Convex Datacenter
Advertisement
  • 4x4Brasil tira o Land Rover Discovery Sport da cidade e leva para a terra

    V8 302 no CJ-5!-landrover2017.jpg


    A modelo para avaliação foi: Land Rover Discovery Sport HSE Luxury 7 lugares, equipado com motor 2.0L Si4 turbo a gasolina de 240cv aliado ao cambio automático de 9 marchas.

    V8 302 no CJ-5!-2.jpg


    Com preço a partir de R$ 272.596,00 para a versão avaliada, o Discovery Sport não deixa a desejar se comparado com seus concorrentes. O interior é amplo, sóbrio, bem acabado e limpo visualmente. Alguns controles estão em posições difíceis de acostumar, como no caso do acionamento do vidro elétrico que fica próximo demais do vidro e distante demais dos usuários. O botão de volume do multimídia, no painel, fica um tanto distante do mesmo e quem não conhece leva um tempinho para identificá-lo.

    Sistema de ar condicionado digital de duas zonas cumpre eficientemente seu papel, com saídas de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais efetiva distribuição de ar. Nesta configuração de assentos 5+2, um controle independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma mais efetiva.


    V8 302 no CJ-5!-3.jpeg


    Os botões seletores de tração são muito fáceis de usar, leitura do painel idem e o botão que faz a vez da alavanca de marcha é um show a parte. Parabéns a equipe de design da Land Rover, que conseguiu unir tecnologia e charme neste item em especial.

    Os bancos são em couro Windsor climatizados e com memória de regulagem para os dianteiros. Para rebater os encostos traseiros e criar uma plataforma lisa basta acionar os dois botões (individuais por lado) que se encontram no porta-malas, trazendo mais versatilidade para uso do veiculo. Sobre a terceira fila de bancos, realmente, é mais indicado para a garotada que vai até bem confortável, porém sem visão alguma do externo lateral por serem assentos baixos, ótimo para a geração celular ou game, que encontra onde plugar seu eletrônico para manter a bateria. No total são quatro tomadas 12v e seis portas USB espalhadas por todos os lados. Para não ignorar a garotada que curte ir assistindo a cena passar, a Discovery Sport tem um amplo teto solar panorâmico envidraçado, para quem pode, ir olhando o céu. O sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer, com 825W de potência, confere ainda mais potência ao carro. No quesito segurança, este modelo esta equipado com sete air bags, assistente de trailer e reboque com capacidade de até 2ton, além dos ABS/ETC/EBD/CBC/EBA/DSC e tantos outros.

    V8 302 no CJ-5!-4.jpeg


    Esta versão HSE Luxury traz conjunto de faróis Xenon com assinatura em LED e rodas em liga leve de 19 polegadas. Seu desenho chama atenção e parece conquistar pessoas mais descoladas.

    Esta versão Sport veio para preencher lacunas, ser multiuso, polivalente e atender a diversas necessidades. Veio para ser o carro do dia a dia, do final de semana e também o da viagem. E se nesta viagem tiver algum trecho com lama, riacho, neve ou areia sem ser extremo, o Land Rover Discovery Sport deve conseguir transpor sem grandes dificuldades, pois conta com o já consagrado sistema Terrain Response® que, ao simples toque em um botão, ajusta em apenas 150 milissegundos todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. O sistema conta com os modos de condução normal, grama/neve/cascalho, lama/sulcos e areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível. Para o caso de travessia de riacho ou áreas alagadas, o limite de profundidade deve ser de 600mm.

    V8 302 no CJ-5!-5.jpg


    Sobre o powertrain, constatamos que é poder a qualquer hora, um belo esportivo na cidade, arrancando e retomando rápido. Na terra a força é soberana e controlável. Já sobre o consumo, a unidade avaliada cravou 4km/1L entre cidade, rodovia e terra.

    Em resumo, o Land Rover Discovery Sport cumpre o papel de um veiculo versátil, com amplo espaço interno e tamanho reduzido de carroceria, atendendo varias necessidades num único modelo. Se você tiver uma alta demanda de kilometragem, ainda pode contar com a versão equipada com motor movido a diesel. Se este modelo tivesse que representar o 4x4Brasil, já ganharia snorkel e um conjunto de pneus mud.


    V8 302 no CJ-5!-6.jpg


    Agradecemos a todos foristas que nos ajudaram com suas experiências.

    Texto: Flávio Verna
    Fotos: Flávio Verna