x
Convex Datacenter
  • XXV Fenajeep: traçado da pista é uma das novidades da Festa em 2018

    Pedaleira suspensa-fenajeep2018-tracado.jpg

    Um dos espaços mais esperados para ser conferido na XXV Festa Nacional do Jeep – Fenajeep, sem dúvida é a pista do evento. O local, que irá abrigar as principais disputas de Gaiola Cross, Jeep Indoor e do Desafio Fenajeep, mais uma vez será palco de grandes manobras e, em 2018, foi pensando com um traçado que atenderá as necessidades dos competidores e também do público, com toda a segurança e infraestrutura da maior festa off-road da América Latina.
    Os diretores de Pista, Bruno César Lang e Claudiomir Reitz (Kiko) explicam que em comparação a edição de 2017 da Festa, este ano o desenho da pista mudou completamente, além de ter sido alterada também a localização da reta da pista principal, devido a um desvio necessário por conta da presença de concreto que há na localidade. “Ficou um traçado bem rápido, pois muitos pilotos que competiram em 2017 falaram que gostariam de ter mais liberdade na pista para a potência do motor. Diminuímos alguns metros no comprimento também em relação ao ano passado, para termos mais agilidade na troca de pistas, na parte da saída. Como são 100 gaiolas que irão competir precisamos fazer isso para trabalharmos melhor”, esclarece Lang.
    Segundo ele, apesar das alterações a rampa presente na pista, deverá continuar. “Será um pouco mais alta em comparação a 2017, mas nada muito brusco para não mexermos na segurança da festa, até pela potência dos motores que devem vir. Queremos fazer uma festa voltada para o público, para todos se emocionarem junto com os pilotos que estarão aqui em busca de uma das melhores premiações do país”, acrescenta.

    Complexo
    O também diretor de Prova, Kiko, comenta que em outros campeonatos do país algumas pistas são fixas, o que facilita para os pilotos que competem já que muitos conhecem o percurso, entretanto, na Fenajeep há sempre algo diferente. “Aqui a cada edição a pista é alterada, o que acaba sendo um diferencial também para os competidores. A adrenalina com essa surpresa sempre contribui com o show dos pilotos”, ressalta.
    Mas, quem pensa que a preocupação dos diretores é somente com o traçado das curvas e retas se engana, já que as alterações feitas de 2017 para esta edição são estudas no complexo do evento como um todo. “O estudo que fazendo é de todo o layout, para favorecer os pilotos que acampam aqui dentro, a distribuição dos banheiros para atender o grande público, além das equipes que participam do Desafio Fenajeep, que esse ano conseguimos ampliar um pouco o espaço em que elas ficarão para a manutenção dos veículos que participam da disputa. São camarotes, arquibancadas, estacionamento, pátio, deslocamento de ambulâncias, a parte de segurança, enfim, tudo precisa ser pensado para garantir comodidade, agilidade, funcionalidade e segurança a todos”, frisa Kiko.
    Outro diferencial da edição de 25 anos da Festa é em relação à distância entre as pistas, que será maior, necessária em especial se houver chuva. Outra questão será quanto ao atendimento aos pilotos, caso haja algum incidente. “Em 2017 tivemos apenas um pequeno imprevisto e precisamos da ambulância na pista. Nesta 25ª edição também será diferente: haverá uma ambulância no meio da pista, e outra auxiliar, para que, caso haja algum incidente, o atendimento seja o mais acessível e rápido possível”, completa Kiko.
    De acordo com os diretores, o escoamento e a entrada de pista também está sendo estudado para que haja o melhor deslocamento dos pilotos e melhor visualização, tanto para a equipe de apoio como para o público.
    “Esperamos que o público prestigie essa edição especial dos 25 anos da Fenajeep, e que os competidores deem o seu melhor na pista, já que tudo está sendo planejado e estudado para que este seja um evento inesquecível”, acrescenta Lang.

    Programação
    A XXV Fenajeep inicia na quarta-feira, 30, com o hasteamento da bandeira nacional, às 17h, e a cerimônia de abertura da 25ª edição e do Salão Off-Road, às 19h. Já na quinta-feira, 31, a Fenajeep contará com o início das disputas de Gaiola Cross e do Desafio Fenajeep, que continuam na sexta-feira, 1º de junho. No sábado, 2, além das competições do Jeep Indoor, Desafio Fenajeep e Gaiola Cross, também acontece o Passeio Radical com saída às 8h30, o Passeio Expedition, com saída às 9h, e o Rally da Fenajeep, com saída às 9h30.
    Já as Finais do Jeep Indoor, Gaiola Cross e Desafio Fenajeep, bem como as respectivas premiações acontecem no domingo, 3, a partir das 15h30.
    Além disso, ao longo de todos os dias do evento o público também poderá prestigiar o Salão Off-Road, que mais uma vez contará com diversos expositores de peças, equipamentos e acessórios para veículos 4x4, e também conferir o 14ª Encontro Nacional de Preservadores de Viaturas Militares, que será outro diferencial do evento.
    A programação completa do evento e os horários das provas podem ser conferidos no site oficial da Fenajeep: www.fenajeep.com.
    Mais informações: (47) 3355-6196.