defenders, Discoverys ou Range Rovers: basta acompanhar a evolução dos dados de venda da LR no site da FIPE. Para não atrapalhar a venda do Freelander criavam até mesmo empecilhos na comercialização do Defender 90. Isto é minha opinião e respeito quem pense diverso.

    O XTerra talvez leve mais vantagem do que a Blazer pelo modelo ser adotado mundialmente. Não é porque poderia deixar de ser fabricado no Brasil, que ele vai "desaparecer".

    Cada um modelo de motor tem suas peculiaridades e fico grato a todos por emitirem suas opiniões, pois como leigo é importante para mim sabê-las, mas o fato da MWM e International serem uma só e estarem no Mercosul é o que importa para mim, pois assim conto com peças e manutenção mais baratas. Um bico injetor do 3.0 na concessionária é R$ 3.800,00, nas oficinas MWM International R$ 1.260,00.

    Abraços,

    Felipe

  • #12
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    Rapaz .. acabei de ter uma aula. Tem coisas que o Shamponomoto escreveu que nem sabia.

    Sobre o Rasch bota um NGD da frente dele para vcs verem se ele não faz miséria. So lembrando que a Ranger da Territorio 4x4 roda com 310cv nas provas de rally cross-country e rally dos sertões.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

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