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  • Novo EcoSport Storm 4WD

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    A Ford do Brasil apresentou seu novo Ecosport Storm 4WD e eu como representante do Portal 4x4 Brasil estive lá para conferir tudo e detalhar para vocês.

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    A versão Storm se posicionará como topo de linha entre as outras versões do modelo que até então era ocupada pela versão Titanium. Ou seja, a Storm terá tudo que tem na Titanium e ainda mais, mas vou primeiro destacar o que vem na Titanium e depois o que tem a mais na Storm que é: Motor 2.0 Direct Flex de 176cv (Etanol) e 221Nm de torque entregues a 4500rpm acoplado a transmissão automática 6F35 de 6 velocidades com conversor de torque integrado. Um detalhe deste cambio é que não necessita de troca de óleo, pois foi projetado para toda a vida útil do veiculo. Conta também com Paddle Shift no volante.

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    Além do conjunto mecânico que promete ser mais eficiente e econômico que o antigo, principalmente nas versões 4x2, possui em destaque vários itens voltados a segurança, como: 7 air bags, advanceTrac com RSC, assistente de partida em rampas, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré e acesso inteligente capacitivo.

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    No quesito conectividade, a Ford anda muito bem e vem até ganhando prêmios em reconhecimento. Como não poderia faltar, esta equipado com o Sync 3 com tela de 8", Android Auto e Apple CarPlay, GPS, duas entradas USB e Bluetooth, Sony premium sound com 9 alto falantes além da tela de 4.2" colorida no painel de instrumentos.

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    Como itens de conforto conta com o prático reconhecimento de chave para abertura e travamento das portas além da partida por botão no painel. O volante tem ótimo toque no revestimento em couro, painel soft touch, bancos em couro, controle de cruzeiro, apoio de braço no console central, faróis de xenon com luzes diurnas em Led, assoalho inteligente do porta malas e teto solar elétrico.

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    Agora destaco os itens que são exclusivos e de série na versão Storm: Sistema 4WD, grade dianteira com o nome Storm em 3D, farol com máscara negra, adesivos no capô e lateral, moldura plástica nos pára-lamas, rodas de liga leve exclusiva da versão e bem bonitas de 17" porém com pneus focados no conforto e economia de combustível, novo acabamento interno com colunas e forro de teto preto, capa de estepe rígida com Storm em 3D e ainda o bagageiro de teto com as barras transversais. Se somarmos só os acessórios já dariam mais de 3.000, sem contar o sistema 4WD, ou seja, na minha opinião, só se a pessoa não se identificar com o estilo do Storm, não compraria essa versão que é muito mais recheada por apenas 3 mil a mais.

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    Essa comparação que eu fiz, foi somente entre a versão Titanium e a Storm, mostrando que a diferença de valores compensa muito mais a versão Storm, mas o que devemos de fato é demonstrar a diferença entre seus dois principais concorrentes que são: Renault Duster 2.0 MT 4WD e Jeep Renegade 2.0 AT 4x4. O Duster é o mais similar se compararmos a capacidade off road. Entretanto a Ford sai na frente porque não se encontra nas concessionárias o Duster 4WD 0km à venda, mas se encontrasse, o Ecosport Storm é superior em todos os quesitos. O mais próximo será o Renegade, esse se não tiver disponível na concessionária é pela alta demanda de pedidos, pois virou febre. Acontece que com a tração 4x4 ele só é oferecido com o excelente motor diesel, mas em contra partida o valor fica mais alto e com menos acessórios. Em resumo: Storm veio para se posicionar numa faixa de preço (até 100.000) que não tem concorrência.

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    Agora é esperar o resultado das vendas para saber se a Ford acertou no alvo ou não. Em breve receberemos uma unidade para avaliação mais detalhada. Pelo pequeno trajeto que dirigi, deu para perceber que o carro esta mais confortável, mais sofisticado e completo que as versões anteriores. Houveram muitas criticas sobre os pneus serem 100% asfalto e o engenheiro responsável da Ford, Daniel Camargo, explicou: "Nosso desafio foi chegar na maior eficiência com o menor atrito e o pneu é um item importante neste caso. Um pneu de uso misto para esta linha de automóveis não fez tanta diferença em nossos testes que justificasse o uso, portanto, acreditamos que fizemos a escolha certa. Mas nada impede que o futuro proprietário faça a substituição, se desejar."

    Até a próxima,

    Flávio Verna