Convex Datacenter
  • Trilha da Laranja é principal evento do off road baiano em junho

    AP 2.0 em CJ-5-trilha-da-laranja2017.jpg

    Jipeiros de vários cantos do Nordeste arrumam as malas e já estão ansiosos para ligar a reduzida e participar da edição de número 14 da Trilha da Laranja, um dos mais fortes eventos do off road baiano e que acontece neste final de semana (entre os dias 9 e 11), em Alagoinhas, a 120 quilômetros de Salvador. No total, 100 viaturas estarão presentes, divididas em duas categorias: Iniciante e Graduado. E a brincadeira é pesada, principalmente porque chove bastante na região. Além da trilha, realizada no sábado, dia 10, no domingo, a partir das 9h, tem a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de 4x4 – Rally de Velocidade, no parque de exposições da cidade, com entrada gratuita.


    A maior dificuldade da trilha, que tem 32 quilômetros, é o solo massapé, que apresenta consistência pegajosa no período chuvoso. Quando encharcado, a dificuldade é extrema e exige jipes preparados. As travessias pelo rio também desafiam os jipeiros e suas máquinas, além das erosões. Mesmo com o uso de guinchos, muitas vezes o trator é indispensável. “Em 2013, entramos na trilha 10h de sábado e tiramos o último carro na tarde da segunda-feira seguinte. E só conseguimos fazer metade do percurso. Em 2015, só fizemos um terço, com o último carro saindo na terça-feira seguinte”, conta Paulo Z, presidente do Alagoinhas Jeep Clube, que organiza o evento ao lado do Alagoinhas Off Road.


    O que não falta é jipeiro disposto a marcar presença na Trilha da Laranja. As inscrições para a brincadeira, inclusive, já estão encerradas. O nome da trilha é uma homenagem à região da zona rural palco do evento, onde a produção da fruta é destaque para a agricultura e movimenta a economia. “Quando iniciamos isso, há quase 15 anos, era uma brincadeira apenas local. Depois isso foi crescendo e hoje temos um evento conhecido em todo o Nordeste quando o assunto é 4x4. E sempre colocamos novidade no roteiro e na programação”, conta Sidney Costa, presidente do Alagoinhas Off Road.